Janeiro 2018
A Place To Bury Strangers voltam, ao contr谩rio do que dizem
路 POR Paulo Cec铆lio 路 31 Jan 2018 路 16:59 路


Os A Place To Bury Strangers irão regressar aos discos muito, muito em breve. Agora contando com os préstimos de Lia Simone Braswell na bateria, a banda norte-americana irá lançar o seu novo álbum, Pinned, no próximo dia 13 de Abril através da Dead Oceans.

Em jeito de antecipação, os APtBS partilharam o primeiro single do álbum, "Never Coming Back", antes de embarcarem numa digressão mundial que para já não se cruza com Portugal. É ouvir aqui.

Plano B desvenda programa莽茫o para Fevereiro
路 POR Paulo Cec铆lio 路 31 Jan 2018 路 15:52 路


O Plano B acaba de anunciar a sua programação para o mês de Fevereiro. E com muitas coisas boas: o destaque maior vai para a vinda de Kevin Saunderson (na foto), verdadeira lenda viva do techno, que actua no espaço portuense já esta sexta-feira, para um set onde não deverá esquecer os clássicos de outrora (é ele, afinal de contas, o responsável pela gigante "Big Fun", dos Inner City).

Os Morhua (no dia 9), Rui Maia (a 16), Roman Flügel (17) e PZ (23) são outros dos nomes que por ali passarão. A não perder.

Jain no Alive
路 POR Andr茅 Gomes 路 31 Jan 2018 路 15:04 路


É um fartote. Dois por dia. Cabe-nos informar que Jain é mais recente confirmação no NOS Alive 2018. Actuará a 12 de Julho no Palco Sagres do festival para apresentar o seu disco de estreia, Zanaka juntando-se aos nomes já anunciados Khalid, Sampha, Friendly Fires e Wolf Alice.

Cartaz já anunciado: Arctic Monkeys, Alice in Chains, At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Chvrches, Dead End, DJ Glue, Eels, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Fumaxa, Future Islands, Here's Johnny, Jack White, Jain, Khalid, Mallu Magalhães, Marmozets, Minta & The Brook Trout, MGMT, Nine Inch Nails, Pearl Jam, Perfume Genius, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag'n'Bone Man, Real Estate, Sampha, Snow Patrol, Spdeville, Surma, The Kooks, The Last Internationale, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice e Yo La Tengo.

TopesTopes Ilustres 2017 - Andr茅 J煤lio Teixeira | de Turquoise
路 POR Andr茅 J煤lio Teixeira 路 31 Jan 2018 路 11:56 路
© Rita Carmo Martins

O meu 2017 maravilha e algumas experiências e descobertas musicais. 
 
JANEIRO e FEVEREIRO vivi em PARIS com o CIRCO ROMANÉS TZIGANE, interpretei um aparente doente mental na peça de teatro THE CUCKOO’S NEST dos FOOTSBARN TRAVELLING THEATRE. Bati o recorde com 36 espectáculos feitos no espaço de um mês e meio. Apanhei muito frio, subi a torre Eiffel duas vezes, aborreci-me muitas mais e conheci a Maria de Medeiros.  
 
Música - Tigran Hamasyan, Nicolas Jaar.
 
MARÇO fui para HÉRISSON, uma pequena aldeia no campo. A primavera chegou e recuperei toda a sanidade. Deixei de fumar, comecei a fazer uma espécie de Tai Chi Yoga malandro e cantei para vacas, bois, coelhos, gatos e passarinhos.
 
Música - Kaki King.
 
ABRIL voltei ao PORTO, conheci a minha namorada e fui pelo país em tour com os LES SAINT ARMAND, a banda da qual faço parte há já 10 anos.  
 
Música - Adam Ben Ezra, Christian Scott.
 
MAIO peguei no DE TURQUOISE e fui levá-lo a passear também pelo norte do nosso Portugal. 
 
Música - Rosália.
 
JUNHO voltei a PARIS para apanhar um autocarro para a REPÚBLICA CHECA, parei na ALEMANHA para tomar o pequeno almoço. Cheguei a PRAGA, fiz de doente mental durante uma semana no Teatro SVANDOVO DIVALDO, comprei umas sandálias, voltei para PARIS e andei a tocar Guitarra ao lado do canal Saint Martin até ao final do mês.
 
Música - Antoine Boyer 
 
JULHO fui para ITÁLIA, encontrei a minha namorada, banhei-me em mares e lagos de água quente, estive no museu UFFIZI e na BIENNALE DI VENEZIA. 
 
Música - Fui ao Festival au Désert, e entre muitas coisas bonitas vi coisas incríveis como ALI FARKA TOURE BAND, AFEL BOCOUM, BADARA SECK, TERAKAFTe GIORGOS MANOLAKIS. 
Levei a minha namorada a FRANÇA pra me ver a fazer teatro no Festival L'OPÉRA DE POCHE em Moulins.
 
Depois direto para AMARANTE, Festival MIMO… uma total Jabardisse em três dias. 
 
MANEL CRUZ, TINARIWEN, RICHARD BONNA, RODRIGO AMARANTE, HAMILTON DE HOLANDA,    HERBIE HANCOCK…
 
AGOSTO Tour de Verão com os LES SAINT ARMAND. Fiz um dos concertos mais extasiantes de que me lembro e foi no BONS SONS, festival de um espírito maravilhoso!!! Comecei a procurar casa no PORTO.
 
Música - Marco Luz, José Cid, João Barradas.
 
SETEMBRO fui para a IRLANDA fazer de tolinho outra vez no COOTEHILL ARTS FESTIVAL. Chuva, chuva, pubs, chuva, cerveja, chuva, chuva.
 
Voltei ao PORTO, fiz uma vénia ao sol, encontrei uma bela casa mesmo no centro da cidade. Instalei-me na Invicta. 
 
Música - Kíla, Sam Amidon.

OUTUBRO voltei à IRLANDA para mais umas tolices no GALWAY BLACK BOX THEATRE e no BERNARD SHAW THEATRE, festejei o meu 30º ANIVERSÁRIO, voltei para o PORTO e fiz uma super festa no Rancho Folclórico do Douro Litoral. Preparativos finais para o lançamento do primeiro EP do DE TURQUOISE. 
 
Música - Miles Davis & Robert Glasper.
 
NOVEMBRO Lançamento do CAMOMILA. Concerto de apresentação no Plano B. Videoclip do primeiro single pronto depois de varias insónias com o Filipe Teixeira, que é meu irmão. CDs para dar e vender. Vamos ficar ricos. Felicidade sem fim. 

Música - Aydin Esen.
 
DEZEMBRO Tour DE TURQUOISE pelo norte do País. O single a ouvir-se em variadíssimas rádios nacionais e internacionais. Entrevistas, novas propostas, concertos, continuamente coisas boas a acontecer. Gravei um video com a VIDEOTECA por exemplo. Uma novo álbum a ser cozinhado.         
 
Passei para o ano novo em Lucca, uma pequena cidade da Toscana em ITÁLIA. Ás duas da manhã já estava toda a gente a dormir. Tenho a mala cheia de conservas em molho de tomate e amanhã volto para o PORTO para os últimos preparativos da próxima Tour Francesa do DE TURQUOISE, já este mês de Janeiro. 
 
Música - William Basinski. 
 
Para 2018 “Solo Cose belle” e o resto pouco ou nada importa. 
Black Rebel Motorcycle Club no Alive
路 POR Andr茅 Gomes 路 31 Jan 2018 路 09:13 路


Mais um nome para o NOS Alive 2018. Os Black Rebel Motorcycle Club acabam de confirmar a sua presença no dia 13 de Julho. O trio sobe ao Palco NOS no segundo dia do festival para apresentar o mais recente disco de originais, Wrong Creatures, editado no passado dia 12 de Janeiro.

​Cartaz já anunciado: Arctic Monkeys, Alice in Chains, At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Chvrches, Dead End, DJ Glue, Eels, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Fumaxa, Future Islands, Here's Johnny, Jack White, Khalid, Mallu Magalhães, Marmozets, Minta & The Brook Trout, MGMT, Nine Inch Nails, Pearl Jam, Perfume Genius, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag'n'Bone Man, Real Estate, Sampha, Snow Patrol, Spdeville, Surma, The Kooks, The Last Internationale, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice e Yo La Tengo.

S茅bastien Forrester : uma lan莽a em 脕frica
路 POR Fernando Gon莽alves 路 30 Jan 2018 路 22:32 路
© Laura Valette

Dezenas de concertos e muitos singles depois, o compositor e baterista franco-britânico Sébastien Forrester (Holy Strays) lançou-se no empreendimento de criar e lançar o seu primeiro LP. A primeira parte foi conseguida e a segunda segue no dia 2 de Fevereiro, data em que Brontide chega aos escaparates.

Folk, world music e electrónica fundem-se num álbum que faz a ponte entre a música ritual africana (Forrester viveu parte da infância no Gabão) e uma Europa pós-modernista à procura de si mesma. Fiquem com “The Soft Plight”, tema extraído a Brontide.

Micky James estreia-se a solo com "Give It To Me Straight"
路 POR Fernando Gon莽alves 路 30 Jan 2018 路 22:29 路


“Give It To Me Straight” é a linha com que se cose a nova vida a solo de Micky James. Primeiro single desta aventura, o tema surge do apetite do músico pelo rock de banda icónicas dos anos 60 e 70 como Clash ou os The Rolling Stones.

Paixão, honestidade e amor que se juntam num tema que James afirma transpirar carisma com uma pitada de perigo. É degustar e tirar a prova.

Dungen & Woods: o mito adensa-se
路 POR Fernando Gon莽alves 路 30 Jan 2018 路 22:26 路


O fruto da relação entre os psicadélicos suecos Dungen e os indie-folk norte-americanos Woods chegou ao seu terceiro take.

Deepois de terem colaborado na criação de Myths 001 e Myths 002, as duas bandas voltaram a perscrutar mitos em busca de uma terceira tese lânguida e dinâmica que agora assoma sob o nome de Myths 003. Fiquem com “Turn Around”, primeiro single retirado a este novo processo colaborativo.

Cristina lava mais Branco mas deixa por engomar
路 POR Fernando Gon莽alves 路 30 Jan 2018 路 22:24 路


Apesar de hoje se fazer saber “Por Engomar”, o novo álbum de Cristina continua Branco até que as mãos e ouvidos alheios lhe toquem na pureza, algo que deve acontecer no dia 23 de Fevereiro.

Como referimos, este novo pontapé-de-saída na carreira já longa de Cristina Branco conheceu hoje o seu segundo single “Por Engomar”, tema composto por André Henriques e Filho da Mãe (Rui Carvalho), que já deu ares da sua graça na mini-tour da artista pela Alemanha, e que seguirá, juntamente com o restante Branco, para concertos em França, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Lituânia e, claro está, Portugal. As datas estão aqui. Eis “Por Engomar”.

Oumou Sangar茅 baralha e volta a dar com um disco de remisturas
路 POR Jo茫o Morais 路 30 Jan 2018 路 22:19 路


O aclamado Mogoya (2017), regresso aos discos da maliana Oumou Sangaré que veio quebrar um silêncio discográfico de oito anos, vai receber uma recauchutagem sonora.

Simplesmente intitulado de Mogoya Remixed, o registo será lançado pela francesa No Format! a 2 de Março. Entre as remisturas já conhecidas contam-se a dos TWOTEK de “Fadjamou” e a de Auntie Flo de “Djoukourou”, a última das quais poderão conferir mais abaixo.

Queriam os Fugazi? Contentem-se com isto
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 17:57 路


Os Fugazi não dão sinais de vida há exactamente quinze anos, e parece que nunca mais o irão fazer (talvez voltem do hiato quando o Morrissey comer carne, ou assim), pelo que será melhor os fãs irem-se contentando com outras coisas.

Como, por exemplo, os Messthetics - um novo projecto que junta Brendan Canty e Joe Lally, a secção rítmica dos Fugazi, ao guitarrista Anthony Pirog. O trio já está a preparar o lançamento do seu álbum de estreia, homónimo, que chegará via Dischord no dia 23 de Março. O primeiro single tem como título "Serpent Tongue" e já pode ser ouvido no Bandcamp.

The Last Internationale confirmados no NOS Alive
路 POR Jo茫o Morais 路 30 Jan 2018 路 17:55 路


Consolidando uma série de cinco anos consecutivos a pisar palcos nacionais (2014, NOS Alive; 2015, Festa do Avante; 2016, Paredes de Coura; 2017, Paços de Ferreira e Lisboa), os The Last Internationale são a mais recente adição ao cartaz deste ano do NOS Alive. Os norte-americanos têm actuação marcada para o dia 14 de Julho e são a última confirmação para o palco NOS desse dia.

Os The Last Internationale juntam-se a um cartaz que já inclui Arctic Monkeys, Alice in Chains, At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Chvrches, Eels, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Future Islands, Jack White, Khalid, Mallu Magalhães, Marmozets, Minta & The Brook Trout, MGMT, Nine Inch Nails, Pearl Jam, Perfume Genius, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag'n'Bone Man, Real Estate, Sampha, Snow Patrol, Surma, The Kooks, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice e Yo La Tengo.

Os Wye Oak chamam por n贸s
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 17:52 路


Os Wye Oak vão regressar este ano aos discos. A dupla norte-americana está a preparar o lançamento de The Louder I Call, The Faster It Runs, o sucessor de Tween (2016), e partilhou já o seu primeiro single, homónimo.

O álbum, o sexto dos Wye Oak, sairá a 6 de Abril através da Merge. Juntamente com o anúncio do novo álbum veio a notícia de uma digressão pela Europa e Estados Unidos - que não parece contemplar Portugal. Baaaw.

Peter Broderick de regresso
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 17:48 路


Peter Broderick irá regressar este ano a Portugal. O norte-americano virá apresentar o seu novo álbum, All Together Again (editado em Novembro), com três concertos espalhados pelo continente, em Maio.

Primeiro em Lisboa (Teatro Tivoli BBVA, a 24), depois em Braga (gnration, 25) e finalmente em Espinho (Auditório de Espinho, 26). Mais informações em breve.

Laura Veirs anuncia disco novo
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 17:44 路


Cinco anos após Warp And Weft, e dois anos após o magnífico case/lang/veirs (que a juntou a Neko Case e k.d. lang, Laura Veirs irá editar um novo álbum.

A cantautora norte-americana anunciou esta semana o lançamento de The Lookout, o seu décimo álbum de estúdio, e um álbum conceptual sobre «a fragilidade das coisas que [nos] são preciosas». The Lookout sairá a 13 de Abril através da Bella Union e conterá ao todo 12 faixas, uma das quais, "Everybody Needs You", já está disponível para escuta. É seguir por aqui.

Jenny Wilson anuncia novo 谩lbum
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 17:42 路
© Anna-Lena Ahlström

A cantautora sueca Jenny Wilson, conhecida pelos seus trabalhos com artistas como Robyn ou os The Knife, anunciou o lançamento do seu quinto álbum de estúdio. Exorcism chegará no dia 20 de Abril e abordará as suas experiências enquanto vítima de violência sexual - pelo que não se espere um álbum fácil.

O primeiro single, "RAPIN*", já está disponível para escuta no YouTube, acompanhado pelo respectivo vídeo. Piquem aqui.


J谩 h谩 nomes para o LISB-ON
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 16:25 路


Foram anunciados os primeiros nomes para o cartaz do LISB-ON, que uma vez mais regressa a Lisboa (ninguém diria!) para três dias de música destinada a fazer-nos dançar - ou até mesmo relaxar. O festival irá voltar a realizar-se no Parque Eduardo VII e foram anunciadas hoje as primeiras confirmações, com destaque para Larry Heard (na foto), Maceo Plex, Daniel Bell, Sassy J e Antal, entre muitos outros.

Mas o melhor é mesmo o Larry Heard. Porque, foda-se, é o Larry Heard, o Sr. Dedos, o autor de um daqueles malhões gigantescos do house. O LISB-ON realiza-se de 31 de Agosto a 2 de Setembro e os bilhetes já estão a venda, ao preço de 60€. Mais aqui.

Sabotage j谩 pensa em Fevereiro
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 16:23 路


Ainda nem sequer acabámos Janeiro e já o espaço lisboeta Sabotage começa a preparar a programação do próximo mês.

Foram anunciados os primeiros nomes que por ali passarão ao longo do Fevereiro, do espectáculo On The Road (Tiago Gomes / Tó Trips / Ian Carlo Mendoza / Raquel Castro, dia 2, 6€) ao encontro entre os Moonwalks e os 10 000 Russos (dia 16, 10€), dos Dapunksportif (na foto, dia 17, 6€) aos Sunflowers (dia 23, 8€), e culminando com os norte-americanos Sextile, em estreia pela Europa (dia 26, 8 €). E não é tudo, claro. Mais aqui.

O anivers谩rio do BranMorrighan tamb茅m chega ao Porto
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 16:19 路
Grandfather's House © Tiago da Cunha

O blogue BranMorrighan celebra em Janeiro nove anos de existência e, depois de Lisboa, segue-se a festa no Porto.

O Maus Hábitos acolherá um novo soprar das velas que contará, desta feita, com a presença de nial, Jerónimo, Grandfather's House e Jonny Abbey, e ainda com um DJ set de :papercutz. A festa terá lugar já esta sexta-feira e a entrada custa 4€.

Oh Lee mostra ao que vem
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 16:17 路


A Oh Lee Music vai acolher dois showcases no Porto, a 15 e a 22 de Fevereiro, onde mostrará aquilo que tem andado a fazer - e a promover - ao longo dos últimos anos.

Os eventos serão gratuitos e decorrerão no Estúdio Plata, na Rua Anselmo Braancamp, e tem como mote "celebrar a vida através da música e mantermo-nos conectados". Confirmadas estão as presenças de artistas como Emmy Curl (na foto), Mojave, ou do Folk Collective (We Bless This Mess, Fast Eddie Nelson e Tio Rex). Mais informações aqui.

Colado chega ao Musicbox
路 POR Paulo Cec铆lio 路 30 Jan 2018 路 14:21 路


A Colado vai ocupar o Musicbox, em lisboa, na noite do próximo dia 15 de Fevereiro, juntando no mesmo palco o psicadelismo de Calcutá (que levará consigo os temas de Over Night, o seu último EP) e o rock ruidoso e dançável dos Quelle Dead Gazelle (na foto), cujo Maus Lençóis ainda roda por aí.

O evento tem início pelas 22h30 e a entrada custa 6€. Mais informações aqui. Podem ouvir o disco dos Quelle Dead Gazelle aqui em baixo.

A quietude segundo Cedie Janson
路 POR Fernando Gon莽alves 路 29 Jan 2018 路 19:45 路


O produtor australiano Cedie Janson que deambula, nas suas composições electrónicas, pelo ambient, noise e experimental acaba de lançar o seu segundo extended-play Stillness.

Contemplação das mais variadas formas de quietude, o EP arde lentamente ao longo de cinco temas, entre os quais se encontra a faixa-título “Stillness”, música que se move nas dicotomias caos/precisão e escuridão/claridade. Eis a quietude segundo Janson.

D茅lage est谩 脿 espera de um telefonema vosso
路 POR Jo茫o Morais 路 29 Jan 2018 路 11:30 路


Délage, projecto musical do alemão Till Hormann, anunciou recentemente o lançamento do seu álbum de estreia. Loverboy Beatface é o título do registo e tem edição agendada para 2 de Março.

O disco chegar-nos-á aos ouvidos com o selo da francesa Field Mates Records e será, a julgar pelo que já ouvimos, uma colecção de nove canções feitas duma pop penumbrenta e de baixa fidelidade que nos leva a imaginar Hormann a gravar, solitário, num sótão em Amesterdão, cidade onde vive (hey!, nada de piadinhas com a Anne Frank). Mais abaixo podem conhecer o alinhamento de Loverboy Beatface, logo a seguir ao single de avanço, “Call Me Today”.



1. Call Me Today 
2. I'm in Love 
3. Loverboy Creation 
4. Sun Keeps Raining Down 
5. Instrumental 
6. Sweet Tender Summer Apricote 
7. Sweet Care 
8. Dream of Me 
9. Blue Air     
James Blake lan莽a novo tema
路 POR Fernando Gon莽alves 路 29 Jan 2018 路 11:26 路


Aproveitando a residência artística na BBC1, James Blake revelou um novo tema. “If The Car Beside You Move Ahead” é o seu nome e estreia numa altura em que Blake se encontra a trabalhar num novo disco e se prepara para acompanhar Kendrick Lamar na sua tournée europeia que se inicia a 7 de Fevereiro em Dublin.

Fiquem aqui em baixo com o vídeo realizado por Alexander Brown para “If The Car Beside You Move Ahead”.

Novo dos Linda Martini a caminho
路 POR Fernando Gon莽alves 路 29 Jan 2018 路 11:24 路


O quinto trabalho de originais dos Linda Martini já está a caminho. O novo, e homónimo, Linda Martini, que a banda compara em termos sonoros a Casa Ocupada será editado a 16 de Fevereiro e, ao já conhecido “Gravidade”, acaba de juntar o single “Boca de Sal”.

Pegando no refrão do novo tema que nos diz que a banda quer “tudo ao mesmo tempo”, ao anúncio do single e da data de lançamento do disco, os Linda Martini juntaram o anúncio e locais dos primeiros concertos de apresentação de Linda Martini. O primeiro deles acontecerá no dia anterior à edição do álbum no Lux, Lisboa seguindo-se Arcos de Valdevez, Porto, Lousada, Gafanha da Nazaré, Loulé e Castro Verde. Fiquem com “Boca de Sal”. Alinhamento do disco e agenda da banda ali em baixo.


 
1-Gravidade
2-Caretano
3-Boca de Sal
4-É Só Uma Canção
5-Domingo Desportivo
6-Cor de Osso
7-Semi Tédio dos Prazeres
8-Quase se Fez Uma Casa
9-Se Me Agiganto
 
15/02 – Lux, Lisboa
17/02 – Casa das Artes de Arcos de Valdevez, Arcos de Valdevez (Sons de Vez)
23/02 – Hard Club, Porto
24/02 – Auditório, Lousada
03/03 – Fábrica de Ideias, Gafanha da Nazaré
09/03 – Cine Teatro Louletano, Loulé
10/03 – Cine Teatro Municipal, Castro Verde
Arctic Monkeys confirmados no NOS Alive'18
路 POR Andr茅 Gomes 路 29 Jan 2018 路 10:27 路


O NOS Alive não perde tempo. Os Arctic Monkeys acabam de ser confirmados no NOS Alive'18, onde actuarão no dia 12 de Julho.

Os Arctic Monkeys juntam-se a um cartaz onde estão já Alice in Chains, At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Chvrches, Eels, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Future Islands, Jack White, Khalid, Mallu Magalhães, Marmozets, Minta & The Brook Trout, MGMT, Pearl Jam, Perfume Genius, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag'n'Bone Man, Real Estate, Sampha, Snow Patrol, Surma, The Kooks, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice e Yo La Tengo.

Primavera Sound anuncia nomes para Barcelona: apostas para o Porto?
路 POR Andr茅 Gomes 路 29 Jan 2018 路 09:33 路


O Primavera Sound anunciou ontem o monstruoso cartaz para a sua edição de Barcelona. E, como sabemos, os nomes para o NOS Primavera Sound saltam necessariamente desse cartaz original. Arctic Monkeys, Lorde, Nick Cave & The Bad Seeds, Father John Misty, The National, Panda Bear, Björk e Beach House são alguns dos destaques deste ano.

Consultem a programação completa aqui. O cartaz portuense do evento deve ser anunciado em breve. Quais são as vossas apostas?

Wrekmeister Harmonies anunciam novo 谩lbum
路 POR Paulo Cec铆lio 路 26 Jan 2018 路 16:03 路


Agora um duo, que junta no mesmo espaço JR Robinson e Esther Shaw, os Wrekmeister Harmonies vão lançar um disco novo já em Abril. The Alone Rush sairá a 13 de Abril pela Thrill Jockey e é descrito como o trabalho de "um culto: só nós dois, a pensar nas mesmas coisas e a trabalhar nelas durante horas e horas de conversa, sozinhos".

O primeiro single, "Covered In Blood From Invisible Wounds", conta com a presença do nosso esmurra-nazis favorito, Thor Harris, e já pode ser ouvido online.

Antibalas, Kimmo Pohjonen, Ladysmith Black Mambazo e mais no FMM Sines
路 POR Andr茅 Gomes 路 26 Jan 2018 路 12:15 路


A menos de sete meses do arranque da 20.ª edição do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo, marcada para 19 a 28 de Julho de 2018, entre Porto Covo e Sines, o festival divulga os primeiros nomes confirmados da programação de concertos.

E que nomes, Nossa Senhora da Música. Tirem notas: Alsarah & The Nubatones, Antibalas, BaBa ZuLa, Kimmo Pohjonen, Ladysmith Black Mambazo. Chega por agora? E sobra.

Jonathan Gall e as vozes
路 POR Andr茅 Gomes 路 26 Jan 2018 路 11:31 路


"Se o John Cage tivesse um sobrinho punk, seria Jonathan Gall". Quem o diz é Carlos Issa. A editora brasileira Propósito Records tem o prazer de lançar Crush, Soar, Rinse, Repeat, o novo trabalho do norte-americano Jonathan Gall, baseado em São Paulo. Podem ouvir os seus quase quinze minutos ali em baixo.

Diz o próprio Jonathan Gall: "gravei no estúdio, aproveitando a dinâmica do contexto, tocando cego e acompanhando, loopando. Fomos cortando e adicionando na produção, assim sendo diferente da experiência ao vivo. Todos os delays foram colocados depois de gravar as vozes, sempre sendo uma surpresa interessante na mixagem". 

O novo disco de Hannah Epperson est谩 mais perto uma can莽茫o
路 POR Andr茅 Gomes 路 26 Jan 2018 路 11:18 路


Confusos? Hannah Epperson acaba de mostrar mais uma canção do seu novo disco, Slowdown, que verá a luz do dia a 16 de Fevereiro. E é um pequeno grande hino. Ponham os ouvidos na pequena maravilha chamada "20/20 (Amelia)" ali em baixo.

Este novo disco é o fiel sucessor de Upsweep, lançado em Outubro de 2016, e que era uma espécie de álbum-gémeo deste que agora se prepara para se mostrar ao mundo. 

O mambo rapidito da Orquesta Akokan
路 POR Fernando Gon莽alves 路 26 Jan 2018 路 09:59 路


É ao ritmo de um “Mambo Rapidito” que a cubana Orquesta Akokan se lança na sua estreia discográfica com o homónimo álbum Orquesta Akokan cuja edição está prevista acontecer a 30 de Março.

Como referimos, “Mambo Rapidito” é o primeiro single a ser extraído do álbum de estreia desta big-band, que reúne alguns dos mais talentosos músicos da ilha, e presta tributo às sonoridades cubanas da década de cinquenta. Eis “Mambo Rapidito”. Alinhamento ali em baixo.



1. Mambo Rapidito
2. La Corbata Barata
3. Un Tabaco para Elegua 
4. Otro Nivel 
5. La Cosa
6. Cuidado Con el Tumbador
7. Yo Soy Para Ti
8. No Te Hagas 
9. A Gozar la Vida
M铆ticos Tubar玫es d茫o 脿 costa do Tivoli
路 POR Fernando Gon莽alves 路 26 Jan 2018 路 09:54 路


A lendária banda cabo-verdiana Os Tubarões vai actuar no próximo dia 6 de Abril no Teatro Tivoli em Lisboa. Na boca destes tubarões da música africana poder-se-ão escutar os grandes êxitos que lhe deram fama com Ildo Lobo como vocalista.

Os bilhetes já estão à venda e custam entre 12 e 25 euros. Fiquem aqui em baixo com Os Tubarões e esta “Cretcheu”.

Un 芒ne gonflable born to kill
路 POR Fernando Gon莽alves 路 26 Jan 2018 路 09:50 路


Em miúdos jogavam jogos de tabuleiro. Cresceram e a guerra espera por eles. Esta é, de acordo com os berlinenses Un âne gonflable, a alegoria por detrás de “Stupid Kids”, uma alegoria à fragil da contemporaneidade em que nos movemos e que foi transformada no primeiro single retirado ao, também ele primeiro e homónimo, álbum Un âne gonflable que será editado a 2 de Março.

Influenciados por nomes como The Strokes, Whitest boy alive e Femi Kuti, os Un âne gonflable misturam guitarras com ritmos dançáveis enriquecidos por toques de clarinete. Eis “Stupid Kids”.

Outubro 茅 m锚s de Mallu Magalh茫es nos Coliseus
路 POR Fernando Gon莽alves 路 26 Jan 2018 路 09:43 路


O primeiro a receber a compositora paulista será o Coliseu de Lisboa a 20 de Outubro seguindo-se-lhe a 27 o Coliseu do Porto.

O prato do dia nos dois concertos será o novo Vem, disco gravado em Portugal que Mallu editou no ano passado. Antes destes dois concertos, o público português terá, ainda, a oportunidade de ver a artista no dia 14 do NOS Alive’18 e apreciar a composição da sua autoria que a voz de Beatriz Pessoa levará ao Festival da Canção.

Elle Belga em Bragan莽a
路 POR Fernando Gon莽alves 路 26 Jan 2018 路 09:40 路


A dupla asturiana Elle Belga irá estrear-se em Portugal no final do mês, para apresentar ao vivo os temas de Euforia, o seu último álbum, e onde reivindicam "a máxima pureza de estilo, a libertação de retoques, a busca de itens essenciais, o que pode ser defendido ao vivo sem a ajuda de ninguém".

Os Elle Belga actuam no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, no dia 31 de Janeiro, custando os bilhetes 5€ e estando a lotação limitada a 60 pessoas.

Kenneth James Gibson anuncia novo disco
路 POR Jo茫o Morais 路 26 Jan 2018 路 09:33 路


O produtor Kenneth James Gibson anunciou recentemente o lançamento de um novo álbum em nome próprio. O LP, intitulado In the Fields of Nothing, é o sucessor de The Evening Falls (2016).

O registo terá o selo da Kompakt e estará disponível a partir de 9 de Março em formato digital e físico (CD e vinil). Mais abaixo podem conhecer o(s) alinhamento(s) do disco, logo a seguir ao single de avanço, “Far From Home”.



01/A1 Hearing Unheard
02/A2 Far From Home
03/A3 To Love A Rotting Piano
04 Her Flood
05/A4 Thirsty Lullaby
06/B1 Fields Of Everything
07/B2 Further From Home
08/B3 Plastic Consequence
09/B4 Unblinded
RPMM chega ao Porto
路 POR Paulo Cec铆lio 路 26 Jan 2018 路 09:28 路


Há um novo festival dedicado à música electrónica a nascer no Porto. O RPMM irá realizar-se a 28 e 29 de Julho, na Alfândega do Porto, espalhando-se também por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade.

A primeira leva de confirmações promete: Guy Gerber (na foto), Matthew Dear, Âme ou Darius Syrossian são alguns dos artistas que passarão pelo festival. Os bilhetes já se encontram à venda com uma promoção especial para pássaros madrugadores: 55€ o passe geral. Mais aqui.

Cartaz do Lisboa Electronica fechado
路 POR Paulo Cec铆lio 路 26 Jan 2018 路 09:26 路


Já está fechado o cartaz do Lisboa Electronica, evento ligado à (duh) música electrónica de dança e que se realiza de 4 a 7 de Abril entre o Ministerium e o Lx Factory. Entre os últimos nomes confirmados está o de Actress, que assim regressa à capital para apresentar AZD, o álbum que editou o ano passado, juntando-se a artistas como Nina Kraviz, Legowelt ou Fumiya Tanaka.

Para além dos live acts e DJ sets, o festival contará também com workshops e conferências várias. Os bilhetes já se encontram à venda em todos os locais habituais a preços que vão dos 20€-30€ (diários) aos 60€-80€ (passes). Saibam mais aqui.

Julie Byrne estreia-se em Portugal
路 POR Paulo Cec铆lio 路 26 Jan 2018 路 09:24 路


A cantautora norte-americana Julie Byrne, que tem andado nas bocas do mundo desde o lançamento do seu segundo álbum, Not Even Happiness (2017), vai estrear-se este ano por palcos portugueses com três concertos.

Byrne passará primeiro pelo Teatro das Figuras, em Faro, no dia 13 de Junho, seguindo-se Lisboa, num concerto organizado pela Zé dos Bois (a 15) e o Gnration, em Braga (a 16, 9€). Mais informações em breve.

Club Souto regressa a Barcelos
路 POR Paulo Cec铆lio 路 26 Jan 2018 路 09:17 路


O ciclo de concertos Club Souto, iniciativa do festival Souto Rock, está de regresso a Barcelos. Para a segunda do Club Souto foram escolhidos os Sunflowers (na foto), prestes a editar o seu segundo álbum de estúdio, Castle Spell, os espanhóis Le Voyeur e os holandeses Mooon.

Os concertos terão lugar no CCOB, no próximo dia 17 de Fevereiro, e os bilhetes custam apenas cinco euros. Fiquem com os Sunflowers.

Nine Inch Nails e Sampha confirmados no Alive
路 POR Fernando Gon莽alves 路 26 Jan 2018 路 09:15 路


Os Nine Inch Nails e Sampha são as mais recentes confirmações para o NOS Alive’18. Uma ontem e outra hoje. O NOS Alive 2018 realiza-se entre os dias 12 e 14 de Julho no Passeio Marítimo de Algés mas, a sete meses do festival os passes de três dias e os bilhetes para dia 14 já esgotaram.

Esta situação levou a que a organização coloca-se à venda passes de dois dias (12 e 13). Fiquem com os Nine Inch Nails ao vivo.

Kevin Morby & Waxahatchee: Songs: Ohia vive
路 POR Andr茅 Gomes 路 25 Jan 2018 路 15:38 路


Kevin Morby e Waxahatchee juntaram-se para versionar (pode dizer-se assim, pode?) duas canções do saudoso Jason Molina, o homem conhecido na maior parte das vezes por Songs: Ohia.

As canções são "Farewell Transmission” e “The Dark Don’t Hide It” e o resultado é maravilhoso. As receitas das vendas irão direitinhas para a Musicares, uma instituição de caridade que apoia os músicos com problemas mentais ou fisicos. Podem ouvir as canções aqui em baixo.

A Norte, tudo de novo
路 POR Fernando Gon莽alves 路 24 Jan 2018 路 20:16 路
© Paulinha Rocha

Nova editora e novo disco. Vamos por partes. A partir deste momento, o Porto conta com mais uma editora, a Kids Alone.

Liderada por Minus e Dj Spot, a novel editora portuense já tem trabalho que se apresente: a estreia de Minus & MRDolly nos álbuns experimentais com Man With a Plan, disco que verá a luz do dia, ainda que cinzento, a 25 de Janeiro. O primeiro single do álbum, "Fishing Boots | Camping", saiu no final de 2017 e soa assim.

Casa da Cultura: a Josephine Foster no topo do bolo trimestral
路 POR Fernando Gon莽alves 路 24 Jan 2018 路 20:13 路


Em três cabem concertos sensoriais, punk português em livro e banda-desenhada, Tó Trips, Ka Baird e a cereja chamada Josephine Foster na cobertura do bolo confeccionado pela Casa da Cultura de Setúbal para os primeiros três meses do ano. O Gajo, stage name de João Morais e da sua viola campaniça, é o próximo a subir ao palco da sala José Afonso já no dia 27 deste mês.

Fevereiro entra, dia 2, com um concerto sensorial levada a palco pelo Quarto Triplo, projeto de António Bexiga e Diogo Duro com imagem de Cristina Viana que pretende levar os espectadores (três de cada vez) por uma viagem sensorial através da música. Dia 3 entra o punk português com a apresentação do livro “Corte-E-Cola: discos e histórias do punk em Portugal (1978-98)” de Afonso Cortez Marcos Farrajota e a banda-desenhada “Punk Comix: Banda Desenhada e Punk em Portugal” de Marcos Farrajota. A 17 do mesmo mês vem a cereja Josephine Foster cujo concerto é antecedido por um outro de Ka Baird.

Em termos de Música, a programação segue no belo Março com os Desencontros de Tó Trips e Tiago Gomes no dia 2 e continua no dia 3 com Genes. Para dia 17 fica guardada a apresentação de La Negra (Sara Ribeiro) acompanhada do guitarrista Alexandre Bernado para dar música à mitologia. O fecho do trimestre fica a cargo da norte-americana Shannon Lay e do seu disco de estreia Living Water no dia 24 para a 31 o português Electric Man cerrar, de vez, as cortinas.

 
27 Janeiro | sábado | Sala José Afonso, 22h00, 3 euros
O Gajo
2 Fevereiro | sexta-feira |Sala José Afonso, 21h00 às 23h00, 3 euros
Quarto Triplo | Concerto Sensorial
3 Fevereiro | sábado|Sala José Afonso, 21h30
Apresentação do livro “Corte-E-Cola: discos e histórias do punk em Portugal (1978-98)” de Afonso Cortez Marcos Farrajota e da banda-desenhada “Punk Comix: Banda Desenhada e Punk em Portugal” de Marcos Farrajota
17 Fevereiro | sábado|Sala José Afonso, 22h00, 3 euros
Concertos ZDB
Josephine Foster
1ª parte: Ka Baird
2 Março | sexta-feira|Sala José Afonso, 22h00, 3 euros
Tó Trips e Tiago Gomes
3 Março | sábado|Sala José Afonso, 22h00, 3 euros
Genes
17 Março | sábado|Sala José Afonso, 21h30, 3 euros
La Negra
24 Março| sábado|Sala José Afonso, 22h00, 3 euros
Concertos ZDB
Shannon Lay
31 Março | sábado|Sala José Afonso, 22h00, 3 euros
Electric Man
George FitzGerald 茅 tudo
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 20:10 路


Fading Love
saiu há três anos, que é tempo suficiente para se começar a preparar um álbum novo. Foi o que fez George FitzGerald, que irá lançar, no dia 9 de Março, o seu segundo longa-duração.

All That Must Be foi gravado entre Berlim e Londres e contém colaborações com gente como Bonobo, Tracey Thorn e Lil Silvam, que empresta os seus talentos ao primeiro single, "Roll Back". Para ouvir no sítio do costume.

Vai uma guitarrada dos Unknown Mortal Orchestra?
路 POR Jo茫o Morais 路 24 Jan 2018 路 20:08 路


Depois de dois anos sem música nova, os Unknown Mortal Orchestra decidiram dar sinais de vida com o novo tema. “American Guilt” é o título do mais recente single do grupo liderado por Ruban Nielson e está já disponível para escuta nas principais plataformas de streaming.

O tema, feito de quatro minutos e meio enérgicos e a transbordar distorção, parece feito para nos pôr a tocar air guitars nos nossos quartos e promete ser, a confiar na press release que o acompanha, um gostinho do que estará para vir dos neozelandeses. Apesar de ainda não haver confirmação oficial de novo disco, os Unknown Mortal Orchestra vão andar na estrada neste 2018, com uma série de datas confirmadas nos Estados Unidos e na Europa. Portugal, pelo menos para já, não se encontra entre os locais escolhidos.

Lu铆s Severo, rom芒ntico incorrig铆vel
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 19:04 路


O Luís Severo, autor de um dos melhores discos do ano passado e gatinho 11/10, vai celebrar o próximo Dia dos Namorados em boa companhia - ou Boas Companhias.

No Musicbox, a 14 de Fevereiro próximo, Severo irá fazer-se acompanhar por Cristina Branco, Júlia Reis, Vaiapraia e pela sua banda, Diogo Rodrigues e Bernardo Álvares, para um concerto especial onde o intuito será Amar Pelos Dois (e ele agora vai ser obrigado a cantar essa merda). Os bilhetes custam 10€.

Red Trio celebram dez anos no Maria Matos
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 19:02 路


O Red Trio irá celebrar dez anos de existência com um concerto especial no Teatro Maria Matos (Lisboa), a 10 de Fevereiro, que servirá para apresentar Suite, obra composta por três actos, cada um deles composto pelas peças que constituem o grupo: Rodrigo Pinheiro (piano), Hernâni Faustino (contrabaixo) e Gabriel Ferrandini (bateria).

E estes não estarão sozinhos - onze músicos, nacionais e internacionais, irão juntar-se aos Red Trio. Os bilhetes custam entre 6€ a 12€, havendo também as promoções habituais; 5€ para menores de 30 anos e 3€ para menores de 18.

Circuit Des Yeux regressa a Portugal
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 19:00 路


A norte-americana Haley Fohr, mais conhecida como Circuit Des Yeux, irá regressar a Portugal este ano para apresentar, ao vivo, os temas de Reaching For Indigo, álbum editado em 2017.

Fohr passará primeiro por Espinho, actuando no Auditório, a 28 de Abril (7€), descendo depois até Lisboa para um concerto na Galeria Zé dos Bois, no dia seguinte (8€). Imperdível.

JVLY chegou mais cedo
路 POR Fernando Gon莽alves 路 24 Jan 2018 路 18:58 路


Electrónica quente mesclada com doces melodias de jazz. É desta forma que o produtor australiano JVLY dá início à sua primeira jornada sónica em EP.

A estreia tem Ache no nome e vem com cinco músicas lá dentro, temas em que JVLY contou com a prestimosa colaboração das vozes de Chester Watson e SARAI. Tomem o verão austral de Ache.

Novo de Ben Harper & Charlie Musselwhite passa por Portugal
路 POR Fernando Gon莽alves 路 24 Jan 2018 路 18:55 路
© Danny Clinch

O duo Ben Harper & Charlie Musselwhite repete a fórmula e avança para um novo álbum que os levará a Portugal no dia 30 de Abril para um concerto único na Aula Magna, em Lisboa. O novel disco, que sucede a Get Up! de 2013, dá pelo nome de No Mercy in this Land e será apresentado no dia 30 de Março.

Expressão musical da simbiose existente entre os dois músicos, No Mercy in this Land servirá de repositório de histórias da vida de Harper e Musselwhite fazendo, de igual modo, o paralelo com a História dos Estados Unidos da América. Para já, fiquem com o tema que dá nome ao álbum.

H谩 vida nos Linda Martini
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 13:47 路


Dois anos após Sirumba, eis que os Linda Martini estão de volta aos álbuns. O quinto longa-duração da banda portuguesa será homónimo e terá uma sonoridade, dizem, próxima da de Casa Ocupada, com influências tão ricas e díspares como "rock e fado, Fugazi e Variações, Fela Kuti e afrobeat, Tim Maia e funk".

Linda Martini conterá ao todo nove faixas e ainda não há single, mas já se sabe onde ver os seus concertos de apresentação: começa tudo no Lux (Lisboa) a 15 de Fevereiro e termina no Cine-Teatro Louletano a 9 de Março. Confiram as datas e o alinhamento do álbum, em baixo.



15/02 - Lux, Lisboa
17/02 - Sons de Vez, Arcos de Valdevez
23/02 - Hard Club, Porto
24/02 - Auditório, Lousada
03/03 - Teatro da Gafanha da Nazaré, Ílhavo
09/03 - Cine-Teatro, Loulé
 
1 – Gravidade
2 – Caretano
3 – Boca de Sal
4 – É Só Uma Canção
5 – Domingo Desportivo
6 – Cor de Osso
7 – Semi Tédio dos Prazeres
8 – Quase se Fez Uma Casa
9 – Se Me Agiganto
Abram alas para o Nod- os Oneida
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 13:43 路


Valeu a espera: seis anos após A List Of The Burning Mountains, os Oneida estão de volta com um novo disco. Simplesmente intitulado Romance, provavelmente descrevendo a relação dos seus fãs com a banda, este novo álbum dos Oneida sairá a 9 de Março pela Joyful Noise.

O álbum conterá ao todo 11 faixas, uma das quais acaba de ser lançada como single: "All In Due Time", krautrock moderno para ouvir e relaxar o cérebro. É picar aqui em baixo.

Dose tripla de Carla Bruni
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 11:58 路


É já esta semana que a ex-Primeira Dama de França se apresenta pela primeira vez em Portugal, para três concertos que servirão de apresentação do seu mais recente álbum, French Touch, editado em 2017. O álbum contém não malhas house a la Daft Punk mas sim versões mui delicadas e francesas de temas de gente como os Depeche Mode, ABBA ou AC/DC.

O périplo de Bruni terá início em Lisboa (quinta-feira, Coliseu dos Recreios / 30€-70€), seguindo-se a Figueira da Foz (sexta-feira, CAE / 25€-27€) e o Porto (sábado, Coliseu / 40€/60€).

Uma Rajada no Damas
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 11:52 路
© Vera Marmelo

Rajada é o nome do trio formado por Pedro Sousa, Afonso Simões e Manuel Mira, que lançou no passado dia 12 o seu primeiro álbum, de música livre e improvisada, através da Multikulti.

Álbum esse que será apresentado esta quinta-feira no Damas, em Lisboa (entrada livre), e no dia seguinte na SMUP, na Parede (5€ não-sócios). No primeiro caso a noite fecha com um DJ set de Fati & Claudia e, no segundo, abre com o encontro entre Gabriel Ferrandini e Pedro Gomes.

Lisboa Dance Festival fecha cartaz
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 11:48 路


Já está fechado o cartaz do Lisboa Dance Festival. Entre os últimos nomes confirmados estão DJ Marfox (na foto), Miguel Torga e Himan, bem como aqueles que se encarregarão das talks que o festival promove: Branko, Vítor Belanciano ou Rui Miguel Abreu, entre outros.

Juntam-se assim estes aos anteriormente confirmados Nosaj Thing ou Leon Vynehall para um evento que terá lugar a 9 e 10 de Março, no Hub Criativo do Beato. Os bilhetes já estão à venda e até há um pack especial para namorados: dois passes pelo preço de 69€. Eheh, 69.

Rui P. Andrade e Adrian Bang encontram-se em Lisboa
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 11:42 路
© Arina Essipowitsch

Será um encontro fortuito, como aqueles entre uma máquina de costura e um guarda-chuva numa mesa de dissecação. Esta quinta-feira, o Sabotage irá acolher um concerto mais que especial, que verá o noise de Rui P. Andrade a aliar-se ao psicadelismo de Adrian Bang, homem que sabe bem o que é uma trip: já colaborou com gente nobre como os Telescopes, Tangerine Dream, Chicos De Nazca e Kadavar, entre muitos outros nomes ácidos. O encontro deu-se por acaso; Bang já cá vinha para uma Rock'n'Roll Suicide, no sábado, e decidiu passar uma noite extra no já icónico espaço lisboeta. Os bilhetes estão à venda por 5€ e, antes do gig, falámos com um e outro para saber melhor aquilo que esperar.

The Telescopes, Aqua Nebula Oscillator, Tangerine Dream... Três bandas que foram bastante importantes dentro da música psicadélica, em eras diferentes, e à sua maneira própria. Como foi tocar com cada qual destas bandas? Quais foram as maiores experiências que tiveste nestas e em outras bandas com as quais tocaste?

Andar em digressão com estas bandas foi como regressar ao liceu. Nunca seria fácil, por todas as razões e mais alguma, sobretudo emocionais. Tudo aquilo que tomas como garantido no dia-a-dia não significa nada quando estás lá fora. Dormir numa réplica de um castelo medieval nos Estados Unidos, arrasar com uns bastidores na Polónia, invadir propriedade privada em Beverly Hills, ver punks alemães da linha dura a chorar nas ruas de Tóquio, destruir alguns públicos no sul de Itália, avariar uns seis ou sete camiões por todo o mundo, incendiar uma casa, chegar a casa com as namoradas de algumas bandas de abertura... é só escolher. Tudo gira à volta de luz e sombra. E, naturalmente, isto ALIMENTA a experiência musical, noite após noite. Não há "melhor", é tudo um puzzle necessário. Já comecei a escrever sobre isto antes que as minhas memórias se desvaneçam. Mas, agora, trabalho a maior parte do tempo com a minha banda, os Mireille Dark, tocando música instrumental avant-garde tech-noir para filmes. Estamos a concluir as gravações, queremos editar o álbum este ano e andar na estrada.

A música psicadélica tem vivido uma espécie de renascimento ao longo dos últimos anos. Que pensas sobre isto? Porque motivo andam as pessoas a procurar, uma vez mais, o psicadelismo?

Penso nas experiências psicadélicas como estando ligadas a períodos de tempo. Períodos mais duros poderão empurrar as pessoas para dentro de caixinhas e esmagá-las de forma a que se tornem gado humano. Não é surpresa que haja uma necessidade de se viajar e, quando não é possível experienciá-lo de forma física, há a forma psíquica. Psicadelismo - que se pode explicar como um Manifesto da Mente, uma viagem dentro de uma viagem. A referência no Dune do [Frank] Herbert, do mélange, que permite aos humanóides os benefícios de «viajar sem se mover», e a «expansão da mente» que [a essa droga fictícia] se associou foi provavelmente aquilo que chamou a atenção do Guru Psicadélico Alejandro Jodowrovsky, de liderar um exército de guerreiros do amor até uma tentativa tragicamente falhada de transformar este conceito num filme. A música psicadélica, como é assim chamada (de forma abusiva), entende bem este conceito de Viagem Mental. E as pessoas, eu incluído, precisam disto urgentemente. Pela minha experiência, não se pode simplesmente entrar [no psicadelismo] com um estalar dos dedos. É tanto um movimento dentro como fora. Esqueçam as modas: turn on, tune in, drop out.

Qual seria o maior elogio que te poderiam fazer após um concerto teu?

«Obrigado pela viagem». Mas todas as pessoas que te vêm ver em cima de um palco, que gastam o dinheiro que lhes custou a ganhar para entrar, que te vêm tocar à medida que bebem cerveja caríssima já fazem uma manifesto por si só. Podiam ter ficado na tasca local a beber, mas escolheram ter algo mais que isso. Em noites boas, fechar os olhos e sentir a audiência a subir, a levitar literalmente um metro e meio acima do chão, é a melhor coisa.

Em Lisboa, vais tocar com o Rui P. Andrade, cuja obra está sobretudo enraizada no noise. Já conhecias a música dele? Que poderemos esperar?

Lembro-me de algo ter mudado em mim no dia em que me expus ao Metal Machine Music, do Lou Reed. Um álbum duplo construído apenas a partir de feedback de guitarra, com efeitos e aparelhos electrónicos vários e absurdos. Foi o álbum em que ele mandou foder a editora dele, mas gerou um acidente nuclear que abriu literalmente um vórtice novo. Artistas como os Throbbing Gristle, os Cabaret Voltaire, ou os Neubauten chegaram a mim. Andas mais para trás e descobres o [John] Coltrane, o Miles Davis no seu período eléctrico, até os Stooges. No ano passado fiz uma digressão de 15 dias pela República Checa e pela Eslováquia com o Trigal, um grande guitarrista noise - intitulávamo-nos Yonic South -, e levámos noise e feedback românticos aos lugares mais pequenos e improváveis - e no entanto os melhores: salões de chá, casas de juventude, armazéns, aulas de ioga, clubes techno, casas privadas, clubes de skate, bunkers, padarias... A essência do noise: Beautiful Underworld Nonsense. Não ouvi a música que o Rui faz, ouvi apenas dois trechos como guia e não quero spoilar nada: as minhas experiências mais entusiasmantes acontecem no momento, o ser exposto a ambientes estranhos que, com sorte, provocam mutações; "estar preparado" dava-me cabo da excitação. Quero ir além do cérebro; as surpresas são o que me fazem mexer, nesta vida. O noise é a música da natureza. Esperem o inesperado.

Tendo andado em digressão pela Europa, pela América e pela Ásia, qual foi o melhor país onde actuaste e em que país gostarias de tocar a seguir?

A China seria incrível. Consegues imaginar andar em digressão por lá? Uau. Tive a sorte de estar em Hong Kong durante quatro dias, com os Tangerine Dream, o mais perto que pude estar da velha China. As pessoas de lá eram incrivelmente puras e entusiastas. Preciso de mais disso. Na Alemanha pagam bem, mas é algo frígido; a Espanha, ausente, e a França uma confusão terrível. É por isso que vir a Portugal é sempre um prazer, uma lufada de ar fresco e de criatividade. Sorrisos, comida, coração, salas, algumas das melhores experiências psicadélicas que tive aconteceram aí. Mal posso esperar pela próxima...

© Raquel Sousa

Como surgiu esta colaboração? Já conhecias a obra do Adrian Bang?

A oportunidade surgiu a convite do próprio Sabotage. E a verdade é que não. Apesar de estar perfeitamente familiarizado com a grande maioria dos projectos em que o Adrian tem colaborado, só o conheci directamente no contexto desta colaboração. Mas é bem possível que já o tenha visto ao vivo, até.

O concerto vai ser mais na onda da improvisação, ou já têm algo pensado entre ambos?

Creio que só o iremos descobrir na tarde de ensaios, mas sim, será maioritariamente improvisado dentro dos limites do que cada um trará a priori para cima da mesa.

Tendo em conta que o Adrian Bang é alguém com uma ligação maior à música psicadélica, e sendo que "psicadelismo" não é um adjectivo que se possa utilizar muitas vezes com noise, sentes que esta é também uma oportunidade para, enquanto músico, saíres um pouco da caixa?

Apesar de ambos termos backgrounds um bocado diferentes, o Adrian é alguém muito polivalente. Efectivamente, trabalho sozinho grande parte do tempo, mas encontro um desconforto nestas colaborações que as tornam um óptimo instrumento de aprendizagem. Seja qual for o resultado.

Lançaste um disco novo em 2017, o All Lovers Go To Heaven, que tem recebido boas críticas. Está na calha alguma digressão maior de apresentação? Que planos tens para 2018?

O objectivo é apresentar o All Lovers Go To Heaven o mais possível, e já há mais algumas datas planeadas que serão anunciadas a seu tempo. Até porque é um disco pensado para ser desintegrado e reconstruído num contexto que não é o de estúdio. Para o futuro próximo está marcado o lançamento de um EP, como HRNS (projecto novo e que partilho com FARWARMTH), a sair neste primeiro trimestre do ano. Quiçá um novo disco de Ulnar possa acontecer, também. Interessa-me expandir o catálogo do Colectivo Casa Amarela ao extremo do que for praticável, e o mesmo no que toca à apresentação de que projecto nosso for. É um ano em que qualquer que seja um passo atrás não faz sentido.

Quando é que ressuscitas Ecos?

Quando o Reverence pagar aos Amenra.
A Xita chega 脿 terceira
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Jan 2018 路 11:38 路
NINAZ © Vera Marmelo

A Xita Records irá celebrar, no próximo sábado, a terceira edição da sua grande festa, apropriadamente designada Noite Xita. Porque uma editora que tem fervilhado na "cena" lisboeta merece uma festa a fervilhar, os motivos para ir até à Galeria Zé dos Bois, em lisboa, e celebrar com eles são mais que muitos; não só passarão por lá alguns dos grandes talentos que a editora deu a conhecer, como haverá ainda espaço para conhecer coisas novas. Neste último grupo, destaque para as apresentações de CAIXADURA, Inóspita e Lucía Vives & Os Acentos, que é como quem diz, Lucía Vives e a sua primeira apresentação em formato banda.

Confirmados estão também João Raposo, Tomás Varela, GON + KEROX, NINAZ, Aerogasmo, MIGAS, Restelo Goths, DJ Meias, DJSet Primeira Dama e Caramel Churro, e nomes que não fazem parte da editora mas com quem desenvolveram salutares relações de amizade como Vasco da Ganza, Smiley Face, BLEID, Vaiapraia e o grande Xico da Ladra. A terceira Noite Xita arranca pelas 22h e os bilhetes estão à venda por 6€ (8€ no próprio dia). Podendo, é ir.

Os novos enigmas dos Ed Schrader鈥檚 Music Beat
路 POR Jo茫o Morais 路 23 Jan 2018 路 15:38 路


A dupla norte-americana, formada por Ed Schrader e Devlin Rice em 2009, anunciou recentemente o lançamento do seu terceiro disco de originais.

Produzido por Dan Deacon, amigo de longa data do grupo, Riddles tem lançamento agendado para 2 de Março, via Carpark. O alinhamento do álbum já é conhecido e pode ser conferido mais abaixo, logo a seguir ao teledisco do single “Dunce”.



01. Dunce
02. Seagull
03. Riddles
04. Dizzy Devil
05. Wave To The Water
06. Rust
07. Kid Radium
08. Humbucker Blues
09. Tom
10. Culebra
Legendary Tigerman: Portugal, Fran莽a e tudo
路 POR Fernando Gon莽alves 路 23 Jan 2018 路 15:31 路


Misfit nasceu e respira saúde. Enquanto o novo rebento liberta Paulo Furtado da solidão que sentia em cima do palco, Legendary Tigerman já está a reservar as passagens para uma viagem de família até França que dura entre 26 de Janeiro e 4 de Fevereiro.

Aquando do seu regresso, o destino reserva-lhe uma volta a Portugal que se inicia a 22 de Fevereiro no Lux Frágil, Lisboa e só termina a 24 de Março no Theatro Circo em Braga. Fiquem com as voltas de Legendary Tigerman e do novo e bem parido Misfit.



França:
26/01 - Guyancourt, La Batterie
27/01 - Bain De Bretagne, Festival du Schmoul
28/01 - Ris Orangis, Le Plan
29/01 - Paris, Le Point Ephémère
02/02 - Bron, Jack Jack
03/02 - Castres, Lo Bolegason
04/02 - Marseille, Le Molotov
 
Portugal:
22/02 - Lisboa, Lux Frágil
02/03 - Porto, Hard Club
09/03 - Arcos de Valdevez, Sons de Vez
10/03 - Aveiro, Teatro Aveirense 
15/03 - Évora, Teatro Municipal Garcia de Resende
16/03 - Castelo Branco, Teatro Avenida 
17/03 - Alcobaça, Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro 
23/03 - Tondela, ACERT
24/03 - Braga, Theatro Circo

Falta pouco para Scott Kelly
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Jan 2018 路 15:28 路
© William Lacalmontie

É já esta semana que o homem forte dos Neurosis regressa a Portugal para uma dose dupla de concertos, que servirão para apresentar ao vivo os temas de discos como The Wake, bem como alguns inéditos.

Scott Kelly irá passar primeiro pelo Sabotage, em Lisboa, na sexta-feira (12€ agora, 15€ no dia), seguindo-se o Understage, no Porto, no sábado (5€). Em ambos os concertos, Kelly irá fazer-se acompanhar pelo multi-instrumentista John Judkins.

Triptides partilham novo single
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Jan 2018 路 12:58 路


Os norte-americanos Triptides lançaram um novo single, em antecipação do seu novo álbum de estúdio, Visitors, a sair no dia 6 de Abril. "All My Life" é pop/rock psicadélico com fuzz suficiente para nos deixar louquinhos e pode ser ouvido no Soundcloud.

Juntamente com o single, os Triptides anunciaram uma digressão pela Europa, que começa a 16 de Março em Oslo e termina a 7 de Abril em Barcelona, sem passagem por Portugal. Ouçam-nos em baixo e peçam-nos a alguma promotora.

Vai haver uma Nova Batida em Lisboa
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Jan 2018 路 12:50 路


Lisboa irá acolher, em Setembro, um novo festival dedicado à música electrónica de dança. Apropriadamente intitulado Nova Batida, o evento irá espalhar-se pelo Lx Factory e pelo Village Underground e promete não só música a rodos, mas também actividades diversas como aulas de surf, de ioga e beach parties.

Os primeiros nomes para o cartaz foram divulgados esta segunda-feira, destacando-se os regressos dos Mount Kimbie (na foto) e de George FitzGerald, bem como Gilles Peterson e o nosso DJ Marfox. O festival irá realizar-se de 14 a 16 de Setembro e os primeiros bilhetes estão já à venda, ao preço especial de 69€. Mais informações aqui

Lokki estreia I Catch You
路 POR Fernando Gon莽alves 路 23 Jan 2018 路 09:53 路


Já pensaram em acordar ao som de “I Catch You” de Lokki? Claro que não pensaram mas agora já o podem fazer, uma vez que acaba de raiar por aí. Este é o primeiro single retirado ao novo EP desta artista com nome de criatura mitológica e conquistador das Ilhas Faroé de nome Cirrhi que estará disponível lá para Março.

Terno e sensível, “I Catch You” é, de acordo com as palavras de Lokki, “como acordar ao raiar da manhã com uma banda-sonora que emerge das paredes do quarto. As cordas unem-se, gradualmente, com o pino entrando com gentileza nas mentes ensonadas”. Eis “I Catch You” de Lokki.

Superchunk lan莽am Erasure
路 POR Fernando Gon莽alves 路 23 Jan 2018 路 09:50 路


Novo single com álbum à vista. Sintetizando a coisa é mais ou menos isto. “Erasure” é o segundo tema sacado do novo álbum dos Superchunk, What a Time to Be Alive, cuja estreia acontecerá a 16 de Fevereiro.

O single fala sobre como os sabujos, ler poderosos, utilizam todas as ferramentas ao seu dispor para silenciar os marginalizados da sociedade numa canção que contou com a colaboração de Katie Crutchfield (Waxahatchee) e Stephin Merritt (The Magnetic Fields). Para além desta notícia, os Superchunk anunciaram uma tournée europeia que, contudo, não passará por Portugal. Eis “Erasure”.

E os MGMT, que v茫o ao Alive?
路 POR Andr茅 Gomes 路 23 Jan 2018 路 09:32 路


Mais uma confirmação para o NOS Alive 2018. Os norte-americanos MGMT vão apresentar o novo álbum de originais no dia dia 14 de julho no NOS Alive’18. Little Dark Age será editado a 9 de Fevereiro.

O cartaz do festival é o seguinte: At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Chvrches, Eels, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Future Islands, Jack White, Khalid, Mallu Magalhães, Marmozets, Minta & The Brook Trout, MGMT, Pearl Jam, Perfume Genius, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag'n'Bone Man, Real Estate, Snow Patrol, Surma, The Kooks, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice e Yo La Tengo.

Parab茅ns, Salgado! Paga finos
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Jan 2018 路 09:14 路
© Wandson Lisboa

Podem começar a preparar as vossas melhores parabenizações e os vossos fígados: o Salgado faz anos. E quem é o Salgado? É só a pessoa mais famosa do Maus Hábitos, e também o principal responsável pela música que se vê e se ouve nesse icónico espaço portuense.

A sexta edição da sua festa de aniversário, que não é de facto a sua festa de aniversário mas isso é algo do qual absolutamente ninguém quer saber, irá conter muita da nata da música portuguesa actual. A saber: Surma (a nossa próxima grande exportação musical), Ermo (a nossa grande produção musical), First Breath After Coma (os nossos próximos grandes do pós-rock), Um Gajo Que Não Se Pode Dizer O Nome E Que Todos Sabem Ser O Samuel Úria, Killimanjaro, Putas Bêbadas, Scúru Fitchádu, Stone Dead, @C ou Well, entre muitos, muitos outros. Já para não falar de instalações artísticas, DJ sets, a presença do gajo que escreve estas linhas e a já famosa passadeira vermelha.

Os bilhetes estão à venda por 12€ e a nossa recomendação é que cheguem lá cedo. Mas não vão por nós, vão pelos depoimentos destes VIPs.

«Vai ser doce» ~ Whole Lara Luís
«Concertos nunca vi mas passo um bom serão na conversa» ~ A1000car
«É a festa do Vale Tudo: até acabar no hospital» ~ Ana Caminhos de Ser Silva
«Não recomendado a bexigas sensíveis» ~ Uma Gaja Que Não Posso Dizer O Nome
«Espero que a cerveja não acabe pelas 1h30» ~ Nuno Dias do Obrigado Internet
«Fartos de festas sem sal?» ~ Hugo Adeli(n)do
«Salgado faz anos, beber finos com um catano» ~ DJ Quesadilla
«O único aniversário em que os convidados também têm direito a prendas» ~ SSS
«Vocês são todos uns idiotas e isto é uma festa <i>overrated</i> (mas devem ir na mesma)» ~ Bia
«Nem são precisas frases bonitas, basta cerveja» ~ Bruno Wav. Pereira
«Estou de cama, pede a outro» ~ O Gato Mariano
«SALGADO PRESO AMANHû ~ WanDEUSon
«Já estou a caminho para lhe dar um abraço» ~ Presidente Marcelo a Fazer Coisas
«Paguem finos» ~ Todos os presentes
«Quem?» ~ O resto do mundo
S. Carey deixa-nos ver mais um single do seu novo disco
路 POR Jo茫o Morais 路 22 Jan 2018 路 15:36 路


A mais ou menos um mês do lançamento do seu novo registo de originais, S. Carey decidiu dar-nos mais um gostinho do que está para vir. “More I See” é o segundo single a ser retirado de Hundred Acres.

O LP, terceiro da carreira a solo de Sean Carey (que também dá uma perninha na bateria e nas vozes dos Bon Iver de Justin Vernon), será o sucessor de Range of Light (2014), e tem lançamento agendado para 23 de Fevereiro, via Jagjaguwar.

G眉ero anuncia disco de estreia
路 POR Jo茫o Morais 路 22 Jan 2018 路 15:34 路


O produtor Güero, que se apresentou ao mundo enquanto El Güero Fresa na compilação A Very Nice Combinado Volume Uno (2015), anunciou recentemente o seu disco de estreia.

O registo, My Way My Rules, tem data de lançamento agendada para 23 de Fevereiro. Editado pela You And Your Hippie Friends, imprint da mítica Kompakt, My Way My Rules chegar-nos-á aos ouvidos em formato digital e em vinil (por causa dos graves), contando com um alinhamento de nove temas que pode ser consultado mais abaixo, logo a seguir ao single “Night Cruising”.



A1. Elektronique
A2. Colours Of Dark
B1. Night Cruising
B2. Alto Final
C1. Random Walker
C2. Space Drifter
C3. Techno Minimal
D1. Guitar Mayhem
D2. My Way My Rules
Everything Is Recorded: a estreia ao virar da esquina
路 POR Fernando Gon莽alves 路 22 Jan 2018 路 15:33 路


O homem que já produziu discos para nomes como Daman Albarn, Ibeyi ou Gil Scott-Heron decidiu ter um disco em nome próprio, ou quase, e deu-se à aventura de Everything Is Recorded.

Este projecto colaborativo saído da mente de Richard Russell juntou sob o mesmo álbum gente do calibre de Sampha, Obongjayar, Kamasi Washington, Damon Albarn, Giggs, Ibeyi, Wiki, Syd, Rachel Zeffira, Infinite, Green Gartside, Peter Gabriel e Owen Pallett em doze temas a que deu o noem de Everything Is Recorded by Richard Russell.

A estreia acontece já no dia 16 de Fevereiro. De modo a celebrar este anúncio, Russell acaba de libertar um novo tema, “Bloodshot Red Eyes (feat. Infinite and Green Gartside)” de sua graça.

Os Ought e a desgra莽a americana
路 POR Jo茫o Morais 路 22 Jan 2018 路 15:30 路


Ansiosos pelo novo disco dos Ought? Pois, nós deste lado também nos andamos a coçar por nova música dos canadianos desde que ouvimos “These 3 Things”. Felizmente, o grupo de Tim Darcy e companhia pensou nas nossas comichões e decidiu retirar mais um single de Room Inside the World, desta feita mostrando-nos “Disgraced in America” e respectivo teledisco.

Room Inside the World, terceiro registo de originais dos Ought, será o primeiro lançamento do grupo pela Merge Records e será editado a 16 de Fevereiro. Em Março a banda irá entrar em digressão pelo mundo fora mas, para nossa desgraça, Portugal não está na rota dos canadianos.

Tim Bernardes traz 鈥淩ecome莽ar鈥 a Portugal
路 POR Fernando Gon莽alves 路 22 Jan 2018 路 15:21 路


Uma das maiores revelações da música feita no Brasil durante o ano de 2017 estará pelo nosso país em Junho para apresentar o aclamado Recomeçar, primeiro disco em nome próprio do líder da banda O Terno, Tim Bernardes.

Os concertos que servirão de apresentação ao novel disco terão lugar na lisboeta galeria Zé dos Bois, seguindo-se-lhe, a 15, a Casa da Cultura de Setúbal e, por fim, a 16, o palco do Auditório de Espinho. Fiquem com o single “Tanto Faz”, tema extraído a Recomeçar.

Yo La Tengo de regresso 脿 labuta discogr谩fica
路 POR Fernando Gon莽alves 路 22 Jan 2018 路 15:03 路


Três anos e alguma comoção depois, os Yo La Tengo estão de regresso aos discos. O sucessor de Stuff Like That There, álbum de covers e rearranjos de temas antigos, chama-se There ‘s a Riot Going On e tem estreia prevista para dia 16 de Março via Matador.

A par deste anúncio, e já depois da confirmação da sua presença entre nós no dia 13 de Julho para um concerto no NOS Alive, a banda juntou o lançamento de quatro novos temas de uma só assentada. Literalmente.

GusGus entram a p茅s juntos
路 POR Paulo Cec铆lio 路 22 Jan 2018 路 14:51 路


A dupla electrónica GusGus irá entrar em 2018 com força. Primeiro há um EP novo, Featherlight, já disponível para escuta.

Depois, haverá álbum - sendo Featherlight o primeiro avanço para o mesmo, composto pelo tema-título, um par de remisturas e uma outra malha. Lies Are More Flexible, o disco, sairá a 23 de Fevereiro através da Oroom, editora que os próprios GusGus criaram. Ouçam o EP aí em baixo e salivem. De braços no ar.

A janela para o tempo dos Black Lizard
路 POR Paulo Cec铆lio 路 22 Jan 2018 路 14:48 路
© Tekla Valy

Os finlandeses Black Lizard irão editar, em breve, o seu terceiro álbum de estúdio. Celebration Of A New Dawn é o novo trabalho da banda de Helsínquia, que já colaborou com nomes como Anton Newcombe ou Sonic Boom e que já percorreu a Europa com a suavidade do seu rock psicadélico.

O álbum terá o selo da Fuzz Club Records e sairá a 23 de Fevereiro, sendo já possível escutar o primeiro single, "Window In Time", «uma canção pop psicadélica sobre curtir a vida como ela é». Aqui.

Hinds, parte II
路 POR Paulo Cec铆lio 路 22 Jan 2018 路 12:30 路


As espanholas Hinds irão editar, este ano, o seu segundo álbum. I Don't Run chegará aos fãs no dia 6 de Abril, através da Mom + Pop, e é o sucessor de Leave Me Alone (2016).

O álbum terá umas Hinds «mais corajosas», segundo explicou a vocalista Ana Perrote, algo que se percebe pela letra do single de avanço, "New For You". I Don't Run conterá 11 faixas e já está disponível para pré-encomenda. Ouçam aqui o single.

The Sea And Cake com novo 谩lbum
路 POR Paulo Cec铆lio 路 20 Jan 2018 路 16:43 路


Os norte-americanos The Sea And Cake anunciaram aquele que será o seu primeiro álbum no espaço de seis anos, o sucessor de Runner, de 2012.

Any Day será o 11º álbum de estúdio da banda e conhece edição a 11 de Maio, através da Thrill Jockey. O disco conta com a colaboração de Paul Von Mertens (Brian Wilson) e já dá para ouvir o primeiro single, homónimo.

Drag茫o Inkomodo: ano novo, vida nova outra vez
路 POR Fernando Gon莽alves 路 19 Jan 2018 路 18:07 路


Pela terceira vez consecutiva, o produtor português aproveita a alvorada de um novo ano para lançar mais um volume de cinco temas para a sua interminável colectânea Ano Novo Vida Nova nascida em 2016. Depois de um fértil período enquanto designer sonoro residente das Terças de Poesia Clandestina (Desterro, Lisboa), Dragão Inkomodo recolheu inspiração para, dentro dos trilhos habituais do big-beat e do hip-hop, fazer verter em EP uma quantidade de frasquinhos de ambient que vinha guardando para uma ocasião especial.

Este novo rumo abre espaço para que este Dragão venha a expelir um maior poder de fogo em 2018 com um possível LP. Para já, fiquem o volume III de Ano Novo Vida Nova.

Mais cinco nomes confirmados no Tremor 2018
路 POR Fernando Gon莽alves 路 19 Jan 2018 路 18:02 路


Mykki Blanco (vem ao festival tentar compor músicas novas), Mal Devisa, Aïsha Devi, Miss Red e Baby Dee são as cinco novas confirmações para a quinta edição do mais sísmico dos festivais portugueses, o Tremor.

Entre os dias 20 e 24 de Março, o Tremor regressa aos cantos e recantos da ilha de São Miguel para um dialogo, que a organização espera frutífero, entre atividades culturais (entre os quais os esperados concertos) e paisagem. Quem quiser usufruir de tudo isto só tem que abrir a carteira e tirar de lá 35 euros. Fiquem com Mykki Blanco e esta “Wavvy”.

Gnu Vai Nu ou quase
路 POR Fernando Gon莽alves 路 19 Jan 2018 路 17:58 路


O coletivo que faz da zoologia naturista nome e que tenta fazer da electrónica instrumental qualquer coisa aparentada a uma vida está de volta.

Os Gnu Vai Nu acabam de anunciar que um novo EP já está na calha. Sem muito mais que se lhe some, a não ser o primeiro single “Coup” que adiante vos deixaremos provar e um bocadinho de treta antes de o fazermos, os Gnu Vai Nu voltam, assim, à carga um ano depois de lançarem o seu primeiro extended-play Platronic. Eis “Coup”.

Os Decemberists querem ser a nossa mi煤da
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Jan 2018 路 17:53 路


A mais literata das bandas indie rock deste milénio anunciou esta semana um novo álbum. I'll be Your Girl será o oitavo álbum dos Decemberists (edição a 16 de Março pela Capitol) e, nele, a banda propõe-se a explorar uma sonoridade inteiramente nova, inspirada por nomes como os Roxy Music e os New Order.

A ideia foi, segundo o vocalista Colin Meloy, «sair da zona de conforto» em que os Decemberists se tinham enfiado. "Severed", o primeiro single, pop electrónica com letras espertas, parece comprovar estas ideias. Ouçam-no aqui.

A dor de Mount Eerie n茫o ir谩 passar depressa
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Jan 2018 路 17:16 路


Um ano após lançar A Crow Looked At Me, uma das maiores facadas que ouvirão na vossa vida, Mount Eerie irá continuar a espelhar a temática desse disco em anti-canções. Now Only será editado no dia 16 de Março e é uma vez mais focado na vida após a morte da sua mulher, Geneviève Castrée.

Now Only conterá seis faixas apenas e uma delas foi já divulgada, "Distortion", que começa com este verso: I don’t believe in ghosts or anything / I know that you are gone and I’m carrying some version of you around. Ouçam por vossa conta e risco.

Status Quo rockam Portugal
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Jan 2018 路 17:14 路


Os britânicos Status Quo, banda que nos anos 70 estava no topo do mundo, irão passar por Portugal. A banda que fez de um tema de John Fogerty uma rockalhada daquelas irá actuar no Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 29 de Setembro.

Não há disco de originais digno desse nome desde Quid Pro Quo (2010), mas certamente haverão inúmeros clássicos a percorrer nesta noite de outono. Os bilhetes serão colocados à venda a partir da próxima sexta-feira.

Waking Life anuncia primeiros nomes
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Jan 2018 路 17:08 路


A segunda edição do festival Waking Life, dedicado à música electrónica de dança, irá decorrer de 15 a 19 de Agosto no Crato. Os primeiros nomes foram anunciados hoje: Dexter, Deadbeat, Jan Jelinek (na foto), Stavros e os Cachupa Psicadélica são só alguns dos que passarão pelo Alentejo, no pico do verão.

O festival irá contar, também e pela primeira vez, com um espaço chill out. Os passes já se encontram à venda pelo preço de 85€ e poderão saber mais visitando o website oficial.

Rejubile-se: Amen Dunes de volta
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Jan 2018 路 16:00 路


Quatro anos depois de Love, disco da década - e da vida - para muita gente, Amen Dunes anunciou o seu regresso. Freedom é o título do novo álbum de estúdio do nova-iorquino Damon McMahon, com lançamento marcado para o dia 30 de Março através da Sacred Bones.

Freedom é, conta-nos, uma espécie de autobiografia: o seu passado, as dores de crescimento, os amigos que acabaram na prisão, o pai, a mãe, tudo isso inspirou o processo de composição, com as canções a caminharem sobre a linha ténue que separa a fantasia da realidade. O primeiro single, "Miki Dora", já está disponível do YouTube, contando com um vídeo realizado por Steven Brahms. Vejam-no em baixo.

Jack White vai ao Alive
路 POR Andr茅 Gomes 路 18 Jan 2018 路 09:29 路
© David James Swanson

O norte-americano Jack White apresenta dia 14 de julho no Palco NOS o seu terceiro disco a solo, Boarding House Reach, que verá a luz do dia a 23 de Março.

O NOS Alive’18 acontece no Passeio Marítimo de Algés nos dias 12, 13 e 14 de Julho e estes são os nomes já confirmados: At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Chvrches, Eels, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Future Islands, Jack White, Khalid, Mallu Magalhães, Marmozets, Minta & The Brook Trout, Pearl Jam, Perfume Genius, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag'n'Bone Man, Real Estate, Snow Patrol, Surma, The Kooks, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice e Yo La Tengo.

Club 8 chegam ao d茅cimo
路 POR Paulo Cec铆lio 路 17 Jan 2018 路 16:32 路
© Bengt Rahm

A dupla sueca Club 8 irá editar, no próximo dia 26 de Janeiro, aquele que será o seu décimo álbum de estúdio. Breathe conhecerá edição através da Labrador e é antecipado por "Fire", o primeiro single do disco.

A banda em si é descrita como o que aconteceria se fossem aprisionados numa cave fumarenta, com o Serge Gainsbourg do seu período jamaicano e acesso ilimitado a instrumentos estranhos e sintetizadores empoeirados - o que parece uma descrição tão boa quanto qualquer outra. Piquem aqui "Fire".

Mouse On Mars entram numa nova dimens茫o
路 POR Paulo Cec铆lio 路 17 Jan 2018 路 16:29 路


A dupla alemã Mouse On Mars irá editar em breve o seu primeiro álbum desde Parastrophics, de 2012. Dimensional People irá sair a 13 de Abril pela mão da Thrill Jockey e conterá 12 faixas ao todo, inspiradas pelo footwork de Chicago e em colaboração com muitos bons nomes da cena indie.

Falamos de Aaron e Bryce Dessner (The National), Zach Condon (Beirut), Spank Rock, Sam Amidon e Justin Vernon (Bon Iver), que empresta os seus talentos a "Dimensional People Part III", o primeiro single do álbum. Ouçam-no aqui.

Abram a porta a um Cavalheiro
路 POR Paulo Cec铆lio 路 17 Jan 2018 路 16:27 路
© Carlos Lobo

Há um Cavalheiro à espera de entrar. Tiago Ferreira irá editar este ano o seu novo álbum, Falsa Fé, com data de lançamento marcada para o dia 7 de Fevereiro e single para ouvir desde já: "Remocei", com colaboração de Graciela Coelho (Dear Telephone / White Haus).

Falsa Fé será composto por oito faixas e antecipará uma mini-digressão de apresentação que passa por Porto, Braga, Lisboa, Bragança e Coimbra. Mais informações em baixo.


 
15/02, Passos Manuel (Porto)
10/03, Theatro Circo (Braga)
23/03, Musicbox (Lisboa)
30/03, Museu do Abade de Baçal (Bragança)
12/04, Teatrão (Coimbra)
Calexico com novo single e novo disco 脿 espreita
路 POR Jo茫o Morais 路 17 Jan 2018 路 16:24 路
© Jairo Zavala

Como forma de relembrar os mais esquecidos de que vem aí novo disco, os Calexico fizeram o obséquio de lançar novo single. “Under the Wheels” de seu título, a canção é retirada de The Thread That Keeps Us, nono registo de originais da banda norte-americana.

The Thread That Keeps Us tem lançamento agendado para o próximo dia 26 de Janeiro, via City Slang. O alinhamento conta com 15 novas canções e pode ser conhecido mais abaixo. Quanto à digressão europeia do álbum, Portugal ficou, pelo menos para já, arredado das datas anunciadas.



01. End of the World With You 
02. Voices in the Field
03. Bridge to Nowhere
04. Spinball 
05. Under the Wheels 
06. The Town & Miss Lorraine
07. Flores y Tamales
08. Another Space
09. Unconditional Waltz
10. Girl in the Forrest
11. Eyes Wide Awake
12. Dead in the Water
13. Shortboard
14. Thrown to the Wild
15. Music Box
Dapunksportif aceleram na estrada
路 POR Fernando Gon莽alves 路 17 Jan 2018 路 16:15 路


Quase a chegar aos 14 anos de vida, os Dapunksportif estão neste momento a preparar o lançamento de um álbum novo. Soundz Of Squeeze’o’phrenia será editado no dia 9 de Fevereiro e é o quarto álbum da banda de Peniche, gravado em Lisboa nos estúdios da Meiofumado/Kambas, com a ajuda de Fred Ferreira e Ricardo Riquier.

O primeiro single do álbum, "Trouble", já foi divulgado, assim como as datas e locais onde poderemos apanhar os Dapunksportif ao vivo nas próximas semanas. Está tudo aí em baixo.



17/02: Sabotage (Lisboa)
24/02: Danau (Baleal/Peniche)
03/03: Bang Venue (Torres Vedras)
10/03: Texas Bar (Leiria)
17/03: Ceira Rock Fest (Coimbra)
07/04: Associação AO62 (Caldas da Rainha)
14/04: Bafo de Baco (Loulé)
20/04: Uncle Joe's (Esmoriz)
21/04: Vadia Brew Pub (Oliveira de Azeméis)
28/04: Marginália (Portimão)
Of Montreal anunciam novo disco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 17 Jan 2018 路 16:11 路


Os prolíficos Of Montreal acabam de anunciar um prolífico álbum novo, o 15º da sua prolífica carreira. White Is Relic/Irrealis Mood será editado no dia 9 de Março através da Polyvinyl, por causa dos graves, e já há single para ouvir - "Paranoiac Intervals/Body Dysmorphia", alegadamente influenciado pelas remisturas que se faziam nos anos 80 a pensar nas pistas de dança.

O tema já está disponível no YouTube e não é assim tão dançável, mas há ali um verso onde se diz you should be fucking with no one else. Poesia.

Chrysta Bell vem c谩 dar quatro saltinhos em Abril
路 POR Jo茫o Morais 路 17 Jan 2018 路 16:01 路


A cantora e actriz norte-americana, conhecida pelas suas colaborações com David Lynch em disco e na série Twin Peaks, vai passar por Portugal no próximo mês de Abril.

Inserida na We Dissolve Tour, digressão que vai buscar o seu nome ao mais recente disco de Chrysta Bell, lançado em 2017, esta passagem por terras nacionais conta com concertos em Coimbra, Arcos de Valdevez, Ovar e Torres Vedras. Mais abaixo podem conferir as datas, bem como as respectivas salas.



11 Abril: Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente 
12 Abril: Arcos de Valdevez, Casa das Artes 
13 Abril: Ovar, Centro de Artes de Ovar 
14 Abril: Torres Novas, Teatro Virgínia
A$AP Ferg celebra a fam铆lia
路 POR Paulo Cec铆lio 路 17 Jan 2018 路 15:58 路


"Family" é o título do novo single de A$AP Ferg, construído sobre um beat tenso e onde o rapper - ninguém diria! - disserta sobre a sua própria família.

O single é também o primeiro do seu próximo álbum, que ainda não tem título ou data de lançamento previstos. A capa do single é uma obra da sua autoria e tudo isto teve o alto patrocínio da Hennessy. Para ouvir, aqui.

Preoccupations espiam o futuro
路 POR Paulo Cec铆lio 路 17 Jan 2018 路 15:56 路


Os canadianos Preoccupations, ex-Viet Cong, anunciaram o lançamento de um novo álbum - o sucessor do álbum homónimo que editaram em 2016.

Intitulado New Material, porque aparentemente há gente que não seria capaz de chegar à conclusão de que o álbum será composto por material novo (talvez pertencentes à mesma estirpe de idiotas que os forçaram a mudar de nome), o segundo disco dos Preoccupations será editado a 23 de Março pela Jagjaguwar e é descrito como «uma ode à depressão», temática mais que ideal para levar um bando de millenials a publicar merdas no Twitter. O primeiro single chama-se "Espionage" e já pode ser escutado nos sítios do costume.

ALTIN G脺N: tudo a tirar o p茅 do ch茫o
路 POR Andr茅 Gomes 路 17 Jan 2018 路 15:24 路


Os Altın Gün, que têm data marcada no festival Tremor de 2018, preparam-se para lançar o seu primeiro LP com o selo da Les Disques Bongo Joe em Março. O disco foi misturado por Jacco Gardner e tem, claro, aquele cheirinho a Anatólia que fica sempre bem em qualquer ocasião.

O single em questão chama-se "Tatli Dile Guler Yuze" e é provavelmente aquele incentivo que falta para desatarem a dançar entre a vossa secretária e a secretária do lado. Está bonito o dia hoje, não está?

Josh T. Pearson anuncia novo disco. Podemos ouvir um "aleluia!"?
路 POR Paulo Cec铆lio 路 17 Jan 2018 路 15:16 路


Josh T. Pearson é provavelmente um dos artistas mais divertidos que se podem ver em cima do palco, como o comprovaram os concertos no Mexefest e no Musicbox, há uns anos. E a música, rock com carimbo Americana, não sendo tão divertida quanto as suas tiradas não lhe fica atrás em excelência.

Daí que só nos apeteça gritar "aleluia!" ao saber que o texano está a preparar o lançamento de um novo álbum, apenas o seu segundo a solo, depois de Last Of The Country Gentleman (2011). The Straights Hits! será editado no dia 13 de Abril através da Mute e foi composto em apenas três dias, segundo um conjunto de cinco regras (entre as quais a obrigatoriedade de terem a palavra "straight" no seu título). O primeiro single, "Straight To The Top! (lá está) já pode ser ouvido no YouTube. Aleluia, irmãos! Aleluia!

Eels: novo disco e concerto em Portugal
路 POR Andr茅 Gomes 路 17 Jan 2018 路 15:08 路


Chama-se The Deconstruction e é o novo álbum dos Eels. Chegará até nós a 6 de Abril com o selo da E Works/Pias Ibero América em Portugal. O primeiro single deste novo disco tem o mesmo nome e pode ser ouvida ali em baixo.

Hoje chega também a notícia de um concerto dos Eels em Portugal. Será no festival NOS Alive a 13 de Julho. Ali em baixo poderão consultar o alinhamento deste novo registo.



1. The Deconstruction
2. Bone Dry
3. The Quandary        
4. Premonition
5. Rusty Pipes
6. The Epiphany
7. Today Is The Day
8. Sweet Scorched Earth
9. Coming Back
10. Be Hurt
11. You Are The Shining Light
12. There I Said It
13. Archie Goodnight
14. The Unanswerable                          
15. In Our Cathedral
Winterlight est茫o de regresso
路 POR Fernando Gon莽alves 路 17 Jan 2018 路 12:38 路


Depois de sete anos sem uma gravação que lhes ouvíssemos, os britânicos Winterlight estão de volta ao estúdio. O segundo longa-duração da banda foi baptizado de The Longest Sleep Through the Darkest Days e estará disponível a partir de 16 de Março.

O primeiro single que dele brotará, “I Can’t Start Feeling Happy For Being Sad”, é editado a 23 de Fevereiro e virá com dois lados B exclusivos. Fiquem com um vislumbre do que se pode esperar de The Longest Sleep Through the Darkest Days.

Filipe Catto visita Portugal e engata novo videoclip
路 POR Fernando Gon莽alves 路 16 Jan 2018 路 16:48 路


Atirar, simultaneamente, a duas distâncias. Muito sucintamente é isto que o brasileiro Filipe Catto vem fazer a Portugal daqui por uns dias. Dia 20 de Janeiro vai estar no Cine-Teatro de Estarreja a apresentar o seu novo disco de originais Catto (editado em Novembro último) para no dia 23 a mesma apresentação, desta feita em formato mais intimista, seguir com destino ao “O Apartamento” em Lisboa.

Para além dos concertos, Catto vai aproveitar a passagem pela capital para gravar um novo videoclip para “Canção de Engate”, música de António Variações que inclui no disco. Fiquem com a “Canção de Engate” órfã, ainda, de videoclipe.

A segunda vaga dos Dreamweapon
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 16:45 路


Os Dreamweapon já se estão a preparar para o lançamento daquele que será o seu segundo álbum de estúdio. SOL será editado através da britânica Fuzz Club Records e conterá quatro faixas ao todo - sendo que uma delas, "Monte Da Virgem", já se encontra disponível para escuta, acompanhada pelo seu vídeo.

Se acham que SOL tem alguma coisa a ver com o astro-rei, estão certos; o seu sucessor também já está na calha e será «mais negro e lunar». Os temas foram gravados num só take, o álbum sai a 16 de Fevereiro e isto é realmente do cacete.

Editors anunciam novo 谩lbum
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 16:41 路


Três anos depois de In Dream, os Editors estão de volta com um novo álbum. Violence (título giro) será editado a 9 de Março em todos os formatos através da [PIAS] e o primeiro single já está disponível para escuta, tendo como título "Magazine" e vindo acompanhado de um bonito vídeo, já partilhado no YouTube.

Violence será o sexto álbum de estúdio dos Editors e foi produzido pela própria banda, em colaboração com Leo Abrahams, contendo ao todo nove faixas. A banda andará em digressão pela Europa a partir de Março, mas Portugal ficou (para já) de fora.

FAVX pedem subs铆dios ao punk
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 16:01 路
© Arturo Herrero

Os espanhóis FAVX não querem que se crie uma plataforma de crowdfunding; o dinheiro, para eles, não há-de ser nada, mas o punk parece ser tudo. Isto a julgar pelos seis temas que compõem Welfare, o seu primeiro EP, editado através da Burger Records em parceria com a Miel De Moscas.

Em quase 20 minutos, o trio anda pelo emo clássico dos anos 90, pelo garage punk da actualidade e ainda têm espaço para enfiar ali um bocadinho de dança, só para dar aquele gostinho. Welfare já está disponível para escuta no Spotify, mas a julgar pela punkness da coisa, é melhor piratearem-no para terem a experiência completa. De certeza que eles não se importam.

Um tit茫 s贸nico a rastejar pela sujidade
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 15:58 路


Os Yamantaka // Sonic Titan, banda canadiana que curiosamente nada tem a ver com o líder dos Boredoms, anunciaram o lançamento de um novo álbum, o terceiro da sua carreira. Dirt chegará no dia 23 de Março e já há single, "Someplace", para ouvir.

O tema, pó-rock pop com algum peso à mistura, versa sobre «uma situação que nos parece familiar mas que, na verdade, não nos ajuda ou parece ter qualquer propósito» (palavras deles). Para ouvir aqui.

Dedekind Cut com nova mixtape
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 15:52 路


O norte-americano Fred Warmsley, também conhecido como Lee Bannon ou, mais importante ainda, Dedekind Cut, lançou esta semana uma nova mixtape. बड़ा शोक (heart break) está disponível para escuta no Soundcloud e é assinada pelos Barrio Sur, projecto que junta Warmsley ao "português" Alex Zhang Hungtai e a Max Lesser. बड़ा शोक (heart break) é, segundo nos diz, "rock moderno orbitando à volta da cultura negra, queer e de gangues" e foi gravada ao longo do verão de 2017.

A mixtape surge a poucas semanas do lançamento do seu segundo disco enquanto Dedekind Cut, Tahoe, que nos chegará aos ouvidos a 23 de Fevereiro.

U2 em Portugal
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 15:50 路


Não obstante aquilo que se possa pensar sobre os álbuns mais recentes dos U2 (spoiler: são um lixo), a banda irlandesa é sempre uma daquelas coisas que vale a pena ver ao vivo, quanto mais não seja pelos seus antigos clássicos (aquele período ali entre 1980 e 1991 é praticamente intocável).

Com Songs Of Experience na bagagem, os U2 irão regressar a Portugal no dia 16 de Setembro, para um concerto na agora Altice Arena (Lisboa) inserido na nova digressão europeia eXPERIENCE + iNNOCENCE. Os bilhetes irão ser colocados à venda no dia 26 de Janeiro e estarão limitados a quatro por pessoa, porque eu sei e vocês sabem e os U2 sabem que muitos vão acabar na candonga. Os preços serão divulgados brevemente.

J谩 h谩 datas - e um nome - para o Bons Sons
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 15:48 路


O festival dedicado à música portuguesa - e à aldeia de Cem Soldos, perto de Tomar - regressa este ano para mais quatro dias de celebração. A edição de 2018 do Bons Sons realiza-se de 9 a 12 de Agosto e, para já, há apenas uma banda confirmada no cartaz: os quartoquarto, que venceram a edição deste ano do Festival Termómetro.

Os bilhetes para o festival serão colocados à venda no próximo dia 1 de Fevereiro a preços que vão dos 20€ (diário) aos 30€ (passe, mas só até 30 de Abril).

Turbonegro voltam a ligar a m谩quina rock n鈥 roll
路 POR Jo茫o Morais 路 16 Jan 2018 路 12:10 路


Depois de seis anos de silêncio discográfico, os suecos Turbonegro voltam à carga com um novo álbum. Aptamente intitulado de Rock n’ Roll Machine, o disco tem lançamento agendado para 2 de Fevereiro, via Scandinavian Leather Recordings.

O alinhamento já é conhecido e pode ser conferido mais abaixo, logo a seguir ao mais recente single dos noruegueses, “Hurry Up & Die”.



01. The Rock And Roll Machine Suite Part I: Chrome Ozone Creation
02. The Rock And Roll Machine Suite Part II: Well Hello
03. The Rock And Roll Machine Suite Part III: RockNRoll Machine
04. Hurry Up & Die
05. Fist City
06. Skinhead Rock & Roll
07. Hot For Nietzsche
08. On the Rag
09. Let the Punishment Fit the Behind
10. John Carpenter Powder Ballad
11. Special Education
Tipo鈥 Novas Ocupa莽玫es
路 POR Fernando Gon莽alves 路 16 Jan 2018 路 12:06 路


TIPO é um homem há beira de uma estreia. O primeiro disco da vida deste TIPO vai estoirar lá para dia 16 de Março via Pataca Discos e já foi, finalmente, baptizado.

Dá pelo nome de Novas Ocupações e é um relato das mudanças que TIPO aka Salvador Meneses experienciou desde que em 2015 se lembrou de levar avante a ideia de parir um disco. Trinta e seis meses, mais coisa menos coisa, o álbum está pronto e lá dentro vem o novo single “Novos Ofícios”, tema que vai fazer parte do concerto de apresentação de Novas Ocupações na Galeria Zé dos Bois no dia de estreia do álbum.

Gregor McEwan: terceiro 谩lbum j谩 anda por a铆
路 POR Fernando Gon莽alves 路 16 Jan 2018 路 12:03 路


Tido como um dos mais dotados cantautores germânicos, Gregor McEwan e a sua fiel guitarra compuseram From A to Beginning, terceiro disco de originais que deambula com à vontade entre os territórios do folk e da música de dança vs country vs bandas-sonoras de filmes.

Cronologista da melancolia e irremediável romântico, afirmam lá na sua editora, eis Gregory McEwan em From A to Beginning.

Vai um caf茅, ou n茫o?
路 POR Fernando Gon莽alves 路 16 Jan 2018 路 11:55 路


Naquilo que dependa do duo belga Coffee or Not vai, e vai com um cheirinho a single novo. Dois anos e 145 concertos pela Europa depois (em que se inclui uma passagem por Portugal), o duo Soho/Renaud voltou a Bruxelas para gravar o quinto álbum de originais, disco do qual acaba de sair o primeiro single “Lightness”.

Com uma estrutura baseada em loops de guitarra, onde a linha de canto, a bateria e o teclado ganham novas cores e sonoridades, o novo álbum significa para os Coffee or Not “evolução e mudança”. Eis “Lightness”.

Beautify Junkyards entre a tropicalia e o acid folk
路 POR Fernando Gon莽alves 路 16 Jan 2018 路 11:52 路


O terceiro álbum dos lisboetas que dedicam a vida a embelezar sucatas (não, não estamos a falar do kitsch contemporâneo) já tem nome e data de lançamento.

The Invisible World of Beautify Junkyards é o nome do catrapasso, que mistura tropicalia e acid folk britânico numa espécie de chamamento a um mundo de fadas, e cuja edição está prevista para dia 16 de Março via Ghost Box Records. Fiquem com "Aquarius", o primeiríssimo single deste novo disco.

E que tal uma XXXapada nessas trombas?
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 11:45 路


O XXXapada na Tromba, festival dedicado ao grind e a todos os microgéneros que daí brotaram, está de regresso a Lisboa para dois dias de javardice.

Na sexta-feira e no sábado, o festival irá ocupar o RCA com um porradão de música (e não só), destacando-se os checos Gutalax (na foto), banda que é o equivalente auditivo a uma piada sobre peidos, e os portugueses Grog, Analepsy, Besta, Ho Chi Minh e Serrabulho, entre muitas outras. Os bilhetes para o festival estão à venda pelo preço de 35€ (passe geral) e podem saber mais informações aqui.

Son Lux com novo disco em Fevereiro e novo single para ouvir agora
路 POR Jo茫o Morais 路 16 Jan 2018 路 11:43 路
© Alix Spence

Para os mais distraídos, aqui fica o lembrete: os Son Lux, projecto fundado por Ryan Lott em 2008, têm novo disco na calha. Brighter Wounds, quinto registo da discografia do (agora) trio, tem lançamento marcado para 9 de Fevereiro, via City Slang, e promete ser uma obra bem mais pessoal e pesada que o seu antecessor, Bones (2015), surgindo na ressaca do nascimento de um filho e da morte de um familiar de Lott.

Enquanto o álbum não chega, ficamo-nos pelo seu novo single, “Slowly”, que pode ser conferido aqui em baixo.



A01. Forty Screams 
A02. Dream State 
A03. Labor
A04. Slowly
A05. The Fool You Need 
B06. All Directions 
B07. Aquatic
B08. Surrounded 
B09. Young
B10. Resurrection
Gostamos disto: NADINE
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 10:40 路


Os NADINE são um trio de Minneapolis, que junta membros dos Phantom Posse e dos Ava Luna, bandas das quais nunca ouvimos falar ao longo da puta da nossa vida. Mas "Pews" é bonita, incrivelmente bonita - uma espécie de electrónica kraut com vocais doces, que lhe confere uma certa qualidade sonhadora.

"Pews" fará parte do álbum de estreia dos NADINE, oh my (a sair dia 26), e já conseguiu criar-nos água na boca. Caramba!

The Radio Dept. com novo single
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Jan 2018 路 10:36 路


Após terem lançado o EP Teach Me To Forget no ano passado, os Radio Dept. voltam a dar sinais de vida com um novo single.

"Your True Name" é o primeiro single que os suecos editam através da Just So!, a sua própria editora, e é muito provavelmente a melhor canção que vão ouvir até ao final do mês. Ou, quem sabe, do ano. Esta disponível para escuta no Soundcloud.

As segundas-feiras felizes de Cat Falc茫o
路 POR Fernando Gon莽alves 路 15 Jan 2018 路 18:02 路
© Rita Coroado

Com One, o primeiro álbum de originais a solo em contagem decrescente para a sua edição, Cat Falcão aka Monday não podia começar melhor a semana. “Change” é o nome dessa felicidade e apresenta-se como o novo single de One.

Composto por Cat, produzido por António Vasconcelos Dias, gravado por Pedro Vidal no Estúdio Vale de Lobos, misturado por Tiago de Sousa e masterizado por Mário Barreiros, o novo tema contou, para além de Monday na voz, com António (guitarra eléctrica), Nuno Simões (baixo), Sérgio Nascimento (bateria) e Zé Guilherme Vasconcelos Dias (teclas). O primeiro de Monday nasce a 16 de Fevereiro e foi produzido por António Vasconcelos Dias com o apoio da Fundação GDA. Eis mais um capitulo de One.

Orbits junta techno, experimental e ambiente no mesmo espa莽o
路 POR Fernando Gon莽alves 路 15 Jan 2018 路 17:59 路


A martirizada Oliveira do Hospital vai receber, entre os dias 22 e 24 de Junho, a primeira edição do festival Orbits. O evento que nasce com o intuito de ser “um espaço de encontro, uma experiência mobilizadora e universal para exploradores dos tempos modernos” vai juntar no Parque de Campismo de S. Gião o techno, a electrónica ambiente e experimental, artes visuais, instalações, performances e cenografia.

Na primeira leva de confirmações podem ler-se os nomes de A Sacred Geometry, Aurora Halal, Blind Observatory, Burnt Friedman, Dj Deep, Evigt Mӧrker, Fjäder, Hydrangea, Jane Fitz, Peter Van Hoesen, re:ni, Retina.it e Wata Igarashi. A primeira fase de pré-venda prolonga-se até 31 de Janeiro com os bilhetes a custarem 60 euros. No total de todas as etapas de venda, a organização coloca à disposição do público dois mil passes gerais que podem ser adquiridos aqui. Fiquem com A Sacred Geometry.

Os Belle & Sebastian sabem como resolver os nossos problemas humanos
路 POR Jo茫o Morais 路 15 Jan 2018 路 17:31 路


Ou pelo menos é essa a ideia com que ficamos depois de lermos o título do mais recente projecto do grupo, How to Solve Our Human Problems. Dividido em três EPs, o primeiro dos quais editado ainda em Dezembro de 2017, o registo promete trazer-nos ao todo uma quinzena de novas canções do nosso grupo de indie pop vindo de Glasgow favorito.

A primeira parte, como já referimos, está já disponível para compra e escuta nos locais habituais. Quanto às "sequelas" desta trilogia, essas têm data de lançamento marcada para 19 de Janeiro e 16 de Fevereiro, respectivamente. Os alinhamentos dos três EPs podem ser conferidos aqui em baixo, logo a seguir ao mais recente single do grupo, "The Same Star". Quanto a concertos, Portugal fica, por enquanto, a chuchar no dedo.



How to Solve Our Human Problems Part 1 
1. Sweet Dew Lee 
2. We Were Beautiful 
3. Fickle Season 
4. The Girl Doesn’t Get It 
5. Everything Is Now 
 
How to Solve Our Human Problems Part 2 
1. Show Me The Sun 
2. The Same Star 
3. I’ll Be Your Pilot 
4. Cornflakes 
5. A Plague On Other Boys 
 
How to Solve Our Human Problems Part 3 
1. Poor Boy 
2. Everything Is Now (Part Two) 
3. Too Many Tears 
4. There Is An Everlasting Song 
5. Best Friend
Coreto NOS Alive come莽a a escrever-se no feminino
路 POR Fernando Gon莽alves 路 15 Jan 2018 路 17:27 路
© Hugo Domigues

Surma, Beatriz Pessoa, Minta & The Brook Trout e Bernardo (Sónia Bernardo) são as primeiras confirmações para o palco Coreto do NOS Alive 2018. A estes nomes há, ainda, a somar a atuação surpresa de uma outra artista. Cinco concertos que terão lugar a 13 de Julho, um dia em que o famoso Coreto estará reservado à Música nacional.

O NOS Alive 2018 irá decorrer entre os dias 12 e 14 de Julho no Passeio Maritimo de Algés. Os bilhetes variam entre os 65 (diário) e os 149 euros (passe três dias).

Big Thief em Paredes de Coura
路 POR Paulo Cec铆lio 路 15 Jan 2018 路 17:22 路

© Shervin Lainez

A banda que muitos juram ter lançado o melhor álbum de 2017 irá actuar este ano em Paredes de Coura. Os Big Thief são a nova confirmação para o festival minhoto, subindo a palco para apresentar Capacity, o seu mais recente trabalho.

A banda norte-americana irá assim juntar-se aos já confirmados Björk, Fleet Foxes, Skepta, Curtis Harding e ...And You Will Know Us By The Trail Of Dead naquela que será a 26ª edição do Vodafone Paredes de Coura, que se realiza de 15 a 18 de Agosto. Os passes já estão à venda ao preço de 85€, até dia 21 deste mês.

Uma SuperNova explode em 2018
路 POR Paulo Cec铆lio 路 15 Jan 2018 路 17:16 路
© Betânia Liberato

O ciclo de concertos itinerante SuperNova irá regressar em 2018 em força. A segunda vaga de espectáculos teve início no sábado passado, em Torres Vedras, na Bang Venue, seguindo-se Aveiro (20 de Janeiro, GrETUA), Vila Real (3 de Fevereiro, Club), Viseu (17 de Fevereiro, Carmo 81) e Cacilhas (3 de Março, Ginjal Terrasse).

Os convidados? Whales, Throes & The Shine e 10 000 Russos (na foto). Os bilhetes para cada um destes concertos custam 3€ e dão direito a duas cervejas.

Maceo Plex ressuscita Mariel Ito
路 POR Paulo Cec铆lio 路 15 Jan 2018 路 17:13 路


Eric Estornel, homem mais conhecido como Maceo Plex, vasculhou o baú e ressuscitou um dos seus primeiros projectos.

Mariel Ito é o nome que usa para fazer música mais ligada ao electro, e o qual recupera para lançar não só um álbum que compilará temas inéditos feitos entre 2000 e 2005,como também um novo EP. O álbum será lançado através da R&S e já é possível escutar "Process7" no Soundcloud.

PAUS de volta com novo single
路 POR Paulo Cec铆lio 路 15 Jan 2018 路 17:11 路
© Tomás Brice

De dentro para fora, de fora para dentro. É assim que os PAUS se apresentam no seu novo single, "L123", o primeiro avanço de um novo álbum que ainda não tem título ou data de lançamento marcada e que será o sucessor de Mitra, de 2016.

A canção foi partilhada pela própria banda na sua página oficial no Facebook e vem acompanhada pelo respectivo vídeo. Ouçam-na aqui.

Concertos gratuitos em Carnaxide
路 POR Fernando Gon莽alves 路 15 Jan 2018 路 16:40 路


As sextas-feiras que Janeiro ainda tem para oferecer, serão sinónimos de concertos gratuitos para os lados da World Academy em Carnaxide. O jazz do quinteto The Plexus abriu o ciclo na passada sexta seguindo-se-lhe o Indie Rock/Electrónica/Kuduro do duo luso-sueco Yagmar no dia 19 e terminando com o compositor Anthony Left no dia 26.

Os concertos terão lugar no Auditório da World Academy na Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 48 em Carnaxide e começam, invariavelmente, às 22 horas. Fiquem com o primeiro EP dos Yagmar, Dez Fruta.

Os optimistas 艗
路 POR Fernando Gon莽alves 路 15 Jan 2018 路 16:34 路
© Jessica Resmond

Começaram como um duo franco-russo e “acabaram” como um quarteto franco-russo-equatoriano a dar largas à felicidade por estarem às portas de lançarem o seu primeiro álbum de originais e pelo single a que aqui faremos referência.

Vêm de Toulouse, chamam-se Œ e estão a disseminar a alegria com “Cause for Graet Optimism”, tema que saiu de uma residência artística com David Shrigley para o festival Printemps de Septembre. David escreveu a letra e o resto é conversa, ou antes, música. Pop suspenso em modulações vagas de palavras intimistas que se encontram entre eclipses equívocos e plenitudes de lucidez, eis a causa para tanto optimismo.

Nap Eyes agora s茫o maus e v锚m com nova sonoridade
路 POR Fernando Gon莽alves 路 15 Jan 2018 路 15:35 路


O terceiro álbum de originais dos canadianos Nap Eyes já está embrulhado e pronto a seguir viagem. I’m Bad Now é o seu nome e chega dia 9 de Março em busca de respostas sociais, psicológicas espirituais que levem ao Conhecimento.

À escrita e melodia a que estávamos habituados juntaram-lhes uma maior claridade e profundidade sonora da qual “Every Time the Feeling” é a primeira amostra.

O pesadelo de Kyle Craft tem um novo epis贸dio
路 POR Fernando Gon莽alves 路 15 Jan 2018 路 15:29 路


O “bom” pesadelo do trovador do Louisiana Kyle Craft tem mais um episódio. O segundo álbum de originais de Craft, que será editado a 2 de Fevereiro, acaba de dar ao mundo o novo single “Exile Rag”.

Monumento de transversal homenagem ao rock e a todos os seus sub-géneros, o álbum Full Circle Nightmare assume-se como o fechar de um capitulo cheio de atribulações e conquistas musicais na vida do guitarrista que um dia jurou saber de cor todas as músicas de David Bowie, The Beatles e Bob Dylan. Eis “Exile Rag”.

Novas de Jack White j谩 andam por a铆
路 POR Fernando Gon莽alves 路 15 Jan 2018 路 12:39 路


Dizia Santana Lopes, depois do pontapé no cu que Jorge Sampaio lhe deu, que “iria andar por aí”. Quem por aí também anda é “Connected By Love”, primeiro single do novo álbum de Jack White, tema que não vem sozinho.

À primeira aparição de Boarding House Reach, o músico juntou “Respect Commander”, dois temas que andam por aí e que podem ser ouvidos aqui.
 
 
Miguel Ramos lan莽a Lim茫o​-​Preto
路 POR Andr茅 Gomes 路 15 Jan 2018 路 12:15 路


Devem conhecer Miguel Ramos como NACO, ou membro dos Torto ou dos Hitchpop, só para falar de alguns. E agora é com "leveza, alegria e satisfação" que o músico do Porto partilha o seu mais recente trabalho, Limão-Preto.

Este novo registo é um disco, uma fotografia e um texto. E é também um "marco" na sua vida pessoal e artística. Podem ouvir o disco do início ao fim ali em baixo na página de Bandcamp do artista. E podem ver o videoclipe da última canção do disco logo de seguida.




Car Seat Headrest t锚m uma nova fantasia
路 POR Fernando Gon莽alves 路 15 Jan 2018 路 11:54 路


Depois de terem aterrado com toda a pujança no último Paredes de Coura, os norte-americanos liderados por Will Toledo entram em 2018 com todas as ganas um álbum novo. Twin Fantasy chega aos escaparates no próximo dia 16 de Fevereiro e será uma reinterpretação/regravação do “lendário” Twin Fantasy lançado em 2011 na plataforma Bandcamp.

Com Toledo mais maduro, os Car Seat Headrest entenderam ter chegado a altura de terminar o trabalho começado há sete anos e que se assume, desta feita, como um “império dos sentidos” na forma mais total da expressão. A primeira tranche deste pedaço de Will Toledo chama-se “Nervous Young Inhumans” e soa assim.

Frankie aponta ao cosmo
路 POR Paulo Cec铆lio 路 15 Jan 2018 路 11:50 路


A artista mais conhecida como Frankie Cosmos vai editar um novo álbum este ano - e através da reputadíssima Sub Pop.

Vessel sairá a 30 de Março e conterá 18 faixas, tendo sido revelado esta semana o primeiro single, "Jesse", canção pop/rock de toada twee que, imaginamos, é sobre miúdas ruivas que gostam muito de gatos. Ou talvez não. Ouçam-na em baixo e confiram o alinhamento.

Yo La Tengo no Alive
路 POR Andr茅 Gomes 路 15 Jan 2018 路 11:42 路


Os Yo La Tengo regressam a Portugal em Julho para um concerto no NOS Alive’18, acuando no dia 13 no Palco Sagres. Virão até cá apresentar Stuff Like That There, editado em 2015.

A lista de artistas confirmados no cartaz do Alive é a seguinte: At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Chvrches, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Future Islands, Khalid, Mallu Magalhães, Marmozets, Minta & The Brook Trout, Pearl Jam, Perfume Genius, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag'n'Bone Man, Real Estate, Surma, The Kooks, The National, Two Door Cinema Club e Wolf Alice.

Elza Soares prepara novo disco
路 POR Andr茅 Gomes 路 15 Jan 2018 路 11:07 路


Boas notícias para quem vibrou com o último disco de Elza Soares, A Mulher do Fim do Mundo, editado em 2015. A brasileira está desde Setembro a preparar o seu sucessor. Diz o Estadão que Guilherme Kastrup começou a entrar em contacto com possíveis compositores, reunir cerca de 60 canções, foram escolhidas vinte e depois ficaram apenas oito. Depois chegaram mais três e parentemente serão onze no total.

O disco vai chamar-se Deus É Mulher e as canções são assinadas por gente como Tulipa Ruiz, Alice Coutinho, Mariá Portugal, entre outros. 

Topes Ilustres 2017 - Fee Reega
路 POR Fee Reega 路 12 Jan 2018 路 17:19 路
© Sam Collins

Enero. 
 
Sale Sonambulancia, mi disco. Es milagrosa la sensación de publicar algo tan cercano, es calorosa y reconfortante, como a veces dormir y como a veces el mar. 
 
Febrero. 
 
Para el video de Touch Me, I´m Diriving de Captains entramos en una casa indiana abandonada que ya conocía de otro año. La revivimos por un día, subimos una moto a una tercera planta y con una aspiradora industrial quito miles de moscas muertas de una bañera rosa para bañarme en ella con una máquina de humo. 
 
Marzo. 
 
Publicamos el primer LP de Captains, en el que hemos trabajado mucho tiempo. Estamos satisfechos y hambrientos a la vez, preparándonos para el verano. 
 
Canto en el 85 cumpleaños de mi abuelo, en Radio 3 y en Londres. 
 
Abril. 
 
Lejos de mi, mi madre se muda a un lago. Aquí organizo unos conciertos para mi amigo The Great Park y pasamos unos días juntos en Asturias. 
 
Mayo. 
 
Me llaman para salir en un largometraje sobre mineros encerrados en una mina. Yo salgo cantando con mis músicos en un chigre en la cuenca minera. Pasamos una noche entera ahí, me saco una foto con el chigrero y luego la cuelga enmarcada en la pared, cerca de una tapicería de los hermanos Kennedy. 
 
Junio.
 
Giro por primera vez con Fee Reega Band en Galicia y tocamos también en Bilbao. Me encanta estar rodeada de mis músicos y las canciones se transforman en otra cosa diferente con ellos.
 
Viene a visitar mi padre y ve como vivo. Unos mineros me cantan mientras salgo flotando río abajo. Sale mi libro Purpurina y Percebes. 
 
Julio. 
 
Tocamos Captains en el FIB, duermo en el coche. Para el video de Solo es trabajo visito Barcelona y paso un día en un Peep Show antiguo.
 
Agosto. 
 
Paso tres días increíbles en un festival de 60 personas en un pueblo en Soria. Y más días fantásticos en un festival en Galicia. Agosto es el mes más luminoso del año y todo el mundo sabe que tiene que aprovechar. Hay otros leyes y nadie duerme. 
 
Septiembre. 
 
Pamplona!!
 
Y luego suena mi voz en los altavoces de la Playa de San Lorenzo, leyendo una historia. 
 
Vuelvo a tocar en la Plaza del Paraguas en Oviedo, llueve mucho, pero a la Plaza del Paraguas se la sopla. 
 
Octubre. 
 
Otro viaje pequeño a Alemania. Nace Eri, la hija de mis amigos. Y vuelvo a ver tocar a Einstürzende Neubauten. 
 
Noviembre. 
 
Trabajo por primera vez en el Festival de Cine en Gijón, de intérprete, algo que siempre me había apetecido. También se presenta el documental Lluz de Agosto en Xixón, sobre la escena musical de aquí, y voy a la premiere con Adolfo y con una petaca.
 
Diciembre. 
 
El 1 presentamos Sonambulancia en Madrid, en el Café Berlin. Es un concierto especial para mí, emocionante. Como una semana después el concierto de Captains en el 25 Aniversario del Bar La Plaza. Mi voz desaparece durante una semana. Para mí, el año termina ahí, como las uvas una semana antes y despido el 2017. Por eso luego las navidades parecen como un sueño, el árbol delante del lago, las cenas largas y la noche sola con mi abuelo, que me enseña un album de fotos secreto. 
 
En un viñedo en Viena veo la ciudad de lejos, veo el horizonte explotar en todos colores y aquí, rodeada de uvas, realmente muere el año. Como todos los años pasados, nació y murió, pero seguirá vivo en nuestros recuerdos.
Os Suuns quando nascem s茫o para todos
路 POR Paulo Cec铆lio 路 11 Jan 2018 路 15:42 路


Os canadianos Suuns anunciaram, esta semana, o lançamento de um novo álbum. Felt estará disponível a partir do dia 2 de Março, com edição da Secretly Canadian.

O disco conterá 11 faixas e já dá para ouvir o primeiro single, "Watch You, Watch Me", rock electrónico sem rodeios, com direito a vídeo realizado por Russ Murphy. Piquem-no aqui.


 
01 “Look No Further”
02 “X-ALT”
03 “Watch You, Watch Me”
04 “Baseline”
05 “After The Fall”
06 “Control”
07 “Make It Real”
08 “Daydream”
09 “Peace And Love”
10 “Moonbeams”
11 “Materials”
Raoul Vignal por c谩 no final deste m锚s
路 POR Andr茅 Gomes 路 11 Jan 2018 路 15:38 路


Raoul Vignal vai estar em Portugal em Janeiro e Fevereiro para concertos em cidades como Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Barcelos, entre outras.

O francês estará por cá a apresentar o seu mais recente álbum, The Silver Veil, editado no ano passado com o selo da Talitres. As datas são aquelas que podem consultar ali em baixo.



24 de Janeiro - Alcobaça, Filho Sarilho
26 de Janeiro - Arco8, Ponta Delgada
27 de Janeiro - Casa Independente, Lisboa
28 de Janeiro - Condomínio Criativo, Coimbra
29 de Janeiro - VIC Arts House, Aveiro
30 de Janeiro - Livraria Mavy, Braga
31 de Janeiro - Teatro Gil Vicente, Barcelos
4 de Fevereiro - CCOP, Porto
Novos nomes para o Lisboa Electronica
路 POR Paulo Cec铆lio 路 11 Jan 2018 路 12:30 路


A editora portuguesa Ministerium Records irá ter um showcase no Lisboa Electronica, no qual irá ser representada por Sonja Moonear (na foto), DJ suíça que encabeçará a comitiva, Onirik, Berllioz e zoy.

O local onde o festival se realizará não foi ainda divulgado, mas sabe-se agora que contará com duas vertentes: uma mais didáctica e outra festiva. A segunda edição realiza-se de 4 a 7 de Abril e os bilhetes já estão à venda.

Topes Ilustres 2017 - Jo茫o Sarnadas | Coelho Radioactivo
路 POR Jo茫o Sarnadas 路 11 Jan 2018 路 10:41 路


TOP CONCERTOS PORTO 2017
 
Pedro Sousa & Gabriel Ferrandini apresentam Má Arte no Passos Manuel
Um concerto completamente acústico no auditório do Passos Manuel, todos saíram de boca aberta e ouvidos cheios. Dois músicos absolutamente exímios na sua aproximação ao instrumento, refinando a cada concerto a sua linguagem. Aproveito também para mencionar o disco lançado nesse dia pela Favela Discos, “Má Arte” gravado também ao vivo num concerto em Aveiro, na Galeria Má Arte.
 
John Maus + Orquestra da Favela apresenta O Cão Da Morte 
+ Gary War + Vive Les Cônes + Dj Fitz + Afonso Macedo
 
Não se esperava outra coisa de um concerto do John Maus que não um tremor de terra em palco. Foi uma grande noite que eu tive o prazer de promover com a Favela, a convite da Lovers & Lollypops. Não me alongo mais sobre o épico concerto do Maus, que só pecou por não ter tocado a discografia inteira.
 
Nessa noite celebramos também os 10 anos de existência d’O Cão Da Morte (Luís Severo) do qual não posso falar muito porque estava em palco. Mas posso dizer que adorei re-visitar os temas d’O Cão da Morte e celebrar a carreira do meu grande amigo e colega Flamingo.
 
Jonathan Saldanha na P a r v a
O Jonathan Saldanha tem vindo a desenvolver uma linguagem musical muito própria nos seus diversos projectos, dos quais podemos realçar os HHY & The Macumbas. Infelizmente não tive a oportunidade de ver o “Poço”, peça desenvolvida para o festival Dias de Dança, que pelo que percebi terá sido um projecto incrivelmente arrojado, com vários intérpretes e uma cenografia bruta. No entanto tive a oportunidade de ver a sua “Afasia Táctica” na Culturgest Porto, e um concerto a solo na P a r v a . A segunda mencionada, foi a mais recente oportunidade para o apanhar a solo atrás da mesa de mistura, e foi  como sempre uma experiência singular. Um fluxo que cambaleou entre o som contínuo e a pancada extrema, aproveitando para espicaçar a ditadura do quatro por quatro na música electrónica. 
 
NU NO no D A M
Em primeiro lugar devo realçar o disco POP SONGS do Nu No, produzido pelo Pedro Centeno com ajuda de vários músicos e artistas da cidade do Porto, é um dos meus discos portugueses preferidos do ano, e merece sem dúvida a vossa audição e atenção. Em concerto as coisas aconteceram caoticamente bem, das atabalhoadas participações do Tomé Duarte e menos atabalhoadas da Rita Braga à presença teatral do Nu No, luva preta numa das mãos, entoando um contínuo poético quase tântrico, ou uma experiência talvez psicadélica.  
 
Alvaro Peña no Café Au Lait
Este concerto foi uma surpresa fantástica, por sugestão do Dj Dealy, chegamos a um Au Lait minimamente composto para ouvir o senhor que é supostamente conhecido como o primeiro punk do Chile, uma cadeira com um pequeno Casio pousado e dois microfones, voz e teclado. Um senhor senta-se e põe o casio ao colo, aponta ligeiramente o microfone para a coluna do teclado e começa a martelar acordes para a frente e para trás. Poderia soar mal mas não, a honestidade na música salva. As suas músicas foram apresentadas numa versão reduzida que para mim funciona melhor que a versão do disco. Para além do ear-worm com que de lá saí “tonteras, tonteras, tonteras, mi vida esta llena de tonteras”, fomos surpreendidos com temas surreais como “Drinking my own sperm” que deixou todos os que se iam apercebendo da letra com olhares surpreendidos (ele disse aquilo mesmo?). 
 
Sinceramente não consigo escrever sobre os seguintes concertos, mais porque já me esgotei nos textos em cima e não sei bem o que dizer sobre os seguintes. Mas para mim têm também de ficar nesta lista.
 
Harmonies no TRC Zigurfest
Tocar com Live Low e apagar um fogo no TRC Zigurfest
Jung An Tagen nas DAMAS
Alex Zang Hungtai + David Maranha + Gabriel Ferrandini no Passos Manuel
 
Certamente que me estarei a esquecer de algo.
 
Não queria falar de discos mas vou simplesmente mencionar alguns que marcaram o meu ano, em primeiro lugar tive o orgulho de participar com Sarnadas e Well na compilação Memories Overlooked, homenagem ao grande Leyland Kirby que também lançou este ano. Os fantásticos discos Screen Memories de John Maus e Dedicated do Bobby Jameson de Ariel Pink trouxeram-me de volta à Pop e soube muito bem ouvir o homónimo, assim como o Pianinho de Luís Severo. Não esquecer também o homónimo de Primeira Dama que eu produzi.
 
Gostaria de acabar esta lista com um desejo para 2018 e os anos que se seguem:
 
É com muita pena que vejo o estado da crítica musical em Portugal. 
Por um lado tenho de dar os meus parabéns às webzines, sites e revistas que tentam lutar contra o estado letárgico da crítica, já que estamos muitas vezes a falar de um esforço amador (de alguém que não o faz por profissão mas por gosto e vontade). Desejo também, a estas entidades, a continuação de um bom trabalho. Que para o ano haja mais pessoas a ir ver concertos, a pensar a música e a falar sobre ela, apoiando assim os artistas e colectivos que aparecem ou continuam a marcar presença um pouco por todo o país. 
 
Por outro lado, acho que não se pode negar uma discrepância entre a oferta musical e a crítica. 
 
É seguro dizer que estamos perante um momento de grande abundância e criatividade musical, em que vemos surgir inúmeros colectivos que seriam demasiados para mencionar sem que me esquecesse de algum. Parece-me então que a crítica não está a acompanhar esse crescimento, que muitas vezes poderia ser feito em união (entre novos músicos e críticos). Numa visão mais negativa poderia até dizer que há um desinteresse aparente da crítica nos novos músicos, ou que o alvo dos artigos muitas vezes peca pela segurança, tornando os artigos insípidos, sem grande valor. Por exemplo, no concerto de John Maus organizado pela Lovers e pela Favela, recebemos pedidos de acreditações por parte de alguma imprensa, que foram obviamente fornecidas. No entanto quando ofereço bilhetes, a essas mesmas entidades, para outros concertos que organizo (por exemplo o recente concerto de Putas Bêbadas no Café Ceuta) nem sequer uma resposta aparentemente mereço.
 
Agora podemos questionar o seguinte:
 
Será que uma review de um concerto de John Maus tem o mesmo valor para nós (público/músicos) que uma review de um concerto de Putas Bêbadas (ou qualquer outra banda portuguesa)? A meu ver a resposta é negativa. Muito resumidamente o John Maus não vai crescer com esta review, nem o público dele, o autor da crítica poderia desenvolver um ensaio à volta das letras muito interessantes de Maus, e há pano para mangas, mas nem isso acontece. Vemos uma crítica insípida em que o autor se queixa que o John Maus não toque um certo êxito, um bocado como quando o pessoal se queixa que os Radiohead não tocam a "Creep", que infelizmente voltou à baila e ao repertório ao vivo da banda… (ah! e apesar de gostar mais da versão do Maus, esse tal êxito nem é uma música original dele, mas sim da Molly Nilsson).
 
Parece-me que seria muito mais interessante e eficiente haver um acompanhamento dos músicos portugueses na crítica. Os músicos podem crescer com as reviews, os críticos podem crescer com as reviews, ganhar referências etc, o público dos músicos pode crescer, o público da crítica pode crescer, ou seja, vemos aqui muito mais pontos positivos. E não me venham dizer que não há público para crítica, que só com os músicos existentes em Portugal já se vende uma pequena edição. Também sugeria que fossem menos a festivais e mais a concertos, ou pelo menos que escrevessem mais sobre os segundos e menos sobre os primeiros, parece-me que podem dar textos mais interessantes… isto é crítica de música ou é de festivais?
 
Já agora gostava também de mencionar o meu apreço pelos pequenos promotores e todos esses tolos que lutam pela existência de um circuito musical por cá. Mais uma vez não vou mencionar nenhum espaço ou promotor, com a certeza de que me esquecerei de alguém, mas acho que quem está atento consegue identificar pelo menos um ou outro. É devido a essas pessoas que alguém como eu consegue ir sobrevivendo à custa da música cá em Portugal. A todos os meus mais sinceros agradecimentos e espero que este ano vos traga sucesso.
 
Também gostaria de mandar o meu respect ao Gato Mariano que é a meu ver o crítico de música mais interessante em Portugal.
Radda mostram-se ao mundo
路 POR Paulo Cec铆lio 路 11 Jan 2018 路 09:58 路


Os Radda são uma dupla baseada em Lisboa e formada por Nuno Damião (guitarra, baixo e electrónicas) e Jorge Lopes Trigo (percussão), que está pronta para editar o seu disco de estreia - ainda sem título - este ano.

O primeiro tema do mesmo, "Suns", é rock psicadélico veraneante que se dispõe a transportar-nos a todos para outras paragens, de preferência mais quentes. E pode ser ouvida no Bandcamp. Aqui.

deelanZ autoproclama Authenticity
路 POR Fernando Gon莽alves 路 10 Jan 2018 路 17:15 路


Auto-intitulado de artista queer pop punk, deelanZ quer ajudar a fazer a mudança na comunidade através da sua música.

É essa música que nos traz aqui, nomeadamente o seu novo single “Authenticity”, tema indie-rock cheio de elementos que piscam o olho ao melhor dos anos 90. Fiquem com “Authenticity”.

John Tejada faz nascer um novo h铆brido
路 POR Fernando Gon莽alves 路 10 Jan 2018 路 17:12 路


Tecno e electro num só álbum, o décimo terceiro da carreira do produtor John Tejada. O novo disco chama-se Dead Start Program e tem estreia prevista no próximo dia 9 de Fevereiro.

Camaleónico na sua concepção, Dead Start Program percorre, em onze temas, uma série de auto-estradas sonoras de que a “máquina arrítmica” “Autoseek” é o primeiro exemplo. Para ouvir:

Cavern Of Anti-Matter de regresso
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Jan 2018 路 17:09 路


Os Cavern Of Anti-Matter, de Tim Gane (Stereolab), estão a preparar o lançamento de um novo álbum. Hormone Lemonade sairá a 23 de Março e será o terceiro álbum do grupo, a ser editado pela Duophonic.

O primeiro single, "Make Out Fade Out", motorika para dançar polvilhada com guitarra a ranger fuzz, já está disponível para escuta nos sítios do costume.

Francesca Blanchard tem uma can莽茫o para Porto Rico
路 POR Andr茅 Gomes 路 10 Jan 2018 路 14:54 路


Francesca Blanchard quis que 2018 fosse um ano de esperança e mudança. Em Outubro foi convidada para dar um concerto de benificiência a favor das vítimas da tempestade em Porto Rico numa escola, organizado pelo músico e amigo Chad Hollister e pela directora de música da escola, Anne Decker. E escreveu uma canção para o efeito.

Essa canção, "Maria", está agora à venda no seu Bandcamp e todas as receitas serão ofrecidas à ilha e às áreas circundantes. A canção pode ser ouvida aqui em baixo.

The Twist Connection: quem s茫o estas pessoas?
路 POR Andr茅 Gomes 路 10 Jan 2018 路 14:31 路
© Bruno Pires

Não somos nós que perguntamos, são eles. "Who Are These People?" é o primeiro single do próximo álbum dos The Twist Connection, que deverá sair em Junho próximo - com título homónimo - com selo da conimbrincense Lux Records.

De Janeiro a Março, os The Twist Connection vão andar na estrada, de norte a sul, e até vão dar um saltinho a Espanha. As datas encontram-se ali em baixo.
 
 
25 de Janeiro/ Teatro Municipal, Guarda
27 de Janeiro/ Maus Hábitos, Porto (O Salgado faz anos Fest)
9 de Fevereiro/ Sítio das Artes, Figueira da Foz
10 de Fevereiro/ Fun House, Madrid (Espanha)
11 de Fevereiro/ Sala Karma, Pontevedra (Espanha)
12 de Fevereiro/ Mardis Gras, Corunha (Espanha)
9 de Março/ Maus Hábitos, Porto
17 de Março/ Sede BMA, Amarante
29 de Março/ CAE, Portalgre
30 de Março/ Salão Brazil, Coimbra
"Ayy lmao", disse Mr. Gallini
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Jan 2018 路 12:12 路


Mr. Gallini é o alter-ego de Bruno Monteiro, que se deu a conhecer nos Stone Dead. Para 2018, eis que o músico irá apostar em força na sua carreira a solo: está previsto o lançamento de uma trilogia, ao longo deste ano, cujo primeiro tomo é editado já na próxima segunda-feira e que tem como título Lovely Demos.

O disco foi gravado e misturado no seu próprio quarto em Pisões e o primeiro single, "Fink The Alien", já está disponível para escuta. Podem apanhar Mr. Gallini ao vivo em Leiria, no dia 18 (O Nariz), em Alcobaça a 19 (Filho Sarilho) e em Lisboa no dia 25 (Musa).

The Monochrome Set sentem-se bem na sua loucura
路 POR Fernando Gon莽alves 路 10 Jan 2018 路 12:11 路


Mais do que um estado de espírito este “sentem-se bem” é coisa prática assente num novo single que abre as portas de Maiseworld, novel registo com edição prevista para o dia 9 de Fevereiro via TapeteRecords. “I Feel Fine (Really)” é novo mas não pode ser olhado em separado dos outros temas de Maiseworld.

O novo álbum é-nos apresentado pela personagem Maise e é ela que nos guia pelos corredores deste labirinto sonoro onde nos são apresentados os caprichos e volatilidades da identidade musical dos The Monochrome Set, tudo menos monocromia. A fechar um aviso: este álbum pode conter doidos.

Joan As Police Woman faz paragem a novo single
路 POR Fernando Gon莽alves 路 10 Jan 2018 路 12:09 路


Parado, devidamente autuado e mandado seguir para os Youtubes deste mundo, assim é “Tell Me”, novo single retirado ao também novo álbum Damned Evolution cuja estreia acontecerá a 9 de Fevereiro.

Medo da vulnerabilidade, paranóia, vergonha, inveja numa trip entre o real e o metafísico em formato “Tell Me”, para ouvir aqui em baixo.

Conc锚ntrico experimental improvisa em Cascais
路 POR Fernando Gon莽alves 路 10 Jan 2018 路 11:32 路
© Estelle Valente

A ideia é simples: juntar, uma vez por mês, os músicos e os grupos do colectivo A Besta com uma série de convidados, em combinações inéditas. Nas duas partes de cada sessão estarão sempre parcerias entre dois músicos e entre duas bandas (ou mais, quando os projectos forem individuais) a tocarem em conjunto.

O ciclo terá lugar na renovada Estudantina de São Domingos de Rama em Cascais e abre as hostilidades, no próximo dia 13 de Janeiro pelas 21h30, com a associação num mesmo ensemble das bandas Cardíaco (A Besta) e dUAS sEMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS (Associação Terapêutica do Ruído). Na segunda parte da noite será a vez da violoncelista e vocalista Joana Guerra (“Cavalos Vapor”, dupla com Gil Dionísio, Companhia João Garcia Miguel) e do baixista André Calvário (Signs of the Silhouette, Projéctil, Cardíaco) subirem ao palco. Os bilhetes têm o custo único de 5 euros.

Sons de Vez regressa com Linda Martini e The Legendary Tigerman em destaque
路 POR Fernando Gon莽alves 路 10 Jan 2018 路 11:28 路
© Ângelo Lourenço

A 16ª edição do festival Sons de Vez já está em velocidade de cruzeiro. Os destaques deste festival, que decorre nos fins-de-semana de Fevereiro e Março na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, vão para a presença de Linda Martini, Jorge Plama, Blind Zero e The Legendary Tigerman a que se juntam nomes como Anaquim, The Last Internationale, Carlão, Frankie Chavez, Pedro e os Lobos, Ricardo Azevedo, Carolina Drama e Miguel Tela.

Os concertos têm sempre início marcado para as 23 horas e os bilhetes, que variam entre 6 e 15 euros, são colocados à venda na semana respeitante a cada concerto.



3 de Fevereiro
Carlão
 
10 de Fevereiro
Frankie Chavez + Miguel Tela
 
17 de Fevereiro
Linda Martini
 
24 de Fevereiro
Jorge Palma
 
3 de Março
Blind Zero
 
9 de Março
The Legendary Tigerman + Pedro e os Lobos
 
17 de Março
Anaquim + Ricardo Azevedo
 
24 de Março
The Last Internationale + Carolina Drama
O 10潞 anivers谩rio dos The Men celebra-se com um novo disco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Jan 2018 路 11:24 路


É certo que os The Men nunca mais igualaram Leave Home, o álbum que nos colocou a todos a falar deles, mas a banda norte-americana tem-se revelado como uma das mais interessantes do panorama rock da década. Para o provar, eis mais um disco, o sétimo da sua carreira: Drift, sucessor de Devil Music (2016) e a forma que os The Men arranjaram para celebrar os seus dez anos de existência.

Drift sairá no dia 2 de Março e marca o seu regresso à Sacred Bones, estando já disponível para escuta o primeiro single, "Maybe I'm Crazy". Confiram-no aqui.



01. Maybe I’m Crazy
02. When I Held You In My Arms
03. Secret Light
04. Rose on Top of the World
05. So High
06. Killed Someone
07. Sleep
08. Final Prayer
09. Come to Me
Chris Carter volta aos 谩lbuns
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Jan 2018 路 11:21 路


Foi, durante largos anos, uma das figuras dos Throbbing Gristle. Dezassete anos depois, Chris Carter volta a lançar um álbum a solo: Chris Carter’s Chemistry Lessons Volume 1 irá ser editado no dia 30 de Março e, supostamente, terá influências «radiofónicas» e de melodias sacadas a velhas canções folk britânicas.

Chemistry Lessons... conterá 25 (!) faixas e uma delas, "Blissters", já está disponível para escuta. Não é folk, e está mais perto do trance, mas é óptima.

Mam茫, compras-me um c茫o?
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Jan 2018 路 10:52 路


Sophie Allison, ou Soccer Mommy, tem conquistado alguns corações com as suas gravações feitas em casa, que resultaram numa compilação, Collection, editada o ano passado. 2018 verá nascer o seu primeiro álbum digno desse nome, intitulado Clean e com edição marcada para o dia 2 de Março.

O primeiro single, "Your Dog", conta a história de uma relação tóxica e parece não ter nada a ver com a melhor canção de amor da história da humanidade, dos Stooges. Ouçam-no em baixo e confiram o alinhamento do álbum.



01 “Still Clean”
02 “Cool”
03 “Your Dog”
04 “Flaw”
05 “Blossom (Wasting All My Time)”
06 “Last Girl
07 “Skin”
08 “Scorpio Rising”
09 “Interlude”
10 “Wildflowers”
Iron Reagan e Gatecreeper arrasam com novo split
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Jan 2018 路 10:37 路


Ronald Reagan está morto e, no entanto, a trickle down economics continua a ser vista com bons olhos - maioritariamente, por malta que nunca esteve mal na puta da vida e que acha que os pobres são um fardo pesadíssimo. De certa forma, os Iron Reagan (na foto) também são adeptos dessa filosofia, se bem que no seu caso não é o dinheiro e sim o thrash aquilo que vai escorrendo para baixo.

Após terem lançado Crossover Ministry! no ano passado, os norte-americanos anunciaram esta semana um novo split com os Gatecreeper, banda de death metal que também sabe puxar ferro. E muito. O EP foi misturado por Kurt Ballou (Converge) e os dois primeiros singles, "Paper Shredder" e "War Has Begun", já estão disponíveis para escuta. O disco sai a 2 de Março.




Slowdive em Portugal
路 POR Andr茅 Gomes 路 10 Jan 2018 路 10:12 路


Está uma manhã cheia em termos de notícias e chuva, não está? Olhem mais uma, acabadinha de chegar. Os Slowdive vão estar em Portugal em Março para dois concertos.

A 8 de Março actuam em Lisboa, no Lisboa ao Vivo, no dia seguinte seguem para o norte para um concerto no Hard Club, no Porto. Os bilhetes custam 30 euros.

Fleet Foxes no Vodafone Paredes de Coura
路 POR Andr茅 Gomes 路 10 Jan 2018 路 10:02 路


Tipo, a sério. A banda norte-americana marca presença no festival minhoto no dia 16 de Agosto naquela que será a 26.ª edição do certame. Os Fleet Foxes juntam-se a um cartaz apetecível onde estão já confirmados Björk, Skepta, Curtis Harding e ... And You Will Know Us By The Trail Of Dead.

Os passe geral para o Vodafone Paredes de Coura está disponível por 85€ até ao dia 21 de Janeiro. Despachem-se meus amigos.

Breeders definitivamente de volta
路 POR Paulo Cec铆lio 路 09 Jan 2018 路 17:27 路


As Breeders vão regressar em grande aos álbuns e aos palcos. O seu primeiro álbum em dez anos, All Nerve, sairá a 2 de Março através da 4AD; um novo single, que dá nome ao disco, foi disponibilizado hoje; e, entre Abril e Julho, a banda irá percorrer a América do Norte e a Europa com a digressão de apresentação do álbum, que para já não parece passar por Portugal - mas ainda há muito campeonato, desejamos nós.

Ouçam "All Nerve" aqui em baixo e confiram o alinhamento do disco.



1. Nervous Mary
2. Wait in the Car
3. All Nerve
4. MetaGoth
5. Spacewoman
6. Walking with the Killer
7. Howl at the Summit
8. Archangel’s Thunderbird
9. Dawn: Making an Effort
10. Skinhead #2
11. Blues at the Acropolis
GAIKA na ZdB
路 POR Paulo Cec铆lio 路 09 Jan 2018 路 17:12 路


Após ter cancelado a sua vinda em Novembro passado, GAIKA estará finalmente por Lisboa para apresentar The Spectacular Empire, nome que deu aos dois EPs que editou em 2017.

O britânico actua já esta sexta-feira na Galeria Zé dos Bois, numa noite programada por si e que contará também com as prestações de 808INK, Flohio e Gloria. Os bilhetes estão à venda na Flur, Tabacaria Martins e ZdB ao preço de 10€.

Rolo Tomassi, por c谩
路 POR Paulo Cec铆lio 路 09 Jan 2018 路 17:02 路


Os britânicos Rolo Tomassi irão estar em Portugal durante o próximo fim-de-semana, para três concertos que servem de apresentação aos temas de Time Will Die And Love Will Bury It, o seu quinto álbum de estúdio, que será editado em Março.

A banda, que anda a fazer a primeira parte da nova digressão dos While She Sleeps, passará primeiro pelo Porto (Hard Club, 22€), no próximo sábado, seguindo-se Lisboa (RCA, 18€) na segunda-feira e Loulé (Bafo de Baco, 18€) na terça.

Ride com novo single
路 POR Paulo Cec铆lio 路 09 Jan 2018 路 17:01 路


Definitivamente regressados às lides musicais após um interregno de 18 anos, os Ride partilharam esta semana o segundo single do seu próximo EP, Tomorrow's Shore.

"Catch You Dreaming" já está disponível para escuta nas principais plataformas e sucede a "Pulsar", mostrado no final do ano passado. Segundo Andy Bell, a canção foi escrita segundo a perspectiva de se ser "uma das duas últimas pessoas ainda vivas, observando um Universo que chega ao fim", o que nos parece assustadoramente bonito. Ouçam-na aqui.

Johanna Glaza em Lisboa
路 POR Paulo Cec铆lio 路 09 Jan 2018 路 16:56 路


A londrina Johanna Glaza irá regressar a Portugal já este mês para apresentar os temas do seu álbum de estreia, Wind Sculptures, editado em 2017. Glaza trará a sua folk a Lisboa, mais concretamente ao Musicbox, no dia 20 de Janeiro.

Os bilhetes para o concerto daquela que é apontada como «uma face nova e moderna» dentro da folk custam 6€ e estão à venda em todos os locais habituais.

Vamos todos 脿 casa de David Byrne
路 POR Andr茅 Gomes 路 08 Jan 2018 路 17:45 路
© Jody Rogac

Não era nada mau, não. Mas é só mais um daqueles títulos chico-espertos para tentar chamar atenção. "Everybody's Coming To My House" é, na verdade, o título do primeiro single do próximo disco de David Byrne, intitulado Utopia. E estamos mesmo a precisar de uma. Utopia, entenda-se.

O disco chega em Março e conta com locaborações de luxo como as de Brian Eno, Rodaidh McDonald, Oneohtrix Point Never, Jam City, Doveman, Jack Peñate e mais. Ouçam o tema aqui em baixo. Alinhamento logo depois.



01 “I Dance Like This”
02 “Gasoline And Dirty Sheets”
03 “Every Day Is A Miracle”
04 “Dog’s Mind”
05 “This Is That”
06 “It’s Not Dark Up Here”
07 “Bullet”
08 “Doing The Right Thing”
09 “Everybody’s Coming To My House”
10 “Here”
A balada de Shirley Collins
路 POR Fernando Gon莽alves 路 08 Jan 2018 路 17:38 路


A balada de Shirley Collins ou The Ballad Of Shirley Collins fez-se, no ano passado, filme-homenagem a uma das mais distintas cantoras folk britânicas do século XX.

Agora, em 2018, acaba de ser anunciado o lançamento do disco que vai aglomerar todos os temas contidos no filme. A banda sonora dupla para The Ballad Of Shirley Collins estreia no dia 23 de Março e vem com vinte e um temas lá dentro como é o caso de “Single Girl, Married Girl” pela mão de Ruby Vas.

Jono Ma & Dreems editam The Dreemas
路 POR Fernando Gon莽alves 路 08 Jan 2018 路 17:32 路


Jono Ma (Jagwar Ma) e Angus Gruzman (Dreems e Die Orangen) juntaram esforços e criaram um EP a que deram o nome de The Dreemas.

Gravado entre Londres e Berlim, o primeiro extended-play da dupla apresenta-se como um testemunho electrónico-criogénico sobre as crises existenciais, conversões e transcendências de dois amigos, estes dois amigos, ao longo do ano de 2017. O EP sai no dia 19 de Janeiro mas podem ouvir o tema “Can’t Stop My Dreaming (Of You).

S茅rgio Godinho: o fim de sete anos de jejum com Na莽茫o Valente
路 POR Fernando Gon莽alves 路 08 Jan 2018 路 17:22 路


O novo disco de Sérgio Godinho está a caminho. Chama-se Nação Valente, será lançado a 26 de Janeiro e tem como primeiro single o tema “Tipo Contrafacção”.

Este e os outros temas do décimo oitavo álbum do músico serão apresentados ao vivo nos dias 23 e 24 de Fevereiro no Capitólio em Lisboa e nos dias 3 e 4 de Março na Casa da Música no Porto. Eis o fim de um jejum de novos temas que já durava sete anos com “Tipo Contrafacção”. Alinhamento para consulta ali em baixo.


 
1 – Grão da Mesma Mó
2 – Artesanato
3 – Baralho de Cartas
4 – Nação Valente
5 – Mariana Pais, 21 Anos
6 – Tipo Contrafacção
7– Noites de Macau
8 – Delicado
9 – Noite e Dia
10 - Até Já, Até Já
Fugly contra a parede
路 POR Paulo Cec铆lio 路 08 Jan 2018 路 17:17 路
© André Coelho

Os FUGLY, banda que está para o garage rock nascido no Porto como Yacine Brahimi está para Deus, têm um novo single. "Hit A Wall" é avanço para o novo álbum da banda, intitulado Millenial Shit e com data de lançamento marcada para o dia 19 de Janeiro, data a partir da qual estará também disponível em todas as plataformas.

O álbum antecede uma digressão que percorrerá Portugal de norte a sul, começando pelo Porto (Maus Hábitos, a 9 de Fevereiro), e desaguando numa digressão europeia com os camaradas Whales. Confiram as datas todas da tour e ouçam "Hit A Wall" aí em baixo.



09/2 - Maus Hábitos, Porto
10/2 - Damas, Lisboa
16/2 - Quina das Beatas, Portalegre
17/2 - SHE, Évora
22/2 - Tabacaria Teatrão, Coimbra
23/2 - Clap Your Hands Say Fest, Leiria
24/2 - Boreal - Festival de Inverno, Vila Real
02/3 - El Corzo, Santiago de Compostela
03/3 - Porta Onze, Monção
09/3 - Sé Lá Vie, Braga
10/3 - Café Avenida, Fafe
13/3 - Madrid
14/3 - Bilbao
15/3 - Toulouse
16/3 - Saint-Jean-de-Laur
17/3 - Limoges
18/3 - Antuérpia
20/3 - Eindhoven
23/3 - Chemnitz
24/3 - Hannover
25/3 - Berlim
29/3 - Vicenza
30/3 - Bolonha
31/3 - Roma
01/4 - Perpignan
04/4 - Oviedo
05/4 - Lugo
Tresor&Bosxh com novo EP
路 POR Paulo Cec铆lio 路 08 Jan 2018 路 17:14 路

Maria João Braga

Os Tresor&Bosxh irão editar um novo EP já no próximo mês. Grocery conterá três faixas e foi gravado na CazaGrande & Sonic House, contando com a participação especial de Pedro Oliveira.

A dupla formada por Ricardino Lomba e Tiago Rosendo divulgou hoje o primeiro single do EP, que lhe dá o nome, e o qual podem ouvir no Soundcloud. O disco sairá a 5 de Fevereiro através da honeysound e da ZigurArtists.

Descolagem!, grita-se no Sabotage
路 POR Paulo Cec铆lio 路 08 Jan 2018 路 17:12 路


O Sabotage, em Lisboa, irá acolher, no fim-de-semana, a primeira de muitas noites de celebração da Colado. A Descolagem 2018 irá levar ao espaço sideral os Qer Dier (na foto), Môno, NOOJ, Lourenço Crespo, JANICE e Shinaskee & Os Camponeses".

O mini-festival realiza-se ao longo de dois dias e cujos bilhetes estão já à venda - 6€ para um dia, 10€ para os dois. Saibam mais aqui.

Kangding Ray, no Lux
路 POR Paulo Cec铆lio 路 08 Jan 2018 路 17:09 路


É já na próxima sexta-feira que Kangding Ray regressará a Portugal, para mostrar na pista do Lux (Lisboa) o seu techno feito a partir de resistência (contra o capital, contra a opressão, contra a tecnologia, o que seja).

Na base de mais uma apresentação estará Hyper Opal Mantis, álbum que editou no ano passado. O reencontro de Kangding Ray com o público português faz parte de mais uma sessão Stardustballs, que também contará com Zadig e Dexter. Mais informações aqui.

Gato Mariano leva amigos ao DAMAS
路 POR Paulo Cec铆lio 路 08 Jan 2018 路 17:06 路
DarkSunn © chikolaev

O Gato Mariano, a.k.a. a besta que se recusa passados tantos anos a pagar finos, vai voltar ao Damas para fazer a sua festa para amigos.

Desta vez, o burro foi inteligente o suficiente para não a organizar no mesmo dia em que se passem milhentas merdas, pelo que podem perfeitamente ir ao DAMAS (Lisboa) ver três live acts de peso: Colónia Calúnia, DarkSunn e Maria. Tudo à borla e interdito a não-amigos. Mas passem lá à mesma.

Moon Preachers anunciam 谩lbum de estreia
路 POR Paulo Cec铆lio 路 08 Jan 2018 路 14:35 路
© Laura Garcia

A dupla Moon Preachers está prestes a editar o seu álbum de estreia. A Free Spirit Death será editado no dia 16 de Março e foi gravado nos Estúdios King (Barreiro), e produzido por Nick Nicotine.

O disco será editado em CD e em cassete através d'O Cão da Garagem, tendo sido já partilhado o primeiro single, "I Keep My Soul Away", juntamente com o seu respectivo vídeo. Os concertos de apresentação de A Free Spirit Death estão marcados para os dias 22 de Março (Maus Hábitos, Porto, c/ NOOJ) e 24 de Março (Sabotage, Lisboa, c/Elephant Maze).

S谩bado vamos com Ana Deus, Luca Argel e Fernando Pessoa ao Maus H谩bitos, no Porto
路 POR Andr茅 Gomes 路 08 Jan 2018 路 11:51 路
© Sofia Miranda

Bodyspace apresenta:
Ana Deus e Luca Argel
“Ruído vário, canções com Pessoa”
 
Maus Hábitos, Porto
13 de Janeiro, sábado
22h00
 
5 euros

“Várias são as vozes do poeta, juntá-las às nossas no coro. Ouvir o ruído que resulta, cantar sobre ele. Buscar, entre seus sons de relógios, sinos, da chuva e das mesas no café ao lado, um hálito de música. Impregná-lo nas palavras de Pessoa”. Voltamos aos concertos em Janeiro com uma dupla irrecusável. A convite da Casa Fernando Pessoa, Ana Deus e Luca Argel conceberam e montaram, pela primeira vez, o espetáculo Ruído Vário, em 2017. Desta parceria surgiram catorze canções inéditas, escritas, quase todas, sobre textos do Fernando Pessoa ortónimo. Ao vivo, as vozes de Ana e Luca transformam e atualizam a importância do génio de Pessoa, passando por diversas de suas facetas, da solenidade trágica ao escárnio humorístico, sempre acompanhados pela guitarra e por ruídos e imagens projetadas que nos introduzem na atmosfera de cada um dos poemas.
Dead Vibrations aos domingos de manh茫
路 POR Paulo Cec铆lio 路 08 Jan 2018 路 11:17 路


Os suecos Dead Vibrations, banda shoegaze que junta todas as influências óbvias - Mary Chain, Spacemen 3 et al -, estão prestes a editar o seu álbum de estreia e lançaram esta semana o segundo single do mesmo. "On A Sunday Morning" já está disponível para escuta nas principais plataformas.

Quanto ao disco, sairá no próximo dia 26 através da Fuzz Club, e pode ser já comprado em regime de pré-encomenda aqui.

2ManyDJ's de regresso ao Lux
路 POR Paulo Cec铆lio 路 08 Jan 2018 路 11:12 路
© Rob Walbers

Os fucking Dewaele brothers estão de regresso a Portugal e a uma casa que conhecem bem, para mostrar ao vivo um set imprevisível onde o mote é apenas um: dançar até cair. Os 2ManyDJ's irão estar pelo Lux, em Lisboa, no próximo dia 20, acompanhados por Dezperados, Dupplo, Selvagem e Pérola Negra.

Por um motivo bonito: começar já a celebrar os 20 anos do icónico espaço da capital. Na noite anterior, a programação não é menos interessante - Øyvind Morken, Evigt Mörker, Patrick Russell e Gab Von Dub também por ali passarão.

Tango With Lions comprovam o desejo
路 POR Paulo Cec铆lio 路 04 Jan 2018 路 22:46 路


Os gregos Tango With Lions estão de regresso com um álbum novo. The Light é o primeiro disco editado pela banda após um interregno de cinco anos, já depois de se terem tornado conhecidos sobretudo por "In A Bar", canção que amealhou milhões de visualizações no YouTube.

O álbum será editado através da Inner Ear e já é possível escutar o primeiro single, que dá o nome ao disco. Folk americana vinda de um dos países mais belos do Mediterrâneo, para ouvir aqui.

Festival Term贸metro toma decis玫es a 13 de Janeiro
路 POR Andr茅 Gomes 路 04 Jan 2018 路 16:27 路


O Festival Termómetro, criado em 1994, vai a votos no próximo dia 13 de Janeiro. O festival por onde passaram Ornatos Violeta, Capicua, Dj Ride, Mazgani, Noiserv ou Salto, Tatanka, decide já na próxima semana quem leva mais um prémio para casa.

Acontece tudo no Cinema São Jorge, em Lisboa. Vão a concurso Caio, quartoquarto, Planeta Tundra, Jerónimo e Mathilda (na foto). Os convidados especiais deste ano são os Pop Dell'Arte. Os bilhetes já estão à venda e custam 10 euros, estando disponíveis na ticketline ou na bilheteira do cinema São Jorge.

Quando Kendrick Lamar e SZA se juntam, d谩 nisto
路 POR Paulo Cec铆lio 路 04 Jan 2018 路 15:52 路


Kendrick Lamar e SZA aliaram-se para uma canção nova. "All The Stars" é o primeiro single a ser retirado da banda-sonora de Black Panther, filme da Marvel sobre o super-herói com o mesmo nome, e que será curada pelo próprio Lamar juntamente com Top Dawg.

O filme só estreia a 16 de Fevereiro, mas podem ouvir já a malha de que se fala. Aqui em baixo, claro está.

SonicBlast desvenda primeiros nomes
路 POR Paulo Cec铆lio 路 04 Jan 2018 路 14:50 路


O SonicBlast Moledo acaba de anunciar os primeiros quatro nomes para a edição de 2018. O regresso dos Kadavar (na foto) a Portugal, a vinda dos Nebula, os Conan e os Naxatras são para já os destaques de um festival que promete, sempre, doses cavalares de stoner e peso bruto - para não falar do sol, da praia, da piscina, do skate, do surf, e do bom ambiente.

Esta edição, a oitava do festival, voltará a ocupar a maravilhosa Moledo nos dias 10 e 11 de Agosto, estando os bilhetes à venda pelo preço de 35€ (diários) ou 40€ (passe, e só até ao dia 28 de Fevereiro).

Oscar Mulero no Lisboa Electronica
路 POR Paulo Cec铆lio 路 04 Jan 2018 路 14:48 路
© Javier Bejarano

O DJ e produtor madrileno Oscar Mulero é a mais recente confirmação para o cartaz do Lisboa Electronica. Mulero virá em representação da sua própria editora, a PoleGroup, acompanhado pelo DJ português Lewis Fautzi e pelo espanhol Tensal.

A segunda edição do Lisboa Electronica confirmou até agora nomes como Nina Kraviz, Legowelt e Raresh e irá realizar-se de 4 a 7 de Abril na capital portuguesa.

Titus Andronicus conquistam Nova Iorque
路 POR Paulo Cec铆lio 路 04 Jan 2018 路 14:43 路


Não literalmente, mas numa canção nova: "Number One (In New York)", balada Springsteeniana que é também o primeiro avanço para o seu novo álbum, A Productive Cough, a sair no dia 2 de Março pela Merge.

De que forma pode a tosse ser produtiva ainda não se sabe, mas o álbum já está disponível para pré-encomenda, com um 7'' de bónus que contém uma versão de "Like A Rolling Stone", de Bob Dylan. Já "Number One (In New York)" é para ouvir, aqui.

Gary War regressa 脿 batalha
路 POR Paulo Cec铆lio 路 04 Jan 2018 路 12:39 路


Gary War irá regressar aos discos em Fevereiro, seis anos após a edição de Jared's Lot. O novo álbum do antigo colaborador de Ariel Pink será editado no dia 9 desse mês, pela Feeding Tube, e terá como título Gaz Forth.

O primeiro single, "Windows And Walls", não difere muito daquilo que Pink também é capaz de fazer - ainda que mais punky na sua abordagem. E, como tem apenas 1:41, podem perfeitamente ouvi-la aí em baixo.

Yotam Avni junta Israel ao techno
路 POR Paulo Cec铆lio 路 04 Jan 2018 路 12:37 路


O DJ e produtor israelita Yotam Avni irá editar um novo EP este mês. Perlude To Dybbuk irá contar com três faixas e será lançado através da Stroboscopic Artefacts, no próximo dia 19.

Uma dessas faixas, "Modern Matters", fusão entre o techno e folk do Médio Oriente, já está disponível para escuta através do Soundcloud.

Anda por a铆 um tal de Superorganism
路 POR Andr茅 Gomes 路 03 Jan 2018 路 17:08 路
© Jordan Curtis Hughes

Já por aqui tínhamos falado dos Superorganism e agora há motivos para voltar a falar neles. O grupo partilhou recentemente um novo single intitulado "Everybody Wants to Be Famous" e com ele chegou o anúncio do álbum de estreia.

O tal registo de estreia chega no dia 2 de Março e terá o selo de qualidade da Domino. Foi produzido pelos próprios, escrito e gravado em Londres. Podem ouvir o novo single aqui em baixo e consultar o alinhamento do disco logo depois.



01 It’s All Good
02 Everybody Wants To Be Famous
03 Nobody Cares
04 Reflections On The Screen
05 SPRORGNSM
06 Something For Your M.I.N.D.
07 Nai’s March
08 The Prawn Song
09 Relax
10 Night Time
Steve Reich anuncia novo 谩lbum
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Jan 2018 路 17:00 路
© Jeffrey Herman

Steve Reich dispensa apresentações, por isso fiquemo-nos pelo essencial: o gigante do minimalismo irá editar um novo álbum, a 2 de Fevereiro, pela Nonesuch.

Pulse/Quartet junta duas composições estreadas em 2013 e 2015, respectivamente, sendo que o compositor norte-americano explicou que a segunda é um complemento para a primeira - da calmaria à tempestade. Enquanto o mês não passa, ouçam aqui uma das partes de "Quartet".

Pointlist celebra 4潞 anivers谩rio nas Damas
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Jan 2018 路 16:57 路


A promotora eborense Pointlist irá celebrar o seu 4º aniversário com uma festa a ter lugar nas Damas, em Lisboa, no próximo dia 13 de Janeiro.

Como convidados, algumas das bandas que tem ajudado a agenciar por esse Portugal fora: Moon Preachers (na foto), El Señor e ainda os espanhóis Kings Of The Beach, fechando a noite com um DJ set d'As Latrinas Femininas. A entrada será, como d costume, livre. Mais informações aqui.

Whales mostram novo single antes da digress茫o europeia
路 POR Andr茅 Gomes 路 03 Jan 2018 路 10:23 路
© Hugo Domingues

"Ghost" é o tema que serve de cartão de apresentação do novo disco dos Whales, que será pré-apresentado numa tour por nove países europeus. O disco do trio chegará no final de Março com o selo da Omnichord Records.

O belíssimo vídeo que podem ver ali em baixo foi produzido pela Casota Collective em plano de sequência, num "cenário idílico onde a pureza e a escuridão se cruzam". Podem consultar as datas desta digressão ali em baixo, a seguir ao mesmo. 



05/01 - Musicbox, Lisboa
12/01 - Teatro Miguel Franco, Leiria
13/01 - Bang Venue, Torres Vedras
20/01 - Gretua, Aveiro
03/02 - Club, Vila Real
17/02 - Carmo 81, Viseu
03/03 - Gingal Terrasse, Cacilhas
16/03 - Saint-Jean-de-Laur (FR) 
17/03 - Limoges (FR) 
18/03 - Antuerpia (BE)
20/03 - Eindhoven (NL) 
23/03 - Chemnitz (DE) 
24/03 - Hannover (DE)
25/03 - Berlim (DE)
26/03 - TBA  (PL) 
27/03 - TBA (PL) 
28/03 - TBA (CZ) 
29/03 - Viacenca (IT)
30/03 - Bolonha (IT)
31/03 - Roma (IT)
1/04 - Perpignan (FR)
4/04 - Oviedo (ES)
5/04 - Lugo (ES)
Justice no Super Bock Super Rock
路 POR Andr茅 Gomes 路 03 Jan 2018 路 09:40 路


Começar 2018 com o pé certo, diz a organização. Os Justice estão confirmados no cartaz do Super Bock Super Rock, actuando no dia 19 de Julho. As coisas começam a aquecer.

Confirmados no certame estão também já nomes como The xx, Baxter Dury, Lee Fields & The Expressions, Sevdaliza e Torres. Bilhetes? É só clicar aqui. A organização deve confirmar mais nomes muito em breve.

Flying Lotus de quarentena em novo mix da Brainfeeder
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Jan 2018 路 09:32 路


A Brainfeeder saiu de 2017 já com os olhos postos em 2018. A editora lançou um novo mix contendo raridades e remisturas de artistas como Thundercat, Louis Cole, Iglooghost e Lapalux e juntou-lhe ainda um tema novo de Flying Lotus, intitulado "Quarantine".

O mix pode ser ouvido no Soundcloud, sendo que "Quarantine" é a última canção da lista. Piquem aqui em baixo.

Alt-J celebram os Reis em Portugal
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Jan 2018 路 09:29 路


Desde a estreia dos Alt-J no Milhões de Festa até hoje passou muito, muito tempo. Os britânicos cresceram, editaram mais um par de discos e firmaram-se como uma das grandes bandas pop da década, capaz não só de arrastar multidões aos seus concertos como de editar discos, e canções, que muito rodam nas playlists de jovens (e não só) de todo o mundo.

De regresso a Portugal, os Alt-J irão apresentar-se desta feita em nome próprio, com um concerto na Altice Arena no próximo sábado, Dia de Reis, e no qual serão acompanhados pela conterrânea Marika Hackman. Os concertos começam às 20h30 e os bilhetes estão à venda nos locais habituais, a preços que vão dos 39€ aos 47€.

Sabotage desvenda programa莽茫o para Janeiro
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Jan 2018 路 08:54 路
Scott Kelly © William Lacalmontie

O Sabotage, em Lisboa, quer entrar em 2018 com os dois pés, e anunciou uma programação destinada a querer fazer-nos correr lá para dentro. Destaques principais: o trio The Selva, que ali se apresentará ao vivo juntamente com Aires, já na quinta-feira (6€), os post-rockers portuenses Before And After Science (sábado, 5€), os franceses SLIFT (19 de Janeiro, 8€), os Tales Of Murder And Dust (24, 8€) e o homem forte dos Neurosis, Scott Kelly (26, 12€).

Para não falar de Jorge Barata, do Festival Colado, dos Máquina Del Amor e de Iguana Garcia. Está tudo, tudo, aí em baixo. E aqui, também.
 


04/01: The Selva + Aires
05/01: Jorge Barata + CAIO
06/01: Before And After Science + CERCA
11/01: Baphomet
12-13/01: Festival Colado
18/01: Fast Eddie Nelson
19/01: SLIFT
20/01: Máquina Del Amor + This Penguin Can Fly
24/01: Tales Of Murder And Dust
26/01: Scott Kelly + John Judkins
27/01: Iguana Garcia
 
SLIFT percorrem a Pen铆nsula com rock
路 POR Paulo Cec铆lio 路 02 Jan 2018 路 12:12 路


Os franceses SLIFT, descritos como "uma das grandes surpresas do garage rock europeu de 2017", irão percorrer a Península Ibérica ao longo deste mês.

O mote será a apresentação, ao vivo, dos temas que compõem o EP que lançaram o ano passado, Space Is The Key. Portugal acolherá quatro concertos do trio, que passará primeiro por Leiria (Texas Bar, 17 de Janeiro), seguindo-se Porto (Woodstock 69, 18), Lisboa (Sabotage, 19) e Barcelos (CCOB, 20).

E para o BranMorrighan, nada? Tudo.
路 POR Paulo Cec铆lio 路 02 Jan 2018 路 12:08 路
Whales © Hugo Domingues

O blogue BranMorrighan celebra nove anos de existência e assinalará a data com uma festa muito especial de aniversário, no Musicbox, em Lisboa.

Para ajudar a soprar as velas, foram convidados Nada-Nada (Cláudio Fernandes, PISTA), TIPO (Salvador Menezes, YCWCB) e Whales (Whales, Whales). As celebrações terão lugar na próxima sexta-feira, a entrada custando 6€. Mais informações aqui.

Vamos cantar as Janeiras?
路 POR Paulo Cec铆lio 路 02 Jan 2018 路 10:46 路


Vamos, pois. Quer dizer: não somos nós quem irá cantar as Janeiras, e sim este brilhante conjunto de artistas: Benjamim, Monday, Sallim, Chinaskee & Os Camponeses, Mighty Sands (na foto), Lavoisier e Calcutá. Onde? No Lisbon Beer District, em Marvila, entre a Rua do Açúcar, a Capitão Leitão e a Rua Pereira Henriques.

Entre as 14h e a meia-noite, no próximo sábado, todos estes artistas ocuparão vários espaços nessa zona para uma celebração especial do Dia de Reis, que contará também com um DJ set Brandos Costumes e com Canta Marvila & o Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Castro D'Aire - com estes últimos, sim, a interpretar temas do cancioneiro das Janeiras. Podem ver tudo isto enquanto bebem umas birras. Aliás, a vossa eventual bebedeira ajudará a Casa de São Vicente, uma IPSS que ajuda portadores de deficiência. A entrada é livre e podem saber mais aqui.

Stephan Micus vai estar no Porto, para o caso de ainda n茫o saberem
路 POR Andr茅 Gomes 路 02 Jan 2018 路 10:35 路
© René Dalpra

É verdade. O alemão Stephan Micus vai estar no Porto em Janeiro para dois concertos imperdíveis no espaço Yoga sobre o Porto. Os concertos acontecem a 27 e 28 de janeiro, às 21h30. O preço é de 25 euros. A primeira data está esgotada.

O último disco de Stephan Micus chama-se Inland Sea, foi editado pela ECM em 2017 e é muito recomendável. Confiram aqui em baixo um dos temas deste registo.

ARQUIVO

Parceiros