Julho 2016
Racing Heart anuncia o que vem depois com Jenny Hval ao barulho
· POR Fernando Gonçalves · 29 Jul 2016 · 11:56 ·


E What Comes After é álbum, álbum novo de Mathias H. Tjønn aka Racing Heart com estreia prevista para dia 16 de Setembro do ano da graça de 2016 via Misra Records.

Segundo registo de originais de Mathias H. Tjønn como Racing Heart What Comes After assume-se como um “álbum político tentando ser mais pessoal do que doutrinador” e vem carregado com pop instrumental e Jenny Hval, artista que contribuiu com a letras e voz. Fiquem com Racing Heart e o single “That Doubt Returns”.

Boredom anunciam Geometry para Setembro
· POR Fernando Gonçalves · 29 Jul 2016 · 11:39 ·


Saídos de um livro de Alberto Moravia, os Boredom, criaturas que saltitam entre Salford e Amesterdão e que fazem de uma estranha mescla entre a disco polaca, o pop japonês dos anos 80 e mixes Paradise Garage acoplados ao mantra “gotta get up and out and up and out” o seu modo de vida.

Deste trapézio electrónico formato disco engendrado por Andy Moss e James Cook, já é possível ouvir o tema que dá nome ao álbum, eis “Geometry” retirado de Geometry.

Paus, Pista, Alek Rein, 800 Gondomar e Pinturas Negras marcam encontro no bosque
· POR Fernando Gonçalves · 29 Jul 2016 · 11:33 ·


Não será um piquenique nem sequer um passeio no parque, trata-se, isso sim, de mais cinco nomes que se juntarão no Bosque do Choupal em Baltar, Paredes, para a edição quatro do Indie Music Fest.

Estes cinco nomes juntam-se, assim, aos já confirmados Octa Push, Salto, Riding Pânico, Basset Hounds, Galgo, Savanna, Chibazqui, Ditch Days, GANSO, Whales, Ghost Hunt, Pussywhips, The Walks, Granada, Fugly, Indio Kurtz, Wild Apes, Solution, MUAY, Pixel82, Desligado, Trot e Jesse para uma festança que começa a 1 de Setembro e se prolonga até dia 3 do mesmo mês. Passes gerais com direito a campismo por 25 euros. Fiquem com os Paus e o seu “Pela Boca”.

OITO24 está de volta a Espinho
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2016 · 14:51 ·


Organizado pela C.M. de Espinho, o festival multidisciplinar OITO24 está de volta às ruas e vielas de Espinho com muita música, performances de rua, gastronomia, cinema e workshops e que se realizará entre 4 de Agosto e 4 de Setembro nos cinco fins-de-semana que medeiam esse período.

Focando-nos no campo especifico da música, o OITO24 tem na programação o “Hábitos Musicais”, espaço onde caberão as propostas musicais do certame e onde se podem encontrar os nomes de Andreia Dias (6 de Agosto), Mbye Ebrima (6 de Agosto), Holy Nothing (6 de Agosto), Medeiros/Lucas (6 de Agosto), Aries (13 de Agosto), peixe : avião (13 de Agosto), Benjamim (13 de Agosto), Old Jerusalem (13 de Agosto), Roger Plexico (27 de Agosto), Le Parody (27 de Agosto), LASERS (27 de Agosto) e Memória de Peixe (27 de Agosto).

Porém, a música não se esgota por aqui. Aurea (20 de Agosto), Deolinda (6 de Agosto), Fanfarra Káustica (5 de Agosto), Fado Violado (13 de Agosto), Expensive Soul (3 de Setembro), Mirror People & X-Wife e os DJ João Vieira e Rui Maia (27 de Agosto) Também marcarão presença na cidade das ruas com nome de números. Tudo livre e gratuito. Fiquem com a espanhola Le Parody e o seu “Hondo Agujero”.


Brasileiros Carne Doce lançam novo single
· POR André Gomes · 28 Jul 2016 · 14:30 ·
© Beatriz Perini

Os brasileiros Carne Doce acabam de mostrar o primeiro single daquele que será o próximo disco da banda de Goiânia. Chama-se "Artemísia" e pode ser ouvido - e visto, bem visto - ali em baixo. Um aviso para vocês: vale cada segundo.

A canção foi produzida por João Victor Santana Campos. Gravada por Rodrigo Funai Costa e Alejandra Luciani no Red Bull Studios São Paulo (junho de 2016). Misturada por Rodrigo Funai Costa. Masterizada por Felipe Tichauer. Tem ainda a participação de Guilherme Kastrup (percussão). Que venha o disco.

ZigurFest anuncia primeiros nomes
· POR Paulo Cecílio · 28 Jul 2016 · 14:16 ·
© Rita Sousa Vieira

O festival de Lamego regressa este ano para aquela que será a sua sexta edição e, como não poderia deixar de ser, aposta cada vez mais num crescimento saudável. Se não, de que outra forma poderia anunciar um concerto dos míticos Pop Dell'Arte?

A banda de João Peste é uma das primeiras confirmações para o TRC ZigurFest, à qual se juntarão Dragão Inkomodo e Galo Cant'às Duas, sendo que o festival passará agora a desenrolar-se ao longo de três dias: entre 1 e 3 de Setembro. Para breve estão prometidas mais novidades...

Rodellus arranca hoje
· POR Paulo Cecílio · 28 Jul 2016 · 14:14 ·


O festival que não tem medo do campo começa hoje com concertos de entrada livre, entre os quais de nomes tão acarinhados como Quelle Dead Gazelle ou 800 Gondomar. Contudo, será na sexta-feira e no sábado que o Rodellus se apresenta em pleno: confirmados estão os Vintage Caravan, Holy Nothing (na foto), Savanna, Youthless, Quartet of Woah e Equations, entre muitos outros, para um evento que aposta no que de melhor há na cena portuguesa e que, tal como do campo, não tem medo disso.

Os passes encontram-se à venda por 15€ (com direito a campismo) e todas as informações de que precisarem (como, por exemplo, saber o caminho para Ruílhe) encontram-se aqui.

The Radio Dept. de regresso
· POR Paulo Cecílio · 28 Jul 2016 · 14:11 ·


Sendo Clinging To A Scheme um dos grandes discos pop desta vida, o anúncio de que os suecos The Radio Dept. estão de volta aos álbuns não pode senão ser recebida com agrado.

Após terem lançado um par de singles ao longo dos últimos dois anos, os Radio Dept. anunciaram esta semana o seu quarto álbum d originais, Running Out Of Love, que tem data de edição marcada para o dia 21 de Outubro via Labrador. De acordo com a banda, o álbum aborda "todas as coisas que se movem na direcção errada" (o amor, portanto). Confiram o alinhamento ali em baixo.



01 Sloboda Narodu
02 Swedish Guns
03 We Got Game
04 Thieves of State
05 Occupied
06 This Thing Was Bound to Happen
07 Can’t Be Guilty
08 Committed to the Cause
09 Running Out of Love
10 Teach Me to Forget
Charles Bradley também vai actuar no Porto
· POR André Gomes · 28 Jul 2016 · 12:12 ·


Charles Bradley regressa a Portugal em Novembro para apresentar o seu terceiro álbum de originais, Changes, editado no início de Abril pela Daptone Records. E afinal não há só concerto no Vodafone Mexefest, em Lisboa. Também os portuenses poderão ver e ouvir o cantor norte-americano. O concerto acontece no Coliseu do Porto, a 28 de Novembro.

Os bilhetes estão à venda na Ticketline e nos locais habituais. E tem preço único: 30 euros. Aqui em baixo podem ouvir "Ain't It A Sin", uma das canções do mais recente disco de originais de Charles Bradley, Changes.

Josienne Clarke e Ben Walker lançam disco com selo da Rough Trade
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2016 · 12:06 ·


Chama-se Overnight e chega no próximo dia 14 de Outubro deste ano da graça via Rough Trade e é o mais recente disco da dupla Josienne Clarke e Ben Walker.

Doze temas, dez originais e duas covers, que tentam representar o ciclo interminável do dia que se torna em noite e da noite em dia ao sabor do tempo cósmico e traz consigo, para além das letras e guitarras de Josienne e Ben, piano, cordas, duplo baixo, bateria e trompas. Miscelânea de instrumentos e ciclos que podem ser experimentados em “The Waning Crescent”, primeiro single extraído do álbum.

Beli Remour pariu um Gigante Egoísta
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2016 · 11:56 ·


Sem dó nem piedade, Beli Remour, pariu um Gigante Egoísta. De facto pariu, da profundidade da sua mente criativa deu à luz um novo EP doa qual saiu,simultaneamente, um novo single de nome “Todo O Dia Um Tédio Diferente (Eu vejo Tudo Igual)”.

Sucessor de Novela Acidulce, Gigante Egoísta é fruto da utilização por Beli do isolamento, de instrumentos orgânicos e vários plugins de modo a criar “uma atmosfera de solitude que é e, ao mesmo tempo, não é, um isolamento por conter computadores e redes sociais ao seu redor”, assim o define a editora Polvo Roxo. Sem mais delongas, fiquem com “Todo O Dia Um Tédio Diferente (Eu vejo Tudo Igual)”.

José González confirmado no Festival para Gente Sentada
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2016 · 11:54 ·


Ainda vem a caminho, mas até dia 16 de Setembro o sueco chegará à Augusta Bracara para participar na décima segunda edição do Festival para Gente Sentada que se realiza a 16 e 17 do nono mês do calendário gregoriano. Na bagagem, para além da guitarra, traz o seu último registo de originais Vestiges & Claws, disco lançado em Fevereiro de 2015.

José González vai encontrar em Braga a brasileira Mallu Magalhães, outro dos nomes já confirmados pela organização num festival que conta com bilhetes gerais a 15 até 31 de Julho. Finda essa data, os bilhetes passam a custar 27,5 euros. Fiquem com José González e esta bela “With The Ink Of A Ghost”, single extraído de Vestiges & Claws.

Self Defense Family lançam mini-LP do desassossego com Brittany Murphy lá dentro
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2016 · 11:51 ·
© Mitchell Wojcik

Criado e gravado durante um período de grande agitação pessoal, tempo onde o amor e a intimidade foram postas à prova, o novo e mini long-play Colicky dos norte-americanos Self Defense Family está aí prestes a rebentar (9 de Setembro).

Repleto de post-punk obscuro no instrumental, com a voz, desapaixonada e melódica, de Patrick Kindlon a oscilar entre Interpol e Lungfishn (pensar em “Turn On The Bright Lights”), o pequeno novo disco da banda apresenta-se como um composto ecléctico que navega com a racionalidade por entre o caos. Deste desassossego feito álbum sai esta “Brittany Murphy In 8 Mile”, primeiro avanço para Colicky. Para ouvir aqui.

Las Kellies mostraram a cara do novo disco
· POR André Gomes · 27 Jul 2016 · 17:22 ·


Chama-se "Summer Breeze" e vem mesmo a tempo. É a primeira faixa a ser conhecida do novo disco das chicas argentinas Las Kellies. O disco, esse, chama-se Friends And Lovers e será editado em Outubro - mais precisamente no dia 14 - com o selo sempre seguro da Fire Records.

"Summer Breeze" pode ser então ouvida ali em baixo em rigoroso exclusivo nacional. E em toda a sua glória. Abençoadas guitarras, abençoadas guitarras estas.

Pára tudo: Hype Williams com novo disco
· POR Paulo Cecílio · 27 Jul 2016 · 16:17 ·
© Sofia Mascate

Ninguém o faria prever após Dean Blunt e Inga Copeland terem seguido caminhos opostos, mas aparentemente é verdade: os Hype Williams irão lançar um novo disco intitulado 10/10, não se sabendo ainda quem fará parte do projecto - para já, só está disponível o alinhamento.

O último álbum dos Hype Williams enquanto entidade data de 2011, intitulado One Nation, sendo que Blune e Copeland editariam Black Is Beautiful com os seus próprios nomes em 2012. Confiram a set ali em baixo.



01. Deal Breaker
02. Scary
03. Frowsy
04. Failure
05. Diva
06. Brewing
07. Rolling
08. Watch
09. Revelations
10. X-500
How To Dress Well anuncia novo disco
· POR Paulo Cecílio · 27 Jul 2016 · 16:14 ·


Dois anos após o lançamento de What Is This Heart?, Tom Krell - mais conhecido como How To Dress Well - anunciou um novo álbum. Simplesmente intitulado Care, o disco conhecerá edição pela mão da Weird World (juntamente com a Domino) e irá ser, muito provavelmente, bastante distinto da toada r&b indie-narco que pautava os seus trabalhos anteriores.

Isto porque "Lost Youth / Lost You", o primeiro single, é uma canção pop sem gimmicks, extremamente limpa, e que demonstra de forma clara que o menino Tom quer atirar-se ao mainstream - se o The Weeknd conseguiu, porque não?

Preoccupations deixam Viet Cong para trás e lançam Preoccupations sem preocupações
· POR Fernando Gonçalves · 27 Jul 2016 · 15:52 ·


Post-punk canadiano para dar e vender, mas só a partir de dia 16 de Setembro, data em que o colectivo Preoccupations avança para o lançamento do seu novo álbum Preoccupations.

Preoccupations sucede a Viet Cong (2015), disco lançado enquanto Viet Cong (antigo nome da banda que deu origem a críticas de alguns sectores da sociedade norte-americana) e tem em “Degraded” o seu mais recente single, tema que, por sua vez, sucede a “Anxiety” (Junho deste ano). Fiquem com o avanço “Degraded”.

Kishi Bashi anuncia novo disco
· POR Fernando Gonçalves · 27 Jul 2016 · 15:45 ·


Chamar-lhe-ão de Sonderlust e está anunciado para dia 16 de Setembro via Joyful Noise Recordings. Terceiro da lista de uma discografia composta por dois álbuns, Sonderlust dá, hoje, o primeiro ar da sua graça com a estreia do primeiro single “Say Yeah”.

Tido como o mais intimista e artisticamente desafiador álbum criado por Kishi Bashi, Sonderlust foi beber aos bloqueios e lutas do artista, lutas de que sai, para já, esta “Say Yeah”.

Yann Tiersen: Abre-se a cortina sobre EUSA
· POR Fernando Gonçalves · 27 Jul 2016 · 15:43 ·


Gravado em Abbey Road, EUSA, peça musical dividida em dez partes que se consagra como a primeira obra de piano a solo de Yann Tiersen , já se vislumbra no horizonte. Hoje é o dia em que o francês abre um pouco mais a cortina sobre esta estreia com a faixa “Roc’h Ar Vugale”, tema que, como as restantes nove, pretende conceber um mapa musical da ilha natal de Yann, Ushant, cabendo a cada peça de EUSA (Ushant na língua local) o nome da localidade da ilha onde foi concebida.

De referir que Yann Tiersen e a sua EUSA passarão por Portugal no próximo dia 8 de Outubro, nove dias após o lançamento oficial do álbum, para um concerto no Coliseu dos Recreios. Fiquem com “Roc’h Ar Vugale” gravada em Abbey Road.

Sam Coomes prestes a estrear-se a solo
· POR Fernando Gonçalves · 27 Jul 2016 · 15:33 ·


Bugger Me será o grito de emancipação de Sam Coomes, metade do duo norte-americano Quasi, que chegará a 19 de Agosto e que nas palavras de Sam será algo entre “Suicide e os The Beach Boys”.

Depois de já se ter ouvido um primeiro grito de seu nome “Stride On”, o músico acaba de libertar das grilhetas “Fordana”, segundo avanço para o seu álbum debute a solo Bugger Me. “Fordana” para ouvir, aqui e agora.

Sneaks entra a “matar”
· POR Fernando Gonçalves · 27 Jul 2016 · 15:23 ·


Gymnastics
, ou o salt-rock da norte-americana Eva Moolchan aka Sneaks que vem embrulhado em formato disco prestes a estrear. Dia 9 de Setembro é a data de abertura das hostilidades. O disco-reedição chega com o selo Merge.

Enquanto as balas ficam nos metralhadoras, Sneaks vai fazendo pela vida, pela sua e a de Gymnastics, com “True Killer”, primeiro single extraído desta nova edição do seu registo debudante. “True Killer” por Sneaks.

Camera com novo álbum
· POR Paulo Cecílio · 27 Jul 2016 · 12:44 ·


Figuras maiores do revivalismo kraut, os alemães Camera irão editar o seu terceiro álbum, Phantom Of Liberty, no próximo dia 5 de Agosto.

O álbum sucederá a Remember I Was Carbon Dioxide (2014) e, a julgar pelo primeiro single, continuará a tradição: motorik e psicadelismo e, podendo, drogas no bucho, tudo em nome da viagem. "Tjamahal" foi mostrada esta semana e podem ouvi-la aqui em baixo.

Vem aí novo álbum dos clipping.
· POR Paulo Cecílio · 27 Jul 2016 · 12:40 ·


O trio noise-hop está a preparar-se para editar aquele que será o seu terceiro álbum, dois anos após o magnífico CLPPNG (e agora vou obrigar-vos a ouvir isto).

Intitulado Splendor & Misery, o disco sairá no dia 9 de Setembro pela Sub Pop e já há single: "Baby Don't Sleep", cujo vídeo foi também partilhado esta semana. Splendor & Misery terá 15 faixas, contando com interlúdios, e ainda não houve ninguém que os trouxesse cá. Pensem nisso.

Khmer Rouge Survivors: os sons que resistiram ao genocídio no Cambodja
· POR Fernando Gonçalves · 27 Jul 2016 · 11:05 ·


Nas ruas do Cambodja é comum ver-se grupos de músicos estropiados, vítimas da guerra, fazendo música a troco de donativos ou da venda de CDs feitos de forma caseira. O produtor Ian Brennan foi até ao sudoeste asiático para documentar as músicas da geração perdida do Cambodja, os sobreviventes do regime do Kmer Vermelho de Pol Pot.

Khmer Rouge Survivors: ‘They Will Kill You, If You Cry é a compilação que reúne alguns dos músicos que sobreviveram ao horror do genocídio. Chega no dia 19 de Agosto em vinil com o selo da Glitterbeat no âmbito das séries Hidden Musics. Aqui em baixo podem ouvir um dos temas do disco e ainda ver um muito interessante trailer sobre o projecto.



Sin Fang aterra em “Candyland” com Jónsi
· POR Fernando Gonçalves · 27 Jul 2016 · 10:21 ·


“Terra dos doces” que pertence ao alinhamento do próximo álbum de originais de Sin Fang intitulado Spaceland que estreará a 16 de Setembro.

Neste novo e primeiro single “Candyland” retirado do novo disco, o músico islandês que dá pelo nome completo de Sindri Már Sigfússon contou com a participação de Jónsi, líder, vocalista e guitarrista dos Sigur Rós a participar nos coros do tema. Senhoras e senhores, “Candyland” para ouvir aqui em baixo.

Berlau & AM Ramos no Espaço APAV & Cultura
· POR André Gomes · 26 Jul 2016 · 16:10 ·


O Espaço APAV & Cultura apresenta no próximo dia 4 de Agosto, às 19h30, um concerto com Berlau & AM Ramos. O duo vai apresentar ao vivo o material gravado no disco Red Railbus Sessions (uma edição com o selo da ZigurArtists).

Diz-nos a organização - e nós acreditamos - que Fernando Ramalho e António Ramos cruzam guitarra e saxofone numa exploração atmosférica, por vezes evocativa de Paris Texas, de Ry Cooder. O Espaço APAV & Cultura fica situado na Sede da APAV, na Rua José Estêvão 135-A, em Lisboa. O concerto tem entrada livre.

Father John Misty, chega para título, não?
· POR Fernando Gonçalves · 26 Jul 2016 · 15:37 ·


Foi em Maio que “Real Love Baby” nasceu, mas, só agora (depois de masterizada) e de sopetão, é que se tornou num single oficial do tripalhoco Father John Misty.

“Real Love Baby” conta com a participação de Thomas Brenneck dos Budus Band na guitarra e, segundo o “ácido” Misty não constará do alinhamento do seu próximo álbum. É mesmo “Real Love Baby”.

Prophets Of Rage e uma revolução que se avizinha
· POR Fernando Gonçalves · 26 Jul 2016 · 15:34 ·


Supergrupo constituído por 75% de Rage Against The Machine (Tom Morello, Timothy Cummerford, Brad Wilk), Chuck D dos Public Enemy, B Real dos Cypress Hill e DJ LORD os Prophets Of Rage são um statement musical da fervorosa luta política que grassa nos Estados Unidos da América e estão aí com um álbum “guevarista”.

Prophets Of Rage é o nome do EP e do single de estreia, tema, disco e banda que Morello descreve como uma “força de elite composta por músicos revolucionários determinados em confrontar a montanha de lixo em que este ano de eleições se tornou”. Eis “Prophets Of Rage”, dedicado a toda a malta que vota PSD e que pensa que fazia falta um Trump em Portugal.

Faltam duas semanas para o VOA
· POR Paulo Cecílio · 26 Jul 2016 · 14:47 ·


O festival dedicado aos sons mais pesados - nomeadamente metal - mudou-se de armas e bagagens para Corroios, mas não quererá perder a sua identidade. A 5 e 6 de Agosto o VOA acolherá nada mais nada menos que doze bandas, todas elas com um selo de qualidade incontestável: Opeth, Kreator, Anathema, Paradise Lost, Abbath, Katatonia e Mantar são só alguns exemplos.

Para além dos concertos, o festival contará igualmente com vários DJ sets, sendo que as mesas ficam este ano a cargo do colectivo Satan Made Me Do It. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais com preços que vão dos 35€ aos 50€.

Jenny Hval a pena
· POR Paulo Cecílio · 26 Jul 2016 · 14:41 ·


Depois de ter lançado Apocalypse, Girl em 2015, o que lhe valeu uma horda de boas críticas e novos fãs, a norueguesa Jenny Hval está já a preparar o seu sucessor.

Blood Bitch voltará a ter o selo da Sacred Bones e tem a sua data de lançamento prevista para o dia 30 de Setembro, sendo desde já possível ouvir outro dos singles dali retirados, "Conceptual Romance", uma canção sobre romance, sobre a ideia de romance, ou possivelmente nem um nem outro. Para ouvir no YouTube.

Indignu apresentam novo disco
· POR Paulo Cecílio · 26 Jul 2016 · 14:36 ·
© João H Pereira

O sexteto pós-rock Indignu (escreve-se indignu [lat.]) irá lançar um novo disco em Outubro, sucedendo-se este a Odyssea, de 2013. Ophelia tem data de edição marcada para o dia 31 desse mês, tendo sido produzido por Paulo Miranda e masterizado por Miguel Marques.

Antes de chegar às lojas e aos ouvidos será apresentado no concerto que a banda dará no festival Bons Sons, daqui a duas semanas. Ou seja, se estiverem com muita vontade de o ouvir, basta dar um pulo a Cem Soldos.

Mendrugo: novo disco para audição
· POR André Gomes · 26 Jul 2016 · 14:16 ·
© Harry Wheeler

Os espanhóis Mendrugo, formados por Victor Herrero, Jose Luis Herrero e Josephine Foster, aos quais se juntaram o japonês Taku e a espanhola Lorena Alvarez, têm um novo disco chamado More Amor. E acontece que nós temos o streaming exclusivo em Portugal.

O disco chega às lojas a 29 dr Julho mas pode ser desde já ouvido do início ao fim aqui e baixo. Não precisam de agradecer mas estejam à vontade para nos pagar finos se nos encontrarem na rua.

Santana, hoje e amanhã em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 26 Jul 2016 · 11:09 ·


Basta dizer de Carlos Santana que é um dos melhores guitarristas de sempre: actuou no mítico festival de Woodstock, deixou versões intemporais como as que fez para "Oye Como Va" e "Black Magic Woman", e ainda conseguiu fazer com que o tipo dos Matchbox Twenty soasse bem naquele ido ano de 1999 em que as nossas preocupações eram tão menos.

Santana está de regresso a Portugal para apresentar Santana IV, o seu novo trabalho, e volta a reunir a banda que esteve em Woodstock, 45 anos após Santana III. O regresso ao passado dá-se já hoje no Pavilhão Multiusos de Gondomar, estando nova festa latina marcada amanhã para Lisboa, na MEO Arena. Os bilhetes estão à venda em todos os locais habituais.

Os 70 anos de João Bosco dão vida a novo disco
· POR Matheus Maneschy · 25 Jul 2016 · 18:16 ·


Em plena actividade, o lendário músico brasileiro anunciou que vai lançar um disco de canções inéditas e um disco de releituras de outros compositores. Algumas parcerias já estão definidas, como a de Aldir Blanc e do filho Francisco Bosco.

Bosco já não lança um disco de novas canções desde 2009. O mais provável é que o jejum se quebre no inicio de 2017.

Estes são os novos inc.
· POR Paulo Cecílio · 25 Jul 2016 · 18:15 ·


Após uma estreia minimamente auspiciosa enquanto Inc., através da reputada 4AD (que lhes editou No World, uma espécie de r&b travestido de indie ou o contrário), os inc. - duo formado pelos irmãos Daniel e Andrew Aged - lavaram a roupa e a cara. Desta feita, os inc. passarão a chamar-se inc. no world, amálgama do nome original com o da sua editora (No World Recordings), e irão lançar o seu segundo álbum ainda este ano, intitulado As Light As Light e financiado através do IndieGoGo.

Após terem mostrado "The World" no início do ano a dupla partilhou agora "Waters Of You", onde ritmos modernos se cruzam com guitarras eighties e formam algo saído de uma versão XXI do Oceano Pacífico. Para ouvir aqui em baixo.

Há um EP raro de Oneohtrix Point Never à nossa espera
· POR Paulo Cecílio · 25 Jul 2016 · 18:13 ·


Ainda antes de Daniel Lopatin ser o menino bonito da nova música electrónica ou sequer da edição da magnífica compilação Rifts, era só mais um artista de quarto a fazer experiências e a tentar crescer de modo a saber lidar com o mundo lá fora. Em 2008, Lopatin - ou Oneohtrix Point Never - editou um EP a meias com o noiser Andrew Kirschner, intitulado Heart Of A Champion e com edição a cargo de uma pequena cassette label do Ohio, a Mistake By The Lake Tapes.

A edição original estava limitada a apenas 55 cassetes, pelo que não foram muitos os que puderam ouvir a que soava OPN nos seus primeiros anos de vida. Até hoje; é o próprio Kirschner quem se está a encarregar da reedição da cassete em questão, que sairá com o mesmo selo e que pode ser adquirida aqui por dez dólares (no Discogs vale quarenta). Ouçam uma faixa ali presente para saberem com o que contar:

Drugdealer: a droga continua no novo dicionário musical de Mike Collins
· POR Fernando Gonçalves · 25 Jul 2016 · 18:11 ·


Depois dos projectos Salvia Plath e Run DMT, Mike Collins continua na senda dos psicotrópicos com Drugdealer, haja alguém para fornecer tanta “vontade”, um novo conceito musical que já tem álbum de estreia.

The End Of Comedy é o nome da trip e foi produzido por Ariel Pink contendo, no seu interior as participações de Pink,de elementos da banda de Mac DeMarco, Sheer Agony, Mild High Club e de Weyes Blood, este último nome que participa no single que agora vos damos a conhecer.

Regina Spektor tem um coração que chora e um álbum no forno
· POR Fernando Gonçalves · 25 Jul 2016 · 18:10 ·


Sim, ela tem coração, muito pelos vistos e um single novo que serve de carpete a um novo álbum a revelar-se no dia 30 de Setembro de seu nome Remember Us To Life e do qual é extraído, então, “Bleeding Heart”, avanço primevo.

Sétimo longa-duração da artista, Remember Us To Life e a suas onze canções sucede a What We Saw From The Cheap Seats (2012). Fiquem com “Bleeding Heart”.

Chet Vincent & The Big Bend e novo álbum em streaming
· POR Fernando Gonçalves · 25 Jul 2016 · 18:09 ·


Os norte-americanos Chet Vincent & The Big Bend acabam de lançar às feras o seu mais recente trabalho de originais Celebrate e nós temos, em exclusivo nacional, o disco na integra para escuta.

Vindos de Pittsburgh, Estados Unidos da América, a banda é o complemento entre o nómada Chet Vincent e os The Big Bend,parceria que já rendeu outros álbuns e que, agora, chega com onde um Neil Young do inicio da década de 70’ e uns Beatles da era Abbey Road aparecem como uma aura que se cola ao discorrer das doze músicas do álbum. Fiquem com o streaming, na integra, de Celebrate e sejam felizes ou o que vocês escolherem ser…

The Range rende documentário que pariu novo EP
· POR Fernando Gonçalves · 25 Jul 2016 · 18:07 ·


Superimpose
é o nome do documentário que estreará dia 4 de Agosto e que versará sobre o mais recente LP do nova-iorquino The Range, Potential. Este documento imagético explora o processo criativo desse álbum, disco cuja parte vocal é exclusivamente composta por pessoas que colocaram vídeos delas próprias no YouTube, indo atrás das histórias de vida dessas mesmas pessoas que, não sabendo, estavam a dar corpo a um álbum.

A acompanhar este documento imagético estará a sua banda sonora, EP composto por sete músicas e que conta com a participação de Damian Taylor. Fiquem com o trailer deste Superimpose.

Cassius dizem mata, Cat Power diz "Fell Like me"
· POR Fernando Gonçalves · 25 Jul 2016 · 18:05 ·


Tema que integrará o novel disco do duo “electrónico” francês Ibifornia que estreará no próximo dia 26 de Agosto. “Feel Like Me” com a poderosa Cat Power é apenas um dos temas em que os Cassius juntam trapinhos com outros artistas, entre os quais se contam Pharrel ou Mike D.

Nascido do amor do duo por Chan Marshall, como nós os percebemos, “Feel Like Me” foi produzido entre Paris (instrumental) e Nova Iorque (gravação de Cat Power) e é, como os Cassius o explicam, “uma canção simples que, rapidamente, escala até um zénite de dramatismo apoiado na voz de Cat e de um coro que a auxilia na tarefa”. Sem mais delongas “Feel Like Me”:

God Bless Ohio: novo e emocionalmente extenso álbum para Sun Kil Moon
· POR Fernando Gonçalves · 25 Jul 2016 · 17:54 ·


Mark Kozelec está de volta, frase repetida vezes sem conta este ano, desta feita com novo álbum duplo em nome de Sun Kil Moon de sua graça God Bless Ohio e com estreia prevista para 28 de Fevereiro de 2017.

Anúncio feito na página oficial do artista e que vem com uma pérola lá dentro. “Common As Light And Love Are Red Valleys Of Blood” é a jóia de que falamos e é o primeiro single extraído deste God Bless Ohio. Fiquem com o emocionalmente extenso “Common As Light And Love Are Red Valleys Of Blood”.

Pop. 1280, por cá
· POR Paulo Cecílio · 25 Jul 2016 · 17:51 ·


Depois de uma primeira partida em falso, espera-se que seja finalmente desta que os Pop. 1280, autores daquele que é para já o disco do ano (Paradise), actuem em Portugal. E logo em dose de três: primeiro na ZdB a 14 de Setembro, depois em Leiria (Covil da Preguiça) no dia seguinte, e finalmente no Porto, no Tivoli.

Preparem-se para noise rock fodido, lembranças carinhosas dos Birthday Party e sonhos pintados a infravermelhos. Mais informações para breve.

Nite Jewel em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 25 Jul 2016 · 17:50 ·


O alias de Ramona Gonzalez, com o qual compõe canções pop de quarto que já valeram vários discos - um deles, Liquid Cool, é o mote para esta nova digressão -, passa por Portugal em Outubro para uma sessão tripla.

Nite Jewel passará pela Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, no dia 4, seguindo depois até ao Salão Brasil (Coimbra) a 6 e terminando com uma actuação no Mucho Flow, em Guimarães, a 7 de Outubro. Foi a própria quem o anunciou através do Facebook, prevendo-se mais informações em breve.

O Mexefest já mexe
· POR André Gomes · 25 Jul 2016 · 11:11 ·


É a organização do festival que o diz: "aquecemos os corações a 25 e 26 de Novembro na Avenida". Que é como quem diz: já são conhecidos os primeiros nomes para a edição 2016 do Vodafone Mexefest, que acontece em Lisboa no final de Novembro. São eles Charles Bradley, Mallu Magalhães e Baio.

Os bilhetes estarão em pré-venda até dia 30 de Setembro. Até lá vamos ter certamente mais chuveirinho delicioso de nomes. Estejam atentos.

Esticada a Manta destapa-se Thurston Moore
· POR Fernando Gonçalves · 22 Jul 2016 · 10:02 ·


O festival Manta, evento que monta tenda nos jardins do Centro Cultural Vila Flor em Guimarães está de parabéns. Nos próximos dias 2 e 3 de Setembro, o evento que já levou p.ex. os The National ao jardim celebra a sua 10 edições e já há alinhamento com os Capitão Fausto e Thurston Moore à cabeça.

Assim, no dia 2 de Setembro as hostilidades serão abertas por Valter Lobo para de seguida subirem ao palco os Capitão Fausto. No dia seguinte será a vez de Alek Rein abrir para Thurston Moore, fundador dos Sonic Youth, que se apresentará na cidade-berço com os The Thurston Moore Group. Os concertos têm início às 21h30. Fiquem com Thurston Moore e este “Speak To The Wild”.

Virginia Wing está prestes a entrar em Forward Constant Motion
· POR Fernando Gonçalves · 22 Jul 2016 · 10:01 ·


Duo britânico está prestes a lançar o sucessor do “experimental” Measures Of Joy de 2014. O novel filho chamar-se-á Forward Constant Motion e move-se pelos campos da synth-pop tendo estreia marcada para Novembro via Fire Records.

Porém, desse disco que há-de vir já há primeiro single “Grapefruit”, tema que retrata as relações interpessoais entre as mulheres e, em particular, a vontade de libertar alguém da dor e saber da impossibilidade de tal desejo. “Grapefruit”, fruta para ouvir, agora…

Bertrand Mathiesen: minimalismo pessoal e transmissível
· POR Fernando Gonçalves · 22 Jul 2016 · 09:59 ·


Belga de nascimento, Bertrand Mathiesen, faz com Convoy Exceptionnel uma viagem ao intimo do seu ser, ser “minimal” com texturas jazz sob uma capa de experimentalismo que chega agora aos escaparates.

Minimal não apenas no género mas também no número de edições, uma vez que Convoy Exceptionnel apresenta um número limitadíssimo de cópias, 30 no total. Constituído pelos temas “+1” e “-1”, soma da qual Bertrand extrai resultado 0, este álbum é a montra do niilismo artístico que o autor defende.

JP Simões não é JP Simões, mas JP Simões tem novo disco
· POR Fernando Gonçalves · 21 Jul 2016 · 15:11 ·
© Rui Oliveira

Confusos? Até é fácil. JP Simões tem disco novo. Chama-se Tremble Like A Flower (título retirado a Let’s Dance de David Bowie) e sairá lá para equinócio de Outono. Depois de um muito europeu Roma (2013) JP Simões meteu a mão na consciência e procurou nos confins da alma e o que de lá saiu, inspirado pelos blues do Delta do Mississipi por Nick Drake, foi este novo álbum carregado com dez canções prontas a disparar ao espírito.

Espírito que conheceu uma nova capa carnal. Neste processo de reconfiguração e criação, JP Simões saca, de gancho, um alter-ego, Bloom de seu nome. Bloom/JP Simões que estarão no Festival Atlântico (Santa Maria, Açores) no próximo dia 18 de Agosto a apresentarem Tremble Like A Flower. Ainda sem single para amostra fiquem com “Gosto De Me Drogar”, tema retirado a Roma.

Príncipe edita primeira compilação
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2016 · 17:23 ·


A editora que tem estado nas bocas do mundo acaba de editar a sua primeira compilação, intitulada Mambos Levis D'Outro Mundo, contendo 23 faixas do que de melhor dali tem saído nos últimos anos - nomeadamente DJ Marfox, Nigga Fox, Puto Anderson e Blacksea Não Maya, entre muitos outros. A mesma está disponível para escuta no Bandcamp, existindo também versões em CD.

A juntar a isto, a Príncipe voltará ao Musicbox no dia 29 de Julho para mais uma das suas Noites, sendo que um dia antes passarão por Londres, pelo ICA, numa festa promovida pela Warp e pela Just Jam.

Hoje: Bodyspace leva brasileiros Graveola e o Lixo Polifônico ao Café au Lait (Porto)
· POR André Gomes · 20 Jul 2016 · 16:27 ·
© Sofia Miranda

BODYSPACE AU LAIT:
Graveola e o Lixo Polifônico
 
Café au Lait, Porto
20 de Julho, quarta-feira
22:00 horas
 
4 euros

Os Graveola e o Lixo Polifônico dispensam já todas as apresentações: muito resumidamente, são um dos grupos fundamentais da actual música brasileira. Numa metamorfose ininterrupta, a banda desenvolveu, ao longo de 11 anos, uma sonoridade distinta, caracterizada principalmente por uma enorme empatia e por um diálogo franco com as mais diversas vertentes da música brasileira. Camaleão Borboleta, o sexto trabalho dos mineiros, surgiu da vontade do grupo em registar o seu momento actual, num recorte sonoro festivo e pop da sua carreira. Procurando ancoragem em diversos ritmos afro-latino-americanos, os Graveola nunca soaram tão alegres e tropicais. Nesse novo disco, a banda mergulhou e refastelou-se em paisagens praieiras e solares: Novos Baianos, Doces Bárbaros, maracatu, frevo, ijexá, pagode baiano, samba-reggae e vários outros. Uma mistura irresistível para confirmar ao vivo e a cores no dia 20 de Julho numa noite que se prevê de festa.
Laura Jurd estreia Dinosaur com Together, As One
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2016 · 15:13 ·


A consagrada trompetista e compositora britânica Laura Jurd está de regresso. Regresso feito à conta da sua nova banda Dinosaur e do álbum com fazem a sua debute: Together, As One.

Disco com lançamento marcado para dia 16 de Setembro. Desta torrente de jazz feito álbum fica a interpretação de “Living, Breathing”, tema para ver e ouvir a partir de agora.

E quando o festival sobe à vila é...Paredes de Coura
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2016 · 15:08 ·


De 13 a 16 de Agosto, o festival Paredes de Coura vai invadir, novamente, a vila que lhe dá o nome em mais uma edição do Vodafone Paredes de Coura Sobe À Vila.

A edição deste ano abrirá com os norte-americanos The BellRays e prolongar-se-á com Pega Monstro, DJ Lynce (todos dia 13), Paraguaii, Galgo, Joaquim Quadros (dia 14), Duquesa, Time For T, DJ Bitch Boys (dia 15), Quelle Dead Gazelle e DJ A Boy Named Sue (dia 16). Fiquem com a “Branca” dos Pega Monstro, salvo seja…

Indie Music Fest: mais um táxi cheio de música a caminho de Baltar
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2016 · 14:58 ·


Em tempos idos, o CDS-PP foi denominado de partido do táxi (a sua bancada parlamentar cabia toda num) mas, aqui, não é de política de que falamos, é de música e de festivais, melhor, do Indie Music Fest e de quatro nomes que, não fossem eles colectivos e caberiam nominalmente num táxi.

São eles os Octa Push, os Chibazqui, Trot e os Fugly, nomes que se juntam aos já confirmados Salto, Savanna, Galgo, Riding Panico, Basset Hounds, Ditch Days, GANSO, Whales, Ghost Hunt, Pussywhips, The Walks Granada, Indio Kurtz, Wild Apes, Solution, MUAY, Pixel82, Desligado e Jesse, que estarão no Bosque do Choupal, de 1 a 3 de Setembro. Passes-gerais a 25 euros com direito a campismo. Fiquem com os Octa Push e a sua formidável “Bárbara”.

Colecção de Jeff Buckley disponível para escuta
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2016 · 14:56 ·


Se sempre quis conhecer as músicas que fizeram crescer e inspirar o miúdo/adolescente/músico Jeff Bcukley agora já pode. A mãe de Jeff, Mary Guibert, acaba de disponibilizar a todos quantos o queiram, a oportunidade de, digitalmente, ouvir através do site Jeff Buckley's Record Collection.

Dentro dele, o site claro está, poderão encontrar referências tão variadas quanto as de Peter Tosh, Muddy Waters, Charles Mingus, Bob Dylan ou The Smiths. Fiquem com o eterno Jeff Buckley e a sua “Dream Of You And I”.

Le Guess Who? com novidades
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2016 · 14:54 ·
© Andrew Paynter

O festival holandês, ao qual haveremos de ir um dia caso tenhamos dinheiro para isso, anunciou esta tarde mais novidades. Naquela que será a sua décima edição, o Le Guess Who? contará com curadorias de artistas como os Wilco, Savages, Julia Holter e Suuns, que ali colocarão um elenco de verdadeiro luxo. Ora contem: Tortoise, Tim Hecker, Wand, Nigga Fox, Marching Church, Laurel Halo, Laraaji, Aine O'Dwyer... E nem sequer acaba aqui.

O Le Guess Who? realiza-se de 10 a 13 de Novembro, em Utrecht, assumindo-se como um festival que aposta na música mais experimental, sendo que já estavam anteriormente confirmados os Swans e os Dinosaur Jr., entre outros. Os bilhetes estão já à venda e custam 125€ (passe) ou 40€ (diário). E valem bem o dinheiro.

Os Amigos dos Músicos: vem aí o primeiro disco
· POR André Gomes · 20 Jul 2016 · 11:41 ·


Nasceram em Ourense, na Galiza, e chamam-se Os Amigos dos Músicos. São eles Jaime Mateo, Arcadio Nóvoa, Raúl Diz, Daniel Alonso, Druso Pedrouzo, Álvaro A. Rivera. E acabam de mostrar o primeiro avanço do seu disco de estreia. A canção chama-se "Fóra de Meu Control" e pode ser ouvida ali em baixo. São muito belas as guitarras andam por lá, podem confiar.

O primeiro disco da banda será então editado com o selo da Gran Derby Records no Outono de 2016. Foi gavado nos estúdios A Ponte, en Roxos, Santiago de Compostela.

E vocês, têm medo do campo?
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2016 · 11:24 ·


Pensem só: no campo dá para apanhar Pokémons. Imagino que Pidgeys, Rattatas e Caterpies, mas Pokémons, ainda assim. E se o campo for em Ruílhe, Braga, também vai dar para ver concertos, no final de Julho. A segunda edição do Rodellus terá lugar nos dias 29 e 30, com concertos que vão das 16h até às 6h, sendo que o cartaz é composto por várias bandas com créditos firmados no panorama português: Holy Nothing, Savanna, Quartet of Woah, Youthless, Equations, Solar Corona e Quelle Dead Gazelle são apenas alguns exemplos, sendo que, evidentemente, haverá mais do que isto.

Os passes gerais estão já à venda em todos os locais habituais ao preço de 15€, sendo que os bilhetes diários custam 8€, mais dois euros no dia do evento.

Mucho Flow anuncia primeiros nomes
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2016 · 11:18 ·
© Alex De Mora


A quarta edição do Mucho Flow, o festival mais pequeno mas mais incrível do norte, arranca no dia 8 de Outubro, em Guimarães. E anunciou esta semana os primeiros nomes que farão parte do cartaz.

São eles Blanck Mass, projecto de um Fuck Button (que vem apresentar o seu último trabalho, Dumb Flesh, de 2015), Toulouse e Naked. Os bilhetes já estão à venda e custam apenas 10 euros.

Novo espectáculo de Aline Frazão confirmado em quatro cidades
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2016 · 11:14 ·


Depois dos habituais concertos de Verão, a compositora angolana está a preparar o regresso a um registo mais intimista com a concepção de um novo espectáculo, alicerçado no álbum Insular, com temas inéditos, numa performance que a levará a Porto, Lisboa, Coimbra e Ponta Delgada.

Assim, a 14 de Outubro, a angolana estará no Teatro Tivoli (entre 10 e 20 euros) em Lisboa e no dia seguinte na Casa da Música (15 euros), seguindo-se-lhes, Coimbra no dia 27 de Outubro (Auditório do Conservatório de Música – 12 euros) e a 29 do mesmo mês será a vez de Insular chegar à insularidade de Ponta Delgada para um concerto no Teatro Micaelense (10 euros) . Fiquem com o tema que dá nome ao último disco da cantora, “Insular”.

Wilco apostam as fichas todas em Schmilco
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2016 · 11:11 ·


Décima corrida contra o tempo, décimo disco no forno, Schmilco é o seu nome e é a nova aposta dos norte-americanos Wilco. Data de estreia a 9 de Setembro. Depois do disco/surpresa de 2015 Star Wars, a banda regressa num tom fundamentalmente acústico, em contraponto ao fuzz do anterior, num registo que contempla 12 canções carregadas de “espaço” e “caos”.

Em relação aos singles, depois de um primeiro “Locator”, chegou a vez de “If I Ever Was A Child” se chegar à frente. A ideia seria passar “If I Ever Was A Child”, mas como o tema apenas se encontra disponível no Spotify, optamos por vos deixar “Locator”.

Mono têm álbum novo inspirado na Divina Comédia
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2016 · 11:08 ·
© Mitsuyo Miyazaki

Os post-rockers têm álbum novo. Chama-se Requiem For Hell e sai no próximo dia 14 de Outubro via Pelagic Records. Nono disco de originais da banda, Requiem For Hell sucede a The Last Dawn/Rays Of Darkness datado de 2014.

A respeito deste registo carregado com cinco músicas, Takaakira Goto, guitarrista do colectivo e responsável pelas letras do novel disco explica que se trata de “um álbum de canções chegadas numa enxurrada de inspiração em 2015. Depois de escrever canção atrás de canção, deparamo-nos com a Divina Comédia de Dante e a história mexeu connosco”. Deste viagem do Inferno ao Céu, passando pelo Purgatório e acabando na realidade, chega Requiem For Hell, disco de que já se pode ouvir um pequeno teaser.

Nobat: música, vídeo e Portugal em lançamento de movimento artístico
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2016 · 18:56 ·
© Flávio Charchar

O Brasil não se compõe, somente, de samba, forró e golpes de estado. Prova evidente disso, é o efervescente movimento artístico brasileiro “alternativo” de que Nobat é uma das faces. Nobat é um compositor mineiro e tem em Novato, disco de 2015, o seu mais recente trabalho discográfico que brevemente será ventre do nascimento de um novo movimento.

Dia 2 de Agosto nascerá a ALA4, movimento artístico mineiro que engloba os artistas Nobat, Tiago Tereza, Frederico Amoz e LULI. Como forma de celebrar o parto, Nobat e companhia irão lançar uma série de três vídeos intitulados Terça para as faixas “O Novato”, “Desaconteça” e “Judith” (pertencentes a O Novato). Para além deste duplo nascimento, Nobat tem digressão marcada, digressão que passará por Portugal.

Assim, em Outubro, Lisboa (29 e 30), Porto (27 e 28), Coimbra e Braga acolherão o compositor mineiro faltando, contudo a confirmação dos espaços para as quatro cidades e as datas para Coimbra e Braga. Fiquem com a belíssima “LSD (participação de Julia Branco) extraída de O Novato.

Katy Goodman & Greta Morgan: punk new wave desconstruídos
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2016 · 18:25 ·


Ou em inglês: Take It, It’s Yours, álbum novo com lançamento marcado para 23 de Agosto via Polyvinyl Records. A dupla, conhecida pela sua pop melancólica nos seus respectivos registos individuais, atira-se a este Take It, It’s Yours de uma forma liminarmente diferente.

A pop melancólica é subtraída e substituída por sonoridades punk e new wave recriados e desconstruídos que as leva por clássicos dos Misfits, Billy Idol ou The Stooges, estes últimos com “I Wanna Be Your Dog”. Deste Take It, It’s Yours já se pode ouvir “Bastards Of Young”, tema dos Replacements.

Flock Of Dimes: luz verde para a estreia
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2016 · 18:20 ·


“Semaphore” é o tema de avanço para o LP de estreia de Flock Of Dimes intitulado If You See Me, Say Yes e que estará cá fora no dia 23 de Setembro com o selo da Partisan Records.

Luz verde para avançar, parece ser o mote deste “Semaphore” que é a primeira paragem de um processo de quase dois anos, período durante o qual, Jess Wasner aka Flock Of Dimes trabalhou o seu pop electro-acústico que, agora, desagua em If You See Me, Say Yes.

ELYA: viagem intercontinental cria Glaciers
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2016 · 18:08 ·


Depois de uma ano a viajar por América do Sul, Europa e Ásia, o italiano Elia Casu aka ELYA compilou experiências e criou Glaciers, compêndio de folktronica e ambiente que já anda aí para escuta.

“Foi um ano fantástico e inusual e este é o resultado dessa grande aventura. Galciers foi concebido e gravado entre o Peru, Sardenha e Istambul”, explica Elia Casu.

Trio Tillery no CCB
· POR Nuno Catarino · 18 Jul 2016 · 12:27 ·
© Mark Niskanen

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, volta a acolher este ano a Lisbon Jazz Summer School, um curso de jazz para os mais jovens que se realiza de dois em dois anos. Este curso divide-se em duas partes: "Férias com Jazz", para miúdos entre os 12 e os 15 anos, e o "Curso de Verão", a partir dos 16 anos. Para esta 6ª edição, a LJSS convidou Rebecca Martin, Gretchen Parlato e Becca Stevens, conhecidas colectivamente como Tillery. Além de participarem na formação, estas cantoras darão um concerto no dia 21 de julho, no Pequeno Auditório do CCB.

O concerto está marcado para as 21h00 e o preço dos bilhetes varia entre 12,5€ (plateia) e 10€ (laterais), com desconto para sócios do Hot Clube de Portugal (8€).

Justice estão de regresso
· POR Fernando Gonçalves · 15 Jul 2016 · 12:11 ·


O duo francês composto por Gaspard Augé e Xavier de Rosnay, que é como quem diz os Justice, está de regresso com música nova cinco anos depois das suas máquinas terem criado pela última vez.

Aparte uma participação no filme Gutterdämmerung, 2015, os Justice já não lançavam nada desde Audio, Video, Disco datado de 2011, porém, agora, esse hiato chega ao fim com a estreia do single “Safe and Sound” libertado em directo num programa da BBC 1. “Safe and Sound” para ouvir em segurança…

Itasca, a bela, tem álbum novo
· POR Fernando Gonçalves · 14 Jul 2016 · 15:44 ·


A californiana Kayla Cohen, também conhecida como Itasca, tem um álbum novo preparado para olhar o Sol de frente. Chama-se Open To Chance e estreia no próximo dia 30 de Setembro com o selo da Paradise of Bachelors.

Deste disco que sucede a Unmoored By The Wind, já se pode ouvir “Buddy”, primevo tema que salta de Open To Chance e se molda à volta de um folk “pastoral”, preciso e flutuante. Cliquem por favor no Play ali em baixo.

LVL UP regressam ao amor com “Pain”
· POR Fernando Gonçalves · 14 Jul 2016 · 14:43 ·


A banda nova-iorquina de indie-rock LVL UP está de volta aos discos. Return To Love é o terceiro registo de originais do colectivo e estará disponível a partir de 23 de Setembro via a histórica Sub Pop Records, nova editora dos LVL UP.

Deste novo álbum já se pode ouvir “Pain”, tema catártico e emocional que se assume como o primeiro single de Return To Love. É aqui em baixo.

Mallu Magalhães vai tocar para “gente sentada”
· POR Fernando Gonçalves · 14 Jul 2016 · 12:07 ·


Mallu Magalhães vai tocar para “gente sentada”. No próximo dia 16 de Setembro, o Festival para Gente Sentada, irá acolher no palco do Theatro Circo bracarense a compositora brasileira no formato voz e viola num espectáculo intitulado de “Saudade” que a própria explica: “Misturo duas saudades. A pura saudade da música, do palco e do público, que mora na pele e rege meus planos, que explode ideias e canções. Essa vem com um tanto das memórias dos primeiros shows, cantando inglês e errando as letras, sozinha no palco, com um violão que nunca afinava e uma gaita esganiçada. A outra saudade, aquela que aperta, aquela que é uma ferida que se deixa cicatrizar por cima (mas só por cima), aquela que dói quando, por acaso, alguma coisa ali encosta. É a falta. A falta da família, do entorno, dos amigos e conhecidos. É uma saudade irmã do tempo e prima da coragem. É isso. Aqui vou eu. Vou armada de duas saudades e um violão (que, desta vez, afina)”.

Depois de Braga seguir-se-ão concertos nas cidades de Aveiro no dia 8 de Outubro (Teatro Aveirense) e Faro no dia 19 de Novembro (Teatro das Figuras). Para além destas três actuações em solo luso, Mallu Magalhães juntará, brevemente, algumas mais. Fiquem com a “Velha e Louca” da Mallu Magalhães.

Pascal Pinon voltam a atacar com “Orange”
· POR Fernando Gonçalves · 13 Jul 2016 · 23:31 ·


As irmãs islandesas Pascal Pinon continuam a descascar o seu, ainda por parir, mais recente trabalho Sundur, palavra roubada a um provérbio islandês que significa algo como “separados mas juntos”, “separação” que serve de mote a este disco e que vê, agora, “Orange” – segundo single – sair do seu ventre.

“Orange é como um jogo de palavras (repetimos frases mas vamos alterando uma palavra de modo a alterar todo o significado), diário- ou uma espécie de memória – letras estilizadas e a imaginação a correr para um bar dos anos 50’ onde estás, ao piano, a cantar os teus amores e tragédias”, explica Jófríður Ákadóttir, uma das irmãs. færri orð og fleiri aðgerðir, eis “Orange”.

Kevin Morby vai a Espinho
· POR Fernando Gonçalves · 13 Jul 2016 · 23:19 ·


Só não sabemos se à feira também, se não vai devia (um portento de feira, diga-se), fora as lateralidades e idiossincrasias daquela bela cidade desaguada na Costa Verde, o certo e o sabido conjugam-se para dar Kevin Morby e o seu Singing Saw, editado este ano, no Auditório de Espinho no dia 25 de Novembro deste ano. Bilhetes a 10 euros.

Antes de Novembro, descansem as mentes mais perturbáveis, pois Kevin Morby estará cá no dia 19 de Agosto para um mergulho no Tabuão (falamos de Parades de Coura). Fiquem com “Dorothy”, tema imaginado na Foz do Porto.

The Moles: novo disco à vista
· POR André Gomes · 13 Jul 2016 · 15:00 ·
© Claire Davies

O novo disco de The Moles, o primeiro em vinte anos, aproxima-se a olhos vistos. O disco vem a ser preparado há já muitos anos. Gravado entre Boston, Nova Iorque e Massachusetts quando as ideias e as oportunidades bateram à porta, ​Tonight’s Music está quase a chegar.

Richard Davies não esteve sozinho. Este novo disco foi gravado com gente boa como Bob Fay (Sebadoh), Malcolm Travis (Sugar), Dion Nania (Free Time) e Jarvis Taveniere (Woods). "Dreamland" já pode ser ouvida aqui em baxo e é uma pequena maravilha.


O novo álbum de Blood Orange já está aí
· POR Matheus Maneschy · 13 Jul 2016 · 14:53 ·


É com o título de Freetown Sound que Blood Orange nos oferece 17 faixas maravilhosas, com a batida que já conhecemos. “Augustine” já anda por aí e no vídeo, que podem ver ali em baixo, tem inclusive a aparição de Julian Casablancas. Este disco conta com colaborações de Nelly Furtado, Carly Rae Jepsen, BEA1991, Debbie Harry, Adam Bainbridge (Kindness), Empress Of, Ian Isiah, Kelsey Lu, Jason Arce, Ava Raiin, Aaron Maine (Porches), Bryndon Cook (Starchild) e Patrick Wimberly. Ufa.

Para aquecer, podem ouvir e ver aqui em baixo a boa onda de “Augustine”, como aliás de todo o disco. Para quando concerto em Portugal?

BANKS regressa - e cheia de ordens
· POR André Gomes · 12 Jul 2016 · 18:32 ·


BANKS, de primeiro nome Jillian, acaba de dar ares de nova vida. E com uma ordem: "Fuck with myself", uma nova canção, acaba de aterrar nas internetes, deixando a promessa que o sucessor de Goddess, o seu disco de estreia lançado em 2014, pode estar para breve.

A canção em si, que pode ser ouvida (e muito bem vista) ali em baixo, oferece a continuidade do som de BANKS: r&b digital, altamente viciante e com a dose certa de sensualidade. Não percam mais tempo.

Tom Carter & Loren Connors: LP sem nome com música lá dentro
· POR Fernando Gonçalves · 12 Jul 2016 · 17:35 ·


E já se pode ouvir qualquer coisa, ainda que em trailer. Sem nome e apenas com dois temas (“Side One” e “Side Two”) estes “veteranos” do underground norte-americano continuam a explorar os insondáveis caminhos da guitarra, aterrando com este primeiro LP num mundo psicadélico/avant blues naquilo que a editora Family Vineyard designa como “uma nova linguagem”.

Fiquem aqui em baixo com o trailer desta peça de estreia sem nome da dupla Tom Carter & Loren Connors.

Toro Y Moi foi ao deserto gravar um disco e já voltou
· POR Fernando Gonçalves · 12 Jul 2016 · 17:30 ·


Gravado no Trona Pinnacles, Califórnia, o novo disco ao vivo dos Toro Y Moi estará disponível no próximo dia 5 de Agosto. A fazer parelha com o lançamento deste novo pedaço de música ao vivo partido em 13 rodelas, de seu nome Live From Trona, virá um filme, realizado por Harry Israelson, que narra todo o processo que criou este concerto a que, ainda, se acoplará um documentário que fará o percurso de gravação de Live From Trona no deserto do Mojave (Trona Pinnacles fica neste deserto).

Fiquem aqui em baixo com um pequeno trailer do que podem esperar de Toro Y Moi e deste Live From Trona. 
A coisa promete.

Madeira estreia-se com Bad Humors
· POR Fernando Gonçalves · 12 Jul 2016 · 17:24 ·


O novo projecto de pop transcendente da neozelandesa Kim Pflaum de sua graça Madeira está prestes a perder a virgindade. Dito de outro modo, Madeira está prestes a lançar o seu primeiro EP Bad Humors, disco que sairá a 23 de Setembro pela Carpark Records.

Assente nas premissas “desgosto de amor” e “traição”, Bad Humors faz-se valer do synth-pop para passar, em cinco músicas, uma mensagem de liberdade e desapego. Mensagem que já pode ser degustada em “Manipulator”, primeiro single extraído do novo álbum.

Agnes Obel é “de vidro” mas não quebra
· POR Fernando Gonçalves · 12 Jul 2016 · 17:19 ·


Não quebra promessas ou o prometido não fosse de vidro e é de vidro que falamos, melhor, é a Citizen Of Glass que nos atiramos.

Disco que marca o regresso da artista dinamarquesa às gravações depois de um Aventine que a lançou às feras e que foi produzido, gravado e misturado pela própria em Berlim, cidade onde habita. Este novo álbum sai a 21 de Outubro e tem em “Familiar” o seu primeiro single, tema que podem ouvir a partir de agora.
 
Buvette: novo álbum em Setembro
· POR Fernando Gonçalves · 12 Jul 2016 · 17:17 ·


Elasticity chega dia 23 de Setembro mas já há single que se ouça. De seu nome “Room Without A View”, tema que secunda “Staring At The Lines”, primevo filho do segundo álbum de originais deste franco-suiço.

Porque não vale a pena bater, mais, em meninos e não querendo estender a conversa para Euros de qualquer espécie, fiquem com “Room Without A View”, single que, no nome, mais parece uma ode ao estado de espírito do mundo francófono.

Jameson Urban Routes anuncia primeiros nomes
· POR Paulo Cecílio · 12 Jul 2016 · 15:39 ·


O festival do Musicbox regressará este ano para aquela que será a sua décima edição, tendo revelado hoje os primeiros nomes do cartaz. O destaque vai para o regresso dos Wild Beasts, que têm um novo álbum a caminho (Boy King, com edição da Domino), a quem caberá a honra de abrir o certame, a 24 de Outubro.

Seguem-se Liima, Bloom (novo projecto de JP Simões), Egbo, Gold Panda e Live Low, havendo dois pacotes de bilhetes em regime limitado: o Jameson5S, que permite escolher 5 concertos e garante a entrada naqueles de acesso livre (50€) e o Bilhete Festival, que garante que nunca ficarão de fora (99€). Mais nomes para breve...

KISMIF regressa ao Porto
· POR Paulo Cecílio · 12 Jul 2016 · 15:38 ·


A cidade do Porto voltará a acolher a KISMIF Conference, série de eventos com foco na cultura underground e que celebra este ano a sua terceira edição. Na programação, que será dedicada ao tema DYI Cultures, Spaces and Places, estão presentes nomes como Billy Bragg, Steve Ignorant, Don Letts e Vítor Rua, podendo os portuenses interessados esperar por exposições, livros, documentários, concertos e DJ sets - para além de outras actividades.

O início do KISMIF está marcado para o dia 17 de Julho e arrastar-se-à até ao dia 22, e podem consultar toda a programação, bem como outras informações, aqui.

Há que misturar Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 12 Jul 2016 · 15:09 ·


Depois do sucesso da Selecção, vai haver nova mostra de multiculturalismo em Lisboa. Concertos, afters, discussões e muito mais: o Lisboa Mistura regressa este mês ao Intendente para uma nova edição, que acontece de 19 a 23 de Julho e que leva até à capital nomes como Konono Nº 1, que irão apresentar o seu novo disco, produzido por Pedro Coquenão e Vincent Kenis.

E mais: uma verdadeira armada do hip-hop nacional, com Valete e NBC a convidarem Virgul, Maze, Fuse, Sir Scratch, Bob da Rage Sense e muitos outros. O festival é de entrada gratuita e a programação completa encontra-se aqui.

PJ Harvey visita Coliseu de Lisboa em Outubro
· POR Fernando Gonçalves · 12 Jul 2016 · 11:56 ·


No entanto, não se trata de uma visita de cortesia, a “Rainha de Inglaterra” e seus cortesãos/músicos estarão no próximo dia 27 de Outubro na capital para um concerto de apresentação de The Hope Six Demolition Project.

Depois da actuação no NOS Primavera Sound portuense, Polly Jean apanha a A1 em direcção à capital com um, se não o mais político, dos seus álbuns, disco que, inclusive, já lhe granjeou algumas críticas da parte de políticos, cidadãos e críticos musicais. Voltando a Lisboa e ao concerto de Outubro, o mesmo, iniciar-se-á pelas 21h. Os bilhetes (a variar entre os 40 e os 45 euros) estarão à venda a partir de quarta-feira. Fiquem com “The Community Of Hope”, single retirado de The Hope Six Demolition Project:

Caetano volta a Lisboa em Setembro
· POR Matheus Maneschy · 12 Jul 2016 · 11:45 ·


O Coliseu dos Recreios, em Lisboa vai, mais uma vez, abrigar a leveza do brasileiro Caetano Veloso. É no dia 7 de Setembro que o concerto acontecerá, no formato mais puro e belo de voz e violão. Coloquem nas vossas agendas.

A cantora Teresa Cristina será a convidada da noite, para elevar ainda mais as expectativas. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

Discografia completa de Rob Thomsett compilada e reeditada
· POR Fernando Gonçalves · 11 Jul 2016 · 15:23 ·


Guitarrista e visionário em full-time, o guitarrista australiano Rob Thomsett teve uma carreira que atingiu o seu apogeu nos idos da década de 70 do século passado. Agora, mais de 40 anos depois do lançamento das músicas, editadas avulsamente até encontrarem os seus LP (dois em toda a carreira: Yaraandoo e Hara) chegam agora, ainda mais compiladas (uma só caixa).

Um agora eufemístico, uma vez que, Yaraandoo & Hara só estará disponível no próximo Outono via Now-Again. Fiquem com o seu jazz/rock progressivo em “New Life Refusal”, original de 1975.

Classe Crua “Engana” os monstros na estreia
· POR Fernando Gonçalves · 11 Jul 2016 · 15:16 ·


O hiperactivo Sam The Kid e Beware Jack uniram esforços e de lá saiu Classe Crua. Projecto ainda sem álbum mas já com um tema para amostra.

“Engana” com voz de Beware Jack e produção de Samuel o “puto” que cresceu mais do que o país que o pariu, está aí para “lutar contra monstros” e ajudar a desvendar o que desta união feita de crueza nas rimas e profundidade nas batidas tem para dar. Classe Crua com “Engana” para ouvir aqui em baixo.

Paredes de Coura fecha cartaz para 2016
· POR André Gomes · 08 Jul 2016 · 18:49 ·


É oficial. Está encerrado o cartaz do Vodafone Paredes de Coura 2016. Estava ainda por saber que The Vaccines, Matias Aguayo, Algiers e GrandFather's House se juntavam ao cartaz do festival que acontece no Minho durante o mês de Agosto.

Estes nomes juntam-se a um cartaz onde estavam já Jacco Gardner, Sean Riley & The Slowriders, We Trust ft. Coura All Stars, Bed Legs, LCD Soundsystem, Chvrches, The Tallest Man On Earth, Unknown Mortal Orchestra, Sleaford Mods, Minor Victoires, Sharon Jones & The Dap-Kings, Portugal.The Man, Ryley Walker, Cage The Elephant, Thee Oh Sees, Suuns, Kevin Morby, Cigarettes After Sex, Lust For Youth, Orelha Negra, King Gizzard & The Lizard Wizard, Joana Serrat, Filho da Mãe & Ricardo Martins, Capitão Fausto, Motorama, Psychic Ills, The Last Internationale, First Breath After Coma, Whitney, Best Youth, Moullinex, Branko e Rastronaut. Ufa. A organização avisa ainda que já estão disponíveis os bilhetes diários pelo preço de 45 euros.

Boogarins em Portugal
· POR Fernando Gonçalves · 08 Jul 2016 · 16:05 ·


Lá para Setembro, mais concretamente nos dias 1,2 e 3 do nono mês do ano,os brasileiros Boogarins regressarão a terras lusas. Porém, a tour ainda não está fechada, podendo, em breve, ser anunciadas novas datas, de acordo com a Lovers & Lollypops, promotora dos concertos.

Coimbra no primeiro dia (Salão Brazil), Braga no segundo (GNRation) e Lisboa (Musicbox) a fechar a trindade são os locais escolhidos pela banda que trará até nós o seu último álbum de originais Manual, ou Guia Livre de Dissolução de Sonhos. Ainda não existe qualquer informação sobre bilhetes ou horários. Deste disco saído em 2015, retiramos “6000 Dias” e que vos deixamos para audição.

DM Stith está de volta
· POR Fernando Gonçalves · 08 Jul 2016 · 15:55 ·


Depois do aclamado Heavy Ghost datado de 2009, o artista regressa com Pigeonheart, disco com estreia marcada para o dia 29 de Julho. Sete anos em que Stith andou a abrir espectáculos para Julia Holter e Yann Tiersen, participou na live band que acompanhou Sufjan Stevens e ainda teve tempo para ser frontmen dos The Revival Hour.

Na exploração de temas como a identidade, memória e mente (tópicos de Pigeonheart), Stith lançou-se no universo dos sintetizadores modulares e drum machines a que se juntaram baixos profundos e electrónica. Deste caldo chamado Pigeonheart já viu a luz do dia o single “War Machine” a que, agora, se junta o etéreo e frágil “Amylette”.

Cássio Figueiredo “expurga-se” de memórias e um novo álbum nasce
· POR Fernando Gonçalves · 08 Jul 2016 · 15:28 ·


Cássio foi ao baú da memória e o que por lá encontrou, em formato fragmento e enclausurado num frio disco rígido, foi matéria suficientemente profícua para sacar um disco. Expurgo chamam-lhe e é o novo álbum de originais do brasileiro Cássio Figueiredo, registo que acaba de quebrar amarras da cuidadora Seminal Records em direcção ao mundo. A palavra ao criador: “O carácter impetuoso e atravessador do que me impeliu às gravações tiveram o efeito da nomeação das faixas da mesma forma, sem pretensão de coerência. Mas, ainda assim, formando uma constelação de dores, afectos e catarse. A violência de expurgar-se por completo e extasiar-se com o que se manifesta”, explica Cássio ao Bodyspace.

O que não colocamos em discurso directo e que Cássio também diz é que Expurgo, parido em oito meses, tem influências de slowcore/sadcore e de Grouper e está inteiramente disponível para audição e download aqui. Quem é amigo, quem é? O Bodyspace é e o Cássio também, portanto façam lá o favor de ouvirem o disco e mandarem-nos o vosso wishkey/cerveja/bolos caseiros/ assado para a nossa redacção...

Clã: “O sonho dos meus amigos é ter”…uma colectânea
· POR Fernando Gonçalves · 08 Jul 2016 · 15:22 ·


Vinte anos depois do lançamento do primeiro disco da sua carreira, LusoQUALQUERcoisa a banda portuense, em jeito de celebração, acaba de anunciar o lançamento de uma colectânea com alguns dos maiores êxitos do colectivo, álbum pronto a sair do forno no dia 29 de Julho.

O Melhor dos Clã assim se chama o alinhamento de vinte temas que faz caminho por entre álbuns como o já referido LusoQUALQUERcoisa, Kazoo ou Rosa Carne entre outros. Fiquem com o insofismável “GTI (Gentle, Tall and Intelligent)” retirado de Kazoo aqui ao vivo na Aula Magna em 2001. Alinhamento ali em baixo.



1 Pois É (Não É?)
2 Novas Babilónias
3 GTI (Gentle, Tall and Intelligent)
4 Problema de Expressão 
5 Conta-me Histórias
6 Dançar na Corda Bamba
7 O Sopro do Coração
8 H2omem
9 Sangue Frio
10 Bairro do Oriente
11 Espectáculo (ao vivo com Sérgio Godinho)
12 Competência Para Amar
13 Carrossel dos Esquisitos
14 Tira a Teima
15 Sexto Andar
16 Vamos Esta Noite
17 Os Embeiçados
18 Asas Delta
19 A Paz Não Te Cai Bem
20 Outra Vez
Bodyspace au Lait: Graveola e o Lixo Polifônico apresentam novo disco no Café au Lait (Porto)
· POR André Gomes · 07 Jul 2016 · 11:51 ·
© Sofia Miranda

BODYSPACE AU LAIT:
Graveola e o Lixo Polifônico
 
Café au Lait, Porto
20 de Julho, quarta-feira
22:00 horas
 
4 euros
 
Os Graveola e o Lixo Polifônico dispensam já todas as apresentações: muito resumidamente, são um dos grupos fundamentais da actual música brasileira. Numa metamorfose ininterrupta, a banda desenvolveu, ao longo de 11 anos, uma sonoridade distinta, caracterizada principalmente por uma enorme empatia e por um diálogo franco com as mais diversas vertentes da música brasileira. Camaleão Borboleta, o sexto trabalho dos mineiros, surgiu da vontade do grupo em registar o seu momento actual, num recorte sonoro festivo e pop da sua carreira. Procurando ancoragem em diversos ritmos afro-latino-americanos, os Graveola nunca soaram tão alegres e tropicais. Nesse novo disco, a banda mergulhou e refastelou-se em paisagens praieiras e solares: Novos Baianos, Doces Bárbaros, maracatu, frevo, ijexá, pagode baiano, samba-reggae e vários outros. Uma mistura irresistível para confirmar ao vivo e a cores no dia 20 de Julho numa noite que se prevê de festa.
Eros and The Eschaton: segundo LP a caminho
· POR Fernando Gonçalves · 07 Jul 2016 · 00:31 ·


De sua graça Weight Of Matter, com estreia prevista para 23 de Setembro, o segundo longa-duração da dupla Kate Perdoni e Adam Hawkins nasceu inspirado pelas guitarras de Nial Young & Crazi Horses e da psychedelia “à lá” Guera Civil norte-americana.

Deste glossário feio álbum já roda o primeiro single “Rxx”, tema recria e lança doze momentos da história rock que caíram no esquecimento num fundo de pop “orelhuda”. Eis “Rxx”.

Crystal Castles regressam a Portugal
· POR Paulo Cecílio · 07 Jul 2016 · 00:29 ·


Já sem Alice Glass - depois da enorme bronca que houve - os Crystal Castles irão regressar este ano com um novo álbum, ao qual adicionarão uma digressão mundial que, como não poderia deixar de ser, passará por Portugal.

Ethan Kath e sua nova parceira, Edith Frances, têm dois encontros marcados com o público nacional no mês de Dezembro, primeiro no Porto (Hard Club, no dia 7) e depois em Lisboa (Paradise Garage, a 8 ). Com eles virão temas novos como "Frail" ou "Deicide" e ainda as malhas do costume. Ainda não há quaisquer informações acerca do preço dos bilhetes.

Purple Patio: convulsão sonora made in jazz
· POR Fernando Gonçalves · 07 Jul 2016 · 00:24 ·


Acabou de ser editado o vinil Purple Patio, gravação que já datava de 2012 mas sem nunca ter visto a luz do dia. Convulsão sonora que junta as baterias de Jorge Queijo, Mário Costa e Chris Corsano ao trompete de Nate Wooley e ao contrabaixo de Hugo Antunes numa mescla de texturas abstractas em que o jazz passa para segundo plano para dar lugar à improvisação livre.

Sem música que possamos apresentar para audição, fiquem aqui em baixo com Nate Wooley e este “Polychoral”.

Ignition regressa a Penafiel
· POR Paulo Cecílio · 07 Jul 2016 · 00:17 ·


A sétima edição do festival Ignition, que junta a música à natureza e arquitectura, voltará a realizar-se em Penafiel nos próximos dias 15 e 16 de Julho, mais concretamente na Quinta do Carrazedo, em Santiago.

Entre os nomes confirmados contam-se os noise-rockers australianos Three Trapped Tigers, que virão apresentar os temas do seu novo álbum, Silent Earthling, editado este ano, bem como os californianos Tijuana Panthers, Waking Aida, The Miami Flu e Filho da Mãe + Ricardo Martins. Os bilhetes diários custam apenas 2,5€ e revertem a favor da Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais do Concelho de Penafiel. Para mais informações consultem este link.

Khompa: Bateria, bateria, bateria, bateria...electrónica
· POR Fernando Gonçalves · 07 Jul 2016 · 00:13 ·


Khompa é Davide Compagnoni e, David, é uma bateria convencional auxiliada por quatro drum triggers, um laptop e um sequenciador. Cada trigger controla um instrumento musical virtual (sintetizadores, samplers, etc) que com o software Ableton Live em parelha com o sequenciador permite a Davide orquestrar melodias/electrónica 100% live sem o uso de loops, pré-gravações ou outra coisa do género.

Agora, este one man drum italiano apresta-se para lançar o seu primeiro álbum. A 2 de Setembro, via Monotreme Records, nascerá deste melting pot de baterias o disco The Shape Of Drums To Come, registo que lança a bateria para um universo, no mínimo, entusiasmante. Fiquem com o primeiro single de The Shape Of Drums To Come “Nettle Empire”.

Novo single de Scott & Charlene’s Wedding; disco em Setembro
· POR André Gomes · 06 Jul 2016 · 15:16 ·


O terceiro disco de Scott & Charlene’s Wedding chega em Setembro com o selo da Fire Records mas enquanto Sertembro não chega nós temos a estreia de um dos temas desse disco, intitulado "Don't bother me". Podem ouvir o tema em questão ali em baixo, pois então.

O novo disco chama-se então Mid Thirties Single Scene, chega a 9 de Setembro e está aparentemente carregado de guitarras de outras décadas (grunge, Nirvana?). Podem consultar o alinhamento do disco ali em baixo, depois do player bonito.



1. Maureen
2. Don’t Bother Me
3. Hardest Years
4. Scrambled Eggs
5. End Of The Story
6. Bush
7. Distracted
8. Delivered
9. Forever And A Day
Pixies: novo disco, novo single e concerto no Coliseu do Porto
· POR André Gomes · 06 Jul 2016 · 12:46 ·


Os Pixies, que amanhã actuam no NOS Alive, preparam-se para lançar um novo disco. Chama-se Head Carrier e será lançado no dia 30 de Setembro (Pixiesmusic/Play It Again Sam). A promessa é a de uma "colecção de 12 músicas num mix de experiência surrealista auditiva, psicadélica, dissonância e surf rock". O álbum foi produzido por Tom Dalgety (Killing Joke, Royal Blood) e gravado nos  Rak Studios (Londres) em Fevereiro e Março deste ano. O primeiro single, "Um Chagga Lagga", pode ser ouvido ali em baixo.

Mas as boas notícias não se ficam por aqui. Ah, pois não. Os Pixies, que agora contam oficialmente com a baixista Paz Lenchantin como membro permanente, apresentam-se no Coliseu do Porto no próximo dia 21 de Novembro.

Charles Aznavour na MEO Arena
· POR Paulo Cecílio · 06 Jul 2016 · 11:51 ·


Aos 92 anos, Charles Aznavour mantém-se em forma. Após ter editado um disco novo em 2015, Encores, no qual contou com uma pequena ajuda do novo menino bonito de França, Benjamin Clementine, o cantor irá dar um concerto no dia 10 de Dezembro na MEO Arena, em Lisboa.

Aznavour é - e não será necessário explicar - uma das lendas vivas da chanson, referência para nomes como Bob Dylan ou até mesmo Dr. Dre, considerado o "Frank Sinatra francês", autor de belas canções como "La Bohème". Os bilhetes para o espectáculo em Lisboa encontram-se já à venda, a preços que vão dos 32€ aos 100€.

Agora Aqui, ali em Guimarães
· POR Paulo Cecílio · 06 Jul 2016 · 11:49 ·
© Nuno Carvalho

Nas duas últimas semanas de Julho, Guimarães acolherá a terceira edição do Agora Aqui, um ciclo de concertos itinerantes que ocuparão vários locais do centro histórico da cidade, todos eles de acesso livre, por aqui se explicando o facto do Miguel da Revolve não ter dinheiro para fazer e mandar press releases.

Os artistas confirmados? Rangda (Ben Chasny, Richard Bishop e Chris Corsano), Alek Rein, MEDEIROS/LUCAS e HHY & The Macumbas. Saibam onde os poderão encontrar através da página do evento.

Mendrugo reclamam More Amor
· POR Fernando Gonçalves · 06 Jul 2016 · 11:42 ·
© Harry Wheeler

A banda espanhola tem novo álbum na algibeira. More Amor quase reclamado chega dia 29 de Julho e representa uma viagem pelo oeste desértico da Andaluzia da qual já se pode ouvir a etapa “Embonigia”.

Victor Herrero, Jose Luis Herrero, Josephine Foster (Mendrugo) a que se juntou Taku & Lorena Alvarez foram a caravana que o vento de Levante levou pelo sul e que nos alforges da mente carregou More Amor, disco que agora descarregam para o mundo. “Emboniga” para ouvir aqui em baixo.

David Brent estreia-se com os Foregone Conclusion em Life On The Road
· POR Fernando Gonçalves · 06 Jul 2016 · 11:33 ·


David Brent estreia-se com os Foregone Conclusion em Life On The Road Esta vida na estrada contada por David e os Foregone Conclusion chega dia 19 de Agosto via Caroline International. David Brent é uma personagem criada pelo bem conhecido comediante Ricky Gervais. David que, para além de músico é também “boneco” de filme biográfico de seu nome “David Brent: Life On The Road”, sim, álbum e filme misturam-se num caleidoscópio de pequenas histórias que compõem a vida de David e mais perto estarão quando ambos forem lançados precisamente no mesmo dia.

Na linha do que anteriormente referimos, o primeiro single desta aventura musical de seu nome “Lady Gyspsy” calca essa ténue linha que separa a sétima arte e a linguagem supra-humana da música, uma vez que este tema conta a forma como David Brent perdeu a virgindade para uma viajante "limpinha"...foi amor... “Lady Gypsy” para ouvir.

The Childhood Of A Leader: sai banda sonora para Scott Walker
· POR Fernando Gonçalves · 06 Jul 2016 · 11:15 ·


Brady Corbet estreia-se na realização com o filme The Childhood Of A Leader, drama psicológico que traça o percurso de um jovem durante e após a Conferência de Paz de Paris (1919) e do vingativo Tratado de Versalhes que abriu caminho à sinistra figura de um tal de Adolfo, neto de judeus, e austríaco de nascimento.

A acompanhar as desventuras deste drama está Scott Walker e a sua música transformada banda-sonora, OST que marca o regresso a este tipo de composição desde o filme Pola X. Fiquem com o trailer de The Childhood Of A Leader.

Plaid preparam disco na Warp
· POR António M. Silva · 05 Jul 2016 · 15:21 ·


Por estes dias, a Warp anda nas bocas do mundo devido ao lançamento de Cheetah, o muito aguardado EP de Aphex Twin. Felizmente há vida para lá de RDJ e a label britânica já está a ultimar a edição de The Digging Remedy. O mais recente trabalho dos Plaid chega a 10 de Julho.

Este é o oitavo disco da dupla formada por Ed Handley e Andy Turner (décimo se contarmos as bandas sonoras escritas entre 2006 e 2008 e o enésimo se adicionarmos EPs e splits) e segue a toada experimental e ambiental que ambos têm desenvolvido ao longo dos últimos 25 anos. Em jeito de aperitivo para o que aí vem, fiquem com "Do Matter".

Indie Music Fest: mão cheia de confirmações
· POR Fernando Gonçalves · 05 Jul 2016 · 14:37 ·


No anelar teremos Ganso, no mindinho estará Desligado, para o polegar a coisa fica pelos Ditch Days, no “fura-bolo” vai Ghost Hunt, enquanto o “pai de todos” fica com os Whales. Cinco dedos, cinco bandas, cinco confirmações para a edição deste ano do Indie Music Fest, festival que se realiza entre 1 e 3 de Setembro no Bosque do Choupal em Baltar, Paredes.

Estes nomes juntam-se aos já confirmados Salto, Savanna, Galgo, Riding Panico, Basset Hounds, The Walks, Pussywhips, Granada, Indio Kurtz, Wild Apes, Solution, MUAY, Pixel82, e Jesse. Passes gerais disponíveis por 25 euros. Fiquem com os Whales e o seu novíssimo single “Big Pulse Waves”:.

Melingo: novo álbum espreita entre o tango e Fellini
· POR Fernando Gonçalves · 05 Jul 2016 · 14:32 ·


Daniel Melingo ou o “Tom Waits” argentino cria música, música a que os amantes de rótulos podem chamar tango new age com raízes algures entre o art rock e um “cabaret” de Fellini.

Dois anos depois de Linyera, este vagabundo musical meteu os pés à estrada criativa e de uma “milonga” nocturna sacou Anda, novo álbum que estreará a 23 de Setembro. Uma terra imaginária, uma pintura de Chagall que salta as amarras da tela, surrealismo a “dar com um pau”, eis Anda e este primeiro single dele extraído “En un Bosque de la China”:

Brasileiro Sentidor lança novo disco
· POR André Gomes · 05 Jul 2016 · 12:03 ·


"A realidade apenas se forma na memória; as flores que hoje me mostram pela primeira vez não me parecem verdadeiras flores". Disse Marcel Proust e é a frase escolhida pelo brasileiro Sentidor, pseudónimo de João Carvalho, para apresentar-nos o seu novo disco.

O registo chama-se Memoro Fantomo_Rio Preto, é um disco duplo e será lançado no dia 13 de Julho pela Geração Perdida de Minas Gerais. Podem ouvir a faixa bónus "Arki" no teaser que aqui deixamos em baixo.

ZDB acolhe Granular Fest
· POR Nuno Catarino · 05 Jul 2016 · 11:34 ·


A Galeria ZDB, em Lisboa, vai voltar a acolher mais uma edição do Granular Fest. O festival realiza-se nos dias 15 e 16 de Julho e vai apresentar várias propostas de improvisação livre. Na sexta-feira, dia 15, há três concertos a partir das 21h00: trio de Emídio Buchinho (guitarra eléctrica), Carlos Santos (laptop, electrónica) e Nuno Morão (percussão); duo de Ricardo Webbens (electrónicas) e Gustavo Costa (percussão); e duo de Abdul Moimême (guitarra eléctrica preparada) e Albert Cirera (saxofone).

No segundo dia, sábado 16, há um workshop sobre Formas de Improvisação, dirigido por Manuel Guimarães, entre as 14h00 e as 17h00. Os concertos arrancam à noite, às 21h00: duo de Diogo Lopes (clarinete, electrónicas) e Tomás Freire (voz); 4TET de Carlos Zíngaro (violino), Ulrich Mitzlaff (violoncelo), João Pedro Viegas (clarinete baixo e soprano) e Alvaro Rosso (contrabaixo); segue-se um quarteto com Manuel Guimarães (guitarra clássica), João Camões (viola d'arco), Miguel Falcão (contrabaixo) e José Bruno Parrinha (clarinete soprano); e o festival encerra com o concerto Rádio Diáspora – Poesia Sonora, de Rômulo Alexis (sopros e efeitos) e Wagner Ramos (bateria e electrónicas), com dois convidados: Paulo Curado (flauta) e João Madeira (contrabaixo). A entrada para um dia vale 5€, o passe para os dois dias fica em 6€ (os sócios ZDB têm entrada livre).

Captains: banda à procura de editora encontra potente música nova
· POR Fernando Gonçalves · 05 Jul 2016 · 11:32 ·


São espanhóis na essência, embora alguns dos elementos não o sejam (David Baldo, Fee Reega, Oskar SD e Aaron Dall) no passaporte e têm um LP de estreia preparado para se lançar ao mundo. Só falta editora.

Do mesmo modo que se encontram flores no deserto, a banda, nesta demanda, lançou um single, o primeiro, e já com direito a vídeo. “Heavy Metal Works”, é a graça deste tema e o menos que se poderá dizer é que vem em contramão e pronto a bater. Se não acreditam, ouçam.

Sonicblast Moledo completa o cartaz para agosto
· POR Matheus Maneschy · 04 Jul 2016 · 18:03 ·


O verão aquece também as notícias. O Sonicblast Moledo anunciou mais algumas confirmações. Quais? Nós dizemos: Miss Lava, The Black Wizards, Asimov, Maize, Vircator, Big Red Panda, Ana Paris, The Dead Academy e Milhomes.

Pelo jeito, rock e calor não vão faltar em Moledo do Minho. O festival acontece de 10 a 14 de agosto, e os bilhetes já estão à venda.

O regresso dos Avalanches com toda a força
· POR Matheus Maneschy · 04 Jul 2016 · 17:46 ·
© Steve Gullick

Após 16 anos parados, os australianos The Avalanches vão lançar um novo álbum, intitulado Wildflower. Primeiro chegou o single “Frankie Sinatra”, depois foi "Colours" e agora é a vez de "Subways" mostrar todas as suas cores.

O fim desta saudade de tanto tempo termina no dia 8 de julho, quando Wildflower for então  finalmente lançado. Enquanto essa data não chega, ouçam "Subways" aqui em baixo.

Live Footage: Moods Of The Desert na integra para ouvir aqui
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2016 · 15:01 ·
© Marc Lemoine

Depois de termos partilhado convosco “Deep Night” e “View From a Desert Helicopter”, primeiros singles extraídos desta primeira aventura sonora dos norte-americanos Live Footage, chegou a hora de olharmos o deserto em todo o seu esplendor.

Aqui em baixo podem ouvir este novo registo em streaming, na integra e em exclusivo nacional. Ah pois, não precisam de agradecer.

Paolo Fresu e Omar Sosa em Espinho
· POR Nuno Catarino · 04 Jul 2016 · 14:24 ·


A dupla Paolo Fresu e Omar Sosa vai apresentar-se ao vivo no Auditório de Espinho no próximo dia 6 de Julho. O trompetista italiano e o pianista cubano vão apresentar o material do seu mais recente disco, Eros, onde combinam jazz e world music.

O concerto está integrado na programação do 42º FIME - Festival Internacional de Música de Espinho. O concerto tem início marcado para as 22h00 e o preço dos bilhetes varia entre 6€ ou 8€ (com desconto) e 10€ (normal).

Zomby vs. Burial? Vai acontecer
· POR Paulo Cecílio · 04 Jul 2016 · 10:35 ·


Lado a lado estarão dois dos melhores produtores da última década electrónica: o primeiro é responsável pelo magnífico Where Were You In '92, um lamento pelo fim da energia rave, o outro pelo genial Untrue, que é esse lamento colocado em som.

Zomby e Burial irão colaborar num novo 12'' intitulado "Sweetz", com data de edição prevista para o dia 29 de Julho, seguindo-se um longa-duração do Anonymous himself, a 2 de Setembro, de seu nome Ultra e com a chancela da Hyperdub. Confirmados no álbum estão nomes como Banshee e Darkstar.

Tundra Fault apresenta novo EP
· POR Paulo Cecílio · 04 Jul 2016 · 10:34 ·


O projecto de Miguel De (só assim) volta à carga com um EP intitulado Coherent Groundworks, composto por quatro faixas de uma electrónica tensa e ambiental que, diz-nos, são a base daquilo que será o seu longa-duração, ainda por vir.

Coherent Groudworks foi colocado ontem no Bandcamp, podendo ser ouvido e descarregado de graça através do link aqui em baixo. E, a juntar ao EP, há um vídeo para "Of Yore". Confiram tudo:



Ed Harcourt tem notícia “devastadora”: Novo álbum já tem data de lançamento
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2016 · 10:33 ·
© Steve Gullick

Assim é feito o anúncio do novo álbum de Ed Harcourt pela sua assessoria. Furnaces é o nome que deram à coisa, coisa “abrasiva e ambiciosa” que azucrinará os ouvidos e mentes (de quem as tiver) a partir de 19 de Agosto via Polydor.

Para celebrar tal desiderato, Ed Harcourt não lançou um single. Lançou dois. O primeiro, “Dionysus”, e um segundo de seu sugestivo nome “The World Is On Fire”, temas que poderão ouvir a partir de agora aqui em baixo.



Phantogram: Novo disco a caminho
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2016 · 10:29 ·
© Timothy Saccenti

Sarah Barthel e Josh Carter estão de volta. Depois do sucesso de Voices, lançado em 2014, o duo de indie-electrónica norte-americano regressa com Three, álbum novinho em folha que chegará a 16 de Setembro.

Já comparado a Myxomatosis ou a “Truffle Butter” de Nicky Minaj, Three é, de acordo com a assessoria da banda, um álbum mais denso e psicadélico do que o anterior, em que elementos de rock, pop, hip-hop e electrónica se misturam para dar corpo a uma ferrovia de melodias pop introspectivas mas simultaneamente “brilhantes”. Deste Three salta já aos ouvidos o single “You Don’t Get Me High Anymore”, tema que podem ouvir desde já.

YouNGNoon tem música nova
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2016 · 10:26 ·


Ed Mattiuzzi aka YouNGNoon entrou numa senda de colaborações que lhe vão rendendo músicas novas. A última das quais juntou-o com Simone White, “amor” do qual nasceu “Our Lucky Afternoon”, novo tema que,hoje, ao som junta a imagem.

Para além da colaboração com Simone White, YouNGNoon, nesta sua demanda, já colaborou com personagens como Joy Autumn ou Infinity Vik. “Our Lucky Afternoon” para ver e ouvir aqui em baixo.

Will Samson tem novo EP
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2016 · 10:24 ·


Lua
, totalmente instrumental, de seu nome, tem estreia mundial marcada para dia 29 de Julho e tem a participação de Message To Bears e Benoit Pioulard.

Para além destes dois, Will Samson, o britânico apaixonado por Lisboa deixou entrar na sua “casa criativa” Gregory Euclide, artista conhecido pelo artwork desenvolvido para Bon Iver. Fiquem com este "Lua" em fase cheia. Para ouvir aqui em baixo.

The Baltic: álbum de estreia para escuta integral aqui e agora
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2016 · 10:19 ·
© Margaret Brock

Archipelago é o seu nome e representa a debute discográfica dos norte-americanos The Baltic. Lançado no passado dia 24 de Junho, o EP de estreia deste colectivo cavalga dream rock carregado de “tonalidades vibrantes, riffs psicadélicos e harmonias eufóricas” como nos descreve a sua assessoria de imprensa.

Inspirados pela britpop e pelo shoegaze dos idos de 90, a banda mandou-se para um Archipelago cujo processo de gravação foi consubstanciado no Moon Magnet Studios pelo produtor e músico da banda déCollage, Reed Fuchs, uma gravação que, agora, podem ouvir na íntegra aqui. O álbum pode ser ouvido aqui em baixo.

Mais nomes para Paredes de Coura
· POR André Gomes · 01 Jul 2016 · 22:02 ·


O holandês Jacco Gardner e os portugueses Sean Riley & The Slowriders, We Trust ft. Coura All Stars (que é como quem diz população local) e Bed Legs são as mais recentes confirmações para o Vodafone Paredes de Coura. As margens da praia fluvial do Taboão recebem, entre 17 e 20 de Agosto, estes novos nomes e os já confirmados LCD Soundsystem, Chvrches, The Tallest Man On Earth, Unknown Mortal Orchestra, Sleaford Mods, Minor Victoires, Sharon Jones & The Dap-Kings, Portugal.The Man, Ryley Walker, Cage The Elephant, Thee Oh Sees, Suuns, Kevin Morby, Cigarettes After Sex, Lust For Youth...

Pausa para respirar, Orelha Negra, King Gizzard & The Lizard Wizard, Joana Serrat, Filho da Mãe & Ricardo Martins, Capitão Fausto, Motorama, Psychic Ills, The Last Internationale, First Breath After Coma, Whitney, Best Youth, Moullinex, Branko e Rastronaut. Ufa. Os passes gerais para a 24ª edição do festival podem ser adquiridos no site oficial do festival e ainda em BOL.pt, Ticketscript, Seetickets e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés, Worten,...), custando neste momento 90 euros.

ARQUIVO

Parceiros