Fevereiro 2018
Gamado em ti
· POR Paulo Cecílio · 28 Fev 2018 · 19:34 ·


Gamo é o nome artístico do jovem Miguel Pinto, de apenas 17 anos, que lançou em Janeiro o seu primeiro EP - Gamo - através da Cachupa Records.

Este trabalho, «chamber pop industrial de ala esquerda com samples de Alex Cameron e Mário Cesariny irá ser apresentado ao vivo no próximo dia 8 de Março, no Lounge (Lisboa), num concerto de entrada livre. Conheçam melhor a sua música aqui.

Call the New Gods: um novo tomo de antropologia musical
· POR Fernando Gonçalves · 28 Fev 2018 · 17:18 ·


Do “casamento” entre o realizador Vincent Moon e os músicos indonésios Rully Shabara & Wukir Suryadi (Senyawa) nasceu um documento de grande valor antropológico-musical chamado Call the New Gods.

Durante um dia, e ao longo de um trajeto que os levou dos subúrbios até ao centro da cidade de Yogyakarta- Java, músicos e realizador foram gravando a música, ora proveniente da paisagem que os circundava ora produzida pelos próprios, que dá corpo a este documentário/álbum.

Sete das músicas que compõem a banda-sonora deste Calling the New Gods estão, agora, também disponíveis em vinil via Okraina Records. Música e paisagens (humana e natural) para degustar agora.



Cordel do Fogo Encantado voltaram ao activo
· POR Fernando Gonçalves · 28 Fev 2018 · 17:12 ·


Nascido em Arcoverde, estado do Pernambuco – Brasil, como espectáculo de poesia onde a música fazia o papel de interlúdio, Cordel do Fogo Encantado furou as paredes do teatro e transformou-se em banda. De 2001, data em que nasceram, até 2010, o colectivo de folk e mangue beat lançou três álbuns tendo-se finado quando o vocalista Lirinha saiu para abraçar outros projetos.

Oito anos volvidos, e com Lirinha de novo ao leme, a banda anunciou, não só o seu regresso com o disco Viagem ao Coração do Sol, cuja estreia acontece no próximo dia 6 de Abril, como, também, a reedição dos três álbuns anteriores à sua dissolução. O primeiro avanço para Viagem ao Coração do Sol chama-se “Chover (ou Invocação para um Dia Líquido)” e soa assim.
 
Tio Rex ou o anúncio de uma tragédia cantada
· POR Fernando Gonçalves · 28 Fev 2018 · 17:08 ·
© Marta Banza

Ésquilo, Sófocles e Tio Rex. A comparação pode parecer abusiva mas, depois de tanta comparação com a Grécia, isto é conversa para meninos. Se apenas sete das tragédias escritas por Ésquilo sobreviveram até aos dias de hoje, o setubalense Tio Rex não faz a coisa por menos e mete cinco num só álbum.

O quarto trabalho discográfico dá pelo nome de 5 Tragedies e estreia dia 18 de Março via Planalto Records. O single de apresentação This is an Intervention” já rola por aí e é uma espécie de jogo de forças entre piano, saxofone, lapsteel e guitarras eléctricas.


 
03/03 - Tio Rex no Mercado NiT, Lisboa
18/03 - Lançamento da edição PLA : 010 - TIO REX "5 TRAGEDIES"
23/03 - Tio Rex na Livraria Mavy, Braga
24/03 - Tio Rex no Cineteatro Raimundo Magalhães, Amarante
25/03 - Tio Rex na FNAC, Oeiras
29/03 - Tio Rex no Teatrão, Coimbra
30/03 - Tio Rex no Faces, Viseu
31/03 - Tio Rex no Fest-in, Sertã
Novo disco de Ryley Walker, tá?
· POR André Gomes · 28 Fev 2018 · 15:30 ·


Boas notícias para quem gosta de excelentes notícias: Ryley Walker tem um novo disco e acaba de mostrar o seu porimeiro single. "Telluride Speed" pode ser ouvida ali em baixo e não é coisa para se deixar escapar. Concertos em Portugal é que era, não?

O novo álbum do norte-americano chama-se Deafman Glance e chega a 18 de Maio com o selo de qualidade da Dead Oceans.

Bark Psychosis reeditam último disco
· POR João Morais · 28 Fev 2018 · 11:49 ·


Os Bark Psychosis vão voltar a abrir o baú. À semelhança do que aconteceu no final do ano passado com Hex, disco de estreia dos britânicos originalmente lançado em 1994, ///Codename: Dustsucker (2004) vai ter direito a nova edição.

O segundo (e último) registo de originais do seminal projecto londrino regressará às lojas no dia 25 de Maio, via Fire Records, estando já disponível para pré-compra em três modalidades: digital, CD e duplo vinil.



1. From What Is Said To When It’s Read 
2. The Black Meat 
3. Miss Abuse 
4. 400 Winters 
5. Dr. Innocuous/Ketamoid 
6. Burning The City 
7. INQB8TR 
8. Shapeshifting 
9. Rose
Club Souto chega ao fim
· POR Paulo Cecílio · 28 Fev 2018 · 11:47 ·


A última etapa do Club Souto, ciclo de concertos ligado ao Souto Rock, irá realizar-se no próximo dia 16 de Março, no CCOB, em Barcelos.

Convidados, três talentos do rock nortenho: os Astrodome, que irão apresentar o seu novo álbum, II, antes de partirem à conquista da Europa, os barcelenses Gator, The Alligator e os Sulfur Giant (na foto), stoners de Caminha. A entrada custa 5€.

A pedalada do Ministerium para Março
· POR Paulo Cecílio · 28 Fev 2018 · 11:43 ·


O Ministerium divulgou esta semana a sua programação para Março, com inúmeras boas propostas para alegrar os vossos sábados.

Já no próximo, o espaço lisboeta irá acolher nomes como Anthea e Kaesar, seguindo-se Margaret Dygas (na foto) no dia 10, Amotik e Refracted a 17, um set de cinco horas de Drumcell a 24 e um final explosivo, com Cezar, João Maria, Zoy & Tiago Marques e Elless & Benn. Mais informações aqui.

Thousand está de regresso
· POR Fernando Gonçalves · 28 Fev 2018 · 11:37 ·


Três anos depois do lançamento do homónimo Thousand, o projeto do homem cujo verdadeiro nome é Stéphane Milochevitch está de volta aos álbuns.

Le Tunnel Végétal é um disco onde a realidade e a fantasia andam de mãos dadas com Tarkovsky a observar. Fiquem com a canção que dá nome ao disco.

Erlend Øye por cá em Maio
· POR André Gomes · 28 Fev 2018 · 10:55 ·


Erlend Øye, uma das vozes dos Kings of Convenience, vem até Portugal em Maio para três concertos acústicos. Os encontros com o público português acontecem em Lisboa, Coimbra e Guimarães.

Mais detalhes: a 16 de Maio é no Capitólio, em Lisboa, no dia seguinte é em Coimbra no Convento de São Francisco e finalmente a 19 de Maio há concerto em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor. Promete ser bonito.

Travis Scott no Super Bock Super Rock
· POR André Gomes · 27 Fev 2018 · 21:47 ·


A organização do Super Bock Super Rock coloca as coisas assim: "depois das confirmações de Anderson .Paak, Tom Mish, Oddisee & Good Company, Olivier St. Louis e Slow J, os fãs das rimas e das batidas têm mais um grande argumento para não faltar à edição de 2018 do Super Bock Super Rock: Travis Scott".

Pois assim é. O rapper vai subir ao Palco Super Bock, no dia 20 de Julho. O festival acontece nos dias 19, 20 e 21 de Julho no Parque das Nações, em Lisboa.

Em Maio vamos ouvir a trilogia de Fausto em palco
· POR André Gomes · 27 Fev 2018 · 21:36 ·


Foi hoje anunciado no jornal Público que Fausto vai revisitar a sua trilogia no Porto e em Lisboa para soprar as cinco velas do aniversário da promotora Ao Sul do Mundo. A 15 de Maio há concerto na Casa da Música, no Porto, e a 29 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Fausto Bordalo Dias aprsentará nesses dois palcos canções de Em Busca das Montanhas Azuis, do incontornável Por Este Rio Acima e de Crónicas da Terra Ardente. Serão, muito certamente, duas noites faustosas.

Os blues tomam São Miguel de assalto
· POR Fernando Gonçalves · 27 Fev 2018 · 21:17 ·


Entre os dias 27 e 29 de Julho na Baixa d’Areia, Caloura - Ilha de São Miguel o blues será rei na edição inaugural do Caloura Blues e já há um nome confirmado. Os primeiros a marcar presença no inédito festival micaelense serão os Budda Power Blues, acompanhados na voz por Maria João.

Em termos de bilhetes, a organização está a disponibilizar um pacote de passes para os três dias por 15 euros. Findo esse pacote, os preço e estabiliza nos 20 euros. Fiquem com os Budda Power Blues ft Maria João.

Mathilda e Liima levam novos álbuns ao CCVF
· POR Fernando Gonçalves · 27 Fev 2018 · 21:12 ·


O Café-Concerto do Centro Cultural de Vila Flor (CCVF) em Guimarães abre o mês de todas as esperanças primaveris com os concertos da portuguesa Mathilda e dos finlandeses Liima.

A jogar em casa, a vimaranense Mathilda é a primeira a entrar em cena no dia 2 de Março com o seu álbum de estreia Lost Between Self Expression and Self Destruction num concerto em que será acompanhada em palco por Diogo Alves Pinto aka Gobi Bear. Por seu turno, os Liima atuam no dia 22 e levam na bagagem o seu mais recente álbum 1982. Quanto a bilhetes, a entrada no concerto de Mathilda fica-se pelos 3 euros enquanto para Liima o custo sobe para os 5 euros. Fiquem com Mathilda e este “Infinite Lapse”.

Nick Cave numa sala de cinema perto de si
· POR João Morais · 27 Fev 2018 · 21:09 ·


Marquem nas vossas agendas o dia 12 de Abril, data em que chegará ao grande ecrã Distant Sky. A película, gravada em Outubro do ano passado na Royal Arena de Copenhaga, tentará levar aos fãs de Nick Cave a experiência incrível de o ver em concerto com os seus Bad Seeds, numa sessão for one night only espalhada por 500 salas de cinema à volta do mundo.

Em Portugal, o filme-concerto será exibido em três locais: UCI El Corte Inglês (Lisboa), UCI Dolce Vita Tejo (Amadora) e UCI Arrábida 20 (Vila Nova de Gaia). Os bilhetes já estão disponíveis para pré-venda, com todas as sessões a terem lugar às 21h30.

At The Gates anunciam novo álbum
· POR Paulo Cecílio · 27 Fev 2018 · 20:42 ·


Mestres do death metal, os At The Gates são uma daquelas bandas que deixam poucas pessoas indiferentes. E estão de volta aos álbuns, quatro anos após At War With Reality, disco que marcou o seu regresso ao activo após um hiato de quase 20 anos.

To Drink From The Night Itself sairá no dia 18 de Maio pela Century Media e conterá 12 faixas de partir pescoço, vindo adornado por uma capa incrível. Enquanto não nos chega música nova, fiquem com um clássico.



01. “Der Widerstand”
02. “To Drink From The Night Itself”
03. “A Stare Bound In Stone”
04. “Palace Of Lepers”
05. “Daggers Of Black Haze”
06. “The Chasm”
07. “In Nameless Sleep”
08. “The Colours Of The Beast”
09. “A Labyrinth Of Tombs”
10. “Seas Of Starvation”
11. “In Death They Shall Burn”
12. “The Mirror Black”
Paredes de Coura: Sai Björk, entram os Arcade Fire
· POR André Gomes · 27 Fev 2018 · 19:20 ·


Ainda o jogo nem começou e já há substituições. E das grandes. Sai ponta-de-lança, entra ponta-de-lança. Paredes de Coura anunciou hoje o cancelamento da actuação da islandesa Björk mas não perdeu tempo e confirmou os Arcade Fire. Pumba.

Lembramos que foi ali, em pleno Minho, que os canadianos se estrearam em Portugal com um concerto absolutamente memorável em 2015. Eramos todos tão lindos e jovens, lembram-se?

Natalie Prass vem com estilo
· POR Paulo Cecílio · 27 Fev 2018 · 17:36 ·


Três anos depois da sua estreia, Natalie Prass vai lançar um novo álbum. The Future And The Past irá ser editado no dia 1 de Junho através da ATO.

O disco é precedido por "Short Court Style", malha que navega perigosamente por terrenos R&B indie e que vem acompanhada por um videoclip. Vejam (e ouçam a canção) aí em baixo.



01 Oh My
02 Short Court Style
03 Interlude: Your Fire
04 The Fire
05 Hot for the Mountain
06 Lost
07 Sisters
08 Never Too Late
09 Ship Go Down
10 Nothing to Say
11 Far From You
12 Ain’t Nobody
Novo single para as(?) “misteriosas” Golda
· POR Fernando Gonçalves · 27 Fev 2018 · 17:34 ·


São duas, as fotografias não parecem enganar, estão sediadas em Berlim, fazem algo próximo do r&b e, depois de “NsfW”, acabam de lançar um novo single de nome “Villain”. Synths e vozes que cantam a inevitabilidade de uma relação que nunca experienciou emoções reias chegar a um fim.

Esse fim é o desejo de ficar só e tem de ser conseguido a todo o custo. E é isto, agora basta ouvir aqui em baixo.

The Noise Figures: Telepatia…
· POR Fernando Gonçalves · 27 Fev 2018 · 17:31 ·


...Silêncio calma/Feitiçaria/Da tua alma/Passo a passo/Sem ter medo/Abrimos, soltámos/O nosso segredo/E a sorrir/Devorámos o mundo/Num abraço/Tão profundo… Dois anos e meio depois de Aphelion, dá-mos a bênção ao novo disco Telepath do duo grego The Noise Figures com Lara Li e a telepatia dela.

A estreia do terceiro trabalho de originais destes filhos do fuzz está marcada para dia 2 de Março e assenta na exploração dos caminhos do paranormal, do espiritualismo e da interpretação dos sonhos. A guitarra e a bateria fazem o resto, como se pode degustar não telepaticamente no novo single “Telepath/Hypnotized”.

Um dia, 20 concertos, 16 cidades
· POR Fernando Gonçalves · 27 Fev 2018 · 17:05 ·


Quem é que tem uma surpresa, quem é? Não, não somos nós. O autor desse desiderato é a FNAC que, amanhã, data em que comemora 20 anos de existência, promove 20 concertos de 30 minutos, seguidos, das 9h até às 18h30 em 16 cidades diferentes do continente e Madeira.

O primeiro concerto irá decorrer na Estação do Oriente em Lisboa com The Legendary Tigerman, às 9h seguindo-se-lhe, em outras partes do país, nomes como Noiserv, B-Fachada ou Sease. Fiquem com a (boa e nova) “Onda” dos Sease. E com a programação.



The Legendary Tigerman – 09h00 Estação do Oriente, Lisboa
Luiz Caracol – 09h30 Estação de comboios do Cais do Sodré, Lisboa
Éme – 10h00 Mercado dos Lavradores, Funchal
George Marvinson - 10h30 Mercado Municipal de Loulé
Noiserv - 11h00 Vila Real Shopping
Monday - 11h30 Mercado do Livramento de Setúbal
Lucibela - 12h00 Estação de São Bento, Porto
João Pedro Pais – 12h30 Fórum Coimbra
Plastic People - 13:00 Universidade do Minho (Campus de Gualtar/Cantina (Braga)
Em Fúria – 13h30 Palácio do Gelo, Viseu
Sease - 14h00 Gaia Shopping, Vila Nova de Gaia
Sara Tavares – 14h30 Aeroporto de Lisboa
OIOAI – 15h00 Leiria Shopping
Berg – 15h30 Marshopping, Matosinhos
POLI-16h Fórum Algarve, Faro
Paulo Sousa-16h30 Universidade do Minho (Escola de Arquitetura, em Azurém, Guimarães)
B-Fachada - 17h00 Estação de Comboios de Cascais
The Black Mamba – 17h30 Terminal Fluvial de Cacilhas, Almada
D.A.M.A. -18h00 Universidade de Évora (no Pólo CÉS, junto aos claustros
Raquel Tavares – 18h30 Armazéns do Chiado (Porta)
Um postal do Líbano chega a Portugal
· POR Paulo Cecílio · 27 Fev 2018 · 16:42 ·


Os Postcards são uma banda de dream pop nascida em Beirute, no Líbano, e regressam a Portugal no próximo mês para apresentar ao vivo os temas do seu álbum de estreia, I'll Be Here In The Morning, cujo título é claramente sacado aos Slowdive.

Os libaneses irão passar primeiro pelo Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, no dia 15 de Março (entrada livre), seguindo-se o Passos Manuel, no Porto, a 17 (5€ em pré-venda, 7€ na porta) e a Bang Venue, em Torres Vedras, a 25 de Março. Conheçam-nos melhor aí em baixo.

Sabotage destaca-se em Março
· POR Paulo Cecílio · 27 Fev 2018 · 16:06 ·


Preparem-se para mais uma programação em grande no Sabotage. Ao longo de Março, a sala lisboeta irá acolher diversos concertos com a qualidade habitual, e o objectivo primário de vos fazer esquecer que a vida é miserável. O destaque vai, desde logo, para o regresso da senhora Lydia Lunch (na foto), que se irá apresentar a solo no dia 17, com a primeira parte a cargo dos Putan Club.

Antes disso, expectativas no alto: thisquietarmy vem cá apresentar o seu último trabalho, Democracy For Dust, no dia 14. E há também Gloria, Moon Preachers, Miami Flu e muito, muito mais. Consultem os concertos anunciados aí em baixo.



01/03 - Ligadura
03/03 – Rage D'Amour
08/03 – All The Way To Venus + Then They Flew
09/03 – Solar Corona + Moloch
10/03 – Astrodome + Violent Pup
14/03 – thisquietarmy
15/03 – Plastic Man
16/03 – Vítor Torpedo + Wipe Out Beat
17/03 – Lydia Lunch + Putan Club
20/03 – Gloria
22/03 – The Youths
23/03 – Caio
24/03 – Moon Preachers + Elephant Maze
29/03 – Shaolin Soccer + Veenho
30/03 – Favx
31/03 – Miami Flu + Psychtrus
Faz festinhas na barriguinha, faz
· POR Paulo Cecílio · 27 Fev 2018 · 16:02 ·


De 1991 a 1996, os Belly apostaram numa carreira dentro dessa coisa chamada "rock alternativo", e não se saíram mal: dois álbuns, oito EPS, uns quantos singles e saudades provocadas em todos quantos os ouviram. A banda reuniu-se em 2016, e já está a preparar o seu presente, com um olho no futuro.

Após uma bem-sucedida campanha de crowdfunding, os Belly irão editar Dove, o seu terceiro álbum de estúdio, já este ano, e o primeiro single já se pode ouvir: chama-se "Shiny One" e está aí em baixo. O disco sai a 4 de Maio.

Marc Ribot volta a ser o nosso cão
· POR Paulo Cecílio · 27 Fev 2018 · 15:58 ·


Após cinco anos afastados dos discos, o trio punk do guitarrista Marc Ribot, os Ceramic Dog, irão editar um novo LP este ano. YRU Still Here? contém 11 faixas enraivecidas "contra a corrupção, a tirania, a vida em geral e nada em particular" e irá ser lançado no dia 27 de Abril, através da Northern Spy.

O primeiro single, que tem o bonito título de "Muslim Jewish Resistance", já se encontra disponível para escuta. Fascismo nunca mais, caralho!

Lisboa Dance Festival: horários
· POR Fernando Gonçalves · 27 Fev 2018 · 15:56 ·


Depois de conhecidos os anfitriões da edição de 2018 do Lisboa Dance Festival, evento que se realiza no Hub Criativo do Beato entre nos dias 9 e 10 de Março e que trará a Portugal nomes como Joe Goddard, Não ou Nosaj Thing, chegou a hora de dar a conhecer a programação horária completa do evento. Aqui mesmo.

As entradas variam entre os 30 euros por bilhete diário e os 40 (até 28 de Fevereiro) ou 45 euros (de 1 a 9 de Março) por passe geral. Fiquem com Nosaj Thing.

The Happy Mess estão de regresso e juntam Rita Redshoes à confusão
· POR Fernando Gonçalves · 27 Fev 2018 · 15:54 ·


Depois de dois anos com a digressão "Half Fiction", a banda pop portuguesa prepara-se para lançar o seu terceiro álbum, Dear Future via Sony Music.

Para além do anuncio do terceiro tomo da sua existência discográfica, os The Happy Mess aproveitam a ocasião para apresentar o novo single "Waltz for Lovers" em que contam com a participação especial de Rita Redshoes.

Lour estreia-se com mel
· POR André Gomes · 27 Fev 2018 · 15:16 ·


Chama-se Lourenço, começou recentemente um projeto musical a solo e assina como Lour. E é praticamente tudo o que se sabe acerca deste tema.

Na sexta-feira passada Lour lançou o seu primeiro single, intitulado "Honey", uma canção folk com melodias a lembrar os Fleetwood Mac. Para ouvir aqui em baixo.

Björk salta fora do Paredes
· POR André Gomes · 27 Fev 2018 · 14:16 ·


Não é uma notícia fixe de se dar mas é assim: a islandesa Björk está fora do cartaz do Vodafone Paredes de Coura, alegando problemas logisticos. Ainda não é desta, amiguinhos. Parece que este concerto é uma utopia.

A organização do festival avisa que o novo cabeça de cartaz para o último dia da edição deste ano do Vodafone Paredes de Coura será anunciado em breve. Esperemos.

A (nova) dialéctica de Marx
· POR Fernando Gonçalves · 27 Fev 2018 · 10:58 ·


Os amanhãs que cantam foram antecipados. “Fazer música pra mim é como fazer sexo”, afirma Marx e, como todos sabem, se o podes fazer hoje porquê esperar por amanhã.

Assim é, nesta nova dialéctica criada pela brasileira Patrícia Marx para o seu décimo terceiro álbum de originais que deverá estrear neste primeiro semestre de 2018 com o selo LAB 344. Como referimos anterior e metaforicamente, o “hoje” já canta com “You Showed Me How”, primeiro single a ser extraído desse futuro álbum ainda sem nome.

Elena virou canção
· POR Fernando Gonçalves · 27 Fev 2018 · 10:54 ·


Filha de Sol de Março, novo álbum nascido da tripla entente Medeiros-Lucas-João Pedro Porto “Elena Poena” virou canção. Este tema vem ocupar o lugar deixado vago pelo primeiro single do novo disco “Podre Poder”. Ambos fazem parte do terceiro capitulo da epopeia humana de Medeiros/Lucas iniciada em 2015 com Mar Aberto e continuada em 2016 com Terra do Chão.

Neste Sol de Março, em que as agruras de um Inverno sombrio são varridas para o sótão da mente, a razão é dona e senhora de uma narrativa que acompanha as venturas da personagem Elena Poena. Eis a mulher de quem se fala.

Dead Combo lançam novo disco em Abril
· POR André Gomes · 23 Fev 2018 · 16:04 ·


Não sei se já ouviram dizer mas acontece que os Dead Combo, uma das melhores coisas que aconteceram à música portuguesa nas últimas décadas, lançam novo disco em Abril. Ainda não há capa, ttítulo ou single mas isso não quer dizer que a coisa não seja notícia.

O sexto disco de originais de Tó Trips e Pedro Gonçalves, terá o selo da Sony Music Portugal, comunicou hoje a editora. E agora um pouco de nostalgia.

Lavatone relança disco de estreia
· POR João Morais · 23 Fev 2018 · 14:22 ·


Lançado em 1994, o disco de estreia homónimo de Lavatone passou por baixo dos radares de praticamente toda a gente, o que não deverá ser alheio ao facto de ter tido uma edição limitada a apenas 30 cassetes.

No entanto, 24 anos depois, o mundo vai finalmente poder ouvir a primeira obra do baterista e “escultor do noise” Drew Holder em toda a sua glória. Com reedição marcada para 15 de Março, via Full Spectrum Records, Lavatone chegar-nos-á aos ouvidos numa versão remasterizada e estará disponível em dois formatos: digital e em cassete, para os mais coleccionistas.

01. Sunday Morn’
02. Terrafish
03. Swallowing Air
04. PotBoy and SourPuss
05. Stainless Steel
06. OverBlue
07. InNerds
08. Aaron’s Cave
Loco Dice - e mais - no Lux
· POR Paulo Cecílio · 22 Fev 2018 · 21:47 ·


É já no dia 8 de Março que Loco Dice regressa a Portugal para novo festão house, que terá lugar no Lux (e no dia seguinte no Hard Club, no Porto) na companhia de Gusta-vo & Rui Vargas.

Mas não é ele o único motivo para ir ao Lux nesse fim-de-semana; no sábado, abram-se alas para o electro de DJ Stingray e o techno de Madalba. Mais aqui e aqui.

Venetian Snares X Daniel Lanois: medo
· POR Paulo Cecílio · 22 Fev 2018 · 21:45 ·


O álbum que junta os canadianos Venetian Snares e Daniel Lanois está quase, quase a sair. De um lado, um grande senhor do breakcore; do outro, um tipo que já trabalhou com Bob Dylan, Neil Young, Peter Gabriel, Willie Nelson, U2...

O que vai sair daqui? Ninguém sabe muito bem, mas chegará até nós no dia 4 de Maio pela Planet Mu. Venetian Snares x Daniel Lanois é «uma mistura de gospel e electrónica», «uma obra impulsionada pela exploração», «um apetite pelo desconhecido» segundo Daniel Lanois. É kösmische para os clubes segundo o primeiro single. Ouçam-no aí em baixo.

Acorda! Tens um encontro marcado com os Parquet Courts
· POR Paulo Cecílio · 22 Fev 2018 · 21:42 ·


Esse tal de rock n' roll
tem sido uma coisa bonita nas mãos dos Parquet Courts. A banda norte-americana, que na verdade nem precisava de fazer mais nada depois dos óptimos Sunbathing Animal e Human Performance, anunciou esta semana o lançamento de um novo álbum.

Wide Awake! será editado no dia 18 de Maio pela Rough Trade e foi produzido por Danger Mouse, um facto que o vocalista A. Savage descreveu da seguinte maneira: «Gostei que [essa escolha] não fizesse sentido». De facto não faz nenhum puto de sentido, mas o single de avanço é bem bom e tem como título "Almost Had To Start A Fight/In And Out Of Patience.

Ouçam-no em baixo e rezem para que esta colaboração de uma banda rock com um produtor pop não dê para o torto. Estou a olhar para vocês, QotSA.

Um trio Mira (o) Mar
· POR Fernando Gonçalves · 22 Fev 2018 · 21:29 ·


Frankie Chavez, Peixe e André Tentugal acabam de dar corpo a um novo projecto que se intitula Mira Mar e que já tem doze temas gravados para um primeiro álbum que há-de sair lá para o início do Outono.

À partilha entre os universos de Chavez e Peixe que a guitarra une, junta-se a sonoplastia e a manipulação de imagens de Tentugal que desembocarão em concertos-filme sensorial. Eis um pouco do que se pode esperar.

MagaSessions regressam com Montanhas Azuis
· POR Fernando Gonçalves · 22 Fev 2018 · 21:25 ·
© Vera Marmelo

As célebres MagaSessions, Avenida da República 10 - 2E em Lisboa, estão de regresso no próximo dia 4 de Março e trazem com elas Montanhas Azuis, projecto que junta Norberto Lobo, Marco Franco e Bruno Pernadas num processo de experimentação criado a três pianos/synths e guitarra saídos do trilho habitual.

O concerto começa às 18 horas e os bilhetes custam 5 euros. Gostávamos de deixar aqui qualquer coisa de Montanhas Azuis mas não há. Fiquem com o álbum Mudra de Marco Franco.

Vic Mensa no Sumol Summer Fest
· POR João Morais · 22 Fev 2018 · 21:04 ·


Vic Mensa é a mais recente confirmação do Sumol Summer Fest. O rapper actuará na Ericeira a 7 de Julho, juntando-se a um cartaz que também inclui Joey Bada$$ e French Montana.

Lembramos que o Sumol Summer Fest terá lugar nos dias 6 e 7 de Julho e que os passes de dois dias, já disponíveis nos locais habituais, custam entre 35 (sem campismo) e 45 euros (com campismo.

E quem não bate palmas é…
· POR Fernando Gonçalves · 22 Fev 2018 · 20:54 ·


Sinceramente, não sabemos. Já quem bate palmas de contentamento são os fãs dos Clap Your Hands Say Yeah, banda que acaba de ser confirmada no próximo NOS Alive.

O concerto está agendado para 14 de Julho, dia em que também estão confirmados os nomes de At the Drive In, Perfume Genius, Real Estate, Mallu Magalhães e Marmozets. Resta dizer que para dia 14 de Julho já não há bilhetes.

Zola Jesus Cristo, olha mais um álbum
· POR Paulo Cecílio · 22 Fev 2018 · 14:53 ·


A nossa querida Zola Jesus irá editar em breve uma compilação de lados B e remisturas de Okovi, o álbum que editou o ano passado, com o título Okovi: Additions.

E o leque de artistas que convidou para dar novas roupagens aos seus temas não é de jogar fora: Johnny Jewel, Katie Gately, Wolves In The Throne Room e Joanne Pollock. O disco irá sair a 6 de Abril pela Sacred Bones e já há um tema inédito, "Bound", para ouvir.

Reabre-se a Porta em Leiria
· POR Paulo Cecílio · 22 Fev 2018 · 14:49 ·


O festival A Porta irá regressar este ano à cidade de Leiria, ocupando diversos pontos de interesse da cidade e das zonas circundantes com as mais variadas propostas musicais.

De 16 a 24 de Junho, a porta irá abrir-se para deixar entrar os Dead Combo (na foto), já a ultimar o seu novo álbum, o veterano Bonga, os locais Nice Weather For Ducks e o shoegaze holandês das Blue Crime. E mais nomes se seguirão. Acompanhem tudo aqui.

Sorry lançam novo single
· POR João Morais · 21 Fev 2018 · 23:15 ·


Podia muito bem ser um grupo de tributo a esse malhão maior que a vida do Justin Bieber, mas não. Na verdade, os Sorry são “apenas” um dos mais promissores colectivos da cena rock da pérfida Albion, título que conquistaram na recta final do ano passado, aquando do lançamento de Home Demo(ns) Vol. 1, sua mixtape de estreia. “2 Down 2 Dance”, o mais recente single do grupo, só vem confirmar esse estatuto destes jovens londrinos.

Lançado pela mui honrosa Domino, o tema traz-nos uma energia fervilhante com sabor a anos 90 que promete não deixar ninguém indiferente. Mas não vão por nós: confiram aqui mesmo o teledisco e vejam lá se não vos cheira a espírito juvenil.

Ortiz, não aceleres tanto
· POR Paulo Cecílio · 21 Fev 2018 · 23:11 ·


Os norte-americanos Speedy Ortiz anunciaram esta semana o lançamento de um novo álbum, o primeiro desde Foil Deer, de 2015. Twerp Verse será editado no dia 27 de Abril através da Carpark e foi inspirado - como não poderia deixar de ser - pelo estado actual da política nos E.U.A..

O primeiro single, "Lucky88", que esperamos não vir a ser um hino neo-nazi indie, já se pode ouvir - acompanhado pelo seu videoclip. Vejam-no em baixo e confiram o alinhamento do álbum.



1. Buck Me Off
2. Lean In When I Suffer 
3. Lucky 88
4. Can I Kiss You?
5. Backslidin'
6. Villain
7. I'm Blessed
8. Sport Death 
9. Alone with Girls
10. Moving In
11. You Hate The Title
Bazuuca, Sé La Vie e Livraria Mavy unem-se numa noite de concertos itinerantes
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2018 · 23:07 ·
© Vera Marmelo

A colaboração entre a Bazuuaca, o espaço Sé La Vie e a Livraria Mavy em Braga deu azo ao nascimento de uma noite de concertos itinerantes que terá lugar no próximo dia 23 de Fevereiro.

A noite começa com os Smartini e a apresentação do seu último disco Liquid Peace no Sé La Vie e continua na Livraria Mavy onde se dará a estreia de Nada-Nada, Cláudio Fernandes (PISTA, Cangarra, DEBUT!) que cruza o rock com paisagens sonoras dos PALOP. A entrada é totalmente gratuita. Fiquem com Nada-Nada e este “Horário de Verão”.

Simian Mobile Disco: um murmúrio de novo disco
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2018 · 23:02 ·
© James Pearson-Howes

Um murmúrio que se agiganta e se transforma no anuncio de Murmurations, quinto álbum de originais da dupla britânica Simian Mobile Disco que estreará no dia 11 de Maio.

O novo cartapaço sónico do duo traz nove músicas e um rol de colaboradores onde se pode ler os nomes de The Deep Throat Choir, bem como com os dos diretores criativos Kazim Rashid de ENDLESSLOVESHOW (Aphex Twin, Flying Lotus, Hudson Mohawk) e Carri Munden. Hoje é dia de se dar a conhecer o primeiro avanço para Murmurations. O tema chama-se “Caught In A Wave” e soa assim.

Ases pelos ares, ou pelo Brasil
· POR Paulo Cecílio · 21 Fev 2018 · 22:59 ·


Trinca De Ases é o nome do projecto que junta, numa assentada, três grandes nomes da música brasileira: Gilberto Gil, Gal Costa e Nando Reis.

O trio, que nasceu em 2016 em homenagem a Ulysses Guimarães, um dos principais opositores da ditadura militar brasileira, irá estrear-se em Portugal com três concertos, dois dos quais em Lisboa (Campo Pequeno, 9 e 10 de Março) e o outro no Porto (Coliseu, 11 de Março). Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.

A Zigur volta ao Damas
· POR Paulo Cecílio · 21 Fev 2018 · 22:55 ·


A ZigurArtists irá regressar ao Damas, em Lisboa, a partir do próximo sábado, na segunda edição da residência bimensal que detém naquele espaço.

Desta feita, a música estará a cargo de Tresor&Bosxh (na foto), que editaram recentemente o seu novo EP, Grocery, e dos Bardino, que se estreiam em Lisboa com o seu EP homónimo. A noite encerra com um DJ set de Tsuri. A entrada, como sempre, é livre.

Black Moth Super Rainbow entram em pânico
· POR Paulo Cecílio · 21 Fev 2018 · 22:53 ·


Os Black Moth Super Rainbow irão regressar aos álbuns este ano, seis anos após o lançamento de Cobra Juicy e pouco tempo depois de lançarem SeFu Lilac, disco de outtakes deste seu novo trabalho.

Panic Blooms chegará aos fãs no dia 4 de Maio e eis a descrição, em inglês porque tem mais impacto: «a f-ed up and bleeding account of depression and the shadow side of human frailty». O primeiro single, "Mr No One", já se encontra disponível para escuta. Aqui.

Alexis Taylor muda o chip
· POR Paulo Cecílio · 21 Fev 2018 · 22:50 ·


Alexis Taylor, o homem forte dos Hot Chip, anunciou esta semana o lançamento de um novo álbum a solo. Beautiful Thing será editado no dia 20 de Abril pela Domino, e foi produzido por outro homem forte, ex-DFA: Tim Goldsworthy.

Beautiful Thing é precedido pelo tema que lhe dá nome, que já se encontra disponível para escuta, acompanhado por um videoclip realizado por Edwin Burdis. Vejam-no em baixo.

Brasileiro Cícero regressa a Portugal em Junho
· POR André Gomes · 21 Fev 2018 · 11:55 ·


A Blitz alerta para o facto do brasileiro Cícero estar com regresso marcado a Portugal no próximo mês de Junho para quatro concertos. Vai ser assim: a 20 é no Capitólio, em Lisboa, a 21 é no Centro Cultural de Alcains, a 22 é no Teatro das Figuras, em Faro, e a 23 no Centro Cultural de Ílhavo.

Cícero regressa a território nacional para mostrar as canções de Cícero & Albatroz, editado em 2017, que podem ouvir aqui em baixo na totalidade.

BADBADNOTGOOD no EDPCOOLJAZZ
· POR André Gomes · 21 Fev 2018 · 10:51 ·


Os canadianos BADBADNOTGOOD são a mais recente confirmação para a 15ª edição do EDPCOOLJAZZ. O concerto acontece no dia 17 de Julho no Parque Marechal Carmona, em Cascais.

O cartaz está assim como podem vir ali em baixo, logo depois deste NPR Music Tiny Desk Concert filmado com os próprios.



David Byrne - 11 julho, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
BADBADNOTGOOD – 17 de julho, Parque Marechal Carmona, Cascais 
Gregory Porter - 20 julho, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Jessie Ware – 26 de julho, Parque Marechal Carmona, Cascais
Van Morrison - 28 de julho, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
deelanZ regressa com novo single
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2018 · 10:43 ·


“Snake In The Grass” é o título do novo single do auto-proclamado quer pop punker deelanZ. Cavalgando através do rock, este novo tema descasca as emoções, algo metafísicas, sentidas por alguém que foi deixado pelo namorado após ter entrado em coma.

Este single sucede ao aclamado “Authenticity” que foi lançado no início do mês de Janeiro e pode ser ouvido aqui em baixo.

Acid Arab e Aïsha Devi na Musicbox Heineken Series de Março
· POR Paulo Cecílio · 20 Fev 2018 · 22:32 ·
© Flavien Prioreau

Já são conhecidos os nomes que farão mexer a próxima sessão das Musicbox Heineken Series. Acid Arab (na foto), dupla parisiense de DJs formada por Guido Minisky e Hervé Carvalho, e Aïsha Devi, produtora suíça de ascendência nepalo-tibetana, têm presença marcada no icónico espaço lisboeta no dia 17 de Março.

Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais, tendo o custo de 12 euros (com direito a uma Heineken, claro está).

Pongo está na Moda
· POR Fernando Gonçalves · 20 Fev 2018 · 22:28 ·


Literalmente nela. A voz por detrás de “Kalemba” dos Buraka Som Sistema decidiu meter os pés ao caminho e enveredar por uma carreira a solo da qual o single “Moda” é a primeira etapa.

“Moda” fala de diversidade social enquanto mistura as raízes africanas da cantora com kuduro, bass music, dancehall e pop. Eis “Moda” de Pongo.

Hero Fisher convida à introspecção
· POR Fernando Gonçalves · 20 Fev 2018 · 22:22 ·


Depois da estreia em 2015 com Delivery, a franco-britânica Hero Fisher tem estado, no último ano ,a preparar o berçário para o seu segundo disco de originais Glue Moon cuja estreia acontecerá algures ainda este ano.

“Sylvie”, “Push The Boat Out” e “I Let Love” foram os três temas que abriram a contenda a que se soma, agora, o novo “Lonely”, balada com toques de electrónica que convida à introspeção.

Uma nova canção de Father John Misty, vai?
· POR André Gomes · 20 Fev 2018 · 16:22 ·


Aparece um dia de sol e, pumba, chega logo Father John Misty com uma nova canção. E com aquele sentido de humor de todos os dias.

O tema em questão chama-se "Mr. Tillman" e sugere que em 2018 conheceremos novo disco do norte-americano. É esperar para ver.

Six Organs Of Admittance já esta semana
· POR Paulo Cecílio · 20 Fev 2018 · 15:31 ·


Ben Chasny irá regressar a Portugal esta semana para apresentar, ao vivo, os temas de Burning The Threshold, o seu novo álbum enquanto Six Organs Of Admittance. O músico norte-americano irá fazer uma mini-digressão por cá, com paragens em Coimbra (Salão Brazil, quinta-feira: 12€), Braga (gnration, sábado: 7€) e Lisboa (Teatro Maria Matos, próxima terça: 14€).

É só mais uma oportunidade para ver ao vivo um dos artistas mais idiossincráticos da sua geração. Não é preciso dizer muito, pois não?

Legendary Tigerman volta a fazer-se à estrada
· POR André Gomes · 20 Fev 2018 · 15:28 ·


É já esta quinta-feira que Paulo Furtado - o Legendary Tigerman - se volta a fazer à estrada. O blues rocker português irá apresentar o seu novo álbum, Misfit, ao Lux antes de partir em viagem por Portugal continental, com paragens em Porto, Aveiro, Évora e Braga, entre outras localidades.

Confiram todas as datas e locais aí em baixo e estejam atentos à passagem do Homem-Tigre.


 
22/02 - Lisboa, Lux Frágil
02/03 - Porto, Hard Club
09/03 - Arcos de Valdevez, Sons de Vez
10/03 - Aveiro, Teatro Aveirense 
15/03 - Évora, Teatro Municipal Garcia de Resende
16/03 - Castelo Branco, Teatro Avenida 
17/03 - Alcobaça, Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro 
23/03 - Tondela, ACERT
24/03 - Braga, Theatro Circo
Astrodome desvendam novo single
· POR Paulo Cecílio · 20 Fev 2018 · 15:25 ·


Os portuenses Astrodome partilharam, esta semana, o primeiro avanço para II, o seu novo álbum. "Secular Fields" teve a sua estreia no canal de YouTube Stoned Meadow Of Doom e pode ser escutada aí em baixo.

Os Astrodome irão editar II no dia 4 de Março, tendo o álbum sido produzido pelos próprios e por Marco Lima, com masterização a cargo de Jonas Munk (Causa Sui).

Alex Siegel parte pescoços mas em “estrangeiro”
· POR Fernando Gonçalves · 20 Fev 2018 · 15:23 ·


O multi-instrumentista californiano Alex Siegel decidiu arriscar uma carreira em nome próprio após o projecto Waterstrider e o resultado visível dessa vontade é novo single “Headspin”.

O novo single mescla de pop dos anos 60 com hip-hop e sonoridades cinemáticas e soa assim como podem ouvir aqui em baixo.

Birds Are Indie: primeiro mergulho no novo disco
· POR Fernando Gonçalves · 20 Fev 2018 · 15:20 ·
© Bruno Pires

Tal como a formiga se vale do General Inverno para preparar o que virá depois, os Birds Are Indie, que apesar de cantarem não são cigarras, andam a laborar no aconchego da alcova o disco que sucederá a Let’s pretend the world has stopped de 2016.

Apesar de ainda não ostentar nome na lapela, o novo disco da banda coimbrã já tem data de edição marcada para 20 de Abril e acaba de dar ao mundo o seu primeiro singe. “Come Into The Water” é o nome de um tema onde se entrevêem paisagens mais estivais atarvés de uma narrativa onde se conta a estória de alguém muito friorento que, apesar de tudo, quer ganhar coragem para dar um mergulho.

Este e outros temas andarão por aí feitos andorinhas desvairadas a anunciar a Primavera a partir de 17 de Março numa tournée que, para já, se dividirá entre Portugal e Espanha. Eis o primeiro mergulho no novo disco dos Birds Are Indie. As datas da digressão ali em baixo.



17 Março - Gijón - Toma 3
18 Março - Oviedo - La Salvaje
19 Março - Santander - Cajas de Música
20 Março - Léon - Belmondo
19 Abril - Évora - Sociedade Harmonia Eborense
20 Abril - Lisboa - Teatro do Bairro
17 Maio - Aveiro - Gretua
18 Maio - Porto - Maus Hábitos
7 Julho – Ovar – Casa do Povo
Lao Ra estreia-se em Portugal no NOS Alive
· POR Fernando Gonçalves · 20 Fev 2018 · 15:13 ·


A vinda da colombiana Laura Avila aka Lao Ra a Portugal apresenta-se, simultaneamente, como uma estreia e uma confirmação. Estreia porque é a primeira vez que por cá atua e confirmação porque se trata do mais recente nome a figurar no line-up do NOS Alive 2018.

Lao Ra subirá ao palco do NOS Clubbing a 14 de Julho, dia partilhado com o português Xinobi e que já não tem bilhetes diários disponíveis. Neste momento apenas estão disponíveis os passes de dois dias e bilhetes diários para 12 e 13 de Julho. Fiquem com “Bang Boom” de Lao Ra.

Acabaram-se as réplicas, venha o Tremor
· POR Fernando Gonçalves · 20 Fev 2018 · 15:04 ·


O cartaz para a quinta edição do Tremor está oficialmente fechado. Sheer Mag, 10000 Russos, Gonçalo, O Gringo Sou EU e Lava Jazz Quinteto são os últimos nomes a integrar o line-up do festival açoriano que se realiza entre os dias 20 e 24 de Março na ilha de São Miguel.

Estes cinco juntam-se a nomes como os de Mykki Blanco, Liima, Baby Dee, Ermo ou Dead Combo num evento que mescla a Música com o Cinema, as Artes Performativas e debates. Os bilhetes custam 35 euros.

O antídoto para as vossas preocupações
· POR João Morais · 20 Fev 2018 · 11:48 ·


Ok, o trocadilho no título desta notícia pode ser um bocado péssimo, mas não deixem que isso vos distraia do essencial: os Preoccupations têm álbum novo na calha e, como forma de nos fazer crescer água na boca, decidiram lançar mais um single de avanço para o mesmo. “Antidote” de seu título, o tema surge-nos como segunda pista para o que serão os sons de New Material, terceiro longa-duração do colectivo outrora conhecido como Viet Cong.

O disco tem lançamento agendado para 23 de Março, via Jagjaguwar, e o seu alinhamento pode ser conhecido aqui mesmo, logo a seguir ao teledisco.



1. Espionage 
2. Decompose 
3. Disarray 
4. Manipulation 
5. Antidote 
6. Solace 
7. Doubt 
8. Compliance
Gui Hargreaves: Fim de Janeiro em Fevereiro
· POR André Gomes · 20 Fev 2018 · 11:43 ·
© Ana Campbell

É verdade: o single saiu no final de Janeiro mas como não passou ainda muito tempo.... Vocês sabem. O brasileiro Gui Hargreaves lançou no final de Janeiro uma canção sobre o final de Janeiro que nós mostramos em Fevereiro. Porque vale a pena.

Gui Hargreaves tem 26 anos, é mineiro e vive São Paulo onde prepara o lançamento daquele que será o seu terceiro disco de originais. Vamos estar atentos.

CAIO num Mundo Incerto
· POR Fernando Gonçalves · 19 Fev 2018 · 17:40 ·


A semana começa com mundos. Sejam os “novos” dos Niagara ou este igualmente novo a que se junta um toque de incerteza de CAIO.

Mundo Incerto é o segundo LP deste jovem de 20 anos em que a saudade se esconde atrás de roupagens folk enquanto é cantada na familiaridade daquilo a que CAIO chama lar. A estreia está prevista acontecer em Março mas “Benedita” acaba de chegar. O tema trata-se do primeiro avanço e soa assim.

O novo mundo dos Niagara
· POR Paulo Cecílio · 19 Fev 2018 · 17:38 ·


Os Niagara estão de regresso com um novo 12'', mas já não são bem os Niagara. Tenda será assinado com o nome Novo Mundo e conterá três faixas, sendo editado numa versão limitada a 250 cópias.

Tenda terá o selo da sua própria editora, a Ascender, e é o sucessor de 37, lançado em 2017. A primeira faixa, "Dezembro", house saltitante e ácido, já está disponível para escuta no Soundcloud.

Baroness ao vivo em Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 19 Fev 2018 · 17:36 ·
Ross Halfin Photography

Os Baroness irão regressar este ano a Portugal, já refeitos do acidente de viação que lhes ia custando a vida, em 2012, e que levaram a algumas alterações no line-up da banda. Na calha deverá estar a apresentação de um disco novo, o quinto da banda, no qual têm andado a trabalhar ao longo dos últimos meses. O sucessor de Purple (2015) não tem, para já, título ou data de lançamento marcada, mas prevê-se que possamos ouvir algumas canções novas durante este concerto.

Os Baroness têm reencontro marcado com o público português no dia 27 de Junho, no Lisboa Ao Vivo, e os bilhetes serão colocados à venda esta quarta-feira.

Os Freqs juntam-se na Alemanha
· POR Paulo Cecílio · 19 Fev 2018 · 17:26 ·


O festival Freqs Of Nature, dedicado à exploração electrónica, anunciou as datas para a sua edição de 2018. De 4 a 9 de Julho, o Freqs Of Nature acolherá não só espectáculos ao vivo como também exposições de arte, instalações e workshops, entre outras actividades diversas.

O festival contará com cinco palcos - cada um dedicado a estilo musical distinto - e irá realizar-se em Niedergörsdorf, na Alemanha, perto da capital Berlim. O cartaz irá contar com nomes como Kangding Ray (na foto), Peter Van Hoesen, Shifted, Dasha Rush e Matrixxman, e ainda não está fechado. Os bilhetes estão à venda por 120€ até ao final deste mês. Saibam mais aqui.


Willie Nelson anuncia novo álbum
· POR Paulo Cecílio · 19 Fev 2018 · 17:24 ·


Aproveitem que temos Willie Nelson entre nós enquanto podem, que ele não irá durar para sempre. O grande senhor da country e das ganzas irá celebrar o seu 85º aniversário com um novo álbum, Last Man Standing, o mais recente de uma incrivelmente vasta carreira.

O disco contará com 11 faixas escritas em parceria com Buddy Cannon e o tema-título já se encontra disponível para escuta. Last Man Standing sairá a 27 de Abril, através da Legacy Recordings.

Bush Tetras: o regresso
· POR Paulo Cecílio · 19 Fev 2018 · 17:22 ·


O pós-punk, nos Estados Unidos, também se escreveu com as suas canetas. Os Bush Tetras estão a preparar o lançamento de um novo EP, intitulado Take The Fall, que conterá algo que não se vê há seis anos: música nova da banda.

"Red Heavy" é o single de estreia e soa tão bem hoje quanto teria soado em 1980, antes de os Black Flag transformarem para sempre o período que sucedeu ao punk. Take The Fall sai a 13 de Abril, através da Wharf Cat.

Rejubilemos: Janelle Monáe vai voltar aos discos
· POR Paulo Cecílio · 19 Fev 2018 · 17:20 ·


Janelle Monáe, a nossa Senhora Eléctrica afrofuturista preferida, irá regressar este ano aos discos. Dirty Computer será o título do seu novo álbum, e é também o estado em que se encontra o Sony Vaio onde de escrevem estas linhas.

Dirty Computer não tem, para já, data de lançamento anunciada mas já há um trailer - o qual poderão ver em baixo.

Mundo mítico das Haēma desagua na realidade
· POR Fernando Gonçalves · 19 Fev 2018 · 17:18 ·


Susana e Diana são a alma por detrás da electrónica corporal de Haēma. Influenciadas pelo trip-hop, pelo jazz e pela música concreta, o duo criou Preamar, álbum de estreia cantado em português que narra histórias “sobre o mar e o amor, vindas de um mundo mítico onde há peixes que voam, mulheres que esperam e astros que param de girar”.

Este mundo mítico acaba de desagua na realidade com o single de apresentação “Peixe-Voador”. Tema que será apresentado hoje á noite ao vivo n’ O Banco, uma associação sem fins lucrativos lisboeta. Eis a realidade de “Peixe-Voador”.

Um “cansado” gemido
· POR Fernando Gonçalves · 19 Fev 2018 · 16:38 ·


Prestes a lançar aquele que será o primeiro álbum da sua carreira, os californianos Moaning acabam de gemer mais um single.

“Tired” é a nova peça orgásmica retirada ao homónimo Moaning que estreará no próximo dia 2 de Março via Sub Pop. Para ouvir aqui em baixo.

Tim Bernardes anuncia segundo concerto em Lisboa
· POR Fernando Gonçalves · 19 Fev 2018 · 15:08 ·


A febre em torno do brasileiro do momento foi tão alta que, aos quatro concertos que estavam em agenda na sua tournée lusa, agora se anuncia um concerto extra para Lisboa.

O palco será a Galeria Zé dos Bois e acontecerá no dia 17 de Junho. Os bilhetes custam 8 euros. Os bilhetes para os concertos de Espinho e Setúbal continuam à venda.

SOPHIE no Alive e com música nova
· POR Paulo Cecílio · 19 Fev 2018 · 15:04 ·


Para além de ter sido confirmada no cartaz do NOS Alive (actuará no Palco Clubbing, a 12 de Julho), SOPHIE - artista escocesa radicada nos Estados Unidos - lançou esta semana um novo single.

"Faceshopping" é o terceiro single de Whole New World, o seu álbum de estreia a ser editado este ano, e ainda não sabemos muito bem como o descrever: pop industrial? Electrónica experimental? Hip-hop maquinal? Enfim, rótulos são merda e esta canção só o prova. Para conferir em Algés.

Françoise Hardy anuncia um novo álbum
· POR Paulo Cecílio · 19 Fev 2018 · 15:01 ·


Françoise Hardy pode já não ser o sex symbol que era nos anos 60 (ou a mega-estrela que cantou aquela maravilha pop intitulada "Tous Les Garçons Et Les Filles"), mas continua bem viva nos nossos corações. Agora, ainda mais. A cantautora francesa irá editar, no dia 6 de Abril, o seu 24º álbum de estúdio, intitulado Personne D’autre.

Do disco farão parte temas de Yael Naïm ("You're My Home"), Michel Berger ("Seras-tu Là") e dos finlandeses Poet Of The Fall ("Sleep"), entre outros. Enquanto esperamos, vamos recordar?

Forte anuncia primeiros nomes
· POR João Morais · 19 Fev 2018 · 14:59 ·


Já são conhecidos os primeiros nomes do Forte, festival que todos os anos leva alguns dos nomes mais frescos da música electrónica ao Castelo de Montemor-o-Velho.

uma lista que conta ao todo com 21 confirmações destaca-se, como é óbvio, Pantha Du Prince, que fará as honras de abrir o festival num espectáculo em conjunto com Bendik HK. Para além disso, a quinta edição do certame contará também com as actuações de Anastasia Kristensen, Antigone x François X, Blush Response, Donato Dozzy, Electric Indigo, Extrawelt, Function, Hedonic 2, Helena Hauff, I Hate Models, Lena Willikens, Monolake, Mumdance, Neel, Oscar Mulero, Stanislav Tolkachev, Surgeon, Svreca, The Hacker e Umwelt.

Este ano, o Forte realizar-se-á entre 30 de Agosto e 2 de Setembro. Os passes gerais estão já disponíveis para compra nos locais habituais, custando agora entre 80 (online) e 85 euros (bilheteiras).

FMM Sines: mais dez nomes
· POR André Gomes · 15 Fev 2018 · 17:21 ·


O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo, cuja 20ª edição acontece entre os dias 19 a 28 de Julho de 2018 em Sines e Porto Covo, anunciou hoje mais dez nomes oriundos dos cinco continentes.

Falamos de BaianaSystem (Brasil), C4 Trío (Venezuela), Gili Yalo (Etiópia / Israel), Guy One (Gana), Huun-Huur-Tu (Rússia), Kroke (Polónia), La Tène (França), Markus with Shahzad Santoo Khan (França / Paquistão), Opal Ocean (Austrália) e Sofiane Saidi & Mazalda (Argélia / França). Que luxo.

Courtney Barnett: decorem-lhe o nome e o rosto
· POR Paulo Cecílio · 15 Fev 2018 · 16:57 ·


Courtney Barnett é dona de uma das nossas franjas favoritas, e é também uma senhora do rock. E, porque a vida às vezes é feliz, vai editar um álbum novo este ano.

Tell Me How You Really Feel é o segundo álbum de estúdio da australiana e sai a 18 de Maio, sendo precedido por "Nameless, Faceless", o single de avanço, que contém uma citação de Margaret Atwood - e se não sabem quem é Margaret Atwood, deviam ler mais. Ouçam-no em baixo e confiram o alinhamento.


 
01 Hopefulessness
02 City Looks Pretty
03 Charity
04 Need a Little Time
05 Nameless, Faceless
06 I’m Not Your Mother, I’m Not Your Bitch
07 Crippling Self Doubt and a General Lack of Self-Confidence
08 Help Your Self
09 Walkin’ on Eggshells
10 Sunday Roast
Um Beach House com limão, se faz favor
· POR Paulo Cecílio · 15 Fev 2018 · 16:49 ·


Os Beach House irão lançar um disco novo este ano. A dupla norte-americana anunciou-o através de um novo single, "Lemon Glow", já disponível para escuta nesses sítios onde a juventude ouve música hoje em dia, como o Spotify ou o YouTube.

O álbum não tem para já qualquer data de lançamento anunciada, ou mesmo título, e será o sucessor de Depression Cherry e Thank Your Lucky Stars, os dois discos que os Beach House editaram em 2015. Ouçam "Lemon Glow", com gelo, aqui.

Mar & Sol: Pedrinho a caminho
· POR André Gomes · 15 Fev 2018 · 16:41 ·


Explicamos: a editora Mar & Sol nasceu em Lisboa este ano pelas mãos de De Los Miedos e quer trazer ao mundo discos clássicos e esquecidos dos países das ex-colónias portuguesas, ou seja Cabo Verde, Angola, Guiné, São Tomé e Moçambique. Em vinil, claro.

O primeiro disco a chegar será o do cabo-verdiano Pedrinho, que editou o seu primeiro disco, Aleluia, nos anos 80. E estará em breve em lojas seleccionadas pelo país fora. Ouçam a pérola aqui em baixo.

Lucy Dacus com álbum novo à espreita
· POR João Morais · 15 Fev 2018 · 16:32 ·


A menos de um mês do lançamento de Historian, Lucy Dacus decidiu dar-nos a provar mais um gostinho do que poderemos esperar do seu novo disco. “Next of Kin” é o título do seu mais recente single e está já disponível para compra e escuta nas principais plataformas digitais e de streaming.

Historian será o segundo longa-duração da norte-americana, sucedendo a No Burden (2016), e, a julgar pelos singles já revelados, será mais uma belíssima colecção de canções indie rock adornadas pela doce voz de Dacus. O disco, cujo alinhamento pode ser conferido mais abaixo, tem lançamento marcado para 2 de Março, via Matador.



01. Night Shift 
02. Addictions
03. The Shell
04. Nonbeliever
05. Yours & Mine
06. Body To Flame
07. Timefighter
08. Next Of Kin
09. Pillar Of Truth
10. Historians
Abril a MIL
· POR Paulo Cecílio · 15 Fev 2018 · 16:29 ·


O MIL – Lisbon International Music Network - vai ter este ano a sua segunda edição e anunciou esta semana as primeiras confirmações a nível de concertos. O destaque vai para os Boogarins, os Capitão Fausto brasileiros, que assim regressam a Portugal para apresentar, ao vivo, os temas de Lá Vem A Morte (2017). A música portuguesa voltará, claro, a estar bem representada: Best Youth, Bruno Pernadas, Diron Animal, El Señor, Fugly, Gonçalo, Joana Guerra, HHY & The Macumbas, Iguana Garcia, Keep Razors Sharp, Luís Severo, MONDAY, Mighty Sands, Ricardo Dias Gomes e Whales também por ali passarão.

O MIL realiza-se de 4 a 6 de Abril e para além dos concertos, espalhados por vários pontos da cidade, contará também com várias masterclasses, debates e conferências. Os bilhetes já se encontram à venda e dependendo de tudo aquilo que querem ver custam entre 25€ e 60€.

Os Orelha Negra vão ao Alive
· POR André Gomes · 15 Fev 2018 · 11:39 ·


Os Orelha Negra são o primeiríssimo nome confirmado para o Palco NOS Clubbing no dia 12 de Julho. Os portugueses juntam-se a um cartaz que vai já demasiado extenso para ser possível reduzir assim em curtas linhas.

Os bilhetes para os dois primeiros dias do festival ainda estão disponíveis. Custam 65 euros. Os bilhetes para o dia 14, assim como os passes de três dias, já foram meus amigos.


Surma e Bitchin Bajas no Aleste 2018
· POR André Gomes · 15 Fev 2018 · 11:29 ·


Surma e Bitchin Bajas são os primeiros nomes confirmados para a quinta edição do Aleste, que acontece a 26 de Maio na Praia Fluvial da Barreira, no Funchal, na Madeira.

Os bilhetes early-bird, apreço promocional de 15 euros, já se encontram à venda no Barreirinha Bar Café e locais habituais. O evento promete mais nomes no decorrer dos próximos dois meses. Estejam atentos.

Litche pegou em nós e levou-nos em viagem
· POR João Morais · 15 Fev 2018 · 11:08 ·


Tudo começou em 2017, quando Sam Litchfield, jovem natural da Newcastle australiana, descobriu “Rise”, canção de Woodes, e decidiu dar-lhe uma nova roupagem. Desse remix nasceu, em Junho, uma conversa entre os compatriotas e a intenção de colaborarem para criar algo de novo.

Passados alguns meses, finalmente podemos ver o resultado dessa colaboração. “Voyage” de seu título, o tema alia a produção segura do jovem Litche à voz invulgar de Woodes e surge-nos como um maravilhoso cartão-de-visita para a electronica do australiano. A canção é também um primeiro gostinho do EP de estreia do produtor, que deverá ser lançado ainda este ano com o selo da Mammal Sounds.

Arms Akimbo: o tipo errado de festa
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2018 · 11:07 ·


Os Arms Akimbo são quatro indivíduos, cidadãos até, provenientes de Los Angeles que se reuniram numa banda e decidiram fazer música. Levada a ideia á prática, os quatro até nem se têm safado muito mal e já abriram para nomes como The Animals, Walk The Moon e Said The Whale mas agora o tempo de antena é só deles com The Wrong Kind of Dance Party.

Este novo EP é a última criação dos Arms Akimbo e estará disponível este mês e acaba de dar mais um single ao mundo. O tema chama-se “Sevene Mirrors” e sucede a “None Of My Business”.

Português… Suave
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2018 · 10:36 ·
© Vera Marmelo

O artista que era conhecido anteriormente por Nick Nicotine mas que, na realidade, é um barreirense de gema chamado Carlos Ramos está de volta com um novo projeto. Agora, sob o pseudónimo de Nick Suave, este homem que fundou a Hey, Pachuco! Recs e é, desde 2000, diretor do Barreiro Rocks, burilou aquele que a 13 de Abril (concerto de apresentação a 27 de Abril no Musicbox) o novo disco Português Suave.

Confortavelmente instalado em 2018, Nick Suave explora o universo do motown e do rock mais antigo em canções onde o amor é tema central como é o caso de “Perdido”, primeiro single a ser extraído de Português Suave.

Já há datas para o Festival Sinsal SON Estrella Galicia 2018
· POR André Gomes · 15 Fev 2018 · 09:40 ·
© Angela Costa

É verdade. As datas para o Festival Sinsal SON Estrella Galicia 2018 já estão aí. E isto é notícia porquê? Porque ninguém saberá um único nome de artista até todos colocarem os pés naquela maravilhosa ilha ao pé de vigo e receberem um jornal com a programação diária.

De 26 a 29 de Julho, um dos melhores festivais do planeta volta a oferecer música incrível, tábuas de polvo e outras comidas incríveis, sol, ausência de filas e outras coisas boas. Estejam atentos: os bilhetes costumam esgotar num abrir e fechar de olhos.

Anderson .Paak & The Free Nationals no Super Bock
· POR André Gomes · 15 Fev 2018 · 09:10 ·


Slow J e Oddisee & Good Company já estavam confirmados para o dia 20 de Julho, onde se vai instalar uma espécie de corte do hip-hop e R&B, e agora é a vez de se confirmar Anderson .Paak & The Free Nationals na 24ª edição do Super Bock Super Rock.

Entre os dias 19 e 21 de Julho, no Parque das Nações, vai haver muito e boa música. Os nomes já confirmados são os seguintes.
 
19 de Julho
Palco Super Bock – The xx, Justice
Palco EDP – The Vaccines, Lee Fields & The Expressions, TORRES
 
20 de Julho
Palco Super Bock – Anderson .Paak & The Free Nationals, Slow J
Palco EDP – Tom Misch, Oddisee & Good Company, Olivier St. Louis
 
21 de Julho
Palco Super Bock – Julian Casablancas & The Voidz
Palco EDP – Baxter Dury, Sevdaliza

Roman Flügel em Lisboa e Porto
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 17:36 ·


É já esta semana que Roman Flügel regressa a Portugal, para duas datas em Lisboa e Porto.

O produtor e DJ alemão acabou de lançar um novo EP, 1995, através da Hardworksoftdrink, e virá mostrar toda a sua perícia nos pratos ao Lux, na sexta-feira (com Chloé), e ao Plano B, no sábado. Mais informações aqui e aqui.

Electrónica numa pilha de Nervus
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 17:33 ·


A Nervu é uma nova editora discográfica, sediada no Porto e com interesse sobretudo nos sons "estranhos, exploratórios e cósmicos que se erguem dos cantos mais escuros da música electrónica".

Até aqui, tudo bem. Fica melhor: o seu primeiro lançamento retrata um encontro entre os portugueses Sturqen e os finlandeses vÄäristymä, intitulado Atonia e disponibilizado gratuitamente no Bandcamp. A edição física do álbum está limitada a 50 cassetes. Ouçam-no aqui.

Lucrecia Dalt mergulha em alcatrão
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 17:29 ·


Lucrecia Dalt irá regressar este ano aos álbuns. A artista colombiana, a residir em Berlim, irá lançar a 4 de Maio o seu sexto trabalho de estúdio, Anticlines, com selo RVNG Intl..

Descrito como «um lugar onde peles e minerais se dissolvem e misturam, onde vazamentos subterrâneos gasosos enchem os pulmões, e onde cavidades cerebrais ecoam ondas interplanetárias dobradas pela sua passagem pelas atmosferas», Anticlines é precedido por "Tar", o primeiro single dele retirado, canção maquinal onde só a voz confere um toque humano à coisa - e vai daí, nem por isso. Ouçam-no aqui.

Eleanor Friedberger entre estrelas
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 17:07 ·
© Chris Eckert

Rebound: será este o título do novo álbum de Eleanor Friedberger, o quarto da sua carreira a solo e o sucessor de New View, de 2016.

Rebound tem o seu lançamento marcado para o dia 4 de Maio através da Frenchkiss, e é inspirado pela temporada que a norte-americana passou na Grécia, em 2016, «numa cidade onde marchas de protesto aconteciam todas as semanas, ou mesmo dias». O primeiro single do álbum, "In Between Stars", já está disponível para escuta.

Anna von Hausswolff com novo single e álbum a caminho
· POR João Morais · 14 Fev 2018 · 17:02 ·


A sueca Anna von Hauswolff anunciou recentemente o lançamento de um novo disco. Dead Magic, seu quarto registo de originais, tem edição marcada para 2 de Março, via City Slang. Com uma base assente na majestosidade do órgão e no hipnotismo do drone, “The Truth, The Glow, The Fall” permite-nos antever um trabalho em linha com o que von Hauswolff tem vindo a desenvolver desde o seu segundo álbum (Ceremony, de 2013).

Coisa boa, portanto. Mas não vão por nós: confiram vocês mesmos o single, bem como o alinhamento de Dead Magic.

 
1. The Truth, The Glow, The Fall (12:08)
2. The Mysterious Vanishing of Electra (06:09)
3. Ugly and Vengeful (16:17)
4. The Marble Eye (05:19)
5. Källans återuppståndelse (7.26)
Será este o ano de Larry Heard?
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 17:00 ·


2018 tem tudo para nos fazer muito felizes: primeiro foi o anúncio de que Larry Heard, Deus absoluto do house, viria actuar ao Lisb-On, e agora é a revelação de que, enquanto Mr. Fingers, irá editar um disco novo, o primeiro em 24 anos.

Cerebral Hemispheres será lançado a 13 de Abril e será uma obra onde os ouvintes poderão «mergulhar a fundo no mundo musical» de Larry Heard. "Electron", o single de avanço, já está disponível para escuta.

Podemos convidar-vos para um drinque?
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 16:59 ·


Visto que o que é preciso é andar sempre bêbado todo fodido, Cate Le Bon e Tim Presley - os DRINKS - anunciaram o lançamento de um novo álbum. Hippo Lite chegará no dia 20 de Abril através da Drag City e será o segundo disco da dupla, três anos após Hermits On Holiday.

O álbum foi gravado em França, sem wi-fi e entre maratonas de Parque Jurássico (dizem eles), e o primeiro single, pós-punk funky e caoticamente brincalhão, já está disponível para escuta: chama-se "Real Outside".

Está quase na hora de mais um Rescaldo
· POR João Morais · 14 Fev 2018 · 16:32 ·
© Betânia Liberato

É já esta sexta-feira que Lisboa recebe mais um Rescaldo. O festival, que celebra este ano a sua 11ª edição, regressa nos próximos dois fins-de-semana à Culturgest e ao Panteão Nacional para dar música a todos os que queiram, nas palavras da organização, “sentir o pulso à criação sonora ‘sem rede’ do país”.

No primeiro fim-de-semana, nos dias 16, 17 e 18, as actuações dividir-se-ão entre o Pequeno Auditório da Culturgest, onde estarão Maria da Rocha, Diana Combo + Rafael Toral + Pedro Centeno, Joana Guerra e Harmonies, e o Panteão Nacional, que acolherá o espectáculo de Joana Gama.

No fim-de-semana seguinte, nos dias 23 e 24, o Rescaldo terá lugar apenas na Garagem da Culturgest, onde são esperados os concertos de Vítor Rua & The Metaphysicial Angels, Citizen:kane & Hobo, MMMOOONNNOOO + Quim Albergaria, ETIR + Gabriel Ferrandini, Farwarmth e 10.000 Russos + Jonathan Uliel Saldanha.

Os bilhetes diários para os concertos na Culturgest estão já disponíveis nos locais habituais pela módica quantia de 6 euros. Já os ingressos de entrada para o Panteão Nacional deverão custar 4 euros, podendo ser adquiridos nas bilheteiras do monumento. Para informações mais detalhadas sobre os horários e a distribuição por palcos, cliquem aqui para seguir para o site do Rescaldo.

Em Body que ganha não se mexe
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 16:29 ·


Os The Body anunciaram o lançamento de um álbum novo, para bem dos nossos pecados metálicos. I Have Fought Against It, But I Can’t Any Longer não é só o título do disco em questão como o mantra pelo qual muitos de nós temos regido as nossas vidas, e sairá a 11 de Maio através da Thrill Jockey.

O disco conterá 10 faixas e conta com a colaboração de Chrissy Wolpert, Ben Eberle, Kristin Hayter e Michael Berdan e o seu título é inspirado por uma frase presente na carta de suicídio de Virginia Woolf, escolhida tendo em conta temática do mesmo: «perda, desespero e solidão». Ora bem, está encontrado o álbum do ano. Ouçam o single de avanço, "Nothing Stirs", aqui.

Mais Melvins? OhmeuDeussim
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 16:22 ·
© The Melvins Lite

No ano passado, os Melvins editaram A Walk With Love And Death, o primeiro álbum duplo da sua carreira. Visto que o mundo tem andado particularmente aborrecido, os norte-americanos decidiram não descansar e irão voltar à carga já em Abril. Pinkus Abortion Technician é o título do novo álbum dos Melvins, que sairá a 20 de Abril através da Ipecac e que conterá ao todo oito faixas, entre elas uma versão de "I Want To Hold Your Hand", dos Beatles, e um medley da "Moving To Florida" dos Butthole Surfers com a "Stop" dos James Gang. 

O disco introduzirá, também ele, uma outra novidade no que aos Melvins diz respeito: pela primeira vez, a banda contará com dois baixistas em disco, Steven McDonald e Jeff Pinkus. Ainda não há single de avanço mas podem ir conferindo o alinhamento e a capa.


 
01. Stop Moving To Florida
02. Embrace The Rub
03. Don’t Forget To Breathe
04. Flamboyant Duck
05. Break Bread
06. I Want To Hold Your Hand
07. Prenup Butter
08. Graveyard

Fez-se luz e as La Luz voltaram
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 16:18 ·


As La Luz irão regressar este ano aos álbuns com Floating Features, o primeiro longa-duração do quarteto desde Weirdo Shrine, de 2015.

O disco sairá no dia 11 de Maio através da Hardly Art e já há single para ouvir: chama-se "Cicada" e é rock gostoso, de travo psicadélico, para se ir pensando no próximo verão (que já tarda). Ouçam-no aqui e confiram o alinhamento de Floating Features.



01 “Floating Features”
02 “Cicada”
03 “Loose Teeth”
04 “Mean Dream”
05 “California Finally”
06 “The Creature”
07 “My Golden One”
08 “Lonely Dozer”
09 “Greed Machine”
10 “Walking Into The Sun”
11 “Don’t Leave Me On The Earth”
Punk rock e facadas: Iceage de regresso
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 15:45 ·


Os Iceage estão de volta, quatro anos após Plowing Into The Field Of Love. "Catch It" é o título do novo tema da banda dinamarquesa, e vem acompanhado de um vídeo realizado por Adam Hashemi.

Para já, não se sabe se o single assinala o regresso dos Iceage aos álbuns, após algum tempo de pausa para que Elias Rønnenfelt se concentrasse no projecto Marching Church, mas a canção deixa antever boas notícias. Ouçam-na em baixo.

Os Jungle vão fazer-se à estrada e levam música nova na bagagem
· POR João Morais · 14 Fev 2018 · 15:42 ·


Depois de se terem afirmado como a grande revelação da música britânica do ido ano de 2014, muito às custas do enérgico disco de estreia homónimo e das muito elogiadas prestações ao vivo (como a que o público português pode assistir, cortesia do NOS Alive), os Jungle preparam-se para regressar em força, tanto às digressões como aos nossos ouvidos.

Ainda não há confirmação oficial de que há disco novo na calha, mas há, no entanto, uma pista do que poderá estar para vir: “House in LA”, canção mostrada ao vivo no programa Last Call with Carson Daly e que pode ser “ouvista” mais abaixo. Para além disso, o colectivo londrino anunciou recentemente uma extensa tour por terras norte-americanas, britânicas e europeias que, por enquanto, ainda não incluí Portugal.

Peter Astor está prestes a lançar novo disco
· POR Fernando Gonçalves · 14 Fev 2018 · 15:40 ·


O antigo líder dos The Loft e The Weather Prophets tem novo disco. Fazendo da reunião entre as variadas vertentes e tributos do seu trabalho ao longo dos anos, minando a pop intemporal da guitarra em quadros líricos com ganchos melódicos, o músico engendrou o psicadelismo de One For The Ghosts.

O disco em questão será editado a 16 de Fevereiro. Fiquem aqui em baixo com o single “Water Tower".

A primeira vez de Kadija Kamara
· POR Fernando Gonçalves · 14 Fev 2018 · 15:33 ·


No cruzamento entre pop, rock, soul e um pouco de electrónica está Kadija Kamara e o seu novo EP Nothing Left To Lose.

Neste novo extended-play emergem contos de abuso e auto-estima destruída que Kamara reconstrói numa narrativa de empoderamento e ambição que agora apresentamos na integra.

Jessie Ware: será desta?
· POR André Gomes · 14 Fev 2018 · 15:28 ·


Dedos cruzados. Nas últimas duas vezes cancelou. Será desta? Jessie Ware é a mais recente confirmação do EDPCOOLJAZZ, que este ano acontece em Cascais durante o mês de Julho. A britânica actua a 26 de Julho.

Já confirmados nesta 15ª edição do EDPCOOLJAZZ estão David Byrne, Gregory Porter e Van Morrison. Bilhetes? Site EDPCOOLJAZZ, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Turismo de Lisboa, ABEP, The Phone House, Altice Arena, Rede PAGAQUI e ACP e Facebook edpcooljazz. E agora fiquem com esta enorme canção chamada "Running".

Wilma Archer dá duas de uma assentada
· POR Fernando Gonçalves · 14 Fev 2018 · 12:30 ·


Duas músicas novas, entenda-se. “Scarecrow” and “Cures and Wounds” são os primeiros temas a conhecer a luz do dia neste ano da graça de 2018 pela mão do artista anteriormente conhecido por Slime.

Com novo moniker, o britânico Will Archer leva a soul que lhe era característica para um nível mais dinâmico e robusto de experimentação instrumental. Saíram dois temas mas só “Scarecrow” está disponível imediatamente. “Cures and Wounds” só poderá ser escutado no dia 23 de Fevereiro.

A primeira epístola de Cosmo Sheldrake ao mundo
· POR Fernando Gonçalves · 14 Fev 2018 · 12:28 ·


O jovem compositor, multi-instrumentista e produtor britânico Cosmo Sheldrake está prestes a fazer a sua estreia em álbum. The Much Much How How and I é o seu nome e será editado a 6 de Abril. Na contagem decrescente para o lançamento deste disco, Cosmo acaba de disponibilizar o último tema que escreveu para o álbum.

“Wriggle” assim se chama emergiu já durante o processo de mixagem e, entre outros, incorpora sons de bateria koto japonesa e um contra-fagote num tema que pretende ser uma exaltação à Vida. Eis “Wriggle”.

1ª edição Solo Fest nasce em Lisboa
· POR Fernando Gonçalves · 14 Fev 2018 · 12:26 ·


A ideia e a prática não podiam ser mais simples. Juntar no mesmo espaço e ao longo de quatro dias, músicos na sua forma mais despojada e sem artifícios, ou seja, a solo.

A 1ª edição deste Solo Fest vai desenrolar-se entre os dias 27 de Fevereiro e 2 de Março e vai levar ao palco do B’Leza (primeiras três noites) e da Casa Independente (última noite) os nomes de Mário Laginha, Tatanka, Aline Frazão e Wilson Vilares dos Celete Mariposa.



27 Fev - Mário Laginha - B'leza, 15 euros
28 Fev - Tatanka - B'leza, 10 euros
1 Mar - Aline Frazão - B'leza, 10 euros
2 Mar – Wilson Vlares dos Celeste Mariposa (DJ set) - Casa Independente
Talkfest’18: programação completa
· POR Fernando Gonçalves · 14 Fev 2018 · 11:45 ·


A 7ª edição do Talkfest - International Music Festivals Forum ocorrerá integralmente em Lisboa, nos dias 15 e 16 de Março de 2018 e já estamos em condições de vos oferecer o programa completo das festas. Para além da 3ª edição dos Iberian Festival Awards e das habituais conferências, seminários, documentários e afins, a edição do Talkfest deste ano terá duas novidades: exposições e uma afterparty. Para conferir aqui.

A entrada é gratuita para todos os associados profissionais e empresa/festival da APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música.

Mary's flower Superhead estão de regresso
· POR Fernando Gonçalves · 14 Fev 2018 · 11:42 ·


O trio post-punk proveniente de Tessalónica Mary’s flower Superhead está de regresso aos discos. O quarto álbum da carreira estreia hoje e vem acoplado ao lançamento do segundo single “The Fall”, um dia depois da estreia do tema de apresentação “Tonight We Sail”.

Fiquem aqui em baixo então com os Mary’s flower Superhead e a fragilidade da natureza humana em Wealth.

Julian Casablancas & The Voidz no SBSR
· POR Fernando Gonçalves · 14 Fev 2018 · 11:12 ·


O “strokiano” Julian Casablancas acaba de ser confirmado no Super Bock Super Rock deste ano. O músico apresentar-se-á no Parque das Nações com o seu novo colectivo The Voidz que virão a Lisboa com o novo Virtue na bagagem. O concerto acontece no dia 21 de Julho.

Os bilhetes para o 24º Super Bock Super Rock já estão à venda e variam entre os 55 euros de ingresso diário e os 109 euros de passe geral para os três dias de festival (19, 20 e 21 de Julho). Fiquem com o primeiro avanço para Virtue, “Leave It In My Dreams”.

Parkbeat Records, uma editora com vista privilegiada para a cidade
· POR João Morais · 14 Fev 2018 · 11:10 ·


Situado na Calçada do Combro e munido duma vista deslumbrante para o Tejo e para a cidade de Lisboa, o PARK tem-se afirmado nos últimos anos como local de excelência para quem gosta de tomar um copo ao final do dia e chillar ao som de boa música. Porém, tão bela distinção parece não satisfazer a equipa que gere o espaço, que aponta agora baterias à transposição desse ambiente para os nossos auriculares e/ou sistemas de som caseiros.

E assim nasce a Parkbeat Records, label que assume o desejo de se estabelecer como linha de comunicação entre o público e o melhor que se tem vindo a fazer na música urbana nacional. E para começar as coisas em grande, a editora anunciou que a primeira peça do seu catálogo será o registo de estreia de DJ Glue. O EP ainda não tem título nem data definitiva, mas está prometido para Abril e contará com as participações de Carlão, Sir Scratch e Rita Vian, entre outros.

Orchestral Manoeuvres In The Dark na Aula Magna
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 11:07 ·


É já esta sexta-feira que os Orchestral Manoeuvres In The Dark regressam a Portugal, dois anos após um belo concerto no recentemente renascido festival de Vilar de Mouros.

A histórica banda pop britânica irá actuar na Aula Magna, em Lisboa, trazendo consigo o seu mais recente trabalho, The Punishment Of Luxury, bem como os clássicos de sempre - "Souvenir" ou "Enola Gay" à cabeça. O concerto terá início por volta das 21h e os bilhetes estão à venda, nos locais habituais, a preços que vão dos 25€ aos 30€.

Nile em data dupla
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 11:05 ·


Os Nile dispensam apresentações - há muito que são uma das bandas mais inventivas do death metal, fazendo mais pelo antigo Egipto do que milénios de pirâmides (talvez não, mas o ponto mantém-se).

Esta semana, a banda norte-americana virá a Portugal apresentar o seu último álbum, What Should Not Be Unearthed, editado em 2015, acompanhados pelos Terrorizer e pelos Exarsis. O encontro dos Nile com os fãs nacionais dá-se primeiro no Porto, no Hard Club, esta quinta-feira (29€), seguindo-se o RCA, em Lisboa, na sexta (22€). Com jeitinho, até tocam merdas mais antigas.

Josephine Foster aterra esta semana
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 10:27 ·


A cantautora norte-americana Josephine Foster passará esta semana por Portugal, para apresentar ao vivo os temas do seu último álbum, No More Lamps In The Morning, editado em 2016.

A música e a poesia de Foster ecoarão por cinco datas em todo o continente, começando por Lisboa (hoje, na Galeria Zé dos Bois: 8€), e seguindo-se Coimbra (amanhã, Salão Brazil: 9€), Guimarães (sexta-feira, Centro Cultural Vila Flor: 3€), Setúbal (sábado, Casa da Cultura: 3€) e Ílhavo (domingo, Teatro da Vista Alegre: 8€). Todos estes concertos terão primeira parte a cargo de Ka Baird.

Vamos recordar os Nightcrawlers? Vamos
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2018 · 10:25 ·


Os Nightcrawlers foram responsáveis por um dos grandes hinos house dos anos 90, "Push The Feelin-"... Hein? Não são esses Nightcrawlers? Ah, ok. Os Nightcrawlers foram um trio de Filadélfia activo nos anos 80, que se dedicava à exploração electrónica e ambient a partir do conforto de suas casas.

Mais de trinta anos depois, as gravações do conjunto serão agora editadas numa caixa intitulada The Biophonic Boombox Recordings, em formato vinil e com um livro de 28 páginas assinado pelo jornalista D. Strauss. O lançamento estará a cargo da Anthology Recordings / Mexican Summer. E é isto, aqui em baixo, que poderão encontrar.

Bonga: vêm aí novas edições de Angola 72 e Angola 74 em vinil
· POR André Gomes · 12 Fev 2018 · 12:24 ·


Excelentes notícias para os fãs do formato. Os dois primeiros discos do angolano Bonga, Angola 72 e Angola 74, dois verdadeiros marcos da música africana, vão conhecer novas edições em vinil com o selo da Lusáfrica.

Se frequentam o Discogs saberão que estes discos editados originalmente pela Morabeza Records costumam estar à venda por valores raramente abaixo dos 100 euros. Por isso esta pode ser a vossa oportunidade. Para quem ainda tem dúvidas, é ouvir Angola 72 aqui em baixo. 

Eels: eis o dia em que o donut foi comido
· POR Fernando Gonçalves · 12 Fev 2018 · 11:26 ·


“Today Is The Day” é o segundo tema a sair de The Deconstruction, novo álbum dos Eels com estreia prevista para dia 6 de Abril. Apesar de deixar aberta a porta a interpretações mais ou menos filosóficas, “Today Is The Day” é, tão-somente, “o dia em que finalmente comi aquele donut” de acordo com a explicação do vocalista Mark Oliver Everett.

E é basicamente isto. De relembrar que os Eels estarão em Portugal para promover o novo disco no próximo dia 13 de Julho no NOS Alive. Fiquem com o novo single.

Superalma Project criaram uma nova distopia
· POR Fernando Gonçalves · 12 Fev 2018 · 11:24 ·


O Superalma Project, projecto electrónico experimental brasileiro sediado no Porto, está prestes a lançar um novo álbum.

O disco chama-se Dystopian Children, oitavo da discografia, e sustenta-se, narrativamente, numa significativa referência a contos distópicos; desde 1984 de autoria de George Orwell, passando por Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e The Hunger Games de Suzanne Collins. Fiquem com Dystopian Children.

Earthless (e mais) no Sonicblast
· POR Paulo Cecílio · 12 Fev 2018 · 11:21 ·


Repitam connosco: Earthless, Earthless, Earthless. Os gigantes do stoner e autores de riffalhada da boa regressam a Portugal em Agosto, sendo um dos novos nomes confirmados para a edição deste ano do Sonicblast.

Normalmente, não seriam necessários mais motivos para ir até Moledo do Minho, mas se pertenceram à minoria de ateus que ainda não reza a Isaiah Mitchell todas as noites saibam que poderão contar, também, com os Ufomammut, Atavismo, Purple Hill Witch e Ruff Majik, que se juntam aos anteriormente confirmados Kadavar, Nebula, Conan e Naxatras. Os bilhetes para o Sonicblast estão à venda por 35€ (diário) e 40€ (passe) até ao final deste mês. O festival realiza-se a 10 e 11 de Agosto.

Juan Atkins no Lux
· POR Paulo Cecílio · 12 Fev 2018 · 11:10 ·


É um dos pais do techno, um dos autores do magnífico Enter (enquanto Cybotron), e o homem por detrás do projecto Model 500.

Falamos de quem? De Juan Atkins, claro, nome que dispensa todas e quaisquer apresentações. O norte-americano irá passar por Lisboa no próximo dia 23 de Fevereiro, estreando-se na pista do Lux numa noite que também contará com Rui Vargas e Ka§par. Os bilhetes serão vendidos à porta e podem saber mais aqui.

Super Bock Under Fest Vigo: quatro novas confirmações
· POR Fernando Gonçalves · 12 Fev 2018 · 10:47 ·


O Super Bock Under Fest Vigo soma e segue. Poucos dias depois de confirmar Myles Sanko, a organização lança mais alguns nomes.

Simian Mobile Disco, em formato DJ set, The King Khan & BBQ Show, Capsula e Fuckaine juntam-se ao line-up do festival que se desenrola nos dias 23 e 24 de Março em várias salas da cidade de Vigo. Os passes custam 30 euros.

A portugalidade segundo os Lusitanian Ghosts
· POR Fernando Gonçalves · 12 Fev 2018 · 10:12 ·


O colectivo, liderado pelo luso-canadiano Neil Leyton, dedica-se de corpo e alma à experimentação e integração dos cordofones de raiz lusa (Amarantina, Beiroa, Toeira, Braguesa, Terceira ou Campaniça) casando-os com o rock n roll internacional e contemporâneo.

Desta lusitana paixão acaba de nascer o primeiro single “Trailer Park Memories”, tema que antecipa o lançamento de um longa-duração na Primavera que vem. Sem mais delongas, eis “Trailer Park Memories”.
Extramuralhas: Current 93 e Ulver entre os nomes confirmados
· POR André Gomes · 09 Fev 2018 · 18:52 ·
© Ania Goszczyńska

Current 93, Ulver, Christian Wolz, Captains, Priest, Shortparis e Horskh. São os primeiros nomes confirmados para mais uma edição do festival leiriense Entremuralhas, este ano transformado em Extramuralhas atendendo às obras que acontecem em 2018 no Castelo de Leiria.

O festival decorre nos dias 23, 24 e 25 de Agosto e há ainda nomes por anunciar. Estejam atentos que nós também prometemos estar.

Os Unknown Mortal Orchestra têm sexo e comida para nos dar
· POR João Morais · 09 Fev 2018 · 15:09 ·


O lançamento de “American Guilt” deixou muita gente com água na boca e desconfiados de que viria aí nova rodela, mas só agora chegou a confirmação: os Unknown Mortal Orchestra têm mesmo novo álbum a caminho.

Sex & Food é, para além da enunciação de duas condições básicas para a vida de (quase) todos os seres vivos, o título escolhido para o quarto longa-duração dos neozelandeses. O disco tem lançamento marcado para 6 de Abril, via Jagjaguwar, e o seu alinhamento pode ser conferido mais abaixo, logo a seguir ao teledisco da já referida “American Guilt”.


 
01 A God Called Hubris
02 Major League Chemicals
03 Ministry of Alienation
04 Hunnybee
05 Chronos Feasts on His Children
06 American Guilt
07 The Internet of Love (That Way)
09 This Doomsday
10 How Many Zeros
11 Not in Love We’re Just High
12 If You’re Going to Break Yourself
Car Seat Headrest mostra mais um pouco da sua visita ao passado
· POR João Morais · 09 Fev 2018 · 15:07 ·


Apontado como um dos grandes discos de culto do início da presente década, muito por culpa das paixões assolapadas que despertou em sujos fóruns da internet, Twin Fantasy foi um dos primeiros sinais de que os Car Seat Headrest estavam destinados a ser mais do que um projecto obscuro perdido no quarto de Will Toledo.

Pois bem, ao que parece o norte-americano decidiu revisitar o seu clássico, tendo anunciado uma versão regravada e renovada do mesmo; nada disto será novidade para os fãs (e para quem nos acompanha regularmente), mas esta notícia justifica-se com o facto de ter sido lançado mais um gostinho do que será a nova vida de Twin Fantasy, "My Boy (Twin Fantasy)". O resto do álbum tem lançamento marcado para dia 16 de Fevereiro, via Matador, e para os puristas que vêem esta viagem nostálgica com desconfiança, vale sempre a pena lembrar: ninguém vai apagar o original dos nossos computadores (nem dos nossos corações), malta.

Colin Johnco tem novo álbum na manga
· POR Fernando Gonçalves · 09 Fev 2018 · 15:06 ·


Sete anos depois, o líder da Johnkôôl Records tem um novo álbum de originais na manga. However Far Away é o seu nome e estará disponível a partir de 6 de Abril. O novo disco foi gravado e mixado por Bérangère Maximin no estúdio INA-GRM e inclui as participações especiais de Damon Eliza Palermo (aka Magic Touch) e Bérangère Maximin.

O primeiro single deste novo álbum dará pelo nome de “Head 2 Heart”e será lançado no dia 23 de Fevereiro. Como Johnco não gosta que fiquem sem nada para ouvir acaba de estrear o inédito (não estará no álbum) “The Mysterious Peacock (In Every Woman Is A Mermaid)”.

O ambiente respira de novo
· POR Paulo Cecílio · 09 Fev 2018 · 14:58 ·


As Environments Series de Irv Teibel foram um marco importante na história das feild recordings, como já aqui contámos uma vez.

A Numero Group, sempre atenta, reeditou-as agora não no seu formato original, em vinil, mas através de uma aplicação para iPhone que permite aceder a todas as gravações feitas por Teibel entre 1969 e 1979, num total de 14 horas de puro som. Saibam mais sobre essa aplicação aqui.

Stephen Malkmus está de volta
· POR Paulo Cecílio · 09 Fev 2018 · 14:56 ·


De 2014 para cá já passou imenso tempo. Pelo que "Middle America", o novo single de Stephen Malkmus and the Jicks, vem mesmo a calhar - de forma a que não nos esqueçamos de que havia vida depois dos Pavement.

A primeira canção que a banda edita desde 2014 está disponível para escuta nos sítios do costume e é uma ode «aos underdogs de todo o mundo», dizem eles. Para já, não se sabe se o tema fará parte de um álbum novo, mas é melhor que nada.

Quando No Joy e Sonic Boom se juntam, dá nisto
· POR Paulo Cecílio · 09 Fev 2018 · 12:50 ·


No Joy, projecto shoegaze de Jasamine White-Gluz, tem sido uma das grandes revelações do rock mais atmosférico desta década. Sonic Boom, o nome artístico de Pete Kember, não necessita de apresentações. Que acontece quando os dois se juntam?

Se disserem "magia", adivinharam; e essa magia irá ser colocada num só EP, que sairá a 30 de Março pela Joyful Noise. No Joy / Sonic Boom foi produzido entre o Canadá e Portugal (sim, o Kember vive em Sintra) e já há single de avanço - "Obsession", 11 minutos de barulho para dançar, aqui contidos em apenas seis. Orá ouçam isto.

Nilüfer Yanya volta a aquecer os nossos corações
· POR João Morais · 09 Fev 2018 · 12:42 ·
© Molly Daniel

Não é a primeira vez que vos trazemos novidades desta jovem londrina e, se tudo correr bem, esta não será certamente a última. Depois de uma série de singles e um EP muito bem recebido, Nilüfer Yanya lançou recentemente mais um tema a reforçar o seu estatuto de promessa maior da música britânica.

“Thanks 4 Nothing” traz-nos mais razões para vermos Yanya como o mais próximo que vamos ter duma versão feminina de King Krule: a guitarrinha triste, a produção simples, a entrega vocal muito sui generis, tudo bem embrulhadinho numa sinceridade soul capaz de aquecer até os corações mais empedernidos. A moça vai andar numa digressão por terras britânicas e europeias que, infelizmente, não deverá passar por cá, mas não desesperem: sempre podem dar uma olhada ao seu novo single, e respectivo teledisco, mais abaixo.

NOS Primavera Sound: o cartaz para 2018
· POR André Gomes · 09 Fev 2018 · 09:07 ·


POW! Nick Cave & the Bad Seeds, Lorde, A$AP Rocky, Tyler, The Creator, Vince Staples, War on Drugs, Father John Misty, Mogwai, Grizzly Bear, Ezra Furman, Wolf Parade, Jamie xx, Four Tet, Floating Points, Breeders, Nils Frahm, Unknown Mortal Orchestra, Abra, Kelsey Lu, Vagagon, Mavi Phoenix, Superorganism, Jay Som, Arca, Fever Ray, Kelela, Ibeyi, Thundercat, Rhye, Alex Lahey, Belako, Waxahatchee, Joe Goddard, Shellac, Motor City Drum Ensemble, Gerd Janson, Levon Vincent, Zeal & Ardor, Flat Worms, Starcrawler, Yellow Days, Metá Metá, Fogo Fogo, Solar Corona, Black Bombaim, Luís Severo, Moullinex, DJ Lycox, Tiago, Caroline Lethô, Foreign Poetry.

"Blá, blá, blá, não sei quê, é menos de metade do festival de Barcelona". Juízo. O NOS Primavera Sound continua a ser um estouro. De 7 a 9 de Junho vamos estar todos no Parque da Cidade do Porto.

Amiina apresentam Fantômas em Espinho
· POR Paulo Cecílio · 08 Fev 2018 · 17:44 ·


As islandesas Amiina, uma das três bandas pelas quais havia meio mundo tolo quando a Islândia começou a dominar o mundo indie (as outras eram os Sigur Rós e Múm), virão a Portugal no dia 16 de Fevereiro para apresentar , filme-concerto que será exibido no Auditório de Espinho.

A banda-sonora imaginada pelas Amiina para o filme de Louis Feuillade, de 1913, foi editada em 2016 e constituiu o seu último álbum de estúdio. Os bilhetes custam 8€ e há descontos para os detentores do Cartão Amigo AdE.


O gnration faz anos e vai pagar finos
· POR Paulo Cecílio · 08 Fev 2018 · 17:41 ·


Bem, talvez não pague. Mas irá, isso sim, dar prendas em formato música. Falamos do gnration open day, um dia aberto que celebra o aniversário da sala bracarense, e que este ano irá apadrinhar a estreia em Portugal de Kelly Lee Owens - que virá apresentar o seu muito elogiado álbum de estreia, homónimo.

Para além de Owens, também Powell, Surma, Ermo, Lavoisier, DJ Fitz, Osso e Sinø por ali passarão para fazer a festa. O dia é livre, a entrada também, a festa é garantida.

Flowers From The Ashes: é feia, mas é uma flor
· POR Paulo Cecílio · 08 Fev 2018 · 17:37 ·


A Stroboscopic Artefacts irá editar, no próximo dia 13 de Abril, uma nova compilação com alguns dos artistas que mais têm feito pela música electrónica - sobretudo a de cariz experimental - em Itália.

Flowers From The Ashes: Contemporary Italian Electronic Music irá contar com temas inéditos de nomes como Silvia Kastel, Marco Shuttle, Ninos Du Brasil e Caterina Barbieri (na foto), cuja "Virgo Rebellion" já se encontra disponível para escuta no Soundcloud. A compilação será editada em vinil (2 x 12''), CD e em formato digital e já pode ser encomendada através do website da editora.

Filipe Felizardo e João Peste ao vivo no Damas
· POR Paulo Cecílio · 08 Fev 2018 · 17:35 ·


O próximo dia 15 de Fevereiro promete ser especial, no Damas, em Lisboa. Primeiro, porque um dos grandes, o Filipe Felizardo (na foto), irá apresentar-se ao vivo; segundo, porque é ele quem fará a primeira parte do novo trio de João Peste, que conta com Ricardo Martins e Rodrigo Amado.

Visto que promete, a entrada não poderia ser senão livre. É assim a vida boa. 

Carnaval é na ZdB
· POR Paulo Cecílio · 08 Fev 2018 · 17:33 ·


A Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, irá mascarar-se de alto a baixo, na próxima segunda-feira, acolhendo uma verdadeira Pareh [sic] de Carnaval que irá contar com os jovens excelsos Putas Bêbadas, DJ Problemas, Ondness, Maria Reis, Peter Gabriel (não é esse) Dj Snifferdog e Novo Major.

O festão tem início pelas 22h e os bilhetes custam 3€ para quem for mascarado e 5€ para quem não estiver para aí virado. Mais aqui.

Uma super-lua ilumina Portugal
· POR Paulo Cecílio · 08 Fev 2018 · 17:30 ·


Os norte-americanos Moon Duo irão regressar esta semana a Portugal, trazendo consigo a sua mistura muito própria de rock, psicadelismo, kraut e espaço sideral e a arquitectura oculta dos dois álbuns que editaram em 2017, Occult Architecture, volumes 1 e 2.

A cidade de Braga será a primeira a acolhê-los, já esta sexta-feira (gnration), num concerto que já se encontra esgotado e que também contará com os 10 000 Russos, seguindo-se Coimbra (Salão Brazil, 10€) no sábado, Leiria (Texas Bar, 12€) no domingo e Lisboa (Musicbox, 10€) na próxima segunda-feira. Aproveitem bem.

GoatGirlomania? Sim, por favor
· POR Paulo Cecílio · 08 Fev 2018 · 17:29 ·
© Holly Whitaker

As britânicas Goat Girl querem tomar o indie de assalto, e para tal estão a ultimar o seu álbum de estreia. Goat Girl será lançado no dia 6 de Abril pela reputadíssima Rough Trade e há um novo single, "The Man", para ouvir, acompanhado pelo seu respectivo vídeo - uma inversão de género que é também paródia à Beatlemania dos anos 60.

Antes do lançamento do álbum, as Goat Girl passarão pelo SXSW e andarão em digressão pelo Reino Unido. O resto da Europa vai ter de esperar para já.

Haley Heynderickx vale bem a pena
· POR André Gomes · 08 Fev 2018 · 11:21 ·
® Alessandra Leimer

Desculpem o trocadilho. Mas tinha de ser. Haley Heynderickx continua a dar-nos pistas acerca do seu disco de estreia, I Need To Start A Garden, que será editado a 2 de Março via Mama Bird Recording Co.. 

Depois dos singles “Oom Sha La La” e “Untitled God Song”, a norte-americana mostra-nos “Worth It”m, um tema com oito minutos que pode ser ouvido aqui. É uma beleza.

O quarto toque de Midas… Fall
· POR Fernando Gonçalves · 08 Fev 2018 · 11:16 ·


O quarto álbum de originais do duo escocês Midas Fall (Elizabeth Heaton e Rowan Burn) já está a caminho da maternidade. Quando a 27 de Abril se der à luz, o disco chamar-se-á Evaporate e dará largas a amplas e expansivas paisagens post-rock desenhadas a voz, piano e cordas.

Para além de nome de álbum, “Evaporate” é, de igual modo, nome do single de apresentação do novo disco e pode ser apreciado a partir de agora. Alinhamento logo depois.



1. Bruise Pusher
2. Evaporate
3. Soveraine
4. Glue
5. Sword To Shield
6. Dust And Bone
7. Awake
8. In Sunny Landscapes
9. Lapsing
10. Howling At The Clouds
King Tuff anuncia novo álbum
· POR Fernando Gonçalves · 08 Fev 2018 · 11:11 ·
© Dan Monick

Há alguns dias King Tuff (Kyle Thomas) tinha libertado um single de nome “The Other” que marcava o fim de um hiato de quatro anos sem lançar material novo. Hoje, esse tema transformou-se em nome de álbum novo a ser espedido no próximo dia 13 de Abril via Sub Pop.

Tido pelo músico como “um reset mental”, o novo álbum traz letras arranos mais expansivos e uma instrumentação mais diversificada. Depois da faixa que lhe á título, a data de lançamento de The Other é celebrada com o single “Psycho Star”, tema com que vos deixamos por agora.

Bryan Ferry no Alive
· POR André Gomes · 08 Fev 2018 · 09:37 ·


Bryan Ferry, senhor Roxy Music, apresenta-se no palco NOS do NOS Alive’18 no dia 12 de Julho. Lembramos, a propósito, que os passes de três dias e os bilhetes diários para dia 14 de Julho já esgotaram.

Porquê? Arctic Monkeys, Alice in Chains, At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Black Rebel Motorcycle Club, Bryan Ferry, Cachupa Psicadélica, Chvrches, Dead End, DJ Glue, Eels, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Fumaxa, Future Islands, Here's Johnny, Jack White, Jain, Khalid, Lotus Fever, Mallu Magalhães, Mighty Sands, Marmozets, Miguel Araújo, Minta & The Brook Trout, MGMT, Nine Inch Nails, Pearl Jam, Perfume Genius, Primeira Dama, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag'n'Bone Man, Real Estate, Sampha, Snow Patrol, Spdeville, Surma, The Kooks, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice, Yo La Tengo e 800 Gondomar.

SLR estreiam-se com “If You Leave Me”
· POR Fernando Gonçalves · 07 Fev 2018 · 17:32 ·


A (santa?) trindade constituída por Bruno Moreira, Catarina Moreira e Luís Água e que surge sob os auspícios de SLR acaba de se estrear com o single “If You Leave Me”.

O tema sofreu positivamente com a colaboração do produtor Ben Monteiro, homem que os ajudou a trabalhar e limar arestas a esta estreia discográfica. Fiquem com “If You Leave Me”.

Novas confirmações para a festa galega da Super Bock
· POR Fernando Gonçalves · 07 Fev 2018 · 17:16 ·


Depois da confirmação de Benjamin Clementine como cabeça de cartaz da primeira edição do Super Bock Under Fest, evento que decorrerá em Vigo nos dias 23 e 24 de Março, a organização despacha, hoje, mais seis nomes para o line-up.

Myles Sanko, The Soft Moon, Rex The Dog, Basanta, Presumido e Mounqup são as novas confirmações que se juntam à já quase lenda britânica Clementine e a uma série de promessas da música galega e portuguesa num festival que levará mais de duas dezenas de bandas a dez espaços diferentes da cidade galega. Os passes para os dois dias custam 30 euros. Fiquem com Myles Sanko e este “Just Being Me”.

Três Tristes Tigres e mais uma série de nomes para o Tremor
· POR João Morais · 07 Fev 2018 · 16:32 ·


Diz o ditado que um é pouco, dois é bom e três é demais, mas anunciar 15 novos nomes de uma assentada só é, de facto, feito admirável por parte da malta do Tremor.

A encabeçar a lista das novas confirmações temos os Três Tristes Tigres, que conseguiram arranjar maneira de encaixar um saltinho aos Açores no meio do seu regresso aos palcos. Para além disso, foram também anunciadas as actuações de Bleid, Zulu Zulu, Snapped Ankles, Tír na Gnod, Tó Trips & João Doce, Paisiel, Julius Gabriel, José Valente, Fugitivo, Goldshake, La Flama Blanca, D. WattsRiot, Victor Torpedo Karaoke e DJ Milhafre. Todos estes nomes juntam-se a um cartaz que já incluía Dead Combo, Boogarins, Mykki Blanco, Liima, Altın Gün, Mdou Moctar, Aïsha Devi, Lone Taxidermist, Mal Devisa, Ermo, The Parkinsons, Baby Dee, Miss Red, We Sea, The Mauskovic Dance Band e Voyagers.

É de lembrar que a 5ª edição do Tremor terá lugar na ilha de São Miguel entre os dias 20 e 24 de Março e que os bilhetes já estão à venda nos locais habituais pela módica quantia de 35 euros.

John Parish e o hip-hop tuga (yo) em destaque no IndieLisboa
· POR João Morais · 07 Fev 2018 · 16:15 ·


Pois é, a 15ª edição do IndieLisboa já começa a mexer e a anunciar coisas boas aos melómanos que também acalentam uma paixão pelas telas do cinema. Um desses anúncios é o da estreia de Screenplay, filme-concerto de John Parish, músico e produtor extraordinaire e colaborador habitual de PJ Harvey, no nosso país.

A película, que nos traz uma actuação do britânico e de uma série de músicos conjugada com a projecção de excertos de outros filmes, será exibida no Hard Club, no Porto, e na Culturgest, em Lisboa. As sessões estão marcadas para as 21h30 dos dias 3 (Porto) e 4 (Lisboa) de Abril e os bilhetes já estão à venda nas bilheteiras dos recintos e através da Ticketline pela módica quantia de 15 euros.

Para além disso, o festival promete trazer-nos o IndieMusic, secção centrada na relação entre o cinema e a música. A programação completa deste segmento só será desvendada a 26 de Fevereiro, mas por agora já sabemos de duas das suas propostas: Hip to da Hop, documentário sobre a afirmação da cultura hip-hop no nosso país da autoria de António Freitas e Fábio Silva, e Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes, uma viagem pelas memórias do rap portuense pelas mãos de Catarina David e Francisco Noronha.

Vasco da Ganza navega pelo Passos Manuel
· POR Paulo Cecílio · 07 Fev 2018 · 16:07 ·


Vasco da Ganza não só é um nome genial como o projecto do multi-instrumentista bracarense Tito Frito, um dos fundadores da Favela Discos e autor de Pobre Novo, disco editado em 2017 que é "uma ode à solidão, aos arpejos e aos sons de uma palete de prudência e outros temas marinhos".

Este mesmo disco será apresentado ao vivo já esta quinta-feira, no Passos Manuel (Porto), a partir das 22h. A entrada é livre e podem saber mais aqui.

Æ MAK brilham no escuro
· POR Paulo Cecílio · 07 Fev 2018 · 16:06 ·


Æ MAK é o nome escolhido por uma dupla irlandesa que faz música pop electrónica com toneladas de / R T E em cima.

O seu novo single, "Glow", será editado esta sexta-feira e promete brilhar nas vossas playlists até ao final do ano. Ou do mês, vá. Para já, está apenas disponível no Soundcloud - e vocês podem picá-la aqui. Sim, aqui. Não somos fixes?

Orbits desvenda novos nomes
· POR Paulo Cecílio · 07 Fev 2018 · 16:02 ·


O Orbits, um novo festival dedicado à música electrónica, anunciou esta semana mais uns quantos nomes para o seu cartaz. À cabeça, o mago Shackleton, que se irá apresentar em formato live. Junte-se ao britânico o b2b entre Efdemin e Marco Shuttle, o sueco Sebastian Mulaert, Hiver, Jacopo, Chris SSG, Yagya, Amulador, Yassine e Kinetic e temos festival.

A primeira edição do Orbits terá lugar de 22 a 24 de Junho no Parque de Campismo de S. Gião, em Oliveira do Hospital, e os passes estão à venda por 75€ até ao dia 28 de Abril. Corram, corram.

Como um trovão, Jane Weaver
· POR Paulo Cecílio · 07 Fev 2018 · 16:00 ·


Depois de um 2017 em cheio, com a edição de Modern Kosmology, Jane Weaver quer o mesmo para 2018. A artista britânica irá editar, a 6 de Abril, um novo single - "The Lightning Back" -, acompanhado por uma remistura dos Sex Swing e em jeito de antecipação à digressão europeia que fará, na companhia dos Belle & Sebastian e de Public Service Broadcasting.

O tema já pode ser escutado através do Soundcloud e é pop electrónica para aquecer (ou derreter) corações. É clicar no play.

Pere Ubu para (re)descobrir
· POR Paulo Cecílio · 07 Fev 2018 · 15:55 ·


No mesmo ano em que os maravilhosos The Modern Dance e Dub Housing cumprem 40 anos de vida, os Pere Ubu querem que olhemos um pouco mais à frente - mais concretamente, para os discos que a banda norte-americana editou entre 1987 e 1991 após um hiato algo prolongado.

Les Haricots Sont Pas Salés 1987-1991, terceira box set de um conjunto de quatro, irá reunir não só The Tenement Year (1988), Cloudland (1989) e Worlds In Collison (1991) como também um conjunto de maquetas intitulado The Lost Album. Esta caixa irá sair no dia 6 de Abril pela Fire Records mas já dá para ir picando umas coisinhas. É seguir por aqui.

Há vida nos Monochrome Set
· POR Paulo Cecílio · 07 Fev 2018 · 15:50 ·


São a típica banda pós-punk: sucesso relativo nos anos 80, desaparecimento quase completo nos anos 90, reunião no novo milénio e novos álbuns para os fãs antigos.

Os britânicos The Monochrome Set irão editar, na próxima sexta-feira, o seu 14º álbum de estúdio, Maisieworld, mas não se ficarão por aí. Na calha está também a edição de uma nova box set, 1979 – 1985: Complete Recordings, que junta os seus primeiros quatro álbuns e todos os singles que editaram pela Rough Trade. Enquanto nenhuma chega, fiquem-se por "I Feel Fine (Really)", retirada do seu novo trabalho.

Systemik Viølence clamam por violência
· POR Paulo Cecílio · 07 Fev 2018 · 15:41 ·


Os Systemik Viølence são fodidos. Os Systemik Viølence são punks, metaleiros, Satanás ou Deus ou nenhum dos dois (e porque haveríamos de ter de escolher, sequer, entre cão e cão?).

Os Systemik Viølence são, também, melhores que qualquer banda de merda que viu O Corvo demasiadas vezes e decidiu construir carreira acerca disso. O seu novo 7'' tem como título duas coisas que nos são muito queridas, "Anarquia-Violência", e será editado no dia 31 de Março. Por agora podem ficar com o tema-título.

Oiçam bem as camadas dos RLYR
· POR Paulo Cecílio · 07 Fev 2018 · 14:50 ·


Os RLYR são um supergrupo formado por membros dos monstros Pelican, Locrian e Russian Circles, e estão prestes a editar o seu segundo álbum de estúdio. Actual Existence será lançado a 13 de Abril através da Flenser e conterá apenas quatro faixas, uma das quais está já disponível para escuta.

Chama-se "L.Layer" e é, como as bandas supracitadas, um monstro. Um monstro fofinho e quase stoner, mas um monstro à mesma. Ouçam aqui em baixo.

O novo disco de Half Waif chega em Abril
· POR André Gomes · 07 Fev 2018 · 12:54 ·
© Tonje Thilesen

É a 27 de Abril que chega o novo disco de Half Waif, intitulado Lavender, com o selo da Cascine. Mas o primeiro single do novo registo do projecto assinado por Nandi Rose Plunkett chega mesmo hoje. Assim como o seu vídeo oficial.

"Keep It Out" pode ser ouvida e vista ali em baixo. A canção, de acordo com a própria, versa sobre a evolução que cada pessoa atravessa numa relação: conservar a autonomia no meio de um processo de envelhecimento e decadência.

Bird Concerns têm novo single
· POR Fernando Gonçalves · 06 Fev 2018 · 17:57 ·


Apoiados na formação jazz e clássica que neles medrou um sentido de vida orientado para a música, o colectivo californiano Bird Concerns foi agasalhando experiência que agora derrama em forma de single.

“The Monster” é o seu nome e pisca o olho aos anos 90 com o grunge e o new wave como particípio passado desta aventura sónica. Sem mais delongas, eis “The Monster”.

A epopeia marítima dos TALMA
· POR Fernando Gonçalves · 06 Fev 2018 · 17:54 ·


Cansados da vida quotidiana, os londrinos TALMA decidiram aventurar-se em mar aberto com o seu segundo EP Out to the Sea.

A estreia deste extended-play, carregado de uma solidão explorada de uma forma romanticamente optimista, está prevista acontecer a 23 de Fevereiro. Antes disso acontecer, porém, a banda acaba de lançar a esse mar impregnado de alt-rock o single “In Circles”.

P. Adrix estreia com álbum desconhecido
· POR Fernando Gonçalves · 05 Fev 2018 · 16:12 ·


Literalmente. O jovem produtor lisboeta de 22 anos, agora sediado em Manchester, está prestes a estrear-se (23 de Fevereiro via Príncipe) nas andanças com Álbum Desconhecido, um disco que se afirma como “mais um passo em frente no fluxo da cultura jovem e musical da diáspora afrotuga”.

Este anúncio é acompanhado pelo lançamento do primeiro single “Zelda Shyt” que pode ser escutado a partirde agora. O alinhamento do disco vem logo depois.


 
A1. Zelda Shyt 
A2. Bola de Cristal
A3. 6.6.6 
A4. Estação de Queluz
A5. Ovni
B1. Abertura de Roda
B2. Sonhos 
B3. Tejo 
B4. Viva La Raça
Tornado *Digital bonus track*
Um pequeno tornado originou um apocalipse... larvar
· POR Fernando Gonçalves · 05 Fev 2018 · 16:09 ·


Assim é. O projeto country psicadélico de David Thayer Little Tornados que conta, entre outros, com Laetitia Sadier (Stereolab) e John Henrdon (Tortoise) gerou um Apocalyspse!, segundo álbum do colectivo que estará disponível na integra a partir de 9 de Março. Este novo disco utiliza sintetizadores de tuba e decrépitos órgãos encontrados em ruas e lojas de velharias suíças acaba de arremessar o seu segundo single contra quem o esteja disposto a receber.

O tema chama-se “Chérie la Mouche” e é uma espécie de tributo à terapia feita através de larvas, uma prática que visa introduzir larvas vivas sobre tecidos epidérmicos humanos necrosados para que o tecido seja revitalizado. Palavras para quê? Eis “Chérie la Mouche”…

Balkan Bump vai ao baú e encontra lá Talib Kweli
· POR João Morais · 05 Fev 2018 · 16:06 ·


Lançado na recta final de 2017 por Gramatik, Re:Coil Part I foi o EP onde o esloveno deu a conhecer ao mundo Balkan Bump, projecto de Will Magid que funde influências vindas dos balcãs e do hip-hop com produção electrónica. Nesse disco encontramos “Aymo”, peça da autoria de Magid e do lendário Talib Kweli que se viu submetida a um tratamento de Gramatik.

Pois bem, parece que “Aymo” vai ter uma segunda vida, visto que Balkan Bump decidiu resgatar a sua versão original para servir de single de antecipação do seu EP de estreia. O registo, homónimo, ainda não tem data de lançamento definitiva, mas espera-se que seja editado ainda este ano pela Lowtemp Records, label de Gramatik.

Eraldo Bernocchi e Chihei Hatakeyama trazem-nos um livro para ouvir (ou um disco para ver)
· POR João Morais · 05 Fev 2018 · 16:02 ·


O italiano Eraldo Bernocchi e o japonês Chihei Hatakeyama juntaram as suas guitarras em nome do ambient. Da colaboração nasceu um disco, Solitary Universe, que está já disponível para compra e nos chega com o selo da Aagoo Records.

O LP, que nos traz cinco faixas descritas na press release como o equivalente sonoro de tentar agarrar o fumo ou ver o nevoeiro a dissipar sobre água, pode também ser encomendado em conjunto com um livro de fotografias, da autoria de Petulia Mattioli e Yasushi Miura. Mais abaixo podem ouvir o single de apresentação, “Those Glorious Days”, bem como o alinhamento do álbum.


 
1. Waiting
2. Those Glorious Days
3. Shapeless Buildings
4. The Mistakes Box
5. Unopened Letters
Tripulante Y Crucero: mar à vista!
· POR André Gomes · 02 Fev 2018 · 15:01 ·


Os espanhóis Tripulante Y Crucero acabam de lançar o seu terceiro disco, Meseta Selva, que tem o selo da MontVentoux. Javier Peña e Ernesto Vena, que podem ser encontrados nas ruas de Madrid, gostam de música pop, brasileira e sons caribenhos e do oeste africano. 

Aqui em baixo pode ouvir uma das canções deste novo disco, "Río de Enero". O resto do disco podem encontrá-lo no Spotify, por exemplo. Boas viagens.

Beth Ditto estreia-se a solo em Portugal
· POR André Gomes · 02 Fev 2018 · 10:49 ·


Beth Ditto vai estrear-se a solo em Portugal no dia 7 de Junho. A voz dos Gossip vai actuar no Capitólio, em Lisboa, e em data única nacional. A norte-americana vem até cá mostrar as canções de Fake Sugar, o seu primeiro álbum solitário.

Os bilhetes estão disponíveis a partir desta sexta-feira, dia 2 de Fevereiro, nos locais habituais. Custam trinta euros.

O Goethe Institut vai abrir uma porta para a música do outro lado do Muro
· POR João Morais · 02 Fev 2018 · 10:42 ·


Marquem nas vossas agendas os dias 15 e 16 de Fevereiro, datas da conferência Unearthing the Music: Creative Sound and Experimentation under European Totalitarianism (UMCSEET). O evento chega até nós pelas mãos da OUT.RA (a malta que organiza o OUT.FEST) e terá lugar no Goethe Institut, em Lisboa.

Visto como um primeiro culminar de um ano de recolha de material sobre a música experimental criada no antigo bloco soviético, recolha essa feita ao abrigo do programa da União Europeia “Europe for Citizens”, o UMCSEET trará à capital palestras, concertos e documentários que desvendarão alguns dos mistérios sobre a contracultura e os movimentos de vanguarda que se foram desenvolvendo no outro lado da Cortina de Ferro. A entrada é livre e o programa completo poderá ser conferido aqui.

José Luis Braga lança primeiro disco a solo
· POR André Gomes · 02 Fev 2018 · 10:39 ·


José Luis Braga é um dos membros fundadores dos brasileiro Graveola. E agora prepara-se para lançar aquele que será o seu primeiro disco a solo. O disco chama-se Nossa Casa e tem como primeiro single a belíssima "Peso de um sopro no ar".

O disco foi produzido por Thiakov e dirigido por Rafael Pimenta, contou com a participação de uma série de instrumentistas ao longo de cinco anos de produção. Vem aí coisa bonita, na certa.

Chris Brokaw em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 01 Fev 2018 · 20:27 ·


Um dos homens fortes dos Codeine virá a Portugal em breve, apresentando-se a solo em três concertos que prometem ser memoráveis, no norte do país. Com um álbum novo editado em 2017, The Hand That Wrote This Letter, que contém versões de temas de David Bowie e Prince, e dois que chegarão em 2018 (Four Kings, um LP duplo, e um outro álbum de música ambiente), será difícil saber o que poderá vir Brokaw mostrar - mas isso é ainda mais entusiasmante.

O norte-americano começará por pisar o palco da Casa da Seda, em Bragança, no próximo domingo, seguindo-se o Club de Vila Real na segunda-feira e o Maus Hábitos, no Porto, na terça. Oportunidade mais que única para assistir a um grande senhor do indie.

Night Slugs celebra o 10º aniversário com duas novas compilações
· POR Paulo Cecílio · 01 Fev 2018 · 20:24 ·


A editora londrina Night Slugs irá celebrar este ano o seu 10º aniversário, e irá fazê-lo através de duas novas compilações. A primeira, Night Slugs Allstars X, irá juntar vários temas clássicos que fizeram as delícias de quem assistiu a um DJ set patrocinado pela editora, da autoria de nomes como Jam City ou L-Vis 1990. 

A segunda, Night Slugs White Labels, reúne temas anteriormente editados apenas em vinil de artistas como Kelela (na foto) ou Girl Unit. No caso da primeira, já está disponível para escuta uma remistura de Lil Silva para "Silo Pass", de Bok Bok. A ter em conta.

AVEC com disco de estreia à espreita
· POR João Morais · 01 Fev 2018 · 16:39 ·
© KIDIZIN SANE

AVEC, cantautora austríaca de 22 anos (e não um qualquer primo nosso emigrado em França), está prestes a lançar o seu primeiro longa-duração. O disco, What If We Never Forget, tem edição marcada para 9 de Fevereiro.

Contando com 12 faixas que nos trazem uma sonoridade influenciada, segundo a artista, por nomes como Bon Iver ou Daughter, What If We Never Forget chegar-nos-á com o selo da Earcandy Recordingss. O alinhamento pode ser conferido mais abaixo, logo a seguir a “Youth”, o mais recente single a ser retirado do álbum.


 
01.Waiting For
02.Darling
03.Oh Boy
04.Granny
05.Youth
06.NFYT
07.Dead
08.Bones
09.Heartbeats
10.Hold On
11.For Me
12.Shadows
Bad News Club lança single de estreia
· POR João Morais · 01 Fev 2018 · 16:37 ·


… e isso é, ao contrário do que o nome do projecto poderia sugerir, uma boa notícia. “The Painter”, tema com que o cantautor se apresenta ao mundo, está já disponível para compra e escuta nas principais plataformas digitais.

Gravado num só take através de um iPhone, “The Painter” chega-nos aos ouvidos pelas mãos da paradYse records. Pouco se sabe acerca deste misterioso britânico de 22 anos, mas, a julgar pela tristeza que escorre deste single de estreia, convém ficar de olho neste clube de más notícias.

Tudo a postos para os Wand
· POR Paulo Cecílio · 01 Fev 2018 · 16:34 ·


É já esta semana que os Wand vêm a Portugal para apresentar os temas do seu último álbum, Plum, editado em 2017 e que marcou um ponto de viragem na sonoridade habitual da banda norte-americana.

s Wand irão passar primeiro pelo Hard Club, no Porto, esta sexta-feira (10€ agora, 12€ à porta), seguindo-se o Musicbox, em Lisboa, no sábado (10€). No primeiro caso, estarão acompanhados por Sereias. A banda, não o ser mitológico.

Anunciados os primeiros nomes para o Neopop
· POR Paulo Cecílio · 01 Fev 2018 · 16:32 ·


Foram anunciados os primeiros nomes para o cartaz do Neopop, que regressa a Viana do Castelo entre os dias 9 e 11 de Agosto. Entre as confirmações, destaque para as vindas de Jeff Mills (na foto), Josh Wink, Ben Klock e Kink e ainda para a inclusão de Rui Vargas, entre outros.

O festival, recentemente certificado pela SGS como o "Evento Mais Sustentável", ocupará uma vez mais o Forte de Santiago da Barra. Os bilhetes já se encontram à venda a preços que vão dos 75€ (diário) aos 175€ (passe). Saibam mais aqui.

A liberdade de Thurston Moore
· POR Paulo Cecílio · 01 Fev 2018 · 16:28 ·
© Vera Marmelo

Depois de Rock n Roll Consciousness, Thurston Moore edita agora um novo single. "Mx Liberty" aborda um tema incontornável - o actual presidente dos Estados Unidos - e será editado em formato 7'' através da Blank Editions, juntamente com uma versão de "Panik", dos Métal Urbain.

O lançamento está marcado para o dia 19 de Fevereiro e foi gravado com a sua banda, Debbie Googe (My Bloody Valentine), James Sedwards (Nøught) e Jem Doulton (Dead Days Beyond Help). Ouçam "Mx Liberty" através do Soundcloud.

Chvrches dão sinais de vida
· POR Paulo Cecílio · 01 Fev 2018 · 16:26 ·


Os Chvrches, banda que só nos iluminará quando estiver a arder, lançaram esta semana um novo single e o primeiro sinal de música nova desde Every Open Eye, de 2015. "Get Out" foi produzido por Greg Kurstin, tal como o álbum em que se insere, Love Is Dead.

Álbum esse que sairá algures este ano, mesmo a tempo dos festivais de verão. É ouvir aqui em baixo, claro.

Mais uma mão cheia para o NOS Alive
· POR Paulo Cecílio · 01 Fev 2018 · 16:23 ·
© André Coelho

O NOS Alive acaba de anunciar uma série de nomes para o palco Coreto, onde a fina flor da música tuga se irá apresentar ao longo dos três dias de festival.

No dia 14, os 800 Gondomar, Cachupa Psicadélica, Mighty Sands, Primeira Dama e Lotus Fever irão encarregar-se de dar música aos que por ali estiverem (a.k.a. os não-mongos que não foram a correr para as grades ver os lol, Pearl Jam), completando assim a programação daquele espaço em particular - que já contava com Surma, Fumaxa ou Bernardo, entre outros. Para este já não há nada, mas ainda restam bilhetes para os primeiros dois dias de festival.

Round two para Rare Birds
· POR Fernando Gonçalves · 01 Fev 2018 · 16:21 ·


O novo álbum de originais de Jonathan Wilson tem edição marcada para dia 2 de Março mas as suas crias já andam cá por fora. Depois do lançamento do single “Over The Midnight”, hoje é a vez de lhe suceder o tema “Loving You”.

Rare Birds conta com a participação de Father John Misty, Lucius, Lana Del Rey e da lenda da música New Age Laraaji e será editado em Portugal pela PIAS Ibero América em Portugal. Fiquem com “Loving You”. Logo depois o alinhamento do disco.



1-Trafalgar Square 
2-Me
3-Over The Midnight
4-There’s a Light
5-Sunset Boulevard
6-Rare Birds
7-49 Hairflips
8-Miriam Montague
9-Loving You
10-Living With Myself
11-Hard To Get Over
12-Hi Ho The Righteous
13-Mulholland Queen
Julius Gabriel apresenta primeiro álbum a solo
· POR Fernando Gonçalves · 01 Fev 2018 · 16:19 ·


O sortido de influências que marca o free jazz do saxofonista alemão Julius Gabriel já tem um lugar a que possa chamar casa. Esse lugar chama-se Dream Dream Beam Beam e é o primeiro álbum a solo do instrumentista.

As composições improvisadas de que se constitui esta primeira lança a solo poderão ser apreciadas já no dia 3 de Fevereiro na Oficina do João Pais Filipe (Travessa da Formiga 65), Porto. Fiquem com Dream Dream Beam Beam.

King Tuff volta ao seu trono
· POR André Gomes · 01 Fev 2018 · 16:16 ·


King Tuff está de regresso à música depois de uma verdadeira ascensão das cinzas. O norte-americano tem uma nova canção chamada “The Other” e é coisa para ouvir uma e outra e outra vez. Porque faz bem ao cérebro. Ora experimentem.

Não existem notícias de um possível disco mas o facto de este novo tema ter sido publicado no canal de Youtube da Sub Pop deixa muita coisa a adivinhar.

Virginia Wing anunciam novo disco
· POR João Morais · 01 Fev 2018 · 15:29 ·


A dupla londrina, formada por Alice Merida Richards e Samuel Pillay, anunciou recentemente o lançamento de mais um longa-duração. Ecstatic Arrow de seu nome, o registo sucederá ao ainda fresco Tomorrow's Gift, lançado em colaboração com os Xam Duo em Dezembro passado.

Ecstatic Arrow, terceiro LP dos Virginia Wing, será editado em Junho, via Fire Records. Ainda não temos singles, alinhamento ou sequer data definitiva de lançamento, mas sabe-se que a dupla andará pela Europa e pelo Reino Unido durante os próximos meses, numa digressão em conjunto com os Hookworms. Portugal, infelizmente, ainda não se conta entre os destinos da banda.

Flora Matos estreia-se em Portugal
· POR André Gomes · 01 Fev 2018 · 12:24 ·


A rapper Flora Matos vem até Portugal no mês de Março para dois concertos que assinarão a sua estreia em território português. A brasileira, assumidamente feminista, trará a Portugal o disco Electrocardiograma

A 23 de Março marca presença no 12º aniversário da Primeira Linha que acontece no Plano B, no Porto, e no dia seguinte toma conta do Musicbox, em Lisboa.

Super Bock Super Rock anuncia mais quatrro nomes
· POR André Gomes · 01 Fev 2018 · 09:23 ·


The Vaccines, Tom Misch, Oddisee & GOOD COMPNY e Olivier St.Louis. São os mais recentes nomes confirmados para o Super Bock Super Rock, mais precisamente para o Palco EDP.

Estes nomes juntam-se a um cartaz onde estão já confirmados The xx, Justice, Baxter Dury, Lee Fields & The Expressions, Sevdaliza, Torrese Slow J. Acontecerá tudo no Parque das Nações, em Lisboa, nos dias 19, 20 e 21 de Julho. Bilhetes aqui.

ARQUIVO

Parceiros