Março 2020
Jess Williamson revela Infinite Scroll
· POR Fernando Gonçalves · 31 Mar 2020 · 15:56 ·


Depois de em 2018 nos ter dado Cosmic Wink, a texana Jess Williamson regressa com a magia de Sorceress, reflexão profunda sobre a espiritualidade “pronta a consumir” que acomete a sociedade contemporânea. Com edição prevista para dia 15 de Maio, o vindouro álbum da assumidamente céptica Jess acaba de dar a conhecer mais uma epistola. O tema dá pelo nome de “Infinite Scroll” e fala-nos sobre a expansão ilimitada do tempo:

A primeira vez dos Eigreen
· POR Fernando Gonçalves · 30 Mar 2020 · 14:50 ·


A primeira vez dos Eigreen no domínio dos singles chegou. O tema chama-se “It’s On”, esteve sete anos a marinar no baú do vocalista Francisco Frutuoso (Flying Cages), e apresenta-se, nas palavras do dono do dito baú, como “uma comemoração desmedida, derivada do prazer de descobrir algo novo”.

Com Francisco e Luísa Frutuoso nas vozes e um misto de trip-hop, indie rock e jazz downtempo na alma, eis a primeira vez dos Eigreen com “It’s On”:

NOS Primavera Sound 2020 “muda-se” para Setembro
· POR Fernando Gonçalves · 30 Mar 2020 · 14:31 ·


Num momento em que a realização dos mais diversos festivais a curto prazo é ainda incerta, a organização do NOS Primavera Sound decidiu não arriscar e acaba de anunciar o adiamento do evento para Setembro. Assim, e ao contrário do que estava previsto, o NOS Primavera Sound irá realizar-se entre os dias 3 e 5 de Setembro sem que isso, espera a organização, tenha um grande impacto na programação já anunciada.

Relembre-se que para o festival que deveria realizar-se em Junho estavam confirmados, entre outros, os nomes de Lana Del Rey, Bad Bunny, Pavement, King Krule, Kim Gordon e Dinosaur Jr.

Stereoboy herda do mestre de Bruce Lee
· POR Fernando Gonçalves · 27 Mar 2020 · 16:28 ·


Uma herança em formato single que representa mais uma etapa queimada em direcção ao lançamento do novo disco de Stereoboy. O tema dá pelo nome de “Yip Man”, nome herdado do mestre de Bruce Lee, e faz parte de Kung Fu, segundo longa-duração da carreira do músico que tem no bilhete de identidade escrito Luís Salgado. A edição está prevista no próximo dia 17 de Abril.

Bateria, electrónica e percussão industrial juntam-se no novo trabalho de Stereoboy para ora criarem ambientes imersivos e contemplativos, ora paisagens sonoras agressivas e ruidosas de que “Yip Man” é o primeiro exemplo:

Laurie avia dois pelo preço de um
· POR Fernando Gonçalves · 27 Mar 2020 · 15:43 ·


Laurie, frontman dos Polkov, está em rota de colisão com o seu primeiro álbum a solo, Scientist of Man. O inevitável encontro que terá lugar no próximo dia 10 de Abril, mas hoje já há vislumbre do que poderá acontecer em Abril com o lançamento de dois singles pelo preço de um: “Scientist of Man” e “Everything must go”.

“Scientist of Man”


“Everything musto go”:

Hoyo Hoyo a Selma Uamusse
· POR Fernando Gonçalves · 27 Mar 2020 · 15:03 ·


Que é como quem diz em changana, uma das três línguas mais faladas em Moçambique, “sejam bem-vindos”, uma cordial convite a descobrir o novo single de Selma Uamusse retirado ao seu vindouro álbum Liwoningo.

Cruzamento entre rock, soul, gospel, blues e experimental, o tema” narra a história de um homem que nasceu com o propósito de amar o próximo, apesar de todas as rasteiras da vida, e o transmitir às gerações que o procedem. Um desígnio para ouvir e aplicar, não só nestes dias, como no porvir.

“Hoyo Hoyo”:

Nine Inch Nails libertaram álbum surpresa
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mar 2020 · 14:28 ·


Ghosts V-VI
assim se chama o álbum que os Nine Inch Nails colocaram à disposição na sua página oficial, download gratuito, e que compreende os tomos Ghosts V: Together e Ghosts VI: Locusts. De acordo com Trent Reznor são “horas e horas” de música, “alguma alegre, outra nem tanto”, completamente gratuitas.

Sem mais delongas, eis Ghosts V-VI em todo o seu esplendor:

YCWCB lançam versão “quarentena” de Above The Wall
· POR Fernando Gonçalves · 25 Mar 2020 · 21:46 ·


Isolados, como a maioria dos portugueses, os elementos dos You Can’t Win Charlie Brown (YCWCB), munidos dos instrumentos que tinham nas suas respectivas casas, decidiram criar uma versão “quarentena” de Above The Wall”, tema incluído no último registo de originais da banda datado de 2017.

Altura ideal para recuperar o dito de espírito “somos todos amigos, mas cada come em sua casa”, eis “Above The Wall” em versão “quarentena”:

Tomai todos, este é o corpo dos Peel Dream Magazine
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mar 2020 · 17:22 ·


Os nova-iorquinos Peel Dream Magazine não querem viver na trip de outrem. Curtem a deles e chega. Este é o mote de “It´s My Body”, terceiro single de Agitprop Alterna, disco com a banda dream-pop se estreará nos longa-duração num Futuro que se quer próximo.
 
Tomai todos e ouvi, este é um “tema sobre rejeitar as pessoas que nos querem fazer sentir pequenos”, dizem os Peel Dream Magazine:
 
Squid voltam à carga
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mar 2020 · 17:02 ·
© Machine Operated
Depois de uma bem-sucedida aproximação ao estrelato com Town Centre (2019), os britânicos Squid voltam ao ataque com um valente torcegão funk-pós-punk-psicadélico de nome “Sludge”.

Para já isolado, o novo single pode estar perto de receber companhia, uma vez que a banda acaba de assinar pela Warp Records.

Doi-te alguma coisa Rosalía?
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mar 2020 · 16:39 ·


De quarentena, como toda a gente devia estar, Rosalía aproveitou o tempo para criar. O primeiro fruto deste isolamento forçado acaba de amadurecer sob a forma de “Dolerme”, single onde a espanhola canta as dores de um relacionamento altamente disfuncional.

Proeminentemente acústica, eis o novo single de Rosalía:

M.I.A. abriu o portão e soltou música nova
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mar 2020 · 19:13 ·


“Música de borla para te tirar da puta da cama! Eis o início”. E foi assim que M.I.A. atirou com “OHMNI20209” para fora das muralhas pagas do seu Patreon na data em que se celebra o 15º aniversário do lançamento do seu primeiro disco Arular.

“OHMNI202209” é a primeira música nova desde 2017, altura em que “P.O.W.A.” viu a luz do dia, e pode ser ouvida aqui.
Grand Sun temperados com sal e amor
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mar 2020 · 18:48 ·


Andaram a ser preparados na cozinha de palcos como o Ecos do Lima ou do Avante e, depois de levados a lume brando nos estúdios Duck Tape Melodies, saem agora servidos em bandeja de ouro com um tempero de Sal Y Amore.

Toda esta conversa culinária serve para dizer que os Grand Sun estão prestes a estrearem-se nos LP com Sal Y Amore, disco viagem pela mente da banda onde nos falam da experiencia de crescerem juntos, do escapismo, do medo existencial e de todos os desencantos vividos. Uma narrativa que exacerba o contraste entre o amor inocente e um tipo de relacionamento mais maduro de onde advém o “sal” do seu título.

Sunshine pop dos 60’s-70’s, rock psicadélico, garage punk/pós-punk e “Circles”, single que antecipa o lançamento do álbum (27 de Março), são algumas das coisas que se encontram no primeiro longa-duração de António Reis, João Ribeiro, João Simões e Miguel da Costa Gomes aka Grand Sun.

Para já “Circles:

Father John Misty lança álbum solidário
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mar 2020 · 18:32 ·


A peça de nome Off-Key foi gravada no dia 8 de Agosto do ano passado em Hamburgo, Alemanha, com a colaboração da Neue Philharmonie de Frankfurt e encontra-se, a partir de hoje, disponível no bandcamp de Father John Misty.

Todas as receitas deste Off-Key serão doadas ao projecto MusiCares Covid-19 Relief Fund da Recording Academy, um fundo que visa proteger a saúde e o bem-estar de todas as pessoas da música com ofertas de programas de prevenção, recuperação e emergência para tratar de questões financeiras, médicas e de saúde pessoal.

Ouçam e contribuam:

Moning até que o sintetizador lhes doa
· POR Fernando Gonçalves · 20 Mar 2020 · 22:02 ·


O trio pós-punk californiano Moaning, veterano da cena DIY de Los Angeles, regressa hoje aos discos com Uneasy Laughter, trabalho onde trocam as guitarras por sintetizadores e mostram um som claustrofóbico que se afigura, dizem, como a banda sonora perfeita para a ansiedade diária de um humano funcional do século XXI.

O álbum, segundo pela Sub Pop, foi produzido por Alex Newport (At The Drive-In, Bloc Party, Melvins) e soa assim:

Kizas do Ly: kuduro para a mente
· POR Fernando Gonçalves · 20 Mar 2020 · 21:46 ·


“Kuduro para dançar, mas também para pensar numa celebração do core base do género, que é o romantismo e a ligação dos corpos”. É assim que a Príncipe Discos abre caminho ao lançamento do novo EP de DJ Lycox antes da ressalva de que, na impossibilidade da “ligação dos corpos”, se aposte somente na parte do pensamento.

O extended-play dá pelo nome de Kizas do Ly, quatro faixas, move-se assim:

S+C+A+R+R é uma cena
· POR Fernando Gonçalves · 20 Mar 2020 · 21:45 ·


Depois de ter dado ao mundo o belíssimo single “You’re The One” que fez parte da banda sonora do filme de animação “I Lost My Body” (nomeado para um Oscar), o britânico S+C+A+R+R+ está de regresso com “uma cena” chamada “The Rest Of My Days”, tema onde coloca de lado as inibições (nunca acompanhou o seu trabalho de alguma fotografia sua) e salta para a ribalta no vídeo que acompanha a música.

Estranha, mas catchy, eis S+C+A+R+R e “The Rest Of My Days”:

Evols completam trindade
· POR Fernando Gonçalves · 20 Mar 2020 · 20:43 ·


I (2010), II (2015) e, agora, III. Os Evols acabam de lançar o terceiro disco da sua existência. Assentes na sua mui pessoal forma de interpretar o divino rock psicadélico, o novo naco de música made in Evols é, segundo o muito inspirado press da Sara Cunha, “a prova de que a religião existe, mesmo que o mundo se construa de ateus”.

De qualquer modo, melhor do que a prosa só a música, eis III:

Sem Nome
· POR Fernando Gonçalves · 20 Mar 2020 · 19:25 ·


Podia ser sem título, mas os Pop Dell’Arte optaram por “Sem Nome”. Este é, apesar do paradoxo, o nome do novo single extraído a Transgressio Global, álbum que marcaria o regresso da banda ao discos depois de Contra Mundum (2010), mas que viu o seu lançamento adiado (devia ter acontecido hoje) para data a anunciar em breve.

Sem etiquetas, eis “Sem Nome”:


Um primeiro Highlight de St. James Park
· POR Fernando Gonçalves · 20 Mar 2020 · 19:02 ·


Tiago Sampaio (Grandfather’s House) decidiu converter-se em St. James Park. Não que, à semelhança de Gregor Samsa, se tenha metamorfoseado em algo do domínio da Biologia, mas, em todo o caso, o guitarrista dos Grandfather’s House deu corpo a uma manifestação de mudança lançando-se a solo. É desta metamorfose musical, ou regresso ao primordial, que nasce o álbum Highlight, experimentação sonora no domínio da electrónica que contou com a participação de IVY, Lince e Noiserv.

O disco estreou hoje e soa assim:

Carne Doce à espera de um amor ideal
· POR Fernando Gonçalves · 20 Mar 2020 · 18:43 ·


Nos tempos que correm, a espera tornou-se uma arte. E se essa espera for a espera por um amor ideal? Foi a partir dessa interrogação que os brasileiros Carne Doce se lançaram numa reflexão sobre o estágio em que a expectativa se alia à fantasia quando é o amor ideal que se aguarda. O tema saído deste processo dá pelo nome de “Passarin” e fará parte do novo álbum da banda que deverá ver a luz do dia no próximo mês de Junho.

Seja porque quem espera sempre alcança ou porque quem espera desespera, eis “Passarin” para o que der e vier:

Papisa é pró menino e prá menina
· POR Fernando Gonçalves · 19 Mar 2020 · 23:06 ·


Em partes iguais e sem distinção. Esta é a resposta, em jeito de reflexão, à faixa “Cause I’m a Man” dos Tame Impala por parte da cantora e compositora brasileira Papisa (Rita Oliva). A partir do tema gizado Kevin Parker construiu “Homem Mulher”, análise que pretende, nas palavras de Oliva, “desmistificar padrões culturais que nos levam a julgar homens e mulheres de formas diferentes” e que foi concretizada em parceira com Rafa Bulleto (Cabana Café).

Este “Homem Mulher” estreia agora como um lado B de Fenda(2019) e integrará o vindouro Fenda Deluxe com outros singles inéditos.

Para já, eis “Homem Mulher”:

Other Lives têm música nova
· POR Fernando Gonçalves · 19 Mar 2020 · 22:43 ·


O quinteto composto por Jesse Tabish (piano, guitarra, voz), Jonathon Mooney (piano, violino, guitarra, percussão, trompete),  Danny Reisch (bateria), Josh Onstott (baixo, teclas, percussão, guitarra eb / voz) e Kim Tabish (voz) está de volta e trazem com eles “Hey Hey I”, segundo single a sair da caixa do tempo For Their Love, disco com estreia marcada para dia 24 de Abril via Play It Again Sam.

Festival @FestivalEuFicoEmCasa arranca hoje
· POR Fernando Gonçalves · 17 Mar 2020 · 17:58 ·


Editoras, agências e mais de uma centena de artistas unem-se, a partir de hoje e até dia 22 de Março, para, através das suas contas de Instagram, levar a música que o vírus tentou calar até todos aqueles que defendem a comunidade e a eles próprios ficando em casa.

E é exactamente este o objectivo da iniciativa: sensibilizar a população para a necessidade de ficar em casa de modo a mitigar a transmissão do covid-19 e ajudar a que possamos sair deste cenário o mais rapidamente possível.

A transmissão de cada concerto será feita na conta de Instagram de cada um dos artistas que participam na iniciativa ou através da conta de Instagram criada propositadamente para o festival: @FestivalEuFicoEmCasa.



Horários:

17/Março

17h00 – Bárbara Tinoco @tinoco.barbara
17h30 – André Henriques @_andrehenriques_
18h00 – Elisa Rodrigues @elisarodrigues.music
18h30 – Buba Espinho @buba_espinho
19h00 – Filipe Gonçalves @filipegoncalves_oficial
19h30 – João Pedro Pais @jpedropais
20h00 – DOMI @domi_8500
20h30 – Cristina Branco @cristinabrancoficial
21h00 – Boss AC @bossacoficial
21h30 – Diogo Piçarra @diogopicarra
22h00 – David Fonseca @davidfonseca
22h30 – Samuel Úria @samueluria
23h00 – BRANKO @brankoofficial

18/Março

17h00 – Tiago Nacarato @tiago_nacarato
17h30 – Lince @lince.music
18h00 – Irma @irma_______________
18h30 – Filho da Mãe @umfilhodamae
19h00 – André Sardet @andresardetoficial
19h30 – Tomás Adrião @tomas__adriao
20h00 – Chico da Tina @chicodatina_almostofficial
20h30 – April Ivy @aprilivymusic
21h00 – Murta @bymurta
21h30 – Fernando Daniel @ofernandodaniel
22h00 – Márcia @marciaoficial_insta
22h30 – Noiserv @noiserv
23h00 – Supa Squad @supasquadmusic

19/Março

17h00 – Paulo Sousa @paulonsousa
17h30 – Afonso Cabral @afonsoc
18h00 – Joana Espadinha & Cassete Pirata @joanaespadinha & @cassetepirataoficial
18h30 – Tainá @tainamusic
19h00 – Fábia Rebordão @fabiarebordao
19h30 – Bispo @bispo2725
20h00 – Mirai @eversenpai
20h30 – Marta Carvalho @martacarvalhomusic
21h00 – António Zambujo @antonio.zambujo
21h30 – Mafalda Veiga @mafalda_v
22h00 – Matias Damásio @matias_damasio_oficial
22h30 – Prodígio @pro2da
23h00 – DJ RIDE @djride_beatbombers

20/Março

17h00 – Tomás Wallenstein @tomaswallenstein
17h30 – Sean Riley @seanrileyandtheslowriders
18h00 – Frankie Chavez @frankie_chavez
18h30 – Catarina Munhá @catarinamunha
19h00 – Kalú @kaluferreira58
19h30 – Cláudia Pascoal @claudiapascoal_
20h00 – Nelson Freitas @iamnelsonfreitas
20h30 – Marco Rodrigues @marcorodrigues_oficial
21h00 – AGIR @agirofficial
21h30 – Pedro Abrunhosa @pedro.abrunhosa
22h00 – Capicua @a_capicua
22h30 – Pedro Mafama @pedromafama
23h00 – Stereossauro @stereossauro_beatbombers

21/Março

17h00 – Valas @johnnyvalas
17h30 – O Gajo @_ogajo_
18h00 – Joana Almeida @joanaalmeidafado
18h30 – Luís Severo @luissevero_
19h00 – Benjamim @eusouobenjamim
19h30 – Jorge Benvinda @jorgembenvinda
20h00 – Cálculo @ocalculo
20h30 – Rui Massena @ruimassenamaestro
21h00 – Héber Marques @heber_marques
21h30 – Carolina Deslandes @carolinadeslandes
22h00 – The Legendary Tigerman @thelegendarytigerman
22h30 – Ana Bacalhau @anabacalhau
23h00 – Moullinex @moullinex

22/Março

17h00 – Fausto Bordalo Dias @festivaleuficoemcasa
17h30 – João Só @joao.so.insta
18h00 – Sara Correia @saracorreiafado
18h30 – Júlio Resende @julioresende.piano
19h00 – Selma Uamusse @selma_uamusse
19h30 – Ricardo Ribeiro @ricardoribeiromusic
20h00 – Best Youth @wearebestyouth
20h30 – Nuno Ribeiro @nunoribeiro_oficial
21h00 – Ana Moura @anamourafado
21h30 – David Carreira @davidcarreiraoficial
22h00 – Luísa Sobral @luisasobral
22h30 – Tiago Bettencourt @tiagobettencourt
23h00 – Xinobi @
Gina Été lança Londres ao vivo em Colónia
· POR · 13 Mar 2020 · 16:57 ·


Dez cordas, duas trompas, dois trompetes, dois trombones, uma bateria electrónica, um baixo duplo, uma guitarra eléctrica e as vozes da suiça Gina Été e da alemã Faira sob a condução do maestro David Heiss perfazem a receita de “Londres”, primeiro de uma série de singles saídos do concerto especial de Été com uma mui própria orquestra na cidade alemã de Colónia no passado dia 24 de Novembro.

Reminiscente dos universos musicais de Bjӧrk, Radiohead e Woodkid, “Londres” e o seu intimismo são, então, o primeiro de uma série de live vídeos retirados a esse concerto a ver a luz do dia:

Nasceu violão e transformou-se em electrónica
· POR Fernando Gonçalves · 13 Mar 2020 · 16:20 ·


Nasceu com voz e violão nos idos de 2012 e regressa agora de salto alto electrónico com glitters synth-pop. Falamos de “Pra Ter o que Fazer”, novo single de Clarice Falcão que fará parte do elenco de Eu me Lembro, EP com estreia marcada para dia 20 deste mês.

King John estreia-se acompanhado de boa gente
· POR Fernando Gonçalves · 13 Mar 2020 · 00:35 ·
© Vera Marmelo
“Este é um disco de homenagem a todos os grandes homens e mulheres que existiram e existem”, é deste modo que o multi-instrumentista King John (António Alves) descreve o seu primeiro longa-duração All the Good Men that Did Ever Exist que hoje estreia. Entre blues e rock, contam-se nove histórias de pessoas que pela sua luta em prol de direitos e liberdades, protecção da Natureza, produção artística ou, tão simples e crucialmente, por nos ajudarem a sermos mais fortes e equilibrados no nosso dia-a-dia se tornaram referência na vida do músico açoriano.

Eis All the Good Men that Did Ever Exist na íntegra:

Norton dá novo single a Heavy Light
· POR Fernando Gonçalves · 11 Mar 2020 · 17:47 ·


A pouco mais de duas semanas do lançamento do seu quinto de álbum de originais, Heavy Light, os Norton fazem insidir a sua luz sobre um novo single. O tema dá pelo nome de “1997”e apresenta-se como um “rick’n’roll” galáctico e desafiante” onde não faltam “actos de amor, melodias inesquecíveis, emoção, catarse e desejo”.

Vendido o peixe ao mesmo preço a que o compramos, só nos resta deixar este “1997” em rotação:

Concertos de Russian Circles e Torche cancelados
· POR Fernando Gonçalves · 11 Mar 2020 · 17:36 ·


Os concertos de Russian Circles e Torche que estavam marcados para os próximos dias 18 e 19 de Março em Lisboa e Porto foram cancelados, em resultado do adiamento da tour da banda. A decisão acontece como resposta às medidas preventivas colocadas em campo para o controle da epidemia de Coronavírus.

A Amplifcassom, promotora dos espectáculos, informou que vai proceder ao reembolso dos bilhetes. Esta devolução segue algumas directrizes: para bilhetes comprados online na Amplistore, a devolução estará disponível a partir de hoje; para bilhetes comprados no Hard Club, Louie Louie, Bunker Store, Piranha, Glamorama e Flur, será obrigatório apresentar bilhete e a devoluções começarão a partir de amanhã.

Explosions In The Coura
· POR Paulo Cecílio · 11 Mar 2020 · 15:50 ·


Falharam largo o concerto dos Explosions In The Sky na Aula Magna? Nada temam: os texanos regressam a Portugal em Agosto para continuar a celebrar os seus 20 anos de existência, com um concerto no festival de Paredes de Coura.

Os Explosions In The Sky juntam-se assim a um cartaz que já contava com os Pixies, Parquet Courts, IDLES, Woods, Mac DeMarco e Daughter, entre muitos outros. O Vodafone Paredes de Coura realiza-se de 19 a 22 de Agosto e os passes gerais estão à venda nos locais habituais por 110€.

O Oub’Lá faz anos e os ZEN cortam o bolo
· POR Fernando Gonçalves · 10 Mar 2020 · 17:13 ·


O Oub’Lá, Guimarães, faz anos e vai acontecer festa com a presença do israelita Magon, dos belgas Sons e dos regressados lusos ZEN. O festim terá lugar no dia 28 de Março e começa com um concerto de estreia de Magon em Portugal. Depois deste concerto que acontecerá nas instalações do Oub’Lá (Praça de Santiago), o cortejo de aniversário segue para o São Mamede CAE (200 metros) onde, a partir das 23h30, subirão ao palco os Sons. Às duas da manhã (1 da manhã pela hora antiga) será a vez dos ZEN tomarem o lugar para, mais tarde, o cederem a Candy Diaz e Telma (Dj sets).

Os bilhetes custam entre 15 euros (pré-compra) e os 20 euros (à porta).

Mayflower Madame engole
· POR Fernando Gonçalves · 09 Mar 2020 · 18:25 ·
 
Ainda bem que não escrevemos “Mayflower Madame não cospe, engole”, isso teria sido de um grandíssimo mau gosto. Como quase frequentamos a escola de boas maneiras da Paula Bobone, não o fizemos, assim como o fizeram os noruegueses Mayflower Madame que hoje “Swallow”. Trocando por miúdos, a banda norueguesa libertou hoje o segundo single do seu novo trabalho de originais, o segundo, intitulado Prepared For A Nightmare que estreará a 27 de Março via Only Lovers Records.

Canção dreamy-love com um leve toque soturno, “Swallow” fala sobre a obsessão e submissão no âmbito de uma intensa relação, rima e é verdade:

Qmd estar em casa a ouvir Giant Swan
· POR Paulo Cecílio · 09 Mar 2020 · 14:24 ·


Os Giant Swan regressam esta semana a Portugal, para um par de espectáculos onde os temas do seu disco de estreia, homónimo, se ouvirão bem alto - como se quer.

A dupla actua na quinta-feira no Lux, em Lisboa (12€), seguindo-se o Pérola Negra, no Porto, na sexta (10€). Em ambas as noites, uma selecção de DJs cuidadosamente escolhidos farão as delícias dos noctívagos (googlem, que não vos posso fazer a papinha toda).

Olha a Lua, partida ao meio
· POR Paulo Cecílio · 09 Mar 2020 · 14:18 ·


Os Moon Duo regressam esta semana a Portugal para o primeiro de três concertos de apresentação de Stars Are The Light, o seu último álbum, e do espectáculo The Lightship, o qual apresentaram na última edição do Le Guess Who?.

O psicadelismo da dupla far-se-à sentir no Theatro Circo, em Braga, esta quinta-feira (6€-12€), seguindo-se o Salão Brazil, em Coimbra, no domingo (10€) e o B.Leza, em Lisboa, a 16 de março (15€).

Anathema no Capitólio
· POR Paulo Cecílio · 09 Mar 2020 · 14:13 ·


É já esta quarta-feira que os Anathema se apresentarão ao vivo no Capitólio, em Lisboa, para um concerto de celebração do 10º aniversário de We're Here Because We're Here, álbum de 2010 e o oitavo da carreira da banda britânica.

Os bilhetes, à venda nos locais habituais, custam 28€.

Mission Possible
· POR Paulo Cecílio · 09 Mar 2020 · 14:09 ·


Os The Mission regressam esta semana a Portugal, para quatro concertos em Lisboa e Porto que prometem ser especiais: em cada uma das noites, os fãs poderão ouvir alinhamentos distintos, tornando cada espectáculo único.

A banda britânica pisará o palco do Lisboa Ao Vivo na quarta e quinta-feira, rumando ao Hard Club na sexta e no sábado. A primeira parte estará a cargo dos não menos históricos Gene Loves Jezebel e os bilhetes encontram-se à venda pelo preço de 25€, 40€ se quiserem assistir a dois concertos.

Cabrita Rules!
· POR Fernando Gonçalves · 07 Mar 2020 · 18:04 ·


Cabrita, João Cabrita. Depois de 30 anos na estrada a acompanhar projectos e músicos tão impares como Legendary Tigerman, Dead Combo, Sitiados, Kussoundulola ou Sérgio Godinho, João Cabrita, dono do saxofone mais conhecido de Portugal continental e ilhas, vai finalmente editar um álbum a solo. O disco, ainda sem nome conhecido, juntará quatro saxofones, bateria, teclas e guitarra e será editado no último semestre de 2020 pela brava leiriense Omnichord Records.

A primeira amostra chama-se “Whatever Blues” e soa assim:

Bardos viriatos invadem a capital
· POR · 07 Mar 2020 · 17:45 ·


Uma armada de bardos viriatos vai descer a Lisboa no próximo dia 12 de Março. Galo Cant’ às Duas, Sr. Jorge, Bang Avenue e Qilin vem à capital ocupar e marcar o ritmo do Titanic Sur Mer no Cais do Sodré. Esta noite singular será, ainda, pontuada pelos cozinhados do chef viseense Diogo Rocha e pelos vinhos da região do Dão.
A iniciativa é promovida por um conjunto de vontades e organizações de Viseu, como a Viseu Marca e o Município, tendo a programação e produção ficado a cargo da cooperativa cultural Carmo 81.

A entrada é gratuita.

O Despertar de Rod Krieger
· POR Fernando Gonçalves · 05 Mar 2020 · 17:27 ·


O tempo tem múltiplas qualidades. Uma delas é a elasticidade, elasticidade que serve de mote ao novo trabalho do brasileiro Rod Krieger devidamente intitulado A Elasticidade do Tempo que terá edição no próximo dia 20 de Março. Depois de já nos ter dado três singles, entre os quais o meditativo passeio por Lisboa chamado “Todos Gostamos de Você”, o novo disco do multi-instrumentista faz o mundo “Despertar”. Expressão máxima do conteúdo programático de A Elasticidade do Tempo, “Despertar” (título inspirado no livro "Um Novo Mundo: O despertar de uma nova consciência" de Eckhart Tolle) galga musicalmente os anos 60 para nos entregar, como a descreve Krieger, “uma letra que fala sobre ampliar a consciência e quebrar um pouco os padrões que temos impostos na nossa mente”.

A apresentação deste A Elasticidade do Tempo acontece no dia 4 de Abril na Fábrica Musa em Lisboa a partir das 20 horas.

Para já, “Despertar”:

From Atomic estreiam-se com Deliverance
· POR Fernando Gonçalves · 04 Mar 2020 · 17:47 ·


Vêm de Coimbra com Deleuze debaixo do braço e um álbum para estrear. Dão pelo nome de From Atomic, navegam entre mares de post punk britânico e indie noise e acabam de dar a conhecer Deliverance, o seu disco de estreia, com o single “Heartbeat”, tema que fala da relação metafísica de uma personagem com a realidade num jogo entre a inevitável materialização do corpo e a subjectividade da mente.

O álbum estreia dia 24 de Março via Lux Records, mas “Heartbeat” é para ouvir agora:

A Udmurtia ainda há-de ser nossa outra vez!
· POR Fernando Gonçalves · 04 Mar 2020 · 16:47 ·


Isto é, será aquilo que nunca foi. A República Federal Russa da Udmurtia (Urais) pode nunca ter sido nossa, mas, a partir de hoje, podemos afirmar que um pedacinho dela faz parte de nós. Os autores desta proeza são o produtor, natural da República do Tartaristão, Anton Firtich aka Antenna e o tema “Song For Udmurtia” que a editora belga Eskimo Recordings fez questão de incorporar na nova compilação The White Collection, oitavo tomo da aclamada “Colour Series”.

Para além do tema que abre o disco, este novo The White Collection é composto por 14 faixas de produtores provenientes de nove países diferentes e estará disponível a partir de dia 3 de Abril.

Para já, fiquem com a ode à Udmurtia, território de onde provém a namorada e o gato de Antenna, com “Song For Udmurtia”:

Birds Are Indie: a migração começou
· POR Fernando Gonçalves · 04 Mar 2020 · 15:54 ·


Neste espaço-tempo que medeia o fim do Inverno do início da Primavera, milhões de aves iniciam a sua migração em direcção a poisos mais solarengos. Este é, também, o caso dos nossos Birds Are Indie que acabam de abrir as asas para irem ao encontro do seu quinto álbum de originais: Migrations – The Travel Diaries #1. Fortemente marcado pela celebração dos dez anos de Birds Are Indie, este novo disco, tal como uma ave migratória presa entre o ir e o voltar, vagueia entre diferentes períodos da vida musical e pessoal de Ricardo Jerónimo, Joana Corker e Henrique Toscano numa viagem ora desamparada, ora desafiante.

Símbolo disso mesmo, a banda destapa hoje “Black (or the art of letting go), single primeiro deste Migrations – The Travel Diaries #1 (edição dia 17 de Abril via Lux Records) cuja apresentação oficial acontecerá no Sabotage em Lisboa.


Tourneé Migrations – The Travel Diaries #1:
9 de Abril – Salão Brazil, Coimbra
17 de Abril – Sabotage, Lisboa
29 de Abril – Casa da Música, Porto
20 de Maio, Costello, Madrid
21 de Maio, Asklepios, Valladolid
22 de Maio – Sala Creedence, Zaragoza
24 de Maio – Panorámic, Barcelona
6 de Junho – Festival UKP Day, Ribadavia
11 de Setembro – Festival Xiria Pop, Carballo
É difícil explicar os Woods
· POR Paulo Cecílio · 04 Mar 2020 · 13:46 ·


Vem aí novo álbum de Woods para aquecer os nossos corações. O sucessor do fabuloso Love Is Love chegar-nos-à a 22 de Maio e terá como título Strange To Explain.

O disco será lançado após um período de mudanças na banda: Jeremy Earl foi pai, Jarvis Taveniere mudou-se para Los Angeles, e os Woods ajudaram também David Berman a compôr o seu canto do cisne, Purple Mountains. "Where Do You Go When You Sleep?", primeiro tema a ser conhecido de Strange To Explain, já pode ser apreciado nos sítios do costume.

Boom! Eis Sonic
· POR Paulo Cecílio · 04 Mar 2020 · 13:42 ·


Não é um ouriço, nem é azul, mas também gostamos muito dele. Peter Kember, um dos nossos emigrantes favoritos, irá lançar um novo álbum este ano: All Things Being Equal.

O disco será o primeiro no espaço de 30 anos que Kember assinará como Sonic Boom (sucedendo ao óptimo Spectrum, de 1990), e será editado a 5 de Junho através da Carpark Records. A inspiração, garante, foi fornecida pela Sintra onde mora. "Just Imagine", o primeiro single - com vídeo realizado por Nuno Jardim - já se encontra disponível para escuta.

A verdade é cor-de-rosa
· POR Paulo Cecílio · 04 Mar 2020 · 13:38 ·


Drew Daniel já não anda a brincar com o black metal, mas isso não significa que devamos deixar de lhe prestar atenção. O músico irá deixar os Matmos de ladinho para lançar um novo álbum enquanto The Soft Pink Truth, Shall We Go On Sinning So That Grace May Increase?

Shall We Go... sucederá a Why Pay More?, de 2015, e ocupará - segundo a press release - o espaço que existe entre «a música de dança pura e o minimalismo clássico». O primeiro single, "We", já se encontra disponível para escuta.

40 anos depois, eis mais um para os Aksak Maboul
· POR Paulo Cecílio · 04 Mar 2020 · 13:34 ·


Os belgas Aksak Maboul, banda de vanguarda formada em finais dos anos 70 e presença na icónica lista dos Nurse With Wound, vão lançar aquele que será o seu primeiro álbum em 40 anos. O grupo de Marc Hollander e Vincent Kenis editará Figures, disco de 22 (!) faixas, pela Crammed Discs a 15 de Maio.

O sucessor do óptimo Un Peu De l'Âme Des Bandits, de 1980, tem como single de avanço "Tout A Une Fin", que podem - e devem - ouvir aqui. Gouveia é que era, n'é?

Let Portugal Shake
· POR Paulo Cecílio · 04 Mar 2020 · 13:29 ·


Conhecida pelas suas colaborações com gigantes como Kanye West ou Pusha T, a produtora norte-americana 070 Shake virá a Portugal apresentar os temas do seu álbum de estreia, Modus Vivendi, editado em Janeiro.

O concerto terá lugar no Capitólio, em Lisboa, no dia 11 de Junho. O preço dos bilhetes está cifrado nos 25€.

Lamb no North Music Festival
· POR Paulo Cecílio · 04 Mar 2020 · 13:26 ·


Os Lamb são a nova confirmação no cartaz do North Music Festival, que se realiza a 22 e 23 de Maio na Alfândega do Porto. A dupla britânica virá apresentar o seu mais recente disco, The Secret Of Letting Go, perante uma plateia que provavelmente só irá reconhecer a "Gabriel".

Os Lamb juntam-se assim aos anteriormente confirmados The Script, Waterboys e Sensible Soccers no cardápio do dia 23. Pelo festival passarão ainda Moonspell, Deftones, Bizarra Locomotiva ou PAUS. Os bilhetes estão à venda a preços que vão dos 50€ (diário) aos 70€ (passe).

Mais 12 para o NeoPop
· POR Paulo Cecílio · 04 Mar 2020 · 13:20 ·
Richie Hawtin

O NeoPop anunciou esta semana mais uma fornada de nomes para o seu cartaz. Aos anteriormente revelados juntam-se agora Richie Hawtin, Nina Kraviz, Ricardo Villalobos, Dax J, Paula Temple, DJ Nobu, Adiel, Dr. Rubinstein, Héctor Oaks, Anastasia Kristensen, Artbat e 999999999.

A 15ª edição do festival de Viana do Castelo realiza-se de 12 a 15 de Agosto, estando os bilhetes à venda a preços que vão dos 90€ aos 175@.

"Passa a 'Spastik'":

Will Samson, para ver e ouvir
· POR Paulo Cecílio · 04 Mar 2020 · 13:16 ·


É já esta semana que Will Samson regressa a Portugal, para dois concertos que servirão para apresentar o quase novíssimo Paralanguage, disco editado o ano passado.

O cantautor britânico passará pelo CAE, em Portalegre, já na próxima sexta-feira (4€), seguindo-se o Teatro Bocage, em Lisboa, no domingo (10€). Bilhetes à venda nos locais habituais.

Bebel Gilberto regressa Agora
· POR Fernando Gonçalves · 03 Mar 2020 · 22:10 ·


Seis anos depois do lançamento de Tudo, a cantora e compositora Bebel Gilberto está de regresso com Agora, álbum que será editado no próximo dia 1 de Maio via PIAS. “Mais louco, mais maduro e extremamente sincero”, assim o define Bebel, Agora foi concebido durante um período negro na existência da cantora brasileira que se consubstanciou na perda, em menos de um ano, dos pais e da sua melhor amiga. O resultado foi amor e desse amor sai um disco que hoje anuncia o single “Deixa”, que poderão ouvir mais abaixo, e que terá apresentação oficial no nosso país no dia 16 de Maio no Teatro Tivoli em Lisboa.

Para já, “Deixa”:

Sabotage a Mil em Março
· POR Fernando Gonçalves · 03 Mar 2020 · 22:05 ·


O mês da Primavera vai ser vivido a MIL no Sabotage. A alta rotação far-se-á sentir já nos dias 6 e 7 com, respectivamente, o concerto do rapper português Nerve e do bandão Suzie and the Boys. A pata continua a fundo na próxima semana com Acid Acid acompanhado por uma Quase Orquestra de Laptops (12), mais uma edição do Stoner Rock com Earth Drive no leme (13) e o regresso do americano Bob Wayne ao espaço lisboeta (14).

A terceira semana de Março arranca com os concertos de Royal Bermuda e Gume (19), a que se seguirão a fusão, em palco, de Tó Trips e Vítor Rua (20) e a apresentação do terceiro disco de originais dos nortenhos Evols. Para a última semana fica guardado o MIL – Lisbon International Network com os concertos de Bison Bisou (França), Black Pantera (Brasil), Ko Shin Moon (França), Vaiapraia (Portugal), DeathCrush (Noruega), Pinpilinpussies (Espanha), The Psychotic Monks (França) e Amparito (Espanha). O último concerto do mês ficará a cargo dos portugueses The Twist Connection (28).



Programação completa de Março no Sabotage:

05 | quinta-feira | 23h00 | Clubbing
DJs: DIGITVLBLVCK (BR)

07 | sexta-feira | 22h30 | CONCERTO + Clubbing
Nerve
DJ: A Boy Named Sue

07 | sábado | 22h30 | Concerto + Clubbing
Suzie and the Boys
DJ: O Mecânico do Amor

12 | quinta-feira | 22h30 | Concerto + Clubbing
Acid Acid e Uma Quase Orquestra de Laptops
DJ: Nuno Rabino

13 | sexta-feira | 22h30 | Concerto + Clubbing
Earth Drive apresentam “Helix Nebula” + It Was The Elf
DJ: Ricardo Mariano

14 | sábado | 22h30 | Concerto + Clubbing
Bob Wayne (US) + Tio Rex
DJs: Mau Mau Rabino!

19 | quinta-feira | 23h00 | Clubbing
DJ: Nuno Rabino
 
20 | sexta-feira | 22h30 | Concerto + Clubbing
Sweet Violence: Tó Trips + Vítotr Rua
DJ: David Polido
 
21 | sábado | 22h30 | Concerto + Clubbing
Evols apresentam “III”
DJ: Nuno Rabino
 
26 e 27 | quinta e sexta | 22h30 | Concerto + Clubbing
 
Festival MIL – Lisbon International Music Network
26 : Pinpilinpussies (ES) + Bison Bisou (FR) + DeathCrush (NO) + Ko Shin Moon (FR)
 
27 : Black Pantera (BR) + Amparito (ES) + Vaiapraia (PT) + The Psychotic Monks (FR)
 
28 | sábado | 22h30 | Concerto + Clubbing
The Twist Connection apresentam “Is That Real”
DJ: A Boy Named Sue
A poliçar Casa da Música adentro
· POR Fernando Gonçalves · 02 Mar 2020 · 15:33 ·


Os Poliça vão fechar a tournée mundial de apresentação de When We Stay Alive (Fevereiro, 2020) com um concerto único na Casa da Música, Porto, no próximo dia 5 de Março naquela que será a estreia do colectivo americano por terras lusas. O concerto terá lugar na Sala 2, começa às 21h30 e tem um custo de 20 euros.

Na ementa estará, como referimos, When We Stay Alive, disco, o quarto da banda, escrito pela cantora e compositora Channy Leaneagh durante a recuperação de um acidente que a deixou imobilizada durante meses, o título do álbum reflecte não só a recuperação física mas também o reaver da sua identidade.

Fiquem com When We Stay Alive:

Sarah P.: a boa filha a casa torna
· POR Fernando Gonçalves · 02 Mar 2020 · 15:08 ·


Um regresso simultaneamente complicado e prazeroso, uma declaração de amor a uma cidade de intensa vibração e atroz fragilidade que dá corpo a “Athena”, novo single de Sarah P. (Keep Shelly in Athens). O tema fará parte do alinhamento de Plotting Revolutions (edição a meio deste ano), foi escrito enquanto Sarah morava em Berlim e pensava se o regresso à sua Atenas natal era o passo certo a dar.

Em total sintonia com a dicotomia em que assenta a narrativa de “Athena”, o som que lhe dá expressão junta elementos disco (muito presentes nos últimos trabalhos de Sarah P.) com sons mais orgânicos que, nas palavras da autora, “representam os paradoxos da minha cidade – a irascibilidade e a fragilidade de Atenas e dos seus habitantes”.

Para ouvir, “Athena”:

Há gelados
· POR Paulo Cecílio · 02 Mar 2020 · 13:28 ·


Helado Negro passará por Portugal em Junho. O músico norte-americano, de origem equatoriana, virá apresentar o mais recente This Is How You Smile ao Musicbox, no dia 3 desse mês.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais pelo preço de 15€.

Peggy Gou no Lisb-On
· POR Paulo Cecílio · 02 Mar 2020 · 13:25 ·


Peggy Gou é a nova confirmação no cartaz do Lisb-On, que regressa à capital entre os dias 4 e 6 de Setembro. A sul-coreana trará o seu ecletismo electrónico a um palco que já contava com nomes como Jeff Mills, Kamaal Williams e Tony Allen, entre outros.

Os bilhetes para o Lisb-On estão à venda nos locais habituais, pelo preço de 68,90€ (passe).

Magon chega a Portugal
· POR Paulo Cecílio · 02 Mar 2020 · 13:21 ·
© Justine Mangin

O artista israelita Magon fará uma digressão por Portugal em Março, trazendo o seu pop/rock psicadélico a oito localidades de norte a sul. O mote será Out In The Dark, o seu disco de estreia, editado o ano passado.

O primeiro palco a acolhê-lo será o da FNAC do Chiado, a 20 de Março, sendo que no mesmo dia Magon actuará na Musa. Seguem-se datas em Ponte de Lima (MAR, 21), Vila Real (Mont Lilac, 24), Aveiro (Avenida, 25), Atlas (Leiria, 26), Figueira da Foz (À Margem, 27) e Guimarães (Oub'lá, 28).

ARQUIVO

Parceiros