Abril 2017
Foster The People: Disco a caminho e tr锚s singles de uma assentada
路 POR Fernando Gon莽alves 路 28 Abr 2017 路 00:09 路


Depois do lançamento de Supermodel nos idos de 2014, os Foster The People hibernaram. Esta pausa dos homens responsáveis pela “Pumped Up Kicks” chegou, finalmente, ao fim de forma estrondosa. O anúncio de um novo álbum para o meio do Verão fez-se acompanhar de não é um, nem dois, mas sim três singles de uma assentada: “Doing It For The Money”, “S.H.C.” e “Pay The Man”.

Estes três temas farão parte do novo disco, ainda sem nome, e vieram numa “embalagem” a que a banda chamou III e que pode ser ouvida a partir de agora.

Algiers tomam o poder
路 POR Fernando Gon莽alves 路 28 Abr 2017 路 00:05 路


Vem aí chumbo grosso. Os Algiers acabam de anunciar o lançamento do seu segundo longa-duração The Underside Of Power (sai dia 23 de Junho via Matador Records), registo-combate carregado de “fúria” contra um sistema que oprime e frustra sonhos mas que estes bravos querem revolucionar.

Para primeira amostra deste The Underside Of Power, o colectivo escolheu o tema que dá nome ao álbum, single que aqui deixamos. Alinhamento logo depois.



01. Walk Like A Panther
02. Cry Of The Martyrs
03. The Underside Of Power
04. Death March
05. A Murmur. A Sign.
06. Mme Rieux
07. Cleveland
08. Animals
09. Plague Years
10. A Hymn For An Average Man
11. Bury Me Standing
12. The Cycle/The Spiral: Time to Go Down Slowly
Viagem interestelar de Sufjan Stevens & Co encontra novo planeta
路 POR Fernando Gon莽alves 路 28 Abr 2017 路 00:02 路


Depois da redescoberta de Saturno no primeiro single, Sufjan Stevens, o primeiro álbum colaborativo de Sufjan Stevens, Nico Muhly, Bryce Dessner e James McAlister de nome Planetarium acaba de encontrar vida em “Mercury”, segundo tema a ser extraído a este álbum (estreia a 9 de Junho).

Baladas ao piano, “hinos” rock, cadências clássicas a gravitarem em redor dos beats de electrónica de Stevens, são o cartão-de-visita deste Planetarium exploratório de coisas tão diversas como a Mitologia, a Ciência, a Astrologia, a Astronomia e a intrincada teia da consciência humana. Eis “Mercury”.

SEASE: uma estreia d谩 脿 costa
路 POR Fernando Gon莽alves 路 27 Abr 2017 路 23:58 路
© Marta Antunes

Vieram com as ondas, marítimas e sonoras, que diariamente rebentam na costa de Oeiras. Dão pelo nome de SEASE e, qual náufrago, acabam de chegar agarrados a uma rodela chamada The Way The Waves Hit The Beach, LP de estreia do colectivo que chegará aos escaparates a 8 de Maio.

Em jeito de antecipação, a banda deu a conhecer a sua mescla sonora feita de electrónica minimalista através do cuidado single “ATMAN”, belíssimo tema com que vos deixamos por agora. Alinhamento ali em baixo.



1 - The Ax
2 - Sambino
3 - Atman
4 - Divers
5 - Peugeot Azul
6 - Beacon
7 - Remote
8 - Island The Man
9 - Olokún
10 - Prologue
11 - Wick
Beja na Rua com Kusturica e companhia
路 POR Fernando Gon莽alves 路 27 Abr 2017 路 23:54 路


Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, Ney Matogrosso, Seu Jorge, Miguel Araújo e os míticos Os Tubarões serão as estrelas do festival Beja na Rua, evento multidisciplinar que se realiza na capital do Baixo Alentejo de 16 de Junho a 15 de Julho.

A ronda de concertos será inaugurada por Ney Matogrosso no dia 16 de Junho. De referir que, todos os espectáculos integrados neste festival, serão gratuitos. Fiquem com Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra na partisan “Bella Ciao”.

鈥淥lha o Gajo com um 谩lbum novo!鈥
路 POR Fernando Gon莽alves 路 27 Abr 2017 路 23:52 路


O Gajo é João Morais e, com ele, vem um novo disco de nome Longe Do Chão cuja estreia acontecerá a 20 de Maio.

Com Lisboa na alma (e nas letras), o novel álbum acaba de se dar a conhecer com o single “Há Uma Festa Aqui Ao Lado”, tema, simultaneamente, eufórico e nostálgico sobre a cidade capital acompanhado pela viola campaniça de João Morais aka O Gajo. Como afirma O Gajo, “onde há uma viola há uma festa”, eis a dele.

HAIM: o regresso
路 POR Andr茅 Gomes 路 27 Abr 2017 路 15:01 路


Adivinhem quem voltou. Exactamente, as HAIM estão de volta à actividade com o segundo disco das suas carreiras. Something to Tell You, o sucessor de Days Are Gone, chegara no mês de Julho. 

As HAIM anunciaram a boa nova com um vídeo filmado por ​Paul Thomas Anderson e com a nova canção intitulada "Right Now”, que continua a explorar a mesma pop melódica e sonhadora dos primeiros dias. Podem ouvir a canção e ver o respectivo vídeo aqui em baixo.


Mais dois nomes para o MIMO (Amarante)
路 POR Andr茅 Gomes 路 27 Abr 2017 路 14:53 路


O camaronês Richard Bona e a sua banda Mandekan Cubano, e a brasileira Céu juntam-se aos já anunciados Herbie Hancock, Tinariwen, Nação Zumbi e Manel Cruz. Falamos claro está no cartaz do MIMO Festival Amarante que se realiza entre 21 e 23 de Julho com entrada gratuita.

Recorde-se que o MIMO Festival nasceu no Brasil em 2004 e teve a primeira edição internacional em 2016 em Amarante. Tudo indica que ainda faltam mais alguns nomes para fechar o cartaz da sua segunda edição.

Joan Shelley: est谩 a铆 o novo disco
路 POR Andr茅 Gomes 路 27 Abr 2017 路 12:41 路
© Ebru Yildiz

O novo disco de Joan Shelley está mesmo aí à porta. Mas antes que isso aconteça, a NPR decidiu disponibilizar as suas canções em streaming para que o tempo de espera se torna um pouco mais suportável. Podem ouvir Joan Shelley ali em baixo.

O sucessor de Over and Even foi gravado com Jeff Tweedy (dos Wilco), que produziu e tocou estas canções. O disco conta igualmente com a colaboração de Nathan Salsburg, parceiro habitual de Joan Shelley nestas andanças. 

R茫o Kyao: 鈥淪onho de uma noite de Ver茫o鈥 revisto e aumentado
路 POR Fernando Gon莽alves 路 27 Abr 2017 路 00:21 路


Há quem navegue na maionese e há quem, como Rão Kyao, que se dedique a aventuras numa mais filosófica alma. Aventuras da Alma é o nome do novo registo de originais de Rão Kyao que estará disponível a partir de dia 12 de Maio.

Onírico, essencialmente onírico, este Aventuras da Alma parte em viagem por “uma noite de Verão” shakespeariana passada numa festa de aldeia tipicamente lusa onde Lele (espírito feminino da Natureza na mitologia romana) deambula na mesma floresta de Dáfnea (ninfa do Loureiro de acordo com a mitologia grega) ou do gigante “hinduísta” Daítia. Deste sonho (só possível graças a gnomos, a duendes e à flauta de Rão Kyao) ainda não temos singles que se apresentem, restando-nos deixar-vos com este “Fado das Canas”.

Silva a caminho do SBSR
路 POR Fernando Gon莽alves 路 27 Abr 2017 路 00:19 路


Depois de Seu Jorge e do seu espectáculo de tributo a David Bowie terem sido confirmados no line-up da próxima edição do SBSR (Super Bock Super Rock) chegou a vez de um outro brasileiro lhe fazer companhia. Trata-se de Silva, músico que vai actuar no palco EDP no mesmo dia (15 de Julho) de Seu Jorge.

Se Seu Jorge vai cantar o seu amor por David Bowie, Silva encarregar-se-á de o fazer a Marisa Monte através do seu último trabalho discográfico Silva Canta Marisa Monte, álbum em que dá novas roupagens aos maiores sucessos da carreira da cantora brasileira, entre os quais este “Beija Eu” com que vos deixamos por agora.

And So I Watch You From Afar regressam a Portugal
路 POR Fernando Gon莽alves 路 27 Abr 2017 路 00:14 路


Um regresso que acontecerá já no próximo dia 29 de Outubro com um concerto no Hard Club, Porto, actuação que antecederá a subida destes irlandeses ao palco do Musicbox, Lisboa, no dia seguinte.

And So I Watch You From Afar que estão de volta ao nosso país depois de terem esgotado dois concertos nos idos de 2015 com o seu último álbum Heirs. Os bilhetes para os concertos deste ano têm o preço único de 18 euros. Fiquem com os And So I Watch You From Afar e o álbum Heirs na sua totalidade.

33, a conta que o 鈥淢ar茅 De Agosto鈥 fez
路 POR Fernando Gon莽alves 路 27 Abr 2017 路 00:12 路


Tem a idade de Cristo mas não se esperam crucificações. Falamos da 33ª edição do festival açoriano Maré de Agosto que, este ano, volta a montar arraiais na baía da Praia Formosa, ilha de Santa Maria, entre os dias 18 e 20 de Agosto.

O festival contará com três bandas e um dj set por dia, line-up que já conta com as “confirmações” Bombino; Moullinex, Soweto Soul, La Dame Blanche, La Sra. Tomasa, Cristóvam, Retimbrar e os franceses Les Freres Smith.

O preço dos bilhetes varia entre os 10 (bilhete diário para sócio da organizadora Associação Maré de Agosto; 20 para não sócio) e os 55 (passe geral para não sócio; 25 para sócio). Fiquem com o nigerino Bombino e esta “Azamane Tiliade”.

Momo apresenta 谩lbum
路 POR Alexandra Jo茫o Martins 路 26 Abr 2017 路 16:25 路


O músico brasileiro Marcelo Frota, a.k.a. Momo, vai apresentar o novo álbum "Voá", lançado em Fevereiro passado, em dois concertos únicos no país que adoptou e que o adoptou: Portugal. Este que é o seu quinto disco de originais foi produzido por um outro músico brasileiro bem conhecido do público português, Marcelo Camelo, e contou com a participação do fadista Camané no tema Alfama.

O Porto acolhe o primeiro espectáculo, a 27 de Maio, no Maus Hábitos, e segue-se Lisboa, a 2 de Junho, na Casa Independente.

Ti Amo, chega?
路 POR Fernando Gon莽alves 路 26 Abr 2017 路 15:28 路


“O amor é uma doença quando nele julgamos ver a nossa cura”. Proféticos ou não, os Ornatos lançaram o mote para uma frase que dá para muita coisa, até, para metermos o anúncio do novo álbum dos Phoenix ao barulho. É verdade, os franceses Phoenix acabam de anunciar o lançamento do seu sexto disco de originais intitulado Ti Amo cuja estreia acontecerá no próximo dia 9 de Junho.

Manifesto contra o escapismo e a negação em tempos conturbados para a mãe França, Ti Amo, é, para além deste mote inicial, descrito pela banda como “um disco colorido” que encontra inspiração “no Verão e nos discos italianos”. Sem single a que nos agarrar, relembramos “1901”.

The Poison Arrows: ante-estreia de No Known Note em streaming integral
路 POR Fernando Gon莽alves 路 26 Abr 2017 路 15:25 路


Já por aqui tínhamos dado nota do regresso dos norte-americanos The Poison Arrows (Patrick Morris, Adam Reach e Justin Sinkovich) aos álbuns com No Known Note.

A edição deste disco acontecerá no próximo dia 28 deste mês mas a gentileza da banda ultrapassou fronteiras e deu-nos o prazer de apresentar, em ante-estreia, o disco na sua forma total e acabada através de streaming. Sem ensaios e com muito jogo de cintura eis No Known Note

O anivers谩rio do Sabotage est谩 a铆 脿 porta
路 POR Paulo Cec铆lio 路 26 Abr 2017 路 14:43 路


A semana vai ser de celebração ali para os lados do Cais do Sodré, em Lisboa. O Sabotage irá comemorar o seu 4º aniversário com uma festa non-stop ao longo de quatro dias, começando amanhã e terminando no domingo.

Por ali passarão nomes como os Capitão Fantasma, Cave Story, Alek Rein, Tav Falco (na foto), Memória de Peixe e Repórter Estrábico, numa programação que se destina a todos os que tenham bem presente o espírito do rock n' roll. Os bilhetes custam 10€ por cada dia e ainda dão direito a uma cerveja. Saibam mais aqui.

Rosemary Baby voltou
路 POR Fernando Gon莽alves 路 24 Abr 2017 路 15:26 路


“Tocam os sinos na torre da igreja, há rosmaninho e alecrim pelo chão…”, assim cantava o imortal João Villaret. Se o rosmaninho de Villaret estava pelo chão, este, que ocupará as linhas desta notícia, acaba de se levantar.

Falamos de Bruno Rosmaninho e do seu projecto Rosemary Baby que, hoje, faz anunciar, após a estreia discográfica em 2013, o lançamento do novo Timeless. Timeless, manifesto pop sobre a “simplificação das relações humanas” que se estreia com o single “I Can’t Breathe”.

Spoon nos Coliseus
路 POR Fernando Gon莽alves 路 24 Abr 2017 路 15:07 路


Os indie-rockers Spoon e o seu novíssimo álbum de originais Hot Toughts vão estar por cá no próximo Outono. Os dois concertos em agenda estão marcados para dias 16 e 17 de Novembro e terão lugar, respectivamente, no Coliseu de Lisboa e no Coliseu do Porto. Lançado no passado dia 13 de Março, o disco co-produzido com Dave Fridmann conta com 10 temas de novas sonoridades e mostra uns Spoon a saírem da sua zona de conforto mas sem nunca fugir à identidade que os caracteriza.

Hot Toughts e seus pais que, antes de visitarem os Coliseus, irão actuar no dia 8 de Julho no festival NOS Alive. Em relação a entradas, os bilhetes variam entre os 16 e os 34 euros (Coliseu de Lisboa o preço único de 26 euros). Fiquem com o tema que dá nome ao seu último disco, “Hot Toughts”.

A Victim Of Society numa Freaktown
路 POR Fernando Gon莽alves 路 24 Abr 2017 路 14:36 路


Uma das bandas mais promissoras e javardas da cena psych-rock grega tem álbum novo. A Victim Of Society, assim se chamam estes gregos, irão lançar o seu segundo álbum de originais de nome Freaktown no próximo dia 16 de Abril via Ear Records, disco que serve de apresentação ao novo e terceiro elemento da banda Pantelis Karasevda(bateria).

A estreia acontece na próxima quarta-feira mas o primeiro single já rola por aí. Chama-se “The Quick and the Dead” e soa assim.

Ninja Kore: novo single traz 谩lbum na manga
路 POR Fernando Gon莽alves 路 24 Abr 2017 路 14:34 路


Os 6 mascarados que fazem dos universos do drum and bass, dubstep e electro modo de vida estão de volta. Com um álbum novo na calha (sem nome ou data de lançamento confirmados) e um single que acaba de dar sinais de vida e que serve de mote a esta notícia, os portugueses Ninja Kore estão vivos e recomendam-se. 

“Try This” é o single que nos traz aqui e os leva, a eles, até a uma série de concertos que servirão de prelúdio ao lançamento do seu novo trabalho de estúdio, disco que partirá do seu alinhamento primevo entre digital e analógico (instrumentos acústicos e máquinas) e que promove a sua identidade carismática nos domínios do d&b, dubstep e electro. Eis “Try This”.



Próximos espectáculos:
 
Concerto: 28 de Abril - Semana Académica de Castelo Branco
DJ Set : 29 de Abril - Semana Académica Ponta Delgada
DJ Set : 20 de Maio - Semana Académica Seia
Roger Waters: era, mesmo, esta a vida que queria?
路 POR Fernando Gon莽alves 路 24 Abr 2017 路 14:24 路


A pergunta, por mais filosófica em que assente raízes, não passa de uma leve tradução do novo trabalho de Roger Waters intitulado Is This The Life We Really Wanted que estará disponível a partir de dia 26 de Maio. Vinte e cinco anos passados sobre o seu último trabalho rock, Roger Waters está de regresso.

Se há um quarto de século o mote do álbum Amused To Death (1992) foi um estudo sobre a cultura popular e o impacto da televisão na Guerra do Golfo, este Is This The Life We Really Wanted surge como um comentário inflexível sobre o mundo e os tempos incertos e um sucessor natural de álbuns clássicos dos Pink Floyd como Animals e The Wall. Sem mais delongas, fiquem com o novo single extraído a este novo álbum, “Smell The Roses”.

Um 脥ndio e a sua flecha feita m煤sica em estreia absoluta
路 POR Fernando Gon莽alves 路 23 Abr 2017 路 22:55 路


Um índio de sobrenome Kurtz que, no fundo, são dois. Confusos? Nós não. Ivo e Zé, nomes de português trato e portuense nascimento, não se metem em westerns (para muita pena de John Wayne e Sergio Leone, estejam eles onde estiverem) e não têm por hábito serem expropriados por “pilgrims”. O ofício destes Índio Kurtz é a Música e é dela que se falará nos próximos caracteres.

A dupla acaba de se estrear com o álbum a house, too late, compressão musical de post-tropical heartcore, e dá-nos, agora, a provar deste “cachimbo da paz” num streaming total e absoluto dos dois lados de que se compõe o disco. Sem mais delongas, os Índio Kurtz e este seu, nosso, vosso, a house, too late.



Rodellus anuncia primeiras confirma莽玫es
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Abr 2017 路 22:52 路
Pé Roto © Alexandra dos Santos

O festival para quem não tem medo do campo está de regresso este verão para mais uma série de bons concertos. O Rodellus ocupará Ruílhe, em Braga, com os sons destemidos dos Pé Roto, Atomik Destruktor, Ghost Hunt, Ratere, Stone Dead e Go!Zilla, sendo estas as primeiras confirmações do seu cartaz.

Enquanto as demais não chegam, saibam que o festival se realiza de 27 a 29 de Julho e que o passe geral já se encontra à venda nos sítios do costume por 12€ até dia 14 de Maio. Vão sabendo mais aqui.

The Chameleons em dose dupla
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Abr 2017 路 22:50 路


Queridos tanto do povo português como daqueles que ainda apreciam uma bela dose de pós-punk clássico, os Chameleons - sob a designação Chameleons Vox - irão regressar para dois concertos, em Lisboa e Porto, nos quais Mark Burgess e os seus comparsas irão certamente interpretar temas de velhos clássicos como Script Of The Bridge ou What Does Anything Mean? Basically.

A primeira cidade a acolhê-los será o Porto, mais concretamente o Hard Club, hoje (20€), seguindo-se amanhã o RCA, na capital (idem). Em ambos os espectáculos os Chameleons far-se-ão acompanhar pelos espanhóis Belgrado.

MIL: M煤sica Lus贸fona encontra-se em Lisboa
路 POR Fernando Gon莽alves 路 23 Abr 2017 路 22:48 路


Lisboa será, nos próximos dias 1 e 2 de Junho, escaparate de excelência para os mais diversos mundos da Música Lusófona através da primeira edição do MIL - Lisbon International Music Network, plataforma/festival/convenção internacional de música que tem por missão a valorização e a divulgação da música popular contemporânea com origem nos países de língua portuguesa, tendo em vista a sua internacionalização.

Alicerçado num programa bicéfalo (um programa pro destinado aos profissionais do ramo repleto de palestras, debates e apresentações e um programa aberto ao grande público onde se poderá degustar a música discutida ao vivo), o MIL formou uma parceria com a cidade de Paris, sob a qual convidou artistas , jornalistas e profissionais da Música, para que este meeting alcance a projecção internacional a que se propõe.

Puxando a k7 atrás e lançando âncora nas performances ao vivo, é de referir que a organização já confirmou a presença de: A Cigarra & Birdzzie (BR/PT), Aamar (LUX), Adam Naas (FR), B Fachada, Banda B.Leza, Benjamim, Bispo, Cachupa Psicadélica, Capitão Fausto, Cave Story, Da Chick, Diron Animal (ANG), Dj Firmeza, Duquesa, Éme, Faon Faon (CH), First Breath After Coma, The French Beat (FR), Galgo, Golden Slumbers, Izem (live) - (FR/MAR), Jibóia + Ricardo Martins, Lavoisier, Lawrence & The Hearts (FR), Linda Martini, Luca Argel (BR), Maboku, Marvel Lima, Mazgani, Medeiros/Lucas, Midnight Ravers (FR/MALI), Mirror People, Momo (BR), Motta (IT), PAUS, Quelle Dead Gazelle, Riding Pânico, Rocky Marsiano, Scuru Fitchadu, Selma Uamusse, Sensible Soccers, Sonars (IT/UK) , Stone Dead, Sun Glitters (LUX), Surma, The Sunflowers, White Haus, Xinobi (live) e You Cant Win Charlie Brown.

Estes artistas estarão espalhados pelos palcos colocados no Musicbox, Roterdão, Tokyo, B.Leza, Lounge e Sabotage enquanto no que toca às conferências os locais escolhidos são a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva (FASVS), ETIC - Espaço Atmosferas, Pensão Amor e a Sala do Arquivo da C.M. Lisboa.

Em relação a bilhetes existem duas modalidades: 40 euros com acesso a debates e concertos dos dois dias ou 20 euros para acesso, apenas, aos concertos.

Fiquem com os First Breath After Coma e esta extraordinária “Nagmani”, música que contou com a presença do grande pianista André Barros.

Oru茫 ou a heresia de baralhar e dar de novo
路 POR Fernando Gon莽alves 路 23 Abr 2017 路 22:46 路


No experimentar está o ganho e o brasileiro Lê Almeida experimenta. Juntamente com João Luiz, Reato Godoy (Chinese Cookie Poets) e Daniel Duarte (MOS) decidiu baralhar e dar de novo com Oruã, projecto experimentalista que está prestes a dar ao mundo o seu disco de estreia Sem Bênção/Sem Crença.

Gravado, na sua fatia mais generosa, em fita cassete e no Escritório (sede de shows e gravações da Transfusão Noise Records), Sem Bênção/Sem Crença já deu á luz, em Fevereiro, o seu primeiro single “Escola das Ruas” e acaba de anunciar o segundo “Madrepérola”, tema com que vos deixamos por agora.

Midnight Sister: intrigante, misterioso e estranho single de estreia
路 POR Fernando Gon莽alves 路 23 Abr 2017 路 22:36 路


Depois de assinarem pela Jagjaguwar os Midnight Sister não fizeram a coisa por menos e saudaram o mundo onde acabaram de entrar com o seu single de estreia “Leave You”.

Intrigante, misterioso, estranho, mas catchy, eis “Leave You”, tema que se faz acompanhar de um vídeo realizado pela vocalista Juliana Giraffe e pela sua irmã Nicky Giraffe.

Benjamin Booker: novo 谩lbum j谩 tem single de apresenta莽茫o
路 POR Fernando Gon莽alves 路 23 Abr 2017 路 22:35 路


Tido como o mais ambicioso trabalho de Benjamin Booker até à data, Witness (estreia dia 2 de Junho) acaba de se dar a conhecer através do seu primeiro single white-hot psych-punk “Right On You”, tema que tem por base o egoísmo e hedonismo da vida contemporânea.

Benjamnin Booker, “Right On” e Witness que estarão em Portugal no dia 8 de Julho para se apresentarem ao público português no festival NOS Alive. Eis a primeira amostra para Witness, “Right On”.

Steve Gunn, a s贸s e sem medo, em Portugal
路 POR Fernando Gon莽alves 路 22 Abr 2017 路 19:02 路
© Constance Mensh

Na Europa já lhe provaram o sabor, salvo seja. Agora, chegou a vez de Portugal e de duas das suas maiores cidades lhe porem a vista em cima. Falamos de Steve Gunn e da sua tournée a solo com o álbum Eyes On The Lines (2016) que está de passagem pelo Musicbox lisboeta no próximo dia 29 de Abril e pelo S.O.I.R.Joaquim António de Aguiar, em Évora, no dia seguinte.

O concerto lisboeta começa às 22h30 e terá o custo de 8 euros, enquanto a cidade do templo de Diana custará 10 euros. Eis Steve Gunn em “Ancient Jules”.

Rua Direita e directa 脿 estreia
路 POR Fernando Gon莽alves 路 22 Abr 2017 路 16:58 路
© Pedro de Tróia

Se no “Bairro do Amor” a vida era um carrossel, na Rua Direita (banda) a vida ganha expressão através de “Mariana”, single com que a banda de Donato Rosa e Paulo Ladeiras dá a conhecer o seu trabalho de estreia Rua Direita, disco que chega aos escaparates a 19 de Maio com o selo Azul de Tróia.

Fusão entre entrega total e simplicidade, “Mariana” simboliza, de acordo com a editora, “a força viva” que mantém a coesão da banda. Sem mais delongas, “Mariana”, “a que mata a fome e a sede de viver” :

Afghan Whigs: In Spades liberta novo single
路 POR Fernando Gon莽alves 路 22 Abr 2017 路 16:58 路
© Piper Ferguson

O novo álbum dos Afghan Whigs já entrou em combustão. O registo tem estreia prevista para o dia 5 de Maio.

Depois da apresentação de In Spades se ter dado a toques de “Demon In Profile”, a banda acaba de dar a conhecer o single “Arabian Heights”. Exótico e tribal, eis “Arabian Heights” para ouvir aqui em baixo.

Laurel Halo est谩 de volta
路 POR Paulo Cec铆lio 路 22 Abr 2017 路 16:55 路


Laurel Halo anunciou um novo álbum. O sucessor de Chance Of Rain (2013) irá ser editado no próximo dia 23 de Junho, através da reputadíssima Hyperdub, e irá contar com colaborações de gente tão díspar como Julia Holter, Craig Clouse ($hit & $hine) e Lafawndah, entre outros.

O primeiro single, "Jelly", está já disponível para escuta juntamente com o videoclip respectivo. O álbum conterá 11 temas - confiram alinhamento em baixo.



01. Sun to Solar
02. Jelly
03. Koinos
04. Arschkriecher
05. Moontalk
06. Nicht Ohne Risiko
07. Who Won
08. Like an L
09. Syzygy
10. Do U Ever Happen
11. Buh-bye
Waxahatchee: nova tempestade a caminho
路 POR Fernando Gon莽alves 路 22 Abr 2017 路 10:32 路


Depois de um bem-sucedido e quase aclamado Ivy Trippy, o “projecto de banda a solo” da guitarrista Katie Crutchfield confirmou o regresso aos álbuns com Out In The Storm, disco com estreia marcada para dia 14 de Julho via Merge Records.

Angústia, ressentimento, separação e corações dilacerados são as temáticas deste novo registo como o primeiro single que dele se extrai pode confirmar, eis “Silver”.

Sophie Hutchings para ler devagar
路 POR Fernando Gon莽alves 路 22 Abr 2017 路 10:31 路


Frequentemente comparada a Michael Nyman, Max Richter ou Nils Frahm,a pianista australiana Sophie Hutchings vai estar por Portugal no próximo dia 29 de Abril para um concerto na Ler Devagar, em Lisboa, mas não vai sozinha.

A acompanhá-la estará /Lucas, projecto a solo de Pedro Lucas (uma das metades de Lucas/Medeiros), músico que se fará acompanhar, somente, de guitarra em improvisação cura.

O concerto começa às 19h e terá o preço de 10 euros (8 euros em pré-venda). Fiquem com Sophie Hutchings e esta “Sunlight Zone”.

Ulnar assumem o sonho
路 POR Fernando Gon莽alves 路 22 Abr 2017 路 10:30 路


Assumem porque são dois. Rui P. Andrade e Vítor Bruno Pereira, produtores madeirenses e membros do colectivo Casa Amarela, são a bicéfala cabeça de Ulnar, projecto colaborativo de ambiente-drone que assumiu o sonho e o concretizou no álbum de estreia Dreaming of Sailing West cuja estreia acontecerá a 5 de Maio embalada pelo Éolo (quem quiser que vá pesquisar) reencarnado na ZigurArtists.

Deste disco, cujo nome nasce de um artigo ilustrado sobre a Madeira e da, suposta, passagem de Colombo pela ilha, salta esta “Sailing Further West”, tema que encerra o disco e dá inicio à viagem.

Toy Dolls em Portugal
路 POR Paulo Cec铆lio 路 21 Abr 2017 路 18:27 路


Uma das bandas que marcou o punk rock britânico irá passar por Portugal este fim-de-semana. Os Toy Dolls estão na estrada para entoar bem alto clássicos como "My Girlfriend's Dad's A Vicar" e "Fiery Jack" ou versões aceleradas de temas alheios ao género, como "Nellie The Elephant".

No seu regresso ao país, os Toy Dolls passarão primeiro pelo Santiago do Cacém, já esta noite, inseridos na primeira edição do Liberty Rock Fest (10€), passando depois pelo Cine-Teatro de Corroios com os Mata Ratos e os Trinta & Um (sábado, 16€) e terminando no Hard Club, no Porto, com os Suspeitos do Costume (18€). Relembrando:o Porto, com os Suspeitos do Costume (18€). Relembrando.

Daniel Bachman no Porto
路 POR Fernando Gon莽alves 路 20 Abr 2017 路 17:44 路


Depois da estreia absoluta no nosso país ter acontecido ontem na lisboeta Galeria ZDB, o “american primitivist” Daniel Bachman está de malas aviadas para o Passos Manuel, Porto.

Neste concerto, o guitarrista passará os olhos sobre o seu mais recente disco Daniel Bachman (oitavo da carreira) e que terá inicio pelas 22 horas. Os bilhetes custam 5 euros e dão acesso a músicas como esta “Brightleaf Blues”.

Ch煤pame El Dedo (e outras coisas) no Milh玫es
路 POR Fernando Gon莽alves 路 20 Abr 2017 路 17:18 路


O nome é demasiado bom para não começarmos com ele a noticia sobre a nova leva de confirmações para o Milhões de Festa 2017. A estes colombianos filhos do metal latinado, a organização juntou Rizan Said, Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs, Brutal Blues, Stone Dead e a inédita colaboração entre os alemães faUSt e os britânicos GNOD. A festança começa a 20 de Julho e prolonga-se até 23 do mesmo mês.

Quanto a bilhetes, os passes gerais serão vendidos a 55 euros até 2 de Julho passando a 60 daí em diante. Quem comprar tudo ok, quem não cobrar fica a chupar no dedo como parecem indicar os colombianos do título. Eis os Chúpame El Dedo com “La Mate”.

Electric Man: tarifas mais baixas no consumo dom茅stico
路 POR Fernando Gon莽alves 路 20 Abr 2017 路 17:15 路


Pois é, tudo uma valente gatunagem. A começar na EDP e a acabar na Goldenergy não há preço que nos safe de um roubo sem arma. A divagação vai longa e não estamos aqui para falar, literalmente, de electricidade. O tema é o novo álbum do português Electric Man (Tito Pires) a quem muitas pessoas, alguma gente e uma quanta malta chama de Electric Domestique.

Com estreia prevista para o próximo Outono, este segundo álbum de originais de Electric Man (o primeiro teve o nome do seu criador) acaba de dar à luz (que porra de metáfora) o seu primeiro single “Electric Domestique” (sim, é homónimo). Produto caseiro ou manobra exploratória entre quatro paredes (fica ao gosto do freguês), eis a primeira amostra deste produtor de electricidade musical, “Electric Domestique”.

Omar Souleyman: para a S铆ria, com amor
路 POR Andr茅 Gomes 路 20 Abr 2017 路 17:11 路


O maestro Omar Souleyman regressa em Junho com um novo disco. Muito provavelmente, o mais pessoal até à data. To Syria, With Love, assim se chama o novo registo, será editado com o selo da Mad Decent no dia 2 de junho. 

De acordo com o press release, vem aí um disco novo em termos de som e de tema. Será, nas palavras do próprio, uma ode ao seu país natal, a Síria. Ainda não há música para ouvir mas já temos alinhamento. E temos aquelas melodias todas na cabeça.



01 Ya Boul Habari
02 Ya Bnayya
03 Es Samra
04 Aenta Lhabbeytak
05 Khayen
06 Mawal
07 Chobi
Um ao Molhe com data dupla em Lisboa
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Abr 2017 路 20:40 路
Acid Acid © Rita Sousa Vieira

O festival itinerante Um Ao Molhe passa esta quarta e quinta-feira por Lisboa, para uma dose dupla de concertos. O primeiro espaço a acolher as one-man bands seleccionadas pelo festival será o Musicbox, a partir das 21h30 de hoje, que terá concertos de Egbo, Nils Meisel e Dragão Inkomodo (5€).

Amanhã, o Titanic Sur Mer irá dobrar essa oferta; por ali passarão Acid Acid, Daily Misconceptions, O Manipulador e Tren Go! Sound System, entre outros, com a festa a começar também pelas 21h30 (5€). Mais aqui.

J谩 falta pouco para Emma Ruth Rundle
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Abr 2017 路 15:21 路


A artista norte-americana Emma Ruth Rundle irá fazer uma mini-digressão de três datas em solo nacional, naquela que será a apresentação ao vivo do seu mais recente trabalho a solo, Marked For Death, editado o ano passado.

Rundle, que assim se estreará em Portugal, tem passagens confirmadas por Lisboa, Porto e Vila Real, apresentando-se primeiro na capital já esta quinta-feira (Sabotage, 8€), e subindo depois ao norte para concertos no Teatro Rivoli (sexta-feira, 5€) e no CLUB de Vila Real (6€).

Damas celebra 2潞 anivers谩rio em grande
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Abr 2017 路 15:16 路
Caveira © Sofia Mascate

Na próxima segunda-feira, véspera de celebração da revolução, o Damas irá celebrar o seu segundo aniversário com uma noite em grande.

O espaço lisboeta irá acolher concertos dos indispensáveis Caveira e de Djumbai Djazz, para além de DJ sets de gente como Khabal, Snifferdog, Nuno Bernardino, Xico da Ladra + Nuno Dias e Pega Monstro, prevendo-se que o festão dure até altas horas da madrugada e que alguém passe a "Grândola Vila Morena" em nome de tempos melhores. O evento começa pelas 18h e a entrada é, como de costume, gratuita. Saibam mais aqui.

Peaking Lights com novo 谩lbum
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Abr 2017 路 15:14 路


Regressados que estamos àquela altura do ano em que sabe estupidamente bem ouvir 936 (ler: dias de sol e preguiça pós-almoço), os Peaking Lights anunciaram o lançamento de um novo álbum, o sexto da sua carreira.

A dupla norte-americana irá editar The Fifth State Of Consciousness no próximo dia 2 de Junho, através da Two Flowers Records, sendo este o seu primeiro álbum desde Cosmic Logic, de 2014. De forma a abrir o apetite, os Peaking Lights partilharam já o primeiro single do disco, "Everytime I See The Light", disponível para escuta através do SoundCloud.

LAMB celebram 21 anos de carreira nos Coliseus
路 POR Fernando Gon莽alves 路 19 Abr 2017 路 10:23 路


A dupla de Manchester que pôs meio-mundo a cantar pelo anjo Gabriel está de regresso ao nosso país para celebrar os seus 21 anos de carreira (e seis álbuns na bagagem) com dois concertos nos Coliseus. O primeiro está marcado para dia 13 de Novembro no Coliseu do Porto (de 26 a 34 euros), enquanto no dia seguinte será a vez do Coliseu da capital (26 euros) acolher Andy Barlow e Lou Rhodes.

Esta dupla apresentação marcará o fim da tournée europeia dos LAMB e servirá, para além de celebração de aniversário de carreira, para mostrar pela primeira vez o último trabalho de originais do duo, Backspace Unwind. Fiquem com os LAMB e este “We All Fall In Love” retirado a Backspace Unwind.

Neopop 2017: Danny Tenaglia fecha a tasca
路 POR Fernando Gon莽alves 路 19 Abr 2017 路 10:20 路


É com um dos nomes maiores da música house que o Neopop 2017 encerra o seu cartaz. Danny Tenaglia junta-se, assim, aos, entre outros, já confirmados Kraftwerk 3D (live concert), Moderat (live), Rødhad, Sonja Moonear, Dixon e Maceo Plex para fazerem a festa da música electrónica entre os dias 3 e 5 de Agosto junto ao Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo.

Para além do anúncio de Danny Tenaglia, a organização estreita a relação de longo tempo com a Red Bull entregando o NeoStage, dia 5, á RedBull Music Academy. Em relação às entradas, os preços variam entre os 40 (preço diário até dia 30 de Abril) e os 90 euros (passe geral até 31 de Maio).

Todos os nomes do cartaz: Kraftwerk 3D (live concert), Moderat (live), Rødhad , Planetary Assault Systems (live), DJ Stingray, Voiski (live), Sonja Moonear, Dax J, Paula Temple, Eric Cloutier, Dixon, Maceo Plex, Helena Hauff, Loco Dice, Paco Osuna, Chris Liebing, Solar, Speedy J (live), DJ Bone, Jane Fitz, Svreca, Dr. Rubinstein, Zadig (live), Lewis Fautzi e Danny Tenaglia.

M煤sica made in Portugal com palco no SBSR
路 POR Fernando Gon莽alves 路 19 Abr 2017 路 10:18 路


Black Bombaim, Keso, Manuel Fúria e os Náufragos, Minta & The Brook Trout, NBC, Octa Push, Sensible Soccers, Stone Dead e Throes + The Shine são os nove magníficos que irão cortar a fita de um novo palco no SBSR (Super Bock Super Rock).

Destinado a acolher o que de melhor se produz por cá, o palco LG será, a partir de agora, o novo ninho das bandas nacionais em perfeito alinhamento com a transversalidade de genéros que caracteriza a actual leva sonora lusa.

Relembre-se que, o SBSR, realiza-se de 13 a 15 de Julho no Parque das Nações em Lisboa. Em relação a bilhetes, os preços oscilam entre os 55 (diários) e os 129 euros (passes gerais).

Fiquem com os Black Bombaim e este “Part I”, tema extraído ao seu último trabalho de originais Black Bombaim & Peter Brötzmann.



Dia 13
Throes + The Shine, Manuel Fúria e os Náufragos, Minta & The Brook Trout
Dia 14
NBC, Octa Push, Keso
Dia 15
Sensible Soccers, Black Bombaim, Stone Dead
RG Lowe estreia-se com Slow Time
路 POR Fernando Gon莽alves 路 18 Abr 2017 路 22:28 路


Após dez anos de Balmorhea (colectivo instrumental), Rob Lowe fez-se à vida. Pegou nas suas coisinhas, inventou um moniker (RG Lowe) e gravou um disco a solo. É desse disco, estreia absoluta a solo, que fazemos noticia. Dá pelo nome de Slow Time e sai para a estrada a 2 de Junho.

Embrulho de pop e música coral encimado por um laço de r&b vintage, Slow Time foi produzido por Jeff Ziegler (Kurt Vile, The War On Drugs) e apresenta, pela primeira vez, a voz do instrumentista Rob Lowe ao mundo. “Spring The Lock” é o seu primeiro tema e fica a partir de agora disponível para escuta.

Drew McDowall tira Unnatural Channel da cartola
路 POR Fernando Gon莽alves 路 18 Abr 2017 路 22:26 路


Dois anos após a sua estreia enquanto solista com o disco Collapse, o antigo membro dos Psychic TV e dos Coil Drew McDowall está de regresso ao ilusionismo, dizemos, aos álbuns. Ainda fora de palco mas já com um olho na cartola, o músico acaba de anunciar o lançamento de um novo trabalho para o final de Maio (dia 26) via Dais Record.

No título poder-se-á ler Unnatural Channel enquanto o conteúdo se preencherá de ambiente, tecno e industrial burilado pelas alucinações e inquietudes de McDowall. Fiquem com o primeiro single deste álbum, “Unnatural Channel (Part 2).

Holy Nothing levantaram o v茅u sobre novo 谩lbum
路 POR Fernando Gon莽alves 路 18 Abr 2017 路 22:22 路


Lento e aprofundado levantamento de véu que acaba por destapar o primeiro single a um disco, ainda sem nome, mas com edição prevista para este ano. O tema de avanço dá pelo nome de “Speed Of Sound” e é a primeira música a ver a luz do dia dois anos após o lançamento de Hypertext, disco com que os Holy Nothing se apresentaram, a título de exemplo, no último Eurosonic.

Com fé no EDM e sintetizadores ao barulho, tal como no álbum anterior, o trio portuense entrega, assim, de bandeja, “Speed Of Sound”.

Cassete Pirata apresentam primeiro EP
路 POR Paulo Cec铆lio 路 18 Abr 2017 路 22:19 路
© António Castelo

Os Cassete Pirata, banda formada em 2015 pelo guitarrista João Firmino e que conta, também, com os préstimos de João Pinheiro (Diabo Na Cruz, TV Rural), António Quintino (Samuel Úria), Margarida Campelo e Joana Espadinha lançaram há pouco o seu primeiro EP, homónimo, após se terem dado a conhecer com um par de singles.

Em Maio, a banda irá apresentá-lo com dois concertos logo no início do mês, primeiro em Évora, no Capote Fest (a 4), e depois no Teatro do Bairro, em Lisboa (no dia seguinte). Confiram o disco, em baixo e sem pirataria.

Giallos: o Apocalipse que 鈥渃ome o Brasil falido pelas bordas鈥
路 POR Fernando Gon莽alves 路 18 Abr 2017 路 22:15 路


Não é do filme que falaremos mas do novo trabalho de originais dos brasileiros Giallos. Blaxxxploitation é o nome deste extended-play acabado de sair que vem com a marca do apocalipse no corpo. Um apocalipse baseado na realidade social e política brasileira ou, como muito coloridamente a sua editora o define, um álbum directo e recto que “come o Brasil falido pelas bordas”.

Seis faixas, muito noise e os Giallos a “cascar forte e feio” num Brasil que nada tem a Temer. Fiquem com este Blaxxxploitation na integra.

How The West Was Won: Peter Perret explica no seu 1潞 谩lbum a solo
路 POR Fernando Gon莽alves 路 18 Abr 2017 路 22:12 路
© Steve Gullick

O antigo líder dos The Only Ones está prestes a fazer a sua estreia nos álbuns a solo. How The West Was Won é o nome da coisa e estará disponível a partir de dia 30 de Junho.

Produzido por Chris Kimsey (The Rolling Stones) e contando com as prestações dos filhos de Peter (Jamie e Peter Jr.) no baixo e guitarra, How The West Was Won pisa os complexos territórios emocionais no intuito de analisar os mais extremos comportamentos humanos. Uma obra de auto-analise, em última apreciação, que se exprime por metáforas saídas da guitarra e voz de Perret.

Deste manancial bélico-humanista, já se encontra cá fora o single que dá nome ao álbum e com o qual nos despedimos por agora.

Basqueiral: h谩 indies em Santa Maria de Lamas
路 POR Andr茅 Gomes 路 18 Abr 2017 路 12:47 路


Chama-se BASQUEIRAL e é a primeira edição de um festival de música urbana que acontecerá em Junho (dia 17, mais precisamente) em Santa Maria de Lamas, no Parque do Mini Golfe. Isso mesmo. Santa Maria de Lamas, que fica ali para os lados de Santa Maria da Feira. E pelos vistos há indies por lá.

Não temos a certeza se o cartaz já está fechado mas a organização do festival confirmou já as presenças de Allen Halloween, Ghost Hunt, The Sunflowers e Ionized. Bilhetes? Agora custam 6 euros até às 24h00 do dia 10 de junho e a partir daí custam 8. 

Moor Mother estreia-se nos palcos lusos
路 POR Fernando Gon莽alves 路 18 Abr 2017 路 12:37 路
© Bob Sweeney

A veterana Camae Ayewa está prestes a fazer a debute do seu projecto Moor Mother em território nacional. Porto (Au Lait, dia 19 de Abril), Lisboa (ZDB, 20 de Abril) e Coimbra (Salão Brazil, 21 de Abril) serão os palcos por onde vai passar um projecto que traz a Portugal o seu novo álbum Fetish Bones

O disco é comprometido com uma ética sociocultural progressista e encimada por ritmos afrofuturistas que questionam o posicionamento da posição negra no mundo. Fiquem com Moor Mother e esta “By The Light”, single extraído a Fetish Bones.

Jeff Tweedy em incurs茫o a solo
路 POR Paulo Cec铆lio 路 17 Abr 2017 路 16:53 路


O homem forte dos Wilco irá editar, este ano, um novo trabalho a solo. Together At Last é um trabalho acústico e o primeiro de uma série, na qual Tweedy revisitará o seu vasto catálogo, seja com a sua banda de sempre, seja com projectos à parte, como os Loose Fur e os Golden Smog.

O disco sairá a 23 de Junho através da dBpm Records estando desde já disponível para pré-encomenda, dando isto direito ao download imediato de "Laminated Cat", um dos temas presentes no mesmo.

Marty Ehrlich vai 脿 Culturgest
路 POR Nuno Catarino 路 17 Abr 2017 路 16:50 路


O saxofonista Marty Ehrlich vai actuar na Culturgest, em Lisboa, no dia 27 de abril, em mais um concerto integrado no ciclo "Isto é jazz?". O veterano Ehrlich apresenta-se ao vivo ao leme do seu projeto Trio Exaltation, acompanhado por dois músicos fundamentais da actual cena jazz internacional: John Hérbert no contrabaixo e Nasheet Waits na bateria. Com este Trio Exaltation,

Ehrlich recupera e reinventa a música do pianista Andrew Hill (1931-2007). Os bilhetes para este concerto têm o preço único de 6€.

Quarteto Gibson/Trilla/Andrade/Mitzlaff na Ajuda (Lisboa)
路 POR Nuno Catarino 路 17 Abr 2017 路 16:47 路


O recém-formado quarteto Gibson/Trilla/Andrade/Mitzlaff vai actuar ao vivo no O'culto da Ajuda. O concerto terá lugar no dia 5 de Maio, sexta-feira, às 21h30. Este grupo junta músicos de várias nacionalidades: o brasileiro Yedo Gibson (saxofones), o luso catalão Vasco Trilla (bateria/percussão), o português Francisco Andrade (saxofones) e o alemão, residente em Portugal, Ulrich Mitzlaff (violoncelo).

Segundo os músicos, "free jazz, música contemporânea erudita, livre improvisação, jazz composicional e experimentação sonora são as fontes de inspiração para as criações sónicas espontâneas". O espaço O'culto da Ajuda fica situado na Travessa das Zebras 25 (à Calçada da Ajuda), em Lisboa.

Soviet Soviet, em Lisboa e Porto
路 POR Paulo Cec铆lio 路 17 Abr 2017 路 16:30 路


É já hoje que os Soviet Soviet regressam a Portugal, um país com o qual nunca tiveram quaisquer problemas no que toca à obtenção de um visto de entrada.

A banda italiana virá apresentar o seu último álbum, Endless, editado em 2016, passando em primeiro lugar pelo Stairway Club, em Cascais, com os Phantom Vision (bilhetes a 15€), e depois pelo Hard Club, no Porto, amanhã (12€). Preparem-se para uma dose dupla de pós-punk afiado.

M谩rio Laginha Trio na Culturgest
路 POR Nuno Catarino 路 13 Abr 2017 路 17:09 路
© Márcia Lessa

O Mário Laginha Trio vai actuar na Culturgest no próximo dia 19 de Abril. O trio que reúne Mário Laginha (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão, uma das mais sólidas formações da cena jazz portuguesa, apresenta-se no grande auditório da sala lisboeta.

O início do concerto está marcado para as 21h30, os bilhetes têm o preço de 18€ e os menores de 30 anos só pagam 5 euros.

Jazz Images na Fnac Chiado
路 POR Nuno Catarino 路 13 Abr 2017 路 17:05 路
Bill Evans © Jean-Pierre Leloir

Assinalando o Dia Internacional de Jazz, que se celebra a 30 de Abril, a Fnac Chiado, em Lisboa, vai acolher uma exposição de fotografia de Jean-Pierre Leloir.

A exposição "Jazz Images" reúne um conjunto de trabalhos de Leloir (1930-2010), fotógrafo que registou muitos dos grandes nomes do jazz. A exposição será inaugurada no dia 26 de Abril, às 18:30, e vai contar com a presença de Marion Leloir, filha do fotógrafo.

Kamasi Washington revela m煤sica nova
路 POR Nuno Catarino 路 13 Abr 2017 路 17:03 路


Antecipando a edição de um novo disco, o saxofonista Kamasi Washington acaba de desvendar uma nova música. "Truth" é um tema épico de treze minutos que irá integrar um novo EP, o sucessor do épico "The Epic", que deverá ter por título "Harmony Of Difference".

Este novo EP ainda não tem data oficial de edição, mas já se sabe que deverá ser editado no verão pela Young Turks. O vídeo foi realizado por A.G. Rojas, responsável pelo vídeo de "Close Your Eyes (And Count to Fuck)" dos Run The Jewels.

King Gizzard and The Lizard Wizard: 2潞 tomo pronto para a descolagem
路 POR Fernando Gon莽alves 路 13 Abr 2017 路 17:01 路


Se lançar um álbum por ano se afigura, por vezes, trabalho árduo o que dizer dos King Gizzard and The Lizard Wizard que se lançaram na hercúlea tarefa de confeccionar e editar cinco álbuns num só ano. Pois é, hoje acabam de anunciar Murder Of The Universe, segundo tomo (Flying Microtonal Banana foi o primeiro) deste voo de longa duração e que verá a luz do dia no próximo dia 23 de Junho. São vinte e uma faixas divididas por três capítulos que, no seu todo, se assemelham a uma Lenda mitológico-tragica.

A acompanhar este lançamento a banda libertou uma curta-metragem de 13 minutos intitulada “Chapter 3: Han-Tyumi And The Murder Of The Universe” que teve em Jason Galea o seu realizador. Fiquem com “Han-Tyumi & The Murder Of The Universe”, terceira parte deste novo álbum.

Lindsey Buckingham e Christine McVie t锚m novo 谩lbum
路 POR Fernando Gon莽alves 路 13 Abr 2017 路 14:59 路


Os “Fleetwood Mac” Lindsey Buckingham e Christine McVie acabam de anunciar novo trabalho para dia 9 de Junho. Nascido com o simples nome de Lindsey Buckingham/Christine McVie este será o primeiro disco entre estes dois contendores.

Ainda sem single que se apresente, fiquem com “Gipsy” dos Fleetwood Mac. O alinhamento do disco vem logo depois.



1. Sleeping Around The Corner
2. Feel About You
3. In My World
4. Red Sun
5. Love Is Here To Stay
6. Too Far Gone
7. Lay Down For Free
8. Game Of Pretend
9. On With The Show
10. Carnival Begin 
Maus H谩bitos got Cocaine鈥 Piss
路 POR Fernando Gon莽alves 路 13 Abr 2017 路 12:21 路


A 5 de Maio o Maus Hábitos, no Porto, encher-se-á de Cocaine Piss e 800 Gondomar para uma noite inteiramente dedicada ao punk com o alto patrocínio da Turbina. Destruição, agressividade e riffs mais rápidos do que a própria sombra são o mote dado pelos belgas Cocaine Piss, colectivo que aproveitará a ocasião para apresentar o seu álbum de estreia, depois de muito palco, The Dancer.

Quem quiser entrar não lhe basta pôr o dedo no ar. Para isso a mão terá que ir ao bolso buscar 5 euros. Fiquem com os Cocaine Piss e o single que dá nome ao seu álbum de estreia, “The Dancer”.

Harsh Toke e JOY anunciam ressurrei莽茫o do SonicBlast no Cave45
路 POR Fernando Gon莽alves 路 13 Abr 2017 路 12:02 路


Será no sábado da “Paixão” que as duas bandas norte-americanas subirão ao palco do Cave45 no Porto. Se os Harsh Toke aproveitarão a ocasião para apresentar o seu novo registo de originais, já os JOY servirão, em bandeja de prata, os seus dois últimos trabalhos Under the Spell of JOY! e Ride Along.

Para além disto, este concerto em dose dupla, integrado na tournée europeia dos dois colectivos, anuncia o SonicBlast 2017 (11 e 12 de Agosto), festival minhoto que, de igual modo, acaba de dar a conhecer na figura dos Dead Witches, banda que vem substituir os “cancelados” Mammoth Weed Wizard Bastard. Voltando ao Cave45 e aos concertos de sábado, os mesmos têm inicio pelas 22h com o custo de 13 euros (10 euros se comprados em pré-venda). Fiquem com os Harsh Toke e esta “Light Up And Live”.

Vamos todos no comboio do Kevin Morby
路 POR Andr茅 Gomes 路 12 Abr 2017 路 18:10 路


Acaba de chegar mais um single do novo disco de Kevin Morby. O disco chama-se City Music e chega a 16 de Junho com o selo da Dead Oceans. O single chama-se "Aboard my Train" e pode ser ouvido e visto ali em baixo.

Nele, o norte-americano vai escrevendo os nomes de pessoas que marcaram a sua vida, assim como as cidades que lhe ficaram no coração. E o Porto é uma delas, claro está. Até vem dentro de balão e tudo. Vejam vocês mesmos.

Grain of Sound com noite no Damas
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 12 Abr 2017 路 17:46 路


A Grain of Sound, uma das mais interessantes editoras em solo nacional e recentemente saída de um período de hibernação, apresenta esta quinta-feira nas Damas (Lisboa) o novo disco do veterano Paulo Raposo, "Floating Point". A acompanhá-lo estará o trio Trigo Limpo Farinha Amparo, com o resto da noite a ficar a cargo de Bruno Silva e Pedro Marques, num dj-set que tem tudo para ser uma lição sobre como fazer dançar.

Com um percurso de quase três décadas, Paulo Raposo é um dos músicos nacionais há mais tempo em actividade nas complexas vizinhanças da electro-acústica, musique concrete e nos cruzamentos entre o som e outros media. Ao longo destes quase trinta anos, Raposo colaborou com gente como Marc Behrens ou James Eck Rippie, sendo também responsável pelo surgimento da editora SIRR - onde editou trabalhos de Janek Schaefer, Lawrence English ou Carlos Zíngaro.

Dos Trigo Limpo Farinha Amparo (Paulo Raposo na electrónica e na voz, Mestre André no saxofone e na electrónica e Bernardo Álvares no contrabaixo) pouco sabemos, mas em comunicado pode ler-se que o trio surgiu de um convite de Paulo Raposo a Bernardo Álvares e Mestre André em 2014. "Dessas memórias de há três anos", pode ler-se ainda "subsistem a de um primeiro concerto submerso no drone e de um segundo minado por um laptop de Raposo que crashou e que o levou a acercar-se do microfone com o nervo do Iggy Pop". Independentemente do que se passou há três anos, a curiosidade para este regresso não podia ser maior. Os concertos começam a partir das 23h00 e a entrada é livre.
Matt Elliot regressa a Portugal
路 POR Fernando Gon莽alves 路 12 Abr 2017 路 00:05 路


Mais de um ano depois de ter cometido um concerto na Casa Independente com o selo do Bodyspace, Matt Elliot (The Tird Eye Foundation) está de regresso ao nosso país para um tríptico de actuações.

Actuações que terão início em Bragança no dia 4 de Maio, passam por Vila Real (Club Vila Real) a 5 e acabam em Espinho (Auditório de Espinho - Academia) a 6. Com ele virá o seu último disco The Calm Before, disco que aqui deixamos na integra.

Beth Ditto estreia-se a solo com Fake Sugar
路 POR Fernando Gon莽alves 路 12 Abr 2017 路 00:00 路


Dezassete anos depois de se ter assumido como a cabeça da serpente The Gossip, Beth Ditto fez-se à vida e acaba de anunciar a vinda do seu primeiro rebento a solo ao mundo. Dá pelo nome de Fake Sugar e estreia no próximo dia 16 de Junho.

Calcorreando e aprofundando as temáticas do amor, perda, olhar para o passado e seguir em frente com toda a sensualidade, pungência, força e beleza, Beth Ditto faz de Fake Sugar um álbum heterogéneo em que o blues se mistura com o rock e a soul piscando, de quando em vez, o olho à disco (como acontece no tema “Savoir Faire”). Eis “Fire”, primeiro single extraído a Fake Sugar.

鈥淒iga Um!鈥: a Revolve diz tr锚s
路 POR Fernando Gon莽alves 路 11 Abr 2017 路 23:56 路


Três semanas, três bandas, três álbuns. A editora Revolve não fez por menos e dá-lhe no folar forte e feio. Se esta semana começou com a edição de Tape #001 dos The Electronics (Xinobi, Bráulio Amado) em jeito punk rock dançável, a segunda-feira de Páscoa será coroada pelos “espinhos” do quarto álbum de originais dos PAPAYA QUATRO/IV. Para a última semana do mês a Revolve reservou a estreia do duo Pedro Lourenço e Ricardo Martins sob a capa Bruxas/Cobras com TBA.

Quem é amigo, quem é? Não somos nós, garantidamente. Vá lá, agradeçam à Revolve com jeitinho e peguem lá um euro, mas não gastem tudo em vinho. Fiquem com os The Electronics em “High Tension Wires”, tema extraído a Tape#001.

Solil贸quios revistos e aumentados at茅 Dezembro
路 POR Fernando Gon莽alves 路 11 Abr 2017 路 23:35 路


Do latim soliloquium, acto de falar sozinho; designa o monólogo no interior do texto narrativo, consistindo quase sempre na reprodução de fragmentos de auto-análise da personagem. Concentremo-nos, apenas, na sua parte da explicação e apliquemo-la à Música e ao dialogo, não raras vezes, interior e solitário que um músico desenvolve com o seu (s) instrumento(s).

Daqui resultou o Solilóquios, ciclo de ciclo de concertos a solo, que nasceu no espaço Yoga Sobre o Porto em Fevereiro e, agora, ganha projecção para os restantes sete meses do ano.

Depois de acolher os nomes de João Guimarães e Peter Evans, com Mark Dresser (dia 19 deste mês) e Simon Jermyn (21 de Abril) prestes a entrar porta adentro, a organização acaba de confirmar Fátima Miranda (Maio), Sérgio Carolino e Gary Lucas (Junho), Joëlle Leandre (Julho), João Barradas (Setembro), Dominique Pifarély (Outubro), Dawda Jobarteh e Uchihashi Kazuhisa (Novembro) e, para finalizar o ano Ernst Reijseger. Para informações relativas a bilheteira podem pesquisar aqui: www.soliloquios.org Fiquem com Ernst Reijseger e este “A Una Rosa”.

Sun Kil Moon em Espinho
路 POR Fernando Gon莽alves 路 11 Abr 2017 路 23:27 路


Mark Kozelek e o seu projecto Sun Kil Moon está de regresso a Portugal. O rendez-vous acontecerá a dia 24 de Novembro (21h30) no Auditório de Espinho.

Kozelek e levará a palco Common as Light and Love Are Red Valleys of Blood, último disco de originais editado no passado mês de Fevereiro e que contém a declaração de amor formato música “I Love Portugal” no seu interior. Os bilhetes para o concerto terão o custo de 18 euros. Sem mais delongas fiquem com “I Love Portugal”.

Vanguart soltam um 鈥淏eijo Estranho鈥 como cart茫o-de-visita
路 POR Fernando Gon莽alves 路 10 Abr 2017 路 23:25 路


A poucos dias de lançarem um novo álbum, estreia dia 28 de Abril, com o nome de Beijo Estranho, o colectivo proveniente de Cuiabá que se dá como Vanguart acaba de abrir o jogo com o single que dá nome ao disco, o tema “Beijo Estranho”.

Gravado e produzido por Rafael Ramos e gravada no estúdio Tambor, no Rio de Janeiro, o álbum e este single de estreia representam, nas palavras do vocalista e violinista Hélio Flanders, uma sonoridade mais madura e plural que “evoca magias libertadoras, o grito primal de alguém que já não suporta mais viver longe de si. Isso está na minha voz, na letra, no arranjo. Às vezes é necessário um beijo estranho para acordar o corpo para o mundo”. Sem mais delongas, eis “Beijo Estranho”.

Justi莽a para Jo茫o Nada
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Abr 2017 路 23:24 路
© Joana Valente

João Sobral acaba de editar, enquanto João Nada, aquele que é o seu primeiro EP, que guarda o curioso título de Com A Banda Do Clube Social Da Boavista - sendo, desse modo, um disco repleto de uma folk pop circular, já que aquilo é uma rotunda.

As canções aqui presentes foram gravadas no final de 2014 nos estúdios Bau.Uau, em Aveiro, e são agora lançadas através da Gentle Records, estando disponíveis para escuta através do Bandcamp e existindo, de igual forma, um vídeo para "Dia Após Dia", o qual podem picar aí em baixo.

Casal Ventoso, se faz favor
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Abr 2017 路 23:19 路


Muito mudou nos últimos 25 anos, mas uma coisa continua certa: Mutantes S.21 continua a ser um disco tremendo, ou não fosse ele da autoria da Melhor Banda de Sempre™, os colossais Mão Morta. Este ano, a banda bracarense irá revisitar o álbum que marcou não só a sua carreira como uma geração inteira com vários concertos pelo país, passando por festivais como o Rock Nordeste, o Bons Sons, o Vodafone Paredes de Coura e o LUX Interior, em Coimbra - sendo estas apenas algumas das datas já anunciadas.

Como forma de celebrar a efeméride, os Mão Morta convidaram, também, quinze ilustradores nacionais para criarem um trabalho alusivo a cada um dos temas que irão ser interpretados nesta digressão. Imperdível.

Nove a zero 茅 capote
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Abr 2017 路 23:17 路
Sequin

No início de Maio, a cidade de Évora voltará a acolher o Capote Fest, festival dedicado à música portuguesa e, em particular, a talentos emergentes. Para o cartaz deste ano, o festival juntou nomes como Sequin, Riding Pânico e Madrepaz, juntando-lhes nomes locais como os Bicho do Mato e os Cassete Riscada, num total de nove artistas, que passarão pela Sociedade Harmonia Eborense e pela S.O.I.R.

O Capote Fest realiza-se de 4 a 6 de Maio e os bilhetes já se encontram à venda, a preços que vão dos 7€ (diário) aos 10€ (passe), sendo o primeiro dia gratuito para sócios da S.H.E..

Ryley Walker visita Portugal esta semana
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Abr 2017 路 23:16 路


Após ter espantado muito boa gente em Paredes de Coura, Ryley Walker está de regresso a Portugal para ua vez mais apresentar, ao vivo, as canções de Golden Sings That Have Been Sung, o seu último álbum de originais.

O músico norte-americano tem encontro marcado com as cidades de Lisboa e Braga, primeiro na Galeria Zé dos Bois, esta quarta-feira (8€), depois no GNRation, no dia seguinte (7€). Nova oportunidade, portanto, para sentir ao vivo a sua folk de tons psicadélicos.

J谩 h谩 hor谩rios para Barroselas
路 POR Paulo Cec铆lio 路 10 Abr 2017 路 15:41 路
© Ester Segarra

...E a contagem decrescente, essa, também já começou. Falta pouco mais de duas semanas para o início do SWR Barroselas Metalfest, que este ano cumpre vinte de existência e que levará, uma vez mais, a nata do metal até ao norte do país.

Os principais destaques vão, como não poderia deixar de ser, para a presença dos Mayhem, que assim regressam a Portugal para tocar, na íntegra, o mágico e satânico De Mysteriis Dom Sathanas, havendo ainda Venom, Inquisition, Oranssi Pazuzu, Extreme Noise Terror e Aborted para animar os vossos corações negros. Os bilhetes estão à venda por 75€ e podem consultar o horário aqui.

Ghost Hunt apresentaram novo single em dia de Tremor
路 POR Fernando Gon莽alves 路 07 Abr 2017 路 16:54 路
© Inês Almeida

Ainda carregados com o homónimo Ghost Hunt e com uma actuação no Tremor no bucho, a dupla Pedro Chau/Pedro Oliveira acaba de lançar um novo tema ao mundo.

Chama-se “Solar Flares” e foi produzido pelo holandês Jacco Gardner com o realizador português Eduardo Morais a ficar encarregado da feitura do vídeo que acompanha o single. Para além de ter sido tocado no Tremor, este “Solar Flares” andará de mão dada com os Ghost Hunt nos próximos concertos da banda que abaixo deixamos. Para já, “Solar Flares”.



30/04 Teatro das Figuras, Faro 
06/05 Festival Rock Off, Cantanhede 
19/05 Musicbox, Lisboa (com Silver Apples) 
26/05 Warm up Festival A Porta, Leiria 
09/06 Teatro de Aveiro 
26/06 Festival Basqueiral, Santa Maria de Lamas 
28/07 Festival Rodelus, Braga 
29/07 Ponte de Lima
Marquis Malanga lan莽a primeira pedra
路 POR Fernando Gon莽alves 路 07 Abr 2017 路 16:51 路


“Active Naive” é a primeira pedra de um empreendimento que os suíços Marquis Malanga querem levar a bom porto brevemente.

Trata-se do primeiro single lançado pela banda após terem deixado o ninho da editora Kamikaze que os viu nascer e o primeiro pela On The Camper, editora que os apadrinhou nesta nova fase, longe de qualquer referência violenta, e a caminho de um novo álbum. Para já, e em estreia total, eis os Marquis Malanga e este “Active Naive”.

Wainwright, Dare e Mertens: os tr锚s pastorinhos profanos fazem a novena em Braga
路 POR Fernando Gon莽alves 路 07 Abr 2017 路 16:47 路


Conhecida pela sua devoção desmedida a todo o tipo de rito religioso, a “santa” Braga e o seu Theatro Circo vão acolher os três pastorinhos profanos (e mais um par de “ovelhas tresmalhadas”) Rufus Wainwright, Douglas Dare e Wim Mertens no próximo mês de Maio. A primeira aparição ocorrerá no dia 12 com Douglas Dare (10 euros), seguindo-se no “santificado” 13 (20 euros) o compositor “minimalista” belga Wim Mertens com o fecho das novenas a caber a Rufus Wainwright a 31 (preço ainda não disponível).

Pelo meio, as “ovelhas tresmalhadas” Dakota Suite e Quentin SirJacq estarão lado a lado no palco do Theatro Circo a 20 de Maio (preço não disponível). Fiquem com Rufus Wainwright e esta “Across The Universe”.

Crescent: um exerc铆cio de mem贸ria feito disco
路 POR Fernando Gon莽alves 路 07 Abr 2017 路 12:03 路


Em 2007 o aborto foi despenalizado em Portugal, a Apple lançou o iPhone, Madeleine McCann desapareceu e uma banda de nome Crescent lançou Little Waves. Foi de festa este ano para os Crescent, uma festa que não fazia antever um hiato de dez anos até que se desse o bang que estes britânicos liderados por Matt Jones esperam big chamado .

Disco que fará a sua estreia a 26 de Maio, via Geographc Music, e apresenta como cartão-de-visita o single “Get Yourself Tidy”, tema que abre um álbum tido por Jones como “um trabalho de memória” regado a pop e "intimidade imensa".


Future 茅 quando o SBSR quiser
路 POR Fernando Gon莽alves 路 07 Abr 2017 路 11:51 路


E o SBSR 2017 (Super Bock Super Rock) quer e Future não teve outro remédio senão satisfazer a vontade dos organizadores da 23ª edição do festival lisboeta. Assim sendo, a partir de hoje o dia 14 de Julho passa a ter no rapper norte-americano o seu cabeça de cartaz, na linha da escolha de Kendrick Lamar no ano passado, naquele que será o concerto de estreia de Future em Portugal.

Na sua caixa de ritmos, o rapper levará os não um, mas dois álbuns (primeiro artista a conseguir ter dois discos diferentes no top da Billboard) acabadinhos de sair do forno: Future e Hndrxx. A par de Future, os palcos SBSR para dia 14 de Julho receberão London Grammar, Tyler, The Creator, Língua Franca, Slow J com os bilhetes a custarem entre 55 (diário) e os 129 euros (passe geral). Fiquem com Future e este “Draco”.

O Lisbon Psych Fest come莽a hoje
路 POR Paulo Cec铆lio 路 06 Abr 2017 路 17:14 路


... na realidade começa amanhã, mas hoje há festa de abertura e, até, uma surpresa de última hora: o grande Peter Kember, a.k.a. Sonic Boom, irá fazer um DJ set no Sabotage, a partir das 22h, pouco antes do concerto dos The Vacant Lots (bilhetes a 8€).

O arranque oficial-oficial dá-se a partir das 21h de sexta-feira, no Teatro do Bairro, por ali passando nomes como os Camera, dignos herdeiros da magia krautrock, Orval Carlos Sibelius, The Miami Flu, The Japanese Girl, Acid Acid e Qer Dier, entre outros. Os bilhetes custam 35€ à porta porque vocês não foram espertos o suficiente para comprar com antecedência (25€ no caso dos diários) e a festa desenrola-se durante dois dias. É ir.

Timber Timbre, Formation, Jambinai e Toulouse em Coura
路 POR Andr茅 Gomes 路 06 Abr 2017 路 15:07 路


Timber Timbre, Formation, Jambinai e Toulouse. São os quatro nomes confirmados ontem para o cartaz da edição deste ano do Vodafone Paredes de Coura.Juntam-se a Foals, At the Drive-In, Nick Murphy (Chet Faker), Beach House, Future Islands, King Krule, Benjamin Clementine, BadBadNotGood, Foxygen, !!! (Chk Chk Chk), Ty Segall, Car Seat Headrest, Beak>, Ho99o9, Sunflower Bean, Manel Cruz, Moon Duo, Young Fathers, Andy Shauf, Mão Morta e You Can’t Win Charlie Brown.

Os passes gerais para a 25ª edição do festival podem ser adquiridos no site oficial do festival e ainda em BOL.pt, Ticketea, Festicket e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés, Worten,...). Custam 90 eurecos.

Com Truise regressa aos 谩lbuns
路 POR Fernando Gon莽alves 路 06 Abr 2017 路 00:41 路


Seis anos depois de Galactic Melt (In Decay estreado um ano depois mais não foi do que uma compilação de temas dos seus mais púberes anos) Com Truise está de volta com material novo.

Iteration, ode à esperança com o triunfo final eme mente, é o nome do seu novo álbum, sai a 16 de Junho, e acaba de se dar a conhecer com o primeiro single “Memory”, faixa para degustar a partir de agora.

Katak atira-se ao mundo
路 POR Fernando Gon莽alves 路 06 Abr 2017 路 00:38 路


Nascido e vivido na Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto, o multifacetado e multi-instrumentista Vítor Peixeiro acaba de se atirar ao mundo com o projecto a solo Katak.

Primeira ousadia deste género numa carreira que já o viu dar cartas em colectivos como Snail, Fábrica de Sonhos, Lf Cool ou Canto Nono, Katak acaba de se dar a conhecer com o single “It’s All In The Rythm” (que surge da experimentação com loopstation e a “colagem” de camadas sonoras sobrepostas), tema que fará parte do seu primeiro álbum A Capella, disco totalmente gravado com a utilização exclusiva da voz e que estará disponível brevemente. Fiquem com “All In The Rythm” por Katak.

The Charlatans: avizinham-se dias diferentes
路 POR Fernando Gon莽alves 路 06 Abr 2017 路 00:35 路


Dias diferentes avizinham-se para os britânicos The Charlatans. A banda acaba de dar a conhecer “Plastic Machinery”, novo single retirado ao novo álbum Different Days cuja edição acontecerá a 26 de Maio próximo.

Contando com a participação especial de Johnny Marr e Anton Newcombe (o primeiro refere-se a esta participação como “uma honra”), o “bombástico de plástico” novo single pode ser ouvido a partir de agora.

A cidade techno de DJ W!LD
路 POR Paulo Cec铆lio 路 06 Abr 2017 路 00:32 路


Guillaume Duchastel é DJ W!LD, produtor francês que ajudou a fundar a Catwash Records e que tem feito carreira através de sonoridades electronicamente mais dançáveis.

Agora, Duchastel deu um novo passo em frente com a edição de Techno City, álbum que junta dois 12'' anteriores e que lhe junta mais uns trocados. Techno sem espinhas inspirado «por um longo inverno», o qual passou «a tocar em clubes escuros e turvos por todo o mundo». Ouçam alguns trechos de cada qual das faixas ali presentes, em baixo.

Desterro celebra dois anos
路 POR Paulo Cec铆lio 路 06 Abr 2017 路 00:28 路

 
Tem sido, nos últimos tempos, local de peregrinação para todos aqueles que procuram as últimas novidades electrónicas, as últimas experiências no som, os últimos gritos jazz e noise. O Desterro irá celebrar, este sábado, dois anos de uma existência pautada por actividades de segunda a segunda, e para tal irá ocupar não só o seu espaço habitual como dois outros por Lisboa: a Casa dos Amigos do Minho e o EKA Palace.

Por estes irão passar nomes como Bernardo Álvares, Bruno Silva, Catapulta, DJ Doraemon, Fabrizio Reinolds e Dragão Inkomodo, começando a festa pelas 15h e terminando ao meio-dia de domingo. Bebam café. Muito café. Saibam mais aqui.

Cate Le Bon e Tim Presley fundem-se na ZDB
路 POR Fernando Gon莽alves 路 06 Abr 2017 路 00:26 路


Uma fusão sob o nome Drinks, projecto colaborativo que une a galesa Cate Le Bon e o “White Fence” Tim Presley debaixo do mesmo guarda-chuva musical e que se apresta para passar pela ZDB (Galeria Zé Dos Bois), Lisboa, no próximo dia 10 de Abril.

Na mala de viagem a dupla trará o disco Hermits On Holiday, álbum feito de canções pequenas mas duras lançado nos idos de 2015. O concerto começa às 22 horas e a entrada terá o custo de doze euros. Fiquem com esta “Hermits On Holiday”.

Festa do Jazz regressa ao S茫o Luiz
路 POR Nuno Catarino 路 05 Abr 2017 路 15:26 路
Bruno Pernadas © Vera Marmelo

Está a chegar mais uma edição da Festa do Jazz do São Luiz, que se realiza nos dias 7, 8 e 9 de Abril. Nesta 15ª edição o Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, volta a reunir várias gerações do jazz nacional, apresentando propostas de diferentes linhas estéticas. O programa geral mantém o formato habitual: concertos na noite de sexta e durante as tardes e noites de sábado e domingo. Há ainda os habituais concertos das escolas no Jardim de Inverno, durante as tardes de sábado e domingo, com entrada livre.

O programa cruza jovens talentos com nomes consagrados e da vasta lista de concertos destacam-se: o projecto Home (liderado pelo acordeonista virtuoso João Barradas), Bruno Pernadas (a apresentar Worst Summer Ever), Omniae Ensemble (novo projecto do baterista e compositor Pedro Melo Alves, membro do The Rite of Trio) e Pedro Neves Trio. Na noite de sexta apresentam-se ao vivo grupos de alunos oriundos de quatro universidades: Universidade de Évora, Escola Superior de Música de Lisboa, Universidade Lusíada (Lisboa) e ESMAE (Porto).

Há também improvisação pura, representada por dois dos projectos mais representativos da cena nacional: Clocks and Clouds e Lisbon Freedom Unit - um mega-grupo que junta Rodrigo Amado, Luís Lopes, Rodrigo Pinheiro, Ricardo Jacinto, Pedro Sousa, Bruno Parrinha, Pedro Lopes, Hernâni Faustino e Gabriel Ferrandini. Aqui fica o programa dos três dias de festa, apresentado de forma resumida e simplificada.

Sexta, 7 de Abril:
21h30 Showcase 4 Escolas Superiores (Sala Luis Miguel Cintra)
00h00 Big Band Escolas Superiores (Sala Luis Miguel Cintra)
01h00 Jam Session (Jardim de Inverno)

Sábado, 8 de Abril:
14h30-18h30 Escolas de música (Jardim de Inverno)
15h30 João Barradas Home (Sala Mário Viegas)
17h00 Clocks and Clouds (Sala Mário Viegas)
18h30 Joana Machado Lifestories (Sala Mário Viegas)
19h30 Pedro Melo Alves Omniae Ensemble (Sala Luís Miguel Cintra)
21h30 Prémios RTP / Festa do Jazz (Sala Luis Miguel Cintra)
21h45 Bruno Pernadas Worst Summer Ever (Sala Luis Miguel Cintra)
23h00 José Salgueiro Transporte Colectivo (Sala Luis Miguel Cintra)
00h30 Conservatório de Musica Coimbra 2016 (Jardim de Inverno)
01h30 Jam Session (Jardim de Inverno)

Domingo, 9 de Abril:
14h30-19h00 Escolas de música (Jardim de Inverno)
15h30 Pedro Neves Trio (Sala Mário Viegas)
17h00 Cícero Lee Those Who Stay (Sala Mário Viegas)
18h30 Luís Barrigas Songs With and Without Word (Sala Mário Viegas)
19h30 Lisbon Freedom Unit (Sala Luis Miguel Cintra)
21h30 João Mortágua Dentro da Janela (Sala Luis Miguel Cintra)
23h00 Michael Lauren All Stars (Sala Luis Miguel Cintra)
00h30 Prémios Festa do Jazz 2017 (Jardim de Inverno)
01h00 Combo ESML 2016 (Jardim de Inverno)
02h00 Jam Session (Jardim de Inverno)
O inferno s茫o mesmo eles
路 POR Paulo Cec铆lio 路 05 Abr 2017 路 15:22 路


Os Full Of Hell andam há alguns anos a foder-nos total e completamente o canal auditivo, e 2017 não será uma excepção a essa regra. A banda norte-americana de grindcore está a preparar-se para editar o seu quinto álbum de estúdio, o terceiro em nome próprio (após colaborações com Merzbow e The Body), Trumpeting Ecstasy.

Talvez haja aqui uma referência qualquer ao actual presidente dos E.U.A., mas antes de o determinarmos há novo single: "Crawling Back To God", tema que conta com a prestação vocal de um tal Aaron Turner, dos Isis bons. O disco sairá a 5 de Maio através da Profound Lore.

Father John Misty por c谩 em Novembro
路 POR Andr茅 Gomes 路 05 Abr 2017 路 15:17 路


Ah, pois é. Terminou a espera. Já podem sossegar um pouco. Father John Misty, que é como quem diz Joshua Michael Tillman, vai regressar a Portugal em Novembro para um concerto em Lisboa. O concerto acontece no dia 20 de Novembro no Coliseu dos Recreios.

Em cima do palco está o seu novo disco, Pure Comedy. O concerto servirá para celebrar o 15º aniversário da Rádio Radar. Os bilhetes para o concerto estarão disponíveis a partir do dia 12 de Abril.

Melody鈥檚 Echo Chamber finalmente desaguou
路 POR Fernando Gon莽alves 路 04 Abr 2017 路 22:30 路
© Siane Sagnier

Depois de em 2014 ter ameaçado com o lançamento de um álbum que acabou por nunca ver o Sol, a cantautora francesa Melody Prochet aka Melody’s Echo Chamber está, finalmente, prestes a fazer desaguar um novo LP depois de se ter estreado e por aí ficado em termos de longa-duração, em 2012.

Com o nome de Bon Voyage, estará nos escaparates este ano, o álbum acaba de se dar a conhecer através do seu primeiro single “Cross My Heart”, tema que podem ouvir a partir de agora:

Gal Costa traz 鈥淓spelho D鈥櫭乬ua鈥 a Portugal
路 POR Fernando Gon莽alves 路 04 Abr 2017 路 22:27 路
© Adriano Vizoni/Folhapress

A comemorar meio século de carreira, a diva brasileira Gal Costa vem a Portugal com a sua digressão “Espelho D’Água”, repositório escolhido a dedo pela cantora e pelo jornalista Marcus Preto que passa os olhos sobre as músicas que Gal transformou em clássicos, para dois concertos, Novembro, divididos por Lisboa e Porto.

Campo Pequeno a 11 de Novembro e Coliseu do Porto no dia seguinte são os locais e datas escolhidos pela cantora para esta mini-tour pela lusa pátria e que em que se incluíram os temas-bandeira ““Baby”, “Meu bem, meu mal”, “Modinha para Gabriela” ou “O meu nome é Gal”, bem como temas extraídos ao seu último disco de originais Estratosférica, álbum editado em 2015.

Em relação a bilhetes, o concerto lisboeta terá um custo que varia entre os 25 e os 70 euros, enquanto para a apresentação na Invicta o preço varia entre os 25 e os 65 euros. Fiquem com a belíssima “Baby” pela voz inconfundível de Gal Costa.

2潞 Les Plages Electroniques Lisboa: primeiras confirma莽玫es
路 POR Fernando Gon莽alves 路 04 Abr 2017 路 22:17 路


As praias de “areia electrónica” estão de regresso a Lisboa. Depois de uma, bem acolhida, primeira edição, o festival Les Plages Electroniques vai voltar a banhar a praia da Sereia na Costa de Caparica nos dias 2 e 3 de Junho com alguma da melhor música electrónica feita nos dias que correm.

Gramatik, Etienne de Crécy, Moullinex, Møme, Pfel&Greem, Matias Aguayo, Romare, dOP e iZem são os primeiros nomes a saltarem para o areal “electronique” cuja entrada se cifrará nos 35 euros. Fiquem com Gramatik e esta “Hit That Jive”.

Mount Kimbie e James Blake juntaram os trapinhos
路 POR Fernando Gon莽alves 路 04 Abr 2017 路 22:16 路


Juntaram os trapinhos num “casamento por conveniência” do qual resultou “We Go Home Together”, primeiro single de Mount Kimbie em quase cinco anos.

Este single nasceu de uma residência artística, realizada no passado mês de Março, de Kimbie na NTS Radio e pode ser ouvido a partir de agora.

Ganso t锚m novo single
路 POR Fernando Gon莽alves 路 04 Abr 2017 路 22:14 路


“O Que Há Por Cá” é o novo single dos lisboetas Ganso. Depois de lançarem “Pá Pá Pá”, simultaneamente single e nome do primeiro longa-duração da História de Luís "Yise" Salamandro, Miguel "Klaus" Barreira, João "Gorgonzola" Sala, Thomas "Mustaf" 'Oulman e Gonçalo "Estoirado" Bicudo e cuja estreia se dará a 7 de Abril, os cinco aterram numa “balada jinglada” feita de tranquilidade chamada “O Que Há Por Cá”.

Singles e álbum que poderão ser degustados em primeira mão já no próximo dia 13 de Abril no Musicbox, seguindo-se uma viagem até ao Norte onde actuarão a 14 no festival Walk & Dance (Freamunde) e, em data a anunciar, no Hard Club portuense. Eis “O Que Há Por Cá”.

Parem as m谩quinas! Unkle t锚m novo 谩lbum
路 POR Fernando Gon莽alves 路 04 Abr 2017 路 15:24 路


Quase dez anos depois do lançamento de More Stories (2008), os britânicos Unkle estão de regresso com The Road Pt.1, álbum cuja estreia se processará a 23 de Junho próximo e que acaba de se dar a conhecer através do single “Cowboys Or Indians”.

Inspirado pela experiência de curadoria dos Unkle no Meltdown Festival de 2014, The Road Pt.1 contou com a colaboração de Mark Lanegan, Andrew Innes (Primal Scream), Elliott Power, Mïnk e YSEÉ. Senhores e Senhoras, os Unkle e “Cowboys Or Indians”.

Mai Kino est谩 de regresso a Portugal
路 POR Fernando Gon莽alves 路 04 Abr 2017 路 15:18 路


A portuguesa a residir em Londres Catarina Moreno aka Mai Kino vai voltar ao país que a viu nascer em Abril para três concertos que terão como mote o seu mais recente EP The Waves.

Como referimos, a primeira apresentação está prevista para dia 27 de Abril e terá como palco a Sala Estúdio do Teatro Aveirense (Aveiro), seguindo-se, a 28, o Maus Hábitos portuense e a 30 o Musicbox em Lisboa. Fiquem com o tema que dá nome ao extended-play “The Waves”.

Rafael Toral com Ryan Jewell no Damas
路 POR Nuno Catarino 路 03 Abr 2017 路 19:37 路
© Vera Marmelo

No próximo dia 11 de Abril, terça-feira, o Damas, em Lisboa, acolhe um concerto com a dupla Rafael Toral e Ryan Jewell. Os músicos encetaram esta colaboração aquando da tour de Toral nos Estados Unidos em 2015 e esta será a única actuação da dupla na Europa, num encontro raro de electrónica maleável e percussão criativa.

No dia 13 a Grain of Sound apresenta no Damas Paulo Raposo + Trigo Limpo e no dia 19 há Janneke van der Putten em dose dupla: workshop e concerto. O workshop "Voice and Space", ministrado pela holandesa van der Putten, tem o preço de 10€; os concertos no Damas, como habitualmente, têm entrada livre.

Berlau e AM Ramos lan莽am disco novo
路 POR Nuno Catarino 路 03 Abr 2017 路 19:32 路


Após a óptima surpresa que foi o disco de estreia Red Railbus Sessions, a dupla Berlau & AM Ramos prepara-se para apresentar ao mundo um novo disco em parceria.

Monte da Lua é o título do novo trabalho que volta a reunir o saxofone ziguezagueante de AM Ramos com a guitarra espacial de Berlau, numa música que tem tanto de atmosférica como de psicadélica. A edição é novamente responsabilidade da Zigur Artists e a música nova já pode ser escutada online.

Islam Chipsy e Lavoisier encerram line-up do Aleste
路 POR Fernando Gon莽alves 路 03 Abr 2017 路 15:43 路


Depois das confirmações de Bonga, Capitão Fausto, Sensible Soccers e The Poppers, a organização do madeirense Aleste 2017 acaba de fechar o seu line-up com os egípcios Islam Chipsy e os cientistas musicais que nada perdem e tudo transformam Lavoisier.

O Aleste está marcado para dia 27 de Maio no funchalense Complexo Balnear da Barreirinha. O festival começa às 16 horas e tem o preço de 20 euros. Fiquem com os faraós Islam Chipsy ao vivo no Trans Musicales.

Fungo e Labareda celebram lan莽amentos com festas em Porto e Lisboa
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Abr 2017 路 15:38 路


Depois de em Novembro do ano passado nos ter brindado com a maravilhosa fusão homem-máquina dos Cage Cabarrett em Covil, a Fungo prepara-se agora para editar não um, mas dois novos álbuns. Tratam-se de Lo-Fi Expeditions e Decadent Resistance, assinados respectivamente por Citizen:Kane & Hobo e MMNO & Polido, que estarão disponíveis em cassete a partir de 7 de Abril.

Explica a editora que "estes dois álbuns resultam de um desafio lançado pela Fungo às duplas de artistas que os construíram e que, nesse processo, estreitaram cumplicidades musicais pré-existentes". Cada cassete, única, chega com um poster A3 impresso em risografia, artwork exclusivo de Carolina Vezian e Carla Filipe e código para download da edição em digital. As boas novas não se ficam por aqui, já que a Fungo fez saber que a festa de lançamento acontece nos dias 7 e 8 de Abril, no Damas (Lisboa) e no Passos Manuel.

Para estas noites, a Fungo alia-se à inigualável Labareda, que também está a preparar a sua próxima edição: o álbum Parking Lot do rolo compressor que são os Deflorestação (dupla formada por Dodo Cabelo de Genebra e krodelabestiole de Paris). Fiquem com o alinhamento das festas ali em baixo.



Damas - 7 Abril
- Citizen:kane & Hobo (concerto)
- MMNO & Polido (concerto)
- Deflorestação (concerto)
- Just Jaeckin (dj set)
- Lumiere Advanced (vídeo)
 
Passos Manuel - 8 Abril
- MMNO & Polido (concerto)
- Deflorestação (concerto)
- Sonja (dj set)
- Dj Lynce (dj set)
Touch茅 Amor茅 e Code Orange, por c谩
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Abr 2017 路 15:06 路


Uma das bandas que revitalizou o hardcore nos últimos anos irá andar em digressão pela Europa - e Portugal vai acolhê-los. Os Touché Amoré (na foto) virão apresentar Stage Four, o seu último álbum, a Lisboa e Porto, tendo como companhia os igualmente bons Code Orange, também com disco novo: Forever, editado este ano.

Os norte-americanos passarão primeiro pelo RCA, em Lisboa, a 23 de Junho, seguindo-se o Hard Club, no Porto, no dia seguinte. Fiquem atentos aos bilhetes.

ARQUIVO

Parceiros