Junho 2007
Led Zeppelin podem reunir-se para digressão mundial
· POR · 28 Jun 2007 · 11:16 ·
É verdade, existem rumores - ou mais do que isso - que apontam para que os Led Zeppelin, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, possam estar a preparar-se para uma digressão mundial, depois do concerto em memória do fundador da editora da banda, a Atlantic Records, Ahmet Ertegün, falecido no ano passado. Ao que parece, não só disseram "sim" ao evento, como começaram a pensar em digressão pelo mundo. Quem avança com a noticia é o Sunday Mirror.

Os Led Zeppelin reuniram-se em algumas ocasiões especiais depois da morte do genial baterista John Bonham em 1980. Se se confirmar a reunião definitiva, Robert Plant, John Paulo Jones e Jimmy Page serão acompanhados na bateria pelo filho de John Bonham, o também baterista Jason Bonham. Sabe-se também que nomes como os Rolling Stones, os Genesis, James Blunt, The Streets e os Bloc Party terão sido convidados para alinhar no projecto.
Hipnótica em compilação de editora japonesa
· POR · 27 Jun 2007 · 23:27 ·
Os Hipnótica chegaram ao Japão. A editora japonesa KSR licenciou um tema dos Hipnótica para integrar a compilação Blue Moon Calma.
Tanto quanto se sabe, o interesse da editora manifestou-se depois de terem tomado contacto com a música da banda no MySpace. Seguiu-se o envio de Reconciliation e o consequente acordo de edição.

Nesta compilação, os Hipnótica surgem ao lado de nomes como Koop, S-Tone, Andy Caldwell e The Poems, entre outros. A edição de Blue Moon Calma está prevista para o final de Junho e terá distribuição exclusiva no Japão. Ao mesmo tempo estão a decorrer também negociações para a edição do mais recente disco dos Hipnótica, New Communities for Better Days.
Ryan Adams de volta aos discos
· POR · 20 Jun 2007 · 19:08 ·
Já começávamos a estranhar tanto tempo sem ouvir falar de novos lançamentos do prolífico songwriter norte-americano. Tratou-se de um ano de interregno, um período longo atendendo a que, no ano anterior - o de 2005 -, o cantor lançou três discos: Cold Roses, Jacksonville City Lights e 29. Este ano, está finalmente de volta com Easy Tiger, disco que preparou em estreita colaboração com os The Cardinals, colectivo que já conhecemos de anteriores trabalhos do músico. É já no dia 25 deste mês que chegará às lojas este que parece ser o regresso de Adams às composições de travo mais pop, a fazer lembrar os tempos de Gold.
First Nation em estreia absoluta na ZDB em Lisboa
· POR · 19 Jun 2007 · 19:37 ·
A estreia das nova-iorquinas First Nation no catálogo da Paw Tracks - editora dos Animal Collective - revelava vocalizações crepusculares sedimentadas sobre guitarras, percussão, teclados e flauta, que fazem as manas Cocorosie soarem a meninas de coro. O trio feminino toca, pela primeira vez em Portugal, na próxima Quinta-Feira, dia 21, na Galeria Zé dos Bois, ao Bairro Alto. A primeira parte será da responsabilidade dos portugueses One Might Add, duo amigo de electrónica minimal e kraut-rock mais hipnótico.
Casa Viva no Porto recebe Aquaparque e Território
· POR · 19 Jun 2007 · 18:02 ·
Numa iniciativa denominada Novas cantigas de Junho, a Casa Viva no Porto recebe os Aquaparque e os Território. O acontecimento dá-se na próxima quinta-feira, dia 21 Junho, às 22h00 e a entrada é livre.

Os Aquaparque são uma banda do Porto formada em Outubro de 2006 por Pedro Magina (voz, teclado e guitarra) e André Abel (percussão e loops), ambos ex-dAnCE DAMage. Prometem disparar "uma sonoridade sob o signo de artifícios meta-prog e reverência ao dub e suas descendências, ou seja, tocam sabendo de onde vêm mas não precisamente para onde vão".

Os Território são um duo de música improvisada constituído por Rafael Oliveira (electrónicas) e Tiago Ferreira (mecânicas), que assenta numa "interacção livre na busca de uma massa sonora complexa, ora harmoniosa ora agressiva". Fica a promessa de faixas longas e diferentes; explorações que nascem e morrem numa batalha de texturas e camadas.
Espanhol AA Tigre em digressão por Portugal
· POR · 15 Jun 2007 · 15:15 ·
Faz canções simples e discretas, só com uma guitarra e outros instrumentos. O espanhol Rafael Martinez Del Pozo, ou AA Tigre, começa esta sexta-feira uma digressão por terras lusas.

A viagem começa esta sexta no Café Arcaz Velho, em Alfama, Lisboa. O concerto é grátis.

Eis as restantes datas:

16 de Junho - Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos
21 de Junho - Mercado Negro, Aveiro
22 de Junho - O Meu Mercedes, Porto
24 de Junho - Salão Acústico, na Rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa
Cancelada a edição deste ano de Vilar de Mouros
· POR · 14 Jun 2007 · 19:07 ·
A poucas semanas da data agendada para a 36ª edição do festival de Vilar de Mouros, a Portoeventos - promotora que organiza o certame- e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros decidem anunciar o seu cancelamento. Até à data de ontem, altura em que o anúncio foi efectuado, o cartaz do festival contava já com vários nomes previstos, casos de Brian Wilson, Marky Ramone, The Queers, Super Ratones, Blasted Mechanism e The Gift.

A notícia do cancelamento veio revelar diferendos que colocam de um lado a Portoeventos e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e do outro a Câmara Municipal de Caminha, numa troca de acusações de parte a parte quanto à responsabilidade pela não realização do evento.

Na origem da decisão tomada pelos primeiros está a alegada indiferença da câmara municipal aos pedidos feitos no sentido de a mesma dar mais apoio logístico e financeiro à organização. Em comunicado de imprensa, o executivo camarário reagiu responsabilizando a junta de freguesia pelos destinos do evento musical, visto ter excluído a câmara, em 2004, do processo de concessão do festival a uma entidade organizadora, tendo sido a Portoeventos a escolhida. E esclarece que, não obstante, tem sido prestado auxílio financeiro desde então. O diferendo parece não ter fim à vista, ao contrário do festival minhoto que este ano se encontra inviabilizado.
Wolf Eyes, Samara Lubelski e Aki Onda prometem abanar Barreiro no Out.Fest
· POR · 14 Jun 2007 · 14:24 ·
A edição 2007 do Out.Fest, Encontros de Música e Imagem do Barreiro, está aí. Com um cartaz alargado a grandes nomes internacionais, a edição deste ano promete ser histórica, trazendo à margem sul do Tejo gente como Wolf Eyes, Samara Lubelski e Aki Onda, para além de alguns dos mais interessantes projectos nacionais de música marginal.

Além dos concertos haverá também espaço para exposições, instalações e workshops e este ano os concertos dividem-se entre o Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) e a Avenida da Praia.

O festival é inaugurado oficialmente esta quinta feira, às 18h, com uma conferência na Fonoteca de Lisboa sob o tema "A genealogia das (novas) músicas livres", que conta com a presença de Rui Eduardo Paes, Sei Miguel e José Marmeleira e moderação de Pedro Gomes.

Programa:

16 de Junho - AMAC
Variable Geometry Orchestra (VGO)
Tsuki

17 de Junho - AMAC
Wolf Eyes
Orthodox
Tropa Macaca

22 de Junho - AMAC
Samara Lubelski
Curia
Aki Onda
Manuel Gião

23 de Junho – Avenida da Praia
Caveira
Josué O Salvador
Electrelane e Mão Morta em Paredes de Coura
· POR · 13 Jun 2007 · 16:03 ·
O ambiente marítimo da capa de No Shouts no Calls, o álbum de 2007 das Electrelane, não servirá de muito. O Festival Heineken Paredes de Coura (deve escrever-se com o nome da cerveja, a melhor dos festivais todos) é numa praia, mas é numa praia fluvial, e barcos daquele tamanho não devem caber no Rio Tabuão. O que interessa é que a 15 de Agosto as Electrelane, quatro mulheres de Brighton que têm vindo a actualizar os Neu! para o novo milénio depois de terem brincado aos Stereolab sempre com personalidade, actuam no festival, partilhando o palco com nomes como Sonic Youth, Cansei de Ser Sexy ou Sunshine Underground. As lendas bracarenses Mão Morta também actuarão no festival em dia incerto.
Kanye West sampla Peter, Bjorn and John
· POR · 13 Jun 2007 · 16:01 ·
Os indies adoram Kanye West, e a novidade é que Kanye West adora-os de volta. Na sua nova mixtape, Can't Tell Me Nothing, Kanye West apresenta produções suas para outros artistas e para si próprio que samplam coisas que, no mínimo, são estranhas para o superprodutor que se tornou famoso a samplar Jackson 5 para o rapper Jay-Z em "Izzo (H.O.V.A.)" e depois a samplar Luther Vandross para ele próprio e para o rapper Twista em "Slow Jamz". Em "US Placers", de Lupe Fiasco, Kanye West sampla "The Eraser", a faixa-título da estreia a solo de Thom Yorke dos Radiohead do ano passado, na sua própria "Stronger" sampla "Harder, Better, Faster, Stronger" dos Daft Punk e pouco depois há uma estranha "Young Folks" que consiste em West a rimar e cantar por cima de "Young Folks" de Peter, Bjorn and John. Sem recontextualização, sem edição, é a canção do assobio como na original, como a que se ouve em todo o lado, só que sem as vozes originais.

Outros destaques da mixtape são uma faixa onde Kanye fala (literalmente) do seu amor por DJ Premier e pornografia e excertos do novo disco produzido por ele de Common, Finding Forever, em que emula o estilo de produção do falecido produtor Jay Dee. Provavelmente não aparecerá em Graduation, o disco que lançará em finais de Agosto, mas tudo parece estar a dar ainda mais razões aos seus detractores para dizerem que tudo o que West sampla deixa igual. Outra das faixas que apareceu na internet desse disco é "Bittersweet", equivalente a "Heard'em Say" com Adam Levine dos Maroon 5 do seu Late Registration. É uma canção sobre problemas numa relação e tem a participação John Mayer, o bluesman coninhas que já tinha aparecido em Be de Common, num "Go" produzido pelo próprio West, e que tem sido constantemente visto na companhia de Just Blaze, outro superprodutor que sempre trabalhou muito perto de West.
Hanne Hukkelberg apresenta-se no Lux
· POR · 12 Jun 2007 · 20:40 ·
É já na próxima sexta-feira, 15 de Junho, que a norueguesa Hanne Hukkelberg pisará um palco português, para gáudio dos que têm acompanhado o trabalho desta promessa escandinava. Actualmente em digressão pela Europa, Hukkelberg aterrará em Lisboa com Rykestrasse 68 na bagagem, o segundo álbum de originais que será certamente o prato forte do concerto do Lux. Haverá tempo ainda para recordar Little Things, a estreia da cantora em 2005. De resto, muitos serão os curiosos em saber que soluções apresentará Hukkelberg, ao vivo, para as inúmeras incorporações de sons que fez nos seus registos, que incluem nomeadamente ruídos de aros de bicicleta ou o ronronar de gatos. O segredo da transposição será desvendado na próxima sexta-feira.
M.I.A. faz-se aos rapazes
· POR · 11 Jun 2007 · 23:42 ·
Mexam esses rabos gordos, flácidos de tanto computador. Fechem esta janela, saquem o mp3 (ele já anda aí, basta pesquisar no amigo Google) e vistam o fato de treino mais garrido que encontrarem na sala de arrumos.

Pois é, M.I.A. está de volta. Foi editado esta segunda-feira no Reino Unido (na XL) "Boyz", o primeiro single de Kala, o sucessor do magnífico Arular. Segundo a Pitchfork, o álbum, que é editado a 20 de Agosto, terá a participação de Timbaland, Afrikan Boye e Wilcannia Mob.

"Boyz" é sinónimo de festa, batidas repetitivas, panelão de baile funk, pop e algo mais que ainda não assimilamos. Junte-se a febre galinácea de "BirdFlu" e temos a promessa de um disco explosivo.

Eis o alinhamento de Kala, revelado pela Pitchfork:

01 Bamboo Banga
02 BirdFlu
03 Boyz
04 Jimmy
05 Hussel [com Afrikan Boy]
06 Mango Pickle Down River [com the Wilcannia Mob]
07 20 Dollar
08 World Town
09 The Turn
10 XR2
11 Paper Planes
12 Come Around [com Timbaland]
Concerto de Jack Rose na ZDB cancelado
· POR · 05 Jun 2007 · 00:44 ·
Os concertos de Jack Rose e David Maranha, marcados para esta terça-feira, dia 5, na ZDB, foram cancelados devido a problemas com os voos do guitarrista norte-americano.

A Filho Único está a fazer esforços para que, assim que Jack Rose esteja por perto outra vez, volte a pisar um palco português em breve.

Quem comprou bilhetes para o concerto na Flur ou na AnAnAnA, pode dirigir-se à loja para receber o dinheiro de volta.
ARQUIVO

Parceiros