Agosto 2020
ZigurFest 2020: a m煤sica volta a tomar Lamego em Setembro
路 POR Fernando Gon莽alves 路 27 Ago 2020 路 23:35 路


Se, num primeiro momento, o ZigurFest 2020 arrancou com a estreia das “Oficinas Familiares” e as exposições da ZONA – Residências Artísticas de Lamego, a 19 de Setembro será a vez da música voltar a tomar a cidade.

David Bruno com o seu novo Raiashopping no Teatro Ribeiro Conceição e os regressados (e renovados) 10 000 Russos no Museu de Lamego, serão os anfitriões de um dia que ainda contará com a inauguração das instalações “Som e Espaço”. Nos próximos dias a organização irá revelar novos nomes e datas de um festival que, excepcionalmente este ano, se prolongará até Dezembro.

A entrada é gratuita e o cumprimento das regras da DGS compulsório.

redo: a vida segundo h0b0
路 POR Fernando Gon莽alves 路 21 Ago 2020 路 14:56 路


17 loops, 17 canções, um homem e o seu diário de bordo feito música. Roland Babo (vocalista nos Bearbug) é o homem e redo o seu diário. Denso, surreal, delicado e anárquico, redo, primeira criação de Babo enquanto h0b0, é constituído por 17 loops de cerca de um minuto de duração onde voz, guitarra e computador se aliam para pintar o quadro de uma vida, a de h0b0.

EP de estreia de h0b0, redo contou com a colaboração de Filipe Louro (Arda Recorders) na masterização e vem com a chancela Chilli Pepper Fields.

Eis a vida segundo h0b0:

Vodafone Paredes de Coura 2021 recebe sete confirma莽玫es
路 POR Fernando Gon莽alves 路 20 Ago 2020 路 23:05 路


Por esta altura, e se 2020 não estivesse em ácidos, estaria o anfiteatro natural de Paredes de Coura a ouvir algumas das bandas que tinham sido confirmadas para o festival deste ano. Como tal não é possível, resta-nos esperar por 2021, ano para o qual a organização acaba de confirmar a presença de L’Impératrice, Mac DeMarco, Mão Morta, Nu Guinea, The Comet Is Coming, Yellow Days e Yves Tumor & Its Band que se juntam, assim, aos já anunciados Alex G, BadBadNotGood, Beabadoobee, Floanting Points (Live), HAAi, IDLES, Jarvis Cocker presents JARV IS…, Mall Grab, Pixies, Princess Nokia, Slowthai, Squid e Woods.

O Vodafone Paredes de Coura 2021 realiza-se entre os dias 18 e 21 de Agosto no local do costume. Todos os bilhetes adquiridos para o Vodafone Paredes de Coura 2020 são válidos para a edição de 2021, mas para isso é obrigatório efectuar a troca do bilhete. Para quem ainda não possui bilhete, os passes gerais para o evento do próximo ano já estão à venda por 110 euros.

Bardino: uma Centelha de novo disco
路 POR Fernando Gon莽alves 路 20 Ago 2020 路 22:48 路


Desta feita em trio, os portuenses Bardino desligaram-se um pouco da sua faceta rock para fazerem nascer um novo disco onde projectam uma narrativa sónica e textural mais consistente e conceptual, com aproximações à electrónica que dá pelo nome de Centelha.

A apenas cinco dias da sua edição (25 de Agosto via Saliva Diva), desta Centelha de nove partes desprende-se o singe que lhe dá o nome e que, com tempo e suavidade, soa assim:

Ha Kwai & TRKZ: volta ao mundo da lusofonia num single
路 POR Fernando Gon莽alves 路 10 Ago 2020 路 22:44 路


Ha Kwai nasceu em Lisboa, tem raízes cabo-verdianas, viveu em Macau, fundou grupos no Brasil e, agora, acaba de juntar-se ao artista moçambicano TRKZ para dar ao mundo um single com nome de activista angolano, “Luaty”, que celebra a sua entrada na família editorial moçambicana Kongoloti Records.

Este tema dá nome ao novo EP de Ha Kwai que sairá no final de Agosto e soa assim:

Grutera 茅 assim: novo single e 谩lbum a 11 de Setembro
路 POR Fernando Gon莽alves 路 06 Ago 2020 路 00:09 路


Depois de nos ter dado a conhecer “Fica Entre Nós”, Grutera voltou à carga com “Para Mim És Assim”, segundo single retirado a Aconteceu que irá, efectivamente, acontecer no dia 11 de Setembro.

Este novo álbum, o quarto de originais, de Guilherme Efe aka Grutera devia ter saído em Maio último, mas a pandemia teve outa ideia levando-o a desaguar no final do Verão, altura em que o apresentará ao público em concerto em Pombal (dia 5), Guimarães (dia 11 na Clav Live Session) e em Setubal (dia 25 na Casa da Cultura).
Sem mais delongas, “Para Mim És Assim”:

Raiashopping: uma fotografia de um Portugal a contraluz pelo 煤ltimo rom芒ntico de Mafamude
路 POR Fernando Gon莽alves 路 02 Ago 2020 路 00:42 路


Há um Portugal alcatifado a minis geladas, cascas de tremoços e bailes de Verão em cada esquina. Há festas da espuma, há quem se espume por uma “renúncia” um café central e uma one night stand em Salamanca que acaba doucement em mandarim. Este é o Portugal da raia e que dá (uma) raia longe dos drinks de fim de tarde e das soirées subnutridas de empata-fodas de ocasião, um país verdadeiro a quem o último romântico de Mafamude, David Bruno, tira a lona em Raiashopping no início deste nosso querido mês de Agosto.

Sucessor de grandes êxitos de feira como O Último Tango em Mafamude (2018) e Miramar Confidencial (2019), Raiashopping dá ao kicks da sua Casal Boss 2 para uma visita guiada aos pequenos nadas que são, no seu todo, o substrato de um país que bebe o vinho e se esforça por não cantar o fado. Não se preocupem que, em princípio, o problema são velas.

Eis, em todo o seu esplendor e glória, Raiashopping:

ARQUIVO

Parceiros