Julho 2020
Róisín Murphy ex-machina
· POR Fernando Gonçalves · 31 Jul 2020 · 15:53 ·


Róisín Murphy acaba de anunciar o lançamento de um novo álbum para o dia 25 de Setembro. O disco irá ostentar o nome de Róisín Machine e carregará consigo os já conhecidos singles “Simulation” e “Murphy’s Law”, bem como o novo “Something More” que acompanha o anúncio do lançamento do novo trabalho da voz dos Moloko.

Róisín Machine é fruto de uma parceria entre Róisín Murphy e o seu colaborador de longa data DJ Parrot e leva este nome porque, como explica a autora, mesmo nos tempos conturbados em que vivemos, “eu sou uma máquina, não paro”.

Para já, “Something More”:

Karma é uma festa que não o é
· POR Fernando Gonçalves · 30 Jul 2020 · 14:31 ·


Ontologias à parte, Karma Is Not A Fest é uma festa que invadirá, ou não, a mata do Fontelo em Viseu em quatro datas distintas. A 27 de Agosto, 3, 10 e 17 de Setembro, o parque viseense irá colher criações artísticas, caminhadas, conversas e concertos de nomes como Arianna Casellas, Filipe Sambado, HHY & The Macumbas, Tiger Picnic, Tó Trips e Dada Garbeck numa organização da cooperativa Carmo’81.

Os concertos da tarde são gratuitos, mediante reserva, enquanto os concertos nocturnos têm o custo de 6,5 euros, também mediante reserva.


Programação musical do Karma Is Not A Fest

Dia 27 de Agosto

18h30 – Arianna Casellas
21h30 – Samuel Martins Coelho
22h – HHY & The Macumbas

Dia 3 de Setembro

18h30 – Tiger Picnic
21h30 – José Pedro Pinto
21h30 – Cine-concerto com o filme “Surdina” de Rodrigo Areias a ser musicado por Tó Trips

Dia 10 de Setembro

18h30 – Unsafe Space Garden
21h30 – Stereoboy
22h – Dada Garbeck

Dia 17 de Setembro

18h30 – Contos e Lenga Lendas
21h30 – AURORA BRAVA –redux-
22h – Filipe Sambado
Passado, Presente e Futuro moram na linha Fronteiriça traçada por Roseane Santos
· POR Fernando Gonçalves · 29 Jul 2020 · 14:48 ·
© Luciano Faccini
 
Cruzar as regiões da sua existência por caminhos que deambulam livres pela música tradicional e pela canção contemporânea passaram de desejo a facto consumado no novo Fronteiriça, álbum de estreia a solo da brasileira Roseane Santos que se passeia pelo Passado ancestral, memória amorosa e por um Presente/Futuro onde respirar de um novo modo se torna exigência vital.

Este romper delicado das linhas invisíveis de tempo e lugar é composto por 10 faixas e conta com a participação de nomes da música, teatro, literatura e dança como Leonarda Glück, Ary Giordani, Bia Figueiredo, André Garcia (violão, guitarra e arranjos-base), Gabriela Bruel (percussão), Daniel D’Alessandro (bateria), Luciano Faccini (clarinete) e Victoria Vilandez (contrabaixo).

Para se encontrar se perdendo, eis Fronteiriça:

Heat é Calor em português
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2020 · 14:39 ·


Os Glockenwise pegaram no seu single “Heat” (2015), juntaram-lhe a madre língua portuguesa e umas pitadas de Rui Reininho, mexeram bem e o resultado é “Calor”, muito calor em português que antecipa o lançamento da edição em vinil de Plástico lá para o fim do ano.

Eis “Calor”:

Tagua Tagua encontra-se sem sair do lugar
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2020 · 15:12 ·


O reencontro do individuo com ele mesmo em tempos depois do fim de uma relação é o mote para “Mesmo Lugar”, tema com influências soul que abre o futuro novo álbum do projecto Tagua Tagua (Felipe Puperi) e vem “substituir” o single “Inteiro Metade”.

Linha do tempo onde confluem as coerências e incoerências de uma vida em constante processo de ressignificação, Inteiro Metade, assim se chama o novo álbum, é a forma da música exaltar que, como refere Puperi, “não tem como passar por isso sem ser inteiro num dia e metade no outro”.

Sem mais delongas, eis “Mesmo Lugar”, tema de abertura de um Inteiro Metade que será editado em breve pela espanhola Costa Futuro (no Brasil sairá pela Natura Musical):

Domingo é quando o Benjamim quiser
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2020 · 14:58 ·


E ele quis que fosse hoje. Assim, hoje, é “Domingo” no mundo de Benjamim e no nosso. Este single que deambula entre a dicotomia derrotismo-optimismo pertence ao alinhamento de Vias de Extinção, disco que o músico português irá editar depois do Verão, e conta com a participação de Isabel Campelo e das suas filhas Margarida e Joana nas vozes que se podem ouvir no final da canção.

Best Youth estão de regresso com Never Belong
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2020 · 14:51 ·


Depois de Cherry Domino e da tournée “Demo Tapes” (concerto/storytelling), a dupla constituída por Catarina Sales e Ed Rocha Gonçalves está de volta com o single “Never Belong”, tema que dá o pontapé de saída na aventura de um novo álbum que deverá chegar no próximo.

A necessidade de fechar portas para que outras se abram e toda a incerteza e ansiedade que todo este processo traz acoplado é o ponto de partida para um single que traz uma sonoridade mais sofisticada e upbeat que dá seguimento à synth-pop disco noir presentes no último álbum.

Eis “Never Belong”:

O Verão no Chiado e Alvalade
· POR Paulo Cecílio · 23 Jul 2020 · 13:56 ·
Susana Santos Silva

As Noites de Verão da Filho Único irão regressar em Agosto e Setembro, dividindo-se entre o Jardim das Esculturas do MNAC e o Jardim das Galerias Municipais. Por ali passarão nomes como Susana Santos Silva, Nuno Rebelo, Banda Fetra, Sereias ou DJ Marfox, entre outros.

Os concertos serão de entrada livre, mediante levantamento prévio de bilhete, e cumprirão as normas de segurança adequadas. Mais informações aqui.
Melorman: para Helius, com amor
· POR Fernando Gonçalves · 22 Jul 2020 · 14:53 ·


Do divino humano para o divino Olimpo vai um LP com destinatário concreto e definido: o Sol. Helius deverá estar contente. Solarenga e “boa onda”, For The Sun é o mais recente trabalho do produtor grego Melorman e faz por capturar, nas suas seis faixas, a paz e harmonia de um pôr-do-sol numa ilha grega através de synths luminosos e atmosferas dreamy.

Electrónica emocional para Helius, com amor:

METZ anunciam novo disco
· POR Paulo Cecílio · 22 Jul 2020 · 13:46 ·
© Norman Wong

Os canadianos METZ irão regressar este ano aos discos. Atlas Vending será o seu quarto álbum de estúdio, e tem data de lançamento marcada para o dia 9 de Outubro, através da Sub Pop.

Atlas Vending conterá dez faixas no total e contou com a produção de Ben Greenberg (Uniform), sendo um disco que, segundo o vocalista Alex Edkins, versa sobre «atirar com uma situação mã para trás das costas». O primeiro single, "A Boat To Drown In", já se encontra disponível para escuta.

Vamos andar de Triciclo?
· POR Paulo Cecílio · 22 Jul 2020 · 13:43 ·
Baleia Baleia Baleia

O ciclo Triciclo está de volta a Barcelos após a paragem forçada, devido à pandemia. Neste fim-de-semana, a Frente Ribeirinha de Barcelos irá acolher espectáculos de Gãrgoola (quinta), Baleia Baleia Baleia (sexta), White Haus (sábado) e Homem Em Catarse (domingo).

Os concertos serão ao ar livre, respeitando todas as medidas de segurança, e a entrada é livre mediante o levantamento dos bilhetes no Theatro Gil Vicente ou no próprio dia, uma hora antes de cada concerto. Mais aqui.
Submarine FM ferve até debaixo de água
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2020 · 13:40 ·


Nasceu nos estaleiros musicais da National School of Music, Villeurbanne (França), entre baquetas de bateria jazz, mas cedo descobriu que o seu caminho se faria na experimentação sonora. Esta é a história resumida do produtor francês Submarine FM que, hoje, ganha um novo capítulo com o lançamento de “Coquillages”, escotilha que revela o mundo do novo álbum Crawl que tem data de edição no dia 20 de Novembro deste ano pela mão da Slabe Note.

Entre dub, minimal e ambiente se faz a vida deste submarino musical francês que, a respeito de “Coquillages”, diz-nos tratar-se de um movimento exploratório que começa com barulhos estranhos na sala das máquinas e a vontade de descobrir o que elas estão a “desenhar”. Neste caso, Submarine FM chegou à conclusão que seria algo próximo do som das conchas a colidirem com a maré.

Para mais informações, por releia  e escute “Coquillages”:

Colaboração entre First Breath After Coma e Banda de Música de Mateus dá corpo a álbum ao vivo
· POR Fernando Gonçalves · 17 Jul 2020 · 14:28 ·


133 pessoas, dois concertos (Leiria e Vila Real) e um disco, o primeiro álbum ao vivo dos leirienses First Breath After Coma. Em Leiria, casa dos FBAC, e em Vila Real, casa da Banda de Música de Mateus, gerou-se um disco que percorre a discografia dos First Breath After Coma “numa releitura épica” e que contou com palco cheo e salas esgotadas.

Eis First Breath After Coma + Banda de Música de Mateus e o seu single “Uneasy”:

Murais partilha Catatua
· POR Fernando Gonçalves · 17 Jul 2020 · 14:26 ·


Não o bicho animal, mas o bicho single. “Catatua” é o novo single de Murais, projecto de Hélio Morais (baterista de Linda Martini) e faz parte do disco de estreia do músico que deverá sair em Setembro e que carrega o nome do projecto.

A crença na busca da “verdade” última e outras considerações filosófico-sociais para ouvir em “Catataua” a partir de agora:

Xinobi e Vaarwell on Fire
· POR Fernando Gonçalves · 17 Jul 2020 · 14:25 ·


Não é caso para menos, 40 graus à sombra e um calor que não dá tréguas vê Xinobi juntar-se, novamente, a Varwell para darem origem a “Fire”, tema suave, em trasnsição para o deep house “assombroso” e “sonhador” que conta ainda com a voz de Margarida Falcão.

Para ouvir, “Fire”:

Disco Doom/Oruã: dois mundos, um EP
· POR Fernando Gonçalves · 17 Jul 2020 · 00:37 ·


Oruã, brasileiros, e Disco Doom, suíços, conheceram-se quando ambas as bandas andavam pelas estradas europeias a abrir concertos de Built To Spill. A conexão foi imediata e o resultado destes dois mundos tão diferentes aparece agora sob a forma de Esmeralda Destiny Analysis (viavDefer Records / Transfusao Noise Records), EP que une Zurique ao Rio de Janeiro pelo amor ao indie e à experimentação.

Num momento em que sociopatas tentam dividir, fiquem com a união dos povos através da música em Esmeralda Destiny Analysis:

gnration vai entrar em ebulição depois do Verão
· POR Fernando Gonçalves · 17 Jul 2020 · 00:36 ·


Depois do forno do Verão acalmar será tempo do gnration entrar em ebulição com uma série de concertos que levarão à Praça do Conde de Agrilongo na cidade dos arcebispos nomes como Legowelt, Sonic Boom ou Ralf Baecker.

As hostilidades musicais no gnartion serão declaradas abertas no gnration no dia 19 de Setembro com o concerto de Sonic Boom (7 euros) e continuam a 26 do mesmo mês com João Pais Filipe + Burnt Friedman (7 euros). Para Outubro, a agenda assinala o ciclo Trabalho da Casa com as bandas La Resistance e The Nancy Spungen X (5 euros) no dia 2, segue com os Indigo Quintet (jazz encontra a música de câmara e Jacques Taty; 7 euros) e fecha com o produtor holandês Legowelt (9 euros) que musicará, em tempo real, o filme “Nosferatu: Phantom der Nacht” do realizador Werner Herzog.

Para além dos concertos, o gnration irá receber exposições do aclamado artista alemão Ralf Baecker, do fotógrafo uruguaio Federico Estol e do colectivo germânico Transforma. Do cardápio constam ainda a apresentação do novo documentário de Sofia Saldanha intitulado ”A Trovoada” e a primeira edição de “De que falamos quando de racismo” que contará com uma conversa com a cantora moçambicana Selma Uamusse e a exibição do filme “Sans Soleil” do realizador Chris Marker.

A$AP Rocky & Hot Chip e companhia lda confirmados no SBSR 2021
· POR Fernando Gonçalves · 16 Jul 2020 · 15:20 ·


A$ap Rocky, Hot Chip, Wire, Son Lux, Ganso e Pedro de Tróia são as mais recentes confirmações para a 26ª edição do Super Bock Super Rock quwe terá lugar entre os dias 15 e 17 de Julho de 2021 na Herdade do Cabeço da Flauta, Meco, Sesimbra.

Este sexteto junta-se aos já anunciados Brockhampton, Foals, Local Natives, Boy Pablo, GoldLink, Kali Uchis, Slow J e Jungle (Dj set). O preço dos bilhetes varia entre os 55 euros (diários) e os 130 euros (passe geral).

O melhor dos mundos possíveis no CCB até Setembro
· POR Fernando Gonçalves · 16 Jul 2020 · 15:18 ·


Leibniz deu conteúdo à expressão na sua obra “Monadologia” e Voltaire caricaturou-a em “Cândido” através do filósofo, extremamente optimista, Pangloss, mas é o Centro Cultural de Belém (CCB) que a concretiza em algo palpável, entre 15 de Julho e 12 de Setembro, com o programa “O Melhor dos Mundos Possíveis”.

Encontro de artes e expressões, este ciclo conta com uma extensa programação musical que se iniciou ontem com o concerto dos Fogo Fogo e correrá livre nos próximos meses com as actuações de nomes como Filipe Sambado, Keep Razors Sharp, André Rosinha Trio, Quem és tu, Laura Santos?, Sensible Soccers, Cais do Sodré Funk Connection e Tito Paris.

Os concertos decorrerão na Praça CCB, especialmente concebida para a ocasião, com lotação para 380 pessoas. Os bilhetes variam entre a borla e os 5 euros.



Programação musical completa “O Melhor dos Mundos Possíveis”:

15 de Julho - Concerto de Abertura: Fogo Fogo
21:00, 5€

18 de Julho - Filipe Sambado
21:00, 5 €

19 de Julho- Drumming - Steve Reich
Orquestra de Câmara Portuguesa
Pedro Carneiro direção musical e percussão
19:00, 5€

25 de Julho - Keep Razors Sharp
21:00, 5€

26 de Julho - Do Barroco ao Fado
Os Músicos do Tejo
Marcos Magalhães e Marta Araújo direção
Ana Quintans voz
Ricardo Ribeiro voz
Miguel Amaral guitarra portuguesa
Marco Oliveira voz e viola de fado
19:00, 5€

1 de Agosto -  Jogo de Damas
21:00, 5€

2 de Agosto - Sete Lágrimas convidam Ana Moura, Carolina Deslandes e Tainá
19:00, 5€

8 de Agosto - André Rosinha Trio
21:00, 5€

9 de Agosto DJ set - Quem és tu, Laura Santos?
18:00 / Jardim das Oliveiras / Entrada Livre

15 de Agosto- Sensible Soccers
21:00, 5€

16 de Agosto - Música para os Reais Fogos de Artifício
Ensemble Palhetas Duplas
Francisco Sequeira direção musical
19:00, 5€

22 de Agosto - Voice’n’Combo
21:00, 5€

23 de Agosto DJ set  - DJ CUT!S
18:00 / Jardim das Oliveiras / Entrada Livre

29 de Agosto - Cais Sodré Funk Connection
21:00, 5€

30 de Agosto - DJ set Cláudia Duarte
18:00 / Jardim das Olliveiras / Entrada Livre

5 e 6 de Setembro - Orquestra Metropolitana de Lisboa
Pedro Amaral direção musical
Così fan tutte (versão de concerto)
21:00 (dia 5) E 19H00 (dia 6), 5€

12 de Setembro - Concerto de Encerramento: Tito Paris
21:00, 5€
Mira Quebec, nada será apagado
· POR · 15 Jul 2020 · 15:49 ·


Nada. Terceiro trabalho de originais em 6 meses, Nothing will be erased é o novo disco de Mira Quebec, projeto de
electrónica de Zé Pedro Caldas (Parguaii), e apresenta-se como um contínuo “vai-vem” de estados de espírito envolto num corpo granítico que guarda dentro de si melodias luminosas que se desatam no final.

Eis Nothing will be erased:

Rua Direita regressa em ano torto com a bênção de S. Pedro
· POR Fernando Gonçalves · 15 Jul 2020 · 15:47 ·


Depois de se darem a conhecer em 2017 com o single “Mariana” a que fizeram suceder o primeiro e homónimo disco de estreia, os leirienses Rua Direita estão de regresso aos originais com os temas “Matiné” e “Bem Me Quer”.
Os dois temas, translúcidos e intensos dizem-nos, contaram com a produção de S. Pedro e soam assim:

“Matiné”:



“Bem Me Quer”:

Neptunea: uma infinita espiral psicodélica
· POR Fernando Gonçalves · 15 Jul 2020 · 15:44 ·
© Elisa Moreira Oieno
A rotina e a repetição exacerbadas pelo confinamento ganham canção na psicodélica “Infinita Espiral”, single instrumental da autoria do paulista Neptunea (Rafael Bulleto) que tenta mostrar a partir da sequência de loops o padrão cíclico da vida.

Como prova repetida até que a lição seja aprendida, “Infinito Espiral” segue num crescendo de intensidade e complexidade até a um clímax final recheado de sons e cores.

Para ouvir agora:

Vai acontecer Semibreve (mas não da mesma forma)
· POR Paulo Cecílio · 15 Jul 2020 · 13:20 ·
Jim O'Rourke

A pandemia fodeu-nos a vida, yada yada yada. O Semibreve não quis, no entanto, ficar parado. A 24 e 25 de Outubro, a edição deste ano do festival bracarense irá decorrer nos mundos virtual e físico, com apresentações exclusivas de artistas como Jim O'Rourke, Ana da Silva, Beatriz Ferreyra ou Tyondai Braxton, entre outros.

Estas apresentações, em formato instalação, poderão ser vistas no Mosteiro de Tibães (por um número restrito de pessoas) ou em casa. Estão também confirmados debates com o grande David Toop, Jessica Ekomane, Nkisi ou Mike Harding e concertos - sem povo - de Laurel Halo ou Klara Lewis. O acesso físico ao espaço custa 4€ e quem não quiser esperar 2021 e pretender a devolução dos passes para este ano poderá fazê-lo. Mais aqui.
Mono de regresso a Portugal
· POR Paulo Cecílio · 15 Jul 2020 · 13:13 ·


Se 2020 foi com o badagaio, sonhemos com 2021. Os Mono têm presença (quase, agora nunca se sabe) confirmada em Portugal em Março do próximo ano, para dois concertos que servirão de apresentação a Nowhere Now Here, álbum que editaram o ano passado.

Os japoneses pisarão o palco do Hard Club a 29 de Março, seguindo-se o do Lisboa Ao Vivo, a 30. A acompanhá-los estará A.A. Williams. Os bilhetes serão colocados à venda em breve.

Napalm Death de regresso aos discos
· POR Paulo Cecílio · 09 Jul 2020 · 22:24 ·
© Gobinder Jhitta

Os veteranos Napalm Death irão regressar este ano aos discos. Throes Of Joy In The Jaws Of Defeatism é ao mesmo tempo um título demasiado comprido para uma banda de grindcore e o 16º álbum de estúdio da banda britânica, sucessor de Apex Predator - Easy Meat, de 2015.

O LP, produzido por Russ Russell, sairá a 18 de Setembro, com o primeiro single a surgir já este mês, a 24. Ao todo, serão doze os temas a fazer parte de Throes Of Joy In The Jaws Of Defeatism. É aguardar para partir tudo.
Red Hot Chili Peppers e Angel Olsen no NOS Alive 2021
· POR Fernando Gonçalves · 08 Jul 2020 · 15:30 ·


Depois de um 2020 para o galheiro, a organização do NOS Alive virou-se para 2021 e, a uma série de nomes que transitam da edição que deveria ter lugar este ano, acaba de juntar as novidades Red Hot Chili Peppers, Angel Olsen e Moses Sumney.

Para além de Red Hot Chili Peppers, Angle Olsen e Moses Somney, o NOS Alive 2021 que se realizará entre os dias 7 e 10 de Julho vai contar com Alt-J, Two Door Cinema Club, Caribou, Parcels, Black Pumas, Fontaines D.C., Nothing But Thieves, Hobo Johnson and The Lovemakers, Alec Benjamin, Seasick Steve, Da Weasel e Sea Girls.

Os bilhetes para 2021 já se encontram à venda e, caso tenha comprado acessos para a edição deste ano, que não se realizou, os mesmos serão válidos para o NOS Alive 2021. No entanto, tem de os trocar nos locais habituais, mediante lotação disponível.

Faneca especial para um ano especial
· POR Fernando Gonçalves · 08 Jul 2020 · 15:10 ·


O festival Rádio Faneca regressa este fim-de-semana a Ílhavo. A oitava edição do evento realiza-se entre 10 e 12 de Julho e decorrerá em moldes especiais dada a situação pandémica que assola o mundo. Ao contrário dos anos anteriores, o Rádio Faneca acontece este ano na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo (CCI) onde se construiu um recinto com quatro palcos (Amália, Rádio, auditório e Jogos do Hélder) que irá albergar, entre outros, Dead Combo, Clã, Maria Reis, Old Mountain e himalion. Ao contrário das outras iniciativas incorporadas no cartaz do festival, estes cinco concertos requerem a aquisição de bilhete (2 euros).

As lotações serão limitadas, os acessos condicionados e o espaço delimitado por um jardim.

Programa completo da 8ª edição do Festival Rádio Faneca aqui.

É turva, mas vê claro
· POR Fernando Gonçalves · 06 Jul 2020 · 00:17 ·


O foco principal assenta na publicação de música experimental, mas não deixa de lado a produção de filme experimental, instalações sonoras e outras publicações/projectos audiovisuais. Falamos da turva, nova editora audiovisual engendrada pro Alexandre Alagôa e Luís Neto que acaba de se dá a conhecer com o lançamento de TRV001, compilação que junta os músicos Neto, ciplinarian, funcionário, Z, Lorr No, Alagoa, AG.R97 e Martiska e abre a porta editorial da turva.

Eis TRV001 para ouvir, na íntegra, a partir de agora:

A America profetizada por Sufjan Stevens cumpre-se
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2020 · 00:31 ·


Há disco novo de Sufjan Stevens para breve e single de apresentação para hoje. “America” é a primeira amostra conhecida de The Ascension (25 de Setembro), foi gravada originalmente durante as sessões de Carrie & Lowell (2015), mas a sua “alma” acabou por não encaixar no corpo desse álbum.

Presciente, como a categoriza Stevens, “America” acaba por afirmar a sua força profética num país em ruína, social e económica, liderado por um pirómano narcisista. Eis a “America” de hoje:
Jonsí quebra jejum de 10 anos com Shiver
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 16:08 ·


Depois de em Abril último, Jonsí já nos ter alertado de que algo estaria a caminho com o lançamento do single “Exhale”, o frontmen dos Sigur Rós anunciou que o jejum de discos a solo que já ia numa década vai chegar ao fim no dia 2 de Outubro com a edição de Shiver.

O sucessor de Go (2010) será composto por 11 faixas e contará com as participações de Robyn no tema “Salt Licorice” e Liz Fraser dos Cocteau Twins em “Cannibal”. Deste Shiver onde Jonsí sonda as profundezas da experiência humana e a nossa conexão com o mundo natural sai agora o single “Swill” com que vos deixamos por ora:

Animal Collective foram desencantar novo EP ao baú
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:50 ·


Os Animal Collective foram ao baú durante a quarentena e de lá retiram algumas improvisações esquecidas que, devidamente coladas e remixadas, dão hoje origem ao EP Bridge To Quiet.

Processo catártico e prazeroso, Bridge To Quiet, segundo a banda de Baltimore, é o princípio de um caminho que levará à concretização de um novo projecto.

Agon Branza: Glitter Guns, um tiro na apatia
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:36 ·


Homem dos sete ofícios, nos quais se incluem os de cantautor e compositor, Gonçalo Abrantes abre as portas ao seu moniker chamber-pop Agon Branza com o single “Glitter Guns”. Tema de estreia do novo projecto, “Glitter Guns” mergulha, segundo Agon, “no tema desconfortável da auto-consciencialização” desafiando o “perigoso conforto da apatia” com sintetizadores, piano e voz carregados esperança.

“Glitter Guns é um diálogo interno sobre como a apatia pode tomar conta de nós quando encarados com preconceito e discriminação, e quando a mudança parece longe de ser concretizável. No final, tudo se resume a responsabilidade e a um ensurdecedor sentimento de culpa, centrado na vontade de mudar e de se ser melhor”, completa Agon.

Espécie de rapsódia, “Glitter Guns” fará parte de um futuro EP e soa assim:

Moullinex apresenta Swim
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:30 ·


Depois de nos ter dado “Luz”, Moullinex regressa com mais um tema gravado e produzido durante a quarentena. O single dá pelo nome de “Swim” e continua numa senda mais melancólica, já presente no anterior single, com as batidas e as bases electrónicas dos sintetizadores carregam a voz suave e nostálgica de GPU Panic.

Este e outros temas estarão com Moullinex no Teatro São Luiz em Lisboa no próximo dia 17 de Julho num concerto inserido no ciclo “Takeover #1” do Musicbox.

Norton emanam Heavy Light
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:30 ·
© Arlindo Camacho
Os albicastrenses Norton voltam hoje aos discos com Heavy Light. Quinto disco de originais da banda, Heavy Light é um repositório muito pessoal dos receios e frustrações, mas também da esperança resiliente, da luz e do amor que moram no fundo de cada um dos quatro “Norton”.

Para ouvir, integralmente, Heavy Light:

Madrepaz têm as costas quentes
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:24 ·


A Panoramix (2017) e Bonanza (2018), os lisboetas fazem suceder “Costas Quentes”, single que marca não só uma viragem na sonoridade da banda, como vê os Madrepaz comprometerem-se com o activismo social, a ironia e a frugalidade.

“Vamo-nos salvando uns aos outros e, assim, sobrevivendo com mais ligeireza. Os amigos ajudam-nos a resistir, a engordar e a criar legados, nações e culturas. No bom e no mau, Portugal é feito de amigos e ter as costas quentes sabe sempre bem”, explicam os Madrepaz.

Sem mais delongas, eis “Costas Quentes”:

Magik Markers abandonam o confinamento
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2020 · 10:56 ·
© Elisa Ambrogio

Lembram-se dos Magik Markers? Ya, eu também não. Mas os Magik Markers querem que nos lembremos deles e, vai daí, editaram um EP novo intitulado Isolated From Exterior Time: 2020, porque aquilo de que mais precisamos neste momento é de discos sobre isolamento.

O EP, cuja press release menciona influências tão distintas como os King Crimson e os Ash Ra Temple, já se encontra disponível para streaming e tem edição da Drag City. Para ouvir aqui:

Tó Trips em surdina
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2020 · 10:49 ·
© Raquel Castro

Foi divulgado o tema de avanço para Surdina, novo trabalho de Tó Trips que é também a banda-sonora do filme com o mesmo nome de Rodrigo Areias: "Tango Surdina".

O disco será editado a 10 de Julho via Revolve, e será apresentado em formato cine-concerto por várias salas do país. A saber: Cinema Trindade, Porto (sessão dupla, 9 de Julho), Centro Cultural Vila Flor, Guimarães (10 de Julho), NOS Amoreiras, Lisboa (15 de Julho) e Festival dos Canais, Aveiro (16 de Julho).

When it's cold and when it's dark
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2020 · 10:44 ·
© Márcio Matos

A Príncipe, que tem tido um ano bastante preenchido, acaba de adicionar mais um lançamento ao seu catálogo. Verão Dark Hope é uma compilação que reúne os vários talentos da editora, num total de 32 temas, obtidos a partir de «um reino de material fresco e de arquivo em constante expansão».

Todas as receitas obtidas com a venda do disco e dos packs de edição limitada (com t-shirts) serão distribuídos em parcelas iguais por todos os intervenientes - entre os quais se encontram nomes como DJ Lycox, Lilocox, DJ Marfox, Nídia ou Niagara. 

Que Jazz é Este? volta a tomar conta de Viseu
· POR Fernando Gonçalves · 02 Jul 2020 · 23:50 ·


A proposta jazz terá a pertinência das edições anteriores, mas tudo o resto será ligeiramente diferente, a começar pelas medidas de segurança. A edição de 2020 do viseense “Que Jazz é Este?” foi redesenhada para se adaptar às exigências decorrentes da pandemia e vai decorre em cinco dias não consecutivos, sempre à quarta-feira: 22 de Julho, 12 e 26 de Agosto, 9 e 30 de Setembro.

Vários palcos (com especial enfoque para as ruas de Viseu), programas dedicados à história do jazz, formações, oficinas e um programa especial intitulado “Jazz ao Domicilio” que levará os concertos até várias instituições (hospitais, lares, etc) são o núcleo de um festival por onde irão passar, entre outros, Carlos Bica + André Santos + João Mortágua, Krake (Pedro Oliveira), Whosputo, Troll’s Toy, João Guimarães Grupo e o trio Mário Laginha.
Todas as actividades estão sujeitas a reserva de lugar. Os concertos são gratuitos e as oficinas têm um custo simbólico de 2€.


Programa completo “Que Jazz é Este?” 2020:

22 de Julho

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Paulo Lopes [Rádio Jornal do Centro]
10h30 - 11h15 > Casa do Miradouro > OFICINA Tatabitato - especial Que Jazz É Este? Ana Bento e Bruno Pinto
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 1] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Hospital S. Teotónio/ Unidade Psiquiaria > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Inês Henriques e Pedro Moreira Dias [Vodafone]
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO We travel the Spaceways José Miguel [Jazz ao Centro]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > MIGUEL RODRIGUES /EMPA
21h30 - 22h30 > Adro da Sé > CARLOS BICA /ANDRÉ SANTOS /JOÃO MORTÁGUA

12 de Agosto

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO Até Jazz Amadeu Araújo [RCI]
10h30 - 11h30 > Casa do Miradouro > OFICINA Que Ritmo É Este? António Serginho
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 2] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Confraria Lar de St. António > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio> RADIO ROSSIO a anunciar
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO Kiss my jazz Pedro Oliveira [Jazz ao Largo]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > WHOSPUTO
21h30 - 22h30 > Parque Aquilino Ribeiro > TROLLS TOY

26 de Agosto

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO O Grito e o Cochicho Catarina Machado [Estação Diária]
10h30 - 11h30 > Casa do Miradouro >  OFICINA Produção Áudio Gustavo Dinis
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 3] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Internato Víctor Fontes > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio > RADIO ROSSIO a anunciar
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Tozé Novais [Festiva. Jazz e Blues de Seia]
19h00 - 20h00 > Carmo81 > KRAKE
21h30 - 22h30 > Parque Aquilino Ribeiro > JOÃO GUIMARÃES GRUPO

9 de Setembro

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO Banda Sonora Cristóvão Cunha  [Rádio Jornal do Centro]
10h30 - 11h30 > Casa do Miradouro > OFICINA Circle Singing Luísa Vieira
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 1] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Internato St. Teresinha > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio> RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Rui Miguel Abreu [Antena 3]
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Victor Afonso [Festival de Jazz da Guarda]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > UHAI
21h30 - 22h30 > Parque Aquilino Ribeiro > COLECTIVO GIRA SOL AZUL

30 de Setembro

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO a anunciar
10h30 - 11h30 > Casa do Miradouro > OFICINA Orquestra de Brinquedos Ana Bento e Bruno Pinto
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 2] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Lar do Viso Norte > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio > RADIO ROSSIO a anunciar
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Rui Teixeira [Portajazz]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > concerto de apresentação do 12º. Workshop de Jazz de Viseu
21h30 - 22h30 > Parque Aquilino Ribeiro > MARIO LAGINHA TRIO

Outras Oficinas/Formações:

13 a 17 de Julho

10h00 - 13h00 > Oficina de Dixieland orientada por Leonardo Outeiro
17 DE Agosto a 9 de Setembro > Residência Artística Colectivo Gira Sol Azul
10, 16, 23, 24 e 30 de Setembro
18h00 - 22h00 > 12º. Workshop de Jazz de Viseu

Percursos Jazz na Rua:

Percurso 1: Rossio, R. Formosa, entrada principal do Mercado Municipal, Av. António José Almeida, R. Major Leopoldo da Silva, R. 21 de Agosto, R. Alberto Sampaio.
Percurso 2: Rossio, R. Formosa, R. do Comércio, Praça D. Duarte, Adro da Sé, Largo Pintor Gata, R. Nunes de Carvalho, Jardim das Mães.
Percurso 3: Rossio, R. Formosa, R. Direita, Largo do Soldado Desconhecido, R. Capitão Silva Pereira, R. Alexandre Lobo, R. da Vitória.
O canto de Sarah Davachi
· POR Paulo Cecílio · 02 Jul 2020 · 19:02 ·


Sarah Davachi anunciou o lançamento de um novo álbum, Cantus, Descent. A data de edição está marcada para o dia 18 de Setembro, via Late Music.

Juntamente com o anúncio, a artista canadiana partilhou uma explicação das origens do seu novo trabalho: «Enquanto trabalhava neste disco, passei muito tempo a pensar sobre impermanência e finais, o que me levou a mudar a minha compreensão de vanitas e memento mori», escreveu.

«Estes conceitos surgem, de forma alegórica, pelo pensamento clássico e budista, entre muitas outras fontes. Mas foram expressados de forma mais obsessiva durante o Renascimento, em naturezas mortas e miniaturas que contrastavam a passagem e a quietude do tempo. A minha interpretação é completamente secular, mais suave, e mais benigna, mas permanece a consciência do sentimento de um momento».

"Stations II", primeiro exemplo deste novo disco, já se encontra disponível para escuta. Aqui:

O alquimista Slowburner produz Nebula
· POR Fernando Gonçalves · 02 Jul 2020 · 14:19 ·


Longe de olhares indiscretos, no segredo, não de deuses, mas naquele que só a ele diz respeito, o compositor Slowburner (Élvio Rodrigues para efeitos fiscais) entregou-se à experimentação. Misto de Fausto e alquimista, fez correr as camadas de efeitos sonoros sobre um plasma melódico do qual acabou por resultar “Nebula”, single que hoje conhece a luz do sol estival.

À atenção de Christopher Nolan, eis “Nebula”:

Paredes de Coura tem mais encanto na hora do regresso
· POR Fernando Gonçalves · 01 Jul 2020 · 15:58 ·


2020 tem pandemia e não tem Paredes de Coura, mas para 2021 espera-se que os papéis se invertam. Hoje, o primeiro passo foi dado com o anúncio dos dias e primeiras confirmações para a 28ª edição do Vodafone Paredes de Coura.

Assim, entre 18 e 21 de Agosto de 2021, o anfiteatro na natural da praia fluvial do Taboão vai receber Pixies, IDLES, BadBadNotGood, Jarvis Cocker, Tommy Cash, Princess Nokia, Slowthai, Alex G, Beabadoobee, Woods, Squid, Floating Points (live), Mall Grab, Haai e Viagra Boys.

Em matéria de bilhetes, os passes gerais estarão disponíveis a partir de amanhã (2 de Julho) por 110 euros. Todos os bilhetes adquiridos para a edição que deveria tomar lugar este ano são válidos para a edição de 2021 bastando, para isso, efetuar a troca no ponto de venda onde o bilhete foi adquirido originalmente. A troca está garantida até 31 de Março de 2021.

VOA voa em direção a 2021
· POR Fernando Gonçalves · 01 Jul 2020 · 15:56 ·


Depois do reles trocadilho utilizado no título desta notícia, vamos ao que está na sua génese. O VOA –Heavy Rock Festival acaba de anunciar as novas datas em que se há-de cozer a edição de 2021 e duas confirmações/reconfirmações.

Assim, em 2021, o VOA vai realizar-se nos dias 16 e 17 de Junho no Estádio Nacional em Oeiras com e contará com a presença confirmada de System of a Down (dia 16) e Bring Me The Horizon (dia 17).

Em relação a bilhetes, os passes gerais e bilhetes diários adquiridos para a edição deste ano são automaticamente válidos para as novas datas. No caso particular dos bilhetes diários, os ingressos de dia 2 de Julho de 2020 passam a ser válidos para o dia 16 de Junho de 2021 e os ingressos de dia 3 de Julho de 2020 transitam para o dia 17 de Junho de 2021.

A Certain Ratio: "Don't you know we're loco?"
· POR Paulo Cecílio · 01 Jul 2020 · 11:03 ·
© Paul Husband

Os históricos A Certain Ratio irão regressar aos discos em 2020, após 12 anos de interregno. A banda britânica editará ACR Loco no dia 25 de Setembro.

O disco é precedido pelo single "Always In Love" e começou a ser pensado após o trabalho que os A Certain Ratio realizaram em 2018, aquando da edição de ACR:Box, uma box set que reuniu material antigo e algumas versões modernas desse mesmo material. ACR Loco já se encontra disponível para pré-encomenda, via Mute.

Washed Out regressa aos discos
· POR Paulo Cecílio · 01 Jul 2020 · 10:57 ·


Ernest Greene (Washed Out) anunciou esta semana o lançamento de um novo álbum, o primeiro desde Mister Mellow, de 2017. Intitulado Purple Noon, o LP conterá ao todo 10 faixas e terá o selo da reputadíssima Sub Pop, não existindo já um Carles que no-lo recomende (saudades!).
 
A precedê-lo está "Time To Walk Away", single e vídeo realizado por Riley Blakeway, que se inspirou numa antiga curta sua. Purple Noon já se encontra disponível para pré-encomenda através da loja da Sub Pop.

 
Washed Out regressa aos discos
· POR Paulo Cecílio · 01 Jul 2020 · 10:40 ·


Ernest Greene (Washed Out) anunciou esta semana o lançamento de um novo álbum, o primeiro desde Mister Mellow, de 2017. Intitulado Purple Noon, o LP conterá ao todo 10 faixas e terá o selo da reputadíssima Sub Pop, não existindo já um Carles que no-lo recomende (saudades!).
 
A precedê-lo está "Time To Walk Away", single e vídeo realizado por Riley Blakeway, que se inspirou numa antiga curta sua. Purple Noon já se encontra disponível para pré-encomenda através da loja da Sub Pop.

 
Lucrecia Dalt como o ar
· POR Paulo Cecílio · 01 Jul 2020 · 10:32 ·


Lucrecia Dalt anunciou o lançamento de um novo álbum, No Era Sólida. Este disco será o sucessor de Anticlines, de 2018, e será editado a 11 de setembro pela RVNG Intl.

O primeiro single, "Disuelta", já se encontra disponível para escuta:

ARQUIVO

Parceiros