Setembro 2012
Pegasvs em disco e ao vivo em Portugal
· POR André Gomes · 29 Set 2012 · 23:57 ·


Chegam-nos as notícias que a 15 de Outubro será lançada a estreia dos espanhóis Pegasvs, duo que edita pela CANADA, a editora/produtora responsável pelo vídeo "Bombay" de El Guincho. Mais novidades: a banda de Sergio Pérez e Luciana della Villa tem datas marcadas para Coimbra a 18 (Aqui Base Tango) e a 19 de Outubro para o Porto (Passos Manuel). Vão habituando os ouvidos com o vídeo de "El final de la noche", um dos temas do disco de estreia de Pegasvs.

Brasileiro SILVA lança disco de estreia
· POR André Gomes · 29 Set 2012 · 16:57 ·


Depois do EP de estreia, que gerou um certo burburinho na comunidade, errr, indie, o brasileiro SILVA prepara-se para editar o seu disco de estreia, intitulado Claridão. No dia 9 de Outubro o disco chega às prateleiras do iTunes e é exactamente por lá que poderão comprar o disco. A nossa curiosidade levou-nos a falar com SILVA de novo para perceber o que vem aí com o lançamento de Claridão. E o brasileiro disse-nos: "Comecei a compor para o meu primeiro disco em janeiro, logo depois da virada do ano. Já tinha as minhas primeiras apresentações marcadas, como o Sónar São Paulo, por conta da repercussão do EP, mas me concentrei mesmo nas novas músicas. Das 12 faixas que fazem parte do disco, 07 delas eu selecionei das composições que fiz de janeiro para cá. Gastei tempo para que soassem bem, mesmo que tivessem sido gravadas em casa e depois enviei as tracks para o Jeremy Park (Youth Lagoon), que cuidou da mixagem. Gastamos muitas semanas a trocar milhares de e-mails e a discutir aspecto por aspecto de cada música até chegarmos a um resultado que agradasse tanto a mim quanto a ele. Só depois disso é que resolvi buscar um título para o disco. "Claridão" dá nome à faixa título do álbum e é um neologismo bastante utilizado pelo poeta amazonense Thiago de Mello. Essa palavra me chamou atenção pela beleza e por descrever bem o humor e o ambiente que as músicas evocam". Enquanto não chega o disco, a música de SILVA vale sempre uma visita.

Mandrax Icon hoje no BODYSPACE AU LAIT de Setembro
· POR André Gomes · 29 Set 2012 · 16:11 ·


MANDRAX ICON
29 DE SETEMBRO, SÁBADO
19H
 
Café au Lait, Porto
Entrada livre
 
Márcio da Cunha é Mandrax Icon e Mandrax Icon é um veículo de escrita de canções algures entre a folk e os blues e inspiradas por nomes tão díspares como John Fahey, The Tallest Man on Earth e Tyranossaurus Rex. O seu disco de estreia, Mary Climbed the Ladder for the Sun, editado em 2012 com selo da Nostril Records, é terreno fértil onde se encontram canções quase-pop e delírios melancólicos de quem ouviu todos os discos folk certos durante a juventude. Para além de mostrar o seu talento enquanto escritor de canções, o disco de estreia de Mandrax Icon confirma ainda Márcio da Cunha como guitarrista notável, herdeiro do fingerpicking de Leo Kottke e outros mestres do género. Num BODYSPACE AU LAIT de sábado à tarde de finais de Setembro, a folk de Mandrax Icon vai ser o melhor aperitivo possível para o Outono que lentamente se vai impondo a 2012.
Obrigado Dum Dum Girls por tão belas recordações.
· POR Nuno Leal · 28 Set 2012 · 17:50 ·


"Lord Knows" é o single orelhudo do novo disco das Dum Dum Girls. Elas se calhar pensam que o título lhe assenta que nem uma luva. Mas perdoem-me, Dumb Dumb Girls. Não é só o Senhor que sabe como surgiu a melodia deste single. Ou então, OK, só o Senhor sabe como pode haver tanta coincidência. As canções pop perfeitas são assim. São espíritos que renascem noutras décadas mais tarde, quando a obscuridade lhes acrescentar a qualidade de golpe perfeito. Quando já não forem as melodias que estão mais à mão, podendo soar a originalidade virginal, intocável. Mas biliões de canções e Internet depois, isso já não é tarefa fácil neste "music business". Quem um dia ouviu a primeira banda de Nick Cave, os Boys Next Door, ou os seminais Tommy James & The Shondells, sabe, nem que seja a tomar as cápsulas do elefante que dão na TV, que aquele conjunto de notas musicais dispostas assim-assado na pauta já por cá andam há muitos anos. E que reciclar bem recicladinho dá outras nota$. Ou então foi mesmo coincidência. Só "Lord Knows".

A inesquecível melodia original:



A excelente reciclagem da original:



A não tão boa reciclagem da reciclagem da original:

sEMIcOLCHEIAS à bORLA
· POR Paulo Cecílio · 28 Set 2012 · 17:49 ·


O grupo de jazz apunkalhado/psicadélico/noise/enfim, tudo o que venha à rede teve um ano em cheio: andou por Espanha, França, Itália, Montenegro, Holanda, Alemanha, República Checa, entre muitos outros países por essa Europa fora, numa tour que serviu para apresentar 4, que é, como o nome indica, o seu quarto disco de originais, disco esse que já havia sido disponibilizado para audição no Bandcamp da banda e que se encontra agora igualmente disponível para download gratuito, possivelmente inspirado pela mais recente decisão do Ministério Público. Basta clicar aqui. Entretanto, saibam igualmente que as dUAS sEMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS estarão igualmente na estação de metro do Cais do Sodré, a dia 10 de outubro, para um concerto gratuito que está inserido no festival Música a Metro.
Até a Barraca vai abanar...
· POR Nuno Catarino · 28 Set 2012 · 17:48 ·
Cellos

...com três concertos, no próximo sábado, dia 29. A terceira edição do ciclo "Até a Barraca'Bana" volta a levar uma série de projectos da cena improvisada/jazz/experimental ao bar do Teatro A Barraca, em Lisboa. A partir das 23h actuam o duo Cellos (Miguel Mira e Ulrich Mitzlaff, dois violoncelos, claro!), o quarteto Rui Nogueiro/Gabriel Ferrandini/Filipe Felizardo/Pedro Sousa (deliciosa barbárie sonora, obviamente) e ainda um quarteto constituído por Marco Franco (bateria), Hernâni Faustino (contrabaixo), Rodrigo Pinheiro (piano) e Luís Vicente (trompete), para navegar nas águas do jazz mais aberto. A entrada fica por uns módicos 5€.
Emmy Curl lança novo EP em Novembro
· POR André Gomes · 28 Set 2012 · 14:46 ·


Emmy Curl, que é como quem diz Catarina Miranda, prepara-se para lançar um novo EP em Novembro. Ainda não é conhecida a data exacta do lançamento mas fomos falar com a própria para ser melhor o que aí vem com este novo trabalho. Catarina Miranda disse-nos: "este novo EP tende a focar-se visualmente na região de trás-os-montes, as fotografias terão enormes montanhas atrás de mim. Quanto à sonoridade tem elementos novos em comparação ao anterior ep "Birds Among the Lines", as baterias não são mais acústicas e existem sintetizadores a dar cor à sonoridade de cada música. Terá uma proximidade ao quase extinto som trip-hop, numa onda mais descontraída mas também muito séria".
 
Catarina Miranda ainda quis dizer mais acerca das colaborações neste novo registo: "as pessoas que participaram neste disco são muito talentosas, temos o André Tentugal (We Trust) em algumas guitarras, João André (contrabaixista de We Trust, Mónica Ferraz, etc) no baixo,  captação e mistura do som e o Eurico Amorim (Ornatos Violeta, etc) nos sintetizadores e teclados". E depois suspirou: "espero que este EP seja bem vindo e que surpreenda as pessoas que conhecem o meu trabalho".

Cartaz do Amplifest encerrado
· POR Paulo Cecílio · 27 Set 2012 · 14:13 ·
 
Eis então a última surpresa que a promotora portuense nos reservou para o seu festival: os Oxbow de Eugene Robinson, em formato duo, são o nome maior de um pack de final da hora que inclui igualmente os Process Of Guilt, os Black Bombaim e RA + Löbo, estando ainda programada uma listening party do próximo álbum dos Neurosis, Honor Found In Decay, e três documentários sobre os Fugazi, os Isis e William Farley, respectivamente. Os bilhetes, para quem não foi a tempo do desconto, estão a 60€, sendo que o concerto dos Barn Owl no Passos Manuel há muito que se encontra esgotado. Mas há muita boa coisa para testemunhar ainda. E um fim-de-semana no Porto vale sempre a pena.
DJ Shadow lança compilação
· POR Alexandra João Martins · 27 Set 2012 · 10:05 ·
 
Reconstructed: The Best of DJ Shadow é o título da compilação do produtor norte-americano que foi lançada no passado dia 24 de Setembro e que colecta diversos temas compostos pelo músico ao longo dos 20 anos de carreira: desde os primórdios ao último álbum, The Less You Know, The Better. Para regozijo dos fãs contém ainda duas faixas nunca antes editadas, incluindo “Listen”, que conta com a participação de Terry Reid. Reconstructed: The Best of DJ Shadow já se encontra disponível para venda online em CD, vinyl e formato digital.

Tim Maia para todos os gostos
· POR André Gomes · 27 Set 2012 · 09:57 ·


Vai haver muito Tim Maia nos próximos dias. Aquele que é considerado o pai da da aterragem da soul na música brasileira faria 70 anos amanhã e por isso há celebração no 49 da ZDB, em Lisboa. Começa às 11h, acaba às 03 e nos pratos estarão Mário Lopes, Vítor Junqueira e Xavier de Almeida. Mas a celebração não fica por aqui:  no próximo dia 8 de Outubro é editado em Portugal, via Luaka Bop, a compilação Nobody Can Live Forever: The Existential Soul of Tim Maia, em CD e LP. Celebremos.

Toquem esses hits, LCD
· POR André Gomes · 26 Set 2012 · 16:47 ·


Acaba de nos chegar à redacção (risos) a notícia que Shut up and play the hits, o filme que documenta final dos LCD Soundsystem, terá antestreia no Lux, em Lisboa. A promessa é a de transformar a sala lisboeta numa sala de cinema, ao projectar o filme nos 3 pisos do Lux. Acontece tudo no dia 25 de Outubro. Podem ver aqui em baixo o trailer da coisa.

Octa Push estreiam video
· POR Rafael Santos · 26 Set 2012 · 15:29 ·


Volvidos alguns meses fechados em estúdio a produzir e a reformular o modelo dos espectáculos ao vivo, eis que os manos Dizzycutter e Mushug quebram o silêncio e apresentam finalmente material novo; não só de música falamos, desta vez temos um video a acompanhar o groove - o primeiro entre vários que apresentarão entre 2012 e 2013, prometem eles. A primeira novidade chama-se "Mambowrp" e o odor a África não se perdeu nem no equipamento nem no tempo. Música e video bem fresquinhos que na certa serão uma das atracções no espectáculo que os Octa Push apresentarão nesta quinta-feira no Lounge, em Lisboa, pelas 23:30.

Jazz.pt: acaba o papel, arranca a web
· POR André Gomes · 26 Set 2012 · 15:09 ·


Más notícias para quem gosta de ler sobre jazz. Ao longo dos últimos sete anos, a jazz.pt enviou para as bancas 43 edições bimestrais mas os tempos conturbados acabam de ditar uma suspensão da revista por tempo indeterminado. Mas nem tudo são más notícias: apesar da interrupção da edição em papel, está já planeado o arranque em versão web logo no início de 2013.

Numa nota de imprensa, a Direcção do JACC endereça "o mais sincero agradecimento a todos os que contribuíram, directa ou indirectamente, para que, ano após ano, continuasse a existir uma publicação totalmente dedicada ao jazz e à música improvisada escrita em Português".
Teengirl Fantasy no Porto
· POR Paulo Cecílio · 26 Set 2012 · 14:47 ·


O duo composto por Logan Takahashi e Nick Weiss estará no Porto a 25 de outubro para um concerto no Plano B, onde apresentarão o seu segundo disco, Tracer, editado pela True Panther Sounds, e onde se podem encontrar colaborações com grandes como Laurel Halo, Panda Bear e Romanthony. O mote será, obrigatoriamente, dançar: podem desde já ir testando os moves com "Motif", malha que lançaram igualmente este ano e que abre muito do apetite para o que aí virá.

Guimarães Jazz chega à 21ª edição
· POR Nuno Catarino · 26 Set 2012 · 00:42 ·

Herbie Hancock


Numa altura em que a cidade de Guimarães é Capital Europeia da Cultura, o seu festival de jazz - um dos maiores a nível nacional - chega à 21ª edição. O Centro Cultural Vila Flor será o palco de mais uma série luxuosa de concertos, que arrancam no dia 8 de Novembro. Por Guimarães irão passar este ano Herbie Hancock (solo), Bill Frisell, Big Band e Ensemble de Cordas da ESMAE sob direcção de Jacam Manricks, Dave Douglas & Joe Lovano Quintet, Lucian Ban, Jacam Manricks Band, Projeto TOAP/Guimarães Jazz 2012 (Orquestra Jazz de Matosinhos com música de João Paulo Esteves da Silva), The Jazz Passengers (de regresso, após um hiato de doze anos) e Randy Brecker com a WDR Big Band Cologne. Os bilhetes estão à venda, podendo ser comprados no Centro Cultural Vila Flor,nas lojas Fnac, nas entidades aderentes da Bilheteira Online e no site http://www.ccvf.pt.
As Mãos da Glória de Andrew Bird
· POR Alexandra João Martins · 26 Set 2012 · 00:36 ·


A 30 de Outubro, Andrew Bird lança Hands Of Glory, um companheiro coevo para Break It Yourself, que conta com oito faixas. A canção de abertura dá pelo nome de “Three White Horses” e já se encontra disponível para audição. De ritmo simples e melodia fácil de memorizar, a composição é claramente crescente com o clímax a dar-se quase no final. O indie e o pop vão-se apoderando do songwriter norte-americano sem pedir licença.
O músico Andrew Bird vai estar em Lisboa, no próximo dia 10 de Novembro, para actuar na Aula Magna. Os bilhetes custam entre 28€ e 40€ e já estão à venda.

A escola de Jello Biafra dá uma aula em Portugal
· POR Hugo Rocha Pereira · 25 Set 2012 · 17:52 ·


O carismático e sempre subversivo Jello Biafra (frontman dos lendários Dead Kennedys) regressa a Portugal, acompanhado pela sua Guantanamo School of Medicine. O concerto serve para apresentar o mais recente trabalho da banda, Enhanced Methods of Questioning, e algumas músicas do disco que deverão lançar ainda este ano, White People and the Damage Done, mas também se poderão recordar hinos punk de DK como “Holiday In Cambodja”. A data, 13 de Outubro, e o local, Cine-Teatro de Corroios, numa produção da Xuxa Jurássica que conta ainda com as actuações de Gazua e Dalai Lume. Os bilhetes custam € 20,00.

Vodafone Mexefest Lisboa anuncia primeiros nomes
· POR André Gomes · 25 Set 2012 · 11:36 ·


Django Django, Escort, Michael Kiwanuka, The 2 Bears e os portugueses Gala Drop são os primeiros nomes confirmados para o Vodafone Mexefest, que acontece nos dias 7 e 8 de Dezembro em várias salas espalhadas pela cidade de Lisboa. Ainda não existem muitos mais detalhes sobre o festival, mas o passe para o mesmo continuará a custar 40 euros. Os bilhetes já estão à venda.

SeixalJazz regressa no final de Outubro
· POR Nuno Catarino · 25 Set 2012 · 02:09 ·

Martin Küchen (Angles) © Ziga Koritnik


O SeixalJazz irá decorrer entre os dias 24 a 27 de Outubro, apresentando quatro concertos no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. No dia 24 actua o Jazzafari Unit, que apresenta o disco de estreia; ao lado do cantor Jazzafari estarão Ricardo Toscano (saxofone), Diogo Duque (trompete), Vítor Zamora (piano), Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria). No dia seguinte, 25, actua o Ray Anderson/Marty Ehrlich Quartet - o trombonista Anderson e o palhetista Ehrlich contam com o apoio da secção rítmica constituída por Brad Jones (contrabaixo) e Matt Wilson (bateria). No dia 26 actua mais um projecto nacional, a Tora Tora Big Band, que combina improvisação do jazz com cores e ritmos atravessados de world music. O festival encerra no dia 27, com os suecos Angles, que acabam de editar um novo álbum, By Way of Deception, pela Clean Feed.
Ainda a D´Bandada Optimus
· POR André Gomes · 24 Set 2012 · 18:31 ·
Novo de Scott Walker a caminho
· POR Paulo Cecílio · 24 Set 2012 · 17:27 ·


Já havia sido anunciado há uns meses que Scott Walker estaria a preparar um novo registo, mas agora sabe-se algo mais: a 3 de dezembro a 4AD editará Bish Bosch, o 14º disco a solo da sua carreira, que contará com nove faixas onde se poderão ouvir sons de «facas de mato e dedos a estalar», avança a Wire. Durante o dia de hoje será igualmente lançado um website a explicar tudo isto.
Sonny & The Sunsets, hoje e amanhã
· POR Paulo Cecílio · 24 Set 2012 · 17:21 ·


Os norte-americanos vêm até Lisboa (Lounge) e Coimbra (Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto) para apresentar o seu mais recente disco, Longtime Companion, que já valeu algumas comparações com grandes como os Wilco. Hoje pelas 22h30 o espaço do Cais do Sodré acolhe-os para um concerto gratuito e onde se poderão ouvir, se tudo correr bem, bonitas canções como esta. Amanhã, em Coimbra, o espectáculo começa às 21h45 com bilhete a 5€. Poderão ouvir o disco, em stream, aqui.
Bodyspace celebra 10º aniversário com lançamento de novo site
· POR André Gomes · 21 Set 2012 · 23:34 ·


Foram dez anos de muita música. Mas o que mais importa são os próximos dez anos. Este ano decidimos celebrar o nosso 10º aniversário em grande. Fomos ao Serralves em Festa pelo segundo ano consecutivo, andamos em Guimarães a filmar videotecas no âmbito da Capital Europeia da Cultura, fomos ao FEST programar documentários de música (foram cinco no total), continuamos com os concertos da série BODYSPACE AU LAIT (que já levou centenas de pessoas ao Café au Lait, no Porto), avançamos com a nossa colaboração no Canal 180 com muitos discos e videotecas, fomos ao Milhões de Festa filmar videotecas pela cidade de Barcelos, fomos ao Passos Manuel para um mini-festival de dois dias, preparamo-nos para lançar uma compilação na Optimus Discos, fomos à Trem Azul dar festa com Pega Monstro e a estreia do ensemble A Torre, fomos ao Maus Hábitos com Walter Benjamin e NACO, convidamos 11 nomes da crítica musical para residências mensais no Bodyspace, convidamos 11 fotógrafos para que tirassem 11 artistas fora do palco, lançamos os primeiros guias musicais de cidades (num total de 11) fomos ao Cerveira Creative Camp para uma série de quatro concerto em parceria com o Canal 180, fomos convidados para programar uma das salas da D´Bandada Optimus no dia 15 de Setembro, fomos convidados para programar cinco concertos na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, entre outras coisas. Ufa. Agora há uma nova cara para o Bodyspace, um novo site. E estamos preparados para – pelo menos – mais dez anos.
De volta à Avenida
· POR Nuno Catarino · 20 Set 2012 · 19:58 ·

Hernâni Faustino

No próximo sábado, dia 22 de Setembro, o número 211 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, volta a acolher uma série de concertos. Pelo 211 da Avenida vai passar um verdadeiro "who´s who" da cena improvisada portuguesa (e não só): Christian Wolfhart (percussão), David Maranha (órgão), Gabriel Ferrandini (bateria), Helena Espvall (violoncelo), Hernâni Faustino (contrabaixo), Manuel Mota (guitarra eléctrica), Riccardo Dillon Wanke (teclados) e Rodrigo Amado (saxofone). O arranque dos concertos está marcado para as 21h00.
Joana Guerra, ao vivo x2
· POR Nuno Catarino · 20 Set 2012 · 19:54 ·

© Estelle Valente

Enquanto não chega disco de estreia, Joana Guerra apresenta-se ao vivo em duas ocasiões em Lisboa. Amanhã, sexta-feira pelas 21h30, Joana leva as suas belíssimas canções de voz e violoncelo à Flausina Lx (Calçada Salvador Correia de Sá 18, entrada livre), no âmbito do evento "Dobra" - no dia seguinte irá lá tocar o duo "improv" S for Seward. No sábado, pelas 23h, a cantora e compositora apresenta-se no evento "Depois de Amanhã", no Clube Ferroviário (também com entrada livre) - o programa deste evento inclui ainda várias conversas e concertos de Francisca Cortesão & Mariana Ricardo e Mau Sangue.
O 18º aniversário da ZDB é um luxo
· POR Nuno Catarino · 20 Set 2012 · 19:54 ·

© Vera Marmelo

Vem aí festa, a Galeria Zé dos Bois celebra a chegada à idade adulta. O 18º aniversário será celebrado durante todo o mês de Outubro, com uma série de concertos e eventos de fazer inveja. Musicalmente, a celebração arranca no dia 4 com o regresso de Thurston Moore, que desta vez se apresenta para uma sessão "improv", ao lado dos grandes Gabriel Ferrandini (bateria) e Pedro Sousa (saxofone barítono); na mesma noite actuam ainda os explosivos Sunflare. A festa continua no dia 15, com o free jazz cheio de labaredas de Peter Brötzmann (atenção ao disco fresquinho Snakelust); à ZDB Brötzmann traz o trio "Full Blast": Marino Pliakas no baixo eléctrico, Michel Wertmuller na bateria. No dia 21 o aquário acolhe os já históricos Negativland que, escapando do noise, vêm apresentar A Booper Symphony. Seguem-se no dia 25, os californianos Barn Owl, que regressam após uma actuação épica há dois anos na Rua da Barroca. A celebração encerra, no dia 30, com a o hip-hop de LE1f, um dos destaques de 2012 ao lado de gente como Zebra Katz e Mykki Blanco. O programa de festas engloba ainda artes performativas, cinema e exposições - estejam atentos às novidades ZDB.
Negativland confirmados no Future Places
· POR André Gomes · 20 Set 2012 · 19:50 ·


Os experimentalistas norte-americanos Negativland regressam a Portugal – onde estiveram em 2008 para dois concertos – no âmbito do festival Future Places, Festival de Media Digitais e Cultura Locais, que acontece no Porto entre os dias 17 e 20 de Outubro. Os Negativland são conhecidos pelo seu activismo em redor dos direitos de autor, e pelas suas colagens sonoras, já para não falar no famoso caso relacionado com os U2 (escrevam “Negativland U2 incident” no youtube e já podem ver). Ainda não existem detalhes de pormenor acerca do regresso dos norte-americanos a território nacional.
Norberto Lobo mostra tema do novo disco
· POR André Gomes · 20 Set 2012 · 11:51 ·


Já é possível ouvir os primeiros acordes e os primeiros sons do próximo disco – o quarto - do guitarrista Norberto Lobo, Mel Azul (que belo título), a ser lançado ainda no decorrer deste 2012 conturbado, lá para os lados do Outono. O tema chama-se “Valsa da Greve Geral” e parece trazer mensagem anexada própria para estes dias. É ouvir e adivinhar o resto que está para chegar.

Sintoma Records: nasceu uma editora
· POR Nuno Catarino · 19 Set 2012 · 22:32 ·

Desidério Lázaro


Acaba de nascer uma nova editora portuguesa de jazz. A Sintoma Records, criada pelos músicos Desidério Lázaro e João Firmino, surgiu "como resposta à necessidade dos artistas verem os seus trabalhos editados sem intermediários". Para os fundadores, o objectivo desta editora é "incentivar a auto-suficiência artística e promocional dos músicos num processo sem intermediários e ligando sem obstáculos a música ao público". A primeira edição da Sintoma será o segundo álbum do saxofonista Desidério Lázaro, Samsara, que vai estar disponível a partir do dia 22 de Setembro (download gratuito).
Maria Mendes, uma nova voz no jazz nacional
· POR Nuno Catarino · 19 Set 2012 · 22:32 ·

© Joel Bessa


Chama-se Maria Mendes, é portuguesa, mora na Holanda e é uma nova cantora de jazz. Maria acaba de lançar o seu disco de estreia, Along the Road (edição da americana DotTime Records), que promete chamar a atenção para a sua voz, trabalhando suavemente entre a reinvenção de standards e a bossa nova. No final de Setembro a cantora apresenta-se ao vivo em Portugal, em dois concertos em Lisboa e no Porto: no dia 27 de Setembro, às 22h, actua no Teatro A Barraca, em Lisboa; no dia 29 apresenta-se no Teatro Rivoli, no Porto, às 19h e às 22h.
Trem Azul apresenta Vicente/Hess Quartet
· POR Nuno Catarino · 19 Set 2012 · 22:31 ·

Luís Vicente


Na próxima quinta-feira, dia 20, a Trem Azul apresenta ao vivo o quarteto Vicente/Hess. Este quarteto reúne o trompete de Luís Vicente (com disco novo, Outeiro, quase a sair pela JACC Records), Reiner Hess (sax alto), André Rosinha (contrabaixo) e Vasco Furtado (bateria). O grupo promete um jazz que atravessa géneros (do bop à improvisação livre), mas promete sobretudo muita energia. O concerto tem início marcado para as 21h30 e a entrada vale 5€.
Jameson Urban Routes com cartaz fechado
· POR Paulo Cecílio · 19 Set 2012 · 22:26 ·


A sexta edição do festival que tem trazido muitos e bons nomes à capital, mais concretamente ao Musicbox, tem em Twin Shadow uma das suas figuras de maior (até porque este concerto já está esgotado), mas para além do Dominicano há ainda Kode9, Planningtorock, Six Organs Of Admittance, Whomadewho e Gala Drop, entre outros nomes que constituem o cartaz deste ano. Aqui deixamos todas as informações necessárias, sendo que a entrada vale sempre 10€, excepto no dia 18, quando é grátis.

18/10 (22h)
- Anarchicks
- Willy Moon
- Mirror People & Ruitrintaeum

19/10 (22h30)
- Lapalux
- Planningtorock
- Jacques Renault
- Rui Murka

20/10 (22h30)
- Moullinex feat. The Discotexas Band
- Whomadewho
- Rebeka
- Xinobi

26/10 (22h30)
- Gala Drop
- Six Organs Of Admittance
- Kode9
- Marfox

27/10 (22h30)
- Sensible Soccers
- Twin Shadow
- Ifan Dafydd
- Jorge Caiado
Latino Y Tropical no Music Box
· POR Alexandra João Martins · 19 Set 2012 · 22:02 ·


Cumbia. Sabem o que é? É música tradicional colombiana. E é a atração principal da próxima noite de sábado, dia 22, no Music Box, em Lisboa. As festivas noites mensais que dão pelo nome Latino Y Tropical chegam assim à sua quarta edição. A finalidade é “acabar com o cliché de que festas latinas estão destinadas à salsa e a aulas de dança”, divulgando o que de mais valioso se produziu a nível musical no eixo Panamá-Peru-Colômbia.

A noite começa ao toque das doze badaladas com a actuação dos Combo Nuevo Los Malditos, banda criada para a ocasião, que reúne músicos de projectos como Cool Hipnoise, Orelha Negra e Cacique 97. Daí em diante, e até às 7h, os El Trio Pinchadiscos, ou seja, El Mecanico del Amor, Leo Guzman e La Flama Blanca, assumem o controlo da cabine, não se desviando nunca dos ritmos quentes da América-Latina. Os bilhetes transatlânticos valem 8€ e incluem uma senha de consumo. Não se esqueçam das maracas em casa.

peixe : avião, Dear Telephone e a fusão acústica
· POR André Gomes · 19 Set 2012 · 11:43 ·


A editora bracarense PAD avisa que no próximo sábado os peixe : avião e os Dear Telephone juntam-se para um concerto colaborativo especial, integrado no ciclo Fusão Acústica, promovido pela RUM - Rádio Universitária do Minho e pela Braga 2012: Capital Europeia da Juventude. O concerto é no Salão Medieval da Reitoria da UM, em Braga, começa pelas 22 horas e é de entrada gratuita. Não há desculpas para não aparecer.

Out.Fest desvenda programação incendiária
· POR Nuno Catarino · 18 Set 2012 · 13:57 ·

Jean-Luc Guionnet (The Fish)


Outubro está a chegar e o Out.Fest está quase aí. O Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro decorre entre os dias 10 e 13 de Outubro e, mais uma vez, apresenta um cartaz de luxo. O festival vai levar vários concertos a diferentes espaços da cidade, passando pelo Be Jazz Café, Teatro Municipal do Barreiro e Convento da Madre de Deus da Verderena, entre outros locais. O Out.Fest arranca no dia 10 de Outubro com a actuação do RED Trio no Be Jazz, trio improvisador luso que recentemente editou o seu segundo disco, Stem, na companhia do trompetista "extraordinaire" Nate Wooley. No dia 11 o Teatro Municipal do Barreiro acolhe as actuações de Steve Gunn e Helena Espvall. No dia seguinte, sexta-feira 12, o Convento da Madre de Deus da Verderena acolhe três actuações: Kevin Drummm, Helm e Yong Yong. O Out.Fest encerra no dia 13, sábado, com uma programação que arranca logo pela manhãzinha: Recolhas Sonoras Pedagógicas na Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada (10h); Concerto para Olhos Vendados, por Luís Antero, na Igreja da Nª Srª da Graça de Palhais (17h30); Man Forever (com a colaboração de Nick Nicotine, Cláudio Fernandes, Rui Nogueiro e Júlio Morais) e solo de Rodrigo Amado na Escola de Jazz do Barreiro (22h). O festival encerra com a actuação do trio The Fish no Be Jazz Café, a partir da meia noite de sábado. O grupo de Jean-Luc Guionnet (saxofone alto), Benjamin Duboc (contrabaixo) e Edward Perraud (bateria) apresentará no Barreiro o seu free jazz incendiário, bem documentado no seu recente álbum Moon Fish (edição Clean Feed).
Meg Baird, sexta-feira na ZdB
· POR Paulo Cecílio · 18 Set 2012 · 01:27 ·


Em 2002, juntamente com Greg Weeks, fundou os Espers, um dos nomes maiores daquilo que se considera a nova folk. Em 2012, mais concretamente já nesta sexta-feira, apresentar-se-à a solo na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, para um concerto que deverá, dizemos nós, incidir sobre o seu mais recente disco: Seasons On Earth, editado o ano passado pela Drag City. Meg Baird virá à capital acompanhada pelo "nosso" Mandrax Icon, sendo que o espectáculo começa às 23h e o bilhete custa 8€. Oportunidade única para ouvir esta voz ao vivo:

Novas malhas de John Talabot
· POR Paulo Cecílio · 18 Set 2012 · 01:25 ·


O Catalão, que se estreou este ano com ƒIN, álbum que tem rodado bastante nas nossas aparelhagens e PCs desde que foi lançado, irá andar em tour pela Europa fora com os não menos óptimos The xx, mas nós por cá só o poderemos ver a ele, no Misty Fest, tendo assim a oportunidade de lhe comprar o 7´´ que editou de propósito para esta série de concertos. Ou então ouvir já as duas malhas que nele se encontram: "Mai Mes" e "Tragedial", dois outtakes do supracitado disco, e colocados no Youtube pelo próprio. Deixamo-las aqui para vosso contentamento:



O espírito Misty regressa em Novembro
· POR Hugo Rocha Pereira · 18 Set 2012 · 01:21 ·


O mesmo espírito, novas paisagens, apregoa a Uguru, promotora que organiza o Misty Fest. Antes baptizado de Sintra Misty, este festival promete marcar o Outono ao apresentar uma vasta programação musical entre Lisboa (do Cinema São Jorge ao Centro Cultural de Belém, passando pelo Lux), o Porto (Casa da Música) e Sintra (Centro Cultural Olga Cadaval) durante os dias 1 e 19 de Novembro. Os nomes que compõem o cartaz são de diversos géneros, com destaque para nomes como Cowboy Junkies, Allen Halloween, A Naifa, Peter Hook & the Light, Supernada, John Talabot, Os Poetas ou B Fachada. Para conhecer o programa em detalhe basta passar pelo site do Misty Fest.


Meio Metro de Pedra na internet, Música em Pó a caminho
· POR André Gomes · 18 Set 2012 · 01:16 ·


Depois de 8 meses na estrada e mais de 40 localidades percorridas, o documentário sobre o rock ´n´ roll português de Eduardo Morais, Meio Metro de Pedra, está agora disponível no site oficial. Também a partir de agora começa uma campanha de crowdfunding (angariação de fundos online) para o novo documentário de Eduardo Morais, Música em Pó, a realizar em 2013 sobre dez coleccionadores de vinil. A campanha decorrerá aqui durante três meses.

Porque queríamos saber mais acerca deste projecto, fomos falar com Eduardo Morais, que nos disse muito acerca do pouco que ainda tem em mãos: “Música em Pó é um documentário sobre dez coleccionadores de vinil, focando-se na relação que os mesmos têm com os seus discos. A campanha de angariação de fundos vai para ficar on durante três meses. Durante esses três meses, vou tentar atingir o mísero patamar de 900 euros para comprar material e me pagar as deslocações que vou ter na rodagem. A rodagem começará em 2013,e vai ser realizado e produzido e totalmente captado por mim. Este filme abordará a música pelo seu formato, pelos reflexos das suas capas, e pelas viagens dos próprios discos até ao seu proprietário final. Já tendo os participantes confirmados, desvendo já três e deixo os outros para serem relevados pelo caminho: Rui Miguel Abreu (BLITZ); João Carlos Callixto (RTP); Beatbombers (campeões mundiais de scratch)”.

Mais: “numa altura em que o vinil é o único formato musical físico que aumenta anualmente a quantidade de vendas, a minha ideia é mesmo fortalecer no espectador uma empatia pelo formato do vinil através das histórias que estes monstros musicais têm para contar”. Cá esperamos.

Mandrax Icon despede-se do Verão no próximo BODYSPACE AU LAIT
· POR André Gomes · 18 Set 2012 · 01:14 ·


MANDRAX ICON
29 DE SETEMBRO, SÁBADO
19H

Café au Lait, Porto
Entrada livre


Márcio da Cunha é Mandrax Icon e Mandrax Icon é um veículo de escrita de canções algures entre a folk e os blues e inspiradas por nomes tão díspares como John Fahey, The Tallest Man on Earth e Tyranossaurus Rex. O seu disco de estreia, Mary Climbed the Ladder for the Sun, editado em 2012 com selo da Nostril Records, é terreno fértil onde se encontram canções quase-pop e delírios melancólicos de quem ouviu todos os discos folk certos durante a juventude. Para além de mostrar o seu talento enquanto escritor de canções, o disco de estreia de Mandrax Icon confirma ainda Márcio da Cunha como guitarrista notável, herdeiro do fingerpicking de Leo Kottke e outros mestres do género. Num BODYSPACE AU LAIT de sábado à tarde de finais de Setembro, a folk de Mandrax Icon vai ser o melhor aperitivo possível para o Outono que lentamente se vai impondo a 2012.
JP Simões lança novo disco em 2013
· POR André Gomes · 16 Set 2012 · 22:12 ·


Depois de 1970 em 2007, o disco ao vivo Boato em 2009 e a colaboração com Afonso Pais em Onde Mora o Mundo em 2011, JP Simões prepara-se para editar um novo disco em 2013. Ainda não existem muitos detalhes acerca desta próxima edição mas o músico deverá entrar em estúdio nos próximos tempos. Para saber mais acerca do que aí vem, fomos falar com JP Simões que nos explicou os antecedentes deste novo disco: "foi um ano bastante fecundo em canções. Resolvi levar o máximo de temas novos para o concerto do CCB por ocasião da Carta Branca que tive o prazer de receber. Depois tinha, para estrear com 20 dias de diferença, o musical que o Teatro Municipal São Luiz teve a amabilidade de me encomendar, o que deu mais um cacho de uvas musicais. Assim sendo, fiquei com bastante material para começar a idealizar um disco que, se tudo correr como o previsto, deverá ser lançado no início de 2013". Enquanto não chega o novo disco, podem sempre recordar o número 41 da Videoteca Bodyspace.

Mata-Ratos no Cellos Rock
· POR Alexandra João Martins · 14 Set 2012 · 16:55 ·


Mais um para Barcelos. De nome Cellos Rock já conta com alguns anos de existência na mítica barragem de Areias de S. Vicente. Este ano, o cenário é outro, e bastante diferente – Central de Camionagem, no centro da cidade. Hoje sobem ao palco os lisboetas Mata-Ratos, que dispensam apresentações, os esperados Clockwork Boys que destilam rock n´ roll em refrões memoráveis, e ainda o punk de Porto e Barcelos com Eskzofrénicos e Repressão Caótica, respectivamente. O DJ Ed vai fechar a noite com discos desde do ska ao soul.

Amanhã a noite será encabeçada pelo Rockuduro dos Throes + The Shine, antecedidos pelos The Glockenwise que regressam assim mais uma vez à cidade que os viu nascer, desta feita antes de partirem em tour europeia. Do Barreiro chegam os garageiros The Act-Ups que se seguirão a mais um diamante em bruto de Barcelos, Killimanjaro. A festa termina com a companhia do Dj Nunchuck, ou seja, Eduardo Morais, realizador do documentário Meio Metro de Pedra. O Cellos Rock decorre dias 14 e 15 de Setembro na Central de Camionagem em Barcelos. A entrada geral vale 5€ e o bilhete diário, 3€.

Sábado. Na Igreja.
· POR Nuno Catarino · 14 Set 2012 · 16:54 ·


No próximo sábado, 15 de Setembro a St. Georges Church, igreja situada para os lados da Estrela (Rua de São Jorge, nº 6), em Lisboa, acolhe três concertos ao fim da tarde. A partir das 21h30 apresentam-se ao vivo o quarteto David Maranha/João Silva/Manuel Mota/Riccardo Wanke, o duo David Maranha/Helena Espvall e o trio João Castro Pinto/João Silva/Nuno Morão. A entrada vale 5 euros.
Minta & The Brook Trout leva Olympia ao Conservatório
· POR Nuno Catarino · 14 Set 2012 · 16:52 ·


Na próxima quinta, dia 20, será lançado o novo disco de Minta & The Brook Trout. Olympia é o título deste novo trabalho do projecto liderado por Francisca Cortesão, que será apresentado ao vivo no Salão Nobre do Conservatório Nacional, no Bairro Alto. Este concerto vai contar com a participação dos convidados Afonso Cabral e Salvador Martins (You Can´t Win Charlie Brown) e Madalena Palmeirim (Nome Comum). A entrada simples vale 7€; a entrada + CD fica por 10€. As primeiras amostras de Olympia podem ser picadas ali:

DJ Ride retoma a curadoria no MusicBox com LV
· POR Hugo Rocha Pereira · 14 Set 2012 · 16:50 ·


Após o interregno estival, regressa a mensalidade Rock It! ao clube lisboeta. E para (re)começar, já hoje, dia 14, o Cais do Sodré receberá o dubstep étnico de Sebenza, novo disco dos produtores londrinos LV, que foram buscar inspiração aos ritmos kwaito, soca e funky, bem como à parceria com MCs sul-africanos. Se Routes (o antecessor de Sebenza) integrou muitas listas de “Melhor do Ano 2010” de publicações dedicadas ao clubbing, este recente trabalho (para facilitar trocadilhos parvos, “sebenza” significa “trabalho” em zulu) já foi considerado o disco de música electrónica mais alegre de 2012 e dele já se disse saber a futuro, pelo NME e pela Pitchfork, respectivamente. Por isso, já sabem, se precisam de injectar uma overdose de alegria nas vossas vidas, numa altura em que o futuro (pelo menos a curto-prazo) tem um sabor amargo, vão até ao MusicBox a partir da uma da manhã desta sexta-feira. A entrada custa 8€, que mesmo não sendo dedutíveis em sede de IRS dão direito a duas senhas de consumo.

The Parkinsons oferecem novo single
· POR Paulo Cecílio · 14 Set 2012 · 16:48 ·


Back To Life marca o regresso da banda conimbricense aos discos, sete anos após Down With The Old World, o seu último registo antes de terem cessado actividades e posteriormente regressado. Após uma série de concertos em 2011 e 2012 os Parkinsons voltaram ao estúdio e disponibilizam agora, para download gratuito, "Good Reality", o primeiro single a ser retirado do novo registo. A banda irá igualmente andar a dar concertos um pouco por toda a parte, nas datas que aqui se deixam:

14 Setembro - The Prince Albert (Brighton, RU)
15 Setembro - The Boston Arms (Londres, RU)
21 Setembro - Bar Estudantina (Viseu)
22 Setembro - Ritz Clube (Lisboa)
5 Outubro - Mercado Negro (Aveiro)
6 Outubro - Bar Bafo de Baco (Loulé)
19 Outubro - States Club (Coimbra)
20 Outubro - Beat Club (Leiria)
26 Outubro - Dragão Caixa (Porto)
27 Outubro - Casa Amarela (Guimarães)
Ermo lançam EP em Outubro
· POR Paulo Cecílio · 14 Set 2012 · 16:47 ·


O duo formado pelos bracarenses António Costa e Bernardo Barbosa prepara-se para lançar o seu EP de estreia, com o selo da Futomaki A&R, já no próximo mês. O primeiro single intitula-se "Montalegre" e pode ser ouvido/sacado no Bandcamp da banda, sendo que o que aí vem tem o melhor dos selos de qualidade: um prefácio escrito por Adolfo Luxúria Canibal. É picar.
Vem aí DVD novo dos Led Zeppelin
· POR André Gomes · 14 Set 2012 · 16:20 ·


Chama-se “Celebration Day”, tem o mesmo nome daquela terceira faixa de Led Zeppelin que é do caralho, e é o título do DVD que os Led Zeppelin lançam a 19 de Novembro com o concerto de reunião na O2 Arena em Dezembro de 2007, pela memória de Ahmet Ertegun, o fundador da Atlantic Records. O alinhamento também é do caralho e sempre vai dar para matar saudades e suprimir a dor de não ter lá estado: “Good Times Bad Times”, “Ramble On”, “Black Dog”, “In My Time Of Dying”, “For Your Life”, “Trampled Under Foot”, “Nobody´s Fault But Mine”, “No Quarter”, “Since I´ve Been Loving You”, “Dazed And Confused”, “Stairway To Heaven”, “The Song Remains The Same”, “Misty Mountain Hop”, “Kashmir”, “Whole Lotta Love” e “Rock And Roll”. Este aqui em baixo é o trailer, digam “olá” ao trailer.

Bat For Lashes mostra nova canção
· POR André Gomes · 14 Set 2012 · 16:15 ·


Depois de mostrar quase tudo numa capa ousada, a bela Natasha Khan acaba de mostrar uma nova canção depois do single “Laura”. Chama-se “Marilyn” e é de uma beleza entusiasmante. A comprovar quando sair o novo disco de Bat for Lashes, The Haunted Man, com data de lançamento agendada para meados de Outubro. Por enquanto ouçam “Marilyn” e fiquem a sonhar com um futuro melhor.

Compilação 10 anos Bodyspace na Optimus Discos: o alinhamento
· POR André Gomes · 13 Set 2012 · 17:12 ·


A compilação que celebra os dez anos do Bodyspace, que será lançada ainda em 2012 com selo da Optimus Discos (e com a bênção de Henrique Amaro), já tem um alinhamento fechado. Aos dez anos de vida desta casa, decidimos convidar dez artistas para medirem forças com outros dez artistas, provocando casamentos musicais com o objectivo de estimular novos caminhos criativos e estilísticos. Por que nos honram, aproveitamos para recordar as palavras de Henrique Amaro acerca da compilação aquando quando anunciamos a mesma há uns meses atrás: "os 10 Anos do Bodyspace exigem mais do que um bolo e um sopro colectivo de parabéns. Com a mesma precisão editorial que marca este sítio diariamente, será produzido um disco que fixe o momento. Pouco sei sobre o que lhes vai na cabeça e quem irá gravar o quê, mas estou à vontade para afirmar um dos lugares comuns mais repetido na história da música popular - vai ser um grande disco!". Agora está tudo nas mãos dos nomes que figuram no seguinte alinhamento:

The Astroboy & Old Jerusalem
Black Bombaim & Rodrigo Amado
Sensible Soccers & blac koyote
DJ Ride & Capicua
Tiago Sousa & Tó Trips
Memória de Peixe & Octa Push
Osso Vaidoso & Ghuna X
Photonz & Robert Foster
RA & Jibóia
Stereoboy & Emmy Curl
Micro Audio Waves com novo disco
· POR Paulo Cecílio · 12 Set 2012 · 16:11 ·


Ainda sem título, este será o quinto disco da banda, sucedendo a Zoetrope, de 2009. A apresentação está marcada para o dia 28 de Setembro, no Musicbox, em Lisboa, e o single de avanço deste novo trabalho, intitulado "Donna Samurai", pode ser ouvido no Soundcloud. Este concerto está integrado na rubrica Musicbox Heineken Series, sendo que os MAW serão acompanhados por DJ sets de Cpt. Luvlace, Oliver $ e Voxels. A entrada custa 10€.
Nicolas Jaar convida Mulatu Astatke para noite Green Ray
· POR Gustavo Sampaio · 12 Set 2012 · 16:06 ·


Destaque para mais uma noite Green Ray, no Lux, na próxima sexta-feira, 14 de Setembro, desta feita com curadoria de Nicolas Jaar, de regresso ao Cais da Pedra a Santa Apolónia. As escolhas de Jaar oscilam entre o previsível (concerto de Gisela João, comprovando a admiração que o músico e produtor nova-iorquino nutre pelo fado, após ter partilhado o palco com Carminho aquando da primeira passagem pelo Lux), o imprevisível (Pachanga Boys, duo constituído por Axel "Superpitcher" Schaufler e Mauricio Rebolledo, produtor mexicano descoberto por Matias Aguayo) e o extraordinário (a lenda viva do jazz etíope, Mulatu Astatke). Ao que se acrescem o concerto do próprio Jaar e os DJ-sets de Panda Bear, Dave Harrington, Acid Pauli e Rui Vargas. Oferta mais do que suficiente para acudir ao clube lisboeta, numa noite que promete muitas e boas surpresas.

Vinho tinto e rock n´ roll
· POR Paulo Cecílio · 11 Set 2012 · 22:21 ·


As Cartaxo Sessions são apenas mais um exemplo de como há vida para além da capital e da invicta. Este ano, como em 2011, a cidade ribatejana volta a acolher vários concertos de deixar água na boca e coração nas mãos, incluindo cinco estreias absolutas. A começar pela dos britânicos The Telescopes, banda de culto que, no final dos anos 80 e princípio dos 90, ajudou a pavimentar a estrada percorrida pelo shoegaze, destacando-se sobretudo o seu segundo álbum, homónimo, editado pela Creation Records, em 1992. Regressados dez anos depois e tendo encontrado novo público junto de gente como os Portishead, que os convidaram para fazer parte do cartaz por si curado do ATP em 2011, e de discípulos da fritaria como os Black Angels, os Telescopes apresentar-se-ão no Centro Cultural do Cartaxo a 21 deste mês, na companhia do guitarrista Nuno Branco (Les Baton Rouge), que fará a primeira parte com o seu novo projecto a solo, James Jacket. A 4 de Outubro, os Islandeses Dead Skeletons e os Black Leather subirão ao mesmo palco, os primeiros surfando a onda do psicadelismo - contando com Will Carruthers, ex-baixista dos Spacemen 3 no período Playing With Fire, nas suas fileiras - e os segundos emulando (mas não plagiando) o rock n´ roll como ditado pelos Velvets. A 26 do mesmo mês o Cartaxo receberá a vinda dos Franceses Underground Railroad e dos Italianos Piatcions, para uma noite também ela barulhenta: a organização recomenda tampões, nós dizemos que isso é para meninos. Mas nunca fiando. Em Novembro, mais precisamente a 23, dá-se o regresso dos shoegazers Ringo Deathstarr, que por este mesmo palco passaram em 2011, e tal como então apresentarão novo disco. Mauve sairá em Setembro pela Club AC30 e promete seguir a mesma linha de qualidade encontrada em Colour Trip, disco com que se estrearam o ano passado, se bem que quem está atento já os conhecia do EP homónimo de 2007. Virão na companhia dos Ingleses The Fauns. Finalmente, em Dezembro, o Cartaxo albergará os norte-americanos Lumerians, banda de cabeça no espaço e dedo no bom riff como o atesta o belíssimo Transmalinnia, álbum de 2011 que serviu de cartão de apresentação. A acompanhá-los: os não menos belíssimos Black Bombaim, dos quais ainda não nos cansámos por virtude de Titans (nem nunca o faremos, é uma promessa). O preço dos bilhetes para cada um destes concertos? Uns míseros 5€. Não há desculpas para não ir ver o Cartaxo a crescer.
John Peel vive na Internet
· POR Paulo Cecílio · 11 Set 2012 · 22:16 ·


O radialista falecido em 2004 continua a ser recordado por esse mundo web. Já existia a possibilidade de vasculhar a sua gigantesca colecção de discos, cortesia do The Space, e agora sabe-se que um utilizador do Soundcloud teve a amabilidade de disponibilizar mais de 400 programas dos muitos que o Britânico fez para a BBC, datados de 1967 a 2004. Um verdadeiro arquivo de cultura pop que pode ser vasculhado aqui.
2º aniversário da Cakes & Tapes
· POR Paulo Cecílio · 11 Set 2012 · 22:15 ·


A editora de cassetes em pleno 2012 e odiadora de Saint Etienne celebra o seu segundo aniversário na próxima sexta-feira, na Associação Cultural Mercado Negro, em Aveiro. Previstas estão as actuações de Mandrax Icon, ainda a apresentar as canções de Mary Climbed The Ladder For The Sun, e do trio Yarr!, piratas do DJing com tendência para o indie rock, o bom. Esperemos que passem Smiths. A entrada é livre e o festão começa pelas 23h.
Beak> marcam "rentrée" do Teatro Maria Matos
· POR Gustavo Sampaio · 11 Set 2012 · 22:14 ·


Beak> é o nome de código para um trio de músicos liderado por Geoff Barrow (bateria e teclados), fundador dos Portishead, e secundado por Billy Fuller (baixo) e Matt Williams (guitarra e teclados). Acabam de lançar o segundo álbum de originais, "Beak>>" (Invada, 2012), através de um peculiar processo criativo: reúnem-se em estúdio durante alguns dias, gravando faixa após faixa em sessões curtas e espontâneas, com uma grande dose de improvisão posteriormente diluída e moldada no trabalho de produção (o perfeccionismo de Barrow em todo o seu esplendor). Daí uma grande parte da curiosidade em experienciar a linguagem Beak> ao vivo, no palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa, sexta-feira, 14 de Setembro: será como uma das sessões de gravação, pautadas pela improvisação e transbordando muito para além do esquematismo geométrico (a bissectriz quase perfeita entre o trip hop de Bristol e o krautrock de Berlim, por entre os destroços de ambos os géneros) de Barrow, ou limitar-se-á a uma transposição mais ou menos fiel do registo em disco para as contingências do palco? Estaremos lá para testemunhar esse precioso momento de revelação.

Mas ainda há mais Filho Único
· POR Paulo Cecílio · 11 Set 2012 · 22:12 ·


Não são só B Fachada, Oren Ambarchi, Charlemagne Palestine e Josephine Foster os nomes que a Filho Único trará até cá nos próximos meses, tanto para concertos em Lisboa como no Porto. Segue-se um apanhado do mais que poderão ver: a 20 de Setembro os Black Dice regressam a Portugal para apresentar o novíssimo Mr. Impossible, disco de bizarria rítmica e ruidosa como é seu apanágio, num concerto que terá lugar no Musicbox, pelas 22h30, com a entrada a valer 10€. No dia 24 será a vez dos Sonny & The Sunsets marcarem presença no Lounge (eles que também irão até Coimbra), onde o destaque estará todo nas canções de Longtime Companion, o seu terceiro LP, bela homage à música country; insere-se este concerto na mensalidade que a promotora detém no espaço Lisboeta, e que será igualmente o mote para a vinda de Alek Rein e dos Tyvek, a 31 de Outubro e 9 de Novembro, respectivamente, sendo que os três são gratuitos e contam com a presença dos DJs da Filho Único. O ponto alto da programação desta até ao final de 2012 está marcado para o primeiro de Dezembro: Ariel Pink e os Haunted Graffiti tocarão no Lux, em Lisboa, as canções do novo Mature Themes, um regresso à capital após terem por cá passado em 2010. Bilhetes a 15€. Inúmeras ofertas para que se possa esquecer a crise por um momento que seja.
Sonic Youth lançam álbum ao vivo
· POR Alexandra João Martins · 11 Set 2012 · 19:01 ·


Corria o ano de 1985. Depois do lançamento do LP Bad Moon Rising, os maestros norte-americanos do noise-rock, Sonic Youth, faziam uma tour pelos estados do país. O concerto no Smart Bar, em Chicago, a 11 de Agosto, acaba por ficar gravado numa cassete em quatro faixas. No alinhamento conta-se o então recém-lançado Bad Moon Rising, as performances mais precoces de “Secret Girl” e “Expressway to Yr Skull”, bem como uma versão rara nunca antes publicada de “Kat ´N´ Hat”.
É dessa cassete que nasce agora o CD ou LP (duplo) misturado e masterizado pela banda, Smart Bar – Chicago 1985. Sai a 14 de Novembro pela Goofin´ Records.
É rentrée: voltam os concertos à Culturgest Porto
· POR André Gomes · 11 Set 2012 · 12:17 ·


Boas notícias para quem tem vindo a descobrir muita e boa música naquelas noites da Culturgest Porto ao longo dos últimos tempos. Há mais três concertos em vista para o espaço portuense: o do compositor, performer e artista visual Charlemagne Palestine, no dia 29 de Setembro, o dos improvisadores Calhau! no dia 9 de Novembro e o do compositor e multi-instrumentista australiano Oren Ambarchi (na foto) no dia 29 de Novembro. Os bilhetes para estes três concertos têm sempre o mesmo preço de cinco euros e estão disponíveis na Culturgest, na Ticketline e locais habituais.
Josephine Foster regressa a Portugal
· POR André Gomes · 11 Set 2012 · 12:10 ·


Josephine Foster tem novo disco e datas marcadas para o seu regresso em Portugal. Depois de ter sido capa da Wire, a norte-americana apresentará Blood Rushing no dia 17 de Outubro no renovado B.Leza em Lisboa e no Passos Manuel, na Quinta-feira dia 18 Outubro. Josephine Foster vem acompanhada de Victor Herrero na guitarra clássica e eléctrica, Paz Lenchantin no baixo, violino e voz e Alex Neilson na bateria. Os bilhetes para o concerto de Lisboa custam oito euros e estarão brevemente disponíveis nas lojas Flur e Matéria Prima.

Bodyspace celebra 10º aniversário em plena D´Bandada Optimus
· POR André Gomes · 11 Set 2012 · 12:07 ·
© Sofia Miranda

A convite de Henrique Amaro, e a propósito da compilação com selo Bodyspace a ser editada na Optimus Discos ainda em 2012, fomos convidados a programar uma das salas da D´Bandada Optimus, que acontece já no próximo dia 15 de Setembro, sábado, pelas ruas da cidade do Porto. Aproveitando a ocasião para celebrar o nosso décimo aniversário (que aconteceu no passado mês de Agosto), assim como o lançamento eminente de um novo site, convidamos para a matinée prolongada os Black Bombaim (17h00), blac koyote (19h00), Sensible Soccers (19h50), Memória de Peixe (22h00) e os Octa Push (22h50). A noite fechará com um set dos DJs Bodyspace. Acontece tudo no Café au Lait e a entrada é livre.
Jesus Cristo, vocês não param
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2012 · 23:24 ·


Novo concerto da Amplificasom, este no Oporto Gallery Hostel (because everything is better in English): após ter por cá passado na edição de 2011 do Amplifest, o guitarrista nipónico Suzuki Junzo regressa ao país para um concerto em nome próprio que será o mote para a (re)apresentação de Ode To A Blue Ghost, álbum de 2009 agora editado de forma mais "séria", pela norte-americana Utech Records, que conta no currículo artistas como os Nadja, Paal Nilssen-Love e Horseback. O lanche - sim, o lanche - o convívio e o concerto têm entrada livre e estão marcados para as 17h do dia 7 de Outubro.

Young Marble Giants em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2012 · 15:01 ·


Não é gralha: a mítica banda nascida no pós-punk britânico, que encontrou o seu lugar no panteão após se tornar influência de gente como os Portishead e os The xx, irá estar em Vila do Conde para um concerto no Teatro Municipal, a cargo do Estaleiro, já no próximo dia 13 de Outubro. Os autores de Colossal Youth regressam assim ao país após terem estado na Casa da Música em 2008. Ainda não há informação sobre o preço dos bilhetes mas podem ir consultando o omnipresente Facebook.
Sigur Rós regressam a Portugal
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2012 · 14:15 ·


Rejubilem os fãs e apreciadores, acalmem-se todos quantos ainda não se conseguiram inscrever nas disciplinas que pretendem porque o sistema informático das vossas faculdades é um lixo: os Sigur Rós vão passar por cá no próximo ano para dois concertos, no Porto e em Lisboa (Coliseu e Campo Pequeno, respectivamente), naquela que será a digressão de Valtari, disco que marca o seu regresso após um brevíssimo hiato. Os Islandeses passarão pela Invicta a 13 de Fevereiro (bilhetes entre 23€ e 35€), rumando no dia seguinte a sul (25€ - 35€). É sempre boa altura para ouvir esta canção maravilhosa:

Videoteca Bodyspace em Varsóvia a convite do Instituto Camões
· POR André Gomes · 09 Set 2012 · 22:40 ·


A convite do Instituto Camões em Varsóvia, a Videoteca Bodyspace vai viajar até à Polónia no próximo dia 15 de Setembro para mostrar dez videotecas gravadas com músicos portugueses nos últimos três anos. O evento, intitulado Opera Lata / Ópera de Verão, organizado pelo EUNIC Warszawa e pelo Centro de Arte Contemporânea Zamek Ujazdowski, leva música e cinema até ao parque à volta do castelo Zamek Ujazdowski em Varsóvia entre as 16h30 e a 01h00. A Videoteca Bodyspace levará até à Polónia os episódios registados com Tó Trips, Filho da Mãe, The Legendary Tiger Man, Noiserv, Tren Go! Sound System, Rita Braga, A Jigsaw, Nice Weather For Ducks, Tigrala e Capicua.

Thom Yorke tem uma nova canção
· POR Paulo Cecílio · 08 Set 2012 · 21:37 ·


"Default" é a nova canção do vesgo mais famoso do mundo, que juntamente com o baixista Flea (Red Hot Chili Peppers) e Nigel Godrich (produtor de sempre dos Radiohead) forma o projecto Atoms For Peace. É o single de avanço de um disco que, possivelmente, sairá para a Internet e para as lojas em 2013; para já pode ser ouvido no link que aqui deixamos, antes de ser editada nesse objecto maravilhoso que é uma rodela de vinil no mês que vem.

Amplificasom, como te amo? Deixa-me contar as maneiras:
· POR Paulo Cecílio · 08 Set 2012 · 21:33 ·


Uma: o Amplifest, melhor cartaz do ano sem espinhas. Duas: sede no Porto, onde tudo é melhor. Três: deixaram que um idiota como eu escrevesse para o vosso blog. Quatro: trazem sempre ao nosso cantinho nomes que vale a pena ver, como este. O gigante Peter Brötzmann, que pela mão da ZdB também virá a Lisboa, irá estar na Invicta no dia 14 de Outubro juntamente com Michael Wertmüller e Marino Pliakas, para um concerto sob o nome Full Blast, trio incendiariamente free que promete espalhar o caos no Passos Manuel antes que este albergue o festival do final do mês. Os bilhetes custam 12€ mas têm um desconto de 2€ se já tiverem bilhete para o Amplifest. Imperdível.
Continuar no Verão no Music Box
· POR Bruno Silva · 07 Set 2012 · 19:00 ·




Com a promessa de algumas novidades em breve no que respeita ao plano editorial, a Príncipe chega hoje à sua sétima edição das suas essenciais noites no Music Box, numa altura em que o Verão teima em não dar tréguas. Como que a chamar ainda mais pelo suor, num evento já de si bem quente e propício a enormes gastos energéticos. Como tem sido regra, o aquecimento começará pela 1h, pelas mãos sábias dos DJ´s da editora lisboeta. Uma hora depois, destaque para a estreia dos lisboetas Niagara nestas andanças, com as suas aproximações esquivas à House em ambiente tropical. DJ Kolt regressa - desta feita a solo - a representar a crew da Black Sea Não Maya Produções, antes de dar lugar ao incrível DJ Firmeza, espécie de wonderkid vindo da Quinta do Mocho, e figura central da Casa da Mãe Produções, a clamarem bem alto pelas atenções para os avanços do kuduro e suas músicas limítrofes - sejam ela a tarraxinha ou o funaná. Como sempre, o encerramento fica a cargo do obrigatório DJ Marfox, numa tareia beatífica sempre recebida com o maior entusiasmo e carinho possíveis. Ou seja, evitar isto é estupidez. Como sempre, os oito euros de entrada podem ser convertidos em duas bebidas.

Com DMC quem ganha é você!!
· POR Hugo Rocha Pereira · 07 Set 2012 · 14:44 ·


Numa época em que muitas bandas integram DJs e em que estes manipuladores de sons e gira-discos são considerados tão músicos quanto os que tocam guitarra, baixo ou bateria, há que dar destaque à maior battle que tem lugar neste cantinho à beira-mar plantado: o DMC Tuga – Campeonato Nacional de DJs, que este ano tem como palco o renovado Ritz Club e acontece já no próximo dia 15 de Setembro. A DMC é a maior organização mundial de DJs – não é por acaso que tornar-se um campeão da DMC é o título de maior prestígio que um DJ pode ter – e os vencedores das três categorias (Individual; Equipas e Supremacy) ganharão o apetecido passe para as finais marcadas para Londres, nos dias 27 e 28 deste mês.

O evento, que começa pelas 22 horas e cujos ingressos custam €12,00 (€8,00 em pré-venda), contará com actividades paralelas: showcase do júri DJ Ligone (World Champion 2010); street art com o GAU; b-boying com os Funky Flex Crew; demonstração de beat box; MPC Jam Session; actuação do DJ residente DJ Freelancer e ainda um concerto surpresa.

O Canal180 tem mais Videoteca Bodyspace
· POR André Gomes · 07 Set 2012 · 14:37 ·


Na renovada grelha de Setembro do Canal180, a Videoteca Bodyspace conquistou um horário de destaque: vamos ter compacto todas as quintas às 22h30. Terça-feira às 12h30 e Sábado às 15:30 também poderão ver algumas dos mais recentes episódios com nomes como Capicua, Twin Shadow, Jorge Coelho, Birds Are Indie, Lululemon, Alto! e Matana Roberts. Para ver no 180 da ZON, Vodafone e Optimus CLIX. Para não se esquecerem: terça às 12h30, quinta às 22h30 e sábado às 15:30.

Quem quer Tuki?
· POR Alexandra João Martins · 07 Set 2012 · 14:35 ·


“¿Quién Quiere Tuki?” é um recente documentário sobre o mais empolgante fenómeno da música electrónica na Venezuela. Tuki é o nome do movimento oriundo dos bairros degradados de Caracas que junta produtores, bailarinos e Dj´s em volta do kuduro, da salsa e do reaggaeton desde o início do século XXI. No filme, a história do estilo é contada por intervenientes, apoiantes e impulsionadores como os portugueses Buraka Som Sistema, DJ Baba, DJ Yirvin, Pacheko, Pocz ou Dj Deville.

Depois da estreia do documentário ainda este mês, haverá tempo para o lançamento de Changa Letal, assinado pela dupla Pocz & Pacheko, conta com colaborações de Buraka Som Sistema e Dj Yirvin e deverá ser editado em Novembro pela Enchufada.

SEMIBREVE: já há horários
· POR André Gomes · 06 Set 2012 · 12:02 ·


Já são conhecidos os horários para o festival SEMIBREVE, que no início de Outubro trará de novo o melhor da música electrónica desafiante actual a Braga e, este ano também, Guimarães. É de lembrar que o festival começa este ano na cidade Capital Europeia da Cultura no dia 4 de Outubro e que segue depois, nos dois dias seguintes, para a Capital Europeia da Juventude. Um verdadeiro luxo para os nossos ouvidos.

4 de Outubro (CCVF)
21:30 - Pole + p.ma (Grande Auditório)
22:45 - Vladislav Delay + AGF (Grande Auditório)
23:59 - Grischa Lichtenberger (Café Concerto)

5 de Outubro (Theatro Circo)
21:30 - Roly Porter + Flicker (Sala Principal)
22:45 - emptyset + Joanie Lemercier (Pequeno Auditório)
23:59 - Mouse on Mars (Sala Principal)
21:00-23:59 - Instalações (Salão Nobre)
21:00-23:59 - AION de Jacob Kirkegaard (Sala de Fumos)

6 de Outubro (Theatro Circo)
21:30 - Ryoji Ikeda (Sala Principal)
22:45 - Most people have been trained to be bored (Pequeno Auditório)
23:59 - Ben Frost (Sala Principal)
21:00-23:59 - Instalações (Salão Nobre)
21:00-23:59 - AION de Jacob Kirkegaard (Sala de Fumos)
João Alegria Pécurto lança Ambleteuse
· POR André Gomes · 06 Set 2012 · 11:53 ·


João Alegria Pécurto acaba de lançar aquele que pode ser considerado o seu disco de estreia, depois de alguns EPs que provocaram muita água na boca. Ambleteuse foi feito entre os meses de Abril e Agosto de 2012, em Lisboa, Peniche e Castelo de Vide e contou com a “preciosa participação” da violoncelista Joana Guerra em” S. Giorgio Maggiore”, “Lunar, Perfeita Solidão” e “Esse Nada”.

Sobre este Ambleteuse João Alegria Pécurto disse-nos: "Há aspectos neste álbum que definirão as próximas edições, é o começo de alguma coisa; alguma coisa que tenho já parcialmente delineada mentalmente. Um deles foi a entrada do violoncelo da Joana Guerra, que resultou bastante bem, foi importante perceber isso também. Acho que Ambleteuse vive como um todo mas é também um álbum de transição, por assim dizer… É também uma tomada de consciência para uma chegada que espero mais substancial. Tenho uma espécie de ideal neste momento, agora é tentá-lo a todo o custo... Ir explorando e estudando, editando “ensaios merecedores”. Pode ser que nunca o atinja. Já estou a fazer o próximo". Aguardemos.

Process Of Guilt juntam-se aos Black Bombaim
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2012 · 01:17 ·


Se, enquanto melómanos patrióticos, andávamos já bastante satisfeitos com a confirmação dos Black Bombaim para o cartaz do Roadburn 2013, muito mais o ficamos com o anúncio da presença dos Process Of Guilt, cujo recente Fæmin tem andado pelas bocas do mundo metaleiro - e não só. Os eborenses irão tocar no festival holandês a 20 de Abril, partilhando o palco com os míticos Godflesh. Uma excelente notícia que prova que o que por cá se faz de excelente começa a ser reconhecido.
Quem se quer despedir de B Fachada?
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2012 · 01:15 ·


Ninguém o quer, ainda para mais depois de Criôlo se ter revelado uma tão óptima companhia neste verão que está prestes a terminar. Mas B Fachada vai mesmo desaparecer durante o ano de 2013, para uma licença sabática tão merecida - considerando o trabalho que tem feito, onde se destaca a promessa cumprida de dois discos por ano - quanto injusta: que faremos nós sem ele? Antes que o ano ou o mundo acabem aproveitemos para o ver tocar as canções deste recente disco nos dois concertos que dará em Lisboa e no Porto, primeiro no Lux, a 21 deste mês (pelas 23h, bilhetes a 10€), e de seguida no Passos Manuel, a 28 (22h, preço igual). O disco, esse, pode continuar a ser escutado no Bandcamp, como é costume. Ainda ele não partiu e já temos saudades.
Primeiro Music Drinks acontece no Porto em Setembro
· POR André Gomes · 06 Set 2012 · 01:14 ·


Chama-se Music Drinks e é completamente dedicado à temática da música e ao empreendedorismo. O primeiro realiza-se no dia 13 de Setembro (quinta-feira) no restaurante do Hard Club por volta das 19h. João Dorminsky explica como funcionarão estes encontros e deixa o convite a todos os interessados: “o Music Drinks é um evento que fazia falta, para eliminar a barreira entre artista e o homem de negócios. É um evento de networking inteiramente dedicado aos apaixonados por música e empreendedorismo, com algumas dinâmicas de grupo de forma a viabilizar a troca de experiências e ideias entre pessoas interessadas em dedicar (ou que já dediquem) a sua vida ao negócio da música. O evento é gratuito e aberto a todos, daí que todas as áreas profissionais poderão ser discutidas desde a organização de eventos, serviços associados da criação à produção, até à própria comunicação. O evento começa no Porto, mas brevemente anunciaremos novos Music Drinks noutras cidades”. Não tenham medo de aparecer.
Norueguês Prins Thomas lança segundo disco
· POR André Gomes · 06 Set 2012 · 01:12 ·


Esta rentrée está cheia de boas notícias para quem gosta de música. Depois de um muito cativante disco de estreia, o norueguês Prins Thomas prepara-se para lançar um segundo registo. Este novo álbum chama-se Prins Thomas II, tem sete temas, será editado na sua própria editora - Full Pupp - no final de Outubro e se for como o primeiro disco vai dar música para ouvir até nunca mais parar. Venha daí esse disco.
Crónica edita Five Years on Cold Asphal”, do projeto Quarz
· POR André Gomes · 05 Set 2012 · 22:09 ·


A Crónica acaba de anunciar o lançamento de um novo CD, neste caso Five Years on Cold Asphal”, do projeto Quarz, de Alexandr Vatagin, Nicolas Bernier, Stefan Németh, Alexander Schubert, Martin Siewert, Bernhard Breuer e David Schweighart. Esta nova edição está disponível para encomenda a partir do site da editora ou para download em lojas online seleccionadas. Para ouvir um excerto cliquem ali em baixo.

D’Bandada Optimus: os horários
· POR André Gomes · 05 Set 2012 · 17:54 ·


A D’Bandada da Optimus está quase a chegar ao Porto. Já sabiam que uma das salas – o Café au Lait – seria programado pelo Bodyspace, sabiam os nomes, ufa, Miguel Araújo; We Trust; DJ Ride apresenta Pixel Thrasher; Souls of Fire; Os Pontos Negros; Capicua; Chullage; Samuel Úria; Nuno Prata; Balla; Memória de Peixe; Mirror People; ALTO!; Black Bombaim; Peixe; Filho da Mãe; Sensible Soccers; Stereoboy; Minta & The Brook Trout; Nice Weather For Ducks; Vitorino Voador; Beatbombers; Birds are Indie; The Poppers; Mr Miyagi; The Astroboy; Hello Atlantic; Tren Go! Soundsystem; Pedro Cardoso; DJ Nery; Octa Push; Blac Koyote; Edumundo e Youth Culture.

Se calhar já sabiam os espaços, como o Plano B, Café au Lait, Casa do Livro, Armazém do Chá, Loja Vida Portuguesa,Barbearia Veneza, Praça dos Leões, Varandim da Torre dos Clérigos, Passeio das Virtudes, Coreto do Jardim da Cordoaria, Varanda do Studio Andrew Howard, Miss Opo, entre outros. Agora ficam então a saber os horários aqui.
“Repensar a Música Electrónica” com Miguel Pipa e Rafael Toral
· POR Alexandra João Martins · 05 Set 2012 · 12:29 ·

© Nuno Martins


O workshop “Repensar a Música Electrónica”, dirigido por Miguel Pipa e Rafael Toral, tem como objectivo explorar a criatividade na música electrónica, sendo dividido em duas partes complementares. Numa primeira fase, denominada “Curto Circuito Aplicado”, a experimentação será palavra ordem na procura de novos sons e de novas formas de os criar a partir de elementos já existentes como sintetizadores ou pedais de efeitos. Em seguimento lógico, “Espaço Musical Aplicado” é o título da segunda fase do workshop onde a idiossincrasia do músico enquanto músico é privilegiada e onde deverão ser levantadas questões como as tomadas de decisões ao tocar música ou o que fazer com os instrumentos electrónicos não convencionais. Miguel Pipa e Rafael Toral apresentarão também duas performances no âmbito do Circular Festival de Artes Performativas, organizadora do evento.

O workshop terá lugar no Centro de Memória em Vila do Conde, nos dias 22, 23, 29 e 30 de Setembro. As inscrições estão abertas a qualquer interessado e têm o preço único de 40€.
Isto não é um regresso indie
· POR Paulo Cecílio · 05 Set 2012 · 12:13 ·


O Lounge acolhe na próxima sexta-feira aquela que será a última Festa Indie do verão, com Jibóia e Claiana a serem os projectos escolhidos pela Lovers & Lollypops para tornar mais quente uma das últimas noites das nossas férias - sendo que o famigerado Soundsystem também estará presente, claro. A entrada é gratuita e o festão começa por volta das 22h.
The Memorials, em Viana do Castelo
· POR Bruno Silva · 05 Set 2012 · 12:12 ·


Primeiro nome avançado para o cartaz do VIBE 2012, festival que ocorre em Viana do Castelo por altura do Halloween - 31 de Outubro, portanto -, os The Memorials são um trio liderado por Thomas Pridgen, ex-baterista dos Mars Volta que juntamente com Viveca Hawkins e Nick Brewer se dedicam à arte sacra que é o rock, como se comprova pelos dois discos que já lançaram, The Memorials, de 2011, e o mais recente Delirium. Os concertos decorrerão no bar Nasoni, com a entrada a 5€, e organização promete mais nomes para breve; entretanto poderão consultar outras informações aqui.
Mais dois nomes para o Amplifest
· POR Paulo Cecílio · 04 Set 2012 · 12:09 ·


Os Barn Owl e Josef van Wissem são os novos nomes do cartaz do festival que ocorrerá no Porto por finais de Outubro. O holandês, que recupera o alaúde ao passado barroco de forma a empurrar a sua música para o futuro, apresentar-se-á a solo com The Joy That Never Ends, o seu último disco, na bagagem. Já os norte-americanos dispensam apresentações: de há alguns anos para cá que se têm afirmado como uma das bandas mais importantes da nova vaga psych, sendo certo que neste concerto no Porto não faltarão malhas de Lost In The Glare, álbum de 2011. Ainda há bilhetes para tudo isto e custam 60€.

Adryana Gold, na APAV
· POR Paulo Cecílio · 04 Set 2012 · 12:08 ·


O Espaço APAV & Cultura, em Lisboa, recebe na próxima quinta-feira pelas 19h30 a visita de Adryana Gold, autora portuguesa que lançou em Maio passado o seu primeiro EP, Meet The Eye. Estará acompanhada pela sua banda (Bruno Braz, Diogo Rodrigues e Gonçalo Formiga) e poder-se-á ouvir, entre outras canções, "Once Broken", o single de apresentação cujo vídeo - realizado por João Nunes - aqui deixamos.

“10 COVERS“ - Júlio Dolbeth VS Bodyspace, inaugura esta sexta-feira
· POR André Gomes · 04 Set 2012 · 10:49 ·


No início do ano lançamos o convite que foi pronta e calorosamente aceite: Júlio Dolbeth, um dos nomes grandes da ilustração em Portugal, agarrou sem hesitações a nossa proposta para reinterpretar à sua maneira – o seu traço é reconhecível a metros de distância - uma selecção de dez capas de discos que, por um motivo ou outro, ficaram coladas na memória colectiva até aos dias de hoje. Capa a capa, motivo a motivo, Júlio Dolbeth prometeu e cumpriu: deu nova vida – e perspectiva – a capas que pensávamos fechadas para arquivo com um respeito quase sepulcral. O resultado final poderá ser visto já na próxima sexta-feira no Plano B, no Porto, a partir das 22h30. A entrada é livre e ainda haverá um concerto de Panda, Panda, Panda… Panda, o projecto de José Alberto Gomes (blac koyote), Luís Salgado (Stereoboy) e João Santos (Daily Misconceptions). A exposição fica no Plano B até ao dia 27 de Setembro e depois, se tudo correr bem, deverá visitar outras cidades portuguesas.
Talkfest de volta
· POR Alexandra João Martins · 03 Set 2012 · 18:10 ·


A 2ª edição do Talkfest - fórum sobre o futuro dos festivais em Portugal acontece entre 5 e 7 de março do próximo ano, em Lisboa. Capitão Fausto, Ana Zuzarte, João Moleira, Joana Latino, Pedro Moreira da Silva e Ricardo Nuno são os primeiros nomes anunciados. As palestras decorrem, tal como na 1ª edição, no ISEG, sendo que os concertos se mudam para a Aula Magna e para horário nocturno.
Os bilhetes diários para as conferências oscilam entre 5€ e 27,50€ e para os concertos entre 10€ e 15€. Já o passe para os três dias de conferências vale 40€, e para os três dias de concertos, 25€. O passe geral para o Talkfest´13 inclui conferências e concertos e custa 60€. Ainda este mês deverão ser divulgadas outras confirmações.
Jazz no instituto alemão
· POR Nuno Catarino · 03 Set 2012 · 15:10 ·

Mikado Lab

Arranca esta semana o festival Jazz im Goethe-Garten, levando projectos do jazz europeu ao jardim do Goethe Institut em Lisboa. O festival, promovido pelo instituto alemão e programado por Rui Neves, arranca esta segunda com a actuação do Frederik Köster Quartett, da Alemanha. No dia seguinte actua o projecto luso Mikado Lab, e na quarta-feira actua a dupla suíça Pierre Favre / Samuel Blaser. Na segunda semana de festival serão apresentados concertos de Nimoy (dia 10), Bushman´s Revenge (dia 11) e Pascal Schumacher Quartet (dia 12). Os bilhetes valem 5€.
ARQUIVO

Parceiros