Setembro 2020
Percussão à flor da(s) pele(s) em V.N. de Famalicão e Guimarães
· POR Fernando Gonçalves · 22 Set 2020 · 23:45 ·
© Clara Araújo
Entre os dias 1 e 4 de Outubro, a percussão vai andar à flor da pele nos concelhos de Vila Nova de Famalicão e Guimarães com o 5º Peles International Drum Fest 2020. Focado em projetos que cruzam linguagens musicais percutivas, a quinta edição deste festival vai acolher alguns dos mais conceituados percussionistas nacionais como os Atlantic Percussion Group, os RePercussion Trio, os Pulsat Percussion Group e o “Ronda dos Mafarricos”, projeto que junta 16 músicos em cima do palco e que dará, neste evento um megaconcerto de oito horas no CLV – Centro e Laboratório de Vermil no dia 2 de Outubro.

Todos os concertos serão transmitidos em streaming e sem presença de público, nas páginas de Facebook do Peles – International Drum Fest e do Comunidade Cultura e Arte.


Programa completo:

1 de Outubro
Atlantic Percussion Group: CLAV – Centro e Laboratório de Vermil, 21h30

2 de Outubro
Ronda dos Mafarricos: CLAV – Centro e Laboratório de Vermil, 14h00

3 de Outubro
RePercussion Trio: Espaço Fauna – Vila Nova de Famalicão, 21h30

4 de Outubro
Pulsat Percussion Group: Espaço Fauna – Vila Nova de Famalicão, 21h30
Chico da Tina faz dupla de ataque com Ronaldo
· POR Fernando Gonçalves · 22 Set 2020 · 00:28 ·


Depois de uma estadia no “Resort”, Chico da Tina limpou o pé às chuteiras e vai fazer dupla de ataque em E agora como é que é, pergunta sem ponto de interrogação que marca o regresso do músico minhoto aos discos, com “Ronaldo”. Bom, exageramos, este segundo single extraído ao novel álbum foi a metáfora escolhida por Chico para narrar a sua ascensão meteórica no panorama musical português e soa assim:

Too Many Suns: uma (nova) viagem sónica por Lisboa
· POR Fernando Gonçalves · 22 Set 2020 · 00:27 ·


Estrearam-se em 2019 com o EP Garden e preparam-se agora para fazerem a sua debute nos longa-duração já em Outubro com Meaning of Light, disco que percorrerá vários mundos sónicos. No tempo que medeia os dois acontecimentos, os lisboetas Too Many Suns foram dar um passeio pelas ruas da capital e lá encontraram que contar, no caso “Trip to the South of Nothing” que serve de aperitivo ao que virá no próximo mês.

Eis “Trip to the South of Nothing, novo single dos Too Many Suns:

Zola Mennenӧh: para (ser) sempre começa agora
· POR Fernando Gonçalves · 01 Set 2020 · 00:15 ·


Para sempre pode ser muito tempo, mas nada que faça a germânica Zola Mennenӧh virar a cara à luta e tentar verter em disco, o de estreia, a árdua tarefa de se encontrar unificada em razão e emoção.

O tema que abre a caixa das delicadezas e tesouros de Zola dá pelo nome de “I always be yours forever” e é o primeiro assomo de Longing Belonging, álbum que tem edição marcada para dia 13 de Novembro via figureight Records.

Acompanhada por Nicole Hogstrand (viola da gamba), Johanna Borchert (piano) e Szymon Pimpon Gąsiorek (drumkit /percussão), Zola incorpora em Longing Belonging elementos de uma carreira feita no jazz, na improvisação e na música coral experimental/avant garde que somados à sofisticação das composições, resulta num ambiente amigo da introspecção de uma forma luminosa como que se pode degustar em “I always be yours forever”:

ARQUIVO

Parceiros