Janeiro 2014
Amanhã. Bodyspace appresenta: Balago no Maus Hábitos (Porto)
· POR André Gomes · 31 Jan 2014 · 20:04 ·

© Sofia Miranda
 
Bodyspace apresenta:
Balago
 
Maus Hábitos, Porto
1 de Fevereiro, sábado  
22h00
 
4 euros
 
Os Balago são procedentes de La Garriga (Barcelona) e, com mais de 15 anos de frutífera existência, são uma verdadeira instituição espanhola no que toca à música electrónica e ao experimentalismo. Formados actualmente por David Crespo, Guim Serradesanferm e Roger Crespo, têm vindo a fazer alguma da música mais entusiasmante do país vizinho. O mais recente Darder, com selo da Foehn Records, é um emocionante, dinâmico e nocturno cocktail de dark ambient, krautrock, kosmische e até post-dubstep. Ao vivo a música dos Balago adquire uma transcendência quase física; os seus concertos são sobejamente famosos pela intensidade sonora com que entregam a sua proposta. Em Junho apresentam-se no prestigiado festival Sónar, em Barcelona, mas antes disso levam o seu mais recente disco ao Maus Hábitos (Porto). Um concerto a não perder.
Black Bombaim e La La La Ressonance na cabine do Passos Manuel
· POR André Gomes · 31 Jan 2014 · 14:26 ·


Hoje no Passos Manuel, no Porto, há mais um Banda Set - o primeiro de 2014 -, em que as bandas substituem os DJs na cabine. Desta feita a selecção musical estará a cargo de não uma banda mas duas: os Black Bombaim e os La La La Ressonance que, como se sabe, deram o nó para alguns concertos em 2013. A coisa deve começar por volta das 23 horas, mais coisa menos coisa.

CHVRCHES e Buke & Gase: as novidades de Paredes de Coura
· POR André Gomes · 31 Jan 2014 · 12:17 ·


Novidades para Paredes de Coura: os escoceses CHVRCHES e o duo de Brooklyn Buke & Gase são as novas confirmações da edição de 2014 do festival que decorre na praia fluvial do Taboão, nos dias 20, 21, 22 e 23 de Agosto. Os CHVRCHES juntam-se aos já anunciados Franz Ferdinand no dia 21 de Agosto, enquanto que os Buke & Gase actuam na sexta-feira, 22 de Agosto. E por agora é tudo.

Daughter no Alive
· POR André Gomes · 31 Jan 2014 · 10:40 ·


Daughter é a mais recente confirmação do Optimus Alive’14. A banda londrina atuará no palco Heineken dia 12 de Julho, o ultimo dia do festival. O Optimus Alive'14 tem data marcada para os dias 10, 11 e 12 de Julho no Passeio Marítimo de Algés. Os bilhetes do festival já se encontram à venda nos locais habituais. Recuperação da matéria dada, que é como que diz os artistas já confirmados: Arctic Monkeys, Bastille, Buraka Som Sistema, Caribou, Chet Faker, Chromeo, Daughter, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, Poliça, The 1975, The Black Keys e The Lumineers.

Dillon: segundo disco a caminho
· POR André Gomes · 30 Jan 2014 · 21:15 ·


É isso. Dillon acaba de mostrar um novo tema, mesmo antes do lançamento do seu novo single, "A Matter Of Time", no dia 28 de Fevereiro via BPitch Control. Chama-se "You cover me" e pode ser ouvida ali em baixo. Confusos? Nós também, Mas isto tudo quer dizer que ​Dominique Dillon de Byington se prepara também para lançar o seu segundo disco de originais ainda em 2014, intitulado The Unknown. Siga.

Quantic: novo disco em Maio
· POR André Gomes · 30 Jan 2014 · 19:31 ·


Will Holland regressou ao seu projecto a solo e por isso em 2014 haverá novo disco de Quantic. Chama-se Magnetica e será editado no dia 5 de Maio com selo da Tru Thoughts. E já é possível ouvir um novo tema, "Duvidó", que conta com a colaboração de Pongolove. Podem ouvir a nova canção aqui em baixo - e ver o belo vídeo que lhe atribuíram. Promete muito.

Erica Buettner: as próximas datas
· POR Alexandra João Martins · 30 Jan 2014 · 19:11 ·


No dia 4 de Fevereiro a cantautora actua no Musicbox, em Lisboa, para assegurar a primeira parte do concerto de Jacco Gardner. De partida para o Norte, toca a 6 de Fevereiro no Teatro Municipal de Bragança (entrada a 6 euros), pelas 21h30, e dia 7, nos Maus Hábitos (4 euros) no Porto, pelas 23h. A digressão prossegue dia 22 com mais um concerto em Lisboa, no Festival de Inverno, e posteriormente, no dia 28, actua no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima. Além do álbum True Love and Water, Erica deve ainda apresentar alguns temas do próximo trabalho.

Spiderland reeditado
· POR Paulo Cecílio · 30 Jan 2014 · 18:24 ·


O álbum que catapultou os Slint para a fama indie (e esperamos tanto que eles venham ao Primavera do Porto) será reeditado pela Touch And Go em formato deluxe, que remasterizou as cassetes originais e incluirá no conjunto várias demos, fotografias, letras e um prefácio de Will Oldham, bem como o documentário de Lance Bangs sobre a banda, Breadcrumb Trail. A caixa está já disponível para pré-venda no website da editora e vale muito a pena, considerando até que só existem 3,138 cópias em todo o mundo. Para fãs mais acérrimos e não só.
40 porcento Foda, 100 porcento Cool
· POR Paulo Cecílio · 30 Jan 2014 · 18:21 ·


A 40% Foda/Maneirissimo é uma editora recém-criada do Rio de Janeiro a partir do empenho de três pessoas, Lucas de Paiva, Savio de Queiroz e Gabriel Guerra, que juntos formam igualmente o colectivo Epicentro do Bloquinho, onde se dedicam ao house e ao techno mais experimental, com um enorme sentido de humor associado (atente-se nos nomes das malhas, para dar um exemplo). Desde o ano passado que têm criado algumas ondas nos circuitos da música de dança, através de lançamentos em CD-R tanto do próprio Epicentro como de trabalhos a solo dos seus membros através de pseudónimos, tendo expandido o negócio a cidades como São Paulo e a artistas como seixlacK, que acaba de lançar Seu Lugar É O Cemitério, três faixas que têm tanto de funk como de kösmiche como de barulhinho bom. Chegaram-nos aos ouvidos através de uma conexão portuguesa emigrada na Cidade Maravilhosa, Nuno Valle, e nós, de ouvidos bem abertos, entrámos no estranho mundo da editora e de lá saímos bastante satisfeitos. Pense-se naquilo que a 40% Foda está a criar como o irmão do outro lado do Atlântico da mui nossa Príncipe e terão uma ideia do quanto isto poderá crescer. Assim o esperamos. Podem conferir tudo no Bandcamp que deixamos aí em baixo e garantimos que não se arrependerão.

Dean Blunt ataca de novo
· POR Paulo Cecílio · 30 Jan 2014 · 18:14 ·


Depois de "DEF Freestyle" e "50 Cent" terem aparecido quais ninjas no Soundcloud do músico no início do ano, agora é a vez de uma mixtape - que conta igualmente com a voz de Joanne Robertson, com quem o britânico tem colaborado. Skin Fade é hipnagogia, hipnose, música feita por um hipnóbata e vinte e sete minutos de electrónica charrada para relaxar. É só ouvir aí em baixo.

Amélia Muge lança novo disco
· POR André Gomes · 30 Jan 2014 · 16:03 ·


Amélia Muge prepara-se para lançar um novo disco em 2014. Este novo registo centrar-se-á numa faceta artística de Amália Rodrigues não suficientemente valorizada em termos de grande público: os seus versos. O disco chegará no final do ano. Este trabalho conta com José Mário Branco nos arranjos e co-direcção musical e com José Martins. A criação dos temas originais para versos de Amália estará a cargo da própria Amélia, de Michales Loukovikas (parceiro no seu último trabalho, Periplus) e de José Mário Branco. As expectativas estão em alta. Por enquanto, recordemos.

Novo disco de Dead Combo: os detalhes
· POR André Gomes · 30 Jan 2014 · 15:28 ·


Ah pois. Vem aí o novo disco dos Dead Combo. E com o melhor título do ano: A Bunch of Meninos. O novo álbum será editado a 10 de Março e a digressão nacional arranca dia 8 de Março (com destaque para o concerto no Coliseu dos Recreios). Composto por 13 novas canções, assinadas integralmente por Tó Trips e Pedro Gonçalves, A Bunch of Meninos foi gravado em Setembro de 2013, nos Atlantic Blue Studios. Produzido por Hélder Nelson e pelos Dead Combo, o álbum conta com as participações especiais de Alexandre Frazão (bateria e percussão) e António Sérginho (percussão). Podem ver um teaser ali em baixo, além das das já conhecidas da digressão. 

8 Março – Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
14 Março - Fórum Municipal Luísa Todi (Setúbal)
15 Março – Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
21 Março - Coliseu de Lisboa – Palco
22 Março - Teatro Aveirense (Aveiro)
29 Março - Escola de Artes e Ofícios (Ovar)
3 Abril - Oficina Municipal de Teatro (Coimbra)
5 Abril - Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre
10 Maio - Teatro Faialense (Horta / Açores)
17 Maio - Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro)
22 Maio - Teatro Garcia de Resende (Évora)
23 Maio - Teatro Municipal de Faro
5 Junho - Teatro José Lúcio da Silva (Leiria)
7 Junho – Theatro Circo (Braga)

We Have Band: novo single, novo disco
· POR André Gomes · 30 Jan 2014 · 13:01 ·


2014 segue a bom riitmo em termos de novos lançamentos. Movements é o novo álbum dos We Have Band, com data de lançamento marcada para o dia 28 de Abril. Aqui em baixo podem ouvir - e cantar a letra do início ao fim - o primeiro single conhecido do novo disco da banda britânica, sucessor de Ternion, editado em 2012: chama-se "Someone".

Nobody's Bizness assinalam 10º aniversário com disco novo
· POR Nuno Catarino · 30 Jan 2014 · 12:15 ·


A banda de blues nacional, os Nobody's Bizness, preparam-se para assinalar o seu 10º aniversário de carreira. A banda de Petra Pais, Luís Ferreira, Pedro Ferreira e Luís Oliveira tem um disco novo na calha, Donkey, que promete mais blues, mas também country e folk. O concerto de apresentação terá lugar no Teatro da Trindade, em Lisboa, no dia 2 de Março, domingo, pelas 18h00. Os bilhetes já se encontram na Ticketline e variam entre 8 e 12€. Aqui fica uma amostra daquilo que aí vem.

Novo disco da dupla Wye Oak
· POR André Gomes · 29 Jan 2014 · 17:35 ·


Serve esta notícia para dar conta do lançamento do novo disco da dupla de Baltimore Wye Oak (Jenn Wasner e Andy Stack). O quarto disco dos norte-americanos, intitulado Shriek, será editado no dia 28 de Abril com o selo da City Slang. Podem ouvir a primeira canção conhecida deste disco aqui em baixo. Chama-se "The Tower". Agora é esperar pelo resto.

A Naifa, em tour
· POR Paulo Cecílio · 29 Jan 2014 · 12:58 ·


A banda, que se prepara para celebrar os seus dez anos de existência, percorrerá o país numa tour que servirá igualmente para apresentar ao vivo algumas das canções que fazem parte do seu mais recente trabalho, As Canções D'A Naifa, disco de versões editado o ano passado. A digressão terá início a 8 de fevereiro, no Barreiro, e terminará a 10 de maio em Braga. Em baixo, todas as datas por onde A Naifa passará.

8/02, Barreiro @ Auditório Municipal Augusto Cabrita
12-13/02, Coimbra @ Oficina Municipal do Teatro 
22/02, Ponta Delgada @ Teatro Micaelense
27/02, Évora @ Teatro Garcia de Resende
22/03, Estarreja @ Cineteatro
28/03, Seixal @ Auditório Municipal
19/04, Almada @ Teatro Municipal
3/05, Caldas da Rainha @ Centro Cultural
10/05, Braga @ Theatro Circo
Aline Frazão apresenta Movimento no São Luiz
· POR · 29 Jan 2014 · 12:15 ·


É já na próxima sexta-feira que a angolana Aline Frazão, que acaba de ser confirmada para se apresentar ao vivo na Womex Atlantic Music Expo, em Cabo Verde, sobe ao palco do Teatro Municipal São Luize, em Lisboa, para mostrar o seu mais recente disco, Movimento. Aline Frazão apresenta-se em concerto com Marco Pombinho (piano e Fender rhodes), Francesco Valente (baixo e contrabaixo), Marcos Alves (bateria e percussão) e com o convidado especial João Pires (voz, guitarra e cavaquinho). Aqui em baixo podem recordar o episódio que Aline Frazão gravou para a Videoteca Bodyspace.

Tetuzi Akiyama regressa ao Porto
· POR André Gomes · 29 Jan 2014 · 00:33 ·


O Porto conta nestas duas últimas semanas com um novo espaço cultural. Mesmo junto à Praça dos Poveiros abriu recentemente o Sismógrafo, espaço dedicado a muitas artes, entre as quais a música. O primeiro concerto do espaço recentemente inaugurado é o do japonês Tetuzi Akiyama, que acontecerá no próximo dia 28 de Fevereiro. A este concerto deverão seguir-se outros.

Banks: novo single com Shlohmo
· POR André Gomes · 28 Jan 2014 · 21:46 ·


É naturalmente um dos nomes a ter debaixo de olho em 2014. Banks acaba de mostrar o novíssimo single, depois da bomba que foi o EP London, lançado em Setembro. A nova canção chama-se "Brain", foi produzida por Shlohmo, rende muito e pode ser ouvida ali em baixo. É de esperar que o disco de estreia de Banks chegue ainda no decorrer deste ano. É de cruzar os dedos.

Primavera Sound anuncia cartaz
· POR Paulo Cecílio · 28 Jan 2014 · 21:36 ·


Calma: para já ainda é só Espanha que tem confirmados todos os nomes que se podem ler ali em cima no cartaz. Porém, quem vai passar uma semana a roer as unhas à espera do anúncio da programação para o Porto tem muito por onde se regozijar; podendo à partida riscar os Arcade Fire e os QotSA, que já têm presença marcada no Rock In Rio mais a sul, a cidade Invicta poderá albergar um concerto dos reunidos Slowdive (e podemos já fazer a festa com esta notícia, depois de semanas a aguardar mais informações numa conta de Twitter recém-criada pela banda) e dos igualmente regressados Slint, dos Television a tocar o Marquee Moon na íntegra, dos Mogwai com disco novo, e de outros nomes fortes da actualidade como os Disclosure, St. Vincent, Volcano Choir ou Julia Holter, entre muitos outros. A confirmar aqui. Da nossa parte cruzamos os dedos para que Linda Perhacs e os Sun Ra Arkestra dêem igualmente um saltinho à cidade onde tudo é melhor.

Xinobi apresenta
· POR · 28 Jan 2014 · 19:07 ·


No próximo dia 8 de Fevereiro o Musicbox voltará a dar as rédeas daquele palco a Xinobi, que desta feita traz o chinês Dead J e os italianos Hard Ton a Lisboa. Os bilhetes estão à venda na Blueticket e custam 10€. Podem descobrir mais acerca da música de cada um deles nos links que aqui deixamos.

 
You Can’t Win, Charlie Brown apresentam novo álbum em Guimarães
· POR André Gomes · 28 Jan 2014 · 15:15 ·


No próximo sábado os You Can’t Win, Charlie Brown apresentam o seu novo álbum em Guimarães. Depois do concerto no Centro Cultural de Belém, a banda apresenta Diffraction / Refraction, lançado a 20 de Janeiro, na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade. O concerto tem início marcado para as 22h00. Aqui em baixo podem ouvir uma das canções deste novo disco.

Basia Bulat em Aveiro
· POR Paulo Cecílio · 28 Jan 2014 · 14:25 ·


A cantautora canadiana já partilhou palcos com gente como Nick Cave, The National e Arcade Fire, e apresentar-se-à em data única em Portugal para apresentar Tall Tall Shadow, o seu terceiro disco, editado no ano passado. O concerto terá lugar no Mercado Negro, em Aveiro, no próximo dia 5 de fevereiro, pelas 22h. Bilhetes a 5€ (7€ no próprio dia).

Sun Kil Moon disponibilizam novo tema sobre os Led Zeppelin
· POR André Gomes · 28 Jan 2014 · 00:15 ·


Pode muito bem ser o sonho molhado de quem gosta tanto de Mark Kozelek como dos Led Zeppelin; ter o líder de Sun Kil Moon a falar sobre Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham. E agora é realidade. Os Sun Kil Moon preparam-se para lançar um novo disco e uma das canções (fabulosa) chama-se “I Watched The Film The Song Remains The Same”. Pode ser ouvida na página do New York Times, onde se pode ainda ler um belíssimo texto do próprio Mark Kozelek.

Há uma frase que chama especial atenção: "My melancholia probably explains why I prefer Led Zeppelin’s acoustic ’Rain Song’ to the blues jam ‘Rock ‘N’ Roll". Está dito. Venha o disco. E rápido. Promete.
Noite Príncipe
· POR Paulo Cecílio · 27 Jan 2014 · 19:16 ·


A primeira noite Príncipe de 2014 terá lugar como habitual no Musicbox e decorre no próximo dia 31. Para fazer a festa estarão presentes no espaço lisboeta os Blacksea Não Maya, CDM (Lilocox e Marfox) e um live act dos Niagara, para além dos próprios DJs da Príncipe. A entrada custa 5€ até às 3 da manhã.

TV Rural com novas canções
· POR Paulo Cecílio · 27 Jan 2014 · 19:14 ·


Barba
é o nome do novo EP da banda lisboeta e está já disponível para pré-escuta no Bandcamp da banda, com o selo da Azáfama. A edição física e digital virá acompanhada por um filme-concerto e tem edição prevista para o dia 11 de fevereiro, sendo que a festa de lançamento decorrerá no Musicbox, a 15, com os TV Rural a serem acompanhados pelos Cachupa Psicadélica e por DJ sets de Capitão Fausto e Davide Pinheiro (entradas a 6€).
WhoMadeWho: novo disco, novo single
· POR André Gomes · 27 Jan 2014 · 18:40 ·


O trio de Copenhaga WhoMadeWho acaba de mostrar um novo tema do disco que sairá em 2014, Dreams. Intitula-se "Hiding In Darkness" e pode ser ouvida na página de Soundcloud da banda, que é como quem diz aqui em baixo. O tema é inspirado numa visita ao Berghain, o lendário clube de techno de Berlim. O novo disco chega a 3 de Março.

Lovers & Lollypops <3 Canhoto
· POR Paulo Cecílio · 27 Jan 2014 · 17:15 ·
© Vera Marmelo

A editora passará a estar encarregue da programação semanal do bar situado na Travessa de Cedofeita, no Porto. E já há concertos marcados: para fevereiro, espere-se Jibóia (a 14), Asimov (15), Holy Wave (20), Dementia 13 (21) e Street Gnar (22), numa parceria que promete dar frutos. À excepção de Holy Wave (5€), a entrada para todos os concertos vale 3€. Trocos.

Afghan Whigs de regresso aos discos
· POR Paulo Cecílio · 27 Jan 2014 · 17:02 ·


Desde 1998 que o máximo que temos dos Afghan Whigs, para além dos concertos depois da reunião em 2006, são um par de canções soltas em compilações e algumas versões. Isso mudará este ano. A banda de Greg Dulli anunciou aquele que será o seu sétimo disco de originais, a ser editado pela Sub Pop a 15 de Abril. Do To The Beast sucede a 1965 e é coisa para deixar muita gente de água na boca. Pudera. E aqui algo totalmente sexy:

Novo disco de Cloud Nothings, nova canção
· POR André Gomes · 27 Jan 2014 · 16:18 ·


Chama-se "I'm Not Part Of Me" e é a nova canção dos Cloud Nothings. Isto porque há um novo disco a ser lançado em 2014. Vai chamar-se Here and Nowhere Else e chega no dia 1 de Abril com selo da Carpark / Mom+Pop. Enquanto não chegam mais novidades acerca deste novo álbum podem sempre ouvir esta nova canção aqui em baixo. E bater o pé. Até se vão sentir mais jovens.

Todd Terje anuncia disco
· POR Paulo Cecílio · 27 Jan 2014 · 15:42 ·


O mago da nu-disco anda por aí há uma década mas ainda não tinha no currículo um longa-duração. Isso mudará em Abril, para quando está previsto o lançamento de It's Album Time, pela Olsen. O norueguês contará com o auxílio da voz de Byran Ferry numa das canções, sendo que a tracklist é esta que se segue.

1. Intro (It’s Album time)
2. Leisure Suit Preben
3. Preben Goes To Acapulco
4. Svensk Sås
5. Strandbar
6. Delorean Dynamite
7. Johnny and Mary (feat. Bryan Ferry)
8. Alfonso Muskedunder
9. Swing Star part I
10. Swing Star part II
11. Oh Joy
12. Inspector Norse
Sérgio Godinho celebra a liberdade no Teatro S. Luiz
· POR André Gomes · 27 Jan 2014 · 15:22 ·


Sérgio Godinho celebra a Liberdade em Abril com três concertos no Teatro S. Luiz, em Lisboa. Ao longo de três dias, Sérgio Godinho irá revê, através do seu repertório, quarenta anos do Portugal democrático. Estes concertos contarão com convidados especiais. Mas a coisa não fica só por aqui: Sérgio Godinho é ainda curador dos finais de noite no Jardim de Inverno do São Luiz e para os quais convidará três nomes emergentes do panorama nacional. Tudo a confirmar muito em breve.

Novo disco de Marissa Nadler; quem quer ouvir?
· POR André Gomes · 27 Jan 2014 · 15:12 ·


Marissa Nadler tem um novíssimo disco pronto a sair. O sexto disco da sua carreira chama-se July mas chega já no próximo dia 4 de Fevereiro. O novo álbum foi gravado em Seattle por Randall Dunn (Earth, Sunn O))) e Wolves in the Throne Room) e dizem que é o mais negro de sempre. Podem ouvi-lo do início ao fim aqui, graças à NPR.

Quem me dera estar em maio a ouvir Swans
· POR Paulo Cecílio · 27 Jan 2014 · 14:46 ·


Já se sabia que os norte-americanos iam lançar o sucessor de The Seer este ano, não se sabia era quando. O anúncio foi feito hoje; o novo registo dos Swans chamar-se-à To Be Kind e tem edição marcada para o dia 13 de maio pela mão da Young God, editora fundada pelo próprio Michael Gira. Embora pudéssemos fazer uma piada qualquer envolvendo esta data (Fátima, anyone?) preferimos dizer isto: St. Vincent, Cold Specks e Little Annie têm todos uma perninha no disco. Tal como o anterior, o álbum terá duas horas de duração, por isso comecem a arranjar espaço na agenda. Relembremos também que Gira andará por aí a solo sendo que actua a 4 de março no Passos Manuel via Amplificasom.
Fela!
· POR Paulo Cecílio · 25 Jan 2014 · 19:28 ·


Se procurarmos num dicionário pela palavra afrobeat a fotografia de Fela Kuti aparece a ocupar uma página inteira. Nascido na Nigéria em 1938 e levado pela doença em 1997, a contribuição de Fela para a música não só de raiz africana como ocidental é imensurável; ao longo de décadas nomes como David Byrne, Vampire Weekend ou Jay-Z apontaram Fela como uma referência importantíssima na sua própria criação musical, e um musical com o seu nome foi estreado na Off-Broadway em 2008. Agora, aqueles que não conhecem o trabalho do músico (n.a.: onde é que vivem, debaixo de uma rocha?) podem aceder a uma página recentemente criada no Bandcamp que contém 48 dos seus discos, incluindo clássicos como Gentleman, Expensive Shit ou Zombie, para além de colaborações como a magnífica com Roy Ayers, em 1980, intitulada Music Of Many Colours. Tudo à distância de um clique para bem dos melómanos. Quer dizer: para bem do mundo inteiro. Aqui.
Nashville Pussy em Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 24 Jan 2014 · 18:12 ·


Sempre que anualmente o calendário marca o 14 de fevereiro muitos são os que desejam ter pussy e infelizmente não o conseguem. Este ano tudo será diferente; os norte-americanos Nashville Pussy passarão pelo RCA Club, em Alvalade (eram para tocar no Santiago Alquimista mas por motivos de logística o local foi alterado), naquele que será o concerto de apresentação de Up The Dosage, álbum que será editado este ano pela banda de Atlanta. Peso sulista para ver daqui a semanas com a primeira parte a caber aos Dollar Llama. Bilhetes a 20€.
Mais nomes para a ZdB
· POR Paulo Cecílio · 24 Jan 2014 · 16:47 ·


A associação lisboeta fechou o trimestre no que à sua programação diz respeito. Até final de março são estes os nomes que irão passar pela ZdB: Filho da Mãe + Guido Nellie (a 30 de janeiro, 8€), Nadja Voorham + APOCA-LIPS + Dama Bete + José Braima Galissá (31/01, 4€), Sei Miguel c/ César Burago (8/02, 6€), Scott Kelly And The Road Home + Banda surpresa (12/02, 15€), Sensible Soccers + Quelle Dead Gazelle (15/02, 8€), Tetuzi Akiyama + Rafael Toral (26/02, 8€), Samuel Úria revisita O Caminho Ferroviário Estreito (28/02, 10€), Norberto Lobo & João Lobo (8/03, 8€), Mike Watt & The Missingmen + L'Oeillere + Guess What (7/03), Ken Vandermark & Paal Nilssen-Love + Yaw Tembe (14/03, 10€) e ainda Thurston Moore c/ Gabriel Ferrandini + Rui Nogueiro + Pedro Gomes (30 de Março) e uma residência artística de Dirty Beaches. É tudo bom.
Who's Spoeking?
· POR Nuno Proença · 24 Jan 2014 · 10:25 ·


O músico sul-africano Spoek Mathambo foi convidado por uma marca de telemóveis para o seu projecto Firsts. O seu desafio foi entrar em contacto com diversas culturas do seu país, e gravar os resultados. Daí resultou esta "Pula", com vozes adicionais do povo San da cidade de Plaatfontein,e producao de Mash.O e DJ Spoko. Nao sabemos se vai entrar nalgum anúncio de telemóveis, mas antes que isso aconteca, podem ouvi-la aqui em baixo:

Novo tema de Thurston Moore
· POR André Gomes · 23 Jan 2014 · 19:25 ·


Chama-se "Detonation" e é o novíssimo single de Thurston Moore, dos Sonic Youth. Será editado no dia 7 de Fevereiro em conjunto com o B-Side “Germs Burn” - e com selo da Blank Editions. Para celebrar o lançamento desta edição o músico norte-americano actua em Londres. Podem ouvir o tema clicando aqui e agradecendo ao site Stereogum.

Notwist: novo tema, disco em breve
· POR André Gomes · 23 Jan 2014 · 19:06 ·


Já tínhamos alertado para a nova contratação da Sub Pop. Já tínhamos avisado que havia novo disco dos Notwist para breve. E até tínhamos mostrado o novo tema. "Close to the Glass". O novo disco tem o mesmo nome do primeiro single, chega no dia 25 de Fevereiro e é o primeiro da banda em quase seis anos. Aqui em baixo podem ouvir um segundo tema intitulado "Kong". 

Week in week out: um projecto para o ano inteiro
· POR André Gomes · 23 Jan 2014 · 17:04 ·


Madalena Palmeirim começou há cerca de duas semanas um novo projecto musical muito curioso chamado Week in week out e que durará até ao final do ano. Porquê? Porque se propõe a fazer uma música todas as semanas que será publicada à segunda-feira. A proposta é ainda de mostrar as partes do processo criativo. Podem ouvir os dois temas  ali em baixo e acompanhar a experiência aqui. Quem quer passar o ano com a Madalena Palmeirim?

Melt Mountain mostram novo EP
· POR André Gomes · 23 Jan 2014 · 14:42 ·


Mais notícias boas da Grécia: os Melt Mountain, de Atenas, lançaram um novo EP com quatro temas na Inner Ear Records. O registo é inspirado nas pessoas que "sofrem e sentem desespero e nas sociedades que estão a nascer e a morrer". Não são precisas mais explicações. Podem ouvir o sucessor do single "Blossom Dream/Painted Root", de 2011, aqui em baixo. 

Greeks do it better: o single de estreia dos Fever Kids
· POR André Gomes · 23 Jan 2014 · 12:00 ·


A cena musical grega parece estar a florescer. Uma prova desse florescimento é os Fever Kids, que acabam de mostrar o single de estreia, "Holding Grass", com o selo da Inner Ear Records. Os Fever Kids são Σtella and Alex, vivem em Atenas e começaram a fazer música em 2011. O 7” de vinil lançado inclui o tema “Holding Grass” e ainda “Peter, Debbie, Mary” como Lado B. Podem ouvir os dois temas aqui em baixo.

Simon Whetham no Porto
· POR André Gomes · 23 Jan 2014 · 11:08 ·


No próximo dia 29 de Janeiro, quarta-feira, a Crónica organiza um concerto do músico inglês Simon Whetham no Passos Manuel, no Porto. No passado a Crónica lançou dois discos do inglês: Mic.Madeira, com Hugo Olim, e Never So Alone. Conheçam um pouco da música de Simon Whetham aqui em baixo. E escrevam isto na vossa agenda.

Trem Azul desvenda concertos
· POR Nuno Catarino · 23 Jan 2014 · 01:03 ·
© Vera Marmelo

A loja de jazz que se transformou em bar acaba de anunciar mais concertos para os próximos tempos. Assim, pela Trem Azul Record Shop Bar vão passar: duo Albert Cirera (saxofone) e Guilherme Parreira (bateria) no dia 23 de Janeiro; trio de Tiago Gomes (voz), John Klima (baixo) e Thomas Karel (acordeão, teclados) a 24; o duo de André Fernandes (guitarra) e João Lencastre (bateria) no dia 25. Na semana seguinte actuam Zorra (dia 30), Trisonte (dia 31) e a dupla Roy Carroll e Simon Whetman (dia 1 Fevereiro). Todos os concertos têm início marcado para as 21h30 e têm um preço único de 5 euros. Na Trem Azul continua patente a exposição "New Jazz", de Dilar Pereira, até dia 15 de Fevereiro. Aqui fica, de forma resumida, a agenda para os próximos tempos.

23 Janeiro (quinta-feira): Albert Cirera & Guilherme Parreira 
24 Janeiro (sexta-feira): Tiago Gomes / John Klima / Thomas Karel
25 Janeiro (sábado): André Fernandes & João Lencastre
30 Janeiro (quinta-feira): Zorra
31 Janeiro (sexta-feira): Trisonte
1 Fevereiro (sábado): Roy Carroll & Simon Whetman
 
Mirror People mostra novo single
· POR André Gomes · 22 Jan 2014 · 14:54 ·


Chegou hoje mesmo o novo single de Mirror People, o projecto de Rui Maia. Chama-se "Come over". Em vez de estarmos a inventar fomos falar com o próprio, que nos explicou que "a ideia inicial era fazer uma canção pop lenta, uma balada soul, fresca, com um toque meio Sade, meio música de dança mais moderna". A canções foi gravada em Março de 2013 e desde aí teve "diversas versões com ritmos diferentes até chegar a esta última" em que Rui Maia trocou "a bateria real por uma drum machine anos 80, um pouco para dar também toque a banda-sonora tipo Top Gun ("Take my breath away") ou o "Forbidden colors" do Sylvian + Sakamoto".

E ainda disse mais: "depois de ter o instrumental andei à procura da voz perfeita, sabia que era a da Iwona mas não queria fazer outra canção com ela já que o "Nothing to give" (último single) era tão recente... Andei a pensar nisto durante um tempo até que ganhei coragem e fiz o convite. Pensei: este tema pode ficar incrível e é isso que interessa". Podem ouvir a canção aqui em baixo.

Open Mind Ensemble ao vivo na Barraca
· POR Nuno Catarino · 22 Jan 2014 · 00:57 ·
Miguel Mira © Vera Marmelo

O Open Mind Ensemble, um novo colectivo nacional que trabalha um conceito de improvisação semi-dirigida, prepara-se para actuar ao vivo no Teatro/Bar A Barraca, em Lisboa. Sob a condução de Luís Bragança Gil reúnem-se neste ensemble alguns dos mais interessantes improvisadores da cena nacional: Miguel Mira (violoncelo), Francisco Andrade (saxofone tenor), Paulo Pimentel (piano) e João Lencastre (bateria), entre outros. O concerto está marcado para a próxima sexta-feira, dia 24 de Janeiro, pelas 22h, e a entrada vale (só!) 2€.
Mini-álbum de Thalia Zedek a caminho
· POR André Gomes · 21 Jan 2014 · 23:04 ·


Chama-se SIX e é o novo disco de Thalia Zedek. Um mini-álbum com seis canções, vá lá. Quem edita é Thrill Jockey. O sucessor de Via, editado em 2013. Vai haver versão em vinil que inclui download gratuito e, naturalmente CD. O disco chega a 25 de Fevereiro. SIX antecipa uma extensa digressão europeia que não deverá passar por Portugal. O alinhamento é o seguinte:

01. Fell So Hard
02. Julie Said
03. Midst
04. Dreamalie
05. Flathand
06. Afloat
 
White Hinterland lança novo disco em Abril
· POR André Gomes · 21 Jan 2014 · 22:54 ·


Chega no dia das mentiras o novo disco de Casey Dienel, conhecido como White Hinterland. Um disco que promete mudanças sérias. Baby tem como single de avanço “Ring The Bell”, uma canção de dança com inclinações para o R&B. Depois de dois anos e meio a escreve e a gravar novo material em Montreal e Portland, Casey Dienel foi para a casa da sua família em Scituate e foi lá que chegou a um novo som. Este que podem ouvir aqui em baixo com "Ring The Bell”.

Tycho: novo disco à vista
· POR André Gomes · 21 Jan 2014 · 22:45 ·


Tycho prepara-Se para lançar o seu novo disco: Chama-se Awake, tem selo da Ghostly International e chega a 18 de Março. Tycho, que é como quem diz Scott Hansen, tem novidades: agora não é apenas um, são três. E mais: vai andar mais pelos territórios do pós-rock do que por paisagens ambientais. Tirem as dúvidas aqui em baixo, com o segundo tema retirado deste novo disco, "Montana".

S. Carey não é nada assustador
· POR André Gomes · 21 Jan 2014 · 22:32 ·


O nome lembra "scary" mas o projecto de Sean Carey, colaborador de Justin Vernon (Bon Iver) é tudo menos assustador. Prepara-se para editar um disco a solo, sucessor do EP <i>Hoyas</i>, editadon em 2012. Chama-se Range of Light e chega no dia 1 de Abril aos Estados Unidos e no dia 31 de Março ao Reino Unido via Jagjaguwar. Podem ouvir "Fire-Scene" aqui e baixo.
 
Sundanza: o baú de Sampha
· POR André Gomes · 21 Jan 2014 · 22:13 ·


A história é mais trágica do que engraçada. Sampha tinha as suas primeiras produções gravadas e os masters foram acidentalmente apagados pelo seu irmão, restando apenas uns mp3s não masterizados e com pouca qualidade. Foram lançadas originalmente numa edição limitada de CD-Rs em 2010 mas agora o músico decidiu partilha-las online. Podem ouvir tudo aqui em baixo. Todo o dinheiro da compra irá directamente para o Youth Cancer Trust.

ATR apresenta
· POR Paulo Cecílio · 21 Jan 2014 · 21:47 ·


A Associação Terapêutica do Ruído, "casa" dos dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS, leva este sábado até ao RDA69 (Rua Regueirão dos Anjos, em Lisboa) o cantautor finlandês Herra Mäkikuisma, cuja música podem conhecer aqui, juntamente com um trio formado por três artistas a residir actualmente em Lisboa; Krodelabestiole, francês com apego pelo noise, a suíça Aude Barrios e o trompetista Yaw Tembe. A entrada é gratuita e os concertos começam pelas 20h.
Guillaume Aknine ao vivo com companhia nacional
· POR Nuno Catarino · 21 Jan 2014 · 21:46 ·


O guitarrista francês Guillaume Aknine está de passagem por Lisboa e vai aproveitar para tocar músicos locais. na próxima sexta-feira, dia 24, Aknine actua num trio com Maria do Mar (violino) e Ricardo A. Freitas (baixo acústico/eléctrico). O concerto terá lugar na Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, e tem início marcado para as 22h00.
Novo de Branches
· POR Paulo Cecílio · 21 Jan 2014 · 17:01 ·


Branches é o alter ego musical de Pedro Rios, mas isso já vocês sabem. No próximo dia 27 de Janeiro a Mouca Records lançará a nova cassete de Branches, intitulada Casa Nossa, numa edição limitada a cinquenta unidades. "Yuzu #1 + Yuzu #2" estão presentes na mesma e, em toda a sua magnificência electrónica, no Youtube. É só espreitar:

Mac DeMarco com novo disco
· POR Paulo Cecílio · 21 Jan 2014 · 16:59 ·


O canadiano, cujo 2 o lançou para o estrelato indie no ido ano de 2012, prepara-se para lançar um novo disco já esta primavera. Salad Days será o seu terceiro disco em nome próprio após ter começado a gravar sob a designação Makeout Videotape e será editado pela Captured Tracks no dia 1 de Abril. "Passing Out Pieces" é o primeiro single a ser conhecido e pode ser ouvido no Soundcloud, cujo link deixamos aí em baixo, bem como a tracklist.



01 “Salad Days”
02 “Blue Boy”
03 “Brother”
04 “Let Her Go”
05 “Goodbye Weekend”
06 “Let My Baby Stay”
07 “Passing Out Pieces”
08 “Treat Her Better”
09 “Chamber Of Reflection”
10 “Go Easy”
11 “Jonny’s Odyssey”
Compilação de caridade junta nomes como Dan Deacon, Deerhoof, El Guincho, Four Tet ou Gang Gang Dance
· POR André Gomes · 21 Jan 2014 · 15:35 ·


Chama-se BOATS e é uma compilação com 29 temas de artistas como Califone, Capybara, Dan Deacon, Deerhoof, El Guincho, Four Tet, Gang Gang Dance, High Places, Jamie Stewart, Julian Lynch, Lucky Dragons, Marram, No Age, Son Lux, Taken By Trees, The Ruby Suns ou YACHT. Trata-se de uma compilação com temas novos que foram construidos a partir de samples do Light of Love Children’s Choir. No centro estão, portanto, as vozes de crianças. 70% das receitas irão para a Scottish Love In Action, que alimenta, dá roupa, educa e dá casa às crianças da The Light Of Love Children's Home, na Índia. Tratem de ouvir aqui em baixo três temas e de contribuir.

Future Islands lançam novo disco em Março
· POR André Gomes · 21 Jan 2014 · 14:44 ·


Os norte-americanos Future preparam-se para lançar um novo disco em Março, no dia 24. Vai chamar-se Singles e tem "Seasons (Waiting On You)" - que podem ouvir e ver ali em baixo - como um dos seus cartões de visita. Singles é o quarto disco da banda de Baltimore e sucessor de On The Water (Thrill Jockey, 2011). Cliquem aqui em baixo.

Bodyspace apresenta: Balago no Maus Hábitos (Porto)
· POR André Gomes · 21 Jan 2014 · 01:51 ·
© Sofia Miranda

Bodyspace apresenta:
Balago

Maus Hábitos, Porto
1 de Fevereiro, sábado  
22h00

4 euros


Os Balago são procedentes de La Garriga (Barcelona) e, com mais de 15 anos de frutífera existência, são uma verdadeira instituição espanhola no que toca à música electrónica e ao experimentalismo. Formados actualmente por David Crespo, Guim Serradesanferm e Roger Crespo, têm vindo a fazer alguma da música mais entusiasmante do país vizinho. O mais recente Darder, com selo da Foehn Records, é um emocionante, dinâmico e nocturno cocktail de dark ambient, krautrock, kosmische e até post-dubstep. Ao vivo a música dos Balago adquire uma transcendência quase física; os seus concertos são sobejamente famosos pela intensidade sonora com que entregam a sua proposta. Em Junho apresentam-se no prestigiado festival Sónar, em Barcelona, mas antes disso levam o seu mais recente disco ao Maus Hábitos (Porto). Um concerto a não perder.
The Legendary Tiger Man mostra novo tema, novo disco em Março
· POR André Gomes · 20 Jan 2014 · 21:38 ·


The Legendary Tiger Man acaba de mostrar o novo single para o seu próximo disco. Chama-se "Do Come Home" e é o primeiro tema retirado de TRUE, o novo LP a ser editado no próximo mês de Março. Podem ouvir o novo tema, surpreendentemente minimalista e pouco ruidoso, aqui em baixo. E também podem tentar adivinhar o que aí vem.

Novo disco de Aries, novo single
· POR André Gomes · 20 Jan 2014 · 21:27 ·


"Visiones" é o tema que apresenta o novíssimo disco de Mermelada Dorada (que belo título), o segundo álbum da espanhola (bonita e talentosa) Aries, o sucessor de Magia Bruta (BCore 2012). Mermelada Dorada terá o selo La Castanya e será editado em Março. Podem ouvir o referido single aqui em baixo.

Beck mostra novo single
· POR André Gomes · 20 Jan 2014 · 19:01 ·


Já aqui tínhamos alertado para o facto de estar quase a chegar o novo disco de Beck. Chama-se Morning Phase e é o sucessor de Modern Guilt. Chega no dia 25 de Fevereiro com selo da Capitol Records mas já possível ouvir o single de avanço. Chama-se "Blue Moon" e pode ser ouvido aqui em baixo. 

La Dolce 6 Music Fest
· POR Paulo Cecílio · 20 Jan 2014 · 17:54 ·
© Gonçalo Duarte

É um mini festival que decorre já no próximo sábado em Lisboa e que levará até ao Faktory Club nomes como Juba, Los Waves e Sequin, entre outros. O festival celebra o sexto aniversário da La Dolce Productions e tem início previsto para as 23h, com DJs a animarem as hostes até o sol raiar. Entrada a 8 euros.

Gisela João ao vivo em dose dupla
· POR Nuno Catarino · 20 Jan 2014 · 17:43 ·
Gisela João © Estelle Valente

A fadista Gisela João, que surpreendeu meio mundo ao editar o aplaudido disco de estreia, prepara-se para actuar em duas grandes salas do Porto e de Lisboa, numa espécie de momento de consagração. Na próxima quarta-feira, dia 22 de Janeiro, Gisela actua na Casa da Música, no Porto. No sábado, dia 25, a fadista originária de Barcelos actua no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Na bagagem continua o homónimo disco de estreia e canções como "Madrugada sem sono", "Meu amigo está longe" ou "Casa da Mariquinhas" (nova versão com letra de Capicua).
Damon Albarn mostra nova canção
· POR André Gomes · 20 Jan 2014 · 16:13 ·


Everyday Robots
é o título do primeiro disco a solo do britânico Damon Albarn, dos Blur. E é também o nome da primeira canção conhecida desse disco. Pode ser ouvida ali em baixo. O vídeo foi realizado por Aitor Throup. O disco terá tido a ajuda de Richard Russell, chefe da XL Records. Everyday Robots já está disponível para encomenda aqui.

Vandermark, Fire! e Laginha no Portalegre Jazzfest
· POR Nuno Catarino · 20 Jan 2014 · 12:22 ·
Paal Nilssen-Love & Ken Vandermark © Seth Tisue

O Festival Internacional de Jazz de Portalegre está de regresso e este ano chega à sua 11ª edição. O festival vai decorrer entre os dias 20 e 22 de Março e vai apresentar três concertos no Grande Auditório do CAEP. Na noite de 20, quinta-feira, apresenta-se ao vivo o pianista Mário Laginha em trio, acompanhado por Nelson Cascais (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria). No dia 21 é a vez do grupo Fire!, de Mats Gustafsson, Andreas Werliin e Johan Berthling - o grupo que está na origem da Fire! Orchestra, que editou um dos discos mais consensuais de 2013. No sábado, dia 22, actua o quarteto Lean Left, que reúne Ken Vandermark, Paal Nilsen-Love, Terrie Ex e Andy Moor. Após os concertos no grande auditório a animação continua no Café-Concerto do CAEP: no dia 20 terá lugar a Clean Feed DJ Party e os dias 21 e 22 irão contar com actuações do "bluesman" Samuel James. O festival mantém a parceria com a Clean Feed e, na compra de entradas para o festival, são oferecidos discos da editora: 1 disco por entrada (8€); 3 discos pelo passe para os 3 dias (20€).
Alá é grande e Maomé é o seu profeta
· POR Paulo Cecílio · 20 Jan 2014 · 12:16 ·


Figura de culto da electrónica e da música mais outsider, tanto pelo sons ocasionalmente abrasivos como pelas influências políticas e religiosas - do género que a sociedade ocidental tende a temer - que impunha aos seus temas, Bryn Jones deixou o mundo demasiado cedo mas legou um corpus enorme de material que ano após ano é revisitado, reeditado, redescoberto por melómanos de toda a parte e todas as idades. Em Abril, a editora alemã Vinyl-On-Demand, especialista em tudo que tenha que ver com avant-garde e experimentalismos vários, junta-se a esse grupo de interessados com o lançamento de Chasing The Shadow Of Bryn Jones 1983-1988, colectânea de 10 LPs que reúne todo o trabalho de Muslimgauze nesse período de tempo e que inclui ainda um livro de 208 páginas, um poster e um CD. A tracklist está aí em baixo.

LP 1:
01. Milena Jesenska
02. Cyst
03. Anatomy
04. Enfilade
05. Afrikaner
06. Afrikaner
07. Taoist
08. Melena Jesenska
 
LP 2:
01. Kaaba
02. Icon Screen
03. Muslin Gauze Muslim Prayer
04. Turkish-Koln
05. Melee
06. Dissidents
07. Kabul
08. Ex
09. Metropolis
10. Trans/Time
 
LP 3:
01. Under The Hand Of Jaruzelski
02. Ensan Entehari
03. Empty Quarter (Pt I)
04. Dissidents In Exile (as Muslingauze)
05. Hammer & Sickle
06. Fear Of Gadaffi
07. Nettle Cloth
08. Baize Tents
09. The Asphalt Jungle
10. Execute The Monkey
 
LP 4:
01. Soviet Occupied Territories
02. Turkish Falaka
03. Priest
04. Reuters
05. Dissidents In Exile
06. Under The Hand Of Jaruzelski
 
LP 5:
01. Byzantine Crucifixion
02. Zebra Slaughter
03. Palestine
04. Death Of Sant Jarnail Singh Bhindranwale
05. Political Asylum
06. Sudanese Amputate The Hands Of Thieves
07. Sakharov
 
LP 6:
01. Sjamboks
02. Mujahideen
03. Hezbollah
04. Flajelata
05. Homily To Popieluszko
06. Cahcot
07. Samizdat
08. Émigré
09. Iranian Martyrs
 
LP 7:
01. Charnel
02. Under Black Light
03. Somnambulists
04. New Delhi Flogging
05. X Ajza Of Martyrdome
06. Unwelcome Visitors
 
LP 8:
01. Arms Of The Koran
02. The Divine Cause
03. Sabra
04. Bourj-El-Barajneh
05. Mäiaz
06. Chatila
07. Green Is The Colour Of The Prophet
 
LP 9:
01. Gulfwar (Part One)
02. Gulfwar (Part Two)
03. Gulfwar (Part Three)
04. Abu Nidal
05. Green Is The Colour Of The Prophet
06. Fatwa (Religious Decree Giving Recourse To Terrorism)
07. Gulf-War (Remix)
 
LP 10:
01. Shadow Of The West
02. The Muslim City
03. A Nation
04. Ways Of Faith Part 1
05. Ways Of Faith Part 2
06. The Power Of The Word Part 1
07. The Power Of The Word Part 2
Buraka Som Sistema no Alive
· POR André Gomes · 20 Jan 2014 · 10:52 ·


Já há um primeiro nome português para o Optimus Alice 2014. Os Buraka Som Sistema são a nova confirmação do festival que acontece nos dias 10, 11 e 12 de julho, no Passeio Marítimo de Algés. O grupo irá subir ao Palco Optimus dia 11 de julho. As boas notícias não se ficam por aqui: os Buraka Som Sistema apresentarão em primeira mão o novo disco com edição agendada para Junho. Mais artistas confirmados: Arctic Monkeys, Caribou, Chet Faker, Chromeo, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, Poliça, The Black Keys e The Lumineers.

Disco de estreia de Lyla Foy chega em Março
· POR André Gomes · 17 Jan 2014 · 21:09 ·


A Sub Pop prepara-se para editar o disco de estreia da londrina Lyla Foy. O álbum chama-se Mirrors the Sky e tem “Feather Tongue” como o seu primeiro single. Podem ouvir a canção aqui em baixo e tirar as vossas próprias conclusões.  O disco chega à Europa e aos Estados Unidos em meados de Março.

Novo disco de Beck: o trailer
· POR André Gomes · 17 Jan 2014 · 18:56 ·


Vem aí um novo disco de Beck, como já devem ter ouvido falar. Chama-se Morning Phase e é o sucessor de Modern Guilt. Chega no dia 25 de Fevereiro com selo da Capitol Records mas já possível ouvir e ver um trailer ali em baixo. Nele é possível ouvir ainda o tema "Blue Moon". Já não falta muito para chegar o disco inteiro. É esperar.

Lykke Li: novo disco para breve
· POR André Gomes · 17 Jan 2014 · 17:52 ·


A Pitchfork dá a notícia: vem aí novo disco da sueca Lykke Li. O sucessor do belíssimo Wounded Rhymes, de 2011, chega em Maio. A Pitchfork dia ainda que este novo disco completará o que Lykke Li considera uma trilogia que arrancou em 2008 com Youth Novels. Por enquanto é tudo o que podemos dizer. E que promete.

Talkfest '14
· POR Paulo Cecílio · 17 Jan 2014 · 16:50 ·


A terceira edição do fórum de discussão do futuro dos festivais de música em Portugal decorre entre 13 e 15 de Março, em Lisboa, entre o ISEG e a Reitoria da Universidade de Lisboa. Fazem parte do programa, como habitual, várias conferências, documentários e apresentações profissionais, sendo que pelas mesas passarão músicos como Noiserv ou jornalistas como Álvaro Costa. O passe geral para todos os dias custa 100€ e o bilhete VIP 125€, sendo que poderão saber mais sobre o Talkfest aqui.
Four Tet odeia o Spotify
· POR Paulo Cecílio · 17 Jan 2014 · 16:47 ·


Tanto, que a sua recém-criada página no Bandcamp faz troça do serviço, mas a notícia não é o sentido de humor de Kieran Hebden mas sim o facto de ter disponibilizado para escuta e para compra algum do seu material mais antigo, como Dialogue, disco com que se estreou em 1999. É só clicar aí em cima.

Gonçalo apresenta-se
· POR André Gomes · 16 Jan 2014 · 22:04 ·


Gonçalo é um novo projecto de um dos membros dos bracarenses Long Way to Alaska. Esta é a história de Gonçalo Alvarez, que decidiu lançar-se a solo com o EP QUIM, um registo que tem o selo da Lovers & Lollypops. São cinco canções ao todo e uma delas, "Crianças", pode ser ouvida aqui em baixo num vídeo produzido pelo Raposa Collective. O EP será apresentado no dia 1 de Fevereiro no Passos Manuel, Porto, no mesmo dia em que Filho da Mãe apresenta o seu segundo disco.

Linda Perhacs
· POR Paulo Cecílio · 16 Jan 2014 · 18:56 ·


O título diz tudo. O novo milénio recuperou Parallelograms, disco perdido de 1970 e que a colocou como precursora da New Weird America e demais cantautores da nova folk, os Daft Punk seleccionaram-na para a banda-sonora de Electroma e tanto Devendra Banhardt como Prefuse 73 já utilizaram a sua voz em canções. A artista norte-americana está agora a preparar aquele que será o seu segundo disco, intitulado The Soul Of All Natural Things, com colaborações de Julia Holter e Ramona Gonzalez (Night Jewel). O primeiro single, "River Of God", pode desde já ser ouvido e o disco tem edição prevista para 4 de Março, pela Asthmatic Kitty.

Pontiak com novo disco
· POR Paulo Cecílio · 16 Jan 2014 · 18:51 ·


O trio de irmãos psicadélicos do nobre estado da Virgínia prepara-se para editar o seu novo disco, INNOCENCE, que será editado a 27 deste mês pela Thrill Jockey e sucede a Echo Ono, de 2012. Uma das canções que dele farão parte está já disponível para ser escutada: "Wildfires" está no Soundcloud da editora, o qual podem consultar aqui, graças à Quietus.
Festival MIA já abriu inscrições
· POR Nuno Catarino · 16 Jan 2014 · 10:36 ·
Miguel Mira (ao vivo no MIA 2013)

O MIA - Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia abriu as inscrições para a sua edição de 2014. O festival irá realizar-se nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, no Auditório da Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia, e está aberto a todos os improvisadores. As propostas, que podem ser feitas a nível individual e/ou de grupo, deverão ser efectuadas até ao dia 8 de Março. O MIA realiza-se desde 2010 e vai agora para a sua quinta edição. Pelo festival já passaram muitos dos nomes mais relevantes da improvisação nacional, além de alguns convidados internacionais. Inscrições e mais informações aqui.
Novo disco de Yong Yong
· POR Paulo Cecílio · 16 Jan 2014 · 10:35 ·


O duo lisboeta agora baseado em Glasgow já tem o sucessor de Love, belíssimo disco editado há dois anos. Greatest It's continua a sua toada drogada pela pop, lo-fi, toda a espécie de beats e o que mais venha, na mesma onda de uns Hype Williams. Greatest It's será editado pela Night School no próximo dia 27 de Janeiro e pode ser já ouvido no Soundcloud da editora.

Eu vi as melhores mentes da minha geração
· POR Paulo Cecílio · 16 Jan 2014 · 10:33 ·


A aprender com António Sérgio, figura lendária da rádio e da música alternativa em Portugal. Uivo é para já o título de um documentário a ser planeado por Eduardo Morais, que já nos deu Meio Metro de Pedra e Música em Pó, e que iniciou recentemente, aqui, uma campanha de crowdfunding com vista a suportar as despesas com a produção e pós-produção do filme, sendo que o objectivo é alcançar três mil euros até Março. A apresentação do documentário está prevista para Outubro. Quem puder ajudar, que o faça: isto interessa-nos a todos.
Russian Red: novo disco à vista
· POR André Gomes · 15 Jan 2014 · 15:19 ·


O novo disco de Russian Red, Agent Cooper, chega já no próximo dia 25 de Fevereiro. O primeiro avanço deste registo chama-se "Casper" e pode ser ouvido aqui em baixo. A ver por esta amostra, é de prever uma Russian Red bem diferente neste próximo disco: mais ruidosa, com som mais cheio, menos delicada. Confirme tudo aqui em baixo.

Kevin Drew (Broken Social Scene) lança disco a solo
· POR André Gomes · 15 Jan 2014 · 11:40 ·


O fundador e líder dos canadianos Broken Social Scene, Kevin Drew, prepara-se para lançar um disco a solo no próximo dia 18 de Março. Chama-se Darlings e terá o selo da Arts & Crafts, a mesma editora dos Broken Social Scene (estes também já lançavam um disco novo, já agora). O primeiro single, "Good Sex", pode ser ouvido aqui em baixo. 


Samara vezes três
· POR Paulo Cecílio · 14 Jan 2014 · 23:52 ·


A norte-americana regressa ao nosso país para três concertos que servirão para a apresentação de String Cycle, disco que será lançado este ano editora pela belga Ultra Eczema. O primeiro acontece já esta quarta-feira, na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, com Manuel Mota a assegurar a primeira parte (8€), seguindo-se a Casa das Artes em Coimbra no dia seguinte (5€) e a Culturgest na sexta-feira (5€). Todos os concertos começam por volta das 22h.

O Salgado faz anos
· POR Paulo Cecílio · 14 Jan 2014 · 17:52 ·


E quem é o Salgado? Luís Salgado, o rosto e o nome por detrás de Stereoboy. Ele é que faz anos mas a festa é nossa: no dia 25 de Janeiro o Maus Hábitos celebrará o seu aniversário com concertos de Black Bombaim, Glockenwise, 10 000 Russos, Ermo e muitos outros, para além de imensos DJs que farão a farra até altas horas. Todas as informações aí em baixo. A entrada custa 4€ e as hostilidades começam pelas 22h.

Palco 1
Black Bombaim
The Glockenwise
Dear Telephone
Cadeira Eléctrica
 
Palco 2
10 000 Russos
Ermo
LASERS
Coelho Radioactivo
Branches
 
DJ Sets
Os Yeah!
Blac Koyote
André Covas
André Gomes
daily misconceptions
Dj Pitchy
Michael A Grammar lançam novo EP
· POR André Gomes · 14 Jan 2014 · 16:06 ·


Os Michael A Grammar (sim, é o nome de uma canção dos Broadcast) preparam-se para lançar o seu segundo EP. Chama-se Random Vision e sai no dia 27 de Jajeiro com o selo da Melodic. "Suzanna, o segundo single deste EP, pode ser ouvido aqui em baixo. Diz-se por aí que estes quatro de Brighton são fãs de Broadcast, Beta Band e Boards Of Canada. E deve ser verdade.

Efterklang: parece que é um adeus
· POR André Gomes · 14 Jan 2014 · 12:35 ·


Chegam-nos hoje notícias do possível fim dos Efterklang. No dia 26 de Fevereiro os dinamarqueses dão um último concerto em Sønderborg, onde cresceram. Dizem eles que será o último concerto dos Efterklang tal como os conhecemos e que depois disso vão pensar no que fazer com a banda. Este último concerto servirá para celebrar uma década de discos e concertos. Foi uma bela viagem.

Real Estate: o optimismo está de volta
· POR André Gomes · 14 Jan 2014 · 10:43 ·


Para quem tem saudades de ter o sol a aquecer-lhe os ossos esta pode ser muito bem uma solução. Já é possível ouvir e ver o vídeo de "alking Backwards", o primeiríssimo single do novo disco de Real Estate, que se chama Atlas. O sucessor do maravilhoso Days Chega ás lojas no início de Março com selo da Domino Recording Co. Podem ouvir o tal primeiro single aqui em baixo.

Luís Vicente leva o seu trio ao CCB
· POR Nuno Catarino · 14 Jan 2014 · 01:35 ·


O trompetista Luís Vicente, um dos músicos mais activos da actual cena jazz nacional, prepara-se para apresentar o seu trio ao vivo no Centro Cultural de Belém. O concerto terá lugar no dia 24 de Janeiro, pelas 21h00, no Pequeno auditório. Luís Vicente apresentará o material do disco que editou no final de 2012, "Outeiro" (uma edição da JACC Records). Ao lado de Luís Vicente (no trompete e fliscorne) estarão Francesco Valente (contrabaixo) e Oori Shalev (percussões). As entradas valem 11€ e 13,50€.
Zeca Medeiros ao vivo na Ler Devagar
· POR Nuno Catarino · 14 Jan 2014 · 01:11 ·


O cantor/cantautor Zeca Medeiros está de regresso para mais um concerto em Lisboa. No próximo dia 19 de Janeiro, domingo, pelas 19h, o açoreano apresenta-se ao vivo na Ler Devagar. Na bagagem estará o mais recente disco, o duplo Fados, Fantasmas e Folias, editado em 2011. Ao lado de Medeiros estarão Jorge A. Silva (piano), Gil Alves (flauta transversal, percussão) e Rogério Pires (guitarras, baixo eléctrico). A entrada vale 5€.
Novo disco de We Are Scientists a 3 de Março
· POR André Gomes · 14 Jan 2014 · 00:53 ·


É o que está no título. O novo disco de We Are Scientists a 3 de Março. Em treze anos foram três discos. Agora chegou o quarto. Chama-se TV En Français. Será lançado no Reino Unido no dia 3 de Março com selo da 100% Records. O disco foi gravado em Nova Iorque no ano passado com o produtor Chris Coady (Smith Westerns, Beach House, Gang Gang Dance, Blonde Redhead). Podem ouvir "Dumb Luck" aqui em baixo.

John Paul Jones (Led Zeppelin) lança disco com Deathprod
· POR André Gomes · 14 Jan 2014 · 00:32 ·


John Paul Jones foi sempre um dos músicos mais irrequietos dos Led Zeppelin. E a sua carreira depois do fim da sua banda de sempre prova bem isso. Depois de ter fundado os Them Crooked Vultures, junta agora esforços com o norueguês Deathprod (que é como quem diz Helge Sten) para lançar um disco. A união entre ambos chama-se Minibus Pimps e o primeiro disco, Cloud to Ground, será lançado no dia 3 de Março com selo da SusannaSonata. Promete tanto.
Estão a ler bem: há disco novo de Johnny Cash
· POR Paulo Cecílio · 14 Jan 2014 · 00:14 ·


O Homem de Negro desapareceu há mais de dez anos mas o seu legado perdurará para sempre. Dos maiores nomes de sempre da música norte-americana e essencialmente aquele que pôs o country no mapa (tal como Elvis o fez com o rock n' roll), Cash, tal como os grandes artistas, deixou-nos demasiado cedo mas os tesourinhos vários da sua obra vão sendo descobertos a pouco e pouco; para Março está previsto o lançamento de Out Among The Stars, disco engavetado de meados dos anos 80 produzido por Billy Sherrill e que conhecerá segunda vida pelas mãos do seu filho, John Carter Cash. A Columbia editá-lo-à a 25 de Março e é possível desde já ouvir "She Used To Love Me A Lot" (ai), o single de avanço. Homens também choram. Confirmem.

Neneh Cherry prepara disco
· POR Paulo Cecílio · 14 Jan 2014 · 00:12 ·


Após ter "emprestado" a voz aos The Thing naquele que foi um dos melhores discos de 2012, Neneh Cherry prepara agora aquele que será o seu primeiro trabalho a solo desde 1996: Blank Project tem edição prevista para 26 de Fevereiro na editora norueguesa Smalltown Supersound e foi produzido por Kieran Hebdan, mais conhecido como Four Tet. Para já é possível escutar versões cruas de "Weightless" e "Blank Project", gravadas ao vivo numa sessão para o Studio 360.



Novo disco de Hidden Cameras em audição integral
· POR André Gomes · 13 Jan 2014 · 21:30 ·


Acho que falo por algumas pessoas quando digo: já tínhamos saudades da pop de pulmão cheio dos Hidden Cameras. Pois bem, 2014 vai trazer novo disco dos canadianos. Mas as boas notícias não ficam por aqui: já é possível ouvir o novo disco, Age, graças à Pitchfork. Cliquem aqui, A banda anunciou também algumas datas europeias: passam pela Áustria, Alemanha, França, Suiça e Reino Unido em Janeiro e Fevereiro. Cruzem os dedos.

Outkast: ao vivo e a cores
· POR André Gomes · 13 Jan 2014 · 21:10 ·


Há uma reunião dos Outkast no horizonte. E uma reunião que inclui uma digressão em festivais com 40 datas. A dupla formada por André 3000 e Big Boi vai celebrar vinte anos de música em festivais como o Coachella, a primeira data no longo itinerário. Quem sabe se não dão um salto até Portugal para um dos nossos festivais de Verão. Vão ensaiando as coreografias.

Quem quer ouvir o novo disco de A Silver Mt. Zion?
· POR André Gomes · 13 Jan 2014 · 20:46 ·


Foram ouvindo algumas canções às pinguinhas e agora podem comer a refeição toda sem pagar. É verdade, o novo disco dos A Silver Mt. Zion, que é como quem diz Thee Silver Mt. Zion Memorial Orchestra, Thee Silver Mt. Zion, Thee Silver Mt. Zion Memorial Orchestra & Tra-La-La Band, entre outras, que será editado no dia 21 de Janeiro com selo da Constellation, já pode ser ouvido em streaming. Fuck Off Get Free We Pour Light on Everything soa assim.
Duas de letra com Shackleton e companhia
· POR António M. Silva · 13 Jan 2014 · 20:39 ·


A próxima noite Rush celebra-se a 24 de janeiro no Lux Frágil e Dan Shackleton vem mostrar porque é que a sua música não cabe em categoria alguma. O britânico, precursor do (bom) dubstep, apresenta-se no espaço de Santa Apolónia mui bem acompanhado de Dense & Pika e do italiano Lucy (outro inclassificável, que vem apresentar Wordplay for the Working Bees, editado pela Stroboscopic Artefacts). Por ora, desconhece-se o preço de acesso a uma noite que se espera esmagadora e cerebral.
Mais um passo na missão dos Liars
· POR António M. Silva · 13 Jan 2014 · 18:32 ·


Vamos ter que esperar até ao dia 24 de março para ouvir Mess on a Mission, o novo disco dos Liars, mas até lá podemos controlar a ansiedade com "Mess on a Mission" (para ouvir ali em baixo), quatro minutos festivos sem deixar de ser tensos. A julgar por esta malha, fica a ideia de que os ambientes electrónicos de WIXIW se vão manter – e isso só podem ser boas notícias.

Highlife, de Glasgow para o mundo
· POR António M. Silva · 13 Jan 2014 · 18:30 ·


Depois de deixar mazelas em Glasgow, as festas Highlife deslocam-se até ao Plano B, no Porto. No cartaz estão nomes de três dos quatro cantos do mundo, a saber: Esa Williams (vem da África do Sul e faz parte do colectivo Auntie Flo), Alejandro Paz (vem do Chile e também podem encontrá-lo no catálogo da Kompakt e os Groove Trotters (nada mais nada menos que o português Vítor Junqueira e o maliano DJ Cucurucho, co-fundador da Groovalizacion Radio). Por ora, ainda não há indicação do preço dos bilhetes, mas as portas abrem pelas 23h00.
Sun Kil Moon de Mark Kozelek actuam na Casa da Música em Março
· POR André Gomes · 13 Jan 2014 · 16:21 ·


Notícia fresca e boa. Os Sun Kil Moon de Mark Kozelek têm um concerto marcado em Portugal em Março. O concerto acontece na Casa da Música (Sala Suggia) no dia 29 de Março. Steve Shelley, o baterista dos Sonic Youth, estará, err, na bateria. Tudo indica que o concerto esteja inserido em mais um Clubbing. Mais informações em breve.

Inventei a cor dos acordes
· POR Paulo Cecílio · 13 Jan 2014 · 16:15 ·


As bonitas Dum Dum Girls editarão aquele que será o seu terceiro disco, Too True, no próximo dia 28, pela Sub Pop. Para já é possível ouvir, no Soundcloud da editora, uma das canções que dele farão parte: "Rimbaud Eyes", título inspirado pelo poeta e música inspirada pelos anos 80. Conferir:

Cochaise lançam EP
· POR Paulo Cecílio · 13 Jan 2014 · 16:13 ·


Esta música tem que passar na rádio. Pop/rock descomprometido, uma voz de veludo a espalhar charme e guitarras ondulando ao sabor da palavra: os Cochaise são bons, muito bons, e acabam de lançar um novo EP, que se sucede ao longa-duração Se Amanhã Não Chovesse, do ano passado. Já Te Digo Qualquer Coisa está disponível para audição e para download gratuito no Bandcamp da banda: é só conferir aí em baixo.

Capicua mostra novo single com DJ Ride
· POR André Gomes · 13 Jan 2014 · 15:49 ·


A primeira vez que se cruzaram musicalmente foi a convite do Bodyspace na compilação de celebração dos 10 anos desta casa, lançada na Optimus Discos. Perguntamos: como é que ninguém se tinha lembrado disso antes? Agora repetem a brincadeira e logo na estreia absoluta do novo disco de Capicua. O beat é de DJ Ride e as palavras são de Ana Matos, nome mais do que essencial do hip hop tuga. O esperadíssimo novo disco chega em breve com selo da Norte Sul. Podem ouvir "Sereia louca" aqui em baxo.


Já se pode ouvir o novo disco das Warpaint
· POR André Gomes · 13 Jan 2014 · 14:40 ·


Já é possível ouvir o novo disco das norte-americanas Warpaint em straming. O disco, homónimo e chega às lojas ainda em Janeiro com selo da Rough Trade. O sucessor de The Fool foi misturado com Flood, à excepção de duas canções que foram trabalhadas por Nigel Godrich. Podem ouvir o o disco clicando aqui. Lembramos que a Warpaint tocam em Lisboa no dia 1 de Março de 2014; o concerto acontece na Aula Magna.
Cristina Branco: caixa retrospectiva sai em Fevereiro
· POR André Gomes · 13 Jan 2014 · 10:05 ·


Cristina Branco prepara-se para editar Idealist, uma box que resume 17 anos de carreira e 13 discos editados. Chega até nós a 3 de Fevereiro. Serão ao todo três discos com 58 temas divididos tematicamente por Fado, Poemas e Ideal. Com um extra: três temas novos, dois deles completamente originais – "Fado da Partilha" e "Se Fores, Não Chores Por Mim", ambos com letra de Mário Cláudio e música de Ricardo Dias - e o tradicional Fado Estoril, intitulado "Na Rua do Silêncio". Mas há mais novidades: no dia 11 de Dezembro há um concerto especial no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. 

Chromeo no Alive
· POR André Gomes · 13 Jan 2014 · 10:03 ·


Mais um nome para o Optimus Alive: o duo canadiano Chromeo é a nova confirmação para o Palco Heineken. A dupla formada por P-Thugg e Dave 1 passa pelo Passeio Marítimo de Algés a 10 de Julho para apresentar o novo disco dos Chromeo, White Women, que sairá em 2014. 

 O Optimus Alive'14 tem data marcada para 10, 11 e 12 de Julho. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais. Os Chromeo juntam-se aos já confirmados Arctic Monkeys, Caribou, Chet Faker, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, Poliça, The Black Keys e The Lumineers.

Serralves em Festa 2014: já há datas
· POR André Gomes · 10 Jan 2014 · 20:56 ·


Faltam precisamente 140 dias para a edição 2014 de um dos maiores eventos de música - e não só, como podem ver na foto em cima - do país. Falamos do Serralves em Festa, que já escreveu a caneta as datas da próxima edição. Vai para as vossas agendas: dias 31 de Maio e 1 de Junho. Em 2013 estivemos lá de novo em alguns dos palcos do festival com Woodpecker Wooliams, Evols, Sensible Soccers e Jibóia e registamos o momento em vídeo. Podem ver tudo aqui em baixo.

Nova de Xiu Xiu
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2014 · 19:29 ·


Após editar um álbum de versões de Nina Simone em finais do ano passado, Jamie Stewart começou desde logo a preparar aquele que será o seu novo trabalho enquanto Xiu Xiu: Angel Guts: Red Classroom apropriou o seu título de um filme japonês dos anos 70 e tem edição prevista para dia 4 de Fevereiro, pela Polyvinyl, sendo desde já possível escutar "Lawrence Liquors", uma das canções que dele fará parte e que nos revela uma sonoridade mais coldwave mas com o mesmo grau de perturbação e negrume que Stewart nos tem dado ao longo destes últimos doze anos. Para conferir aqui.

Bandas com Wolf no nome
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2014 · 19:25 ·
© Thomas Ecke

Mick Harvey não tem estado necessariamente parado desde que deixou os Bad Seeds - editou inclusive o seu sexto disco a solo no ano passado, Four (Acts of Love) - e Alexander Hacke não tem estado necessariamente preso aos Einstürzende Neubauten, a sua banda de sempre. Os dois juntam-se agora num novo projecto intitulado The Ministry Of Wolves, que junta igualmente a artista alemã Danielle de Picciotto e o norte-americano Paul Wallfisch, líder dos nova-iorquinos Botanica. Este grupo tem estado a preparar o seu álbum de estreia, inspirado pelos contos dos irmãos Grimm, com o título Music From Republik der Wölfe. Sairá a 10 de Março e para já podemos picar "Rumpelstiltskin", primeira canção do disco a ser conhecida. Vídeo em baixo.

Madchester está viva
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2014 · 19:21 ·


Os Primal Scream têm sobrevivido ao teste do tempo, os Happy Mondays encontraram nova vida, os Stone Roses encontraram nova morte. Dos Inspiral Carpets não se sabe bem o que esperar, mas está confirmado: regressam em 2014 com novo disco - o primeiro em vinte anos - e ainda vão reeditar Dung 4, demo de 1989, em honra do Record Store Day, juntamente com as faixas de Cow, demo de 1987. Do novo disco só se sabe que é homónimo e sairá em Setembro pela Cherry Red.

With Light And With Love
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2014 · 19:16 ·


É este o nome do novo disco dos norte-americanos Woods, a ser editado no dia 15 de Abril pela Woodsist. With Light And With Love sucede a Bend Beyond, de 2012, sendo já possível ouvir no Soundcloud aquele que será o primeiro single, "Leaves Like Glass", canção delicada para gente delicada. A tracklist e a canção, aqui:

01 “Shepherd”
02 “Shining”
03 “With Light And With Love”
04 “Moving To The Left”
05 “New Light”
06 “Leaves Like Glass”
07 “Twin Steps”
08 “Full Moon”
09 “Only The Lonely”
10 “Feather Man”
 
Untold prepara disco
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2014 · 13:52 ·


O produtor britânico editará aquele que será o seu primeiro longa-duração após anos de singles e EPs. Black Light Spiral tem data de saída prevista para dia 24 de Fevereiro, na Hemlock Recordings, e para já é possível escutar "Drop It On The One", aterrador misto de dubstep e noise para fugir à polícia em noites de chuva. É conferir aqui, juntamente com a tracklist:

01 5 Wheels
02 Drop It On The One
03 Sing A Love Song
04 Doubles
05 Wet Wool
06 Strange Dreams
07 Hobthrush
08 Ion

Sexta-feira, no Porto
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2014 · 00:23 ·


A Lovers & Lollypops levará esta sexta-feira até ao Canhoto (situado na Travessa de Cedofeita) o duo electroacústico EITR, formado por Pedro Lopes e Pedro Sousa, o projecto Ondness, do "nosso" Bruno Silva e Lasers, do produtor portuense João Lobato. A entrada custa uns míseros 3€ e tudo começa por volta das 23h. Para irem picando:





Thee Silver Mt. Zion para ouvir
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2014 · 00:08 ·


Claro que, muito provavelmente, já terão ouvido o disco todo virtude de websites bonitos com links bonitos para .rars bonitos, mas ainda assim façam de conta que não são piratas: "Take Away These Early Grave Blues" é uma das canções que fazem parte do há muito aguardado sucessor de Kollaps Tradixionales, ou seja, que fazem parte do sétimo disco da carreira dos "outros Godspeed", que tem o bonito (sou repetitivo, não sou?) título Fuck Off Get Free We Pour Light on Everything. A canção pode ser ouvida no Stereogum, um bonito momento punk rock por parte de quem nunca deixou de o ser. Para ouvir em loop.

Shit Robot de novo por cá
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2014 · 00:06 ·


O produtor irlandês regressa ao país numa altura em que está a preparar o seu segundo disco de originais, que sucede a From The Cradle To The Rave, de 2010. We Got A Love será editado pela DFA em Março e algumas das malhas que dele farão parte poderão ser ouvidas no Musicbox, em Lisboa, já no próximo dia 18 de Janeiro, tendo sido convidado por Bruno Cardoso (Xinobi) numa noite da sua curadoria. A entrada custa 10€.

Vem aí o novo disco dos The Men
· POR Paulo Cecílio · 08 Jan 2014 · 19:01 ·


De noise rockers a punks com um olho na country (é tão divertido atirar géneros para o ar, não é?), o quarteto de Brooklyn tem várias caras mas apenas um rumo: dar ao mundo canções eléctricas como só as gera a energia juvenil. Tomorrow's Hits é o seu quinto disco em cinco anos e tem edição prevista para dia 4 de Março, na Sacred Bones, a sua casa de sempre. Para já podemos ouvir em streaming "Pearly Gates", single de avanço e seis minutos de rockabilly eléctrico para nos aquecer as ancas neste rigoroso inverno. Para conferir:

Laibach de regresso
· POR Paulo Cecílio · 08 Jan 2014 · 18:59 ·


São provavelmente a única banda que despertou mais debates políticos que debates musicais (e eles, muito provavelmente, preferem-no assim). Perseguidos e censurados pela ditadura comunista Jugoslava nos anos 80, verdadeira instituição da música industrial a par dos Coil e dos Throbbing Gristle e responsáveis por versões tão boas quanto hilariantes de canções pop cantadas em estádios de futebol, os eslovenos Laibach irão lançar este ano aquele que será o seu novo disco de originais: Spectre sucede a Volk, de 2006 (ou a Laibachkunstderfuge, de 2008, ou à banda-sonora de Iron Sky, de 2012, se quiserem ser picuinhas), e será editado pela Mute a 3 de Março, sendo já possível ouvir um dos temas que farão parte do disco - "Resistance Is Futile", que sem dúvida gerará ainda mais sururu em torno da estética e imagem dos Laibach - e ver um trailer de avanço para o mesmo. Tudo aqui em baixo.



Wild Beasts lançam novo disco a 24 Fevereiro
· POR André Gomes · 08 Jan 2014 · 12:27 ·
© Klaus Thymann

Ontem mostramos o novo single dos Wild Beasts e hoje temos novidades acerca do novo disco. Chama-se Present Tense e será editado no dia 24 Fevereiro com selo da Domino. No press release do disco diz-se que o quarto discos dos britânicos vai buscar pistas ao som electrónico dos anos 80 e 90. O disco tem 11 faixas e foi concebido e gravado ao longo de quase um ano. Podem ouvir ou reouvir o single "Wanderlust" aqui em baixo.

Novo single de You Can't Win, Charlie Brown
· POR André Gomes · 08 Jan 2014 · 11:24 ·
© Vera Marmelo

Sabiam certamente que os You Can't Win, Charlie Brown se preparam para lançar o segundo disco de originais. O sucessor de   chama-se  Diffraction / Refraction  e sairá ainda em Janeiro com o selo da Pataca Discos. Depois de "Be my world" é altura de conhecer um novo single: chama-se "After December" e pode ser ouvido e visto aqui em baixo.

Filho da Mãe apresenta novo disco em Lisboa e Porto
· POR André Gomes · 08 Jan 2014 · 01:00 ·
© Leonor Fonseca

Depois do test drive no Teatro do Bairro em 2013, Filho da Mãe apresenta o fabuloso Cabeça em dois concertos. Primeiro na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, no dia 30 de Janeiro, e depois no Passos Manuel, no Porto, no dia 1 de Fevereiro. Na primeira parte do concerto no Porto apresenta-se Gonçalo, membro dos Long Way To Alaska, que edita o seu trabalho de estreia por essa altura. A não perder.

Já se pode ouvir o novo disco de Bruce Springsteen
· POR André Gomes · 08 Jan 2014 · 00:04 ·


O novo disco de Bruce Springsteen chega no próximo 13 de Janeiro. Mas entretanto é já possível ouvi-lo graças às maravilhas da intenet. High Hopes, que terá o selo da Columbia Records, foi gravado em Nova Jérsia, Los Angeles, Atlanta, Austrália e Nova Iorque e é o 18.º álbum de estúdio do músico. Há colaborações de membros da E Street Band, assim como do guitarrista Tom Morello, entre outros. Podem então ouvir o novo disco do boss aqui.

Planeta John Dwyer: novo disco enquanto Damaged Bug a caminho
· POR André Gomes · 07 Jan 2014 · 22:58 ·


Antes de mais, as nossas desculpas pelo susto sem necessidade. Parece quje os rumores acerca do fim dos Thee Oh Sees eram manifestamente exagerados. E parece que vem já aí um novo disco na Primavera. Antes disso, John Dwyer lançará novo disco enquanto Damaged Bug. Hubba Bubba sairá em Fevereiro com selo da Castle Face do próprio John Dwyer. Podem ouvir um novo tema - chama-se "Eggs at Night" - aqui em baixo.

Common lança disco sobre Chicago
· POR André Gomes · 07 Jan 2014 · 22:49 ·


Common volta a dar o braço ao produtor No I.D. para trabalhar num disco. O novo registo vai chamar-se Nobody Smiling e será um disco conceptual sobre a violência e o desespero nos piores bairros da terra natal de Common, Chicago. “War,” o primeiro single, pode ser ouvido aqui em baixo. É a coisa mais negra que Common lançou em muitos anos. Ele chama-lhe um grito à acção. Ainda não existem detalhes acerca da data de lançamento do novo disco.

Nova canção de Wild Beasts
· POR André Gomes · 07 Jan 2014 · 22:38 ·


Que ninguém tenha ainda razões para dizer que este foi um mau dia. Os britânicos Wild Beasts acabam de mostrar uma nova canção. E que canção, podem acreditar. Chama-se "Wanderlust" e pode ser ouvida e vista ali em baixo. Perante isto parece certo poder-se dizer que o sucessor de Smother chega ainda em 2014. Dedos cruzados. Que chegue rapidamente.

Minta: Olympia editado na Costa Leste dos EUA
· POR André Gomes · 07 Jan 2014 · 19:07 ·


Minta começa 2014 com notícias: a editora indepentende norte-americana HOPE FOR THE TAPE DECK, de Filadélfia, lança o mais recente disco de Minta & the Brook Trout, Olympia, em cassete. A edição, limitada a 100 cópias, conta ainda com duas novas versões de músicas que Minta e companhia tocaram ao vivo "vezes sem conta": são elas “Clever Knot", de D+, e “You Swan, Go On”, de Mount Eerie.

Vampire Weekend fazem versão de Andrea Bocelli por amor
· POR André Gomes · 07 Jan 2014 · 17:37 ·


Os Vampire Weekend decidiram fazer uma versão reggae de "Con Te Partirò", de Andrea Bocelli, para uma compilação chamada Sweetheart 2014, que deverá ser lançada em Fevereiro no âmbito do Dia de São Valentim. Da compilação fazem também parte artistas como Beck, Fiona Apple, Jim James, Phosphorescent ou Sharon Jones. Podem ouvir a canção de que falamos aqui e excertos dos outros temas aqui.

Jon Hopkins de regresso a Portugal
· POR André Gomes · 07 Jan 2014 · 17:10 ·


O britânico Jon Hopkins está de regresso a Portugal já no próximo mês de Junho. O músico tem concerto marcado para o Musicbox, em Lisboa, no dia 14 de Junho e deverá apresentar o seu mais recente disco, Immunity. Nessa mesma noite sobem ao palco da sala lisboeta Jibóia (que por essa altura deverá já ter o seu disco de estreia nas lojas) e Bangkok Snobiety. Uma noite que promete.

No Chapitô
· POR Paulo Cecílio · 07 Jan 2014 · 15:02 ·


No próximo dia 17, com entrada livre: o Filipe Sambado e o gajo que passa por mim na FCSH (Cão da Morte) e não me cumprimenta irão actuar no Bartô do Chapitô, com o primeiro a apresentar um EP novo (ele que este ano também voltará a brilhar nos Cochaise) e o segundo ainda a mostrar as canções de Fim de Verão, disco de 2013. A partir das 22h30.
Couple Coffee celebram 40º Aniversário do 25 de Abril com reedição
· POR André Gomes · 07 Jan 2014 · 14:46 ·


Os Couple Coffee preparam-se para comemorar o 40º Aniversário do 25 de Abril com a reedição do CD Co'as Tamanquinhas do Zeca, que como o nome indica é dedicado à obra imortal de Zeca Afonso. Editado originalmente em 2007, o disco conhecerá este ano uma reedição que incluirá duas faixas extra: “Alípio de Freitas” e “Traz Outro Amigo também”. É provável que os Coupçe Coffee mostrem o referido disco nos palcos portugueses durante 2014.

Scott Kelly em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 06 Jan 2014 · 23:58 ·


Perguntamos no Facebook a duas belas fãs e é isto que respondem: "é uma pessoa bonita e isso nota-se na linda música que faz", "eu não sei escrever mas é o gajo de Neurosis por isso é rei". Tudo certo. O vocalista e guitarrista dos enormes Neurosis passará pelo Porto e Lisboa sob a designação Scott Kelly and The Road Home, acompanhado por Noah Landis e Gregory James Dale, para apresentar a sua folk soturna e o disco The Forgiven Ghost In Me, editado em 2012, pisando o palco do Passos Manuel a 11 de Fevereiro e o da ZdB no dia seguinte. Com o majestoso selo Amplificasom, evidentemente: os bilhetes estão à venda nesta igualmente bela loja e custam 15€.
Cass McCombs, por cá
· POR Paulo Cecílio · 06 Jan 2014 · 17:53 ·


O músico norte-americano, fazendo jus ao seu estilo de vida nómada, andará a percorrer o país de norte a sul daqui a pouco menos de duas semanas para apresentar Big Wheel And Others, aclamado disco de 2013. O reencontro do público português com McCombs, que se sucede aos cancelamentos do ano passado por via de um braço partido, dá-se em primeiro lugar no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 16 de Janeiro (5€ para menores de 30), seguindo-se o Teatro Aveirense a 17 (12€) e a Casa das Artes em Famalicão no dia seguinte (10€).

It took the night to believe
· POR Paulo Cecílio · 06 Jan 2014 · 17:34 ·


Gostava de poder dizer que não se escreve druida sem drone, mas qualquer pessoa não-disléxica dir-me-à que estou errado, o que já sabia à partida - queria apenas tentar uma piada. Adiante. Os Sunn O))) lançarão um novo EP no próximo dia 20, editado em colaboração com a Ideologic Organ e a Southern Lord, intitulado simplesmente LA REH 012, e que contará com duas faixas (num total de quase quarenta minutos) do melhor peso que alguma vez vos passou pelos ouvidos. Podem começar a fazer pré-encomendas a partir daqui enquanto esperam a aguardada colaboração com os Ulver, Terrestrials, que nos chegará às mãos a partir de 4 de Fevereiro.
Novo tema de Chromeo
· POR André Gomes · 06 Jan 2014 · 17:29 ·


Coisas boas para o dia chuvoso e tempestuoso de hoje: há um novo tema de Chromeo de braço dado com Toro Y Moi que pode ser ouvido agora mesmo aqui em baixo. Não existem muitos detalhes acerca de um possível novo disco mas a banda disse hoje o seguinte na sua página de Facebook: "In 2014 the funk comes aliiiiiive". Esperemos que assim seja.

Novo disco de Damien Jurado para ouvir do início ao fim
· POR André Gomes · 06 Jan 2014 · 16:30 ·


Damien Jurado preparas-se para lançar um disco novo em 2014. Vai chamar-se Brothers and Sisters of the Eternal Sun e verá a luz do dia a 21 de Janeiro com o selo da Secretly Canadian. O sucessor de Maraqopa conta mais uma vez com a produção de Richard Swift. A boa notícia é que já podem ouvir o novo disco de Damien Jurado aqui

Nicotine's Orchestra no Bairro
· POR Paulo Cecílio · 06 Jan 2014 · 14:27 ·
© Vera Marmelo

Nick Nicotine e seus comparsas na orquestra tocarão no próximo dia 17 de Janeiro, no Teatro do Bairro, em Lisboa, para um concerto que se insere num ciclo apoiado pela SPA. Serão de esperar canções no mais recente 77 ☽ 13, editado pela Optimus Discos, bem como mimos mais "antigos", de Open Water ou Ghosts And Spirits, por exemplo. A entrada custa 3€ e tudo começa pelas 23h.

Novo tema de St. Vincent
· POR André Gomes · 06 Jan 2014 · 14:19 ·


Já tínhamos avisado por aqui que viria aí novo disco de St. Vincent em 2014,  que será homónimo e que veria a luz do dia a 24 de Fevereiro. Depois de aqui termos deixado o primeiro tema conhecido, o single "Birth in reverse", é agora altura de mostrar uma outra nova canção de Annie Clark. Chama-se "Digital Witness" e promete. Falta pouco para tirar todas as dúvidas.

Interpol no Alive
· POR André Gomes · 06 Jan 2014 · 11:59 ·


É a mais recente confirmação para o Optimus Alive 2014. Os Interpol vão actuar no referido festival no dia 10 de Julho. Os norte-americanos deverão apresentar um novo disco que está a ser ultimado neste momento - e que ainda não te edição definida. Os Interpol juntam-se a um cartaz onde constam já nomes como Arctic Monkeys, Black Keys, Caribou, MGMT, entre outros.

O  festivaltem data marcada para 10, 11 e 12 de Julho no Passeio Marítimo de Algés. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais.

E, do nada, eis um novo EP dos Pixies
· POR Paulo Cecílio · 03 Jan 2014 · 11:29 ·


Parece que cabe à banda norte-americana o título de primeira grande surpresa do ano (juntamente com a vitória no campeonato do "quem é que serão os próximos a imitar a Beyoncé e o Bowie?"). Um EP com o título minimal de 2, que sucede, como nos explica a lógica da batata, a EP 1, editado o ano passado, foi lançado esta noite e uma das suas quatro canções, "Blue Eyed Hexe", está já disponível para escuta no Youtube. 2 é o primeiro trabalho a ser lançado pelos Pixies depois de voltarem a substituir a sua baixista - Kim Shattuck por Paz Lenchantin - e podem saber mais sobre ele no website da banda.

Bruno Pernadas: um aperitivo para o que aí vem
· POR André Gomes · 03 Jan 2014 · 11:15 ·


Já é possível ouvir um aperitivo do disco de estreia de Bruno Pernadas, músico que colabora com nomes como Julie & The Carjackers, When We Left Paris e Real Combo Lisbonense. "Ahhhhh" é um dos temas de How Can We Be Joyful In a World Full of Knowledge, que deverá sair no final de Março com o selo da Pataca Discos, e pode ser ouvido aqui em baixo. Oito minutos e cinquenta segundos de boas promessas.

SBTRKT mostra novo tema
· POR André Gomes · 02 Jan 2014 · 22:21 ·


Aaron Jerome partilhou recentemente um tema nunca antes ouvido de SBTRKT que conta com as participações de Jessie Ware, Sampha e Tic. Aaron Jerome. Algo nos diz que pode muito bem vir a integrar o seu segundo disco de originais. E pode-se dizer o mesmo de "IMO", partilhada em Setembro de 2013. E bom bom bom era se o seguidor do fabuloso SBTRKT chegasse já em 2014. Esperemos. Entretanto podem ouvir os dois temas aqui em baixo.



Há mais Dean Blunt para ouvir
· POR Paulo Cecílio · 02 Jan 2014 · 21:14 ·


Já que The Redeemer foi disco do ano para muita gente, porquê parar por aí? Como quem não quer a coisa, Dean Blunt partilhou no Soundcloud duas novas canções para abrir o apetite por hipnagogia em 2014: "DEF Freestyle" e "50 Cent" contam com a voz de uma senhora chamada Joanne Robertson e poderão ouvi-las aí em baixo, numa altura em que, ao que parece, o músico abandonou a Hippos In Tanks. O ano novo promete.



Silversun Pickups preparam compilação
· POR Paulo Cecílio · 02 Jan 2014 · 21:12 ·


Se calhar é demasiado cedo para que uma banda como os Silversun Pickups lancem uma compilação, para além de pesar um factor muito mais importante - o facto de, provavelmente, ninguém ir querer saber para além dos fãs mais acérrimos. Para esses existirá, a partir do mês que vem, The Singles Collection, que como o nome indica inclui todos os singles dos californianos juntamente com "Cannibal", canção nova que poderão desde já ouvir aí em aqui. The Singles Collection será editado a 25 de Fevereiro pela Dangerbird e apresenta-se também como uma óptima oportunidade de tirar o magnífico Carnavas da prateleira. Que saudades de shoegaze em 2006.
No Musicbox
· POR Paulo Cecílio · 02 Jan 2014 · 14:47 ·


O espaço lisboeta começa já a preparar as ofertas para o novo ano que se avizinha. No próximo dia 10 de Janeiro decorre mais uma edição do Baile Tropicante, que trará até Lisboa Uproot Andy, DJ e produtor de Brooklyn e responsável pelas festas nova-iorquinas Que Bajo!, que estará acompanhado pelo DJ residente, la Flama Blanca. No dia seguinte a editora Azáfama ocupará o palco naquela que será a apresentação do novo trabalho dos Trêsporcento, juntamente com os colegas Homens Con Hambre e Capitão Capitão. Mais informações aqui.
Novo disco de Excepter em 2014
· POR André Gomes · 02 Jan 2014 · 11:21 ·


2014 ainda agora começou e já sobram as boas notícias. Os sempre imprevisíveis e fascinantes Excepter preparam-se para lançar novo disco este ano. Chama-se Familiar e terá selo da Blast First Petite. O primeiro tema deste novo disco dos norte-americanos chama-se "Maids" e já pode ser ouvido - e visto - aqui em baixo. Promete. Muito. Como sempre.

ARQUIVO

Parceiros