Concerto de Nick Cave and the Bad Seeds reagendado para 2021
· POR Fernando Gonçalves · 08 Abr 2020 · 18:42 ·


O concerto que deveria fazer regressar a Portugal o nosso mais bem-amado australiano a 19 deste mês foi, por razões óbvias, reagendado. A nova data para o concerto de Nick Cave and the Bad Seeds será o dia 24 de Maio de 2021 na Altice Arena em Lisboa.

Quanto a bilhetes, a promotora Everything Is New garantiu que os bilhetes entretanto adquiridos serão válidos para a nova data e anunciou que ainda existem bilhetes à venda por preços que se situam entre os 35 e os 60 euros.

Na outra banda da Lua mora a outra banda da Lua
· POR Fernando Gonçalves · 08 Abr 2020 · 18:27 ·


Na Outra Banda da Lua mora A Outra Banda da Lua, lugar pouco inóspito onde a tropicalia ou a vanguarda paulista
se fundem para dar corpo a uma atmosfera marcadamente psicodélica. Os donos e senhores desse lado lunar são a banda mineira composta por Marina Sena, Edson Lima, Mateus Sizílio, Matheus Bragança e André Oliva e acabam de editar o homónimo A Outra Banda da Lua, disco com que o colectivo nascido em 2015 se estreia nos longa-duração.

Eis a viagem até à outra banda da Lua pelos A Outra Banda da Lua:

Vanessa Bumagny junta-se a Zeca Baleiro e Chico César para fazer dançar
· POR Fernando Gonçalves · 07 Abr 2020 · 16:06 ·

 
Seis anos depois de dar ao mundo O Segundo Sexo, a paulista Vanessa Bumagny junta-se a Zeca Baleiro e Chico César para fazer dançar com o single “Cinema Ilusão”, tema que estende a passadeira ao novo e homónimo álbum de originais de Bumagny.

Produzido por Rafael Castro, “Cinema Ilusão” assume-se como um bolero solar com tempero de arrocha e forró electrónico para ajudar a libertar os corpos enclausurado e levantar o moral.

Laura Marling antecipa novo álbum
· POR Fernando Gonçalves · 07 Abr 2020 · 15:06 ·


De chofre e muito antes do previsto, a britânica Laura Marling anunciou o lançamento do seu sétimo álbum de originais já para esta sexta-feira. O disco dá pelo nome de Song For Our Daughter e fez-se anunciar pela “voz” do single “Held Down” que aqui deixamos para contemplação:

Dino D' Santiago canta surpresa Kriola
· POR Fernando Gonçalves · 03 Abr 2020 · 15:10 ·


Veio em pés de veludo pela calada da noite cantando a crioulização do mundo com a vida à flor da pele. Ele é Dino D’ Santiago e acaba de descarregar Kriola, álbum que surge de surpresa neste dia 3 de Abril do ano da, pouca, graça de 2020. Ode à mestiçagem cultural, o novo álbum de Dino traz canções de voz envolvente, filtros electrónicos e ritmos como o batuque ou o funaná numa viagem que levou a “cachupa instrumental” até Cabo Verde, Nigéria, Portugal, Inglaterra e Angola.

Assumidamente o álbum mais activista de Dino D’ Santiago, Kriola conta com a participação de E Seiji, Nosa Apollo, Branko, PEDRO, Kalaf Epalanga, Toty Sa’Med, Djodje Almeida, Toni Economides, Julinho KSD e Vado MKA e pode ser ouvido, na integra, a partir de agora:

De que cor é o cavalo branco dos Oruã?
· POR Fernando Gonçalves · 03 Abr 2020 · 14:22 ·
© Raiza Falcão
De que cor é o cavalo branco dos Oruã? A resposta não é simples porque os Oruã também não o são. Depois de um 2019 marcado pela edição de Romã e por uma extensa tournée pelos Estados Unidos, a banda liderada por Lê Almeida viu entrar novos elementos, abriu um estúdio de gravação a que deu o muito kafkiano nome de Repartição, e começou a trabalhar naquilo que virá a ser, ainda este ano, um caleidoscópico Cavalo Branco de cores e influências.

Tudo isto para confirmar através do homónimo single de apresentação hoje revelado, “Cavalo Branco”:

Baits têm novo single
· POR Fernando Gonçalves · 03 Abr 2020 · 14:19 ·


Dizem carregar em si, para além de todos os sonhos do mundo como qualquer bom humano, todas as facetas da cena rock desde o grunge mais solarengo até ao motown e, agora, carregam também a semente “Coming After Me” que dará, e terá, lugar em Never Enough lá para o próximo Outono.

Para já e sem qualquer mania da perseguição, eis o fuzz-pop-beach grunge “Coming After Me”:

Jenny Hval e a história de um regresso movido a lixo que pratica o amor
· POR · 02 Abr 2020 · 18:52 ·


A cantora escandinava está de regresso e traz bónus. Meio ano depois de ter editado The Practise of Love, Jenny Hval acaba de lançar o inédito “Bonus Material”, tema “inacabado sobre substâncias inacabadas vertendo umas sobre as outras” que contou com a colaboração do saxofonista Espen Reinertsen.

Eis “Bonus Material” ou, segundo Hval, “lixo a praticar o amor”:

Emmy Wildwood regressa às origens
· POR Fernando Gonçalves · 02 Abr 2020 · 18:35 ·


Depois de nos brindar com as dores de parto do empoderamento feminino em Everything Hurts, a texana Emmy Wildwood dedicou-se à aprendizagem do ProTools, uma aventura que acaba de contar o primeiro trabalho inteiramente produzido por ela: Heavy Petals.

Mais do que um álbum de experimentação, Heavy Petals representou um regresso à vivência lo fi da sua Tucson natal após uma década a viver na ébria Nova Iorque. Um processo que lhe permitiu reconectar-se às suas raízes punk e DIY e voltar a ser “a miúda que fazia todos os flyers para a sua banda de punk antes de tocarem no Skrappy’s”.

Para ouvir, na íntegra, Heavy Petals:

:papercutz tem novo álbum
· POR · 02 Abr 2020 · 18:35 ·


O recém-nascido responde pelo nome de King Ruiner, tem o peso da electrónica pop negra e exótica e nasceu algures entre o Porto, Nova Iorque, Hamburgo e Tóquio. Se tudo correr bem, o primeiro concerto de :papercutz com King Ruiner em Portugal acontecerá no dia 26 de Setembro no Centro Cultural de Belém.

Para além do “pai” Bruno Miguel (mentor do projeto :papercutz), o novo álbum contou com a colaboração da portuguesa Emmy Curl, da japonesa Ferri e da alemã Lia Bilinski.

Para ouvir, :papercutz com King Ruiner:

Macha: segundo andamento solo de Matiana Cavanellas
· POR Fernando Gonçalves · 02 Abr 2020 · 18:35 ·


Depois de passar pelos Rosa Néon, a mineira Mariana Cavanellas decidiu aventurar-se a solo na selva do pop contemporâneo com “Não Vou Parar”, single que dá o mote para o novo “Macha” acabo de estrear.

O novo tema, de acordo com a artista mineira, fala “sobre parar de dar ouvidos ao patriarcado, aos homens ao redor e ouvir a intuição feminina, que é a maior germinadora, criadora do mundo” e, com doçura, soa assim:

Miss Colombia: um estado de saudade
· POR Fernando Gonçalves · 01 Abr 2020 · 21:51 ·


Afro-indigena-colombiana-canadiana-punk-folk-tradicional-transgressiva-diva ou, simplesmente, Lido Pimienta. É desta forma que a colombiana-canadiana se apresenta perante todos nós enquanto se assiste ao desfilar na passarela de Miss Colombia, terceiro registo de originais da multifacetada Pimienta que terá edição no próximo dia 17 de Abril.

Mais do que um simples cruzamento entre electrónica e cumbia, Miss Colombia é o retrato do amor e da perda, o retrato de alguém que se questiona se pode “continuar a ser colombiana” ou se já pode adoptar uma forma mais “canadiana” de analisar a vida. Numa palavra, Lido Pimienta à procura dela própria encontra-se em estado de saudade, porque Miss Colombia.

Fiquem com “Nada (ft Li Saumet) ”, o mais recente single extraído a este novo álbum:

Concerto de Bon Iver remarcado para 2021
· POR Fernando Gonçalves · 01 Abr 2020 · 21:47 ·


Em virtude daquilo que todos nós já sabemos, o concerto dos Bon Iver que deveria ter lugar no próximo dia 15 de Abril no Altice Arena foi adiado e remarcado para o dia 31 de Janeiro. O concerto servirá para a apresentação ao público português de i.i (2019), álbum que sucedeu a 22, A Million de 2016 e que contou com a participação de nomes como os de James Blake, Moses Sumney ou Aaron Dessner dos The National, este último que em conjunto com Justin Vernon dos Bon Iver serviram de impulso à banda que abrirá o concerto de Lisboa, os Aaron Dessner’s Big 37d03d Machine.

João Pais Filipe abre a porta a Sun Oddly Quiet
· POR Fernando Gonçalves · 01 Abr 2020 · 18:00 ·


O segundo disco a solo do baterista, percussionista e escultor sonoro João Pais Filipe já tem nome, data de lançamento e, a partir de hoje, também single que se ouça. Sun Oddly Quiet, assim se chamará o álbum, tem estreia prevista para dia 24 de Abril via Lovers & Lollypops/Holuzam e acaba de dar ao mundo o single de apresentação “XV”.

Um kit de bateria desenhado por si e à sua medida, entrega-nos um novo set de temas entre a pista de dança e o mantra de que, então, este “XV” é a primeira figura:

Jess Williamson revela Infinite Scroll
· POR Fernando Gonçalves · 31 Mar 2020 · 15:56 ·


Depois de em 2018 nos ter dado Cosmic Wink, a texana Jess Williamson regressa com a magia de Sorceress, reflexão profunda sobre a espiritualidade “pronta a consumir” que acomete a sociedade contemporânea. Com edição prevista para dia 15 de Maio, o vindouro álbum da assumidamente céptica Jess acaba de dar a conhecer mais uma epistola. O tema dá pelo nome de “Infinite Scroll” e fala-nos sobre a expansão ilimitada do tempo:

ARQUIVO

Parceiros