Ha Kwai & TRKZ: volta ao mundo da lusofonia num single
· POR Fernando Gonçalves · 10 Ago 2020 · 22:44 ·


Ha Kwai nasceu em Lisboa, tem raízes cabo-verdianas, viveu em Macau, fundou grupos no Brasil e, agora, acaba de juntar-se ao artista moçambicano TRKZ para dar ao mundo um single com nome de activista angolano, “Luaty”, que celebra a sua entrada na família editorial moçambicana Kongoloti Records.

Este tema dá nome ao novo EP de Ha Kwai que sairá no final de Agosto e soa assim:

Grutera é assim: novo single e álbum a 11 de Setembro
· POR Fernando Gonçalves · 06 Ago 2020 · 00:09 ·


Depois de nos ter dado a conhecer “Fica Entre Nós”, Grutera voltou à carga com “Para Mim És Assim”, segundo single retirado a Aconteceu que irá, efectivamente, acontecer no dia 11 de Setembro.

Este novo álbum, o quarto de originais, de Guilherme Efe aka Grutera devia ter saído em Maio último, mas a pandemia teve outa ideia levando-o a desaguar no final do Verão, altura em que o apresentará ao público em concerto em Pombal (dia 5), Guimarães (dia 11 na Clav Live Session) e em Setubal (dia 25 na Casa da Cultura).
Sem mais delongas, “Para Mim És Assim”:

Raiashopping: uma fotografia de um Portugal a contraluz pelo último romântico de Mafamude
· POR Fernando Gonçalves · 02 Ago 2020 · 00:42 ·


Há um Portugal alcatifado a minis geladas, cascas de tremoços e bailes de Verão em cada esquina. Há festas da espuma, há quem se espume por uma “renúncia” um café central e uma one night stand em Salamanca que acaba doucement em mandarim. Este é o Portugal da raia e que dá (uma) raia longe dos drinks de fim de tarde e das soirées subnutridas de empata-fodas de ocasião, um país verdadeiro a quem o último romântico de Mafamude, David Bruno, tira a lona em Raiashopping no início deste nosso querido mês de Agosto.

Sucessor de grandes êxitos de feira como O Último Tango em Mafamude (2018) e Miramar Confidencial (2019), Raiashopping dá ao kicks da sua Casal Boss 2 para uma visita guiada aos pequenos nadas que são, no seu todo, o substrato de um país que bebe o vinho e se esforça por não cantar o fado. Não se preocupem que, em princípio, o problema são velas.

Eis, em todo o seu esplendor e glória, Raiashopping:

Róisín Murphy ex-machina
· POR Fernando Gonçalves · 31 Jul 2020 · 15:53 ·


Róisín Murphy acaba de anunciar o lançamento de um novo álbum para o dia 25 de Setembro. O disco irá ostentar o nome de Róisín Machine e carregará consigo os já conhecidos singles “Simulation” e “Murphy’s Law”, bem como o novo “Something More” que acompanha o anúncio do lançamento do novo trabalho da voz dos Moloko.

Róisín Machine é fruto de uma parceria entre Róisín Murphy e o seu colaborador de longa data DJ Parrot e leva este nome porque, como explica a autora, mesmo nos tempos conturbados em que vivemos, “eu sou uma máquina, não paro”.

Para já, “Something More”:

Karma é uma festa que não o é
· POR Fernando Gonçalves · 30 Jul 2020 · 14:31 ·


Ontologias à parte, Karma Is Not A Fest é uma festa que invadirá, ou não, a mata do Fontelo em Viseu em quatro datas distintas. A 27 de Agosto, 3, 10 e 17 de Setembro, o parque viseense irá colher criações artísticas, caminhadas, conversas e concertos de nomes como Arianna Casellas, Filipe Sambado, HHY & The Macumbas, Tiger Picnic, Tó Trips e Dada Garbeck numa organização da cooperativa Carmo’81.

Os concertos da tarde são gratuitos, mediante reserva, enquanto os concertos nocturnos têm o custo de 6,5 euros, também mediante reserva.


Programação musical do Karma Is Not A Fest

Dia 27 de Agosto

18h30 – Arianna Casellas
21h30 – Samuel Martins Coelho
22h – HHY & The Macumbas

Dia 3 de Setembro

18h30 – Tiger Picnic
21h30 – José Pedro Pinto
21h30 – Cine-concerto com o filme “Surdina” de Rodrigo Areias a ser musicado por Tó Trips

Dia 10 de Setembro

18h30 – Unsafe Space Garden
21h30 – Stereoboy
22h – Dada Garbeck

Dia 17 de Setembro

18h30 – Contos e Lenga Lendas
21h30 – AURORA BRAVA –redux-
22h – Filipe Sambado
Passado, Presente e Futuro moram na linha Fronteiriça traçada por Roseane Santos
· POR Fernando Gonçalves · 29 Jul 2020 · 14:48 ·
© Luciano Faccini
 
Cruzar as regiões da sua existência por caminhos que deambulam livres pela música tradicional e pela canção contemporânea passaram de desejo a facto consumado no novo Fronteiriça, álbum de estreia a solo da brasileira Roseane Santos que se passeia pelo Passado ancestral, memória amorosa e por um Presente/Futuro onde respirar de um novo modo se torna exigência vital.

Este romper delicado das linhas invisíveis de tempo e lugar é composto por 10 faixas e conta com a participação de nomes da música, teatro, literatura e dança como Leonarda Glück, Ary Giordani, Bia Figueiredo, André Garcia (violão, guitarra e arranjos-base), Gabriela Bruel (percussão), Daniel D’Alessandro (bateria), Luciano Faccini (clarinete) e Victoria Vilandez (contrabaixo).

Para se encontrar se perdendo, eis Fronteiriça:

Heat é Calor em português
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2020 · 14:39 ·


Os Glockenwise pegaram no seu single “Heat” (2015), juntaram-lhe a madre língua portuguesa e umas pitadas de Rui Reininho, mexeram bem e o resultado é “Calor”, muito calor em português que antecipa o lançamento da edição em vinil de Plástico lá para o fim do ano.

Eis “Calor”:

Tagua Tagua encontra-se sem sair do lugar
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2020 · 15:12 ·


O reencontro do individuo com ele mesmo em tempos depois do fim de uma relação é o mote para “Mesmo Lugar”, tema com influências soul que abre o futuro novo álbum do projecto Tagua Tagua (Felipe Puperi) e vem “substituir” o single “Inteiro Metade”.

Linha do tempo onde confluem as coerências e incoerências de uma vida em constante processo de ressignificação, Inteiro Metade, assim se chama o novo álbum, é a forma da música exaltar que, como refere Puperi, “não tem como passar por isso sem ser inteiro num dia e metade no outro”.

Sem mais delongas, eis “Mesmo Lugar”, tema de abertura de um Inteiro Metade que será editado em breve pela espanhola Costa Futuro (no Brasil sairá pela Natura Musical):

Domingo é quando o Benjamim quiser
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2020 · 14:58 ·


E ele quis que fosse hoje. Assim, hoje, é “Domingo” no mundo de Benjamim e no nosso. Este single que deambula entre a dicotomia derrotismo-optimismo pertence ao alinhamento de Vias de Extinção, disco que o músico português irá editar depois do Verão, e conta com a participação de Isabel Campelo e das suas filhas Margarida e Joana nas vozes que se podem ouvir no final da canção.

Best Youth estão de regresso com Never Belong
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2020 · 14:51 ·


Depois de Cherry Domino e da tournée “Demo Tapes” (concerto/storytelling), a dupla constituída por Catarina Sales e Ed Rocha Gonçalves está de volta com o single “Never Belong”, tema que dá o pontapé de saída na aventura de um novo álbum que deverá chegar no próximo.

A necessidade de fechar portas para que outras se abram e toda a incerteza e ansiedade que todo este processo traz acoplado é o ponto de partida para um single que traz uma sonoridade mais sofisticada e upbeat que dá seguimento à synth-pop disco noir presentes no último álbum.

Eis “Never Belong”:

O Verão no Chiado e Alvalade
· POR Paulo Cecílio · 23 Jul 2020 · 13:56 ·
Susana Santos Silva

As Noites de Verão da Filho Único irão regressar em Agosto e Setembro, dividindo-se entre o Jardim das Esculturas do MNAC e o Jardim das Galerias Municipais. Por ali passarão nomes como Susana Santos Silva, Nuno Rebelo, Banda Fetra, Sereias ou DJ Marfox, entre outros.

Os concertos serão de entrada livre, mediante levantamento prévio de bilhete, e cumprirão as normas de segurança adequadas. Mais informações aqui.
Melorman: para Helius, com amor
· POR Fernando Gonçalves · 22 Jul 2020 · 14:53 ·


Do divino humano para o divino Olimpo vai um LP com destinatário concreto e definido: o Sol. Helius deverá estar contente. Solarenga e “boa onda”, For The Sun é o mais recente trabalho do produtor grego Melorman e faz por capturar, nas suas seis faixas, a paz e harmonia de um pôr-do-sol numa ilha grega através de synths luminosos e atmosferas dreamy.

Electrónica emocional para Helius, com amor:

METZ anunciam novo disco
· POR Paulo Cecílio · 22 Jul 2020 · 13:46 ·
© Norman Wong

Os canadianos METZ irão regressar este ano aos discos. Atlas Vending será o seu quarto álbum de estúdio, e tem data de lançamento marcada para o dia 9 de Outubro, através da Sub Pop.

Atlas Vending conterá dez faixas no total e contou com a produção de Ben Greenberg (Uniform), sendo um disco que, segundo o vocalista Alex Edkins, versa sobre «atirar com uma situação mã para trás das costas». O primeiro single, "A Boat To Drown In", já se encontra disponível para escuta.

Vamos andar de Triciclo?
· POR Paulo Cecílio · 22 Jul 2020 · 13:43 ·
Baleia Baleia Baleia

O ciclo Triciclo está de volta a Barcelos após a paragem forçada, devido à pandemia. Neste fim-de-semana, a Frente Ribeirinha de Barcelos irá acolher espectáculos de Gãrgoola (quinta), Baleia Baleia Baleia (sexta), White Haus (sábado) e Homem Em Catarse (domingo).

Os concertos serão ao ar livre, respeitando todas as medidas de segurança, e a entrada é livre mediante o levantamento dos bilhetes no Theatro Gil Vicente ou no próprio dia, uma hora antes de cada concerto. Mais aqui.
Submarine FM ferve até debaixo de água
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2020 · 13:40 ·


Nasceu nos estaleiros musicais da National School of Music, Villeurbanne (França), entre baquetas de bateria jazz, mas cedo descobriu que o seu caminho se faria na experimentação sonora. Esta é a história resumida do produtor francês Submarine FM que, hoje, ganha um novo capítulo com o lançamento de “Coquillages”, escotilha que revela o mundo do novo álbum Crawl que tem data de edição no dia 20 de Novembro deste ano pela mão da Slabe Note.

Entre dub, minimal e ambiente se faz a vida deste submarino musical francês que, a respeito de “Coquillages”, diz-nos tratar-se de um movimento exploratório que começa com barulhos estranhos na sala das máquinas e a vontade de descobrir o que elas estão a “desenhar”. Neste caso, Submarine FM chegou à conclusão que seria algo próximo do som das conchas a colidirem com a maré.

Para mais informações, por releia  e escute “Coquillages”:

ARQUIVO

Parceiros