Napalm Death de regresso aos discos
· POR Paulo Cecílio · 09 Jul 2020 · 22:24 ·
© Gobinder Jhitta

Os veteranos Napalm Death irão regressar este ano aos discos. Throes Of Joy In The Jaws Of Defeatism é ao mesmo tempo um título demasiado comprido para uma banda de grindcore e o 16º álbum de estúdio da banda britânica, sucessor de Apex Predator - Easy Meat, de 2015.

O LP, produzido por Russ Russell, sairá a 18 de Setembro, com o primeiro single a surgir já este mês, a 24. Ao todo, serão doze os temas a fazer parte de Throes Of Joy In The Jaws Of Defeatism. É aguardar para partir tudo.
Red Hot Chili Peppers e Angel Olsen no NOS Alive 2021
· POR Fernando Gonçalves · 08 Jul 2020 · 15:30 ·


Depois de um 2020 para o galheiro, a organização do NOS Alive virou-se para 2021 e, a uma série de nomes que transitam da edição que deveria ter lugar este ano, acaba de juntar as novidades Red Hot Chili Peppers, Angel Olsen e Moses Sumney.

Para além de Red Hot Chili Peppers, Angle Olsen e Moses Somney, o NOS Alive 2021 que se realizará entre os dias 7 e 10 de Julho vai contar com Alt-J, Two Door Cinema Club, Caribou, Parcels, Black Pumas, Fontaines D.C., Nothing But Thieves, Hobo Johnson and The Lovemakers, Alec Benjamin, Seasick Steve, Da Weasel e Sea Girls.

Os bilhetes para 2021 já se encontram à venda e, caso tenha comprado acessos para a edição deste ano, que não se realizou, os mesmos serão válidos para o NOS Alive 2021. No entanto, tem de os trocar nos locais habituais, mediante lotação disponível.

Faneca especial para um ano especial
· POR Fernando Gonçalves · 08 Jul 2020 · 15:10 ·


O festival Rádio Faneca regressa este fim-de-semana a Ílhavo. A oitava edição do evento realiza-se entre 10 e 12 de Julho e decorrerá em moldes especiais dada a situação pandémica que assola o mundo. Ao contrário dos anos anteriores, o Rádio Faneca acontece este ano na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo (CCI) onde se construiu um recinto com quatro palcos (Amália, Rádio, auditório e Jogos do Hélder) que irá albergar, entre outros, Dead Combo, Clã, Maria Reis, Old Mountain e himalion. Ao contrário das outras iniciativas incorporadas no cartaz do festival, estes cinco concertos requerem a aquisição de bilhete (2 euros).

As lotações serão limitadas, os acessos condicionados e o espaço delimitado por um jardim.

Programa completo da 8ª edição do Festival Rádio Faneca aqui.

É turva, mas vê claro
· POR Fernando Gonçalves · 06 Jul 2020 · 00:17 ·


O foco principal assenta na publicação de música experimental, mas não deixa de lado a produção de filme experimental, instalações sonoras e outras publicações/projectos audiovisuais. Falamos da turva, nova editora audiovisual engendrada pro Alexandre Alagôa e Luís Neto que acaba de se dá a conhecer com o lançamento de TRV001, compilação que junta os músicos Neto, ciplinarian, funcionário, Z, Lorr No, Alagoa, AG.R97 e Martiska e abre a porta editorial da turva.

Eis TRV001 para ouvir, na íntegra, a partir de agora:

A America profetizada por Sufjan Stevens cumpre-se
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2020 · 00:31 ·


Há disco novo de Sufjan Stevens para breve e single de apresentação para hoje. “America” é a primeira amostra conhecida de The Ascension (25 de Setembro), foi gravada originalmente durante as sessões de Carrie & Lowell (2015), mas a sua “alma” acabou por não encaixar no corpo desse álbum.

Presciente, como a categoriza Stevens, “America” acaba por afirmar a sua força profética num país em ruína, social e económica, liderado por um pirómano narcisista. Eis a “America” de hoje:
Jonsí quebra jejum de 10 anos com Shiver
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 16:08 ·


Depois de em Abril último, Jonsí já nos ter alertado de que algo estaria a caminho com o lançamento do single “Exhale”, o frontmen dos Sigur Rós anunciou que o jejum de discos a solo que já ia numa década vai chegar ao fim no dia 2 de Outubro com a edição de Shiver.

O sucessor de Go (2010) será composto por 11 faixas e contará com as participações de Robyn no tema “Salt Licorice” e Liz Fraser dos Cocteau Twins em “Cannibal”. Deste Shiver onde Jonsí sonda as profundezas da experiência humana e a nossa conexão com o mundo natural sai agora o single “Swill” com que vos deixamos por ora:

Animal Collective foram desencantar novo EP ao baú
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:50 ·


Os Animal Collective foram ao baú durante a quarentena e de lá retiram algumas improvisações esquecidas que, devidamente coladas e remixadas, dão hoje origem ao EP Bridge To Quiet.

Processo catártico e prazeroso, Bridge To Quiet, segundo a banda de Baltimore, é o princípio de um caminho que levará à concretização de um novo projecto.

Agon Branza: Glitter Guns, um tiro na apatia
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:36 ·


Homem dos sete ofícios, nos quais se incluem os de cantautor e compositor, Gonçalo Abrantes abre as portas ao seu moniker chamber-pop Agon Branza com o single “Glitter Guns”. Tema de estreia do novo projecto, “Glitter Guns” mergulha, segundo Agon, “no tema desconfortável da auto-consciencialização” desafiando o “perigoso conforto da apatia” com sintetizadores, piano e voz carregados esperança.

“Glitter Guns é um diálogo interno sobre como a apatia pode tomar conta de nós quando encarados com preconceito e discriminação, e quando a mudança parece longe de ser concretizável. No final, tudo se resume a responsabilidade e a um ensurdecedor sentimento de culpa, centrado na vontade de mudar e de se ser melhor”, completa Agon.

Espécie de rapsódia, “Glitter Guns” fará parte de um futuro EP e soa assim:

Moullinex apresenta Swim
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:30 ·


Depois de nos ter dado “Luz”, Moullinex regressa com mais um tema gravado e produzido durante a quarentena. O single dá pelo nome de “Swim” e continua numa senda mais melancólica, já presente no anterior single, com as batidas e as bases electrónicas dos sintetizadores carregam a voz suave e nostálgica de GPU Panic.

Este e outros temas estarão com Moullinex no Teatro São Luiz em Lisboa no próximo dia 17 de Julho num concerto inserido no ciclo “Takeover #1” do Musicbox.

Norton emanam Heavy Light
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:30 ·
© Arlindo Camacho
Os albicastrenses Norton voltam hoje aos discos com Heavy Light. Quinto disco de originais da banda, Heavy Light é um repositório muito pessoal dos receios e frustrações, mas também da esperança resiliente, da luz e do amor que moram no fundo de cada um dos quatro “Norton”.

Para ouvir, integralmente, Heavy Light:

Madrepaz têm as costas quentes
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2020 · 15:24 ·


A Panoramix (2017) e Bonanza (2018), os lisboetas fazem suceder “Costas Quentes”, single que marca não só uma viragem na sonoridade da banda, como vê os Madrepaz comprometerem-se com o activismo social, a ironia e a frugalidade.

“Vamo-nos salvando uns aos outros e, assim, sobrevivendo com mais ligeireza. Os amigos ajudam-nos a resistir, a engordar e a criar legados, nações e culturas. No bom e no mau, Portugal é feito de amigos e ter as costas quentes sabe sempre bem”, explicam os Madrepaz.

Sem mais delongas, eis “Costas Quentes”:

Magik Markers abandonam o confinamento
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2020 · 10:56 ·
© Elisa Ambrogio

Lembram-se dos Magik Markers? Ya, eu também não. Mas os Magik Markers querem que nos lembremos deles e, vai daí, editaram um EP novo intitulado Isolated From Exterior Time: 2020, porque aquilo de que mais precisamos neste momento é de discos sobre isolamento.

O EP, cuja press release menciona influências tão distintas como os King Crimson e os Ash Ra Temple, já se encontra disponível para streaming e tem edição da Drag City. Para ouvir aqui:

Tó Trips em surdina
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2020 · 10:49 ·
© Raquel Castro

Foi divulgado o tema de avanço para Surdina, novo trabalho de Tó Trips que é também a banda-sonora do filme com o mesmo nome de Rodrigo Areias: "Tango Surdina".

O disco será editado a 10 de Julho via Revolve, e será apresentado em formato cine-concerto por várias salas do país. A saber: Cinema Trindade, Porto (sessão dupla, 9 de Julho), Centro Cultural Vila Flor, Guimarães (10 de Julho), NOS Amoreiras, Lisboa (15 de Julho) e Festival dos Canais, Aveiro (16 de Julho).

When it's cold and when it's dark
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2020 · 10:44 ·
© Márcio Matos

A Príncipe, que tem tido um ano bastante preenchido, acaba de adicionar mais um lançamento ao seu catálogo. Verão Dark Hope é uma compilação que reúne os vários talentos da editora, num total de 32 temas, obtidos a partir de «um reino de material fresco e de arquivo em constante expansão».

Todas as receitas obtidas com a venda do disco e dos packs de edição limitada (com t-shirts) serão distribuídos em parcelas iguais por todos os intervenientes - entre os quais se encontram nomes como DJ Lycox, Lilocox, DJ Marfox, Nídia ou Niagara. 

Que Jazz é Este? volta a tomar conta de Viseu
· POR Fernando Gonçalves · 02 Jul 2020 · 23:50 ·


A proposta jazz terá a pertinência das edições anteriores, mas tudo o resto será ligeiramente diferente, a começar pelas medidas de segurança. A edição de 2020 do viseense “Que Jazz é Este?” foi redesenhada para se adaptar às exigências decorrentes da pandemia e vai decorre em cinco dias não consecutivos, sempre à quarta-feira: 22 de Julho, 12 e 26 de Agosto, 9 e 30 de Setembro.

Vários palcos (com especial enfoque para as ruas de Viseu), programas dedicados à história do jazz, formações, oficinas e um programa especial intitulado “Jazz ao Domicilio” que levará os concertos até várias instituições (hospitais, lares, etc) são o núcleo de um festival por onde irão passar, entre outros, Carlos Bica + André Santos + João Mortágua, Krake (Pedro Oliveira), Whosputo, Troll’s Toy, João Guimarães Grupo e o trio Mário Laginha.
Todas as actividades estão sujeitas a reserva de lugar. Os concertos são gratuitos e as oficinas têm um custo simbólico de 2€.


Programa completo “Que Jazz é Este?” 2020:

22 de Julho

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Paulo Lopes [Rádio Jornal do Centro]
10h30 - 11h15 > Casa do Miradouro > OFICINA Tatabitato - especial Que Jazz É Este? Ana Bento e Bruno Pinto
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 1] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Hospital S. Teotónio/ Unidade Psiquiaria > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Inês Henriques e Pedro Moreira Dias [Vodafone]
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO We travel the Spaceways José Miguel [Jazz ao Centro]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > MIGUEL RODRIGUES /EMPA
21h30 - 22h30 > Adro da Sé > CARLOS BICA /ANDRÉ SANTOS /JOÃO MORTÁGUA

12 de Agosto

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO Até Jazz Amadeu Araújo [RCI]
10h30 - 11h30 > Casa do Miradouro > OFICINA Que Ritmo É Este? António Serginho
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 2] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Confraria Lar de St. António > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio> RADIO ROSSIO a anunciar
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO Kiss my jazz Pedro Oliveira [Jazz ao Largo]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > WHOSPUTO
21h30 - 22h30 > Parque Aquilino Ribeiro > TROLLS TOY

26 de Agosto

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO O Grito e o Cochicho Catarina Machado [Estação Diária]
10h30 - 11h30 > Casa do Miradouro >  OFICINA Produção Áudio Gustavo Dinis
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 3] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Internato Víctor Fontes > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio > RADIO ROSSIO a anunciar
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Tozé Novais [Festiva. Jazz e Blues de Seia]
19h00 - 20h00 > Carmo81 > KRAKE
21h30 - 22h30 > Parque Aquilino Ribeiro > JOÃO GUIMARÃES GRUPO

9 de Setembro

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO Banda Sonora Cristóvão Cunha  [Rádio Jornal do Centro]
10h30 - 11h30 > Casa do Miradouro > OFICINA Circle Singing Luísa Vieira
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 1] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Internato St. Teresinha > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio> RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Rui Miguel Abreu [Antena 3]
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Victor Afonso [Festival de Jazz da Guarda]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > UHAI
21h30 - 22h30 > Parque Aquilino Ribeiro > COLECTIVO GIRA SOL AZUL

30 de Setembro

10h00 - 12h00 > Rossio > RADIO ROSSIO a anunciar
10h30 - 11h30 > Casa do Miradouro > OFICINA Orquestra de Brinquedos Ana Bento e Bruno Pinto
10h30 - 11h30 > Rossio [percurso 2] > JAZZ NA RUA Chinfrim
10h30 - 11h00 > Lar do Viso Norte > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
13h00 - 15h00 > Rossio > RADIO ROSSIO a anunciar
16h00 - 18h00 > Rossio > RADIO ROSSIO nome do programa a anunciar Rui Teixeira [Portajazz]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > concerto de apresentação do 12º. Workshop de Jazz de Viseu
21h30 - 22h30 > Parque Aquilino Ribeiro > MARIO LAGINHA TRIO

Outras Oficinas/Formações:

13 a 17 de Julho

10h00 - 13h00 > Oficina de Dixieland orientada por Leonardo Outeiro
17 DE Agosto a 9 de Setembro > Residência Artística Colectivo Gira Sol Azul
10, 16, 23, 24 e 30 de Setembro
18h00 - 22h00 > 12º. Workshop de Jazz de Viseu

Percursos Jazz na Rua:

Percurso 1: Rossio, R. Formosa, entrada principal do Mercado Municipal, Av. António José Almeida, R. Major Leopoldo da Silva, R. 21 de Agosto, R. Alberto Sampaio.
Percurso 2: Rossio, R. Formosa, R. do Comércio, Praça D. Duarte, Adro da Sé, Largo Pintor Gata, R. Nunes de Carvalho, Jardim das Mães.
Percurso 3: Rossio, R. Formosa, R. Direita, Largo do Soldado Desconhecido, R. Capitão Silva Pereira, R. Alexandre Lobo, R. da Vitória.
ARQUIVO

Parceiros