Maio 2017
"Imperador Romano" entroniza novo single de Foque
· POR Fernando Gonçalves · 31 Mai 2017 · 23:31 ·
Depois de se ter estreado em Março último com Cabum!, o produtor e compositor portuense acaba de lançar “Cantautor de Sarjeta”.
Neste novo tema o músico contou com a prestimosa colaboração do “nosso imperador romano” Calígula. Sem mais info para vos fornecer, eis “Cantautor de Sarjeta ft Calígula”:
Julho é de Jazz no gnration
· POR Fernando Gonçalves · 31 Mai 2017 · 23:28 ·
E vai ser mesmo, quer no nome, quer na prática. Pleo terceiro ano consecutivo, o bracarense gnration pensou, criou e prepara-se para levar a cena o ciclo “Julho é de Jazz”, mostra de três dias que levará à capital do Minho, entre os dias 7 e 14 de Julho, os britânicos Get The Blessing (do qual fazem parte músicos que integram bandas como Portishead e Radiohead) e Evan Parker (concerto e workshop de improvisação) que se farão acompanhar dos lusos Susana Santos Silva e Slow Is Possible.
Os concertos terão lugar no pátio exterior do gnration. Fiquem com os Get The Blessing e esta “Einstein Action Figure”.
Programa e Bilhetes
7 Julho
Evan Parker
Slow Is Possible
8 Julho
workshop de improvisação com Evan Parker
(limitado a 20 participantes)
14 Julho
Get The Blessing
Susana Santos Silva
Horários
Concertos 7 e 14 de julho: 22:00 – pátio exterior
Workshop 7 julho: 10 às 13:00 – 14:30 às 17:30 - blackbox
Bilhetes
Pré-venda de bilhete geral até 17 junho – 5 euros
Geral após 17 junho – 9 euros
Diário – 5 euros
Workshop – 10 euros
Lal & Mike Waterson: Bright Phoebus vai ser alvo de reedição
· POR Fernando Gonçalves · 31 Mai 2017 · 23:25 ·
Tido como um dos mais lendários álbuns da história do folk britânico, Bright Phoebus– Songs By Lal And Mike Waterson (1972), vai ser alvo de reedição no próximo dia 4 de Agosto pela Domino Records.
O disco, concebido pela dupla Lal e Mike Waterson, foi olhado com desconfiança pela comunidade folk mais ortodoxa e atirado ao oblívio após a edição de duas mil cópias. O vanguardismo das composições e o limitado número de discos editados ajudou a que este álbum se tornasse numa raridade muito apetecível. Uma raridade prestes a deixar de o ser e que vem acompanhada de um segundo disco de demos. Fiquem com o tema que dá nome a este álbum duplo, “Bright Phoebus”.
Alinhamento de Bright Phoebus– Songs By Lal And Mike Waterson
1.Rubber Band
2.The Scarecrow
3.Fine Horseman
4.Winifer Odd
5.Danny Rose
6.Child Among The Weeds
7.Magical Man
8.Never The Same
9.To Make You Stay
10.Shady Lady
11.Red Wine Promises
12.Bright Phoebus
Disc 2 – The 1971 Demos
1.Danny Rose
2.Fine Horseman
3.Winifer Odd
4.Child Among The Weeds
5.Magical Man
6.Bright Phoebus
7.Red Wine Promises
8.Song For Thirza
9.The Scarecrow
10.Never The Same
11.One Of Those Days
12. Jack Frost
OST dupla da “nova” Twin Peaks disponível em Setembro
· POR Fernando Gonçalves · 31 Mai 2017 · 23:22 ·
Twin Peaks fez-se cidade novamente. A mítica série realizada por David Lynch voltou aos ecrãs e, como não poderia deixar de ser, a música volta a ter um papel proeminente na condução do drama. Se a estreia da nova temporada ainda está fresca, a banda-sonora editada, que se dividirá em dois discos independentes, só lhe seguirá os passos a 8 de Setembro.
Twin Peaks e Twin Peaks: Fire Walk With Me, assim se chamam as OST vêm com o inconfundível carimbo na composição de Angelo Badalamenti e a pena de David Lynch em algumas das letras, bem como a colaboração de nomes como Jimmy Scott ou Julee Cruise nas vozes.
Rádio Faneca 2017: Ílhavo na frequência da alegria
· POR Fernando Gonçalves · 31 Mai 2017 · 23:21 ·
De 2 a 4 de Junho “vai para o ar” mais um festival Rádio Faneca (5ª edição), evento que toma conta do Jardim de Henriqueta Maia e o dos becos do Centro Histórico de Ílhavo inundando-os de música.
Nesse campo específico, a organização do Rádio Faneca 2017 já tem confirmadas as presenças de Tranglomango,dos ilhavenses Edevez e DJ Roger, Valter Lobo, The Oafs, Mû Mbana, Palankalama, Memória de Peixe, Samuel Úria, Colorau Som Sistema e S. Pedro. Músicos e bandas que se entregarão de forma gratuita a quem os quiser ver e ouvir sob o mote “Ílhavo Transmite Alegria”.
A estes canapés musicais há, ainda, a somar projectos nas áreas da Dança, Teatro, Literatura, Expressão Plástica, Fotografia e Etnografia. Fiquem com Samuel Úria e este “É Preciso que Eu Diminua”.
Les Plages Electroniques arranca esta sexta
· POR Paulo Cecílio · 31 Mai 2017 · 23:20 ·
Étienne de Crécy
A segunda edição do evento que leva a electrónica até à praia tem início já esta sexta-feira, na Praia da Sereia, Costa da Caparica.
O Les Plages Electroniques voltará a contar, no seu cartaz, com nomes de peso dentro da música de dança, como é o caso do repetente Étienne de Crécy, mas também de Matias Aguayo, Gramatik ou Moullinex, entre muitos outros. Os passes para o festival estão à venda por 45€ e existirão autocarros especiais que levarão os festivaleiros/banhistas até à Caparica, a partir do Marquês de Pombal. Todas as informações aqui.
The Fall anunciam disco novo
· POR Paulo Cecílio · 31 Mai 2017 · 23:18 ·
Quarenta anos de carreira, 30 álbuns de estúdio e nenhum sinal de abrandamento. Eis os The Fall, que é como quem diz, Mark E. Smith e seu variável bando, prontos para colocar mais uma pedra na sua torre de Babel.
New Facts Emerge, o novo álbum da banda de Manchester, será editado pela Cherry Red no dia 28 de Julho e verá os The Fall tocar, pela primeira vez, no londrino 100 Club. New Facts Emerge conterá 12 canções sendo que uma delas já está a causar burburinho por causa do título: "Victoria Train Station Massacre". Confiram o artwork em baixo.
Bodyspace leva britânico Mute Swimmer ao Maus Hábitos na próxima sexta-feira
· POR André Gomes · 31 Mai 2017 · 15:39 ·
© Sofia Miranda
Bodyspace apresenta:
Mute Swimmer
Maus Hábitos, Porto
2 de Junho, sexta-feira
22h30
4 euros
Mute Swimmer é o projecto do artista britânico Guy Dale. A sua música desafia a fácil catalogação, misturando elementos de arte performativa e conceptual com canções melódicas e um lirismo notável. Guy Dale descreveu o seu trabalho como uma espécie de acto de sabotagem – interpretando o processo de escrita e o momento da performance como a própria narrativa. Por muito que as canções de Mute Swimmer operem no tempo real da performance. Romântico, irónico e melancólico, ganhou rapidamente a fama pelas suas intensas actuações ao vivo. O seu novo disco, Air Itself, tem sido apelidado de obra prima – um disco espacial, meditativo que abraça o ambient folk, drone e o pós-rock. Mute Swimmer apresenta-se no Maus Hábitos para mostrar em palco este novo registo num concerto, claro está, absolutamente imperdível.
Milhões de Festa: novas confirmações e coisas do arco-da-velha
· POR Fernando Gonçalves · 31 Mai 2017 · 00:38 ·
Assim é. Sacred Paws, Bad Breeding, Yves Tumor, Moor Mother, Blown Out, Diola, Italia 90, Galgo, Iguana Garcia, Nightman, VAI-TE FODER, Systemik Viølence, BFlecha, Mweslee, BALA, RATERE, Cigarra & BirdzZie, Dj Fitz, Ifriqiyya Électrique e as combinações do arco-da-velha Cave Story + Duquesa + Ra-Fa-El e Cocaine Piss + Mette Rasmussen são as mais recentes confirmações para a edição dez do Milhões de Festa, festival que se realizará em Barcelos entre os dias 20 e 23 de Julho.
Para além de toda esta artilharia, a organização do Milhões já tinha confirmado, entre outros, os nomes de faUSt & GNOD, Sarathy Korwar, Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs, Sex Swing e Pixvae. Quem decidir meter os pés à estrada, fica a saber, se é que já não o sabia anteriormente, que os passes gerais para o festival estão a ser vendidos a 55 euros, valor que a partir de dia 3 de Julho subirá para os 60 euros. Fiquem com os Sacred Paws e não digam que vão daqui.
Levon Vincent e Bawrut no After-Party do NOS Primavera Sound
· POR Fernando Gonçalves · 30 Mai 2017 · 15:28 ·
Um copo de vinho antes e um cigarro depois. Ontem escrevíamos sobre o “vinho” que representará a descida do corso NOS Primavera Sound à Baixa do Porto (dia 7 de Junho). Hoje chegou o tempo de “fumar” o cigarro.
Dito de outro modo, depois dos concertos no Parque da Cidade do Porto, o festival desloca-se até ao Industria Club (Zona Industrial do Porto/Matosinhos) para três madrugadas (8,9 e 10 de Junho) animadas por mestres-de-cerimónias como o norte-americano Levon Vincent, o italiano Bawrut ou o português de bigode Rompante. A entrada nestas after-party estarão sujeitas à compra de passe-geral (20 euros) ou bilhete diário (10 euros em pré-compra; 15 euros à porta). Fiquem com Levon Vincent. Programação After-Party NOS Primavera Sound ali em baixo.
8 de Junho (inicio às 02h00)
Señor Pelota
Mister Teaser
Bawrut
9 de Junho (inicio às 04h00)
João Tenreiro
André Cascais
Patlac
10 de Junho (inicio às 04h00)
Midnight
Rompante
Levon Vincent
Le Guess Who? desvenda cartaz
· POR Paulo Cecílio · 30 Mai 2017 · 15:25 ·
Foram hoje anunciados os primeiros nomes para a edição de 2017 do festival Le Guess Who?, que se realiza anualmente em Utrecht, na Holanda. Este ano, as curadorias estarão a cargo de Perfume Genius, Grouper (na foto), Han Bennink e Shabazz Palaces, tendo sido já confirmadas as actuações de artistas tão díspares quanto Mount Eerie, Weyes Blood, Gas, Keiji Haino, Pharoah Sanders e Peter Brötzmann.
Acham pouco? Também haverá Sun Kil Moon, Linton Kwesi Johnson, James Holden e Tune-Yards. E ainda uma feira de discos com mais de 500 barraquinhas, uma exposição de 22 cartas de tarot com personalidades afro-americanas e a exibição do filme The Invaders, de 1967. O Le Guess Who? realiza-se de 9 a 12 de Novembro e os passes estão à venda pelo preço de 110€. Confiram todos os nomes revelados aqui.
Pessoas está no Genes
· POR Fernando Gonçalves · 30 Mai 2017 · 15:07 ·
A concordância foi deitada às urtigas para que se ficasse a saber, em título e corpo de texto, que Pessoas está no Genes. Considerações gramaticais à parte, o que por aqui se noticia é disco de estreia do músico Luís D’Alva Teixeira aka Genes em cujo título é possível ler Pessoas.
Com estreia prevista para dia 5 de Junho via Cachupa Records, Pessoas é uma espécie de relicário de todas as experiências e pessoas que passaram pela vida de Genes, tal como afirma: “Este disco é sobre pessoas que passaram na minha vida, umas de forma mais incisiva e outras de forma mais fugaz, mas acima de tudo é uma celebração da real importância que essas pessoas tiveram naquela que eu sou hoje. Pode ser qualquer pessoa no mundo, podes ser tu! O mais importante é que tu nunca vais saber”. Dividido em dois lados, Pessoas dá-se a conhecer através do single “Notívaga”, tema que aqui deixamos para escuta.
Benjamin Clementine lança música nova
· POR Fernando Gonçalves · 30 Mai 2017 · 14:48 ·
© Micky Clement
Tem por sua graça “Phantom Of Aleppoville” e é o primeiro single a ver a luz do dia depois do lançamento, em 2015, do álbum de estreia de Clementine intitulado At Least For Now. Clementine compôs “Phantom of Aleppoville” depois de ler vários artigos do pioneiro psicanalista britânico Donald Winicott. Winicott escreveu extensamente sobre crianças que sofreram bullying em casa e na escola, descobrindo que, apesar do trauma não ser naturalmente comparável em escala com o que as crianças em clima de guerra sofrem, os seus efeitos seguem padrões semelhantes.
Vendo nestes escritos um espelho da sua infância, o músico britânico escolheu o título “Phantom Of Aleppoville” (a pequena cidade de Aleppo) como símbolo de um local onde as crianças enfrentam este tipo de bullying. Esta e outros temas estarão, certamente, presentes no alinhamento que Clementine irá apresentar no festival Vodafone Paredes de Coura no dia 16 de Agosto. Eis “Phantom of Aleppoville”.
NOS Primavera Sound: a aristocracia desce à baixa do Porto
· POR Fernando Gonçalves · 30 Mai 2017 · 01:02 ·
O NOS Primavera Sound, provavelmente o mais elitista festival que Portugal recebe anualmente, está de malas aviadas para a baixa do Porto. A data de chegada será no dia 7 de Junho e, qual hidra, vai dividir as suas tentaculares raízes pelo Hard Club, Café Au Lait, Maus Hábitos, Passos Manuel e Plano B.
Entre os cortesãos/ãs poder-se-ão encontrar os nomes de Jessy Lanza, Las Bistecs, Surma, Brutus ou Lince. Ao contrário de anos anteriores, este cortejo junto da plebe não vai estar aberto à…plebe. Os concertos e performances nos cinco espaços disponibilizados serão limitados a quem já tenha comprado o passe geral para o NOS Primavera Sound. Os portadores deste tipo de ingresso deverão trocar o seu bilhete por uma pulseira e cartão de acesso no Hard Club entre as 15 e as 24 horas sob pena de não poderem entrar em nenhum dos concertos e djs-sets. Fiquem com Jessy Lanza e esta “It Means I Love You”. Programação ali em baixo.
Hard Club
Sala 1
Las Bistecs
Jessy Lanza
Shura
The Black Madonna
Sala 2
LINCE
Juana
MVRIA
Café Au Lait
DJ Lynce
O Gringo Sou Eu
Hugo Capablanca
Maus Hábitos
Brutus
Mueran Humanos
DJ Nuno Lopes
La Flama Banca DJ set.
Plano B
Sala Principal
Surma
Borusiade
Sala Cubo
Rui Maia
Moscoman em formato DJ set
Galeria
UN0
Passos Manuel
Boris Chimp 504
The Suicide of Western Culture
Auditório
DJ Kitten
LAmA lança novo disco
· POR André Gomes · 27 Mai 2017 · 16:59 ·
© Vera Marmelo
LAmA, que é como quem diz João Pereira, acaba de mostrar ao mundo um novo disco, mais uma colecção de viagens patrocinadas por um sem fim de teclados. E com uma bela lista de convidados. Podem ouvir os nove temas de Rubato ali em baixo.
Falamos com o próprio João Pereira e perguntamos-lhe o que tem a dizer sobre este novo disco. E é basicamente isto: "na eventualidade de em certos momentos nos encontrarmos sozinhos e termos vontade de tocar, existe sempre a possibilidade de tocarmos com nós próprios. As dificuldades surgem depois de iniciar esse processo, que à partida aparenta ser uma ideia boa pela simplicidade dela própria. Depois de se conseguir vestir outro corpo para redobrar a primeira ideia de forma interessante, o obstáculo é ultrapassado, e é nesse processo que surge o Rubato. Roubando a nós próprios a ideia original reinventando-a um número de vezes suficientes até a tornar numa canção".
Storm & The Sun, ou como o Baltasar do hardcore encontra Blimunda do jazz
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 18:05 ·
© Tomás Pousão
Baltasar é Pedro e veio do hardcore, Blimunda é Sara e tem raízes no jazz. Juntos são Storm & The Sun, alias musical que acaba de dar à luz o seu primeiro single de nome “Breathe Me”, tema que abre o EP de estreia do duo (ainda sem nome).
Este “Memorial do Convento”, adaptado aos nossos contemporâneos dias, pretende inaugurar aquilo a que o duo chama o pop folk blues e virá com mais dois singles para além deste “Breathe Me” que lhes abre a porta do sonho. Como a viagem pelo onírico ainda é gratuita propomos-vos esta através de “Breathe Me” por Baltasar e Blimunda ou Storm & The Sun.
Os The Kills fazem anos e a Rihanna “oferece” a música
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 17:59 ·
Prestes a completarem 15 anos de existência os The Kills decidiram comemorar a efeméride com o lançamento, dia 2 de Junho, de um novo EP.
De seu nome Echo Home-Non-Electric EP, este extended-play traz quatro temas (cinco na versão digital), entre os quais se pode encontrar uma versão da música “Desperado” de Rihanna. Depois de cinco álbuns, muitos concertos, eis os aniversariantes The Kills e “Desperado”. Alinhamento logo depois.
EP Físico:
A1. Echo Home
A2. Desperado
B1. Wait
B2. That Love
EP Digital:
1. Echo Home (album version)
2. Echo Home (acoustic)
3. Desperado (acoustic)
4. Wait (acoustic)
5. That Love (acoustic)
Revelada programação do JiGG 2017
· POR Nuno Catarino · 26 Mai 2017 · 17:42 ·
Liquid Trio © Joan Cortès
Entre 5 e 14 de julho o jardim do Goethe Institut, em Lisboa, vai acolher sete concertos de jazz e música improvisada. Com programação de Rui Neves, o festival Jazz im Goethe-Garten (JiGG) apresentará projectos oriundos de sete países europeus. O festival abre com a actuação do grupo português Earnear, trio que junta João Camões (viola), Rodrigo Pinheiro (piano) e Miguel Mira (violoncelo).
Entre a programação do JiGG, destacam-se ainda os espanhóis Liquid Trio (Agustí Fernández, Albert Cirera e Ramon Prats), os italianos Roots Magic e os alemães Rotozaza (Tobias Delius, Nicola L. Hein, Adam Pultz Melbye e Christian Lillinger). Os concertos têm sempre hora marcada para o final da tarde (19h00) e a entrada para cada concerto vale 5€ (3€ com desconto, para estudantes, reformados e alunos do Goethe-Institut). Aqui fica o programa completo.
5 Julho: Earnear
6 Julho: Liquid Trio
7 Julho: Namby Pamby Boy
10 Julho: Oğuz Büyükberber & Tobias Klein
12 Julho: Roots Magic
13 Julho: Weird Beard
14 Julho: Rotozaza
Paal Nilssen-Love a solo na Estrela
· POR Nuno Catarino · 26 Mai 2017 · 17:20 ·
© Øyvind Toft
O baterista Paal Nilssen-Love vai apresentar-se ao vivo na Estrela (Rua Josefa Maria 4B, à Graça, em Lisboa). Para a LXVII edição da Estrela Decadente, que se realiza na próxima quinta-feira, 1 de Junho, o norueguês - The Thing, Atomic, PNL Large Unit, etc. - vai apresentar um rara actuação a solo.
Além do concerto, há dj set com o DJ Xico da Ladra, exposição e apresentação da revista "Decadente" com participação do Gato Mariano. O concerto tem início marcado para as 22h00 e a entrada é livre.
Mark Eitzel visita Portugal em Outubro
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:47 ·
O compositor norte-americano Mark Eitzel vai regressar a este rectângulo à beira-mar plantado no próximo mês de Outubro. Eitzel virá carregado com o seu mais recente trabalho de originais Hey Mr Ferryman, álbum que se passeará no Auditório de Espinho (10 euros) no dia 28 e, depois, pela ZDB (ainda sem info sobre preços) em Lisboa no dia 29.
Do alinhamento deste novo Hey Mr Ferryman faz parte o tema “An Answer”, música que o Bodyspace gravou com Eitzel há quase três anos em Guimarães.
Hannah Holland em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 26 Mai 2017 · 16:33 ·
A produtora e DJ britânica Hannah Holland passará por Lisboa no próximo dia 8 de Junho, mais concretamente pelo Rive-Rouge, para uma noite que marcará a sua estreia na capital portuguesa.
Holland tem um currículo ligado sobretudo ao house e ao techno, tendo remisturado artistas como DJ Hell e The Knife e editado pela Batty Bass e Crosstown Rebels. A seu lado, nas mesas, estará Violet. Mais informações aqui.
Em oposição a tudo, eis os EX EYE
· POR Paulo Cecílio · 26 Mai 2017 · 16:30 ·
Está erguido um novo altar à violência. Os EX EYE são uma espécie de supergrupo formado pelo saxofonista Colin Stetson, Greg Fox (Liturgy), Shahzad Ismaily (Secret Chiefs 3) e Toby Summerfield (Crush Kill Destroy), cujo álbum de estreia, homónimo, será editado no próximo dia 23 de Junho.
Espere-se: barulho (algum), peso (muito) e uma reviravolta ao metal como já não acontecia desde Blackjazz, dos Shining noruegueses. O disco conterá quatro temas e um deles, "Opposition/Perihelion; The Coil", já pode ser escutado no YouTube. Tenham medo. Tenham muito medo.
Stu Larsen a caminho de Portugal com novo álbum na guitarra
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:24 ·
Depois de se ter estreado com Vagabond nos idos de 2014, o cantautor australiano Stu Larsen vai regressar aos álbuns no dia 21 de Junho com Resolute, disco que vai ser possível escutar ao vivo no nosso país nos dias 29 e 31 de Outubro deste ano.
Concebido algures entre uma casa na Escócia, um apartamento em Esoanha ou um bunker do exército na Austrália, Resolute teve, ainda, que ultrapassar uma apendicite do seu criador antes de sair do estúdio de gravação enquanto álbum acabado. Álbum que, como referimos andará por cá em Outubro. Primeiro a 29 no Hard Club (10 euros) e dois dias depois no Teatro Turim em Lisboa (10 euros). Entre os dez temas que constituem o disco encontra-se a ode de amor a um rio neozelandês “By The River”.
Carla Bruni: Depeche Mode com um French Touch
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:21 ·
A melhor coisa que a governação de Sarkozy teve está dee regresso aos álbuns com French Touch, 5º registo de originais de Carla Bruni que fará a sua estreia no dia 6 de Outubro e que hoje se dá a conhecer com o single “Enjoy The Silence”, versão sacada ao original dos Depeche Mode.
Minimalista, brincalhão, quente e com um toque familiar, French Touch é um apanhado de versões de músicas pop conhecidas que marcaram de algum modo a vida da cantautora. Sarkozy calou-se, agora é tempo de “Enjoy The Silence” com Carla Bruni.
Waking Life: Acordar para a Vida no Crato
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:19 ·
Cooperação, Liberdade e Expressão criativa, mantra que será servido pelo estreante Waking Life, festival que se realizará no Crato entre os dias 17 e 20 de Agosto deste ano e contará na, muita, Música programada (editora Giegling em colaboração com o Waking Life) com nomes como Sebastian Mullaert, Steve O’Sullivan, Stimming ou Fennesz.
Música que se unirá a outros universos de expressão criativa como o Cinema ou as Artes Performativas num espaço onde a Natureza é quem mais ordena na persecução de um Sentir, Ver e Pensar diferentes. Os passes gerais para a edição inaugural do Waking Life custam 95 euros. Line-up do Waking Life aqui. Fiquem com Fennesz e este “Endless Summer”.
Festim 2017: Sete “músicos do mundo” guiam 9ª edição do festival
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:16 ·
Yamandu Costa (Brasil), Bombino (Níger), Susana Baca (Peru), Hazmat Modine (EUA), Lura (Cabo Verde), Les Violons Barbares (Mongólia, Bulgária, França) e Kočani Orkestar (Macedónia) são os valentes que entre 22 de Junho e 21 de Julho vão servir, em bandeja de ouro, a Música que se ouvirá em sete concelhos do distrito de Aveiro durante a nona edição do Festim (Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo).
Distribuído por Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja, Ílhavo e Oliveira do Bairro, o Festim 2017 englobará 14 concertos repartidos por espaços (fechados) de referência em cada concelho e por recintos ao ar livre. Fiquem com Bombino e esta “Inar”.
14º Serralves em Festa: Lula Pena e OOIOO entre as 50 horas de festa
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 15:33 ·
Já são conhecidos os nomes fortes da programação musical do maior evento de Cultura Contemporânea de Portugal, o Serralves em Festa.
Alargado, este ano, para 50 horas ininterruptas, o certame que se se realiza entre os dias 2 e 4 de Junho (com extensão na Baixa do Porto entre 1 e 3 do mesmo mês) vai acolher como “cabeças-de-cartaz” a divinal Lula Pena, Niño de Elche, Los Pirañas, Terry Riley & Gyan Riley e as japoneses OOIOO. Gratuito e multidisciplinar como sempre, o portuense Serralves em Festa abre as suas portas às 18 horas de sexta-feira (dia 2) para as fechar no final do dia 4. Brevemente deixar-vos-emos com a programação completa no que toca à Música.
Horários disponíveis:
2 de Junho
Lula Pena, 21 h, Prado
3 de Junho
Niño de Elche, 00h30, Prado
4 de Junho
Terry Riley & Gyan Riley, 20h, Clareira das Azinheiras
OOIOO, 21h, Prado
Los Pirañas, 01h30, Prado
Dose tripla no Passos Manuel e ZdB
· POR Paulo Cecílio · 26 Mai 2017 · 15:10 ·
De um lado, os Ducktails, projecto de Matt Mondanile que editou o seu último álbum, St. Catherine, em 2015. Do outro, James Ferraro, impulsionador da vaporwave que trará consigo música nova, Human Story 3. E, finalmente, Typhonian Highlife, que esteve nos Skaters com Ferraro e que editou The World of Shells no ano passado.
Esta dose tripla de concertos chegará hoje ao Passos Manuel, no Porto, a partir das 21h30 (bilhetes a 10€) e atacará depois a Galeria Zé Dos Bois, em Lisboa, pelas 22h (10€). Numa época em que basta chutar uma pedra para sair um festival já não há muitos concertos assim.
Semibreve avança mais nomes
· POR Paulo Cecílio · 26 Mai 2017 · 11:42 ·
O festival dedicado à música electrónica de cariz mais experimental regressa a Braga no final de Outubro. Após as confirmações de Deathprod, Valgeir Sigurðsson, Fis e Kyoka, a organização do Semibreve lançou hoje uma bomba: Wolfgang Voigt (na foto), ou Gas, que virá a Portugal mostrar o que é ser uma lenda do ambient. Mas o festival não se fará apenas de Voigt - confirmados estão também Rabih Beaini, Lawrence English, Laurie Spiegel, Beatriz Ferreyra e os muito nossos Sabre, para um cartaz que francamente promete.
Para esta edição de 2017 está igualmente de regresso o Edigma Semibreve Award, que pretende «premiar e estimular a criação artística digital, dando especial atenção a projectos artísticos que recorram à interactividade, ao som e à imagem, e que conta com a supervisão do engagelab da Universidade do Minho». O Semibreve realiza-se de 27 a 29 de Outubro e os passes já se encontram à venda.
Lisb-On revela cartaz
· POR Paulo Cecílio · 24 Mai 2017 · 23:34 ·
© Nina Kraviz
O Lisb-On anunciou esta semana o cartaz completo para a edição de 2017, que será a quarta no total e que, uma vez mais, ocupará o Parque Eduardo VII com alguns dos nomes mais interessantes da música de dança (e não só electrónica). Entre as confirmações estão gigantes como Nina Kraviz, Sven Väth e Tony Allen, bem como Kiasmos e Motor City Drum Ensemble, entre muitos outros.
Também no campo das novidades está o anúncio de que o festival passará a ter dois palcos e o de que estarão disponíveis bilhetes para quem queira curtir apenas o fim-de-semana. Assim sendo: diário, 25€; fim-de-semana, 45€; geral, 55€. O Lisb-On realiza-se de 1 a 3 de Setembro e podem saber mais aqui.
Daphni, ou Caribou, anuncia disco novo
· POR Paulo Cecílio · 24 Mai 2017 · 23:33 ·
Caribou, ou Daphni, vai regressar aos discos já este ano. O canadiano irá editar, no dia 21 de Julho, fabriclive 93, que como o nome indica pertence à série de compilações da Fabric e conterá 23 temas inéditos de Daphni, ou Caribou, incluindo quatro edits. fabriclive 93 será o primeiro álbum de Daphni, ou Caribou, desde Jiaolong, de 2012, tendo esta colaboração de Caribou, ou Daphni, com a Fabric nascido de «10 ou 15 visitas» ao icónico clube londrino.
Como forma de deixar já água na boca dos fãs Daphni, ou Caribou, partilhou já um novo single: "Face To Face", que não é dos Daft Punk mas sim de Dan Snaith, ou Caribou, ou Daphni. Para ouvir em baixo.
The Act-Ups por Espanha e França (e Portugal)
· POR Paulo Cecílio · 24 Mai 2017 · 23:32 ·
A banda barreirense continua a festejar o seu 15º aniversário com uma série de concertos por Espanha e França, que ainda servem de apoio ao seu último álbum, Homo Zugadita Quasar Monacant, editado em 2014.
Os Act-Ups terão um mês de Junho ocupadíssimo, percorrendo os nossos países vizinhos de alto a baixo e culminando com um concerto na sua cidade natal, no Lado B, a 30 de Junho e com uma actuação no festival Suberock, em San Vicente de Alcántara, a 1 de Julho. Confiram em baixo todas as datas desta digressão:
2 Santiago de Compostela @ Sala Moon (ES)
3 TBA (PT)
4 Cangas @ Salason (ES)
5 Oviedo @ Lata de Zinc (ES)
6 Bilbao @ Satélite T (ES)
7 Donostia / San Sebastián @ Dabadaba (ES)
8 Bordeaux @ La Cueva (FR)
9 Albi @ Jour de Fête (FR)
10 Saint Etienne @ Thunderbird Lounge 42 (FR)
11 Sant Feliu de Guixols @ Cas Romagué a CASA IRLA (ES)
13 Liérganes @ Whisky BAR Los Picos (ES)
14 Soria @ ElCielo Gira Soria (ES)
15 Madrid @ Fun House Music Bar (ES)
16 Valencia @ 16 Toneladas (ES)
17 Alcora @ Festival Bestialc (ES)
30 Barreiro @ Lado B (PT)
1 San Vicente de Alcántara @ Festival Suberock
A lua segundo Morton Subotnick
· POR Paulo Cecílio · 24 Mai 2017 · 23:31 ·
Antes dos Silver Apples propriamente ditos, existia Silver Apples Of The Moon, composição de Murton Subotnick que mudou para sempre - e ajudou a gerar - a face da música electrónica. O 50º aniversário da peça será assinalado este ano com uma nova reedição e ainda com o lançamento do documentário Subotnick: Portrait Of An Electronic Music Pioneer, da Waveshaper Media.
Quanto a Silver Apples Of The Moon, chegará em vários formatos, incluindo cassete, pela primeira vez - e todas as cópias serão assinadas. Vejam aqui em baixo o trailer do documentário.
Os Beach Boys não estão mortos, longe disso
· POR Paulo Cecílio · 24 Mai 2017 · 23:29 ·
Mais de meio século após terem começado a cantar sobre a praia, carros e gajas, os Beach Boys estão longe de estar mortos e enterrados. Na verdade, ainda continuam a apaixonar gerações inteiras, rivalizando apenas com o seu nemesis de sempre: os Beatles.
No próximo dia 30 de Junho, os Beach Boys voltarão a vincar o seu invejável estatuto com o lançamento de 1967 - Sunshine Tomorrow, compilação que junta uma nova mistura, em estéreo, de Wild Honey a nada mais nada menos que 54 gravações inéditas, saídas das sessões não só deste álbum como de Smiley Smile, bem como de registos da banda ao vivo daquele período. Ao todo serão dois CDs com edição da Capitol.
Downtown Boys de regresso com Cost Of Living
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mai 2017 · 23:28 ·
Contra tudos e contra todos por todos e sem esquecer ninguém, eis os Downtown Boys de regresso com o novo álbum Cost Of Living. Com estreia prevista para dia 11 de Agosto, Cost Of Living vai beber à incomensurável fonte de energia “contra o sistema” destes norte-americanos para entregar em mãos um trabalho tido como maduro mas, no entanto, sem fazer qualquer tipo de compromisso com as ideias vigentes na sociedade actual.
Sucessor do aclamado Full Communism datado de 2015, o novo registo, produzido por Guy Picciotto dos Fugazi, acaba de lançar o seu primeiro míssil terra-terra “Wall”, tema com que vos desejamos boas revoluções:
Luli: choveu um single no Deserto
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mai 2017 · 23:26 ·
© Rafael Sandim
Nem todos os desertos são secos e desoladores. A prova chega do Brasil por intermédio de Luli (pseudónimo artístico de Luísa Gontijo), mulher dos sete ofícios que agora desabrochou para a Música em nome próprio através do seu futuro primeiro EP Deserto (estreia dia 5 de Junho) via Tangerina.
Neste Deserto vivo acabou de cair o primeiro pingo de chuva chamado “Nunca Mais”, single de avanço para este melancólico e delicado extended-play produzido por Nobat e Leonardo Marques. Eis “Nunca Mais” por Luli.
Paredes de Coura: novas confirmações e programação por dias
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mai 2017 · 23:22 ·
Kate Tempest, Bruno Pernadas, Throes + The Shine, Octa Push, Cave Story e Nuno Lopes (Dj set) são as mais recentes confirmações para a 25ª edição do Vodafone Paredes de Coura que se realiza entre os dias 16 e 19 de Agosto.
Estes seis nomes juntam-se aos já confirmados Alex Cameron, Andy Shauf, At The Drive In, BADBADNOTGOOD, Beach House, Beak>, Benjamin Clementine, Car Seat Headrest, Escola do Rock,Foals, Formation, Foxygen, Future Islands, HO99O9, Jambinai, King Krule, Manel Cruz, Mão Morta - 25 Anos "Mutantes S.21", Marvin & Guy, Moon Duo,Nick Murphy (Chet Faker), Nothing, Red Axes, Sunflower Bean, The Wedding Present (Playing "George Best"), Timber Timbre, Toulouse, Ty Segall, White Haus, You Can't Win, Charlie Brown e Young Fathers.
Para além das novas confirmações, a organização do festival já disponibilizou a programação por dias (que deixaremos mais abaixo) e colocou os primeiros bilhetes diários à venda por 45 euros. Fiquem com Kate Tempest e este “The Beigeness”.
Programação
16 de Agosto
Palco Vodafone
Escola do Rock
The Wedding Present (Playing "George Best")
Mão Morta
Beak>
Future Islands
Kate Tempest
17 de Agosto
Palco Vodafone
You Can't Win, Charlie Brown
Car Seat Headrest
King Krule
At The Drive In
Nick Murphy (Chet Faker)
Palco Vodafone FM
White Haus
Sunflower Bean
Timber Timbre
Nothing
After-hours
Jambinai
Marvin & Guy
18 de Agosto
Palco Vodafone
TBA
TBA
Young Fathers
BADBADNOTGOOD
Beach House
Palco Vodafone FM
Cave Story
Andy Shauf
Moon Duo
Octa Push
After-hours
Formation
Red Axes
19 de Agosto
Palco Vodafone
Manel Cruz
Foxygen
Benjamin Clementine
Ty Segall
Foals
Palco Vodafone FM
Toulouse
Bruno Pernadas
Alex Cameron
HO99O9
After-hours
Throes + The Shine
Nuno Lopes
David From Scotland tem música nova
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mai 2017 · 15:17 ·
Chama-se “Televison” e é o novo single do nosso “William Wallace” David From Scotland. Depois de um “Neon Nymph” saído no ano passado e que gerou boas criticas, o músico volta à carga com um novo tema, tema que como o próprio nos revela, não nasceu para fazer parte de um futuro álbum mas que, simultaneamente, nos dá pistas em relação ao registo a adoptar num vindouro LP.
“O single não pertence a nenhum registo de curta ou longa duração, à semelhança de "Neon Nymph", mas ao contrário desta última produzida nos inícios de 2016, garante uma abordagem mais rough e intensa, vocacionada já para aquilo que será o futuro do projecto: apresentações ao vivo em formato banda, e gravação do primeiro longa-duração nesse mesmo registo, no próximo ano”, explica David ao Bodyspace. Sem mais delongas, eis “Television”.
O Mundo monta arraiais em Gaia
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mai 2017 · 14:50 ·
Se Gaia, de acordo com a mitologia grega, simbolizava a Mãe-Terra/potência geradora, as ruas da “nossa” Gaia, Vila Nova de seu nome, vão servir de útero a uma verdadeira cornucópia de mundivivências musicais através do festival “Gaia, Todo um Mundo”, evento que se realizará entre os próximos dias 15 e 18 de Junho.
Multidisciplinar como a vida e diferente por inerência natural, o “Gaia, Todo um Mundo” vai unir Música, Arte Urbana, Pensamento, Marionetas e Dança sob o motto "Desenvolvimento Sustentável - Alterações Climáticas" numa Ágora contemporânea formato hidra que se vai disseminar por ruas, largos e armazéns tendo por epicentro o Convento Corpus Christi e acolher, no domínio específico da Música, nomes como os do sírio Omar Souleyman ou dos portugueses Sensible Soccers. A este power-duo há, ainda, a adicionar Bonga, JFDR, Bitori, Batida, Octa Push, Nadine Khouri, César Lacerda, Filho da Mãe, ARIES, Mbye Ebrima Quarteto, Le Parody e Ginger And The Ghost. Fiquem com o excelso Omar Souleyman e a sua "Ya Bnayya", o single que antecipa o seu próximo disco.
Evols abarbatam-se a novo single
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mai 2017 · 11:11 ·
“Father Death” é a sua graça e deve o nome ao poema de Allen Ginsberg “Father Death Blues”. Este é o terceiro single a sair do também ele terceiro álbum de originais do quinteto de Vila do Conde cuja estreia está marcada para o Outono deste ano.
Refira-se que o futuro terceiro álbum da banda irá estar em discurso directo no próximo NOS Primavera Sound. Sem mais delongas, eis o “abarbatanso” “Father Death” pelos Evols.
Fatboy Slim no SBSR
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mai 2017 · 11:09 ·
Depois das confirmações de pesos pesados da Música da década de 90 como os Red Hot Chili Peppers ou os Deftones, a organização do SBSR (Super Bock Super Rock) acaba de confirmar a presença de Fatboy Slim, artista que subirá ao palco Super Bock no dia 15 de Julho.
Nesse mesmo dia, para além de Fatboy Slim, os festivaleiros do cimento armado poderão ver Deftones, Foster The People, Seu Jorge “The Life Aquatic”: Tributo a David Bowie, Silva, TaxiWars, James Vincent McMorrow, Bruno Pernadas, Sensible Soccers, Black Bombaim e Stone Dead. Os bilhetes custam entre os 55 euros (diário) e os 109 euros (passe 3 dias). Relembre-se que os bilhetes diários para dia 13 de Julho se encontram esgotados. Fiquem com Fatboy Slim e “Right Here Right Now”.
SonicBlast 2017: novas confirmações fecham line-up
· POR Fernando Gonçalves · 19 Mai 2017 · 18:33 ·
O minhoto SonicBlast acaba de fechar o seu cartaz com mais sete confirmações. São elas os Colour Haze, Acid King, Black Bombaim, Stone Dead, It Was the Elf, Ana Paris e os Bar de Monjas! que, assim, se juntam aos já confirmados Orange Goblin, Kadavar, Elder, Sasquatch, Kikagaku Moyo, Monolord, The Machine, Yuri Gagarin, The Well, Death Alley, Blaak Heat, Dead Witches, Toxic Shock, Holy Mushroom, Vinnum Sabbathi, Löbo na festança que vai ocorrer na bela vila de Moledo do Minho, Caminha, nos dias 11 e 12 de Agosto.
Os bilhetes para este festim custam entre os 28 euros (diário) e os 42 euros (passe geral até Junho; 48 euros até 31 de Julho; e 55 euros em Agosto). Fiquem com os Colour Haze e o seu novo registo In Her Garden (2017) na integra.
Indie Music Fest 2017: primeiras confirmações
· POR Fernando Gonçalves · 19 Mai 2017 · 18:30 ·
© Daniel Fernandes
Conjunto Corona, Them Flying Monkeys, Twin Transistors, Heavy Cross of Flowers e Paraguaii são a primeira fornada de ilustres confirmações para a 5ª edição do Indie Music Fest 2017, festival que se realiza no Bosque do Choupal em Baltar, Paredes, de 31 de Agosto a 2 de Setembro. Para esta 5ª edição que a organização quer tornar “muito especial”, os passes gerais (3 dias) custam 25 euros.
Fiquem com os vimaranenses Paraguaii e este “Straight Or Gay”, single retirado ao novo registo Dream About The Things You Never Do (2017).
Mallu Magalhães afirma “Você Não Presta” (e nós concordámos com a Mallu)
· POR Fernando Gonçalves · 19 Mai 2017 · 17:50 ·
Uma afirmação (não sabemos a quem destinada) que abre definitivamente o jogo sobre o novo álbum (sucessor de Pitanga, 2011) de Mallu Magalhães de nome Vem, disco produzido em parceria com Marcelo Camelo que sairá à rua em Junho.
Este “Você Não Presta”, em modo primeiro single, e os restantes temas constantes de Vem serão alvo de apresentação oficial em concerto a dia 24 de Outubro no Teatro Tivoli, Lisboa. Os bilhetes para este concerto custam entre 10 e 25 euros. Fiquem com o novíssimo “Você Não Presta”.
MED 2017: sete novos nomes aterram no line-up
· POR Fernando Gonçalves · 19 Mai 2017 · 17:48 ·
Hélder Moutinho, Bezegol, Oquestrada, Medeiros/Lucas, Branko, CelesteMariposa e H.A.T. (Marrocos/Estados Unidos) são as mais recentes confirmações da 14ª edição MED, festival que invadirá a zona histórica de Loulé entre os dias 29 de Junho e 2 de Julho.
Estes nomes juntam-se, assim, às presenças já asseguradas de Ana Moura, Rodrigo Leão, Fábia Rebordão e Marta Ren, Throes + The Shine, Rachid Taha (Argélia), Fanfare Ciocarlia (Roménia), BNegão (Brasil), Tout-Puissant Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou (Benin), Canzoniere Grecanico Salentino (Itália), Akua Naru (Estados Unidos), Mayra Andrade (Cabo Verde), Delgres (Guadalupe/França), Niyaz (Itão) e Boogat (México/Canadá).
Em termos de bilheteira, os preços variam entre os 10 (diário em pré-venda) e os 30 euros (passe geral nos dias de festival; 25 euros em pré-venda). Fiquem com H.A.T. aka Hatim Belyamani e um pequeno vislumbre sobre um dos seus live act.
Burial mostra novo EP
· POR Paulo Cecílio · 19 Mai 2017 · 16:41 ·
O enigmático produtor britânico, figura de proa da electrónica do século XXI, está de regresso com um novo EP após ter editado uma remistura de "Inner City Life", de Goldie, por ocasião do Record Store Day.
Burial irá editar Subtemple pela Hyperdub já na próxima semana, sucedendo este ao 12'' "Young Death" / "Nightmarket", de 2016. O EP conterá duas faixas e mostra um lado da música de Burial menos propenso aos beats. Já o podem ouvir através do Bandcamp.
Novelist (e mais) no Lux
· POR Paulo Cecílio · 19 Mai 2017 · 16:40 ·
O MC britânico será o grande convidado da próxima noite C.R.E.A.M., pela mão de DJ Glue. Ao Lux, em Lisboa, Novelist irá mostrar os temas que têm feito dele um dos grandes novos nomes do grime, em particular dos dois EPs que editou já este ano: Yakuta e Be Blessed.
O MC atuará no dia 1 de Junho, e no dia seguinte o espaço lisboeta não irá parar: terá lugar nova Hard Ass Session (com Branko, Rastronaut e Karlon, entre outros) e ainda haverá tempo para DJ Tennis. Mais aqui.
Liars anunciam disco novo
· POR Paulo Cecílio · 19 Mai 2017 · 16:37 ·
Parem tudo, que os Liars estão de volta. Três anos depois de Mess, a banda norte-americana irá editar um novo álbum, cujo título será... bem, ainda não se sabe o título.
Mas sabe-se que a banda publicou uma série de vídeos no seu canal do YouTube que, todos somados, soletram a palavra T H E M E. Ainda não é conhecida a data de lançamento daquele que será o oitavo álbum da carreira dos Liars, sendo que os mesmos andarão em digressão pela Europa em Agosto, não havendo (ainda...) data em Portugal. Confiram tudo, em baixo.
Misty Fest 2017: Benjamin Francis Leftwich estreia-se em Portugal
· POR Fernando Gonçalves · 19 Mai 2017 · 15:32 ·
Uma nova confirmação que é, simultaneamente, uma estreia em território luso. Falamos do cantautor britânico Benjamin Francis Leftwich que acaba de ver o seu nome confirmado no “line-up” da edição 2017 do Misty Fest.
O músico junta-se, deste modo, aos já confirmados James Rhodes e André Barros & Myrra Rós. Benjamin e o seu mais recente álbum After The Rain irão subir aos palcos do Centro Cultural de Belém (no dia 8 de Novembro, 20 euros) e do Auditório Academia de Música de Espinho (dia 9 de Novembro, 20 euros). Fiquem com Benjamin Francis Leftwich e esta “Tilikum” retirada ao seu último trabalho de originais After The Rain.
Pega Monstro aviam mais um single para a Casa de Cima
· POR Fernando Gonçalves · 19 Mai 2017 · 15:27 ·
© Sara Rafael
Júlia e Maria Reis são as Pega Monstro desta vida, uma vida que no próximo dia 2 de Junho conhecerá um novo capítulo quando se abrirem, completamente, as portas à Casa de Cima. Hoje, porém, a janela da cozinha dessa “Casa de Cima” abriu-se deixando sair um sugestivo cheiro a “Cachupa” acabada de fazer. Falamos do novo single “Cachupa”, claro está.
Sobre este novo tema, Maria Reis explica que “é um estufado tradicional cabo verdiano que tem como ingredientes principais milho, feijão e mais feijão! Há amores que, tal como este prato, são de digestão complicada. A canção é enunciada como uma ópera-balada dividida em 3 actos - a gingar na angústia, elevada pelo lamento e a travar-se à resolução. Cantamos, no último acto, uma quadra do Fernando Pessoa a Gosto Popular”.
Casa de Cima e “Cachupa” que na tarde/noite de dia 12 de Junho (véspera de Dia d Santo António) irão ser as estrelas do arraial montado pela, sua, editora Cafetra e pela promotora Filho único no Jardim do Palácio do Machadinho na Madragoa, Lisboa. Para abrilhantar a festa de “inauguração” desta Casa de Cima irão estar presentes, para além das óbvias Pega Monstro e de muita sardinha e vinho, os Pato Bravo e o Dj Tempos Livres. A festança começa às 18 horas. Fiquem com esta “Cachupa” quentinha.
Broken Social Scene voltam aos discos com Hug Of Thunder
· POR Fernando Gonçalves · 19 Mai 2017 · 15:11 ·
Sete anos volvidos desde que entraram em estúdio pela última vez, os canadianos Broken Social Scene ganharam-lhe saudade e decidiram regressar às gravações. Deste “coup-de-froce” criativo nasceu Hug Of Thunder, registo que fará a sua estreia a 7 de Julho.
Descrito pela banda como um “álbum metódico mas quente; furioso mas amoroso; melódico mas descomprometido”, Hug Of Thunder acaba de avançar com o single que lhe dá nome, tema para ouvir a partir de agora.
Guitarras ao Alto! Isto é o terceiro assalto
· POR Fernando Gonçalves · 18 Mai 2017 · 16:37 ·
Depois de 2014 com Tó Trips e Filho da Mãe e de 2016 com Norberto Lobo e Luís Martins, o festival dedilhado no pensamento por Vasco Durão está de regresso ao Alentejo com as guitarras de Peixe (ex-Ornatos Violeta) e Frankie Chavez no comando. Nos dias 15, 16 e 17 de Junho estes dois músicos e suas guitarras irão actuar a "quatro mãos", respectivamente, no Claustro do Convento de S. Bento de Avis, no Claustro do Convento das Maltezas/Centro Ciência Viva em Estremoz e na antiga estação de comboios da Beirã-Marvão.
Três concertos em outros tantos locais do distrito de Portalegre mas cujo o preço se mantém sempre o mesmo: 5 euros por espectáculo. Fiquem com esta “Apneia” gravada nos idos de 2012 para a nossa Videoteca às portas da C.M. do Porto.
Lavoisier!!! Vai que É Teu
· POR Fernando Gonçalves · 18 Mai 2017 · 16:30 ·
E o Lavoisier foi, ou melhor, os Lavoisier foram…criar. Patrícia Relvas e Roberto Afonso (Lavoisier) acabam de dar a conhecer “Opinião”, primeiro single a ser extraído do seu novo trabalho É Teu, disco que estreará brevemente.
Álbum tecido a pessoalidades que conta estórias através de melodias, actos e pensamentos comuns aos culpados da existência deste corpo musical chamado Lavoisier. Como acima referimos, “Opinião” é o primeiro avanço para esta “fantasia pop”, como lhe chamou Joaquim Quadros da Vodafone FM, tema com que vos deixamos por agora.
Campanhã (no Porto) será ninho de 34 mil vinis - e mais
· POR Fernando Gonçalves · 18 Mai 2017 · 16:27 ·
© Miguel Nogueira
No âmbito do processo de requalificação e dinamização urbana da Campanhã, zona oriental do Porto, a Câmara Municipal do Porto, através da Plataforma Campanhã, prepara-se para expedir cerca de 34 mil vinis para um armazém daquela área da cidade. A ideia passa por aproveitar um armazém desactivado transformando-o num pólo de excelência para a indústrias musical e audiovisual.
O “milionário” espólio compreende cerca de 18 mil vinis pertencentes à Rádio Renascença (entretanto acondicionados na Biblioteca Municipal Almeida Garrett) e 16 mil doados pela Rádio Difusão Portuguesa (RDP) que, deste modo, se pretendem colocar ao serviço da população.
As obras para a instalação da dita Fonoteca no armazém terão início ainda neste trimestre e estarão concluídas na aurora de 2018. Para além da Fonoteca, o espaço terá capacidade para albergar quatro estúdios para gravação, filmagens, gravações de voz de “broadcast”, um serviço de restauro de áudios obsoletos e áreas de lazer.
Vilar de Mouros 2017 com Primal Scream, The Jesus & Mary Chain, The Psychadelic Furs, entre outros
· POR André Gomes · 18 Mai 2017 · 16:02 ·
Acabam de ser conhecidos os primeiros nomes para o EDP Vilar de Mouros 2017. O festival acontece no Minho nos dias 24, 25 e 26 de Agosto e contará no seu cartaz com Primal Scream, 2Manydjs, The Jesus & Mary Chain (na foto), The Mission, the Dandy Warhols, The Psychadelic Furs, Morcheeba, The Young Gods, The Boomtown Rats, The Veils, Avec e Capitão Fausto.
O valor dos bilhetes diários são 35. O passe custa 70 euros e inclui camping gratuito. Estão à venda nos locais habituais.
Molly Burch em Coimbra e Lisboa
· POR André Gomes · 18 Mai 2017 · 12:30 ·
Setembro já mexe. A norte-americana Molly Butch vai apresentar-se em Portugal para dois concertos. Um em Coimbra (pelas mãos da Lugar Comum, à boleia do American Autumn Festival) e outro em Lisboas, em local ainda a designar (acusem-se por favor).
O concerto em Coimbra acontece no dia 23 de Setembro. Em Lisboa será no dia seguinte. Fiquem com a beleza de "Please Be Mine".
A Porta abre-se em Leiria
· POR Paulo Cecílio · 17 Mai 2017 · 22:57 ·
Por ali passarão nomes como Sean Riley & The Slowriders, Ouzo Bazooka, PALMIERS, Solar Corona, Them Flying Monkeys (na foto) e Galgo, entre muitos outros, divididos pela Villa Portela, Jardim Luís de Camões, Rua Direita e Parque do Avião. Para saberem mais, incluindo preços de bilhetes, basta dar uma vista de olhos aqui.
Niagara anunciam disco novo
· POR Paulo Cecílio · 17 Mai 2017 · 22:56 ·
Os Niagara anunciaram esta semana o lançamento de Comboios, um novo registo que será editado através da sua própria label, a Ascender.
Comboios tem data de lançamento marcada para o dia 29 de Maio e contém três faixas, uma das quais, "Volta", pode ser escutada no Soundcloud da banda. O disco será editado em formato 7'' e estará limitado a 250 cópias. Confiram aqui o primeiro avanço.
NOS Primavera Sound: mais uma substituição no cartaz
· POR André Gomes · 17 Mai 2017 · 12:10 ·
Há mais uma alteração a registar no cartaz do NOS Primavera Sound 2017: para o lugar da norte-americana Lady Wray entram os malianos Songhoy Blues.
Como já saberão, o NOS Primavera Sound acontece no Parque da Cidade do Porto entre os dias 8 e 10 de Junho. Os passes gerais já se encontram esgotados. Podem consultar aqui o cartaz para os três dias de festival.
Beach House lançam disco com raridades e b-sides
· POR André Gomes · 17 Mai 2017 · 11:28 ·
Há nvoidades dos Beach House. A dupla lança a 30 de Junho B-Sides and Rarities, uma compilação com 14 faixas "resgatadas" de todos estes anos de carreira (e já vão muitos). O registo contará com duas faixas inéditas, "Chariot" e "Baseball Diamond", gravadas durante as sessões que deram à luz os dois últimos discos da banda.
Podem ouvir "Chariot" ali em baixo. Lembramos que os Beach House estarão no festival Paredes de Coura a 18 de Agosto. O alinhamento da compilação pode ser consultado ali em baixo.
1. Chariot
2. Baby
3. Equal Mind
4. Used To Be (2008 single version)
5. White Moon (iTunes session remix)
6. Baseball Diamond
7. Norway (iTunes session remix)
8. Play The Game
9. The Arrangement
10. Saturn Song
11. Rain In Numbers
12. I Do Not Care For the Winter Sun
13. 10 Mile Stereo (Cough Syrup Remix)
14. Wherever You Go
Courtney Barnett ensina a cozer ovos
· POR Fernando Gonçalves · 17 Mai 2017 · 11:21 ·
“Escolha uma cadeira/coma um pudim flan/vai ouvir a história de…”. Não, não é a história de Conan o Homem Rã. Este tempo de antena será da inteira responsabilidade de Courtney Barnett e terá como mote a história de “How To Boil An Egg”, single que não pertence a coisíssima nenhuma (isto é, não é antecipação de álbum algum) senão à sua criadora que, após tocar este tema tantas vezes, decidiu-se gravá-lo.
Apesar de termos escrito que este single não pertencerá a nenhum disco por vir, a verdade é que a ideia de gravar esta música veio à mente da artista enquanto esta trabalhava numas demos para o seu próximo álbum de originais, tal como explica Courtney Barnett: “Tinha por hábito tocar este tema quando tinha 21 anos. Nunca foi gravado, como tal decidi fazê-lo agora de modo a deixá-lo para a posteridade. Esta ideia surgiu enquanto estava enclausurada no meu bunker a trabalhar numas demos para o meu próximo álbum”. Sem mais delongas, eis “How To Boil An Egg”.
Royal Blood arrancam para digressão europeia em Lisboa
· POR Fernando Gonçalves · 17 Mai 2017 · 11:16 ·
Será com o concerto de dia 28 de Outubro no Campo Pequeno, Lisboa, que os ingleses Royal Blood irão dar inicio à sua digressão europeia de apresentação de How Did We Get So Dark?, novo registo de originais da banda que estreia dia 16 de Junho.
Os bilhetes para este concerto terão um custo que variará entre os 26 e os 36 euros. Antes de tudo isto, porém, os Royal Blood poderão ser avistados no palco do NOS Alive a 6 de Julho. Fiquem com “Lights Out”, single de avanço de How Did We Get So Dark?.
Cigarettes After Sex: “Each Time You Fall In Love” já rola
· POR Fernando Gonçalves · 17 Mai 2017 · 11:11 ·
© Tawni Bannister
Depois de “K.” e de “Apocalyse” chegou a vez “ da compulsão romântica” feita single em “Each Time You Fall In Love” tomar a liderança. Terceiro tema a saltar do LP de estreia da banda Cigarettes After Sex, estreia dia 9 Junho, “Each Time You Fall In Love” segue a linha programática dos Cigarettes After Sex para este seu primeiro longa-duração: cinemático, intenso, coeso e imersivo.
De referir que, a banda e o seu LP de estreia, irão passar por Portugal no próximo dia 8 de Junho para uma actuação no Primavera Sound Porto. Eis “Each Time You Fall In Love”.
CAIO e Grand Sun, no Sabotage
· POR Paulo Cecílio · 16 Mai 2017 · 12:15 ·
O projecto a solo de João Santos, CAIO, irá marcar presença no Sabotage, em Lisboa, juntamente com os Grand Sun, para uma sessão dupla que junta duas editoras: a French Sisters e a Xita.
O primeiro irá apresentar os temas do seu novo álbum, Viagem, ao passo que os segundos por ali andarão a mostrar o seu mantra prog, ou psych-canção, e estas descrições obviamente que são chapadas do PR. Os concertos terão lugar no dia 25 de Maio e a entrada custa 5€.
Toda a gente a dançar Mussolini
· POR Paulo Cecílio · 16 Mai 2017 · 12:12 ·
Os expoentes máximos da amizade germano-americana irão reeditar os seus quatro primeiros álbuns numa caixa bonita e intitulada DAS IST DAF, assim, em maiúsculas, porque como sabemos os alemães falam sempre a gritar.
Os Deutsch Amerikanische Freundschaft, DAF para os amigos, pioneiros na arte de misturar o punk com as electrónicas, irão assim relembrar que são peça-chave na formação de géneros como o techno e a EBM, estando previsto que a caixa seja editada no dia 29 de Setembro, através da Groenland. Toda a gente a dançar Mussolini, vamos lá.
A nova digressão dos White Hills passa por cá
· POR Paulo Cecílio · 16 Mai 2017 · 12:11 ·
Os norte-americanos White Hills irão reencontrar-se com o público português no próximo verão. A banda anunciou, esta semana, uma nova digressão europeia que os verá voltar a Lisboa, para um concerto no Sabotage, no dia 25 de Junho, data essa que será também a única em Portugal.
Consigo virão os temas de Stop Mute Defeat, álbum inspirado pelo "mundo actual" e que será editado pela Thrill Jockey esta semana. Os bilhetes custam 8€, uma pechincha para voltar a sentir na pele o psicadelismo da dupla.
Mary Ocher e a volta a Portugal em cinco concertos
· POR António M. Silva · 16 Mai 2017 · 12:05 ·
© Sven Serkis
Sim, leram bem, são cinco os concertos com que Mary Ocher vai percorrer Portugal em Maio. A jornada musical arranca no Porto (Sonoscopia) no dia 17, continua até Vila Real (Club de Vila Real) no dia 18, e segue depois para Lisboa onde, no dia 19, fará a festa no Damas juntamente com um dj-set de Tsuri. Viana do Castelo (Cave Avenida) e Bragança (Museu do Abade Baçal) são as cidades que se seguem, com concertos a 20 e 21 de Maio, respectivamente.
Mary Ocher, sediada em Berlim, nascida em Moscovo e criada em Tel Aviv, tem vindo a desenvolver um ousado e admirável corpo de trabalho em diversas frentes - poesia, cinema, artes visuais e música são algumas das que se destacam. Como se pode ler em comunicado "reflexo destes tempos conturbados em que vivemos, a música e lírica de Ocher reveste-se de um activismo e de uma urgência tão necessários quanto catárquicos, expostos sem medos numa narrativa que coloca sérias questões sempre prementes à sociedade". Pensemos juntos ao som de "The Endlessness", retirada ao novíssimo The West Against the People.
Afinal havia OUT.RA Música (e outras coisas mais)
· POR Fernando Gonçalves · 16 Mai 2017 · 12:02 ·
A barreirense Associação Cultural OUT.RA tem pela frente três meses que, ao que eles indicam, prometem agitar as águas (aqui quase no sentido literal).
Para além da sua programação regular, que abraçará o novo registo dos Pega Monstro ou a estreia de Bruxas/Cobras, a associação vai juntar-se á celebração dos 80 anos da rede pública de água do Barreiro com performances e uma instalação sonora interactiva por obra e graça de José Bica. Fiquem com as Pega Monstro e esta “Partir a Loiça”, single que pertence ao novo Casa de Cima cujo lançamento está previsto para dia 2 de Junho.
Programação
13 Maio a 3 Junho. ADAO
Subúrbio Sonoro – Instalação Sonora Interactiva por José Bica
Entrada livre. Aberto sábados e domingos das 15h-19h
27 e 28 Maio. Reservatório Elevado do Alto da Paiva. 16H e 18h
Música / Sound Art com:
Melaina Barnes & Jean-Philippe Drecourt
Luís Bittencourt
Alberto Lopes / Sonoscopia
Carlos Santos & Nuno Torres
Entrada livre mediante inscrição obrigatória para info@outra.pt
2 Junho. Terraço na Rua Elias Garcia, 38. 18h
Hugo Antunes, François Carrier & Michel Lambert
Entrada livre c/ donativo opcional
9 Junho. ADAO. 22h30
Bruxas / Cobras
Iguanas
Entrada: 5€
16 Junho. Auditório Municipal Augusto Cabrita. 18h30
Inauguração da Exposição 80 Anos da Água
Entrada livre. Patente até 30 Julho.
8 Julho. Biblioteca Municipal do Barreiro. 22h.
Pedro Sousa, Rodrigo Pinheiro & Gabriel Ferrandini
Rafael Toral Space Quartet
Entrada: 5€
Vodafone Paredes de Coura: seis novas confirmações
· POR Fernando Gonçalves · 16 Mai 2017 · 10:50 ·
Alex Cameron, The Wedding Present (Playing "George Best"), Nothing, Red Axes, Marvin & Guy e White Haus são as mais recentes confirmações para a vigésima quinta edição do Vodafone Paredes de Coura, festival que se realiza, este ano, entre os dias 16 e 19 de Agosto.
Os passes gerais custam 90 euros e já se encontram á venda. Fiquem com Alex Cameron e esta “She’s Mine” retirado ao último trabalho do artista, Jumping The Shark.
Mogwai: Every Country’s Sun já tem data de lançamento
· POR Fernando Gonçalves · 16 Mai 2017 · 10:45 ·
© Brian Sweeney
Será no fim do Verão, 1 de Setembro, que os escoceses Mogwai vão voltar às edições com o seu nono álbum de estúdio Every Country’s Sun.
Neste novo registo irão caber duas décadas de música, desde o synth-rock minimalista ao trance-rock, que, de acordo coma informação disponibilizada pela sua editora, ecoa algures entre as “montanhas” New Order e The Flaming Lips mas com o vinco Mogwai. Fiquem com o single “Coolverine”. Alinhamento logo depois.
1. Coolverine
2. Party In The Dark
3. Brain Sweeties
4. Crossing The Road Material
5. aka 47
6. 20 Size
7. 1000 Foot Face
8. Don’t Believe The Fife
9. Battered At A Scramble
10.Old Poisons
11.Every Country’s Sun
Woody Allen em Portugal
· POR Fernando Gonçalves · 15 Mai 2017 · 17:05 ·
Dez anos depois da sua última passagem por terras lusas, Woody Allen confirmou o seu regresso ao rectângulo mágico. O músico e realizador far-se-á acompanhar da New Orleans Jazz Band para o concerto, único, marcado para dia 4 de Julho no Coliseu dos Recreios, Lisboa.
O preço dos bilhetes para este concerto varia entre os 25 e os 120 euros (cadeira de Orquestra).
Não há cinto que pare as Chastity Belt
· POR Fernando Gonçalves · 15 Mai 2017 · 17:03 ·
© Sarah Cass
E ainda bem, diga-se. Julia Shapiro, Gretchen Grimm, Lydia Lund e Annie Truscott (Chastity Belt) estão com tudo. I Used To Spend So Much Time Alone, álbum novo, chega dia 2 de Junho e os sinmgles não param de sair.
“Different Now” é o terceiro a ver a luz do dia e vem carregado, tal como o todo do álbum, de honestidade e intimidade. Eis “Different Now”.
Richard Russell regressa com Everything Is Recorded
· POR Fernando Gonçalves · 15 Mai 2017 · 17:00 ·
O produtor e manda-chuva da XL Recordings, Richard Russell, está de volta com o projecto colaborativo Everything Is Recorded. Everything Is Recorded que acaba de lançar o seu EP de estreia Close But Not Quite, extended-play que traz, para além de Russell, os nomes de Sampha, Giggs, Obongjayar, Tic, Warren Ellis, Infinite, Mela Murder, Green Gartside e Baluji Shrivastav.
Este Close But Not Quite será, apenas, o primeiro de uma série de lançamentos a acontecer este ano com o selo Everything Is Recorded. Fiquem com o tema que dá nome ao EP, “Close But Not Quite” com a colaboração de Sampha.
Portimão acolhe primeiro encontro de saxofonistas Sax@Sul
· POR Nuno Catarino · 15 Mai 2017 · 16:57 ·
Na noite de sexta, dia 19, actuam o Duo 152 (Rodrigo Lima & Zdenka Kosnarova, às 21h30) e Luís Miguel Quarteto (22h30). No sábado há concerto a solo de Filipe Valentim (21h30, na foto), seguido da actuação de um duo sul-americano: Guto Lucena & Pablo Lapidusas (22h30). Este festival é co-organizado em conjunto com a Contramaré - Associação Cultural de Portimão e a Escola Básica e Secundária da Bemposta e os concertos têm lugar no auditório da escola.
NOS Primavera Sound: saem Grandaddy, entram Arab Strap
· POR André Gomes · 15 Mai 2017 · 12:37 ·
Más notícias, boas notícias. Os norte-americanos Grandaddy cancelaram a digressão que os traria até ao Porto à boleia do NOS Primavera Sound, por motivo da morte de Kevin Garcia, baixista e co-fundador da banda. E com isso surgiu a necessidade de os substituir.
E agora é a boa notícia. Os escoceses Arab Strap, regressados aos escaparates da música, entraram no cartaz para o lugar, dos Grandaddy. E recordamos: os bilhetes para o NOS Primavera Sound estão à venda nos locais do costume e custam 55 euros (diário) e 110 euros (passe). E agora, um pouco de magia.
The Legendary Tigerman & Co fecham cartaz do Rock Nordeste 2017
· POR Fernando Gonçalves · 15 Mai 2017 · 12:15 ·
Depois das confirmações de Mão Morta – 25 anos Mutantes S.21, Márcia, Samuel Úria, Sensible Soccers, Slow J, Beatbombers e DJ Marfox,o festival gratuito mais português de Portugal acaba de encerrar o line-up da sua edição quatro com The Legendary Tigerman, Capicua, Dead Combo e As Cordas da Má Fama.
O Rock Nordeste realiza-se nos dias 16 e 17 de Junho no Parque Corgo, margem esquerda do Rio Corgo, e no Auditório Exterior do Teatro de Vila Real. Fiquem com a viagem ao deserto de nós no trailer de “How To Become Nothing” de The Legendary Tigerman.
Silver Apples: psicadelismo em estado puro chega a Lisboa e Braga
· POR Fernando Gonçalves · 15 Mai 2017 · 12:09 ·
Um dos resistentes (por resistentes entenda-se que ainda respira) do psicadelismo norte-americano da década de 60, Silver Apples aka Simeon Coxe, está a caminho do nosso país para dois concertos em que dará o seu mais recente álbum Clinging to a Dream (2016) ao manifesto.
A primeira actuação terá lugar no dia 19 de Maio (22h30) em Lisboa (Musicbox) e está inserida nas Musicbox Heineken Series. Como guarda de honra a este “primitivo” estarão os portugueses Gala Drop e Ghost Hunt. No dia seguinte será a vez de Braga e do seu gnration acolher este veterano de outras guerras a partir das 22h30. Os bilhetes para Lisboa custam 12 euros enquanto em Braga se ficam pelos 7. Fiquem com um “live act” de Silver Apples.
Piscina do Milhões acolhe meio-mundo com banho Red Bull
· POR Fernando Gonçalves · 12 Mai 2017 · 12:15 ·
Vêm de todo o lado e parece que nunca viram um bocado de água na vida, ou Red Bull neste caso. Falamos do emblemático palco Piscina do Milhões de Festa, da curadoria Red Bull Music Academy que lhe dá vida e dos artistas propostos por esta última para abrilhantar a festança aquática que vai ter lugar entre os dias 21 e 23 de Julho (o festival começa a 20 de Julho).
Com o “curador” Jamal Moss aka Hieroglyphic Being à cabeça, o palco vai receber Sly & the Family Drone, Ghost Wavvves + Mike El Nite, MQNQ (MMMOOONNNOOO + Quim Albergaria), Mehmet Aslan, Lavoisier + Barrio Lindo, Sarathy Korwar, Orchestra of Spheres, MVRIA + Supa, GPU Panic + Shake It Maschine, Shame e o O Bom, o Mau e o Azevedo.
Os passes gerais encontram-se à venda por 55 euros até dia 2 de Julho, sendo que a partir de 3 de Julho os preços fixam-se nos 60 euros. Fiquem com o mestre-de-cerimónias Hieroglyphic Being e esta “Je Suis Musique”.
Quando os The National acordam a “besta” adormece
· POR Fernando Gonçalves · 12 Mai 2017 · 11:01 ·
Com mais ou menos floreado à mistura foi isto que aconteceu. A banda liderada por Matt Berninger acabou de anunciar a edição de um novo álbum, Sleep Well Beast assim se chama, para Setembro deste ano (dia 8 ), e o seu respectivo single de avanço “The System Only Dreams in Total Darkness”.
As boas novas, porém, não se ficam por aqui. Em paralelo com a data, nome e single, os The National já garantiram a realização de um concerto por terras lusas. A 28 de Outubro deste ano, o público português poderá degustar os The Naional e o seu novo Sleep Well Beast no Coliseu de Lisboa. Eis o regresso dos The National com “The System Only Dreams in Total Darkness”. Alinhamento logo depois.
Nobody Else Will Be There
Day I Die
Walk It Back
The System Only Dreams in Total Darkness
Born to Beg
Turtleneck
Empire Line
I’ll Still Destroy You
Guilty Party
Carin at the Liquor Store
Dark Side of the Gym
Sleep Well Beast
August Green com novo disco
· POR Alexandra João Martins · 11 Mai 2017 · 14:35 ·
O compositor e produtor August Green é um desses músicos bucólicos que procuram a calmia para criar na natureza e na vida rural. De um estaleiro num arquipélago no sul da Suécia, Green fez um estúdio, onde passou grande parte do seu tempo a compor e a gravar.
Daí nasceu In Front of You, álbum lançado no passado dia 5 de Maio. "Spring" é o título do single, que já tem videoclip e que pode ser visto aqui.
Mais seis nomes para o Rodellus
· POR Paulo Cecílio · 11 Mai 2017 · 10:50 ·
O festival para quem não tem medo do campo está de regresso este ano, para mais um fim-de-semana destinado aos "corajosos" ou aos amantes de sarrabulho.
O Rodellus voltará a ocupar Ruílhe (Braga) e anunciou, esta semana, mais seis nomes para o seu cartaz: Mira, Un Lobo, Twin Transistors, First Breath After Coma, O Amante Negro, Conjunto Corona e Fai Baba juntam-se, assim, aos anteriormente confirmados para três dias de festa, de 27 a 29 de Julho. Os bilhetes estão à venda por 12€ até ao dia 14 de Maio.
Lisboa faz-se de electrónica
· POR Paulo Cecílio · 11 Mai 2017 · 10:48 ·
Da parte que nos toca - a música - destaque para os nomes que passarão pelo Lx Factory, sexta e sábado: Mike Huckaby, Rødhåd (na foto), Marfox, Mvria, Lieben, Sabre ou James Ruskin são apenas alguns deles, prevendo-se uma celebração em grande da arte do house, do techno, do dubstep... De tudo o que faz a música electrónica gigante, em suma. Os bilhetes para o Lisboa Electronica estão à venda a preços que vão dos 30€ (diário) aos 50€ (passe). A não perder.
Telefon Tel Aviv volta ao activo
· POR Paulo Cecílio · 11 Mai 2017 · 10:47 ·
"Volta" e não "voltam" porque, como infelizmente sabemos, uma das metades da dupla, Charles Cooper, faleceu em 2009, levando assim a que o projecto Telefon Tel Aviv fizesse uma pausa prolongada. Pausa que é agora quebrada com o anúncio do lançamento de um tema novo, "Something Akin To Lust", que fará parte de uma compilação intitulada Territories, a sair pela 79Ancestors. "Something Akin To Lust" será editada juntamente com um vídeo em realidade virtual realizado por Timothy Saccenti, em Junho, mas já pode ser escutada através do SoundCloud.
Muita treta depois, eis o ansiado Missing Link
· POR Fernando Gonçalves · 11 Mai 2017 · 10:26 ·
© Philistine DSGN
O Chet Faker que já não o é andou meio ano a “vender” uma ideia e a música que ela provavelmente conteria. Pois bem, Nick Murphy (é assim que a mãe o chama para jantar, ou não, nós não sabemos tudo) acaba de mandar o trailer sobre o seu EP Missing Link ás urtigas.
No seu lugar apareceram, qual truque do mais elementar ilusionismo, os cinco temas que dão corpo a este extended-play. Relembre-se que, o artista anteriormente conhecido como Chet Faker mas a quem a mãe agora chama de Nick Murphy, está confirmado no próximo Vodafone Paredes de Coura. Fiquem com o link para o tema “Your Time” e, daí, sigam para os restantes quatro. Alinhamento ali em baixo.
1. Your Time (produzido por Kaytranada)
2. Bye
3. I'm Ready
4. Forget About Me
5. Weak Education
Boris: o monstro está de volta
· POR Paulo Cecílio · 10 Mai 2017 · 15:51 ·
A celebrar este ano 25 de carreira, os Boris decidiram recompensar o carinho dos fãs com um novo álbum. Dear vê-os de volta ao caminho que trilharam desde o início - salvar o metal - e é, precisamente, «uma carta aos fãs e ouvintes», que esteve para ser «uma nota de despedida».
Os pêlos arrepiaram-se ao ler isto (por favor, não acabem nunca), mas de pronto voltaram ao seu estado original - ou arrepiaram-se ainda mais - ao escutar "Absolutego", o primeiro single do álbum. E não, não tem nada a ver com aquela maravilha drone que editaram em 1996. Ouçam-na aqui em baixo e guardem-se para o dia 14 de Julho.
Com Truise anuncia disco novo
· POR Paulo Cecílio · 10 Mai 2017 · 15:43 ·
Seth Haley está de regresso com um novo álbum. O produtor, mais conhecido como Com Truise, irá editar no dia 16 de Junho Iteration, segundo LP da carreira e sucessor de Galactic Melt, de 2011.
Segundo o próprio, Iteration é como «a banda-sonora de um filme que está na [sua] cabeça, mas de alguma forma esse filme é a [sua] vida». Para quem já tiver imensas saudades da chillwave, já há primeiro single: chama-se "Isostasy" e pode ser escutado em baixo.
Eis o último disco dos Die Antwoord
· POR Paulo Cecílio · 10 Mai 2017 · 15:37 ·
A dupla sul-africana anunciou que este seria o seu último disco - apesar de, posteriormente, ter esclarecido que não iriam pôr fim à sua actividade.
Os Die Antwoord anunciaram esta semana o lançamento de The Book Of Zef, o seu quinto álbum de estúdio, tendo também partilhado o primeiro single do mesmo, "Love Drug", hip-hop tribal carregado de emojis. Para além do novo álbum os Die Antwoord irão também andar em digressão pelo mundo, tendo Portugal, uma vez mais, ficado de fora. *suspiro*
Mure Mure na SMUP
· POR Nuno Catarino · 10 Mai 2017 · 15:35 ·
O quarteto Mure Mure, liderado pelo saxofonista italiano Riccardo Luppi, vai apresentar-se ao vivo na SMUP, na Parede. O concerto terá lugar no dia 2 de junho, às 22h00.
O grupo transnacional junta Riccardo Luppi (sax tenor, sax soprano e flauta), Lynn Cassiers (voz e efeitos), Manolo Cabras (contrabaixo) e o português João Lobo (bateria). A entrada para o público em geral vale 5€ (os sócios SMUP pagam 4€).
Animal Youth: os primeiros, longos, passos do animal
· POR Fernando Gonçalves · 10 Mai 2017 · 14:37 ·
Das cinzas dos belgas Siamese Queens (noise-punk) nasceu um animal, Youth de sobrenome. Esse animal, quase mitológico, começou por dar o EP Youth ao mundo (2016), mundo que se prepara para receber o primeiro longa-duração destes Animal Youth: Animal.
Animal, cuja estreia está marcada para dia 27 de Maio via Weyrd Son Records, apresenta-se como o prolongamento lógico das promessas feitas em Youth. Um dreamy intenso e energético que se pode encontrar, por exemplo, no primeiro single “Rainy Day”.
Steven Wilson vai até ao osso
· POR Fernando Gonçalves · 10 Mai 2017 · 14:24 ·
© Lasse Hoile
Quatro álbuns depois Steven Wilson está de regresso com To The Bone, tomo de pop moderno que estará disponível, na integra, a 18 de Agosto.
Álbum de pop na cabeça, rock no tronco e electrónica na alma, To The Bone deambula pelo caos paranóico provocado pela era da pós-verdade através de onze temas em formato snapshot do quotidiano. Eis “Pariah”, primeiro single a ser extraído deste To The Bone.
Lucas Santtana em Modo Avião
· POR Fernando Gonçalves · 10 Mai 2017 · 14:20 ·
© Eduardo Pimenta
Em Modo Avião mas completamente conectado. Falamos do sétimo registo de originais do músico brasileiro Lucas Santtana Modo Avião, disco com estreia prevista para este mês e que apresentará algumas características inovadoras. A mais proeminente será o formato.
Modo Avião virá ao mundo em formato audiofilme e foi gravado entre São Paulo e Copenhaga, esta última cidade que está bem representada no disco através do Quarteto de Cordas da Dinamarca (Danish Quartet). Fiquem com o single que apresenta e dá nome ao disco, “Modo Avião”.
Arnaldo Baptista: Loki? regressa com reedição em vinil
· POR Fernando Gonçalves · 10 Mai 2017 · 14:14 ·
Nome incontornável da música brasileira da segunda metade do séc.XX, Arnaldo Baptista (Mutantes) prepara-se para reeditar Loki?, marcante primeiro álbum da discografia a solo do artista, na segunda quinzena deste mês via Polysom. Gravado no Estúdio Eldorado (São Paulo), com direcção de produção de Roberto Menescal e Mazzola.
As 10 faixas são assinadas por Arnaldo, com excepção de “Uma Pessoa Só”, em parceria com Os Mutantes. Arnaldo canta e toca piano no álbum, que traz ainda arranjos do maestro Rogério Duprat em duas canções. Acompanharam Arnaldo nas gravações músicos de reconhecida qualidade como Dinho (bateria), Liminha (baixo) e Sergio Kaffa (baixo). Fiquem com Loki? na integra.
Aleluia, aleluia, os Repórter Estrábico estão no meio de nós
· POR Fernando Gonçalves · 10 Mai 2017 · 14:10 ·
Enquanto o Papa Francisco estiver a dar “música” a milhares no Santuário de Fátima, os Repórter Estrábico regressam, dez anos após a última aparição, aos palcos. O concerto terá lugar no dia 13 de Maio no espaço Cave 45, Porto, e nele caberão os mais emblemáticos temas da banda portuense como “Mamapapa”, “Sr. Arrumador” ou “Biltre!”.
A cerimónia terá início às 22h30 com a actuação dos Sacapelástica (projecto de Paulo Lopes, guitarrista dos Repórter Estrábico). Os bilhetes, esses, custam 10 euros. “Consome, consome, mata a fome” com este “Mamapapa”.
PZ e Flama Blanca em Braga
· POR Alexandra João Martins · 09 Mai 2017 · 10:39 ·
A Startup Braga faz três anos a 12 de Maio e decidiu abrir as portas do mundo high-tech à comunidade numa festa de aniversário gratuita. Como mestre de cerimónias, PZ fará as honras da casa num concerto de apresentação do seu "Império Auto-mano", quarto e último álbum.
Já a festa propriamente dita ficará a cargo de La Flama Banca, dj responsável pelos Bailes Tropicantes mensais do Musicbox e conhecedor profundo da música sul-americana, nomeadamente cumbia. Além destes, também a dupla LPX + LUKKAS subirá ao palco. A entrada é gratuita mediante inscrição e os concertos começam às 21h30. Tudo no GNRation.
Acabou a espera: Broken Social Scene anunciam novo álbum
· POR Paulo Cecílio · 09 Mai 2017 · 01:00 ·
Sete anos após o lançamento de Forgiveness Rock Record, os Broken Social Scene estão de regresso com um novo álbum. O colectivo canadiano irá editar, a 7 de Julho, Hug Of Thunder, o seu quinto álbum de estúdio, através da City Slang.
O anúncio foi dado por um representante da banda e sucede-se à participação da mesma no programa de Stephen Colbert, onde recentemente apresentou "Halfway Home", primeiro single a ser conhecido do disco. Hug Of Thunder contará com a colaboração de nomes como Feist e Emily Haines e, ao todo, conterá onze temas. Confiram aqui o alinhamento.
01 Sol Luna
02 Halfway Home
03 Protest Song
04 Skyline
05 Stay Happy Stay Happy Stay Happy Stay Happy
06 Vanity Pail Kids
07 Hug of Thunder
08 Towers and Masons
09 Victim Lover
10 Please Take Me With You
11 Gonna Get Better
Rock Nordeste 2017: Samuel Úria, Márcia e Beatbombers a caminho
· POR Fernando Gonçalves · 09 Mai 2017 · 00:59 ·
Com milhares de portugueses a caminho do centro do país para as celebrações, três bravos do pelotão enganam a procissão e dirigem-se a nordeste.
Samuel Úria, Márcia e os Beatbombers (projecto que junta DJ Ride e Stereossauro) são os três pastorinhos errantes que preferem a feijoada à hóstia e se encaminham para a 4ª edição do Rock Nordeste, festival (gratuito) feito à base de música com passaporte luso que se realizará nos dias 16 e 17 de Junho em Vila Real. Sem mais delongas, eis Samuel Úria e esta “Carga de Ombro”.
Bob Burgers OST sai este mês
· POR Fernando Gonçalves · 09 Mai 2017 · 00:58 ·
A premiada série da FOX vai lançar, no dia em que o Papa aterra em Portugal (12 de Maio) a sua banda sonora oficial.
Todos os temas desta OST, originais que têm por guia o sentido de humor imprimido à série, serão interpretados pelos personagens de Bob Burgers, a saber: (Bob (H. Jon Benjamin) e Linda (John Roberts) e a sua filha Tina (Dan Mintz), Gene (Eugene Mirman) e Louise (Kristen Schaal). Eis Bob Burgers OST na integra. alinhamento ali em baixo.
1-Bad Girls (Bob’s Buskers performed by St.Vincent)
2-Snake Song
3-Taffy Butt
4-Work Hard or Die Trying
5-I Wanna Hear Your Secrets
6-The Diarrhea Song
7-Electric Love
8-Fart Song
9-Weekend at Morts
10-Bad Stuff Happens in the Bathroom (Bob’s Buskers performed by The National & Lapsley)
11-Bob’s Theme Song
12-The Bob’s Burgers Unboxing Video
FMM Sines: 15 novas confirmações
· POR Fernando Gonçalves · 09 Mai 2017 · 00:55 ·
Vêm das cinco partilhas do mundo e dão pelo nome de Bareto (Peru), Boi Akih (Holanda / Ilhas Molucas), Bulldozer (Colômbia), C4 Trío (Venezuela), Cantos de Cego da Galiza e Portugal (Portugal / Galiza - ES), Coladera (Brasil / Portugal / Cabo Verde), Gustavito & A Bicicleta (Brasil), Ifriqiyya Électrique (França / Tunísia), La Mambanegra (Colômbia), Maria Arnal I Marcel Bagés (Catalunha - ES), Medeiros/Lucas (Açores - Portugal), Nessi Gomes (Guernsey - Reino Unido), Orlando Julius & Bixiga 70 (Nigéria / Brasil), Sumrrá (Galiza - ES), Tulegur (Mongólia Interior - China).
Quinze nomes, quinze novas confirmações para o alinhamento da 19ª edição do Festival de Músicas do Mundo de Sines, festival em que o multiculturalismo é palavra de ordem e que se realiza de 21 a 29 de Julho na cidade de Sines e na vila de Porto Covo. Fiquem com os “explosivos” C4 Trío venezuelanos e esta “Periquero com seis derecho”.
Radiohead reeditam OK Computer
· POR Fernando Gonçalves · 09 Mai 2017 · 00:54 ·
Há vinte anos nasceu uma pérola. OK Computer era o seu nome e chegava até nós, comuns mortais, pela mão dos divinos Radiohead.
Duas décadas depois, a banda decidiu recuperar este mítico álbum e reedita-lo juntamente com o seu lado B (oito músicas) e três temas nunca antes lançados (“I Promise,” “Lift,” “Man Of War”) numa caixa a que chamou OKNOTOK e cujo lançamento está previsto para o dia 23 de Junho. Eis “I Promise”, versão quase clandestina.
…and “you don't remember”…
and now you do…
(Sandy) Alex G. mostra novas músicas
· POR Alexandra João Martins · 08 Mai 2017 · 15:47 ·
"Rocket" é o título do próximo álbum de (Sandy) Alex G. que tem data prevista de lançamento para 19 de Maio, através da editora Domino.
Para já, o jovem músico norte-americano desvenda duas canções de avanço, Sportstar e Brick, que ilustram a paleta variada de sonoridades em trabalho neste disco. Além disso, Alex G. anunciou ainda uma digressão que cruzará oceanos, de Nova Iorque a Bruxelas.
Novo álbum de Starcrawler
· POR Alexandra João Martins · 08 Mai 2017 · 15:10 ·
Os Starcrawler anunciaram o lançamento do seu single de estreia, Ants, para o próximo dia 12 de Maio, com selo da Rough Trade Records. Do lado B, haverá Used to Know. Será ainda editada uma versão limitada (500 exemplares) de um vinil 7''.
Quem quiser ouvir, poderá já fazê-lo em formato digital através do stream disponível aqui. A banda de Los Angeles, formada apenas há um ano no seio de uma escola secundária, como não poderia deixar de ser, combina influências dos Cramps e o incendiário Lux Interior, The Yeah Yeahs Yeahs, Alice Cooper e New York Dolls.
Black Grape de regresso com novo álbum
· POR Paulo Cecílio · 05 Mai 2017 · 14:07 ·
Depois de ter fodido tudo nas Baamas com os Happy Mondays, Shaun Ryder e Bez formaram os Black Grape, mesmo a tempo de virem a ser incluídos na cena britpop que se ergueu com o colapso das raves. 20 anos depois do seu último álbum, os Black Grape estão de regresso com Pop Voodoo, o seu terceiro disco, que será editado no próximo dia 7 de Julho.
O primeiro single, "Everything You Do Is Wrong", está já disponível para escuta é é um ataque feroz a Donald Trump, como toda a música hoje em dia o parece ser (e ainda bem). Ouçam-no em baixo.
E que tal duas novas canções de LCD Soundsystem?
· POR André Gomes · 05 Mai 2017 · 11:44 ·
Chamem a polícia, este é o sonho americano. E o nosso. O de alguns, pelo menos. Os LCD Soundsystem, que já morreram e renasceram para outra vida, acabam de lançar duas novíssimas canções. Para nos lembrar como já fomos felizes a dançar as canções deles pela noite fora.
As canções chamam-se "Call the police" e "American Dream" e podem ser ouvidas aqui em baixo. O novo disco dos norte-americanos chega muito em breve com o selo da Columbia. Estamos por cá à espera.
Nick Murphy (ex-Chet Faker) levanta uma pontinha do véu sobre Missing Link
· POR Fernando Gonçalves · 05 Mai 2017 · 10:01 ·
© Philistine DSGN
Depois de no Outono passado o artista australiano anteriormente conhecido por Chet Faker ter lançado o single “Stop Me (Stop You)”, Nick Murphy acaba de levantar um pouco (eufemismo) o véu sobre o seu novo projecto Missing Link.
Sem muito mais a adiantar do que um pequeno clip intitulado “Missing Link” e a promessa de que, a breve trecho, mais informações serão trazidas a lume, resta-nos deixar-vos com este mini “Missing Link” e o lembrete que o músico anteriormente conhecido por Chet Faker estará por terras lusas no dia 16 de Agosto para um concerto inserido no festival Paredes de Coura. Let’s look at the trailer.
Fluxo: uma visita guiada com paragens no Rio e em Havana
· POR Fernando Gonçalves · 05 Mai 2017 · 09:56 ·
A música não conhece fronteiras e o carioca Zé Bigode também não. Fluxo, primeiro longa-duração do músico é o reflexo disso mesmo. 15 instrumentistas; samba, reggae, baião, jazz, afro, hip-hop, rock ou psicodelia a dar com um pau; e uma proposta de viagem pela “maravilhosa” Rio de Janeiro e pela “revolucionária” Havana são o mote deste disco acabadinho de sair do forno.
Gravado, quase inteiramente, ao vivo, Fluxo apresenta-se, de acordo com a banda, como uma ideia colectiva que serve de convite “a visitar os pontos históricos do Rio de Janeiro, a dar um passeio nocturno em Havana, sentir a herança africana nos tambores tribais ou até reviver o hard bop”. Uma ideia multicultural e poliglota que aqui servimos na íntegra.
Nações Unidas da Música: Milhões e Sinsal selaram acordo
· POR Fernando Gonçalves · 05 Mai 2017 · 09:52 ·
Um rio serve-lhes de fronteira. Milhões de Festa de um lado, Sinsal do outro. Depois de Schengen ter derrubado as fronteiras humanas à livre circulação dos cidadãos, chegou a hora da barreira natural chamada Rio Minho ser derrubada. Os dois festivais acabam de assinar um acordo que permitirá aos foliões, deste e do outro lado da fronteira, pisarem o solo “quase sagrado” dos dois eventos com um só bilhete.
Este passe terá o custo de 55 euros e granjeará ao seu portador (para além do acesso aos concertos) campismo gratuito e as viagens de barco (ida e volta) até à ilha galega de San Símon, local onde decorrerá o festival Sinsal (festival limitado a 800 pessoas).
Como o cartaz do Sinsal se manterá secreto até o primeiro concerto lá ter lugar, fiquem com os Pigs x7 e esta “Sweet Relief”, banda que já está confirmada no Milhões de Festa.
Noite Príncipe regressa com DJ Lag
· POR Paulo Cecílio · 05 Mai 2017 · 09:51 ·
Para além dos habituais figurões da editora, como o DJ Firmeza, juntar-se-ão desta feita o "caçula" Allag G e o sul-africano DJ Lag (na foto), auto-proclamado rei do gqom, estilo de música que tem recolocado aquele país no mapa-mundo. A festa começará pela 1h da manhã e as entradas custam 10€ com direito a uma bebida.
Ulnar mostram disco novo
· POR Paulo Cecílio · 05 Mai 2017 · 09:39 ·
A dupla formada por Rui P. Andrade e Vítor Bruno Pereira, do Colectivo Casa Amarela, edita hoje o seu novo álbum através da ZigurArtists. Dreaming Of Sailing Further West combina ambient e noise em proporções exactas e é inspirado - e baseado - na terra-natal do duo, a ilha da Madeira.
A capa é da autoria de Mafalda Melim e os temas ali presentes podem ser escutados através do Bandcamp da editora.
Misty Fest 2017: primeira confirmação
· POR Fernando Gonçalves · 04 Mai 2017 · 20:38 ·
James Rhodes (e o seu “rebelde” piano) é a primeira confirmação para a 8ª edição do Misty Fest deste ano. Cinco álbuns e muito activismo cultural na sua Inglaterra natal, Rhodes vai, finalmente, estrear-se em Portugal no próximo dia 13 de Novembro na Casa da Música no Porto seguindo-se um concerto no lisboeta CCB.
Se na invicta a coisa se fica pelos 30 euros, na capital o preço varia entre os 20 e os 50 euros. Fiquem com James Rhodes e esta “Bach Marcello”.
Woven Hand de regresso a Portugal
· POR Paulo Cecílio · 04 Mai 2017 · 20:32 ·
O projecto de David Eugene Edwards está de regresso ao país para mais uma dose de Americana pura e dura, naquela que será a apresentação de Star Treatment, o seu último álbum, editado o ano passado. Woven Hand tem encontro marcado com o público já hoje, no Hard Club (Porto), a partir das 21h, seguindo-se o RCA, em Lisboa, amanhã pela mesma hora.
Em ambos os concertos a primeira parte estará a cargo do enorme Filipe Felizardo e os bilhetes encontram-se à venda por 22€.
Novo de Richard Dawson em Junho
· POR Alexandra João Martins · 04 Mai 2017 · 10:47 ·
Peasant é o novo álbum de Richard Dawson, a ser lançado a 2 de Junho, pela editora On Weird World / Domino. Composto por onze canções, o disco versa essencialmente sobre a família e as separações impostas numa sociedade cada mais entrópica e desresponsabilizada.
Para já, está disponível o videoclip de uma das canções, Ogre, e o músico anunciou uma digressão pelo Reino Unido, onde se incluem concertos nos festivais Supersonic e Green Man.
Nova canção de John Moreland
· POR Alexandra João Martins · 03 Mai 2017 · 22:33 ·
John Moreland está de volta às canções e aos discos. "Sallisaw Blue" é a porta aberta para o novo álbum do cantautor norte-americano, que será lançado no próximo dia 5 de Maio.
A música já está disponível e pode ser ouvida aqui. Big Bad Luv, o quarto disco do músico, segue os trilhos já percorridos da música country e folk, foi gravado no Arkansas e misturado por Tchad Blake, que trabalhou com nomes maiores como Al Green e Tom Waits. Moreland anunciou também uma tour de apresentação do álbum entre Abril e Setembro, que vai de Chicago a Amesterdão.
O noise de Pharmakon desce à ZdB
· POR Paulo Cecílio · 03 Mai 2017 · 15:15 ·
Três anos após ter sido forçada a cancelar um concerto neste mesmo espaço, por motivos de doença, Margaret Chardiet - vulgo Pharmakon - estrear-se-à finalmente na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, para um espectáculo noise onde o mote será o sonicamente doloroso Contact, editado este ano pela reputada Sacred Bones.
Por entre a violência e a beleza do lixo, Pharmakon irá espalhar a sua urgência a partir das 22h, com a primeira parte a cargo da dupla portuguesa pä. Os bilhetes encontram-se à venda por 8€.
Carlo Barbagallo e a história de um “estranho loop” em estreia
· POR Fernando Gonçalves · 03 Mai 2017 · 15:12 ·
Produtor e membro dos projectos Suzanne Silver, LBB, Les Dix-Huit Secondes, Albanopower, La Moncada, E<->CB e CoMET, o siciliano Carlo Barbagallo ainda arranjou um tempo para criar 9, tomo de música que vai desde o soul ao electroacústico passando pelo funk e pelo rock que chegará aos escaparates dia 5 deste mês.
Antes que tal aconteça, porém, o Bodyspace dá a conhecer este 9, álbum que Barbagallo descreve como “um estranho loop não inteiramente circular que nos dá uma saída”, na integra através de stream. Eis 9.
Tomara: álbum de estreia a caminho
· POR Fernando Gonçalves · 03 Mai 2017 · 00:27 ·
© Estelle Valente
Sem trocadilhos, filosofias vãs ou tipo outro tipo de artimanha semântica, a não ser o alter-ego de que se reveste o novo projecto de Filipe C. Monteiro, eis Tomara e o seu álbum de estreia Favourite Ghost, disco com edição prevista para Setembro.
Pontuada por pianos, guitarras lânguidas, uma percussão firme e pausada, o single de apresentação “Coffee and Toast” marca o ritmo aquilo que será o disco na sua totalidade: um caminho ascendente em que a música resgata o amor às trevas em que caiu. Eis “Coffee and Toast”.
Firma Do Txiga edita disco homónimo
· POR Paulo Cecílio · 03 Mai 2017 · 00:21 ·
© Marta Pina
Formada por K30, DJ NinOo e Puto Anderson, a Firma Do Txiga está a preparar-se para editar o seu disco de estreia, homónimo, numa edição que reunirá três vinis de 7'', um a cargo de cada qual - «três ramos da mesma árvore», conforme explicado na press release.
Firma Do Txiga contará, ao todo, com dez faixas e será editado pela Príncipe no próximo dia 16 de Junho. Três produtores e três antevisões: todas aí em baixo. É ouvir e dançar.
Jazz regressa ao Quebra-Costas no Verão
· POR Nuno Catarino · 02 Mai 2017 · 23:34 ·
Rita Maria © Márcia Lessa
Entre Junho e Setembro vai realizar-se mais uma edição do QuebraJazz.Fest, o festival urbano de jazz que se realiza anualmente nas Escadas do Quebra-Costas em Coimbra. A programação deste ano combina nomes consagrados com jovens valores em processo de afirmação, num cartaz eclético.
Pelas Escadas do Quebra-Costas vão passar nomes tão diversos como os projectos das cantoras Marta Hugon e Maria João, o grupo Lokomotiv do contrabaixista Carlos Barretto, o novo Círculo (trio de Rita Maria, Luís Figueiredo e Mário Franco) ou o trio do jovem acordeonista João Barradas. O ciclo de concertos encerra com a actuação do Quebra Ensemble, projecto formado exclusivamente para a ocasião. Aqui fica o programa completo.
23/24 Junho: 5teto (Moreira / Mortágua / Rodrigues / Moreira / Bandeira)
30 Junho/1 Julho: Carlos Barreto "Lokomotiv"
7/8 Julho: Gonçalo Leonardo Quarteto
14/15 Julho: Marta Hugon "Bittersweet"
21/22 Julho: CBF Trio (Calero / Bandeira / Fernandes)
28/29 Julho: Quinteto Luís Cunha
4/5 Agosto: Maria João "Ogre"
11/12 Agosto: Nelson Cascais "The Amplectors"
18/19 Agosto: Círculo
25/26 Agosto: João Barradas Trio
1/2 Setembro: Quebra Ensemble
Revelado programa do Jazz no Parque
· POR Nuno Catarino · 02 Mai 2017 · 23:29 ·
Gonçalo Almeida (Spinifex Plus)
Em Julho vai realizar-se mais uma edição do ciclo Jazz no Parque em Serralves, no Porto. Para esta 26ª edição, o programador Rui Eduardo Paes propõe formações inéditas resultantes do encontro entre músicos nacionais e estrangeiros.
Assim, o campo de ténis do Parque de Serralves vai acolher três concertos em estreia absoluta: Spinifex Plus (2 de julho), Rodrigo Amado Quarteto (9 de julho) e Joelle Léandre X 5 (16 de julho). Os concertos arrancam sempre às 18h00.
Rock Nordeste 2017: Mão Morta e Sensible Soccers entre as primeiras confirmações
· POR Fernando Gonçalves · 02 Mai 2017 · 23:19 ·
Mão Morta, Sensible Soccers, Slow J e DJ Marfox são os primeiros nomes a aterrarem no line-up do festival Rock Nordeste, evento que se realizará entre os dias 16 e 17 de Junho em Vila Real (Parque Corgo e Auditório Exterior do Teatro de Vila Real).
Esta será a quarta edição do Rock Nordeste, um festival que, nas três edições anteriores, levou a Vila Real alguns dos nomes maiores da música nacional como Orelha Negra, Linda Martini, Paus, Capicua, Sean Riley & The Slowriders Batida, peixe:avião ou Octa Push. A entrada é gratuita. Fiquem com os Mão Morta e o álbum Mutantes S.21.
Shabazz Palaces: (re)nascem numa estrela gangster
· POR Fernando Gonçalves · 02 Mai 2017 · 23:17 ·
A inspiração anda pelas ruas da amargura (vaporwave diz-vos alguma coisa?) e os Shabazz Palaces não fizeram a coisa por menos. Foram (re)nascer-se um bocadinho ali ao Espaço Sideral e voltaram com um álbum na fralda. I, Quazarz, Born On A Gangster Star é o seu nome, do disco dizemos, e tem estreia prevista para o dia 14 de Junho.
O disco conta a história de Quazarz, observador enviado por Amurderca para explorar a fauna musical na Terra, e tem em “Shine a Light” o seu primeiro capítulo.
The New Power Generation feat. Bilal levam Prince ao SBSR 2017
· POR Fernando Gonçalves · 02 Mai 2017 · 23:12 ·
© Nandy McClean
Prince partiu numa viagem sem regresso, mas a banda que o acompanhou por cá nos idos de 2013 não. Os The New Power Generation estão de regresso ao palco do SBSR (Super Bock Super Rock) para, em conjunto com a voz do norte-americano Bilal, darem, de novo, corpo às imortais canções de Prince.
O concerto está marcado para o dia 13 de Julho no palco Super Bock, palco que dividirão com os já confirmados Red Hot Chili Peppers e Capitão Fausto. Fiquem com os The New Power Generation e “Pop Life”.
Tori Amos lança Native Invader em Setembro
· POR Fernando Gonçalves · 02 Mai 2017 · 22:58 ·
O regresso de Tori Amos já está marcado. Será a 8 de Setembro com o álbum Native Invader, registo que terá a Natureza e a resiliência como fontes de inspiração como afirma Amos: “As músicas de Native Invader estão a ser impulsionadas pelas Musas para encontrarem maneiras diferentes de enfrentar desafios imprevistos e, em alguns casos, conflitos perigosos. O disco olha para a Natureza e como ela, através da resiliência, se cura a si própria. As canções também lidam com a questão: qual é a nossa parte na destruição da nossa terra, bem como de nós mesmos, e nas nossas relações uns com os outros?”
Este será o 15º álbum da carreira da compositora/cantora norte-americana e sucede a Unrepetant Geraldines que já data de 2014. Ainda sem single de apresentação para este Native Invader resta-nos deixarmos-vos com este “Promise”.
ARQUIVO
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007