Novembro 2015
ANOHNI: nova vida para Antony
· POR André Gomes · 30 Nov 2015 · 23:32 ·


Já tínhamos ouvido dizer por aí que Antony se preparava para vir ao mundo com um novo disco e uma nova persona. Que mais sabíamos? Que depois de Swanlights, editado há cinco anos, os Johnsons ficariam para trás e que os produtores Hudson Mohawke e Oneohtrix Point Never (bom gosto), em todas as suas diferenças, assumiriam as rédeas desse disco. E foi assim que nasceu HOPELESSNESS.

Pois ANOHNI está aí com o primeiríssimo single do primeiro disco do resto da vida de Antony Hegarty. Chama-se "4 degrees" e, bem, é fabuloso. Uma estalada. Bem-vindo, ANOHNI. Ouçam o referido tema aqui em baixo. Antony diz que é um novo mundo. E não é que tem mesmo razão?

Natal dos Experimentais de volta ao Passos Manuel
· POR Rita Neves · 30 Nov 2015 · 21:47 ·


A edição deste ano do Natal dos Experimentais volta a realizar-se, cumprindo a tradição, no Passos Manuel, no Porto. No dia 11 de Dezembro, a partir das 22 horas, o espaço portuense contará com a presença do alemão Christian Faubel (na foto, em cima), Hugo Paquete, Pal, Eosin e com os In C++, o colectivo de Vitor Joaquim, Pedro Tudela e Miguel Carvalhais. Quem fecha a noite em formato DJ Set são Paulo Vinhas e Black, dos Gala Drop. A entrada é livre.

Hookworms ao vivo
· POR Alexandra João Martins · 30 Nov 2015 · 15:15 ·
© Steve Gullick

Depois de um ano bem sucedido e agitado, a banda de drone rock Hookworms vai editar digitalmente um álbum ao vivo. Live Vol. III reúne material antigo, canções do segundo álbum lançado no ano passado The Hum e também uma inolvidável cover da música "I'm not a young man anymore", dos Velvet Underground. O concerto gravado aconteceu no Islington Mill, Salford, em Inglaterra.

Nove canções que estão disponíveis através da Weird World, iTunes e Spotify. Live Vol. III segue-se às cassetes do Vol. I e II, editadas pela Cardinal Fuzz em 2012.

Animal Collective lançam novo disco; ouçam o novo single
· POR André Gomes · 30 Nov 2015 · 15:12 ·


Os Animal Collective lançam novo disco em 2016, intitulado Painting With. É provável que já tivessem ouvido falar disso. Agora a notícia é que acabam de partilhar o primeiríssimo single desse novo registo. A canção chama-se "FloriDada" e pode ser ouvida e viste ali em baixo.

Neste novo disco os norte-americanos contam com as colaborações de John Cale e Colin Stetson. O registo chega a 19 de Fevereiro com o selo da Domino mas já foi ouvido nos altifalantes do aeroporto de Baltimore na semana passada. Viajantes sortudos.
 
Tremor com novos nomes
· POR Paulo Cecílio · 30 Nov 2015 · 14:55 ·


Se já estávamos a planear uma idazinha aos Açores para sentir de perto a magia que, dizem, é inerente ao Tremor, então agora é que temos mesmo que ir; depois de confirmados os Killimanjaro e Zeca Medeiros o festival contará agora com os Equations e com uma pequena curadoria do Le Guess Who?, que irá levar a São Miguel os Black Mountain, SUUNS e Julianna Barwick (na foto), nomes prometem fazer tremer (eheh) a terra.

Os bilhetes estão à venda e custam 20 euros até ao dia 15 de Março. Alguém sabe dizer-nos o preço das viagens?

Plano B de parabéns
· POR Paulo Cecílio · 30 Nov 2015 · 14:50 ·


O espaço portuense celebra esta semana o seu 9º aniversário. 4, 5 e 7 de Dezembro são os dias que prometem festa rija: pela Rua Cândido dos Reis passarão nomes como Fairmont, Kenny Larkin (na foto em cima e no som em baixo), Orelha Negra (em formato DJ set) e Capicua, entre outros, com os bilhetes para cada uma destas noites a valerem 10 euros.

Os planos estão todos muito bem explicadinhos aqui no site do espaço e, havendo a possibilidade de, é aparecer.

Alive 2016: Father John Misty regressa até nós
· POR André Gomes · 30 Nov 2015 · 11:58 ·


Joshua Tillman, mais conhecido por Father John Misty, é a mais recente confirmação NOS Alive’16. O músico norte-americano sobe ao Palco Heineken dia 8 de Julho, onde apresentará o seu mais recente disco de originais, I Love You, Honeybear, editado em 2015. Lembramos que este nome se junta num cartaz onde estão já os M83.

O NOS Alive acontece no Passeio Marítimo de Algés nos dias 7, 8 e 9 de Julho para a sua 10ª edição. Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e custam 119 euros (para a festa toda) e 56 eurosw (para um dos dias do festival).

Wreckless Eric tem novo álbum
· POR Alexandra João Martins · 30 Nov 2015 · 11:54 ·


Wreckless Eric revela o novo single, "Several Shades of Green", do seu novo álbum, amERICa, lançado no passado dia 13 de Novembro pela Fire Records. Este é o primeiro álbum a solo em mais de dez anos e é sobre, como indica o título, sobre a América, país que conheceu em tour no final dos anos 70 e onde vive desde 2011.

O músico, que já foi comparado a Kevin Ayers e que conta com trinta e oito anos de concertos, vai estar em digressão pela Europa até 17 de Dezembro. O disco pode ser adquirido através do bandcamp oficial de Wreckless Eric.

POLIÇA anunciam novo álbum
· POR Rita Neves · 27 Nov 2015 · 16:43 ·


O grupo norte-americano de synthpop, POLIÇA, lança em Março de 2016 o seu terceiro álbum, United Crushers. Depois de Shulamith, de 2013, os POLIÇA estão de volta com um projeto descrito pela banda como sendo o mais mexido e comemorativo de todos, ainda que se foque em temas como o isolamento e as pressões da indústria musical.

Já se sabe qual o alinhamento para o quarto álbum (para ver ali em baixo). Também já há vídeo para o single lançado recentemente, "Lime Habit", que podem ver em baixo.



Summer Please
Lime Habit
Someway
Wedding
Melting Block
Top Coat
Lately
Fish
Berlin
Baby Sucks
Kind
Lose You
Few Fingers lançam disco de estreia
· POR Alexandra João Martins · 27 Nov 2015 · 15:13 ·


Burning Hands é o título do disco de estreia dos Few Fingers, lançado pela editora leiriense Omnichord Records. O novo single, "Our Own Holidays", já está disponível e o videoclip, realizado na aldeia de Cem Soldos (sim, a do Bons Sons), também e pode ser visto aqui.

Entre o folk e o incide, Nuno Rancho (Bússola, Team Maria, solo) e André Pereira (Ultraleve, Team Maria, Quem é o Bob?) lançam-se juntos na música, depois de uma primeira experiência conjunta, em 2014, para a compilação Leiria Calling mas que também faz parte desde disco: "From Pale to Red". O disco é composto por dez canções e pode ser adquirido na versão digital através do iTunes. Se os quiserem ouvir ao vivo, é passar hoje pelo Vodafone Mexefest.

Vai haver Fetra em Dezembro
· POR André Gomes · 27 Nov 2015 · 12:26 ·


A habitual Noite Fetra & Amigos acontece este ano a 26 de Dezembro na Caixa Económica Operária, em Lisboa. O evento "anual gregário e convivial" dedicado à música - organizado de forma 100% independente pela Cafetra Records com o apoio da Filho Único - reúne o elenco que pode ser confirmado ali em baixo.

. Os bilhetes custam apenas cinco euros e estarão disponíveis em pré-venda a partir de segunda-feira nas lojas Flur, Louie Louie, Carbono, Vinil Experience e R.P. Sar.



à TARDE
Rabu Mazda & Van Ayres - 16h
Smiley Face - 16h45
Yan Gant Y Tan & 666MFras - 17h30
Calhau! - 18h15
Afonso Simões & Manuel Mota - 19h30
 
DJ Hipster Pimba (entre os concertos)
 
à NOITE
Éme - 21h30
Lourenço Crespo - 22h15
Putas Bêbadas - 23h
Pega Monstro - 23h45
B Fachada - 00h30
Caveira - 1h15
Bleiddwn - 2h
 
DJ MUSIC + DJ BREAK EVEN (Fetra DJs) 2h45 - 4h
Wild Nothing: vem aí novo disco em Fevereiro
· POR André Gomes · 27 Nov 2015 · 12:13 ·


Os inevitáveis Wild Nothing preparam-se para lançar um novo disco em Fevereiro, mais precisamente no dia 19. Vai chamar-se Life of Pause e terá o selo da Captured Tracks. Para anunciar a coisa a banda disponibilizou não uma das sim duas das canções do disco. Podem ouvir e ver "To Know You" e "TV Queen" ali em baixo.

O que é que precisam mais de saber? Hummmm. A capa é aquela que está ali em cima.  Life of Pause foi gravado em Los Angeles e em Estocolmo com o produtor Thom Monahan (Devendra Banhart, Vetiver, entre outros) e inclui colaborações de John Eriksson dos Peter Bjorn & John e Brad Laner odos Medicine.

Novo disco de Atomizador chega hoje
· POR André Gomes · 27 Nov 2015 · 10:56 ·


É a La Castanya que nos dá as notícias: Fuego, o novo disco de Atomizador é editado hoje mesmo. Depois do seu disco de estreia, Pop Radical e alguns EPs e Splits, chega agora um novo álbum com 17 temas. O disco será editado num belíssimo LP colorido e terá também o selo da Afeite al Perro.

O novo disco pode ser ouvido desde já no Bandcamp - ou, sem sair daqui, clicando no play ali em baixo. Se clicarem aqui podem ainda ver o episódio que filmamos com o músico espanhol da última vez que colocou os pés em território nacional.

The Cure voltam a Portugal
· POR Alexandra João Martins · 27 Nov 2015 · 08:13 ·


Em 2016, os britânicos regressam à Europa para uma tour que vai passar por mais de 17 países e contar com mais de 30 concertos. Lisboa tem data marcada para 2 de Novembro, nesta que é a maior digressão europeia da banda desde 2008 e que contará com os The Twilight Sad como banda convidada. O concerto acontece no MEO Arena, a partir das 20h00, e os bilhete custam entre 35 e 55 euros.

Silva vai para o terceiro
· POR Alexandra João Martins · 27 Nov 2015 · 08:09 ·


Já há alguns dias saiu o novo álbum do brasileiro Silva, Júpiter, com exclusividade para o Spotify. A partir de hoje vai estar disponível nas principais plataformas de streaming e deverá chegar às lojas até ao final do mês. O que é certo é o primeiro single, "Eu Sempre Quis", e o seu videoclip, em que o música protagoniza um momento de dança. Podem ver o dito vídeo aqui em baixo. Este é já o terceiro álbum de Silva, depois do sucesso de Claridão e A Visita

The Weatherman anuncia novo álbum
· POR Alexandra João Martins · 27 Nov 2015 · 08:02 ·


Para além de ter anunciado um novo álbum para o próximo ano, The Weatherman ainda deixou "ICE II", o single oficial, e o videoclip correspondente, realizado por Vasco Mendes. Este será o quarto disco do músico, depois de Cruisin Alaska, Jamboree Park at the Milky Way e Weatherman. Se por um lado continua a basear-se numa pop polida, Weatherman regressa agora a uma vertente mais experimental.

Sean Riley de volta
· POR Alexandra João Martins · 27 Nov 2015 · 07:45 ·


Sean Riley & The Slowriders estão de volta com o novo single da banda, "Dili". A canção é uma apresentação do próximo trabalho discográfico que deverá sair em 2016. O vídeo que a acompanha, realizado por Lee Fuzeta, é literalmente uma viagem entre Lisboa e Timor-Leste, onde Bruno Simões passou os últimos doze meses, reduzida a três minutos, para mostrar que a vida segue sempre, apesar das distâncias. Podem ouvir a canção e ver o respectivo vídeo aqui em baixo.

Festival Porta-Jazz no Rivoli
· POR Nuno Catarino · 27 Nov 2015 · 00:25 ·
João Guimarães © Amílcar Rodrigues

Está a chegar a 6ª edição do Festival Porta-Jazz, o festival promovido pela associação de músicos de jazz do Porto. O festival vai decorrer nos dias 7 e 8 de Dezembro e esta edição vai ter por palco o Rivoli - Teatro Municipal do Porto. Durante dois dias serão apresentados concertos de onze projectos, além de duas jam sessions. No dia 7 há actuações de: Rui Teixeira & Orquestra Fina, Eduardo Cardinho 5teto, Espécie de Trio, Marcos Cavaleiro Quarteto feat. Anders Christensen e The Nada feat. Simon Jermyn.

No dia 8 actuam: Alexandre Dahmen Trio, Demian Cabaud Quarteto, KITE, Susana Santos Silva (apresentando Impermanence), João Guimarães (apresenta Sebastien Ammann), Coreto Porta-Jazz com vários convidados. Ambas as noites fecham com jam sessions promovidas pela ESMAE.

Mais música improvisada na Barraca
· POR Nuno Catarino · 26 Nov 2015 · 23:58 ·
Luís Vicente © Vera Marmelo

No dia 18 de Dezembro o Cine-Teatro A Barraca, em Lisboa, volta a acolher mais uma edição do Barraca Fest. Os concertos arrancam a partir das 22h00 e esta terceira edição do festival que promove música improvisada nacional vai apresentar três raras actuações de três formações: duo de Marcelo dos Reis (guitarra) e Rodrigo Pinheiro (piano); trio de Luís Lopes (guitarra eléctrica), Ricardo Jacinto (violoncelo) e José Bruno Parrinha (clarinete e saxofone); e um quarteto com Luís Vicente (trompete), João Lencastre (bateria), Rodrigo Amado (saxofone) e Hugo Antunes (contrabaixo). Façam o favor de apontar na agenda.

Diogo Vida vai ao CCB
· POR Nuno Catarino · 26 Nov 2015 · 23:40 ·


O trio do pianista Diogo Vida vai apresentar-se ao vivo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O concerto terá lugar no dia 3 de Dezembro, quinta-feira, às 21h00, no Pequeno Auditório. Tendo estreado a sua discografia com Alegria em 2011, Diogo Vida apresentou em 2013 o seu segundo registo, Próxima Estação (Sintoma Records).

Será nesse material que vai assentar a actuação no CCB e, a acompanhar Diogo Vida (piano), estarão Francisco Brito (contrabaixo) e Jorge Moniz (bateria). O concerto vai contar ainda com uma convidada especial, a cantora Selma Uamusse, que também participou no disco.

Baaba Maal com single e disco novo
· POR Rita Neves · 26 Nov 2015 · 18:02 ·


“Fulani Rock” é a faixa que marca o regresso do senegalês Baaba Maal e do seu 11º álbum, The Traveller. Gravado e produzido entre Londres e o Senegal, o disco, que tem o selo da Marathon Artists, será lançado no dia 15 de Janeiro.

Cinco dias após o lançamento, Maal vai estar presente no The Royal Festival Hall como cabeça de cartaz. Ainda no mesmo mês, continua a digressão pelo Reino Unido e por outros países europeus como a França e a Alemanha.

Arranca amanhã a maratona
· POR Paulo Cecílio · 26 Nov 2015 · 17:38 ·


Não a meia - a musical. O Vodafone Mexefest arranca esta sexta e sábado e serão, com certeza, milhares aqueles que andarão a subir a Avenida da Liberdade em passo mais ou menos apressado de forma a não perder pitada daquilo que o cartaz deste ano contém. A edição deste ano do Mexefest contará com novas salas, novos conceitos, novas bandas por descobrir e novas maneiras de não torcer um tornozelo no pára-arranca entre espaços (espera-se, contudo, que o chocolate quente se mantenha). Saibam tudo sobre a logística aqui; quando a concertos propriamente ditos, eis, muito sucintamente, as nossas dicas:

Galgo: Os vencedores do concurso Vodafone Band Scouting já foram alvo de um merecido destaque nestas páginas virtuais. Ao Mexefest, levarão o EP que lançaram há bem pouco tempo. Rock mexido e dançável, para começar a aquecer bem a noite.

Cave Story: Palavras para quê? A banda das Caldas tem sido muito acarinhada pelo público e pela crítica, incluindo nosotros, e este novo concerto em Lisboa não irá, com certeza, desiludir (porque nunca desiludem).

LA Priest: Com o fim dos Late Of The Pier, não havia outra escolha para Sam Eastgate que não lançar-se a solo. Inji, o disco que vem apresentar, é uma colecção bonita de temas entre a pop, a electrónica mais estranha e até o house mais desbragado e ácido - se não acreditam, ide ouvir "Party Zute / Learning To Love" agora mesmo.

Ducktails: O homem também conhecido como Matt Mondanile, e que nunca aceitou o meu pedido de amizade no Facebook, regressa a Portugal com St. Catherine, disco que está dez vezes acima do horripilante The Flower Lane e dez furos abaixo do magnífico Arcade Dynamics. Espera-se que haja um pouco de tudo. Até vale Real Estate.

Jenny Hval: A menina norueguesa trará a pop vestida de negro de Apocalypse, Girl ao Mexefest, considerado por muito boa gente como um dos discos do ano. A luz do Cinema São Jorge, onde estará no sábado, certamente que tombará com a sua presença.

Georgia: Mais uma mulher, mais uma coisa boa para escutarem; a filha de Neil Barnes quer ser Grimes, mas antes disso tem para nos oferecer um punhado de boas canções, óptimas para dançar. (E, quando assim é, deveríamos chamar-lhes "danções". Fica também esta dica.)

Flamingos: Porque o Cão da Morte e o Coelho Radioactivo são lindos.

Ariel Pink: Palavras para quê?
Benny Boeldt lança disco de estreia em nome próprio
· POR Vitor Bruno Pereira · 26 Nov 2015 · 11:36 ·


O press-release de 8 of Cups, o primeiro disco de Benny Boeldt em nome próprio, diz que o lançamento é um novo capítulo para o músico de Baltimore. Para variar, um press-release tem razão : 8 of Cups corta com a vibe 80’s carregada de synths de Adventure, o projecto pelo qual Benny Boeldt era mais conhecido. Composto maioritariamente a partir de samples de animes e filmes educativos, que depois foram filtrados por MIDIs e pedaleiras de efeitos,8 of Cups está bem mais próximo da desconstrução do IDM, via glitch, do que da pop que Boedelt explorou no passado.

O disco, cujo título foi inspirado na carta de tarot com o mesmo nome, sai a 29 de janeiro pela Carpark, a label que acompanha o músico desde o primeiro lançamento de Adventure. “Tea”, o single de avanço, já está cá fora. Apesar de “chá” não ser a substância que mais ocorre ao ouvir a faixa. 

Hinds actuam em Portugal em Fevereiro
· POR André Gomes · 26 Nov 2015 · 10:52 ·


É verdade. As espanholas Hinds, anteriormente conhecidas por Deers, acabam de anunciar uma digressão europeia que inclui duas datas em Portugal. Os concerto acontecem em Fevereiro no Musicbox, em Lisboa (dia 5) e no no Hard Club, no Porto (dia 6).

Se ainda não sabem nós dizemos: a madrilenas lançam o seu disco de estreia no dia 8 de Janeiro de 2016. Vai chamar-se Leave me alone. Fazem rock 'n' roll. Aqui em baixo podem ouvir uma das canções incluídas nesse registo, "Garden".

Naive Set lançam o seu segundo disco de originais
· POR André Gomes · 25 Nov 2015 · 16:33 ·
© Mirte Slaats

O press release do disco de Naive Set começa de uma forma que nos é muito familiar. Um americano, um alemão e dois holandeses entram numa quinta. Mas não é uma anedota. É mesmo a história do segundo disco de originais dos Naive Set, intitulado Dragon, que chega até nós no próximo dia 28 de Novembro. 

Um dia saíram de Amesterdão e foram até uma quinta algures na Holanda. Numa semana ficaram com onze canções em mãos. Depois o material foi enviado para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde Jason Quever o tratou de misturar. Depois seguiu tudo para a Austrália onde Mikey Young tratou de masterizar o disco, uma verdadeira homenagem às guitarras luminosas. Ouçam aqui uma das faixas deste disco.


PAUS mostram novo single
· POR André Gomes · 25 Nov 2015 · 16:12 ·


Soubemos ontem mas a notícia está ainda fresquinha: os PAUS mostraram ontem um novo single e ainda anunciaram as primeiras datas europeias de promoção do novo disco. A canção chama-se “Pela Boca” e é o primeiro avanço para Mitra, o próximo álbum dos PAUS, que será editado a 12 de Fevereiro com o selo da Universal.

Ali em baixo podem ouvir o tema e ver o vídeo realizado por João Pedro Moreira. Em Março de 2016 a banda avança para uma série de datas que incluem Groningen, Utrecht, o festival Paaspop, Amesterdão e Bruxelas. E agora já podem clicar no Play aqui em baixo.

M83: já temos o primeiro nome para o NOS Alive'16
· POR André Gomes · 25 Nov 2015 · 09:55 ·


É oficial: começa o burburinho dos festivais de Verão. Os M83 são a primeira confirmação da 10.ª edição do NOS Alive. O projeto do francês Anthony Gonzalez vai apresentar-se no NOS Alive dia 9 de Julho, no Palco NOS.

Em 2016 o NOS Alive regressa ao Passeio Marítimo de Algés, nos dias 7, 8 e 9 de Julho para a sua 10.ª edição. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e custam 56 euros (bilhete diário) e 119 euros (bilhetes para três dias). Está oficialmente aberta a época dos festivais de Verão.

Howes estreia-se com 3.5 Degrees
· POR António M. Silva · 24 Nov 2015 · 16:46 ·


A Melodic Records, casa de gente tão boa como os Soundcarriers ou os K-X-P, vai entrar em 2016 com o pé direito – ou pelo menos assim esperamos. Na calha para 16 de Janeiro está 3.5 Degrees, álbum de estreia de Howes. Com 22 anos e oriundo de Manchester, o jovem produtor apresenta assim a sua curiosa mistura de techno (de orientação mais ambiental), psicadelismo e um quê de afrobeat. 3.5 Degrees estará disponível em CD, vinil de 180g e em formato digital. Por agora, façam o favor de viajar ao som de “Overveen”.

NOS Club com De-Phazz, X-Wife, Dj Firmeza, entre outros
· POR António M. Silva · 24 Nov 2015 · 16:45 ·


A Casa da Música, no Porto, volta a abir as portas para as noites NOS Club - as mesmas que antes se chamavam Optimus Clubbing e nos trouxeram gente como os Ulver ou os Battles. Assim, no próximo dia 12 de Dezembro vão passar pela sala portuense De-Phazz e Deau (Sala Suggia), X-Wife e We Trust (Sala 2), Savanna e Chibazqui (Cimermusica), DJ Firmeza e Peter Kruder em formato DJ-set (Bar Casa da Música) e o Digitópia Collective (Corredor Nascente). Tudo bons motivos para regressar a um lugar onde já fomos felizes, com os bilhetes a custarem entre o zero redondinho e os 12 euros.

Desterro recebe –pä e Gordon Ashworth
· POR António M. Silva · 24 Nov 2015 · 16:40 ·


O Desterro, sito na Calçada lisboeta com o mesmo nome, recebe este fim-de-semana a visita do duo lusitano –pä e do norte-americano Gordon Ashworth. Oriundo da Califórnia, Ashworth vem a Lisboa para apresentar o seu primeiro trabalho a solo, S.T.L.A. (um feito inacreditável se considerarmos a vasta carreira que Washworth tem mantido, em áreas que vão da musique concrete ao black metal.

Gordon Ashworth actua no dia 28 de Novembro, pelas 22h00, seguido de um dj-set do implacável Jerry, the Cat. As entradas valem 3 euros. Na noite anterior, os misteriosos –pä apresentam-se na cave mais cave de Lisboa para mostrarem as suas “explorações electrónicas contidas e ancoradas às possibilidades - de uma escuta profunda - dos múltiplos comportamentos harmónicos das ondas sonoras”. A noite encerra com Nuno Afonso aos comandos da cabine. Imperdível.

Niagara editam novo 12''
· POR Paulo Cecílio · 24 Nov 2015 · 15:03 ·


O trio lisboeta acaba de lançar a sua própria editora, a Ascender, e celebrou o facto com um novo 12'', poucos meses após a edição de Ímpar pela Príncipe. Também intitulado Ascender, o disco conta com quatro faixas sendo que a primeira, carinhosamente intitulada "Beto", está já disponível para escuta no Soundcloud do grupo. O disco em si sai a 7 de Dezembro.

Underworld com novo disco
· POR Paulo Cecílio · 24 Nov 2015 · 14:57 ·


E se os velhadas vos vierem dizer que os Underworld não fazem nada desde Second Toughest In The Infants, mandem-nos para o caralho de onde nunca deviam ter saído. Depois de assinarem um dos melhores concertos de 2015 (no Primavera Sound do Porto, pois claro) e de se terem desdobrado em vários projectos a solo, os britânicos voltarão à carga em 2016 com o lançamento de Barbara Barbara, we face a shining future, título comprido e que será o do nono álbum de originais do grupo, seis anos depois de Barking. Já é possível picar um pouco daquilo que aí vem no Soundcloud, e não parece coisa pouca. Tudo aí em baixo.

Manuel Göttsching reedita E2-E4
· POR Paulo Cecílio · 24 Nov 2015 · 14:55 ·


Um dos álbuns mais importantes da história do house (feito por um alemão cabeludo do rock) irá ser reeditado em Janeiro. E2-E4 inspirou dezenas de projectos por todo o mundo e desenhou a blueprint daquilo a que uma pista de dança deve soar, conhecendo agora nova edição por ocasião do seu 35º aniversário (foi originalmente editado em 1984, mas a sua gravação remonta a 1981).

O CD e a versão em vinil virão acoplados de um booklet de oito páginas, sendo que uma edição em CD/DVD conterá uma apresentação ao vivo de E2-E4 no festival japonês Metamorphose Open-Air, em 2006. Mas não é este o único álbum de Göttsching a ser reeditado: o não menos importante Inventions For Electric Guitar terá o mesmo tratamento, bem como Die Mulde, Live At Mount Fuji e ainda álbuns dos Ash Ra Tempel e Ashra. Tudo com o selo da MG.ART, editora pertença do músico.

Lisbon Psych Fest anuncia primeiros nomes
· POR Paulo Cecílio · 24 Nov 2015 · 14:52 ·


O festival orientado para o rock psicadélico revelou hoje os primeiros nomes que farão parte do cartaz de 2016. À dianteira, os The Underground Youth, de Craig Dyer, que têm disco novo editado este ano - Haunted - e uma sonoridade que alia a cor do psych ao negrume do pós-punk. Mas também os Chicos de Nazca, 10 000 Russos e Gnod estarão presentes no Teatro do Bairro, que voltará a acolher o Psych Fest a 15 e 16 de Abril. O preço dos bilhetes será revelado em breve, sendo que ainda faltam muitos nomes. Promete.

Älforjs no Lounge
· POR Paulo Cecílio · 24 Nov 2015 · 14:49 ·


O trio composto por Raphael Soares (bateria), Bernardo Álvares (contrabaixo) e Mestre André (electrónicas) actua esta quarta-feira no espaço do Cais do Sodré, num concerto em que irão mostrar, crê-se, alguns dos temas que fazem parte de Jengi, álbum de estreia a sair brevemente. Para além dos Älforjs também Lift Aym se apresentará no Lounge, trazendo o techno da Margem Sul. A partir das 22h30, com entrada livre e organização da Filho Único.

Segunda edição do Muvi arranca em Dezembro
· POR Paulo Cecílio · 24 Nov 2015 · 14:47 ·


O festival de cinema dedicado a documentários musicais voltará a realizar-se em Lisboa, no Cinema São Jorge, entre 1 e 6 de Dezembro, com várias propostas destinadas tanto aos amantes da sétima arte como aos melómanos. Organizado pela FWD Coop, o Muvi contará este ano com filmes sobre artistas tão diversos como os Beatles, Moonspell, The Gift, The Damned e Jorge Palma com Sérgio Godinho, bem como documentários sobre o Boom Festival e o Punk em Portugal e ainda uma exibição de No Cameras Allowed, que relata as viagens do "penetra" James Marcus Haney por festivais de todo o mundo. Ah, e a Videoteca Bodyspace também vai lá estar representada, o que é sempre um bom motivo para irem. Mais informações aqui.

Filho da Mãe lança novo disco em 2016
· POR André Gomes · 23 Nov 2015 · 22:15 ·


Filho da Mãe, o projecto que Rui Carvalho inventou para elogiar a guitarra sem lei, prepara-se para mostrar o seu terceiro disco de originais. O sucessor de cabeça foi gravado estes dias no Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares, e terá o selo da Lovers & Lollypops. Está neste momento a ser misturado nos Estúdios Sá da Bandeira no Porto e será lançado em 2016. A foto gentilmente cedida roubada à força do Facebook do artista mostra o artista no seu habitat natural de gravação.

Não sabemos o título do disco, nem como parece a capa. Não sabemos o alinhamento nem quantos temas terá. Não sabemos o mês exacto do seu lançamento. Nem se Rui Carvalho terá a colaboração especial de um coro, um quarteto de cordas ou uma orquestra sinfónica. Não sabemos praticamente nada. Zero, uma tristeza. Mas aqui entre nós, a notícia de um disco novo de Filho da Mãe não é já notícia suficiente? É pois.

Destruction Tour arranca esta quarta
· POR Paulo Cecílio · 23 Nov 2015 · 15:30 ·


Rabu Mazda & Van Ayres, Cotrim, Yan-Gant Y-Tan, Bleiddwn e Jejuno. Cinco nomes que andarão de norte a sul do país já a partir desta quarta-feira, na apropriadamente intitulada Destruction Tour, que arranca em Lisboa, no Damas (com entrada livre) e que depois se estenderá ao Porto (Café Au Lait), Barcelos (Circuito Católico), Ovar (Matos Em Festa) e Caldas da Rainha (Stronghold). Os primeiros irão apresentar ao vivo o novíssimo Cinza, os outros têm igualmente coisas apetitosas para se ouvir.

Lush com novo EP, álbum, concerto no Primavera (podendo)
· POR · 23 Nov 2015 · 00:07 ·


Os britânicos voltaram ao activo, porque há que aproveitar o revivalismo shoegaze. Autores de uma das canções mais bonitas de sempre, "Covert", presente no primeiríssimo Spooky, os Lush não têm talvez o estatuto de uns My Bloody Valentine ou de uns Slowdive, mas as notícias do seu regresso devem ser celebradas com a mesma pompa.

Após terem anunciado uns quantos concertos pelo Reino Unido e pelos E.U.A. (sem ainda terem confirmado algo por cá, o que é uma lástima), os Lush irão editar um EP no próximo ano e está ainda na calha um álbum novo, caso este regresso lhes corra bem. O EP, de quatro canções, deve sair antes dos concertos, algures em Abril. Recordemo-los então.

É a aldeia global, estúpido
· POR Paulo Cecílio · 23 Nov 2015 · 00:05 ·


Aldeia, porque entre estes projectos há um espírito de camaradagem e amizade típico das pequenas povoações; global, porque cada um deles, à sua maneira, já ultrapassou as fronteiras do rectângulo rumo a outras paragens, destinos, horizontes. O décimo aniversário da Lovers & Lollypops será celebrado com pompa e circunstância no dia 5 de Dezembro, no Porto (na antiga Casa Moura), entre as 13h30 e as 6h da manhã seguinte (ui), fazendo-se a festa com nomes e nomes: Acid Arab, Black Bombaim, dreamweapon, Duquesa, Equations, Filho da Mãe, Glockenwise, Jibóia, Jorge Coelho, Killimanjaro, Medeiros/Lucas, Memória de Peixe, Plus Ultra, Senyawa e Sequin, para além de Lynce e Quesadilla a animar as hostes. Os bilhetes custam 10€, já estão à venda, e dão direito a duas bebidas.

Castello Branco à conquista de Portugal - Parte II
· POR André Gomes · 22 Nov 2015 · 23:31 ·
© Rui Oliveira

Em Maio passado, o brasileiro Castello Branco estreou-se em palcos portugueses para três concertos e, ainda em 2015, o autor de Serviço visita de novo Portugal para concertos em seis cidades. É o milagre da multiplicação. Lisboa, Vila Real, Bragança, Lamego, Porto e Guimarães. É aí que no final de Novembro e inícios de Março Castello Branco mostrará as canções do seu disco de estreia e algumas canções que farão parte do seu próximo álbum,

Ali em baixo podem consultar as datas dos concertos em detalhe. E é também aqui em baixo que podem ver e ouvir um episódio da Videoteca Bodyspace gravado no Rio de Janeiro em 2014.


27 de Novembro - Vodafone Mexefest - Cinema São Jorge / Lisboa
28 de Novembro - Vodafone Mexefest - Sociedade de Geografia / Lisboa
04 de Dezembro - Museu do Abade de Baçal / Bragança
05 de Dezembro - Club de Vila Real / Vila Real
06 de Dezembro - Teatro Ribeiro Conceição / Lamego
10 de Dezembro - Passos Manuel / Porto 
12 de Dezembro - Centro Cultural Vila Flor / Guimarães
Cavern of Anti-Matter anunciam disco
· POR Paulo Cecílio · 20 Nov 2015 · 19:02 ·


A banda formada pelos ex-Stereolab Tim Gane e Joe Dillworth e por Holger Zapf irá lançar o seu disco de estreia, void beats / invocation trex, em 2016. O trio formou-se em 2013, durante o hiato (que ainda perdura) dos Stereolab, tendo desde então lançado alguns EPs em edição limitada. O álbum de estreia chegar-nos-à em fevereiro, com o selo da Duophonic, e participações especiais de Bradford Cox, Jan St. Werner e Sonic Boom. O primeiro single, "Melody In High Feedback Tones", já está disponível para escuta no Soundcloud.

Rawhead & Bloodybones: Kentucky, anos 40
· POR André Gomes · 20 Nov 2015 · 17:40 ·


E agora algo completamente diferente. O compositor e artista Brian Harnetty desenvolveu um trabalho próximo com historiadores e músicos do Berea College Appalachian Sound Archives e transformou um conjunto generoso de field recordings em colagens sonoras muito apreciáveis. Mais detalhes? Nós damos.

Rawhead & Bloodybones, assim se chama a colecção, desenvolve-se a partir de histórias contadas por crianças e gravadas nas montanhas do Kentucky nos anos 40. E tudo isto é de uma beleza que pode facilmente ser confirmada por este tema que serve de avanço a este disco duplo com o selo da Dust-to-Digital.

Barotti lança disco de estreia
· POR André Gomes · 20 Nov 2015 · 14:58 ·


Tem o selo da GOMMA e é o disco de estreia de Barotti, um músico e artista de multimédia que vive em Berlim. Neste registo, o Barotti propõe-se a misturar a música "clássica" e a electrónica. Diz-se que pegou em material analógico dos anos 70, músicos de cordas e sopros e registou tudo entre Marrocos e Berlim. E ainda bem que o fez.

O disco chama-se Rising e tem um som grandioso. Duvidam? Oiçam ali em baixo a fabulosa "There is still time", um dos temas do referido disco. O alinhamento da coisa vem logo depois.



A1: The Flames
A2: She Once Knew
A3: She Might
A4: Never Talk Again
A5: About To Change
B1: Raging
B2: I Can’t Tell
B3: There Is Still Time
B4: Where Everything Ends
Bianca Casady (Cocorosie) lança-se a solo
· POR André Gomes · 19 Nov 2015 · 15:06 ·


Bianca Casady, metade das manas Cocorosie, prepara-se para se lançar numa carreira a solo. Bianca Casady & The C.i.A - é assim que esta assina neste novo registo - lançará Oscar Hocks no dia 22 de Janeiro com o selo Atlas Chair nas Américas e carimbo da FANTASYmusic no resto do mundo.

Curiosos com o som de uma Cocorosie a solo? Nós tratamos disso. Já é possível ouvir um cheirinho deste novo disco. O tema chama-se “Poor Deal” e pode ser apreciado em vídeo aqui em baixo.

John Cale reinventa Music for a New Society
· POR Nuno Catarino · 19 Nov 2015 · 10:56 ·


Em 1982 John Cale editou Music for a New Society, que o tempo tratou de cristalizar como clássico. Agora Cale prepara-se para editar uma revisão revista e aumentada desse disco icónico, com os temas transformados de forma radical. Com edição Double Six/Domino, o disco terá por título M:FANS (adaptação do acrónimo "Music For A New Society") e será editado a 22 de Janeiro do ano que aí vem.

Como amostra do disco, foi já apresentada a revisão de "I Keep a Close Watch", com a participação de Amber Coffman dos Dirty Projectors. Repudiar o sacrilégio de retocar a obra-prima ou aplaudir a ousadia da reinvenção criativa? Esperemos para ouvir.

This Heat reeditam discografia
· POR André Gomes · 18 Nov 2015 · 23:56 ·


O motivo é a celebração do seu 40º aniversário. Os ingleses This Heat vão reeditar todo o catálogo no dia 22 de Janeiro com o selo da Light in the Attic. Os discos This Heat (1979), Health and Efficiency (1980) e Deceit (1981) vão surgir editados em vinil.

Estas reedições tornaram-se possíveis graças à colaboração entre Charles Bullen e Charles Hayward. Todos os discos foram remasterizados e serão lançados em vinil de 180 gramas. Vão ficar bem na vossa colecção lá em casa.

Sarah Neufeld (Arcade Fire) lança disco a solo em Fevereiro
· POR André Gomes · 18 Nov 2015 · 23:31 ·


Este ano podemos ouvir a Sarah Neufeld (violinista dos Arcade Fire) ao lado de Colin Stetson num disco a quatro mãos intitulado Never were the way she was. Agora chega-nos a notícia que a canadiana se prepara para lançar um disco em nome próprio.

O referido disco chama-se The Ridge e será editado a 26 de Fevereiro com o selo da Paper Bag. Sabemos que o disco conta com a colaboração do colega dos Arcade Fire Jeremy Gara na bateria. Ouçam o tema que dá título ao disco aqui.

Junior Boys de regresso em 2016
· POR António M. Silva · 18 Nov 2015 · 16:04 ·


O catálogo da City Slang para 2016 está cada vez mais apetecível. Os argelinos Irmarhan, por exemplo, são um dos lançamentos mais antecipados desta casa, mas os Junior Boys não lhes ficam atrás. O duo de Geremy Greenspan e Matt Didemus já confirmou que o seu primeiro disco em cinco anos se vai chamar Big Black Coat e revela agora o seu segundo single. Chama-se “Over It” e parece directamente resgatada aos anos 80 – e isso nunca é mau. Tudo para ouvir e curtir, aqui.

Paco Sala: nova cassete na Night School Records
· POR António M. Silva · 18 Nov 2015 · 16:03 ·


Depois de três álbuns na norte-americana Digitalis, os Paco Sala - duo enigmático formado por Antony Harrison e Birch – chegam agora à sempre recomendável Night School Records com Der Gast. Pop da boa, etérea, doce e misteriosa q.b., tal como comprova o vídeo sonhador de "Silverheel", o primeiro single retirado de Der Gast e que podem ver ali em baixo.

Dragão Inkomodo apresenta-se
· POR António M. Silva · 18 Nov 2015 · 15:55 ·


Desde o início de 2015 que Dragão Inkomodo, produtor a quem só conhecemos o pseudónimo, se tem dedicado a aperfeiçoar a sua estética. Nas duas mãos cheias de demos, EPs e outras experiências sonoras disponíveis no seu Bandcamp, é notório o uso (des)equilibrado do lo-fi, de colagens de som, algum plunderphonics e muito nonsense.

Estilos e indicações que se reencontram em O Estado Nítido Tem Estado Pútrido, o mais recente disco do Dragão Inkomodo e que não tem parado de rodar por aqui desde o seu lançamento a 9 de Novembro. “Tamanho elogio faz frente fria”, “Doutor Google tenho um amigo com um problema juro que não sou eu” ou “Adiante façam-no de outra forma” são alguns dos temas que devem mesmo ouvir.

Jófríður Ákadóttir: uma canção gravado no iPhone e o disco de estreia a solo para breve
· POR André Gomes · 18 Nov 2015 · 15:11 ·
© Timothée Lambrecq

É uma canção gravada num iPhone mas vale mais do que muitas registadas nos mais avançados e tecnológicos dos estúdios mundiais. A islandesa Jófríður Ákadóttir (lembram-se do concerto no Café au Lait com selo desta casa?) actuou recentemente no festival Airwaves '15 (na sua terra natal) e felizmente alguém estava lá para guardar o momento - mais precisamente uma canção, "White Sun" - em valiosos zeros e uns. A gracinha, de tornar a coisa pública, é do site Reykjavík Grapevine.

"White Sun" deve fazer parte do disco de estreia a solo da islandesa. Jófríður Ákadóttir está neste preciso momento em Nova Iorque a ultimar os detalhes desse registo. O álbum deverá sair na segunda metade de 2016. E promete muito. Basta ouvir "White Sun". Estejam preparados.

Ludovico Einaudi de regresso a Portugal
· POR André Gomes · 18 Nov 2015 · 12:46 ·



Ludovico Einaudi está de regresso a Portugal. O pianista e compositor apresenta-se em Portugal no mês de Abril para concertos no Coliseu do Porto (dia 20) e no Coliseu de Lisboa (dia 21). Lembramos que o italiano tem um novo disco. Chama-se Elements e terá o selo da Decca. O disco foi gravado ao longo de 2015 em Itália, na casa do próprio músico.

Para este disco o compositor inspirou-se "tanto em elementos da natureza, como em elementos matemáticos, científicos, em formas musicais e até em obras de arte". Podem ouvir aqui em baixo um dos temas deste novo disco. Chama-se "Night".

TEEN: novo disco em Fevereiro
· POR André Gomes · 18 Nov 2015 · 12:40 ·


Chega em Fevereiro de 2016 o novo disco de TEEN. Depois de uma extensão digressão de promoção de The Way and Color (2014), a banda sentiu a necessidade de continuar a viajar para encontrar este novo disco, Love Yes. Primeiro foram até Woodstock, depois foram para uma pequena cabana em Morehead, no Kentucky. E foi lá que tudo começou (ainda que tenham acabado por gravar o disco noutro local).

"All about us" é a primeira canção a ser retirada deste novo disco. E já pode ser ouvida ali em baixo. Podem conhecer o alinhamento de Love Yes logo depois.



1. Tokyo
2. All About Us
3. Gone For Good
4. Another Man’s Woman
5. Example
6. Animal
7. Free Time
8. Superhuman
9. Please
10. Noise Shift
11. Love Yes
12. Push
Emily Wells lança novo disco em 2016
· POR André Gomes · 18 Nov 2015 · 12:06 ·
© Shervin Lainez

Emily Wells está de regresso com um novo disco. E também com um novíssimo single, chamado "You Dream Of China". É a primeira canção de Promise, que chegará até nós algures em Janeiro de 2016. Podem ouvir o referido tema ali em baixo. Soa teatral, etéreo - e soa bem.

Violinista clássica, Emily Wells é conhecida por tocar tudo e mais alguma coisa. Na próxima semana quem vive em Berlim, Utrecht, Bruxelas, Paris, Zurique e Londres vai poder ouvir algumas das canções do seu novo disco em estreia. Pode ser que entretanto venha até Portugal fazer o mesmo.

Príncipe com novos lançamentos
· POR Paulo Cecílio · 17 Nov 2015 · 14:33 ·


Calor No Frioo, dos Blacksea Não Maya, e Transmutação Cerebral, dos Normal Nada, constituem os próximos lançamentos da Príncipe. Os discos sairão no dia 11 de Dezembro, mesmo a tempo de acabar em listas de melhores de ano, e já é possível escutar os temas de avanço para cada qual; "Batidongoo" e "Nubai (Wo Lo Lol)", esta última sendo, claramente, uma homenagem ao Age Of Empires. Para ouvir aí em baixo.



O Brasil vem até nós
· POR Paulo Cecílio · 17 Nov 2015 · 14:24 ·


São duas bandas: O Grande Ogro e O Nó. Ambas de São Paulo, uma mais noisy, outra virada para o prog. A primeira lançou Nashville Sessions em março, pequeno EP com três canções; a segunda acaba de editar o seu primeiro EP, lançado em Outubro. Podem ouvir ambas aqui em baixo, mesmo que se situem a mais de 9000km de distância, porque a Internet serve para isso.



A Tribe Called Quest (mais ou menos) de regresso
· POR Paulo Cecílio · 16 Nov 2015 · 22:29 ·


O colectivo hip-hop irá reeditar em breve People’s Instinctive Travels and the Paths of Rhythm, editado há 25 anos, e considerado por muita gente que percebe uma coisinha ou outra disto como um dos melhores álbuns do género alguma vez lançados. Não discordemos. Anunciemos, ao invés, que o álbum será reeditado em oito pequenas rodelas de vinil, cada qual com artwork único, e que conterão não só uma remistura de bónus como também três faixas inéditas. Como forma de o promover, o grupo voltou a tocar ao vivo na passada sexta-feira - ainda que tenha sido só uma canção, e no programa de Jimmy Fallon. Demos graças pelo que temos.

Feira Morta de volta
· POR Paulo Cecílio · 16 Nov 2015 · 22:26 ·


A sétima edição da Feira Morta acontecerá nos próximos dias 21 e 22 de Novembro, no EKA Palace, em Lisboa (Calçada D. Gastão, na zona de Xabregas). Como estamos perto do Natal, são muitas as prendas que nos oferece; para além das tradicionais exposições, workshops e convívio altamente, haverá concertos de Primeira Dama, ORTOS e †2M†, para além de um DJ set do Éme. E há ainda um artista não-confirmado - na press release só diz "TBA". Uuuuuh. 'Bora?

Podem fechar a música
· POR Paulo Cecílio · 16 Nov 2015 · 22:22 ·


É o género de notícia que só acontece em sonhos, e mesmo assim só nos molhados. As amizades dão nisto. B Fachada e as Pega Monstro, abençoados sejam, acabam de lançar um disquito a meias em que um faz versões das outras e as outras fazem versões do um - uma salganhada deliciosa que resulta em quatro temas: "Responso Para Maridos Transviados" e "Quem Quer Casar Com O B Fachada", do Tio B, e "Pall Mall" e "Branca", das Manas Monstro. O resultado disto tudo está para ouvir no Bandcamp e é o melhor aquecimento para os concertos que aí vêm. Podem fechar toda a música depois disto que nada será alguma vez tão épico.

Old Jerusalem no Mercedes (Porto) mas não só; vem aí novo disco
· POR André Gomes · 16 Nov 2015 · 17:03 ·


A notícia chegou-nos ao e-mail através da produtora Festas Productions, que levam Old Jerusalem até ao mítico O Meu Mercedes, no Porto, no dia 27 Novembro pelas 22:30. E com a notícia desse concerto chegou-nos também uma outra: Francisco Silva mostrará um novo conjunto de canções em 2016.

Ainda não se sabe muito acerca do seu novo disco mas sabe-se uma coisa: chama-se A rose is a rose is a rose. Old Jerusalem apresentar-se-à no referido bar acompanhado por Miguel Ramos no baixo. Os bilhetes custam cinco euros.

Jeff Buckley: Já é possível ouvir um dos temas da nova compilação
· POR André Gomes · 13 Nov 2015 · 17:54 ·


Anúnciamos esta semana que You and I, uma compilação de Jeff Buckley composta por 10 gravações de estúdio feitas pelo músico para a Columbia Records iria ser editada a 11 de Março 2016. Agora é tempo de ouvir "Everyday People", a versão dos Sly & The Family Stone que é também o tema de apresentação do registo. É para ouvir ali em baixo.

As 10 faixas, muitas delas gravadas no estúdio Shelter Island Sound de Steve Addabbo em Fevereiro de 1993, ficaram guardadas no baú durante mais de duas décadas.

Ulver com novo disco em 2016
· POR Paulo Cecílio · 13 Nov 2015 · 17:04 ·


Após terem lançado, nos últimos anos, dois discos a meias - com a Tromsø Chamber Orchestra e com os Sunn O))) -, os Ulver estão de volta aos discos em nome próprio. ATGCLVLSSCAP será o título do décimo álbum dos Ulver, com data de lançamento prevista para dia 22 de Janeiro, e já há dois pedaços de música para ouvir: um excerto de "Cromagnosis" e outro de "Moody Stix". O disco em si terá 80 minutos de música, pelo que vem aí bomba a sério.



O disco de estreia de Cachupa Psicadélica já está online
· POR André Gomes · 13 Nov 2015 · 12:39 ·


O disco de estreia de Cachupa Psicadélica, o projecto liderado pelo cabo verdiano Luís Gomes, chega hoje às plataformas de streaming e lojas online. Chama-se Último caboverdiano triste e dele saíram já as canções "Amor D'1 Laranjeira", incluída na colectânea Novos Talentos FNAC 2014, e "3/4 de Bô", que podem ver e ouvir ali em baixo.

Se quiserem ver os Cachupa Psicadélica ao vivo podem sempre dar uma olhadela nas datas agendadas para as próximas semanas. Tudo depois do vídeo.



13 de Novembro - Ginjal Terrasse (3º aniversário da Mesa de Mistura) / Almada
20 de Novembro - VELVET Be Jazz Club (OUT.RA Música) / Barreiro
28 de Novembro - Vodafone Mexefest / Lisboa
11 de Dezembro - Club de Vila Real
12 de Dezembro - Bar ACERT / Tondela
Aline Frazão mostra novo single
· POR André Gomes · 13 Nov 2015 · 12:27 ·


Depois do anúncio do seu novo disco, chega agora a notícia do primeiro single do regresso de Aline Frazão. "Insular" é a canção que deu nome ao disco e que serve agora de cartão de apresentação. O seu terceiro disco de originais terá o selo da Nortesul e chega às lojas a 20 de Novembo. Podem ouvir "Insular" ali em baixo.

O disco conta a participação especial de Pedro Geraldes (Linda Martini) e Toty Sa’Med, Sarah Homer (clarinete), Simon Edward (baixo) e Esther Swift (harpa). O disco conta também com uma música de Rosita Palma e a capafoi pintada por António Jorge Gonçalves.
 
Vem aí o quarto disco de Triángulo de Amor Bizarro
· POR André Gomes · 13 Nov 2015 · 12:14 ·


Os galegos Triángulo de Amor Bizarro preparam os últimos detalhes para o seu quarto disco de originais. O que sabemos até agora? Sabemos que se vai chamar Salve Discordia e que terá o selo da Mushroom Pillow. Sairá em Janeiro de 2016 depois de ter sido adiado - o plano original era lança-lo este ano mas uma extensa digressão terá feito a banda mudar de planos. 

O primeiríssimo single do novo disco chama-se “Desmadre estigio” e pode ser ouvido desde já aqui em baixo. Aproveitem e digam que vão daqui.

Le1f ultima disco de estreia
· POR António M. Silva · 13 Nov 2015 · 11:37 ·


Khalif Diouf, mais conhecido como Le1f, está prestes a editar Riot Boi, o seu álbum de estreia. Editado pela XL Recordings e a Terrible Records, conta com a participação de gente como Dev Hynes, Junglepussy e SOPHIE (membro da PC Music) e será editado na próxima semana.

Em antecipação do lançamento, o rapper lançou esta semana para a web o vídeo para “Umami/Water”, que deixam a descoberto as influências electrónicas que Le1f reúne no disco. Para ouvir ali em baixo.

Movement de regresso
· POR António M. Silva · 13 Nov 2015 · 11:34 ·


Algures entre a sensualidade de Prince e a nova soul mais sintética (pensem em James Blake, por exemplo), os australianos Movement conquistaram um pequeno lugar ao sol – passaram inclusivamente pelo Porto na edição deste ano do Primavera Sounds, em apresentação do seu primeiro EP homónimo, editado em 2014.

Sem perder tempo, o trio regressou imediatamente ao estúdio e o primeiro vislumbre daquilo que deverá ser o primeiro longa-duração da banda já se faz ouvir no soundcloud. Chama-se “Lace” e são quatro minutos aveludados que podem experimentar aqui.

Charlie Hilton edita Palana em 2016
· POR António M. Silva · 13 Nov 2015 · 11:32 ·


Charlie Hilton, que talvez conheçam dos Blouse, prepara-se para se estrear a solo. Palana, assim se chama o disco, sai a 22 de Janeiro de 2016 pela Captured Tracks e de acordo com a editora evoca boa gente como Nico, Marc Bolan ou Jonathan Richman. Para mais, conta com a participação de Mac DeMarco e produção de Jacob Portrait (dos Unkown Mortal Orchestra).

Motivos de interesse para seguir de perto este lançamento, que já teve direito a um single carregado de candura lisérgica. Chama-se “Pony” e para nosso deleite, pode ser ouvido aqui em baixo.

Arturo Sandoval actua em Portugal em Março
· POR André Gomes · 12 Nov 2015 · 23:07 ·


Depois de no ano passado ter actuado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o trompetista Arturo Sandoval está de regresso a Portugal em 2016 para dois concertos em Lisboa e no Porto. Serão em Março e acontecerão no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no Coliseu do Porto nos dias 17 e 18, respectivamente.

Um dos grandes nomes do jazz cubano, Arturo Sandoval apresenta-se em Portugal para "defender" a sua carreira e os inúmeros prémios que venceu ao longo da mesma. Os bilhetes para Lisboa custam entre 20 e 32,50 euros, no Porto variam entre os 15 e os 30 euros.

Mexefest às escuras: os nomes
· POR André Gomes · 12 Nov 2015 · 18:54 ·


Chama-se Vodafone Blackout Room e é a menina dos olhos (risos) do festival lisboeta para 2015. Explicamos: no final deste mês vai haver concertos às escuras na sala 3 do Cinema São Jorge. Dois em cada dia do festival. Nomes? Nós temos: Akua Naru, Castello Branco, Bombino e Benjamim. Promete.

Lembramos que o Vodafone Mexefest acontece nos dias 27 e 28 de Novembro em várias salas lá para os lados da Avenida da Liberdade, em Lisboa. O bilhete para os dois dias do festival custa 45 euros. 

Novo single - a sério - de Missy Elliott
· POR Nuno Proença · 12 Nov 2015 · 18:20 ·


Entre os anos de 1997 ("Supa Dupa Fly"), e 2005 ("The Cookbook"), o mundo do hiphop (e não só) parou para ouvir atentamente cada pedaço de música que Missy Elliott colocava perante os nossos ouvidos. Músicas assombrosas e revolucionárias da sua parceria com Timbaland, como "The Rain", "Get Ur Freak On" ou "Work It" tornaram-se pilares daquilo que é possível fazer, quando ao desejo de ser popular, se combina uma vontade imparável de romper barreiras, e inovar sonoridades. Infelizmente, depois de 2005, a palavra de ordem foi o quase-silencio. Só quando Missy reapareceu como ponto alto da actuação de Katy Perry no SuperBowl 2015, renasceu realmente a esperança de que o fim ainda não tivesse chegado.

Hoje, cumprindo a promessa de há alguns dias, Missy Elliott regressa com "WTF (Where They From)", com a companhia de Pharrell. Beat percussivo, arrítimico, e funky. Missy a rimar no seu estilo confiante, inventivo, e cheio de humor, capaz de se encaixar e transcender qualquer época do hiphop/ E enquanto vos escrevo isto, vou ouvindo a dita vezes consecutivas. Podem ouvir ali em baixo, e quem sabe vos aconteça o mesmo!

Ana Deus e Nicolas Tricot mostram Bruta este mês
· POR André Gomes · 12 Nov 2015 · 14:47 ·


Chama-se Bruta e é o disco que reúne fisicamente o trabalho que Ana Deus (Osso Vaidoso/Três Tristes Tigres) e Nicolas Tricot desenvolveram em torno da poesia. O disco reúne um conjunto de dez temas que partem de textos de poetas internados em hospitais psiquiátricos, entre os quais Ângelo de Lima, Stela do Patrocínio, António Gancho, Mário de Sá Carneiro, Sylvia Plath, António Joaquim Lança e António Maria Lisboa.

O disco será apresentado ao vivo num espectáculo que junta música e poesia dita no próximo dia 27 de Novembro no Musicbox, em Lisboa. É uma edição pela CTL/Musicbox e insere-se no programa de actividades apoiado pelo Festival Silêncio. Os bilhetes já estão à venda. Podem ouvir um dos temas do disco aqui em baixo.

Vem aí um novo disco de gravações inéditas de Jeff Buckley
· POR André Gomes · 12 Nov 2015 · 14:40 ·


É tudo o que está no título. São boas notícias para quem gosta de ir ao baú dos seus artistas favoritos. Em 2016, em Março mais precisamente, será editada mais uma colecção de gravações inéditas de Jeff Buckley. Chama-se You and I e terá o selo da Legacy Recordings. A maior parte desses temas são versões de canções de artistas como Bob Dylan, Sly and the Family Stone, The Smiths, Led Zeppelin, entre outros. Podem consultar o alinhamento do disco ali em baixo.



1. Just Like A Woman (Bob Dylanr)
2. Everyday People (Sly & The Family Stone)
3. Don't Let The Sun Catch You Cryin' (Gravada inicialmente por Louis Jordan)
4. Grace (original)
5. Calling You (Jevetta Steele)
6. Dream Of You And I (original)
7. The Boy With The Thorn In His Side (The Smiths)
8. Poor Boy Long Way From Home (canção tradicional de blues, Bukka White)
9. Night Flight (Led Zeppelin)
10. I Know It's Over (The Smiths)
Nadine Khouri lança novo disco em 2016
· POR André Gomes · 11 Nov 2015 · 16:37 ·
© Steve Gullick

É mais um lançamento confirmado para o próximo 2016. Nadine Khouri acaba de mostrar o primeiríssimo single do seu novo disco, que será lançado algures em 2016. A canção chama-se "You Got A Fire" e pode ser ouvida aqui em baixo.

O tema foi produzido pelo mestre John Parish nos Toybox Studios em Bristol e gravado com Ali Chant. O vídeo que podem ver aqui em baixo foi realizado por Steve Gullick. Ouçam e vejam que isto vale tudo muito a pena. Acreditem.

YCWCB, em Braga
· POR Paulo Cecílio · 11 Nov 2015 · 15:18 ·
© Vera Marmelo

Os lieboetas You Can't Win Charlie Brown irão fazer a banda-sonora, ao vivo, do filme Maudite Soit La Guerre, da autoria de Alfred Machin. O filme, que conta a história de dois amigos durante a I Grande Guerra, será exibido na Blackbox do GNRation no próximo sábado, a partir das 22h30. Os bilhetes para o espectáculo - que será único - estão à venda por 7 euros.

Blues Pills em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 10 Nov 2015 · 17:52 ·


A banda sueca, que soa mais norte-americana que um tipo de boné à camionista e suspensórios a montar um búfalo de riscas vermelhas e brancas, está de regresso a Portugal para dois concertos em Lisboa e Porto, no RCA e Hard Club, respectivamente. Ao vivo continuam a ser as canções do seu álbum de estreia, editado o ano passado, as que fazem a festa do rock, mas quem sabe se não seremos brindados com mais qualquer coisinha. Os Blues Pills tocam a 4 de Março no Porto e no dia seguinte em Lisboa, com os bilhetes ao preço de 20€.

Zigur Label Day, no Damas
· POR · 10 Nov 2015 · 17:49 ·


Uma das melhores editoras de Lamego e a melhor da Europa irá ocupar o Damas, no próximo dia 21. A partir das 16h, o Zigur Label Day levará até à Graça Twisted Freak, Mahogany, veabis&tubbhead + Burgueses Famintos, azul-revolto, O Manipulador, Cajado, Sax On The Road e daily misconceptions, para além do ZA SoundSystem a fechar a noite. O mote secundário será a celebração da editora em si, o mote principal é eles quererem que lhes paguem finos. A entrada é livre.

Panzer Division Barroselas
· POR Paulo Cecílio · 10 Nov 2015 · 17:36 ·


Já devem ter percebido pelo título, camaradas de uma vida vivida no seio do black metal: os Marduk irão até Barroselas em Abril, para apresentarem ao vivo Frontschwein, o álbum que editaram este ano, e todos os clássicos de uma carreira com mais de vinte anos. Mas há mais: também Midnight, Jucifer, Decayed, Lux Ferre e Serrabulho, entre outros, se juntam ao cartaz do festival metálico, que se realiza entre 22 e 24 de Abril de 2016 e que celebrará a bonita marca de 19 anos. Os packs de Natal com bilhete, t-shirt e outras prendas várias já estão em pré-venda e chegam às lojas no dia 1 de Dezembro.

Nove anos do Musicbox
· POR Paulo Cecílio · 10 Nov 2015 · 17:33 ·


O espaço lisboeta celebrará nove anos de vida no próximo mês de Dezembro e, tal como no ano passado por ocasião do oitavo aniversário, quando cá trouxe um Mac DeMarco gratuito e crowdsurfer, a festa será nossa. De 3 a 5 de Dezembro passarão pelo Musicbox Josh T. Pearson, Acid Arab, You Can't Win Charlie Brown, Chibazqui, Vaarwel e Natasha Kmeto, entre outros, não só para darem concertos que se esperam magníficos, mas também para partir o bolo. Os bilhetes para quinta e sexta-feira já estão à venda (12€ e 10€, respectivamente) e no sábado a entrada é gratuita até à 1h30. Parabéns a você.

Creative Fest realiza-se de 24 a 29 de Novembro
· POR Nuno Catarino · 10 Nov 2015 · 11:47 ·


A 9ª edição do Creative Fest, o festival que reúne a família da editora Creative Sources, realiza-se este ano entre os dias 24 e 29 de Novembro. Durante seis dias serão apresentados concertos de música improvisada em cinco espaços lisboetas diferentes. O festival arranca no dia 24 na Ler Devagar, na Lx Factory, que acolhe três concertos: quarteto de Paulo Galão, Paulo Gaspar, João Madeira e Alvaro Rosso; trio de José Bruno Parrinha, Ricardo Jacinto e Luís Lopes; e o ensemble "Suspensão", com Ernesto Rodrigues, Guilherme Rodrigues, Nuno Torres, Eduardo Chagas, António Chaparreiro, Carlos Santos, Miguel Mira e Nuno Morão. No dia 25 o O'Culto da Ajuda recebe a actuação do colectivo IKB, grupo de grande dimensão e formação variável. No dia 26 o Desterro vai acolher duas actuações: duo de Paulo Alexandre Jorge e Manuel Guimarães; e duo de Luís Vicente e Joaquim de Brito.

A Galeria ZDB vai acolher concertos em dois dias, nos dias 27 e 28. No dia 27, sexta-feira, há cinco concertos: solo de Simon Vincent; solo de Maria da Rocha; duo "Sirius" de Yaw Tembe e Monsieur Trinité; trio de António Chaparreiro, Bernardo Álvares e Nuno Morão; e "Lost Socks" de Marco Von Orelli e Sheldon Sutter. No sábado, 28, a ZDB recebe mais cinco concertos: trio de Maria do Mar, Luís Rocha e Adriano Orrú; e ADDAC Quarters, de André Gonçalves, Filipe Felizardo, Nuno Moita e Ricardo Guerreiro; trio de Albert Cirera, Abdul Moimême e Alvaro Rosso; "Angel Trio" de Stephan Sieben, Adam Pultz e Hakon Berre com o convidado Paulo Chagas; e quinteto de Ernesto Rodrigues, Guilherme Rodrigues, Nuno Torres, Eduardo Chagas e Carlos Santos.

O festival encerra no domingo, dia 29, às 17h00 na Igreja de St. George, com a actuação da Variable Geometry Orchestra, ensemble de grande dimensão que vai reunir no mesmo palco a maior parte dos anteriores participantes no festival.
Slow Is Possible apresentam disco de estreia
· POR Nuno Catarino · 10 Nov 2015 · 11:46 ·
© Afonso Bastos

A editora JACC Records está a chegar à 30ª edição discográfica com o lançamento do disco de estreia dos Slow Is Possible. Este é um jovem grupo nacional que junta João Clemente (guitarra Eléctrica), Ricardo Sousa (contrabaixo), Patrick Ferreira (clarinete), Bruno Figueira (saxofone), André Pontífice (violoncelo), Nuno Santos Dias (piano) e Duarte Fonseca (bateria). Os concertos de apresentação do álbum terão lugar nos dias 4 e 5 de Novembro, no Teatro Viriato em Viseu e no TAGV em Coimbra, respectivamente.

Sobre eles já escreveu Rui Eduardo Paes: "É triste, mas tem uma doçura tão sugestiva quanto o mistério que a atravessa. As imagens que nos projecta nos neurónios fantasiadores não surgem ao acaso: os Slow is Possible tocam um jazz cinematográfico, algo que eles próprios definem como uma mistura de David Lynch e Myra Deren. (...) E fiquei espantado: como é possível que uma música tão original e amadurecida seja tocada por putos de vinte e poucos anos sem nenhum passado jazzístico, e ainda por cima sem nenhum dos tiques e estereótipos habituais?"

Aqui fica uma amostra da música do grupo que tem, desde logo, um bom título: "Chasin' Bukowski". Venha daí o disco.

Festa Sintoma Records no Hot Clube
· POR Nuno Catarino · 10 Nov 2015 · 11:45 ·


A editora Sintoma Records prepara-se para apresentar mais uma edição da sua festa, que este ano regressa ao Hot Clube. O renovado clube de jazz da Praça da Alegria vai acolher no dia 8 de Dezembro actuações de quatro projectos nacionais, dois liderados por pianistas, dois liderados por bateristas. Às 22h30 a pianista Isabel Rato apresenta Para além da curva da estrada; às 23h15 o baterista Alexandre Coelho revela o projecto Saturday; às 00h00 o pianista Luís Barrigas apresenta o projecto Songs with and without Words; às 00h45 o baterista Marco Santos apresenta o projecto Ode Portrait.

Aí está a tradição a funcionar
· POR Paulo Cecílio · 09 Nov 2015 · 16:37 ·


25 de Dezembro não é Natal: é dia de concerto de Tigerman. Paulo Furtado regressa este ano à Zé dos Bois, em Lisboa, para o tradicional concerto de rock n' roll puro e duro com o qual nos tem agraciado ano após ano nesta data (bem, noutras também). Os bilhetes para se mandar foder o Natal já estão à venda pelo preço de 15 euros e podem ser adquiridos na Tabacaria Martins e na própria Galeria.

Ninguém pára os ZA!
· POR António M. Silva · 09 Nov 2015 · 16:24 ·


Os nossos catalães favoritos continuam a dar tudo para manter a bonita média de um disco a cada dois anos. Nós agradecemos e preparamos o corpo para Loloismo, onze faixas da loucura e experimentalismo a que os ZA! nos têm habituado. Com selo da discográfica Gandula, está disponível em CD e vinil e é exactamente aquilo que precisam para este verão de São Martinho.

Total Freedom para 2016
· POR António M. Silva · 09 Nov 2015 · 16:22 ·


Deram-se a conhecer a Portugal e ao mundo com Deep Thuds, uma colecção de malhas garageiras, sujas e acima de tudo orelhudas, e o muito aguardado regresso está marcado para 2016. Falamos dos norte-americanos Spacin’, que anunciaram há dias que o seu novo disco se vai chamar Total Freedom e estará disponível a partir de 15 de Janeiro. Até lá, há “Titchy” para curtir no Bandcamp dos maiores bacanos de Filadélfia.

Ceticências regressam com novo disco
· POR António M. Silva · 09 Nov 2015 · 15:58 ·
© Paloma Araujo

Depois de assinar com Juçara Marçal um dos discos mais interessantes do ano (falamos de Anganga), Cadu Tenório juntou-se a Savio de Queiroz para reanimar os Ceticências, inactivos desde a edição de Lua em 2013. O resultado deste regresso é Deus Sabe, uma intrigante colagem sonora com elementos ora etéreos, ora industriais.

Editado pela brasileira Domina Records, está disponível para audição integral (e obrigatória) no Bandcamp do duo. Em baixo, podem ver o vídeo feito para a faixa “Deus Sabe #2”.

Imarhan estreiam-se na City Slang
· POR António M. Silva · 09 Nov 2015 · 15:47 ·


A mais recente (e tentadora) proposta da City Slang chega-nos directamente da Argélia. Falamos dos Imarhan (que em tradução livre significa qualquer coisa como “aqueles de quem gostamos”), um quinteto que desde 2008 tem procurado disseminar e renovar a cultura tuaregue. “Tahabort”, que podem ver, ouvir e dançar ali em baixo, é o primeiro avanço para um disco que deverá ver a luz do dia em 2016.

Filipe Felizardo com novo disco
· POR Paulo Cecílio · 09 Nov 2015 · 12:11 ·


O LP é duplo, a capa lembra um misto de Swans com Rallizes Dénudés e o álbum intitula-se Volume IV - The Invading Past And Other Dissolutions. O novo disco de Filipe Felizardo sairá já amanhã com o selo da Three:four Records e é um assombro de hora e meia, dividida em onze temas. Volume IV foi gravado no Moinho da Fonte Santa, no Alandroal, sendo a música que aqui se ouve excrutiatingly personal [nem vale a pena traduzir: em inglês soa muito mais ao osso], de acordo com Felizardo. Fiquem atentos que isto vai ser bomba.

Rufus Wainwright apresenta Prima Donna em Portugal
· POR António M. Silva · 06 Nov 2015 · 17:16 ·


Rufus Wainwright vem a Portugal para apresentar Prima Donna em dois concertos na Fundação Calouste Gulbenkian. Ambos decorrem nos dias 28 e 29 de Novembro. Em palco, Rufus Wainwright vai estar acompanhado pelos artistas visuais Cindy Sherman e Francesco Vezolli, pela Orquestra Gulbenkian (dirigida pela maestrina Joana Cordeiro), pelas sopranos Sarah Fox e Kathryn Guthrie e pelo tenor Antonio Figueroa.

Para criar Prima Donna, o cantautor inspirou-se numa série de entrevistas dadas por Maria Callas à BBC, onde aborda a existência das “divas” como figuras mitológicas da nossa sociedade. Na versão que será apresentada em Lisboa, apelidade de “concerto visual sinfónico”, haverá uma surpresa: um filme realizado por Francesco Vezzoli e protagonizado por Cindy Sherman. Os bilhetes ainda estão à venda e custam entre 22 e 50 euros.

Bad Guys no Musicbox
· POR Paulo Cecílio · 06 Nov 2015 · 17:13 ·


Após a sua passagem pelo Milhões de Festa, os Bad Guys regressam ao país para um concerto a ter lugar no Musicbox no próximo dia 20 de Novembro, onde irão apresentar os temas do mais recente Bad Guynaecology (disco que é a capa do ano, muito provavelmente) e estrear a nova noite temática do espaço, denominada Satan Made Me Do It e dedicada aos géneros mais extremos do rock e do metal. Os bilhetes custam 8 euros.

Tudo isto é Lush
· POR Paulo Cecílio · 06 Nov 2015 · 17:12 ·


Podem chegar-se à frente e dizer uau, que box set de luxo!. Eu deixo. E compreendo o trocadilho, porque o é. Os Lush irão editar uma caixa de cinco discos intitulada Chorus, sendo esta uma forma de abrir ainda mais o apetite para a reunião da banda, em 2016. Chorus tem o selo 4AD e contém não só os três álbuns editados pela banda como também compilações, lados B, raridades diversas... tudo aquilo, enfim, que leva um tipo a comprar este tipo de coisas. A caixa pode ser adquirida em regime de pré-venda aqui. Mas não é tudo: a banda irá também lançar Ciao!, compilação de 2001, em vinil, no próximo dia 27. Com tanta coisa boa, já está na altura de os anunciarem para o Primavera.

Galore de regresso - e ao vivo
· POR Paulo Cecílio · 06 Nov 2015 · 16:20 ·


A banda noise rock esteve associada à lendária Bee Keeper, nos anos 90, tendo colocado um ponto na sua carreira em 1999 devido à morte do baixista e fundador Miguel Afonso. Para trás ficaram duas cassetes e um EP, mas o ponto em questão não foi final: dezasseis anos depois os Galore estão de regresso, já há música para se ouvir (está aí em baixo, no Bandcamp) e está marcado um concerto para o próximo dia 14, em Lisboa, na cozinha do ex-Palácio do Marquês de Pombal. Os bilhetes custam 5€ e no final haverá DJ set de Phizz.

PISTA em dose dupla
· POR Paulo Cecílio · 05 Nov 2015 · 15:21 ·
© Vera Marmelo

O grupo barreirense irá pedalar até Lisboa no próximo dia 13 de Novembro, naquela que será a apresentação do seu disco de estreia, Bamboleio, que terá lugar no Musicbox. No dia seguinte, passarão pelo Maus Hábitos pelo mesmo motivo - colocar toda a gente a mexer as pernas, que essas calorias não se queimam sozinhas. Vejam aqui em baixo o vídeo para "Sal Mão" e considerem ir vê-los ao vivo.

Mexefest revela horários
· POR Paulo Cecílio · 05 Nov 2015 · 15:13 ·
© Rui Oliveira

Foram anunciadas ontem as últimas confirmações para o festival e os horários dos concertos. Entre 27 e 28 de Novembro, Lisboa inteira irá mexer-se de cima a baixo e vice-versa, tendo sido garantidos três novos espaços - o Tanque, a Sala 3 do São Jorge e o regresso do Teatro Tivoli - e anunciados os nomes dos Cave Story, Flamingos, Holy Nothing, Jenny Hval e The Sunflowers, entre muitos outros. A distribuição de todos os artistas pelas salas e respectivos horários de concertos pode ser consultada no website do evento. Os passes custam 45€ até dia 26 deste mês.

The Japanese Girl apresentam disco
· POR Paulo Cecílio · 05 Nov 2015 · 14:58 ·


Sonic-Shaped Life é o disco de estreia dos portuenses The Japanese Girl, que chega às lojas com o selo da Munster. É isto que diz na press, mas eu podia jurar que A Tea With Twiggy Kasumi o precede. Também não me interessa: é música nova e é música boa. O primeiro single, "You Should Have Switches", já tem circulado por aí, tendo sido editado em 7'' polegadas pela banda também este ano. Os The Japanese Girl irão tocar ao vivo no Sabotage no próximo dia 7, para apresentarem o disco, em mais uma noite Kaleidoscope.

dEUS regressam a Portugal
· POR André Gomes · 05 Nov 2015 · 12:06 ·


Os belgas dEUS regressam em Dezembro para dois concertos. A banda virá a Portugal na sequência da digressão "Soft Electric Tour” e actuará no Theatro Circo, em Braga, a 18 de Dezembro, e na Aula Magna, em Lisboa, no dia seguinte.

De acordo com o press release, a tournée “Soft Electric Tour” vai mostrar ao público um lado completamente novo dos dEUS, que aparentemente vão deixar de lado a sua vertente acústica e dar especial atenção a alguns temas elétricos mais suaves e raramente tocados ao vivo. Os bilhetes já estão à venda.

O Porto tem uma nova editora
· POR André Gomes · 05 Nov 2015 · 11:33 ·


Chama-se SILO RUMOR e é uma editora independente curada por Raz Mesinai e Jonathan Saldanha. Tem a sua sede no Porto e conta com a distribuição da Cargo UK. De acordo com os próprios, as suas áreas de interesse são a música exploratória, a música electrónica, o dub e tudo o que possa existir entre todas estas coisas. Apresenta-se como irmã do colectivo SOOPA.

O catálogo da editora estreia-se com dois lanlamentos: How to Kill a Boombox Underground Cassette Productions 1989—92 , uma compilação de temas produzidas por Raz Mesinai entre 1989 e 1992, e Throat Permission Cut, um 12″ dos HHY & The Macumbas. Podem ouvir este último aqui em baixo.

Atenção: vem aí novo disco de Quilt
· POR André Gomes · 04 Nov 2015 · 18:28 ·


A Mexican Summer diz que está orgulhosa e nós também. E contentes com a notícia. O novo disco dos psicadélicos Quilt acaba de ser anunciado. Chama-se Plaza e será editado no dia 26 de Fevereiro de 2016 em LP, CD e cassete. O single de avanço deste disco chama-se "Eliot St." e pode ser ouvido desde.

O novo disco da banda, o terceiro, foi escrito em Atlanta - e em digressão - e tem dez temas. Contou com a produção de Jarvis Taverniere. Podem ouvir então o primeiro single do disco aqui em baixo. Preparem-se para a viagem.

Yorkston Thorne Khan estreiam-se na Domino
· POR António M. Silva · 03 Nov 2015 · 17:48 ·


O disco de estreia de Yorkston Thorne Khan, trio formado pelos britânicos James Yorkston e Jon Thorne e pelo indiano Suhail Yusuf Khan, é editado no dia 15 de Janeiro de 2016 e terá selo da Domino. Everything is Sacred foi gravado ao longo de três anos e resulta de uma série de concertos mais ou menos improvisados que aconteceram entre 2012 e 2015. Além dos três músicos, Everything is Sacred conta com a participação da vocalista irlandesa Lisa O’Neil. A primeira amostra, “Little Black Buzzer”, pode ser ouvido aqui.

Rats on Rafts com novo disco
· POR António M. Silva · 03 Nov 2015 · 17:43 ·


Os holandeses Rats on Rafts, nome a ter em conta no cenário pós-punk do Velho Continente, regressam aos discos com Tape Hiss. O segundo longa-duração dos quatro rapazes de Roterdão chega a 16 de Outubro e terá selo da Fire Records. O primeiro single, “Last Day On Earth”, está disponível para consumo imediato no fim desta notícia.

Vatican Shadow em Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 03 Nov 2015 · 16:03 ·


Dominick Fernow irá regressar a Portugal enquanto Vatican Shadow, após ter actuado, este mesmo ano, no Festival Forte. A agressão techno de trabalhos como Ghosts Of Chechnya e Death Is Unity With God terá lugar no Lux, a 19 de Novembro próximo, sendo que nessa noite haverá ainda Expander e Manu. Os bilhetes serão colocados à venda em breve.

Nicola Cruz edita álbum de estreia
· POR António M. Silva · 03 Nov 2015 · 15:30 ·


Chama-se Prender el Alma o álbum de estreia de Nicola Cruz, produtor natural do Equador e o mais recente protegido de Nicolas Jaar. Editado pela ZZK Records, o disco explora os sons indígenas e africanos presentes em toda a América Latina, para chegar a uma sonoridade que o próprio Nicola define como “andes-step”. Etiquetas à parte, Prender el Alma é um disco belíssimo (ouça-se “La Miranda”) e tem tudo para (sobre)viver à laia das referências a Nicoals Jaar.

Laurie Anderson em Portugal
· POR Alexandra João Martins · 03 Nov 2015 · 15:21 ·


Três décadas dividida entre as mais diversas actividades: pintura, música, poesía, Laurie Anderson vai estar em Portugal em Novembro, no Lisbon & Estoril Film Festival. O motivo é dois em um: um filme, e a sua banda sonora, ambos realizados pela intérprete, intitulado Heart of a Dog.

Além disto, Laurie faz também a narração do próprio filme que inclui excertos de outras obras, nomeadamente, Homeland, Bright Red, Life On String e do próximo projecto, Landfall. O desenlace sonora do filme cabe a Loud Reed. O álbum Heart of a Dog tem selo da Nonesuch e já está disponível para venda.

Torto lança disco este mês
· POR Paulo Cecílio · 03 Nov 2015 · 15:11 ·


O segundo longa-duração de Jorge Coelho, Jorge Queijo e Miguel Ramos será editado pela Lovers & Lollypops, em vinil e em formato digital, no dia 16 de Novembro. Escabroso é «um exercício de verdadeiro desprendimento em contraste com a dedicação ao instrumento que cada um dos músicos envolvidos exala na sua expressão», isto para citar a press release. Ainda não há temas para ouvir, mas deixamos desde já a dica.

Damas recebe as mulheres
· POR Paulo Cecílio · 02 Nov 2015 · 18:34 ·


No próximo sábado o espaço lisboeta acolherá um evento intitulado Girls To The Front, que celebrará o feminismo na cultura pop e punk e que terá como convidados as pessoas bonitas que são o João Moço e a Mariana Duarte, para além de Ondina Pires, Franklyn Suspiria e Nuno Branco e Lena d'Água, bem como performances de Mariana Tengner Barros e Cade e DJ sets das Pega Monstro e bandida. A entrada é livre e a acção desenrola-se das 15h às 4h.

Cellos Rock encerra cartaz
· POR Paulo Cecílio · 02 Nov 2015 · 17:17 ·


O festival barcelense já disponibilizou os bilhetes para venda - custam 7€ para os dois dias e 5€ só para um - e anunciou hoje os últimos nomes que fazem parte do cartaz. Às já anunciadas Pega Monstro e B Fachada juntam-se agora Norberto Lobo & João Lobo, que farão a festa juntamente com Gala Drop, Filho da Mãe & Ricardo Martins e Glockenwise, bem como com todos os que se deslocarem até ao CCOB. O festival ocorre a 20 e 21 de Novembro.

Há Animal Collective para ouvir (e Panda Bear também)
· POR Paulo Cecílio · 02 Nov 2015 · 15:07 ·


Duas boas notícias pelo preço de uma: os Animal Collective disponibilizaram recentemente na Internet "Michael, Remember", que mais que uma canção nova é uma jam improvisada das sessões de gravação do seu próximo álbum e que dá música ao mergulho (vejam o vídeo). Já Panda Bear, o nosso comedor de frangos do Pingo Doce preferido, partilhou uma mix intitulada "Swallow At The Hollow", que consiste em 26 minutos de gravações de Panda Bear Meets The Grim Reaper que haviam sido colocadas de parte. Ouçam tudo aí em baixo.

Rivulets em Vila Real
· POR Paulo Cecílio · 02 Nov 2015 · 14:43 ·


O projecto de Nathan Amundson irá passar por Portugal na próxima semana, quando o músico subir ao palco do Club Vila Real. Amundson virá apresentar o seu mais recente trabalho, I Remember Everything, editado o ano passado pela Jellyfant. A organização do espectáculo - que é único, uno, indissolúvel - está a cargo da Dedos Biónicos, com os bilhetes a valer 4 euros.

Anozero leva muita música a Coimbra
· POR Nuno Catarino · 02 Nov 2015 · 10:37 ·
Ricardo Jacinto © Vera Marmelo

Numa iniciativa do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra, realiza-se este ano a primeira edição do Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. A bienal promove actividades distribuídas por três áreas de actuação: exposições de arte contemporânea, serviço educativo e actividades multidisciplinares. Entre estas há um interessante programa de música, com curadoria do Jazz ao Centro Clube e Rádio Universidade de Coimbra (5 e 7 de Novembro) e curadoria de Pedro Tutela (13 e 20 de Novembro).

No dia 5 há actuações de Coclea (Corredor RUC), Bérangère Maximin (Casa das Caldeiras), Tiago Sousa e Slow Is Possible (TAGV). No dia 7 de Novembro actua o trio Marcus Schmickler, Rafael Toral e Gustavo Costa (Salão Brazil). No dia seguinte, 13, também no Salão Brazil actuam Ricardo Jacinto, @c e Jonathan Uliel Saldanha. Ainda no Salão Brazil, no dia 20 sobem ao palco Haarvöl, Marçal dos Campos e Susana Chiocca.

ARQUIVO

Parceiros