Boogarins sem sombra de dúvida
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 16:55 ·


A nostalgia psicadélica dos Boogarins tem um novo capítulo chamado Sombrou Dúvida, estreia em Maio via OAR, que, através do jogo de palavras no título, atira-nos para uma escolha entre a sombra da zona de conforto ou a incerteza que alimenta instintos.

Para além do maniqueísmo impresso no nome do disco, o quarteto brasileiro continua a deambular nas dicotomias e, hoje, dá-nos mais um cheirinho disso mesmo com o novo single “Sombra ou Dúvida” que podem ouvir, sem sombra de dúvida, já a seguir:

De quem é a barcaça em que navega Manel Cruz?
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 16:52 ·


É dela! Depois dos singles “Cães e Ossos”, “Ainda Não Acabei” e “Beija Flor”, Manel Cruz continua a sua viagem de circunavegação a ele mesmo e ao seu álbum de estreia em nome próprio Vida Nova ao comando d’”O Navio Dela”.

Gravado no estúdio Sá da Bandeira, Porto, Vida Nova (estreia dia 5 de Abril via Turbina) foi composto maioritariamente ao ukelele numa espécie de regresso às origens que exacerbou a capacidade criativa de Manel Cruz que, de acordo com a informação e que dispomos, lhe permite antecipar a edição de novos discos. Para já, eis “O Navio Dela”:

Peaking Lights e Jayda G confirmados em Paredes de Coura
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 16:51 ·


O duo californiano de krautrock/disco/psy pop Peaking Lights (16 de Agosto) e a “electrónica” canadiana Jayda G (17 de Agosto) são as mais recentes confirmações para a 27ª edição do Vodafone Paredes de Coura que, este ano, se realiza entre os dias 14 e 17 de Agosto no templo da Praia Fluvial do Taboão.

Os passes gerais já se encontram disponíveis por 94 euros.

Terraforma a terraformar-se
· POR Paulo Cecílio · 15 Fev 2019 · 16:37 ·
© Ebru Yildiz

O festival Terraforma, dedicado à música de cariz mais experimental e à sustentabilidade ambiental, revelou os primeiros nomes para o cartaz da sua sexta edição. A histórica Laurie Anderson será talvez o mais sonante, mas por ali passarão também nomes como Mica Levi, DJ Stingray, Caterina Barbieri e Daniel Higgs, entre outros por anunciar.

O festival irá realizar-se de 5 a 7 de Junho em Villa Arconati, perto de Milão, e os bilhetes estão à venda por 110€. Mais aqui.

Tudo isto é Espinho
· POR Paulo Cecílio · 15 Fev 2019 · 16:33 ·
© Allison Michael Orenstein

Atenção ao Auditório de Espinho, por onde irão passar nos próximos tempos alguns concertos a ter muito em conta. O primeiro destaque vai para o regresso do cantautor norte-americano Tom Brosseau a Portugal, para apresentar em primeira mão alguns dos temas que irão marcar presença nos seus dois próximos discos: será a 3 de Maio.

Segue-se a histórica Carla Bley, em formato trio, a 18 do mesmo mês e finalmente o regresso de Joan As Police Woman (na foto), com o novo Damned Devotion na bagagem, a 14 de Junho. Acompanhem tudo aqui.

PicaPica e o amor
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 15:48 ·


Tal como a confecção do bacalhau, ocorreram-nos mil e uma maneiras de sermos altamente porcos mas, desta vez, vamos conter-nos.

Bom dia para hotéis de charme, marcas de preservativos e vendedores de rosas, o “Dia dos Namorados” também o é para os fazedores de música como é o caso dos londrinos PicaPica que aproveitaram a data para nos darem um novo tema onde o amor e suas vicissitudes são peça central. “Cast in Stone”, não é um voto de casamento, é o seu nome e soa assim:

Half Japonese em saldos: duas canções de amor pelo preço de uma
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 15:46 ·


No dia em que se celebrou o martírio do cristão Valentim ou, se quisermos lançarmo-nos na Antiguidade Clássica, o festival romano da fecundidade conhecido por Lupercália, a banda de art punk americana Half Japanese não quis deixar passar a data em claro e atira-nos com dois “amorosos” singles de uma só assentada.

“Forever In My Heart” e “Love Explosion” são os seus nomes e fazem parte do novo Invincible (estreia dia 22 de Fevereiro), álbum que os Half Japonese categorizam como a “celebração do som, música pop para quem está longe do pop”. Dizem eles que está tudo bem. Dizem eles que amam e são amados. Para ouvir já de seguida “Forever In My Heart” e “Love Explosion”, dizemos nós:



Ten Fé partilham novo tema
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 15:44 ·


“Here Again” é o novo single dos britânicos Ten Fé, tema que faz parte do alinhamento do próximo álbum da banda que dá pelo nome de Future Perfect, Present Tense cuja estreia está marcada para dia 8 de Março. Inspirados pelo dark pop dos The Cure e pela “precisão” dos R.E.M., Future Perfect, Present Tense é descrito pela banda como “melancólico, mas optimista e lúdico, lamentando a passagem do tempo, mas abraçando a mudança e envelhecendo, revigorado para o futuro e tudo o que ainda está por vir”.

Sinal desta ideia, “Here Again”, tema que a seguir vos deixamos, consubstancia-se num hino à ideia de que todas as coisas boas levam tempo para se concretizarem.

A liberdade de SASAMI vem com Devendra Banhart lá dentro
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 15:34 ·


A menos de um mês da sua estreia discográfica com o homónimo SASAMI, a multi-instrumentista californiana Sasami Answorth aka SASAMI acaba de lançar mais uma acha para a sua fogueira rock com o single “Free”, tema em que conta com a colaboração vocal de Devendra Banhart e que faz a apologia da liberdade após o fim de um relacionamento.

Misto de diário e colecção de cartas nunca enviadas, SASAMI é, de acordo com a sua lapidar criadora, uma obra intimista e quase confessional que foi beber inspiração “a toda a gente que fodi e que me fodeu no último ano”. Dito isto, eis “Free”:

O “fim” de Ennio Morricone passa por Lisboa
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 15:32 ·


A digressão mundial de despedida do maestro e compositor Ennio Morricone (90 anos) vai passar pela Altice Arena em Lisboa no próximo dia 6 de Maio.

O espectáculo, “60 Years of Muisc World Tour”, que passa em revista os 60 anos de carreia do mestre, chega a Lisboa depois de 50 concertos em 35 países e vai ter como convidada especial Dulce Pontes, cantora que fará, ainda, as restantes datas desta tournée mundial. Os bilhetes custam entre 45 e 240 euros.

Ivy sem ser Poison
· POR Paulo Cecílio · 15 Fev 2019 · 15:29 ·


Rita Sampaio, que conhecemos enquanto voz dos Grandfather's House, irá em breve estrear-se a solo. A artista bracarense irá editar o seu álbum de estreia, Over And Out, no dia 13 de Março através da Cosmic Burger.

O primeiro single tem como título "I Miss Myself" e já pode ser ouvido em baixo. Sigam-na aqui.

Os homens da câmara de rockar
· POR Paulo Cecílio · 15 Fev 2019 · 15:28 ·


Os alemães Camera irão regressar a Portugal em Março. Filhos do kraut que teimam em não deixar morrer, os Camera virão apresentar o seu último álbum, Emotional Detox (2018), com dois concertos em Leiria e Porto.

Primeiro no Texas Bar, a 11 de Março, e depois no Maus Hábitos, a 13. Em ambos os casos os bilhetes estão à venda por 6€.

Luca Argel volta aos Anos Doze
· POR André Gomes · 15 Fev 2019 · 14:29 ·


Está um dia de sol por isso convém aproveitar. Sobretudo com a chegada de um novo single do brasileiro Luca Argel, o primeiro que anuncia o sucessor de Bandeira, ediatdo em 2017.

A canção chama-se "Anos Doze" (e pode ser ouvida ali em baixo), o disco chama-se Conversa de Fila. E porque ainda temos algum tempo de antena, aproveitamos para informar que Bandeira acaba de ter uma muito apetitosa edição em vinil. Estejam atentos.

Tricycles estreiam-se com álbum homónimo
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 12:24 ·
© Bruno Pires

João Taborda (António Olaio & João Taborda), Afonso Almeida (Cosmic City Blues, Sequoia), Edgar Gomes (Terb) e Sérgio Dias são os cavaleiros do asfalto que montam este triciclo, dito em inglês, e o levam até ao seu homónimo álbum de estreia.

Ora em excesso de velocidade, ora em velocidade de cruzeiro apreciando a paisagem, Tricycles foi gravado por Nelson Carvalho e será editado a 29 de Março pela Lux Records. Para já, eis a primeira etapa desta viagem com “All The Mornings”:

Cimeira luso-brasileira abre o MIL 2019
· POR Fernando Gonçalves · 15 Fev 2019 · 12:20 ·


A programação estava fechada e fechada continuou. Workshops agendados, convenções alinhadas, comes e bebes preparados. Faltava o espectáculo de abertura que hoje deixa de faltar. As hostilidades do MIL – Lisbon International Music Network 2019 serão abertas no dia 27 de Março no B’Leza com uma cimeira luso-brasileira que contará com a presença das embaixadoras Lula Pena e Letrux (encarnação a solo de Letícia Novaes depois do fim do duo de mpb Letuce), artista brasileira que, depois de duas actuações surpresa em versão intimista, regressa a Lisboa, com banda, para a estreia oficial de Noite de Climão no MIL. A 3ª edição do MIL - Lisbon International Music Network acontece de 27 a 29 de Março, em vários espaços do Cais do Sodré

. Confirmados estão mais de 70 dos mais prolixos novos artistas nacionais e de expressão lusófona como é o caso de Blaya, Cave Story, Rubel, Conan Osiris, Conjunto Corona, Filho da Mãe, Ghost Hunt, PAUS, Scúru Fitchádu, Bateu Matou, Fogo Fogo, Melquiades, Môrus, a ex-vocalista dos Buraka Som Sistema Pongo, Pedro Mafama, entre muitos outros. Os Festival Tickets têm um custo de 20 euros em pré-venda e o Gold Festival Tickets, que dão acesso ao espectáculo de abertura, têm um custo de 30 euros. Na secção PRO, os bilhetes têm um custo único de 70 euros. Fiquem com Letrux e o novo “Ninguém Perguntou Por Você”:

ARQUIVO

Parceiros