CANÇÕES / Outubro 2016
"Fuglekongen"
Bjørn Torske
· POR Rafael Santos · 24 Out 2016 · 12:17 ·
.jpg)
Bjørn Torske não é leal a ninguém. Nem tal deseja! E seguidores não lhe faltam. Ele faz o que quer. Modas? Foda-se! Nada com ele. Amiúde contraria quem acha que ele é capaz da excelente excelência. Ambiguidade: ele tem uma grandeza que, nem quem gosta mesmo dele, é capaz da absoluta certeza. Há coisas amalucadas; diarreias; produções enviusadas – de certeza saídas directamente do manicómio de Ryan Murphy – que criam algumas instintivas resistências.
Bjørn Torske é o gajo mais sério que há… que é indomável. Estrelinha-de-poupa: penacho pequeno, penas douradas. “Fuglekongen” é a estrelinha: é de uma ave que falamos neste momento, ou do que ele quer falar, ou musicar, ou atrofiar simplesmente. Porque Bjørn quer tanto ritmo neste tema novo para levantar voo, desconhece-se. “Fuglekongen” é ele a ser bicho bravo, que observa, excitado. E reporta, sem querer saber de quem perde tempo a idolatrizá-lo, ou a tentar. Basicamente, este gajo é difícil de perceber! Mas é excitante. Por isso, acabamos sempre por voltar a ele.
"Link Up"
NxWorries
· POR Rafael Santos · 18 Out 2016 · 23:12 ·
.jpg)
NxWorries é Anderson.Paak e Knxlwledge. O primeiro é um desconhecido – escreve e vai martelando beats –; o segundo, produtor, já tem no currículo uma colaboração de peso – ele deu uma ajudinha a Kendrick Lamar na feitura do enorme To Pimp a Butterfly. Os dois, NxWorries, acabaram de lançar o disco debutante, editado pela prestigiada Stones Throw: e Yes Lawd é merecedor de atenção; no mesmo pacote, embrulhadinho, sobeja ironia, sedução r&b, provocação hip-hop. “Link Up” foi a primeira amostra da colaboração deste duo – o vídeo já data de Março.
Como Yes Lawd acabou de aterrar, é (absolutamente) forçoso o link para uma das grandes malhas de 2016 que continua a ser ignorada – e que tem a peculiaridade de sacar descaradamente uma fracção de “Onda” feita em 1977 pelo brasileiro Genival Cassiano dos Santos, para a história conhecido só por Cassiano. “Onda” parece forçada a "hold up"; tudo uma questão de enquadramento; não é essa a verdadeira do história do sampling?
"Foolish Kids"
XamVolo
· POR Rafael Santos · 18 Out 2016 · 23:07 ·

Com 22 anos já foi capaz de algumas sérias reflexões artísticas. Este é um dos apercebimentos pessoais: A few years ago when I just started out, I held the mindset that the less of a ‘life’ you had, the more work you could put in to achieve what you desired. I still feel there’s some truth to that, but I now realise that having that ‘life’ is important because avoiding life experiences will eventually leave you with nothing to say . Chirality é o trabalho de estreia do londrino XamVolo.
É um EP de quatro canções em timbre soul assentes numa lenta estrutura hip-hop algo quebradiça, e é uma eloquente exposição, trabalhada e retrabalhada até atingir aquele ponto de melaço. Há muita dedicação, mas também há vida. A distinguir-se, uma perola da soul: “Foolish Kids” – canção surpresa em 2016, de uma competência inesperada, repleta de opções dignas de quem anda nisto de produzir música há anos.
ARQUIVO
2017
2016
2015
2014
2013