DISCOS
Eiko Ishibashi
Carapace
· 25 Jan 2012 · 23:00 ·
Eiko Ishibashi
Carapace
2011
Felicity Cap


Sítios oficiais:
- Eiko Ishibashi
Eiko Ishibashi
Carapace
2011
Felicity Cap


Sítios oficiais:
- Eiko Ishibashi
Japão, 2011. Vale a pena ir lá encontrar o último disco de Eiko Ishibashi, pequena maravilha pop dos nossos dias.
Não se sabe muito acerca de Carapace, o mais recente disco da instrumentista japonesa Eiko Ishibashi - nem tão pouco da própria. Sabe-se que a voz é de Eiko, que tocou bacteria e percussão, flauta vibrafone. Sabe-se que Jim O'Rourke tocou baixo, bateria e percussão, violoncelo, clarinete e pedal steel. Sabe-se que o próprio Jim O'Rourke assinou a produção do disco. E pouco mais.

Tudo isto levanta uma data de questões curiosas – nem todas elas exequíveis de serem respondidas num texto desta génese. Mas a mais importante de todas elas é: como pode um disco com esta riqueza passar tão ao lado neste lado do mundo – e até, muito provavelmente, no próprio país de Eiko Ishibashi? Todas estas questões são ainda mais difíceis de responder se tivermos em conta que Carapace é, exactamente, rufar de tambores, um disco pop.

Carapace é um disco universalmente belo. Ainda que cantado em japonês, a riqueza do seu vocabulário, a sobriedade dos seus arranjos, a complexidade da composição são reconhecíveis a olho nu. Composto e guiado maioritariamente ao piano, Carapace é um livro aberto. O perfeito exemplo de um disco pop aberto a uma miríade de influências e por isso mais informado, mais arriscado, mais durável. Um disco com canções não raras vezes notáveis. É preciso quebrar as barreiras: Carapace merece-o.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros