DISCOS
LJones
Soul Below
· 13 Fev 2012 · 10:14 ·
LJones
Soul Below
2012
Cult Classic Records


Sítios oficiais:
- LJones
- Cult Classic Records
LJones
Soul Below
2012
Cult Classic Records


Sítios oficiais:
- LJones
- Cult Classic Records
Conjunto de canções para ouvir ou ignorar ouvindo.
LJones era apenas um canadiano anónimo como muitos outros. Um dia, quando ainda adolescente, ouviu as produções do genial Nujabes (descansa em paz, Jun), juntou dinheiro em empregos part-time e comprou uma MPC. Desde então, tem aprendido a arte do beat e chega-nos aos ouvidos em 2012 com o lançamento de um disco-barra-mixtape instrumental na tradição do gigante japonês: treze malhas onde cruza as melodias relaxantes da soul e do jazz com o ritmo do hip-hop. Soul Below não tem pretensões a ser nada mais do que uma bela audição, quer nos concentremos a ouvi-lo, quer nos limitemos a tocá-lo como pano de fundo durante os afazeres diários.

Até porque as malhas aqui inseridas não possuem um seguimento linear que nos prendam por inteiro a atenção; o disco é uma compilação de temas que LJones compôs entre 2009 e 2011. "Introductions", que contém os ruídos de uma agulha a raspar no vinil por entre piano, contrabaixo e guitarra, abre Soul Below lembrando-nos o aspecto primordial da sua música - o jazz de outrora a escrever o presente de hoje. O groove vai entrando aos poucos pelos ouvidos e assume a sua forma terapêutica rapidamente: "Cruising Blue", a melhor faixa do álbum, é coisa para curar qualquer ferida.

Ao longo dos cerca de quarenta minutos de duração do disco - e temos obrigatoriamente de fazer esta comparação, já que o próprio LJones assume, e muito, a sua influência - o espírito do homem que criou o magnífico Metaphorical Music (ainda hoje um dos melhores álbuns [de hip-hop] de sempre) está bem presente. Ouça-se "ArtOfficial Stawberries", "Feelings, Mutual" ou a homónima "Soul Below", para dar alguns exemplos. Mas não é só Nujabes que é homenageado neste caldeirão - uma remix de "It Ain't Hard To Tell", de Nas, encerra o disco da mesma forma que a original o faz no clássico Illmatic. LJones não se destaca do seu padrinho musical, mas pelo nível que mostra, isso não se torna relevante. Também existe qualidade na contrafacção.

Se fôssemos a Oxigénio, diríamos que Soul Below é um bom conjunto de canções para respirar. Para já deixamos o nosso elogio a LJones, produtor jovem com ainda muito espaço para crescer. E, claro, agradecer-lhe por disponibilizar o disco de graça. Pode ser sacado no bandcamp da Cult Classic Records e, dada a sua natureza instrumental, não seria de todo tolo pensar que alguém mais corajoso se possa atrever a adicionar-lhe voz aqui ou ali. Deixamos esta sugestão para os rappers igualmente anónimos que queiram arriscar dois ou três versos por cima destes beats.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros