DISCOS
Gnarls Barkley
The Odd Couple
· 17 Abr 2008 · 08:00 ·
Gnarls Barkley
The Odd Couple
2008
Warner


Sítios oficiais:
- Gnarls Barkley
Gnarls Barkley
The Odd Couple
2008
Warner


Sítios oficiais:
- Gnarls Barkley
Danger Mouse e Cee-Lo em versão descartável: ganham-se singles e perde-se substância.
Na memória ainda perduram os efeitos de "Crazy". Não porque tenha sido uma obra retumbante ou um facto estético de primeira linha, mas por ter sido dos um dos primeiros fenómenos a nascer de uma invulgar combinação de mistério e curiosidade – nascido no myspace – enquanto se recorria ao uso pertinente das novas tecnologias como forma de divulgação musical e auto-promoção.

Ainda há quem discuta a existência de vida para além da primeira amostra ou discuta a pertinência de um primeiro disco nascido à sombra de um êxito gerido, mesmo ao nível da imagem, com mestria invulgar. Para muitos essa discussão será impertinente dado que ingenuidade não foi em nenhum dos momentos a alavanca que accionou o fenómeno. Danger Mouse e Cee-Lo assumiram postura profissional e St Elsewere evidenciou a proficiência de quem tinha objectivos claros, de quem tinha um rumo a percorrer, de quem tinha um bom punhado de temas produzidos com inteligência. E não tendo sido uma obra-prima, não deixou de exibir a ambição.

Dois anos volvidos, os propósitos não se afastam das premissas iniciais, tornando-se agora mais pertinente discutir a importância de um projecto que ao segundo trabalho se apresenta sem a motriz devastadora de um primeiro single forte e indiscutível. Os Gnarls Barkley tornam-se lentamente um projecto vocacionado para singles, deixando cair por terra a ideia de álbum conceptual – que agora se lhes exigiria. Ou seja: revelam agora o handicap de forma evidente. O que em St Elsewere eram apenas inocentes indícios, The Odd Couple resume a certezas. O disco é em geral uniforme, mas dinâmico. Expõe com promiscuidade um contraste entre as certezas soul e r&b enquanto permite que a pop revele a competência esperada para agradar à massa branca de ouvintes que tanto almeja atingir. Um compromisso legítimo que não deitando por terra a matriz tradicional da música afro-americana, nega-lhe ocasionalmente o acesso a ferramentas úteis na composição de canções com maior substância.

A cambalear elegantemente entre prata e o latão, The Odd Couple é uma espécie de disco abrangente que não provoca nem ofende. Diria mesmo algures entre a inconsequência e o interesse momentâneo por um punhado de futuros singles produzidos com a exactidão necessária. The Odd Couple ouve-se com gosto à primeira, mas esgota-se com a rapidez de um pavio de metro. E o problema até será mesmo o facto de não existir nada no fim desse pavio que desencadeie uma reacção explosiva que convença quem esperava por mais.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros