DISCOS
Ewan Pearson
Piece Work
· 10 Mar 2008 · 07:00 ·
Ewan Pearson
Piece Work
2007
!K7 Records / PopStock!


Sítios oficiais:
- Ewan Pearson
- !K7 Records
- PopStock!
Ewan Pearson
Piece Work
2007
!K7 Records / PopStock!


Sítios oficiais:
- Ewan Pearson
- !K7 Records
- PopStock!
Um disco sofrível e longo que expõe de vez todos os ingredientes inúteis da remistura. Com transformações assim, roguemos pela alma dos originais.
Se no universo paralelo ao original existe salvas que dignificam a metamorfose sonora e enaltecem a escrita de autor, proporcionalmente também desabam dos céus os inábeis mestres da transformação precoce ou os desfiguradores da ocasião. E se dúvidas houvesse, Piece Work eliminou-as por completo.

Piece Work é a súmula dos trabalhos de remistura do Dj e produtor britânico Ewan Pearson. Mais um desconhecido que granjeou reconhecimento pela forma elementar de enquadramento nas pistas de dança de originais desadequados às discotecas de província. Talvez assim se entenda uma certa necessidade transformação prática que envolve a capacidade, vulgaríssima nos nossos dias, de encetar ritmos e estruturas melódicas lascívias adequadas à conjuntura do mercado mas que raramente invocam a criatividade necessária a uma narrativa credível e insofismável.

Entre o electro enchamboado, o techno insípido e a house de sorriso post-it, Ewan Pearson deambula desavergonhadamente entre os fantasmas originais com a postura de trabalhador esforçado no hemisférico esquerdo e oportunista industrial no hemisférico direito. Empunhando o rolo de celofane, embrulha tudo o que é artista da moda, arquitectando no trajecto programações desataviadas de orgulho próprio e enchafurdadas nos tiques básicos das pistas de dança. E se os temas a elas se destinam primariamente, nada como procurar na feira do ilhéu o carrinho de choque que enalteça qualquer uma das suas poucas qualidades.

Escute-se a improficuidade da retoma de "Enjoy The Silence" de Depeche Mode, no pesadelo em que se tornou "Psycological" dos Pet Shop Boys ou na degeneração patética de "Outsiders" dos Franz Ferdinand - entre outros desastres - para num ápice se concluir que Piece Work, dilatado, se não mesmo entre o longo e eterno, expõe na arena do circo a loquacidade inútil que nada acrescenta ao original. De positivo pelo menos. Recomenda-se distância para evitar contágios.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros