DISCOS
The North Sea
Exquisite Idols
· 19 Nov 2007 · 08:00 ·
The North Sea
Exquisite Idols
2007
Type / Flur


Sítios oficiais:
- The North Sea
- Type
- Flur
The North Sea
Exquisite Idols
2007
Type / Flur


Sítios oficiais:
- The North Sea
- Type
- Flur
O excepcional momento de forma vivido na Type Records sente-se directamente a disco de veladas e místicas sensações proporcionadas por uma folk lá fora.
Longa vida a todos os ídolos que eram sentenciados à morte por aquela t-shirt que Axl Rose gastou de tanto vestir na digressão mundial de Use Your Illusion. O melhor talvez seja aproveitar a distracção que provoca em Axl Rose o eterno dilema Chinese Democracy e furtar-lhe apenas esse título convidativo – do disco bipartido dos Guns n’ Roses - para descrever, com a exactidão possível, o que se passa no profundo mar que o experiente Brad Rose tornou amplamente onírico mineralizando-o com todo o tipo de especiarias acústicas e instrumentos perfumados de incenso espiritual. Use-se então a tal ilusão para, através de total desconexão com o piso terrestre, obter o click transcendental a que tanto ajuda a corrente indeterminada assumida pelo mar Exquisite Idols.

O próprio Brad Rose merece toda a idolatria que lhe possa ser dedicada, tal é o seu conhecimento enciclopédico em termos da mais expansiva e distante folk que tem nesse termo o possível ponto de partida e só muito raramente a direcção da sua chegada. O caudal de sabedoria aumenta regularmente na web-zine Fox Digitalis e a formação de família afectiva verifica-se numa Fox Glove que bem recentemente até arriscou uma recomendável aquisição nacional. É compreensível que Brad Rose, em defesa da aura misteriosa que tanto o favorece, procure deflectir a admiração no sentido dos seus próprios ídolos requintados neste seu primeiro álbum, assumindo The North Sea como nome.

Requinte orgânico e polpa sonora silvestre são elementos básicos (como água, terra e fogo) nas baças águas de Exquisite Idols, que até afiança a sua natureza de oportunidade única ao manter aberto o portal durante apenas 35 minutos que, inexplicavelmente, parecem um instante e uma eternidade. Lá ao longe, onde o eco e os efeitos conspiraram um transe-casulo, tudo é possível: ouvir, entre os passarinhos Disney, a voz de Roger Waters (Pink Floyd) ao fundo de um poço de porcelana em “Guiwenneth of the Green Grass”, escutar um debate contínuo entre um Minotauro e uma Manticora ao drone mitológico de “We Conquered the Golden Age”, descobrir revelações bíblicas ao banjo imaculado de “Take it From Me Brother Moses” (Sufjan Stevens no corpo de Richard Youngs), ensaiar com sereias posições mais elaboradas do Kamasutra ao som da envolvente e flutuante raga indiana de “And Then the Solstice Disappeared”. Exquisite Idols pode bem servir como tratamento termal caseiro a quem ande sem tempo para passar uns dias no Luso. Morte ao Axl Rose, longa vida ao abençoado Brad Rose.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros