DISCOS
eRikm / eRikm (Luc Ferrari) & Thomas Lehn
Variations Opportunistes / Les Protorythmiques
· 18 Out 2007 · 08:00 ·
eRikm / eRikm (Luc Ferrari) & Thomas Lehn
Variations Opportunistes / Les Protorythmiques
2006/2007
Ronda / Room 40
Sítios oficiais:
- eRikm / eRikm (Luc Ferrari) & Thomas Lehn
- Ronda
- Room 40
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Par de provocações bem conseguidas atestam a boa saúde gozada actualmente pela electrónica experimental francesa
A julgar pela amostra sobre a mesa, reconhece-se que a mais experimental electrónica francesa bem pode contar com o contributo de eRikm para se manifestar confiantemente em território europeu e desenvolver relações diplomáticas atípicas com as demais nações do velho continente e além. A partir de um âmbito artístico distinto, se bem que igualmente fértil em ideias, eRikm cultiva a mesma combinação de entretenimento e subversão que fez dos Daft Punk uma exportação francesa de que se espera sempre o imprevisível. Serve isto para esclarecer que a acção experimental de eRikm é muito mais cedente do que se julgaria à partida.
Elaborado em nome próprio, Variations Opportunistes declara logo no título que por aqui alguém tenta dar o golpe do baú incidindo a sua capacidade manipulativa sobre fragmentos captados às manifestações anómalas de um CD que gira sob o laser. O que temos é glitch em quarentena de dinâmicas variáveis, inseridas em percursos ascendentes - três repetições cunhadas de gradualidade, que podiam facilmente ser nauseantes, passam a ser um mecanismo de elevação astral por valor hipnótico dos excertos seleccionados. A partir de um excerto de Stravinsky, “Corrélation II” podia bem ser Murcof a percorrer quilómetros num mesmo tapete rolante, que tem a sua borracha esburacada por corrosões mínimas. Variations Opportunistes documenta o glitch como pedra que cai no charco e provoca ondas à sua volta.
Mas nem tudo está dito em abono do senhor. Enquanto agente da manutenção prestada à inconformidade mais arriscada da música experimental francesa do anterior século, eRikm tem a seu favor a honra cabal de ter colaborado com o entretanto falecido Luc Ferrari, nome de um valor enorme em termos de musique concréte e tape music. Les Protorythmiques estabelece a ponte colocando à mercê do tratamento improvisado de eRikm sons captados e porções trabalhadas em vida por Luc Ferrari, que se encontrava designado para apresentar este trabalho em Maio de 2005 se o seu estado de saúde o tivesse permitido. Sucede-se por aqui uma edição maníaca de sons que leva o ranger de portas a transforma-se em alarmes, os regadores de jardim em armas de fogo. Tudo isso num cenário de convívio conflituoso entre field recordings (uma grande parte desses captados ao que parece ser uma feira francesa) e um sintetizador analógico – orientado por Thomas Lehn - que incide a sua mira sobre cada bloco sonoro, como uma máquina maquiavélica da Guerra dos Mundos. Algures, eRikm sorri maquiavelicamente.
Miguel ArsénioElaborado em nome próprio, Variations Opportunistes declara logo no título que por aqui alguém tenta dar o golpe do baú incidindo a sua capacidade manipulativa sobre fragmentos captados às manifestações anómalas de um CD que gira sob o laser. O que temos é glitch em quarentena de dinâmicas variáveis, inseridas em percursos ascendentes - três repetições cunhadas de gradualidade, que podiam facilmente ser nauseantes, passam a ser um mecanismo de elevação astral por valor hipnótico dos excertos seleccionados. A partir de um excerto de Stravinsky, “Corrélation II” podia bem ser Murcof a percorrer quilómetros num mesmo tapete rolante, que tem a sua borracha esburacada por corrosões mínimas. Variations Opportunistes documenta o glitch como pedra que cai no charco e provoca ondas à sua volta.
Mas nem tudo está dito em abono do senhor. Enquanto agente da manutenção prestada à inconformidade mais arriscada da música experimental francesa do anterior século, eRikm tem a seu favor a honra cabal de ter colaborado com o entretanto falecido Luc Ferrari, nome de um valor enorme em termos de musique concréte e tape music. Les Protorythmiques estabelece a ponte colocando à mercê do tratamento improvisado de eRikm sons captados e porções trabalhadas em vida por Luc Ferrari, que se encontrava designado para apresentar este trabalho em Maio de 2005 se o seu estado de saúde o tivesse permitido. Sucede-se por aqui uma edição maníaca de sons que leva o ranger de portas a transforma-se em alarmes, os regadores de jardim em armas de fogo. Tudo isso num cenário de convívio conflituoso entre field recordings (uma grande parte desses captados ao que parece ser uma feira francesa) e um sintetizador analógico – orientado por Thomas Lehn - que incide a sua mira sobre cada bloco sonoro, como uma máquina maquiavélica da Guerra dos Mundos. Algures, eRikm sorri maquiavelicamente.
migarsenio@yahoo.com
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