DISCOS
Bexar Bexar
Tropism
· 14 Jun 2007 · 08:00 ·
Bexar Bexar
Tropism
2007
Own Records


Sítios oficiais:
- Own Records
Bexar Bexar
Tropism
2007
Own Records


Sítios oficiais:
- Own Records
Viagem pelo mar com Bexar Bexar como comandante revela-se como uma jornada interessante. Indietrónica incluída no pacote promocional.
A face da indietrónica é algo que se afirma rapidamente. Quer dizer, é impossível não reconhecer a matéria aos primeiros segundos de exibição. “Patterned Like Lovers” insinua-se em Tropism - através dos raios de luz que a atravessam – de forma quase escabrosa e parece iluminar caminho para o resto da viagem, qual lanterna com convicções de líder. Mas a verdade é que a partir daí Tropism, o seguidor passo-em-frente de Haralambos, infiltra-se em paisagens menos coloridas e mais taciturnas, mas nem por isso menos belas. A guitarra acústica é o corpo da acção, de forma estruturada ou de forma mais “livre” – como é caso de “Listening to your Party”. A música ambiental começa a afirmar-se a certa altura como forma de esbater as paisagens e torná-las menos palpáveis. A manipulação digital também ajuda.

Interessa dizer que à medida que o disco se vai desenrolando os pormenores vão ganhando cada vez mais importância no disco do norte-americano. Tudo se começa a diluir. Às tantas a preocupação parece ser a de fugir ao que é estruturado. Nesse capítulo, “Oil Thumbprints” parece desempenhar especial papel. Camadas que se sobrepõem, camadas que se completam. Paisagens ao mesmo tempo familiares e desconhecidas. Disco de pequenas pretensões, Tropism tem na sua simplicidade o seu valor e a sua beleza. As pinceladas são curtas mas o raio de acção não é identificável pelos radares.

Bexar Bexar não descobriu certamente a pólvora, mas descobriu um cantinho positivo para mostrar a sua visão da música. Descobriu uma série de paisagens que fazem sentido juntas; que vão acrescentando algo umas para as outras; que largam deixas que são aproveitadas por projectores seguintes. Tropism podia ser uma banda sonora de um boat-movie solarengo pelas águas do mar atlântico mas não é. É a visão própria de Bexar Bexar, um barco que rejeita a ideia de andar à deriva e procura uma rota realista. Terra à vista.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros