SWR Barroselas Metalfest
Barroselas
25-28 Abr 2019
Dia Três

Se há algo que é possível observar em Barroselas, mais que noutros locais, é a figura do Yeahh!taleiro - o tipo que vindo não se sabe muito bem de onde nem em que estado de embriaguez entra na sala, ergue o punho no ar, soca um par de vezes gritando Yeehh! e, logo de imediato, volta para a sua toca, cumprida que está a sua incompreensível missão - incompreensível aos normies, isto é. Durante a actuação dos Martelo Negro, thrash (lá está) negro e bom o suficiente para aquela hora da tarde, eles (também) lá estiveram, empolgados pelo 666 bíblico.

Fora do espectro metálico deparámo-nos com os Rakta, que levaram até ao festival uma espécie de xamanismo pós-punk, e que só começou a funcionar após uma intro demasiado longa. Duas mulheres (teclista e baixista) e um homem (baterista), a banda SE CALHAR nem é má - mas nós não vamos a Barroselas para ver arquétipos de bandas para a Zé dos Bois, assim como não vamos à Zé dos Bois para ouvir black metal neo-nazi. Aquele barulho era todo muito bonito, mas noutro contexto. Aqui, dispensamo-lo perfeitamente.

Felizmente, os Arkhon Infaustus trataram de nos voltar a entusiasmar, com um som saído das profundezas do abismo onde Satanás comanda as suas legiões de demónios, quando não está demasiado ocupado a pinar freiras pecadoras. Aquela muralha não foi um concerto de uma banda metal; foi um homicídio, e melhor só ver o baterista a disparar por todos os lados com a maior nonchalance do mundo. Quase tão bons, os Craft cumpriram mais tarde no palco principal, colocando um ponto final na missa negra do black metal - mesmo que muitos tenham perdido os primeiros 15 minutos de concerto devido a uma não-anunciada antecipação...

Pelo meio, o death metal agressivo dos Vomitory pecou (eheh) por comparação a Arkhon Infaustus, e o noise rock dos Deafkids mostrou-se castiço mas também desenquadrado - ainda que nos soasse melhor que os seus compatriotas. Porque Barroselas também é uma forma de sair fora da caixa - e nós esperamos que para o ano a romaria se repita.
· 16 Jun 2019 · 16:54 ·
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros