SWR Barroselas Metalfest
Barroselas
25-28 Abr 2019
Dia Dois

Nem sempre há tempo ou vontade para se ver tudo, e é por isso que num festival se acaba por perder muita coisa que depois, se calhar, obtém um estatuto quase que de culto. E também é por isso que os segundos dias de festival - quando esgotámos a adrenalina toda no primeiro - são sempre os mais fracos. Os Demilich procuraram colocar um ponto final nessa fraqueza com death metal da velha guarda - eles que também se apresentaram como sendo «velhos» -, sendo recebidos com a tradicional chamada a Satanás (os corninhos no ar, claro). Bem construído, com os tempos certos, e parecendo trocar a brutalidade pela técnica, o death metal dos Demilich ajudou a fazer esquecer o cansaço - mesmo que as looongas pausas entre malhas para dizer qualquer coisa pateta ao microfone tenham irritado.

Só pelo nome era possível adivinhar aquilo que os Dopelord tocam, e como qualquer banda de stoner só passaram à categoria de "óptimo" quando aceleraram um bocadinho o ritmo. O resto foi apenas básico, mas rapidamente esquecido devido aos Benediction, que deram um enorme concerto no palco principal, incitando ao caos e mostrando que por debaixo de qualquer gajo do death metal há gente cheia de boa onda. "They Must Die Screaming" foi um dos pontos altos, e o espectáculo foi apenas cortado por um ligeiro erro que obrigou a uma pausa: «não sabemos quem fez merda...», disseram eles a rir. Mas depois daquela fiesta perdoou-se-lhes tudo.

Os Imperial Triumphant não foram mais que uma curiosidade - máscaras estranhas e influências do jazz dentro de um black metal apenas aborrecido - e os Saint Vitus chamaram muita gente disposta a reviver o passado, sem se aperceberem de que o passado não é um sítio fixe onde se viver. Com um baterista que vestia uma t-shirt de Ozzy Osbourne para mostrar que sim, há uma ligação aos Black Sabbath (chama-se "plágio"), os norte-americanos apresentaram uma música extremamente interessante em Barroselas, mas apenas e só para quem tinha dedicado uma tarde a fumar alguns parpalhos. Para os outros, foi apenas extremamente aborrecido.
· 16 Jun 2019 · 16:54 ·
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros