DISCOS
Keb Darge / Cut Chemist
Lost and Found – Rockabilly and Jump Blues
· 27 Mar 2008 · 07:00 ·
Keb Darge / Cut Chemist
Lost and Found – Rockabilly and Jump Blues
2007
BBE / Popstock!
Sítios oficiais:
- Keb Darge / Cut Chemist
- BBE
- Popstock!
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2007
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2007
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Já existe solução rápida para quem sempre quis prolongar a noite em nome do rockabilly e permanecer no Jack Rabbit Slim’s após o jantar.
Caso Harvey Keitel não tivesse deixado recado no gravador de chamadas de Quentin Tarantino, informando-o de que estava disposto a produzir e a integrar o elenco do agora clássico Cães Danados, o mundo poderia ter perdido um cineasta revolucionário e ganho um genial DJ dotado de um extenso conhecimento sobre a pop e o seu verso mais obscuro das décadas de 50, 60 e 70. O público no Festival Cannes, tal como os restantes privilegiados que viram o filme em cinema, percebeu, ao escutar os primeiros acordes de baixo de “Little Green Bag” de George Baker Selection, que a coolness da cena inicial de Cães Danados, em que o gang trajado a rigor desfila em câmara lenta, dependia principalmente da trama insinuada pelo tema musical escolhido.
Desde aĂ, a eficiĂŞncia de grande parte das sequĂŞncias-chave, que formaram o canĂ´ne Quentin Tarantino e o estabeleceram como autor, esteve directamente ligada Ă capacidade de surpreender de ĂŞxitos musicais arredados da memĂłria pop entretanto reavivada: fosse “Bang Bang (My Baby Shot Me Down)” de Nancy Sinatra e o modo nostálgico como antecipa a vingança em sĂ©rie de Kill Bill ou, mais recentemente, o quase homicida lapdance protagonizado por Vanessa Ferlito em Deathproof e a marca que deixa num slasher movie que seria mais vazio sem isso. Afinal, qual Ă© a real utilidade de John Travolta num filme quando nĂŁo pode exibir os seus dotes de dançarino? Já se percebeu que nĂŁo serve como anjo, fenĂłmeno sobredotado ou vilĂŁo cientolĂłgico. TambĂ©m Lost and Found – Rockabilly and Jump Blues nĂŁo Ă© adequado a todas as disposições ou particularmente inovador e, mesmo assim, consegue reunir todas as condições para, a partir daqui, ser amuleto obrigatĂłrio no porta-luvas dos mais ousados aficionados de rockabilly.
É provável que sejam muitos aqueles que um dia foram seduzidos pela ideia de prolongar a estadia no restaurante temático Jack Rabbit Slim’s, onde se sucede a dança imortal de Pulp Fiction. A escuta de Lost and Found – Rockabilly and Jump Blues ajuda Ă materialização dessa fantasia e reĂşne um concentrado de empolgamento rock que serve como antĂdoto para o embaraço das gentes mais “quadradas” e quebrar os silĂŞncios desconfortáveis de que falava Mia Wallace no tal Jack Rabbi Slim’s. Os anfitriões de tal empreitada de rock pioneiro, principalmente oriundo das paragens mais sulistas da AmĂ©rica do Norte, dĂŁo pelo nome de Keb Darge e Cut Chemist (o duplo corresponde um disco Ă vontade de cada um): o primeiro Ă© mensageiro absoluto do deep funk, amplamente exposto nas compilações concebidas pelo prĂłprio, o segundo fez de Quality Control um dos momentos de topo na carreira dos Jurassic Five, no lugar do excepcional DJ de hip-hop que, pelo que agora se percebe, estará certamente disposto a farejar o bafio a uns quantos caixotes de rock de colheita 54 para avolumar a sua fonoteca de breaks.
Em comum com Quentin Tarantino, calcula-se que Keb Darge e Cut Chemist mantenham uma obsessiva vontade de tomar contacto com todo o tipo de mĂşsica produzida em eras douradas (do mais popular ao mais obscuro) e um apurado gosto que os leva a escolher, para a compilação, mĂşsica com um infalĂvel travo vintage (desde a rendição do standard “Fever” assinada por Carlos & The Bandidos atĂ© algumas espreitadelas Ă s origens do surf rock). Entre temas que se limitam a persuadir o corpo atĂ© Ă dança do momento e elaborados relatos ofegantes de existĂŞncias arruinadas por tentações que vestem renda, Lost and Found – Rockabilly and Jump Blues resulta numa espĂ©cie de Nuggets apropriado ao gosto de rockabillies com um fraquinho pelo cinema de Tarantino.
Miguel ArsĂ©nioDesde aĂ, a eficiĂŞncia de grande parte das sequĂŞncias-chave, que formaram o canĂ´ne Quentin Tarantino e o estabeleceram como autor, esteve directamente ligada Ă capacidade de surpreender de ĂŞxitos musicais arredados da memĂłria pop entretanto reavivada: fosse “Bang Bang (My Baby Shot Me Down)” de Nancy Sinatra e o modo nostálgico como antecipa a vingança em sĂ©rie de Kill Bill ou, mais recentemente, o quase homicida lapdance protagonizado por Vanessa Ferlito em Deathproof e a marca que deixa num slasher movie que seria mais vazio sem isso. Afinal, qual Ă© a real utilidade de John Travolta num filme quando nĂŁo pode exibir os seus dotes de dançarino? Já se percebeu que nĂŁo serve como anjo, fenĂłmeno sobredotado ou vilĂŁo cientolĂłgico. TambĂ©m Lost and Found – Rockabilly and Jump Blues nĂŁo Ă© adequado a todas as disposições ou particularmente inovador e, mesmo assim, consegue reunir todas as condições para, a partir daqui, ser amuleto obrigatĂłrio no porta-luvas dos mais ousados aficionados de rockabilly.
É provável que sejam muitos aqueles que um dia foram seduzidos pela ideia de prolongar a estadia no restaurante temático Jack Rabbit Slim’s, onde se sucede a dança imortal de Pulp Fiction. A escuta de Lost and Found – Rockabilly and Jump Blues ajuda Ă materialização dessa fantasia e reĂşne um concentrado de empolgamento rock que serve como antĂdoto para o embaraço das gentes mais “quadradas” e quebrar os silĂŞncios desconfortáveis de que falava Mia Wallace no tal Jack Rabbi Slim’s. Os anfitriões de tal empreitada de rock pioneiro, principalmente oriundo das paragens mais sulistas da AmĂ©rica do Norte, dĂŁo pelo nome de Keb Darge e Cut Chemist (o duplo corresponde um disco Ă vontade de cada um): o primeiro Ă© mensageiro absoluto do deep funk, amplamente exposto nas compilações concebidas pelo prĂłprio, o segundo fez de Quality Control um dos momentos de topo na carreira dos Jurassic Five, no lugar do excepcional DJ de hip-hop que, pelo que agora se percebe, estará certamente disposto a farejar o bafio a uns quantos caixotes de rock de colheita 54 para avolumar a sua fonoteca de breaks.
Em comum com Quentin Tarantino, calcula-se que Keb Darge e Cut Chemist mantenham uma obsessiva vontade de tomar contacto com todo o tipo de mĂşsica produzida em eras douradas (do mais popular ao mais obscuro) e um apurado gosto que os leva a escolher, para a compilação, mĂşsica com um infalĂvel travo vintage (desde a rendição do standard “Fever” assinada por Carlos & The Bandidos atĂ© algumas espreitadelas Ă s origens do surf rock). Entre temas que se limitam a persuadir o corpo atĂ© Ă dança do momento e elaborados relatos ofegantes de existĂŞncias arruinadas por tentações que vestem renda, Lost and Found – Rockabilly and Jump Blues resulta numa espĂ©cie de Nuggets apropriado ao gosto de rockabillies com um fraquinho pelo cinema de Tarantino.
migarsenio@yahoo.com
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