© Pedro Rios |
Nessa outra sala voavam batidas, iniciava-se uma sessão de hip-hop instrumental.
É que se é verdade que em The Other Side of the Looking Glass, o álbum
de estreia de Brendon Whitney a.k.a. alias, membro do colectivo Anticon, a voz
é utilizada como arma de arremesso, impulso de contestação, em Muted,
o último registo, editado em 2003, privilegia as batidas no lugar da linguagem
falada. Esses temas instrumentais – que preencheram a primeira metade do concerto,
em jeito de “live sequencing” – fizeram lembrar, aqui e ali, DJ Shadow
ou mesmo os Boards of Canada – alias é um confesso admirador do trabalho dos
Boards of Canada. Ouviram-se batidas intrincadas e ambiências obscurecidas para
todos os gostos e feitios servidas por uma caixa de ritmos, um sampler e um teclado utilizado para criar melodias. “Caged In, Wasting Away”, do já
referido Muted, acabou por ser um dos melhores momentos da noite.
Para a segunda parte da actuação – aquela onde se esperavam rimas - Brendon
Whitney apresentou o DJ CD Player – um tímido discman que seria responsável
pela parte instrumental –, chegou-se mais perto do público e partiu para uma
série de temas que com o seu decidido rapping – no primeiro tema com
voz, as palavras pareciam sair à velocidade da luz. Como não podia deixar de
ser, The Other Side of the Looking Glass foi passagem obrigatória. Houve
também espaço para algumas mensagens que iam ao encontro aos detractores da
Anticon e algumas histórias mais ou menos curiosas do mundo do hip-hop. Desculpou-se
pela sua idade – uns pouco visíveis trinta anos – e remeteu para ela mesma todas
as culpas no caso de alguma coisa correr mal. Mas não correu. Não houve tomates,
nem arrependimentos. Houve mais uma celebração. Quando soou o aviso da despedida,
alguém no público pediu mais. Do palco, vinha o aviso: “Não tenho mais nada,
nem sequer beats”. “Inventa uma beat”, gritou alguém no público.
Dito, feito. Passados alguns segundos, já se cozinhava um último tema instrumental
- que fez lembrar de novo os sons viscerais dos Boards of Canada - para encerrar
em grande uma actuação que o próprio Brendon Whitney disse querer ver repetida
para breve. Com ou sem tomates.
andregomes@bodyspace.net