ETC.
LIVRO
Always In Trouble: An oral history of ESP-Disk'
Jason Weiss
· 03 Dez 2012 · 12:29 ·
Always In Trouble: An oral history of ESP-Disk'
Jason Weiss
2012
Wesleyan
Always In Trouble: An oral history of ESP-Disk'
Jason Weiss
2012
Wesleyan
A história da editora ESP-Disk, pela viva voz dos personagens da história.
A editora ESP-Disk', fundada em 1964, foi responsável por alguns dos álbuns mais marcantes da época dourada do free jazz. Do seu catálogo fizeram parte Albert Ayler, Sun Ra, Paul Bley, Pharoah Sanders, Sunny Murray e Ornette Coleman, entre muitos outros nomes. Apesar da forte ligação à “new thing”, a editora lançou também álbuns de bandas de rock alternativo dos late 60's como Pearls Before Swine ou The Fugs.

Este novo livro, edição Wesleyan University Press, vem fazer uma cartografia da história da mítica editora. O método do autor Jason Weiss passa por entrevistas com os personagens que fizeram directamente parte da história. Numa primeira parte do livro - “What got into his head” - é entrevistado o fundador e responsável Bernard Stollman, que conta a sua visão sobre a evolução da editora: o início, as relações com músicos, os problemas financeiros, as histórias de algumas gravações, etc.

Já na segunda parte do livro - “ESP-Disk' as lived and witnessed” - inclui entrevistas com cerca de quarenta músicos, ligados ao free/new thing, que estiveram ligados de forma mais ou menos próxima à editora: Gunter Hampel, Sonny Simmons, John Tchicai, Gary Peacock, Milford Graves, Alan Silva, Roswell Rudd, Marion Brown, Roscoe Mitchell, entre muitos outros.

Da análise das várias entrevistas e depoimentos conclui-se que a editora terá sido, durante um tempo limitado, um verdadeiro oásis, ao proporcionar oportunidade de editar músicos que desenvolviam músicas rebeldes, arriscadas, sem viabilidade comercial. Apesar disso, a ingenuidade/inexperiência/boa-vontade de Stollman, que levou ao nascimento da editora, foi a mesma que hipotecou a viabilidade e sustentabilidade financeira da label, cortando as asas de um projecto que poderia ter muito mais para dar ao mundo da música. Mesmo assim, e ainda que breve, foi um sonho lindo.

Resumindo: recomendado para os fãs do free, inclui algumas pequenas histórias curiosas.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros