DISCOS
Old Jerusalem
The Temple Bell
· 27 Mar 2007 · 08:00 ·
Old Jerusalem
The Temple Bell
2007
Bor Land


Sítios oficiais:
- Bor Land
Old Jerusalem
The Temple Bell
2007
Bor Land


Sítios oficiais:
- Bor Land
Francisco Silva, economista, pousa a máquina de calcular e pega na guitarra acústica, como faz cada dois anos, para gravar um disco.
Três discos depois, nada mudou: ainda canta sobre relações, essas coisas estranhas, em inglês, com as melhores letras que se escrevem por cá nessa língua, pelo menos por portugueses, à guitarra. Nada? Quase nada. A produção de Paulo Miranda (dos ultra-aborrecidos Unplayable Sofa Guitar, banda da qual Francisco Silva, aliás, Old Jerusalem, também é membro) continua a fazer maravilhas pela música. Agora, a espaços, mete-se em caminhos próximos dos Calexico (especialmente em "Ruler of My Heart"), a banda de Tucson, no Arizona, especialmente através da bateria, faltando apenas a secção de metais mariachi. Não é à toa, assim, que, via Arizona, o iTunes classifique automaticamente, quando se põe o CD a tocar, Temple Bell como música latina, sem ser por ser portuguesa.

Mas Old Jerusalem não é particularmente parecido com nada que haja por aí. Há coisas como "Love & Cows", sobre, basicamente, tudo. O final de uma relação, as mentiras que se dizem na altura, sobre ficar mais velho, sobre a barriga crescer, sobre não se saber gastar o dinheiro de forma sensata, sobre o mundo estar obcecado por ginásios e emagrecer. Sobre precisar-se de alguém por nunca se ter atingido a independência total. E acaba tudo, surpreendentemente, com "I fall between yours boobs and you on my dick" e, surpreendemente, isso não estraga a canção. Não é para todos, partir de um filme neo-zelandês sobre vacas e mantas construído de forma livre para escrever uma pérola em stream-of-consciousness que é talvez o melhor momento de uma carreira de três discos de dois em dois anos.

Tudo começou com April, de 2003, um dos maiores êxitos de sempre das editoras independentes em Portugal, aperfeiçoou-se em Twice the Humbling Sun (que dá nome à última canção deste Temple Bell) e agora continua aqui. Não se escreve assim em inglês em Portugal, e talvez ainda bem. Enquanto os outros estão ocupados a rimar "borrow" com "sorrow", Francisco Silva escreve música bonita e letras inteligentes nas quais pensa mesmo antes de as cantar, o que resulta em canções magníficas. E é daí que parte tudo, das canções, e é por isso que a coisa funciona tão bem. Depois, Paulo Miranda adorna tudo com pormenores que as servem, como o berimbau em "Boxes", a percussão discreta, os samples de vozes lá ao fundo e o órgão em "Love & Cows", as cordas belíssimas em "Boxes" e "Arts Center", os efeitos na primeira guitarra, acústica, e a segunda guitarra, eléctrica, em "Summer of some Odd Year" ou a melódica em "Twice the Humbling Sun".

Como todo, Temple Bell funciona pior que Twice the Humbling Sun, mas tem canções memoráveis, melodias, guitarras, e beleza a rodos. A sempre bonita voz do economista de cabelo comprido e óculos que não conseguiria cozinhar uma refeição se a sua vida dependesse disso e que se não tiver ajuda não se consegue vestir voltará em 2009 com mais relações, mais canções e mais histórias para contar como ninguém canta em Portugal. E, como sempre, será belíssimo.
Rodrigo Nogueira
rodrigo.nogueira@bodyspace.net
RELACIONADO / Old Jerusalem
Discos
April
2003
Twice The Humbling Sun
2005
Two Birds Blessing
2009
Old Jerusalem
2011
Entrevistas
Reduzido ao essencial
23 Set 2011
A espuma dos dias
04 Mai 2009
Regra de três
23 Fev 2007
Da palavra à canção
14 Nov 2005
Ao Vivo
Old Jerusalem
09 Mar 2007: O Meu Mercedes é Maior que o Teu, Porto
Puny / Old Jerusalem
29 Set 2006: Galeria Zé dos Bois, Lisboa
Festival Para Gente Sentada 2005
01 Out 2005: Teatro António Lamoso, Santa Maria da Feira
Old Jerusalem+ Julie Doiron + Berg Sans Nipple
18 Mar 2005: O Meu Mercedes é Maior Que o Teu, Porto
Festival Paredes de Coura 2004
17-/20 Ago 2004: Paredes de Coura
Old Jerusalem + Blind Zero
12 Mar 2004: Hard Club - Vila Nova de Gaia
Old Jerusalem
24 Set 2011: Passos Manuel, Porto
Artigos
As dez melhores canções de sempre neste preciso momento #20 - Old Jerusalem
08/03/2010
ÚLTIMOS DISCOS
Mis+ress
Dispellers
· POR Paulo Cecílio ·
Em frente.
ÚLTIMAS

Parceiros