DISCOS
Jorge Reis
Pueblos
· 17 Mar 2004 · 08:00 ·
Jorge Reis
Pueblos
2005
Tone of a Pitch


Sítios oficiais:
- Tone of a Pitch
Jorge Reis
Pueblos
2005
Tone of a Pitch


Sítios oficiais:
- Tone of a Pitch
Jorge Reis, saxofonista e fotógrafo (a fotografia da capa deste disco foi tirada por ele), membro do Sexteto de Jazz de Lisboa ao lado de nomes como Mário Laginha, Mário Barreiros ou Tomás Pimentel, que colaborou com vários artistas portugueses como Sérgio Godinho e Jorge Palma, entre muitos outros, traz-nos Pueblos. Pueblos é um registo que é - ou pelo menos tenta ser - de música diferente. Diferente, para todas as pessoas que são diferentes das outras. Não no sentido em que toda a gente é única, mas sim no sentido das pessoas de diferentes culturas, de diferentes meios e diferentes vivências. Jorge Reis tentou assim fazer um álbum diferente de todos os outros. Claro que, nos nossos dias, é sempre difícil fazer um disco diferente, inovador, que soe como nenhum outro. Mesmo que este objectivo não seja totalmente cumprido, Pueblos não deixa de ser um disco interessante, que se distingue.

O quarto lançamento da Tone of a Pitch é feito por quatro amigos, Jorge Reis, André Fernandes, Nelson Cascais e André Sousa Machado, e não só. De João Paulo Esteves da Silva e Tomás Pimentel, que contribuem com duas composições ("Plebeus" e "Vralsa", respectivamente) feitas de encomenda, Jorge Reis diz que o disco também é deles. Mesmo em temas de outros compositores, Jorge Reis mostra-se muito à vontade, seja no saxofone alto ou no saxofone soprano, tal como os outros músicos. Em alguns momentos, como na primeira faixa, André Fernandes deixa a guitarra soar como um teclado, enquanto que na segunda faixa - um dos pontos altos -, numa composição sua, dois acordes vão dando o mote para um belíssimo tema. Nelson Cascais (que em algumas faixas toca com um arco) e André Sousa Machado, como secção rítimica, vão-se adaptando às necessidades dos temas que andam sempre à volta dos ambientes jazzísticos, mesmo que raramente se aproximem do jazz dito mainstream.

Pueblos é um disco com pinta e com garra, uma prova da qualidade do jazz português que graças a editoras como a Tone of a Pitch vai saindo cá para fora. É acessível a toda a gente, mesmo fora do universo do jazz. O tal objectivo de Jorge Reis - de lançar um disco diferente de todos os outros - não foi propriamente atingido neste Pueblos, mas ainda assim acabou por criar um álbum altamente recomendável. Não vai mudar o mundo, não vai mudar a nossa forma de ouvir a música, mas deixar-nos-á decerto muito satisfeitos.
Rodrigo Nogueira
rodrigo.nogueira@bodyspace.net

Parceiros