DISCOS
Bernardo Sassetti
Unreal: Sidewalk Cartoon
· 26 Dez 2006 · 08:00 ·
Bernardo Sassetti
Unreal: Sidewalk Cartoon
2006
Clean Feed


Sítios oficiais:
- Clean Feed
Bernardo Sassetti
Unreal: Sidewalk Cartoon
2006
Clean Feed


Sítios oficiais:
- Clean Feed
Bernardo Sassetti está de volta com um projecto ambicioso, acompanhado pelo grupo de percussão Drumming.
O pianista Bernardo Sassetti vive um momento particularmente feliz na sua carreira. Depois do sucesso alcançado com as edições recentes de Ascent e Alice, apresenta agora um projecto ambicioso de nome Unreal: Sidewalk Cartoon. Para além da música, registada em disco pela editora portuguesa Clean Feed, este projecto inclui ainda um livro (editado pela Quasi) e um espectáculo, onde há uma carregada noção de performance e uma extensa projecção vídeo. Mas a música é a arte maior do pianista e aqui é aquela que particularmente mais nos interessa.

Para este projecto o pianista conta com a colaboração do grupo de percussão Drumming. O ensemble dirigido por Miquel Bernat é essencial, já que a música foi composta por Bernardo Sassetti propositadamente para o grupo. Dos treze temas aqui trabalhados apenas dois não saíram da pena de Sassetti: “Evidence” (clássico de Thelonious Monk) e “Si Te Contara” (Félix Reina), mas foram também ajustados à envolvência instrumental do grupo de percussão. O aviso no booklet não engana: este disco “contém elevado teor de polirritmia”.

Apesar deste ser um trabalho sassettiano, é na percussão que está a ênfase deste trabalho. Na maior parte dos temas há uma profusão de sons, ritmos que se sobrepõem em camadas, formando um todo harmónico. A variedade de instrumentação utilizada, desde marimbas e vibrafone (capazes de explorações melódicas) até instrumentos mais simples - alguns mesmo inventados - promove uma fantástica multiplicidade rara de sons, sobre os quais a intervenção ocasional do piano de Sassetti, bem acompanhado pelo saxofone de Perico Sambeat (também convidado), acrescenta alguma cor melódica.

O único momento do álbum em que o piano fica um pouco mais isolado é na oitava faixa, “I Left My Heart In Algândaros de Baixo”, belíssimo instante quase-solo, em que o piano é apenas interrompido pelos bons sublinhados do saxofone e da leve percussão na parte final. No entanto é no envolvimento conjunto entre todos os instrumentistas que o objecto constrói o seu sentido. A presença de vários outros músicos convidados, como os excelentes bateristas/percussionistas Alexandre Frazão e José Salgueiro, acaba por fazer com que não haja individualidades (nem o próprio Sassetti) – a música vale pelo todo, pela soma de todas as contribuições individuais.

O livro Unreal: Sidewalk Cartoon conta uma história entre um certo surrealismo e um universo infanto-juvenil, polvilhada de humor, num texto marcado pela atenção com que cada palavra é escolhida. A banda sonora corresponde à sua melhor analogia possível, tendo cada nota e cada som sido encaixados com extrema precisão. Agora que o ano está a acabar, aqui fica mais um exemplar de uma óptima colheita que levou o jazz português a expandir-se para lá das suas próprias fronteiras.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / Bernardo Sassetti
Entrevistas
Um pouco mais de azul
14 Dez 2005
Ao Vivo
Bernardo Sassetti, Mário Laginha e Pedro Burmester
07 Out 2006: Europarque, Santa Maria da Feira
Bernardo Sassetti
06 Abr 2006: Teatro Maria Matos, Lisboa
4ª Festa do Jazz
31-03-02 Abr 2006: Teatro São Luiz, Lisboa
Bernardo Sassetti Trio2
04 Out 2005: Culturgest, Lisboa
Bernardo Sassetti Trio
10 Mar 2010: CCB, Lisboa
ÚLTIMOS DISCOS
Sound Of Lapland
Scapes
· POR Paulo Cecílio ·
Feliz Natal.
ÚLTIMAS

Parceiros