bodyspace.net


Bernardo Sassetti Unreal: Sidewalk Cartoon

2006
Clean Feed


O pianista Bernardo Sassetti vive um momento particularmente feliz na sua carreira. Depois do sucesso alcan√ßado com as edi√ß√Ķes recentes de Ascent e Alice, apresenta agora um projecto ambicioso de nome Unreal: Sidewalk Cartoon. Para al√©m da m√ļsica, registada em disco pela editora portuguesa Clean Feed, este projecto inclui ainda um livro (editado pela Quasi) e um espect√°culo, onde h√° uma carregada no√ß√£o de performance e uma extensa projec√ß√£o v√≠deo. Mas a m√ļsica √© a arte maior do pianista e aqui √© aquela que particularmente mais nos interessa.

Para este projecto o pianista conta com a colabora√ß√£o do grupo de percuss√£o Drumming. O ensemble dirigido por Miquel Bernat √© essencial, j√° que a m√ļsica foi composta por Bernardo Sassetti propositadamente para o grupo. Dos treze temas aqui trabalhados apenas dois n√£o sa√≠ram da pena de Sassetti: ‚ÄúEvidence‚ÄĚ (cl√°ssico de Thelonious Monk) e ‚ÄúSi Te Contara‚ÄĚ (F√©lix Reina), mas foram tamb√©m ajustados √† envolv√™ncia instrumental do grupo de percuss√£o. O aviso no booklet n√£o engana: este disco ‚Äúcont√©m elevado teor de polirritmia‚ÄĚ.

Apesar deste ser um trabalho sassettiano, √© na percuss√£o que est√° a √™nfase deste trabalho. Na maior parte dos temas h√° uma profus√£o de sons, ritmos que se sobrep√Ķem em camadas, formando um todo harm√≥nico. A variedade de instrumenta√ß√£o utilizada, desde marimbas e vibrafone (capazes de explora√ß√Ķes mel√≥dicas) at√© instrumentos mais simples - alguns mesmo inventados - promove uma fant√°stica multiplicidade rara de sons, sobre os quais a interven√ß√£o ocasional do piano de Sassetti, bem acompanhado pelo saxofone de Perico Sambeat (tamb√©m convidado), acrescenta alguma cor mel√≥dica.

O √ļnico momento do √°lbum em que o piano fica um pouco mais isolado √© na oitava faixa, ‚ÄúI Left My Heart In Alg√Ęndaros de Baixo‚ÄĚ, bel√≠ssimo instante quase-solo, em que o piano √© apenas interrompido pelos bons sublinhados do saxofone e da leve percuss√£o na parte final. No entanto √© no envolvimento conjunto entre todos os instrumentistas que o objecto constr√≥i o seu sentido. A presen√ßa de v√°rios outros m√ļsicos convidados, como os excelentes bateristas/percussionistas Alexandre Fraz√£o e Jos√© Salgueiro, acaba por fazer com que n√£o haja individualidades (nem o pr√≥prio Sassetti) ‚Äď a m√ļsica vale pelo todo, pela soma de todas as contribui√ß√Ķes individuais.

O livro Unreal: Sidewalk Cartoon conta uma história entre um certo surrealismo e um universo infanto-juvenil, polvilhada de humor, num texto marcado pela atenção com que cada palavra é escolhida. A banda sonora corresponde à sua melhor analogia possível, tendo cada nota e cada som sido encaixados com extrema precisão. Agora que o ano está a acabar, aqui fica mais um exemplar de uma óptima colheita que levou o jazz português a expandir-se para lá das suas próprias fronteiras.


Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
26/12/2006