DISCOS
Minamo
A Herdman’s Life
· 17 Nov 2006 · 08:00 ·
Minamo
A Herdman’s Life
2006
Esquilo
Sítios oficiais:
- Esquilo
A Herdman’s Life
2006
Esquilo
Sítios oficiais:
- Esquilo
Minamo
A Herdman’s Life
2006
Esquilo
Sítios oficiais:
- Esquilo
A Herdman’s Life
2006
Esquilo
Sítios oficiais:
- Esquilo
Colectivo japonês elucidado em termos de electro-acústica produz milagre à pequena escala.
Assim que alguém obtém um abrangente domÃnio de uma qualquer ciência, a amplitude das aplicações resultantes adquire uma desenvoltura tão natural quanto a de um florescimento silvestre. Serve isto para entender que, actualmente, poucos serão os colectivos que tão compreensivamente dominam o âmbito da dita electro-acústica como os japoneses Minamo, agrupamento de multi-instrumentistas versáteis e ambivalentes que se agregam aos fundadores Keiichi Sugimoto e (vénia, por favor) Tatsuro Yasunaga na feitura de música que recupera a maior parte das suas fragrâncias texturais à condição fronteiriça dos seus elementos cruzados, entretanto tornados condóminos.
Não é de admirar, pois, que tais caracterÃsticas tenham garantido aos Minamo a oportunidade de verem os seus discos lançados pelas reputadas e especializadas 12k e 360º, a atenção atempada da Wire, a simpatia do igualmente esclarecido Taylor Deupree (patrão da 12k) e um concentrado reconhecimento norte-americano logo aquando da sua primeira digressão por esse território. A atenção e perseverança compensam e ocupa-se agora a label portuense Esquilo de lançar um pequeno grande brinde chamado A Herdman’s Life, que surge em formato CD-R limitado e adornado por um magnÃfico trabalho em serigrafia assinado por Junko Harada (que oferece continuidade a um grafismo de excelência a que já nos vai habituando a casa da Invicta). O sétimo disco dos japoneses de Shining pode até ser diminuto em porte e literalmente compacto na sua duração (26:55), mas nem por sombras será inferior a qualquer lançamento anterior em termos de inspiração – até porque resulta melhor esse valor quando limitado a uma breve história pastoril que simplifica as suas coordenadas narrativas ao evitar a dispersão, ao sintetizar blocos sonoros que podiam ser infinitos de modo a que esses se conjuguem num habitat circunscrito. Nessa vertente e antes de tudo mais que se lhe possa apontar, A Herdman’s Life é o mais implacavelmente económico dos discos até aqui atribuÃdos aos Minamo.
Quase de imediato, A Herdman’s Life denuncia um regresso ao tema botânico verificado em kgs., que, com intensidades diferentes, revolvia a fertilidade à s matérias-primas orgânica e digital - de, tal modo, que a segunda porção de "La Botanica Parallela" chega a ferir logo de inÃcio. Por agora, tal turbulência vota-se a uma elegante contenção que nem por isso atrofia o florescer ao tronco que brota do segundo lançamento da Granite Series da Esquilo. A natureza encontra o seu caminho. À medida que se sucede o subtil progresso capitular da peça, vai-se verificando a alternância entre as guitarras, que vêm e vão com a imprevisibilidade do presente Outono, e os apontamentos extraÃdos a uma selectiva palete laptopiana que, à medida que conhece uso, deixa rasto granÃtico e que, de tão intimista, suscita laços afectivos (os bleeps conclusivos batem asas como uma borboleta que faltará sempre à colecção). A Herdman’s Life concentra em si esplendor equivalente a três discos de Minamo. Pode ser microscopicamente apreciável com um par de auscultadores, tal como usufruÃdo no seu preenchimento de um espaço entre quatro paredes, em que alguém se encontre prestes a adormecer em sintonia inconsciente com a tal vida do pastor. E umbilicalmente apto à absorção de uma electro-acústica de primeirÃssima apanha.
Miguel ArsénioNão é de admirar, pois, que tais caracterÃsticas tenham garantido aos Minamo a oportunidade de verem os seus discos lançados pelas reputadas e especializadas 12k e 360º, a atenção atempada da Wire, a simpatia do igualmente esclarecido Taylor Deupree (patrão da 12k) e um concentrado reconhecimento norte-americano logo aquando da sua primeira digressão por esse território. A atenção e perseverança compensam e ocupa-se agora a label portuense Esquilo de lançar um pequeno grande brinde chamado A Herdman’s Life, que surge em formato CD-R limitado e adornado por um magnÃfico trabalho em serigrafia assinado por Junko Harada (que oferece continuidade a um grafismo de excelência a que já nos vai habituando a casa da Invicta). O sétimo disco dos japoneses de Shining pode até ser diminuto em porte e literalmente compacto na sua duração (26:55), mas nem por sombras será inferior a qualquer lançamento anterior em termos de inspiração – até porque resulta melhor esse valor quando limitado a uma breve história pastoril que simplifica as suas coordenadas narrativas ao evitar a dispersão, ao sintetizar blocos sonoros que podiam ser infinitos de modo a que esses se conjuguem num habitat circunscrito. Nessa vertente e antes de tudo mais que se lhe possa apontar, A Herdman’s Life é o mais implacavelmente económico dos discos até aqui atribuÃdos aos Minamo.
Quase de imediato, A Herdman’s Life denuncia um regresso ao tema botânico verificado em kgs., que, com intensidades diferentes, revolvia a fertilidade à s matérias-primas orgânica e digital - de, tal modo, que a segunda porção de "La Botanica Parallela" chega a ferir logo de inÃcio. Por agora, tal turbulência vota-se a uma elegante contenção que nem por isso atrofia o florescer ao tronco que brota do segundo lançamento da Granite Series da Esquilo. A natureza encontra o seu caminho. À medida que se sucede o subtil progresso capitular da peça, vai-se verificando a alternância entre as guitarras, que vêm e vão com a imprevisibilidade do presente Outono, e os apontamentos extraÃdos a uma selectiva palete laptopiana que, à medida que conhece uso, deixa rasto granÃtico e que, de tão intimista, suscita laços afectivos (os bleeps conclusivos batem asas como uma borboleta que faltará sempre à colecção). A Herdman’s Life concentra em si esplendor equivalente a três discos de Minamo. Pode ser microscopicamente apreciável com um par de auscultadores, tal como usufruÃdo no seu preenchimento de um espaço entre quatro paredes, em que alguém se encontre prestes a adormecer em sintonia inconsciente com a tal vida do pastor. E umbilicalmente apto à absorção de uma electro-acústica de primeirÃssima apanha.
migarsenio@yahoo.com
ÚLTIMOS DISCOS
ÚLTIMAS