DISCOS
V/A
The Enlightened Family: A Collection Of Lost Songs
· 23 Dez 2005 · 08:00 ·
V/A
The Enlightened Family: A Collection Of Lost Songs
2005
Voodoo Eros


Sítios oficiais:
- Voodoo Eros
V/A
The Enlightened Family: A Collection Of Lost Songs
2005
Voodoo Eros


Sítios oficiais:
- Voodoo Eros
Apesar do fiasco que foi o último disco das CocoRosie, Bianca Casady lá se conseguiu redimir em 2005. Não propriamente a tocar (embora também o faça aqui), entenda-se, mas sim como fundadora de um selo que dá sinais de vida com um primeiro curioso lançamento. A primeira edição de sempre da editora baseada em Brooklyn é um conjunto de canções não organizadas cronologicamente (os saltos são constantes, há canções separadas por décadas) nem estilisticamente – longe disso – mas sim alinhadas por uma afectividade quase familiar (confirmada pelo titulo da compilação) entre um grupo de pessoas que, por uma ou outra razão, se agregaram musicalmente – e não só. Apesar de ser conveniente, não faz especial sentido fazer comparações com a compilação que Devendra Banhart cuidadosamente preparou em 2004 (e que reunia muitos dos artistas aqui reunidos, embora a crew se apresente reduzida), pois The Enlightened Family: A Collection Of Lost Songs não tem o carácter de statement que tinha The Golden Apples of the Sun e muito menos a sua importância. Talvez seja uma réplica, mas muito a baixo na escala de Richter.

As canções aqui reunidas, apresentadas como canções perdidas e esquecidas pelo tempo, apresentam cotações distintas na bolsa de valores. O tema com maior cotação é com certeza “Song Of A Wishwanderer” de Vashti Bunyan (que regressou após tantos anos com Lookaftering) que, apesar do nevoeiro extremamente lo-fi, transmite a beleza que é conhecida à britânica. Mas como o valor pode bem andar de braço dado com a fantasia ou sonho, a contribuição de Devendra Banhart (na altura da gravação com 16 anos) surge em forma de dois temas gravados pelo próprio para o aniversário de um amigo, enquanto que o tema instrumental de Patrick Wolf nasceu numa qualquer ilha desabitada do mediterrâneo. Apesar de ser creditada a J.H.T, “Why am I still sucking your dick?”, em modo gravação ao vivo, lembra a voz de Antony - até porque assim o ramalhete familiar fica devidamente composto - e existem até rumores que dizem que é mesmo o autor de I am a Bird Now. Após algumas audições não restam dúvidas disso – até a dica “a club in NYC 1996 que surge na algures no belíssimo artwork do disco o parece confirmar

The Enlightened Family: A Collection Of Lost Songs é também cofre seguro para a alguns temas do duo CocoRosie embora noutras encarnações: há um tema antigo de Sierra Casady ao piano e dois dos projectos paralelos das manas: Metallic Falcons (autores de uma de abertura interessantíssimo) e Island Folk Lore. Aqui, o material é muito mas muito mais interessante do que por exemplo o último disco das manas CocoRosie. O prémio artista revelação da compilação vai para Nomi, com um surpreendente e viciante R&B a animar as hostes, mas o tema é claramente um outsider. E o outro é “Rock ‘n’ Roll”, incursão hip-hop da responsabilidade do duo Spleen & Zen - aplaude-se pois o alargar da palete estilista. Outro dos nomes que merece algum destaque é Diane Cluck (especialmente tendo em conta a belíssima “Real Good Time” e a ondulação das vozes, embora “Nothing But God”, ao piano, não seja muito inferior), um dos nomes que já constava na compilação maravilha de Devendra Banhart e que agora tem disco lançado por esta mesma Voodoo Eros, editora de serviço. Apesar da curta duração, The Enlightened Family: A Collection Of Lost Songs executa na perfeição a função de indicador de promessas. É uma compilação para escutar tantas vezes quanto a sua estranheza necessitar. Até porque há por aqui algumas canções realmente interessantes. E para descobri-las basta soprar o pó.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros