DISCOS
The Beatles
Magical Mystery Tour
· 12 Ago 2002 · 08:00 ·
The Beatles
Magical Mystery Tour
1967
Capitol


Sítios oficiais:
- The Beatles
- Capitol
The Beatles
Magical Mystery Tour
1967
Capitol


Sítios oficiais:
- The Beatles
- Capitol
Passaram mais de trinta anos sobre o desfecho dos Beatles, e o mundo continua a ver neles uma das melhores bandas de todos os tempos. Os quatro mágicos ingleses estavam à frente do seu tempo. Uma nova forma de escrever canções emergia, que primeiramente começou por chocar, mas que acabou por render tudo e todos. O que dizer sobre eles? Praticamente tudo o que havia por dizer já foi dito. Dezenas de livros já contaram e re-contaram a sua história, centenas de sites fazem o mesmo, milhares de fãs vêm neles <<a>> banda do século XX. Quem não sabe que eram formados por George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr? Quem não sabe que eram de Liverpool? Ou que têm na sua discografia álbuns tão históricos como “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”?

Este disco surge em 1967. Meses antes já havia sido lançado o marcante “Sgt Pepper Lonely Hearts Club”, uma das obras-primas mais lendárias do pop/rock. È também nesse ano que se estreia em disco Jimi Hendrix, que os Doors lançavam o seu álbum homónimo ou que os Velvet Underground depois de algumas dificuldades em arranjar editora lançavam o também marcante e histórico “The Velvet Underground And Nico”.

“Magical Mystery Tour” é enquanto disco um produto estranho. Isto porque está dividido em duas partes (não originalmente), e uma audição do principio ao fim do álbum pode parecer algo incoerente. As primeiras seis músicas são as que os Beatles compuseram para o filme, e estavam editadas originalmente no EP “Magical Mystery Tour”. Os restantes temas que compõem o disco são singles editados pela banda no ano de 1967. Juntaram-se a este disco primeiramente na edição norte-americana, que se veio depois a generalizar a todo o mundo.

O álbum tem quase na sua totalidade a chancela da dupla Lennon/McCartney, exceptuando o instrumental “Flying”, da autoria dos quatro Beatles, e o tema “Blue Jay Way” da autoria de George Harrison (curiosamente um dos piores do disco). É constituído por alguns clássicos do pop/rock (que disco dos Beatles não é...!) como Strawberry Fields Forever, Penny Lane (esta já considerada melhor canção de sempre) ou All You Need Is Love. O disco inclui figuras tão ilustres como Marianne Faithfull, Mick Jagger ou Eric Clapton nos coros e é produzido como sempre pelo “quinto Beatle” George Martin.

Marcante pelo contexto, como também pelas músicas que encerra, este álbum peca apenas pela incoerência.
Tiago Gonçalves
tgoncalves@bodyspace.net

Parceiros