DISCOS
Laurie Anderson
Life on a string
· 05 Jul 2002 · 08:00 ·
Laurie Anderson
Life on a string
2001
Atlantic


Sítios oficiais:
- Laurie Anderson
- Atlantic
Laurie Anderson
Life on a string
2001
Atlantic


Sítios oficiais:
- Laurie Anderson
- Atlantic
Laurie Anderson é uma figura que sempre seguiu um caminho firme na busca de uma identidade "pop", que hoje muita a caracteriza. E "pop", no sentido não da natural e banal canção que enche as playlists das rádios ou as tabelas de vendas, mas sim da manifestação não erudita, que está apenas restrita a um certo número de "iluminados". Laurie Anderson, apesar disso, já teve algumas incursões por esses caminhos mais eruditos da música, mas como se disse, esse nunca foi primordialmente o seu objectivo. É uma mulher das artes, que não tem a música como único e principal fonte de inspiração e respiração, mas que se "aventura" frequentemente por outros caminhos que não o dos sons. Talvez por essas incursões quer no cinema, quer na dança, quer em projecções visuais, Laurie Anderson tenha uma discografia não muito vasta e que está cheia de pausas. Apesar de uma década de 80 bem recheada em discos, a década seguinte apenas deu ao mundo dois álbuns desta cantora, "Bright Red" e "The Ugly One with the Jewels and Other...".

Nasceu em Chigago no ano de 1957, onde ainda em criança estudou violino, instrumento que continua hoje a utilizar dedicadamente. Foi viver com cerca de vinte anos para Nova York, onde se graduou em história de arte. Começou alguns anos depois a ter actividades ligadas à arte regularmente, que muito a formaram e ajudaram para o que ela se haveria de se tornar hoje. Estreou-se em disco em 1981, num álbum discreto, "You're the Guy I Want to Share My Money With". Vinte anos depois, surge este "Life on a String", que quebra o gelo seis anos depois do excelente "The Ugly One with the Jewels and Other...".

O álbum desenvolve-se em ambientes calmos, onde o violino de Anderson, periódicas notas de piano, e uma grande panóplia de instrumentos se conjugam com uma voz extremamente melódica. Um certo requinte comanda depois a declamação do texto, muitas vezes em spoken-word, onde quer as histórias quer as palavras são verbalizadas e cantadas de uma forma muito admirável. As canções oscilam entre o suave e o sussurro, entre a fala e o canto, entre melodias lentas e melodias rápidas. Laurie Anderson, a par de Tom Waits, também dá às canções um sentido quase teatral que as transforma em mais do que simples amontoados de notas e palavras. Confere-lhes alma quanto baste, uma lógica invisível, um sentimento desconcertante.

Laurie Anderson é uma tremenda, inventiva e talentosa tocadora de violino, cantora, escritora, compositora, pensadora, interpretadora e comunicadora, este CD, "Life on a String" é uma exteriorização de todas essas faces, que se conjugam de uma forma espantosa. É sobretudo, um documento que explicita bem o que, aos 54 anos, Laurie Anderson apreendeu enquanto pessoa, e como utiliza essa aprendizagem nas suas músicas.
Tiago Gonçalves
tgoncalves@bodyspace.net

Parceiros