DISCOS
Jasmim
Oitavo Mar
· 18 Out 2017 · 15:33 ·
Jasmim
Oitavo Mar
2017
Spring Toast Records


Sítios oficiais:
- Jasmim
- Spring Toast Records
Jasmim
Oitavo Mar
2017
Spring Toast Records


Sítios oficiais:
- Jasmim
- Spring Toast Records
Sem qualquer pressa.
Lembramo-nos bem do momento em que Jasmim nos entrou pela casa dentro. Era uma noite de inverno, no Sabotage, e os Galgo iriam pisar o palco dali a instantes. Mas, antes disso, antes dessa brava dança angular, surgiram as canções - canções, dotadas de uma saudável melancolia, quase como que vivendo numa saudade perpétua. A culpa era das melodias, do ritmo de gostinho suave, da flauta transversal que ia espalhando um pózinho mágico naquilo que já era bom à partida.

Bom, óptimo, "incrível", pouco importa o adjectivo que se usa. Importa dizer isto: as canções de Oitavo Mar, o EP lançado este ano por Jasmim pela Spring Toast, fazem-nos felizes. Como se existisse algo para além da tristeza cinzenta e urbana, na humidade descolorando prédios de apartamentos e na calçada onde os ténis escorregam teimosamente. Um EP que dura pouco menos de trinta minutos e que vale mais que muitos álbuns que para aí andam.

De forma delicada, e sem quaisquer pressas, a música eclode no espaço entre o pensamento e o sonho e transporta-nos àqueles lugares longínquos onde nunca poremos os pés por pobreza. Ou então abrem-nos uma janela com vista para o mar e para longe das preocupações. Estou no paraíso / Tenho o que é preciso, canta-se logo a abrir. As pausas entre cada sílaba cantada conferem à canção um ar ainda mais lânguido. O baixo pia baixinho. O ritmo vem do eco. E estamos novamente apresentados: Oitavo Mar é o disco perfeito para tempos de cólera. Abram-se os ouvidos e fechem-se os olhos.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros