DISCOS
Leif
Taraxacum
· 01 Fev 2016 · 14:27 ·
Leif
Taraxacum
2015
UntilMyHeartStops


Sítios oficiais:
- Leif
- UntilMyHeartStops
Leif
Taraxacum
2015
UntilMyHeartStops


Sítios oficiais:
- Leif
- UntilMyHeartStops
A perícia que torna toda a divagação verosímil.
Já em 2013 Dinas Oleu fora um exemplo de puro escapismo house: melodias etéreas, dedilhares pop, recatados baixos funk, cantos de sereias a reverberarem na nevoeirenta paisagem do País de Gales. House de sofá que incitava sonhos idílicos. House com forte cunho autoral – uma raridade nesta década. Dinas Oleu foi como Leif Knowles se apresentou em longo formato volvido um decénio a editar EPs, ou a solo ou em parceria com o velho amigo Tom J. Ellis – ambos oficializaram a união ao criarem em 2012 a UntilMyHeartStops, editora onde têm procurado outros músicos ou produtores com semelhantes abordagens à house.

Editado já nas últimas semanas de 2015 – dias já demasiado focados na elaboração das listas dos melhores –, Taraxacum passou despercebido. Janeiro é aquele mês em que são obrigatórias determinadas repescagens a bem da dignidade dos discretos talentos. E o galês Leif Knowles é um deles. O seu currículo é longo. Experiência não lhe falta. E é exactamente isso que sobressai à primeira neste segundo disco: experiência. Não é mero savoir faire que escutamos neste alinhamento de nove eclécticas esculturas: aliada à técnica há visão, sensibilidade, percepção, poesia.

Taraxacum é um intrincado exercício de especulação. Enquanto Dinas Oleu era solto como uma folha outonal a bailar ao sabor da brisa, este novo disco é um seixo empurrado pela maré em direcção ao areal. Taraxacum é mais pesado, e demoramos a perceber as voltas que dá. Mas nem por isso deixamos de sentir prazer no que perscrutamos. Leif sabe aventurar-se no abstraccionismo orgânico do house minimalista nunca deixando para trás a mochila onde animicamente Chicado, ambient e IDM versam. E talvez por isso este disco tem tanto de diferente e ao mesmo tempo algo de tão reconfortante. Quem souber ouvir – assimilando as minudências orgânicas, as introvertidas imersões de Leif, as coloridas meditações –, encontrará neste disco outro belíssimo exemplo de escapismo house.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros