DISCOS
Ty Dolla $ign
Free TC
· 15 Jan 2016 · 20:53 ·
Ty Dolla $ign
Free TC
2015
Atlantic
Ty Dolla $ign
Free TC
2015
Atlantic
Expansão Desordenada.
Tyrone William Griffin Jr., o artista conhecido como Ty Dolla $ign, tem um sonho. Aliás, é bem possível que tenha vários. Mas o que sobressai neste seu primeiro álbum official depois de algumas mixtapes é o desejo de ver o seu irmão livre da prisão. Daí o título do mesmo. Talvez isso signifique que a vida hedonista/niilista sobre a qual cantava nessas mixtapes seria para tentar abstrair-se do facto de TC estar a cumprir prisão perpétua. Talvez não houvesse ligação, e ele seja somente um gajo sem pingo de moral. Fosse qual fosse a razão, trabalhos como ”Beach House 2” traziam uma visão fortemente personalizada do r&b, em que este era apresentado coberto por uma névoa roxa de fumo e outras substâncias recreativas, e onde “amor” era palavra completamente desligada de “sexo”. Future, no campo do hiphop, não fez muito diferente em 2015, no fantástico ”DS2”. E aí está a principal diferença. Future jogou as suas cartas de trunfo. Dolla $ign preferiu investir num baralho desconhecido, e deixou que os seus pontos fortes se diluíssem.

O que quer isto dizer? Quer dizer que em ”Free TC”, por entre óptimas canções como “Saved” ou “When I See Ya”, as quais revelam o que Dolla $ign sabe fazer de melhor, temos situações, para usar um eufemismo, problemáticas. Claro que seria cruel levar a mal que ele escreva músicas para dar ânimo ao irmão. Mas “Miracle/Wherever” está ao nível das baladas “humanistas” de um Michael Jackson (Gostavam da “Heal The World”? Estais doidos?!?!?). Ao querer esticar-se, e arrendar quartos em mundos gospel, r&b mais tradicional, ou até EDM na irritante “Bring It Out Of Me” com Stargate, peca precisamente por ir até tais mundos, ao invés de os trazer até ao seu estilo, ficando irreconhecível. “Solid”, com Babyface, é a excepção. Funk de guitarra acústica, com Dolla $ign a celebrar as coisas boas da sua vida, proporciona um delicioso acompanhar a todos que gostem de estalar os dedos. Mais à frente, a sequência “Sitting Pretty” (com Wiz Khalifa), “When I See Ya” (com Fetty Wap) e “Blasé” (com Future e os Rae Sremmurd) parece indicar que as coisas boas voltaram. “Only Right” (com YG e afiliados) é chapa-4, mas ainda se aguenta. Só que depois vem “Bring It Out Of Me”, e a ilusão desfaz-se.

Ty Dolla $ign é conhecido como o artista r&b que mais vezes é confundido com um rapper. Sobretudo por causa das suas letras. “Free TC” não irá desfazer esse “equívoco”. Podia era poupar-nos às “tentativas” de o fazer. Dolla $ign tem tudo para ser um artista de destaque no universo do r&b da segunda metade dos zerodezes. Para tal bastar-lhe-á porventura fazer aquela cena que nos aconselham para impressionar alguém. ”Ser ele próprio”. Neste disco quis ocupar diversas terras onde não tinha alicerces para o fazer. Caiu na armadilha do “álbum oficial”. Quem sabe Future lhe possa ensinar umas coisas…
Nuno Proença
nunoproenca@gmail.com

Parceiros