DISCOS
Weird.
A Long Period Of Blindness
· 28 Mai 2015 · 22:56 ·
Weird.
A Long Period Of Blindness
2015
Lady Sometimes Records


Sítios oficiais:
- Weird.
- Lady Sometimes Records
Weird.
A Long Period Of Blindness
2015
Lady Sometimes Records


Sítios oficiais:
- Weird.
- Lady Sometimes Records
Ternura gótica.
Agora que a poeira assentou - leia-se: já não recebemos assim tantos e-mails - podemos finalmente dedicar umas linhas mais ao que se tem feito por terras italianas, de tão grande que é a vaga psicadélica e shoegaze que parece ter por lá brotado, banhada pelas águas do Mediterrâneo e inspirada pela tradição britânica. Os Weird. são um trio romano (não se sabe se serão loucos, como todos os romanos) que editaram este ano o seu segundo longa-duração, A Long Period Of Blindness, através da conterrânea Lady Sometimes.

O que motivou a escolha pelo disco dos Weird. em detrimento das demais bandas (às quais pedimos antecipadamente desculpa, esperando que isto seja traduzível através do Google) é o facto de se apresentarem com uma sonoridade bem mais pesada do que os novos psychers e gazers; quase poderíamos chamar a isto metal, no mesmo sentido em que os Alice In Chains eram metaleiros dentro do grunge, ou no mesmo sentido em que Alcest é shoegazer dentro do metal (agora já não tanto, claro). Começando logo pelas escolhas em termos de títulos: "The Circle Is Closed Except Where It Bleeds", "Infinite Decay", "The Sound Of Your Heartbreak"... Existe um salutar lado negro dentro dos Weird. e é isso que tanto nos atrai neles. Terem uma canção intitulada "Swans" também ajuda, claro.

Em "Dead Wax" escutamos um maravilhoso dedilhar à americana, antes de entrar uma voz embargada pela amargura, num óptimo registo gótico que consegue a proeza de não soar anacrónico, ou seja, não o colamos directamente a tudo o que já foi feito antes. Acima de tudo A Long Period Of Blindness vale pela sua frescura - por ter pegado em algo existente e injectado nova vitalidade, uma qualidade que valorizamos uma e outra vez dentro do mar enorme que é o rock retromaníaco. E se dúvidas houvessem quanto ao peso que os italianos são capazes de ter, "Infinite Decay" arranca logo de imediato nessa toada. Caso sejam precisas comparações mais directas, tenha-se os Anathema de Alternative 4 à cabeça. Caso não o sejam, o disco pode ser descarregado gratuitamente aqui e é facilmente recomendável.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros