DISCOS
Juan Pablo Carletti / Tony Malaby / Christopher Hoffman
Niño/Brujo
· 18 Fev 2015 · 12:34 ·
Juan Pablo Carletti / Tony Malaby / Christopher Hoffman
Niño/Brujo
2015
No Business Records


Sítios oficiais:
- No Business Records
Juan Pablo Carletti / Tony Malaby / Christopher Hoffman
Niño/Brujo
2015
No Business Records


Sítios oficiais:
- No Business Records
Composição e improvisação, de Buenos Aires a Nova Iorque.
Juan Pablo Carletti é um percussionista argentino, nascido em Buenos Aires, actualmente a residir em Nova Iorque. Improvisador e compositor, Carletti integra o quarteto do saxofonista Rob Brown e acaba de editar um disco em duo com o violoncelista Daniel Levin. O argentino lançou também recentemente – no início de 2015 - o seu disco de estreia na condição de líder, com o estranho título Niño/Brujo.

Para este seu disco de estreia o percussionista reuniu Tony Malaby e Christopher Hoffman. Malaby é um dos mais entusiasmantes saxofonistas da últimas décadas, com uma grande discografia e uma enorme lista de colaborações, onde será justo destacar o seu trio “Tamarindo” com William Parker e Nasheet Waits (que já editou vários discos pela Clean Feed). O grupo fica completo com o violoncelo de Christopher Hoffman – músico que tem colaborado com gente como Henry Threadgill, Marc Ribot ou Ingrid Laubrock, entre muitos outros.

O grupo explora um conjunto de composições de Carletti, que servem de base para a improvisação. O saxofone de Malaby rouba facilmente as atenções, pela vertiginosa imaginação e flexibilidade. Mas a música do trio vai mais além: Hoffman é essencial a sustentar e interligar o trio, cumprindo o papel de contrabaixo (como habitualmente faz Miguel Mira). Carletti tem uma prestação eficaz e original: sabe marcar a sua presença, sem abusar da exuberância, pontuando cada momento inteligentemente. Além do kit, utiliza pontualmente outros instrumentos.

Pela interpretação do trio, pelo espaço dado à improvisação, as composições de Carletti evoluem rapidamente, ganham forma, transformam-se. O disco assenta sobretudo em tempos lentos, embalando na toada arrastada de temas comos “Ballerina” ou “José”, mas também dá sinais de alta intensidade (ouça-se o tema que fecha o disco, “El Brujo”). Já “Lateral Thinking (for Edward DeBono)” é uma peça central: arranca com solo de Carletti, segue-se um momento de contenção colectiva para depois explodir com energia na parte final.

Editado pela label lituana No Business Records (que nos últimos anos tem marcado a cena jazz internacional e já editou RED Trio, Rodrigo Amado Motion Trio e o trio Nate Wooley / Chris Corsano / Hugo Antunes), este disco revela um percussionista com boas ideias, ao leme de um grupo forte. Aqui está uma boa surpresa logo no arranque do ano.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros