DISCOS
Norberto Lobo & João Lobo
Oba Loba
· 13 Jan 2015 · 10:47 ·
Norberto Lobo & João Lobo
Oba Loba
2014
Shhpuma


Sítios oficiais:
- Shhpuma
Norberto Lobo & João Lobo
Oba Loba
2014
Shhpuma


Sítios oficiais:
- Shhpuma
Só com os lobos.
A paixoneta começa desde logo em "Tous Les Lapins", o dedilhar de Norberto Lobo a abrir espaço à sessão de sopro e ao ritmo suave da bateria, como se num filme estrangeiro onde as histórias se contam não por palavras mas por gestos. Oba Loba é isto mesmo: uma história com pouco menos de quarenta minutos contada pelo duo com apelido de uivo, sequela para Mogul De Jade, disco de 2013. História que corre como o fluxo de um rio, sem paragens.

Mas podemos - e devemos - parar de quando em vez: escutar "Kasuari", por exemplo, no conforto de uma casa outonal, antes de enveredarmos pelas paisagens orientais de "Aaaaaaa", pequena peça que incorpora drones e chocalhos vários (para além, claro está, da guitarra omnipresente de Norberto Lobo). Não chega? Que tal se a canção partir ao meio e devolver um momento sob a aura do free jazz? Não que este seja um disco do género - aliás, Oba Loba, e sua panóplia de influências e motivos, é francamente inclassificável.

Há muita música, talvez demasiada música, para ser encontrada num disco apenas, neste disco apenas. Oba Loba, disco que mais que nos cerrar os dentes numa perna nos ensina a apreciar toda a natureza que nos rodeia, chegou demasiado tarde para entrar nessa coisa chamada "listas dos melhores", mas caso tivesse figurado nalguma seria mais que merecido. É impossível não nos comovermos com "Olarias" ou com o chill out de "Bahííía", o momento mais próximo que Norberto ou João Lobo alguma vez terão estado dos Thievery Corporation. "Castorium" e o final com "Magari" só confirmam o seu estatuto tremendo. Fascinante do início ao fim.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros