DISCOS
João Lencastre’s Communion
What Is This All About?
· 10 Dez 2014 · 10:04 ·
João Lencastre’s Communion
What Is This All About?
2014
Auand


Sítios oficiais:
- João Lencastre’s Communion
- Auand
João Lencastre’s Communion
What Is This All About?
2014
Auand


Sítios oficiais:
- João Lencastre’s Communion
- Auand
Mais uma grande investida do baterista e compositor João Lencastre.
Atravessando o universo do jazz até à música totalmente improvisada, passando pelo pop/rock, o baterista João Lencastre está a reforçar a ideia de ser um “player” de múltiplos recursos. Nos últimos tempos o baterista tem fortalecido a sua ligação à improvisação, através da sua presença nos grupos No Project (trio com João Paulo Esteves da Silva e Nélson Cascais, disco de estreia lançado em 2012) e Open Mind Ensemble (octeto de improvisação semi-dirigida), além de ter arrancado recentemente um novo trio com Rodrigo Amado e Miguel Mira.

Contudo, tem sido ao leme do seu grupo Communion que João Lencastre concentra a maior energia das suas investidas criativas e, após editado três óptimos álbuns entre 2007 e 2010, regressa agora com o seu grupo “allstar” aos discos. Com One! (Fresh Sound New Talent, 2007) Lencastre fez a sua apresentação, B-Sides (Fresh Sound, 2008) foi a confirmação e Sound It Out (Tone of a Pitch, 2010) a certeza definitiva.

Para este novo disco Lencastre volta a contar com músicos que já gravaram anteriormente, numa formação superlativa: David Binney (saxofone alto), Phil Grenadier (trompete), Jacob Sacks (piano), André Matos (guitarra) e Thomas Morgan (contrabaixo). O disco conta ainda com convidados, com destaque para as vozes de Sara Serpa e Tiago Bettencourt – cada um num par de temas.

Se nos discos anteriores havia a tendência de alternar composições originais do baterista com versões de temas alheios (já tocou Ornette Coleman, Björk e Coldplay, entre outros), desta vez trata-se quase exclusivamente de material inédito. Dos nove temas que compõe o disco, sete são originais de Lencastre, um é original de André Matos e um tema é uma composição de Brahms (com arranjo de Lencastre).

O disco abre com quatro temas fortes - “View Over the Palace”, “The House of Fun” e “Kubrick” e “The Game” - que desde logo realçam e a intensidade da interpretação colectiva. Cada tema assenta numa matriz melódica sóbria, mas abre depois espaço para outras cores e derivações. O tema de Brahms, inserido a meio do disco, funciona como intermezzo entre os dois blocos de temas originais.

Já nesse segundo bloco chega o tema título, “What is this all about?”, num espírito mais tranquilo, que evolui com uma forte dimensão musical comunitária (fazendo jus ao nome do grupo, claro). Seguem-se mais dois originais de Lencastre, “Lucky River” e “Picture”, antes de o disco fechar com um tema do guitarrista André Matos - num regresso à lentidão, encerrando o disco numa toada melancólica.

Individualmente, há que dar o destaque óbvio à prestação de Lencastre - omnipresente, preciso em cada intervenção, lançando ideias, assumindo o papel de âncora de toda a música. É justo referir o trabalho dos sopradores, especialmente Binney, que não sendo surpresa nenhuma, brilha a grande altura – e está bem apoiado pelo trompete de Grenadier.

Uma característica fundamental e que define este disco é a diversidade de ambientes e estilos (mesmo dentro de um tema). A música nunca se deixa fechar, pela imaginação dos intérpretes vive numa contínua evolução. Já o conhecíamos como baterista de enorme versatilidade técnica e frescura de ideias, João Lencastre confirma aqui a qualidade como compositor e líder - músico completo.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros