DISCOS
Keith Jarrett / Charlie Haden
Last Dance
· 22 Jul 2014 · 11:04 ·
Keith Jarrett / Charlie Haden
Last Dance
2014
ECM


Sítios oficiais:
- ECM
Keith Jarrett / Charlie Haden
Last Dance
2014
ECM


Sítios oficiais:
- ECM
A última dança do gigante Charlie Haden, na companhia de Keith Jarrett.
O título deste disco não podia ser mais premonitório: este foi o último álbum editado por Charlie Haden em vida, a sua última dança. Foi a 11 de Julho que desapareceu o gigante contrabaixista: que acompanhou Ornette Coleman na revolução do jazz, que liderou a magnífica Liberation Music Orchestra (com Carla Bley), que no Cascais Jazz 1971 manifestou apoio aos movimentos anticolonialistas (e foi posteriormente interrogado pela PIDE), que gravou com Carlos Paredes, que alicerçou um magnífico e inigualável percurso musical.

A ligação de Haden a Jarret não é de agora, o contrabaixista acompanhou o arranque discográfico do pianista na condição de líder, ainda nos anos ’60 e essa relação musical foi bem alimentada durante a década de ’70, com Haden a integrar aquela que foi a sua formação mais expansiva, o “quarteto americano” (com Dewey Redman e Paul Motian). O contrabaixista voltou a reencontrar-se com o pianista já nesta década, editando no ano 2010 um belíssimo Jasmine, com a dupla a interpretar standards. Este novo disco funciona como segunda parte desse primeiro encontro, uma parceria retomada após várias décadas de pousio, mas que não perdeu intensidade.

No fundo, este registo não anda muito longe do universo típico do “Standards Trio” de Jarrett. O pianista interpreta clássicos intemporais do songbook jazzístico, mas sem a companhia de Gary Peacock e Jack DeJohnette, tem aqui um parceiro que apenas com o contrabaixo consegue contrabalançar forças. Charlie Haden não se fica apenas pelo suporte rítmico, tem um papel determinante também ao nível melódico, com espaço largo para a improvisação.

O repertório deste Last Dance é constituído por composições mega-clássicas da história do jazz, que apesar da idade não perdem o charme e capacidade de sedução - o disco inclui melodias irresistíveis como “My old flame”, “It might as well be spring”, “Everything happens to me” ou “Everytime we say goodbye”. Estes temas, na interpretação delicada de Jarrett e Haden, transpiram sentimento, naquele ponto ideal de equilíbrio, sem abusar do mel. Entre as teclas suavemente marteladas de Jarrett e as cordas quentes de Haden, as melodias mil vezes repetidas voltam aqui a ganhar nova vida. Como sempre, a música de Haden acaba por espelhar uma beleza e elegância eterna.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros