DISCOS
Tom Kovacevic
Universe Thin As Skin
· 01 Abr 2014 · 23:54 ·
Tom Kovacevic
Universe Thin As Skin
2014
Immune Recordings


Sítios oficiais:
- Tom Kovacevic
- Immune Recordings
Tom Kovacevic
Universe Thin As Skin
2014
Immune Recordings


Sítios oficiais:
- Tom Kovacevic
- Immune Recordings
Uma estreia, uma viagem, uma missão.
O nome Tom Kovacevic pode não fazer soar muitas campainhas mas se a ele associarmos nomes como Olas, Fire on Fire ou especialmente Cerberus Shoal a coisa muda certamente de figura. Figura essencial do cenário musical em Portland, o norte-americano tem vindo a dedicar-se ao estudo da música árabe. 

E é precisamente esse estudo que Tom Kovacevic transpôs para o seu disco de estreia a solo, Universe Thin As Skin, nomeadamente através da utilização do oud, a flauta nay e percussão como o djembe ou tchung drums. Por ser um disco “temático”, ainda que na sugestão, a estreia de Tom Kovacevic acaba por ser “restrito” em termos estilísticos mas nem por isso menos fascinante.

Ao longo de oito temas, Tom Kovacevic constrói um universo em que a música árabe é o único habitante, confiando quase sempre na auto-suficiência de um instrumento, permitindo ocasionalmente o encontro entre o oud, a sua voz e a percussão. A simplicidade é, por isso, a palavra chave. Sem que isso seja uma desculpa para a falta de inspiração. A fabulosa “Universe Thin As Skin”, o tema que dá título ao disco, é disso um belíssimo exemplo.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros