DISCOS
Tinariwen
Emmaar
· 19 Fev 2014 · 21:50 ·
Tinariwen
Emmaar
2014
Anti-


Sítios oficiais:
- Tinariwen
- Anti-
Tinariwen
Emmaar
2014
Anti-


Sítios oficiais:
- Tinariwen
- Anti-
Mais uma viagem, mais uma vitória.
Coisas que se esperam de um novo disco dos Tinariwen: uma viagem pelo blues do deserto, deixar de ouvir falar durante uma hora acerca do rock estar morto ou estar vivo, poeira a levantar, guitarras hipnotizantes e tudo o resto. Emmaar é tudo isso e de uma forma estranhamente ampliada, quase reinventada, sempre refrescante, sempre fascinante.

Impossibilitados de gravar no Mali (o disco anterior foi gravado em pleno deserto e ao ar livre), devido à instabilidade política no país, os Tinariwen decidiram gravar numa casa perto do Deserto do Mojave, na Califórnia. Mas a sensação é exactamente a mesma; a universalidade tem destas coisas. São onze os retratos perfeitos de mais uma viagem infinita a bordo do veículo todo o terreno chamado Tinariwen. Como se nada tivesse mudado, como se tudo soasse a novo.

Com a participação de alguns convidados, como Josh Klinghoffer (Red Hot Chili Peppers) ou Fats Kaplin, Emmaar tem a particularidade de superar alguns dos lançamentos mais recentes da banda. A produção, a melhor de que há memória ao serviço dos Tinariwen, realça como nunca a qualidade orgânica das suas composições. Uma maravilha.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros