DISCOS
Andrew Wyatt
Descender
· 05 Nov 2013 · 23:39 ·
Andrew Wyatt
Descender
2013
Downtown / COOP


Sítios oficiais:
- Andrew Wyatt
- Downtown
Andrew Wyatt
Descender
2013
Downtown / COOP


Sítios oficiais:
- Andrew Wyatt
- Downtown
Uma das maiores surpresas de 2013.
No seu disco de estreia a solo, Andrew Wyatt decidiu deixar radicalmente para trás o som de Miike Snow e vestir as peles de crooner. Contratou os serviços de uma orquestra de 75 músicos (a Orquestra Sinfónica de Praga, sob direcção de Adam Klemens), escreveu os arranjos, as canções e ainda produziu o disco. E não se saiu nada mal com uma tarefa desta grandeza.

Apesar de ter apenas cerca de 30 minutos, Descender é um daqueles discos onde não falta acção e reboliço. Quase em demasiada. Dos nove temas que perfazem a estreia de Andrew Wyatt, oito são canções pop de som cheio (onde cabe a música psicadélica, o rock progressivo, a folk e a música clássica) e arranjos fartos (“Descender (Death of 1000 Cuts)” é uma bizarria instrumental de decoração), onde raramente existe espaço para pausas.

Felizmente para Andrew Wyatt, as canções de Descender são, na maioria, espantosas (ouça-se o delírio que é, por exemplo, “She’s Changed”). Felizmente para Andrew Wyatt, a duração do disco é perfeita para se absorver um disco com esta complexidade. Ninguém diria que por detrás de Miike Snow – e sem qualquer tipo de juízo de valor - pudesse estar alguém que escreve canções desta maneira. Oxalá não fique por aqui.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros