DISCOS
Signs of the Silhouette
Rocket Fish
· 16 Set 2013 · 10:57 ·
Signs of the Silhouette
Rocket Fish
2013
Ed. de Autor
Signs of the Silhouette
Rocket Fish
2013
Ed. de Autor
Duo nacional em contínua experimentação.
Os Signs of the Silhouette são dois e são portugueses e, num bonito e raro gesto, escolheram editar em formato vinil, numa edição de autor. Este Rocket Fish é já o segundo volume da trilogia Monochrome (já o primeiro tinha saído em vinil) e funciona como banda sonora para o trabalho videográfico de Miguel Cravo.

Jorge Nuno toca guitarra eléctrica; João Paulo toca bateria. É a partir desta simples combinação instrumental de base que a dupla desenvolve o seu som. Nuno e Paulo trabalham um som assumidamente experimental, de pesquisa, que vai evoluindo e se vai transformando. A bateria pode seguir uma linha frenética ou optar, consoante o ambiente, por mais contenção textural; a guitarra pode jogar riffs tradicionais ou dedilhados tranquilos, mas serve-se também muito do feedback.

Ao longo das oito faixas que compõem o disco (quatro em cada lado, todas sem título), os Signs of the Silhouette exploram as várias combinações possíveis que a dupla instrumental permite. Ao longo do disco o duo atravessa vários motivos e tempos, trabalha múltiplas ideias, por vezes numa toada atmosférica, outras vezes com ritmo fixo e energia rock (ouça-se a última faixa do lado A). Sempre em constante evolução, a música da dupla assume uma única característica estável: um permanente carácter de pesquisa.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros