DISCOS
Indians
Somewhere Else
· 26 Mar 2013 · 22:29 ·
Indians
Somewhere Else
2013
4AD


Sítios oficiais:
- Indians
- 4AD
Indians
Somewhere Else
2013
4AD


Sítios oficiais:
- Indians
- 4AD
Uma estreia mais do que auspiciosa.
Passou-se menos de um ano desde a primeira existência conhecida de Indians e o momento em que Søren Løkke Juul decidiu que o seu primeiro disco reunia todas as condições para ser mostrado ao mundo. Quer dizer: seriamos todos inocentes se achássemos que Somewhere Else nasceu há menos de doze meses. Não seríamos? Claro que sim.

É óbvio que Søren Løkke Juul já trazia estas dez canções na sua cabeça há muito tempo. Não tivesse ele passado bastantes anos em bandas sem futuro à vista. Mas mesmo assim, não deixa de ser impressionante pensar na velocidade furiosa com que a criatividade no seu estado mais puro chega aos nossos ouvidos em 2013, muito graças à atenção cada vez mais apurada de editoras como a 4AD.

Somewhere Else é um disco de canções pop. Mais ou menos amantes do psicadelismo (e nunca mais do que isso), mais ou menos lo-fi, mais ou menos minimalistas. Deve ser folktrónica que para aqui vai. Assim parece. Uma voz (com múltiplas existências) e um teclado (ou vários), uma guitarra ocasional, umas batidas de trazer por casa e uma enxurrada de boas melodias. E, pelo menos, na pior das hipóteses, uma mão cheia de grandes canções.

“New” e “Bird” são dois bons exemplos da vitória de Somewhere Else e do seu encanto quase ingénuo e natural. A celestial “Magic kids” é outro. A pulsante “Lips Lips Lips” é apenas outro. E há aqui uma canção perfeita para virtualmente cada um que decida expor-se a este disco. Pode não ser um propriamente uma invenção mas Somewhere Else é um disco, na sua difícil classificação e catalogação, que só promete coisas boas para o futuro. Sem negligenciar o presente. Estejamos todos atentos a Søren Løkke Juul. E aprendam a pronunciar o nome dele entretanto.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros