DISCOS
Pigbag
Year Of The Pigbag
· 08 Fev 2013 · 11:40 ·
Pigbag
Year Of The Pigbag
2013
Sugar Shack Records


Sítios oficiais:
- Pigbag
- Sugar Shack Records
Pigbag
Year Of The Pigbag
2013
Sugar Shack Records


Sítios oficiais:
- Pigbag
- Sugar Shack Records
Eh.
Já que os regressos e as reuniões estão na ordem do dia, seja por algum fetiche estranho pelo lado geriátrico do rock ou porque aqueles punks parvos comprarão qualquer coisa, importa saber distinguir o trigo do joio. De um lado, aquelas há muito esperadas porque se considera que o fim da história ficou bastante mal contado (os My Bloody Valentine à cabeça), de outro os que em tempo de crise querem garantir que não passarão fome e cuspir no cadáver dos ideais que representaram não é problema algum (olá, Black Flag), e finalmente os que primam pela indiferença: estes mesmos Pigbag. Regressam com disco novo este ano não para provar o que seja, mas apenas para se divertirem. Causa mui nobre, é verdade.

O problema dos Pigbag é que apesar de tudo o que ficou para trás (dois ou três discos que serviram de blueprint para a história posterior a que se chamou dance-punk e sem os quais a DFA não teria tido metade da piada que teve na década dos zeros), irão para sempre ser relembrados, se o forem sequer, como a banda de "Papa's Got A Brand New Pigbag", canção eterna com a qual quase toda a população já deverá ter entrado em contacto quanto mais não seja pelas mãos de Paul Oakenfold. Assim sendo, e não querendo reduzi-los ao estatuto de one-hit wonder, há que perguntar honestamente para que servirá Year Of The Pigbag numa altura em que este som já foi feito e refeito vezes sem conta, com maior ou menor grau de experimentação.

Só que Year Of The Pigbag não é um disco mau. Está lá tudo o que faz dançar: funk, alguma soul, ritmos importados da África gingona, diversão q.b. para nos alegrar durante uma belíssima hora. Contudo, não passa disso; tal como os Pigbag em si, é um disco que se esquece facilmente excepto por um ou outro DJ Media Player que coloca uma "Cuban Rice", uma "Disco Mama" ou uma "Afrodite On The Horizontal" no meio de um set ao qual ligam seis ou sete pessoas e o resto está a beber junto ao bar. Tem todos os ingredientes que fazem de uma house band algo mágico por uma noite, sendo que no dia seguinte já não há paciência para ouvir uma conga. Portanto: regressaram? 'Tá tudo, então.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros